Ver Versão Completa : Novidades nos motores Diesel
Na página 33 da edição número 544, da revista Quatro Rodas (outubro 2005), um informe publicitário da MWM-Internacional trouxe um gráfico muito elucidativo para quem fica ansioso pelas novidades dos motores Diesel. Da análise do gráfico entendo que as próximas novidades serão antes de 2009 e antes de 2012, a fim de respeitar as novas normas de emissão de poluentes.
Imagino que um informe publicitário seja mais confiável do que as próprias matérias das revistas que informam notícias que nunca se concretizam como a Ranger com 180HP por exemplo (Revista Motor Show) ou dados comparativos inverídicos como a Quatro Rodas Edição 539 no artigo de Daniel Silveira, que diz que a revisão da Ranger 3.0 prevê maiores intervalos de manutenção comparado com a Ranger 2.8(troca de óleo da 2.8 é prevista para 15.000Km em uso normal).
Abraços,
FRanger
shimomoto
09/08/2007, 20:37
Na verdade acho que a principal novidade será a homologação do uso de proporções maiores de biodiesel no diesel comum e a saida definitiva dos sistemas de injeção direta mecânica (ainda presente nos MWM X.10 veiculares).
Quanto a Ranger de 180cv, a expectativa sempre é por causa que o NGD 3.0E da atual Ranger prevê o uso de TGV e dentro das especificações da International está previsa potência de 180 cv e até 44,9kgf/m de torque. Resta a Ford instalar!
Abraços
Pequeno jr
09/08/2007, 21:08
Na página 33 da edição número 544, da revista Quatro Rodas (outubro 2005), um informe publicitário da MWM-Internacional trouxe um gráfico muito elucidativo para quem fica ansioso pelas novidades dos motores Diesel. Da análise do gráfico entendo que as próximas novidades serão antes de 2009 e antes de 2012, a fim de respeitar as novas normas de emissão de poluentes.
Imagino que um informe publicitário seja mais confiável do que as próprias matérias das revistas que informam notícias que nunca se concretizam como a Ranger com 180HP por exemplo (Revista Motor Show) ou dados comparativos inverídicos como a Quatro Rodas Edição 539 no artigo de Daniel Silveira, que diz que a revisão da Ranger 3.0 prevê maiores intervalos de manutenção comparado com a Ranger 2.8(troca de óleo da 2.8 é prevista para 15.000Km em uso normal).
Abraços,
FRanger
Franger, bem vindo ao forum,
Não sei se vc ja teve pick-ups ou qualquer outro veículo Diesel, mas trocas de óleo de o motor seja lá qual for o motor para ter uma grande durabilidade é feita com no máximo 7.000km/rodados.
Um exemplo, o motor da minha ranger está com mais de 250.000km/rodados originais e sem nunca ter feito nada no mesmo. Nem limpeza de bico e nem nada. A cada troca de oleo num motor diesel, faça a troca do conjunto Oleo, filtro de diesel e filtro de oleo + filtro de ar. Este conjunto todo eu troco hj por R$ 110,00, fazendo a parte de oleos e filtros na ford e filtro de ar comprando em auto-peças.
As revisões nas concessionárias de quase todos os veículos nacionais hoje é feita de 10.000 em 10.000 km/rodados.
Sobre o motor da RAnger, tdos estavamos esperando ele vir com a TGV e os seus 180cv d 41Kgf de torque que é o que consta no site da international, mas por burrice da ford deixaram ele com apenas 163cv. Vamos ter q esperar alguem abonado instalar uma turbina TGV e remapear a central para ver como é que ela fica.
Vc acha que não se deve respeitar o manual da Ranger 3.0?
lá prevê troca de óleo e filtro a cada 10 mil kms...
afinal são 9 litros.
abs,
murilloaquino
10/08/2007, 13:51
Eu troco irremediavelmente aos 10.000
shimomoto
10/08/2007, 16:36
Vc acha que não se deve respeitar o manual da Ranger 3.0?
lá prevê troca de óleo e filtro a cada 10 mil kms...
afinal são 9 litros.
abs,
Depende...depende do uso. Se for estrada, longos periodos funcionando, rotação constante sem muito esforço, troca com 10 mil. Se houver excesso de poeira, anda e pára de cidade, esforço excessivo, combustível de procedência duvidosa, é bom abaixar este intervalo.
Eu (para o meu uso), como pego muita estrada de terra, troco com 7500km. E apesar de ser 9 litros, pelo menos o Lubrax Top Turbo 15W40 API-CI4 paguei R$12,00 semana retrasada. Qualquer lubrificante de carro a gasolina moderno (semi sintético - a Fiat por exemplo não anda recfomendando mineral puro) custa mais de R$25,00, então é um $$$ bem gasto.
