PDA

Ver Versão Completa : Regulador de tensão VDO - Preciso de ajuda.

Firewall®
07/08/2007, 20:46
Prezados,

Estou precisando de ajuda com a minha instalação do velocímetro VDO. Segue o relato na ordem em que as coisas aconteceram, até agora:

1) Comprei o Jeep CJ5 com o instrumento (Horasa) de temperatura sem funcionar e o marcador de combustível marcando errado;
2) Comprei um novo velocímetro (VDO) de um colega aqui do Fórum e depois de instalado percebi que os dois instrumentos (temperatura e combustível) estavam funcionando, porém marcando errado;
3) Vim pesquisar no Fórum e descobrir que precisava trocar também o regulador de tensão;
4) Comprei pela Donatti, o regulador de tensão para o instrumento VDO e fiz a instalação conforme o que estava montado antes e... o regulador queimou na hora. O eletricista que mexeu no carro tinha feito a ligação de forma errada (fios trocados);
5) Fui novamente até o site da Donatti e comprei outro regulador de tensão e dessa vez fiz a instalação de forma correta, porém o tanque está cheio até a tampa e o marcador fica em cima do V (vazio). O ponteiro mexe só um pouco e fica sobre a marca V.

Não sei mais o que trocar.

Alguém pode me dar uma dica?

PS.: Percebi que o regulador quando ligado sem encostar na lataria, marca tanque cheio (chega a passar do C). Depois que eu fixei ele na lataria do Jeep, ele passou a marcar vazio.

Leo - Beethoven
07/08/2007, 22:46
Meu amigo Firewall, teria como vc tentar fazer um diagrama elétrico de como ficou a instalação ? O "regulador de voltagem" nada mais é do que um relé bimetálico que abre o contato quando passa corrente por um tempo e fecha novamente...ele na verdade não regula a voltagem, serve mais pra compensar a indicação dos ponteiros em diferentes temperaturas ambiente.
Tô achando que tem ligação errada.....por que o erro é muito grande....ou será que vc tá usando uma bóia errada ? E depois que fez a ligação que vc diz correta, o marcador de temperatura está OK ?
Se estiver OK, esqueça o regulador, quase certo que a bóia tá errada.....a minha furou uma vez e encheu de gasolina (ficou pesada) e só indicava tanque vazio....
Alterar a regulagem do bimetálico desse regulador é suicídio pra quem não conhece a coisa....trabalhei 5 anos na VDO lembro bem dessas porcarias....

Abs.

Cacá
07/08/2007, 23:05
Oi Léo, se ele torrou o outro regulador, pode ter torrado o relógio também, não pode :pensativo: ?
Ou então, pelo o que ele descreveu - quando o relé é aterrado na lata ele não funciona, se desaterrar funciona - o problema pode ser também do ground da bóia.
Falar nisso, há diferenças entre bóias para Horasa ou VDO?

:concordo:

Cacá

BetoX
08/08/2007, 10:25
Caro Firewall, uma maneira simples de testar é, com tudo em seu lugar, digo regulador aterrado. Retire o conector do fio que está em cima da bóia e aterre ele, o ponteiro tem que subir (indicando que o marcador e a ligação estão corretos). Você pode segurar o fio da bóia aterrado até chegar próximo do cheio e depois desligue, assim verifica se o ponteiro gira livre. Se tudo funcionou até aki, provavelmente, como citado, a sua bóia já disse adeus.

um abraço a todos!!!

Alberto Bueno

Leo - Beethoven
08/08/2007, 10:31
Oi Léo, se ele torrou o outro regulador, pode ter torrado o relógio também, não pode :pensativo: ?
Ou então, pelo o que ele descreveu - quando o relé é aterrado na lata ele não funciona, se desaterrar funciona - o problema pode ser também do ground da bóia.
Falar nisso, há diferenças entre bóias para Horasa ou VDO?