Abraços
Obrigado pelas boas vindas Pequeno Jr,
Possuo uma Ranger XLT 2.8 CD 2002 com 72000 Km.
Eu também não deixo chegar nos 15000 Km para troca do óleo. Comentei porque no manual de manutenção da minha prevê a troca de óleo aos 15 mil para uso normal ou 7500 para aplicação severa (também definida no manual).
Quanto às revisões, teóricamente, quando um fabricante determina um maior espaçamento entre elas, estaria apresentando um veículo mais confiável e com menos tempo perdido parado para manutenção. Se não me engano alguns desses modelos franceses ainda mantém revisões a cada 20000 Km e a Ranger 2.8 2002 no manual de manutenção prevê paradas a cada 15000 Km.
Até hoje realmente não entendí a jogada da Ford de lançar a 3.0 com a mesma potência da Hilux, já me disseram que seria para ter uma carta na manga, para uma próxima cartada (que está demorando), assim como o câmbio automático que não sai nunca.
O gráfico que comentei não consegui anexar apesar de te-lo escaneado.
Abraços para todos,
FRanger
Mais uma tentativa de anexar a imagem, parece que estava muito grande.
Abs,
FRanger
Se não me engano alguns desses modelos franceses ainda mantém revisões a cada 20000 Km e a Ranger 2.8 2002 no manual de manutenção prevê paradas a cada 15000 Km.
A Renault tinha essa política com o Clio e usou como estratégia de marketing no lançamento da versão brasileira. Tinha, não tem mais! Motivo alegado: má qualidade do combustível! Cortaram pela metade o intervalo de troca, ou seja, 10.000Km em uso normal.
[]'s
Visitei uma empresa de ônibus no Rio de Janeiro que devido ao grande consumo de óleo fazia uma inspeção no óleo a uma determinada quilometragem. Caso o óleo não estivesse contaminado por partículas ou água e sua viscosidade estivesse no padrão mantinha aquele óleo por mais quilômetros.
Conhecí uma maleta de testes que permitia realizar estes testes sem a necessidade de um laboratório; tinha um pequeno microscópio(partículas), um acessório parecido com uma frigideira(contaminação de água) e um viscosímetro(teste de viscosidade), entre outros aparelhos.
Para o usuário "doméstico" acredito que o melhor mesmo é verificar suas condições de uso do veículo e também o tempo pela oxidação do óleo, se não me engano pregam que dura no máximo 6 meses,
Abraços,
FRanger
Pequeno jr
11/08/2007, 08:03
SObre a questão de atender as recomendações do fabricante, ou sou daqueles que fazem as coisas a partir das velhas idéias que dão certo.
Tirando os carros aq d casa q qdo mais novo eu tirava para fritar o motor nos rachas e outras coisas, os que eu não fazia isso tiveram os seus motores sem nunca serem abertos utilizando esta dica dos no máximo para troca do óleo.
Nos veículos diesel ai q seguimos essa dica mesmo. Prefiro gastar 110 a cada 5, 6 ou 7 mil km do que perder um motor pq o oleo não lubrificou um mancal direito.
Isso é visão minha ok galera .... nem mesmo la na oficina aonde mexo com os carros de arrancada e turismo não é unanime essa questão.
peterson barros
12/08/2007, 00:32
Pequeno concordo com vc e acho que em muitos casos se trata de um custo muito pequeno considerado ao custo de reparo de um motor ou até mesmo de um motor novo.
Sempre que posso troco o oleo a cada 5 mil KM ou a cada 3 ou 4 meses e não esqueço dos Filtros de oleo, ar e COMBUSTIVEL pois a troca constante (10 mil km) deste item evita uma serie de futuros problemas e por trocar sempre este filtro nunca fiz limpeza de bicos.
Outra dica importante no que diz respeito a filtro de combustivel: DRENAR ACADA ABASTECIMENTO QUE COMPLETE O TANQUE A AGUA QUE PERMANECE NO RECIPIENTE DO FILTRO.
Abraços.
shimomoto
15/08/2007, 22:31
Ja que o assunto mudou para manutenção, também não abro mão de gastar um pouquinho e manter o sistema de arrefecimento em ordem, sempre com etilenoglicol e água desmineralizada. O sistema fica limpo e não suja nem forma crosta de ferrugem.
Abraços
É isso ai mesmo Daniel.
Eu tenho aquium filtro para desmineralizar agua. Sempre que faço a manutençao no radiador, troco a agua por desmineralizada, e coloco o aditivo (etilenoglicol) na quantidade indicada pela Mit.
E... funciona.... a agua no reservatório fica limpinha a esverdeada ou azulada (depende do aditivo) por periodos superiores a um ano.
Outro detalhe: Esta mesma água pode ser utilizada para completar a bateria....