Os relógios de temp e comb são até difíceis de torrar....a não ser que ele tenha deixado muito tempo ligado sem o regulador....
Esse regulador, serve para "baixar a voltagem" e ele só tem dois pontos, um é terra mesmo e vai na carcaça e o outro é a linha dos relógios (positivo dos relógios) o retorno do relógio de COMB vai na bóia (que fecha o circuito com o terra) e o retorno do relógio de TEMP vai na cebolinha que fecha com o terra dela...
É muito simples a coisa....pra quem entende um pouquinho de ligação elétrica, se o cara não consegue nem ligar um interruptor ou tomada em casa, pode esquecer, vai fritar mesmo....
Existem diferenças na resistência elétrica tanto para a bóia, quanto para a cebolinha de TEMP....Nçao haviam diferenças entre os modelos Horasa e VDO, o porém é que existem diferenças no modelos dos CJs....o BF-161 e o OHC usam cebolinhas diferentes....e as bóias dos CJs Willys são diferentes dos Ford....são bem parecidas, mal dá pra ver diferença...mas a resistência é diferente....
Os relógios tem como ajustar, mas é um belo trabalho e somente pra quem entende de instrumentos....

Abs.

Leo - Beethoven
08/08/2007, 10:34
Caro Firewall, uma maneira simples de testar é, com tudo em seu lugar, digo regulador aterrado. Retire o conector do fio que está em cima da bóia e aterre ele, o ponteiro tem que subir (indicando que o marcador e a ligação estão corretos). Você pode segurar o fio da bóia aterrado até chegar próximo do cheio e depois desligue, assim verifica se o ponteiro gira livre. Se tudo funcionou até aki, provavelmente, como citado, a sua bóia já disse adeus.

Sim dá pra fazer este teste. E também pode ser feito da mesma forma com o fio da cebolinha de temp....só não pode ficar ligado desse jeito durante muito tempo, pois irá fritar os relógios....

Abs.

Cavalcante
08/08/2007, 11:09
Os relógios de temp e comb são até difíceis de torrar....a não ser que ele tenha deixado muito tempo ligado sem o regulador....
Esse regulador, serve para "baixar a voltagem" e ele só tem dois pontos, um é terra mesmo e vai na carcaça e o outro é a linha dos relógios (positivo dos relógios) o retorno do relógio de COMB vai na bóia (que fecha o circuito com o terra) e o retorno do relógio de TEMP vai na cebolinha que fecha com o terra dela...
É muito simples a coisa....pra quem entende um pouquinho de ligação elétrica, se o cara não consegue nem ligar um interruptor ou tomada em casa, pode esquecer, vai fritar mesmo....
Existem diferenças na resistência elétrica tanto para a bóia, quanto para a cebolinha de TEMP....Nçao haviam diferenças entre os modelos Horasa e VDO, o porém é que existem diferenças no modelos dos CJs....o BF-161 e o OHC usam cebolinhas diferentes....e as bóias dos CJs Willys são diferentes dos Ford....são bem parecidas, mal dá pra ver diferença...mas a resistência é diferente....
Os relógios tem como ajustar, mas é um belo trabalho e somente pra quem entende de instrumentos....

Abs.

Você pode também fazer um arranjo com resistores para "adequar" a curva da bóia à curva do relógio.

Não é nada de outro mundo, mas dá um pouquinho de trabalho. Primeiro, levante a curva tensão x posição do marcador. Pra isso, ligue um potenciômetro entre o terminal do marcador e o negativo. Faça no mínimo três medições, para vazio, cheio e meio tanque.

Depois levante a curva tensão de saída x posição da bóia, coerentes com as posições levantadas na outra medida (vazio, cheio e meio tanque, por exemplo).
Por último meça a corrente entre a bóia e o relógio. Aí dá pra determinar de um lado a resistência da bóia em cada posição e do outro a resistência necessária pra o relógio. Aí é só fazer um arranjo série paralelo que se aproxime mais dos valores necessários pelo relógio. Se a resistência da bóia for menor que a necessária dá pra fazer um ajuste relativamente preciso até 3/4 da escala. Se for maior, de 1/4 pra cima, tão mais preciso quanto mais próximo do fundo da escala.

Leo - Beethoven
08/08/2007, 12:04
Você pode também fazer um arranjo com resistores para "adequar" a curva da bóia à curva do relógio.

Não é nada de outro mundo, mas dá um pouquinho de trabalho. Primeiro, levante a curva tensão x posição do marcador. Pra isso, ligue um potenciômetro entre o terminal do marcador e o negativo. Faça no mínimo três medições, para vazio, cheio e meio tanque.

Depois levante a curva tensão de saída x posição da bóia, coerentes com as posições levantadas na outra medida (vazio, cheio e meio tanque, por exemplo).
Por último meça a corrente entre a bóia e o relógio. Aí dá pra determinar de um lado a resistência da bóia em cada posição e do outro a resistência necessária pra o relógio. Aí é só fazer um arranjo série paralelo que se aproxime mais dos valores necessários pelo relógio. Se a resistência da bóia for menor que a necessária dá pra fazer um ajuste relativamente preciso até 3/4 da escala. Se for maior, de 1/4 pra cima, tão mais preciso quanto mais próximo do fundo da escala.

Com certeza dá pra fazer isso...mas imagine só, se o Firewall já está apanhando com a ligação do regulador que é simples pra KCT, imagina só fazer isso ? :parede::parede:
Fiz isso no meu pra sonda de temperatura, mas tive que usar um resistores parrudinhos (5W), pq a corrente não é tão baixa....se não me falhe a memória algo em torno de 0,5 a 1A...aí já viu, esquenta um bocado...

Abs.

Cavalcante
08/08/2007, 12:30
Ele vai apanhar sim, mas acho que é menos do que bater cabeça atrás de bóia.

Essa corrente não tá alta demais não? Deveria passar só pela bobina do medidor, que é um voltímetro, então a corrente deveria ser mínima.

Firewall®
08/08/2007, 13:44
Ok, vamos lá:

1) O esquema de ligação está conforme o anexo;
2) O regulador de tensão que queimou foi por causa dos terminais que estavam montados invertidos (um é macho e o outro é fêmea). Isso me induziu a conectar de forma invertida no regulador de tensão e causou a queima do mesmo. Quando o regulador queimou, o sistema ficou energizado por alguns segundos apenas (+/- uns 10 segundos). Não acredito que tenha danificado os instrumentos do painel.
3) Quanto a bóia, ele tem a marca Siemens gravada nela, por isso creio que seja a bóia correta, pois a Siemens é a mesma VDO. E ela não está encharcada;

Vou testar usando o fio da bóia ligado diretamente na lataria do Jeep. Se não der certo, vou tentar com o potenciômetro e o resistor.

O resultado eu posto aqui à medida que as coisas forem evoluindo (ou não).

Agradeço pelas diversas opiniões.

Rogério Barthy
08/08/2007, 16:08
Na minha viatura, após serviço no motor, o mecânico conectou o fio da cebolinha e após ligar o motor e o mesmo esquentar, o marcador começou a subir e entrou no "vermelho", deswconectamos o fio e após o marcador descer, conectou novamente o fio e acelerou um pouco e ....... o marcador ficou "bobo".
Agora quando ligo o carro, não consigo ver o ponteiro e quando o motor esquenta, ele aparece um pouco e fica balançando como se estivesse solto.
Vou ter de substituir o relógio do marcador de temperatura (VDO). já que este relógio combinado está instalado à uns 3 anos somente.
Vou ver como se faz (ví fazer uma vez mas era no relógio anterior).
Rogério

DougBRSP
08/08/2007, 16:28
Ok, vamos lá:

1) O esquema de ligação está conforme o anexo;
2) O regulador de tensão que queimou foi por causa dos terminais que estavam montados invertidos (um é macho e o outro é fêmea). Isso me induziu a conectar de forma invertida no regulador de tensão e causou a queima do mesmo. Quando o regulador queimou, o sistema ficou energizado por alguns segundos apenas (+/- uns 10 segundos). Não acredito que tenha danificado os instrumentos do painel.
3) Quanto a bóia, ele tem a marca Siemens gravada nela, por isso creio que seja a bóia correta, pois a Siemens é a mesma VDO. E ela não está encharcada;

Vou testar usando o fio da bóia ligado diretamente na lataria do Jeep. Se não der certo, vou tentar com o potenciômetro e o resistor.

O resultado eu posto aqui à medida que as coisas forem evoluindo (ou não).

Agradeço pelas diversas opiniões.

Este esquema que postou fui eu que desenhei, baseado no esquema que a Agromotor me forneceu quando troquei o velocímetro do meu jeep por um da VDO, no meu caso liguei tudo conforme este esquema e funcionou ok, eu estava utilizando boia, velocimetro, cebolinha etc tudo novo, inclusive a cebolinha tive que trocar por uma de modelo compatível com o VDO e adaptar a rosca já que o meu BF161 utilizava originalmente aquela cebolinha de rosca fina (mosca branca) e a nova é da grossa.

Outra coisa, já verificou o aterramento? A carcaça do instrumento VDO tbem deve estar aterrada e se houver tinta entre ela e a carroceria pode estar afetando o circuito.

[]s

Leo - Beethoven
08/08/2007, 19:25
Ele vai apanhar sim, mas acho que é menos do que bater cabeça atrás de bóia.

Essa corrente não tá alta demais não? Deveria passar só pela bobina do medidor, que é um voltímetro, então a corrente deveria ser mínima.

Nos modernos é assim mesmo, mas no do Jeep (nos Willys) é um bimetal....a corrente passa por uma bobina (resistência) que aquece, o bimental flexiona e o ponteiro que vai mecanivamente ligado nele se move....doido isso não ? Mas não é galvanômetro não....por isso tem esse regulador, por que com a mudança de temperatura ambiente o ponteiro indicaria errado....aliás, o "regulador" é um bimetal e funciona da mesma forma....
Não lembro nos modelos mais novos como os Ford de 75 em diante se usam o mesmo sistema.....lembro que haviam diferenças entre os modelos, mas não lembro quais....

Firewall, o diagrama postado está correto, veja a questão do aterramento do velocimetro como o Doug disse....boa essa dica....só mais uma, se a carroceria for de fibra, vai dar pau !!! Vai ter que trazer o terra por fio e ligar na carcaça do velocímetro se não fica doido mesmo....vi uns caras apanhar com isso por dias e dias....depois que vi, notei que o Jeep era de fibra....os caras ficaram doidos....mas o problema acabou.

Abs.

Firewall®
09/08/2007, 10:56
O meu Jeep tem carroceria de aço mesmo.

Vou verificar como está o aterramento do instrumento combinado.

Outra coisa, fia o teste com o fio da bóia ligado direto na carcaça e o ponteiro foi lá pra cima. Posso concluir que a bóia é o problema?

Pessoal, mais uma vez obrigado pela ajuda de todos. Valeu mesmo!

BetoX
09/08/2007, 11:26
O meu Jeep tem carroceria de aço mesmo.

Vou verificar como está o aterramento do instrumento combinado.

Outra coisa, fia o teste com o fio da bóia ligado direto na carcaça e o ponteiro foi lá pra cima. Posso concluir que a bóia é o problema?

Pessoal, mais uma vez obrigado pela ajuda de todos. Valeu mesmo!

Firewall,
Bom ouvir isto, significa que os "incidentes" anteriores não danificaram o marcador de combustível. Vc reformou ou pintou o tanque de gasolina?
Pode ser um problema de aterramento da bóia. Vc poderia fazer mais um teste. Com tudo conectado, aterre a flange da bóia, pode ser em cima de um dos parafusos da mesma, veja se funciona. Lembrei de mais um teste, se assim não fucionar, retire a bóia, com o fio do sensor conectado, encoste a flange (tampa) da bóia em um terra e verifique enquanto movimenta (lentamente) a haste da bóia, se o ponteiro do marcador movimenta.

[]'s a todos

Leo - Beethoven
09/08/2007, 12:25
Firewall, o BetoX falou de mais uma possibilidade de teste que é conveniente também, depois de ver o terra na caracaça do velocímetro.

Se nada disso funcionar, com certeza a bóia não é compatível com o relógio.

Abs.

Wuhegthon
17/06/2015, 00:59
Meu amigo...

Preciso deste regulador de tensao do Painel (Aero Willys 1960) e nada de achar...

Alguma recomendacao via internet?

Muito obrigado!

Prezados,

Estou precisando de ajuda com a minha instalação do velocímetro VDO. Segue o relato na ordem em que as coisas aconteceram, até agora:

1) Comprei o Jeep CJ5 com o instrumento (Horasa) de temperatura sem funcionar e o marcador de combustível marcando errado;
2) Comprei um novo velocímetro (VDO) de um colega aqui do Fórum e depois de instalado percebi que os dois instrumentos (temperatura e combustível) estavam funcionando, porém marcando errado;
3) Vim pesquisar no Fórum e descobrir que precisava trocar também o regulador de tensão;
4) Comprei pela Donatti, o regulador de tensão para o instrumento VDO e fiz a instalação conforme o que estava montado antes e... o regulador queimou na hora. O eletricista que mexeu no carro tinha feito a ligação de forma errada (fios trocados);
5) Fui novamente até o site da Donatti e comprei outro regulador de tensão e dessa vez fiz a instalação de forma correta, porém o tanque está cheio até a tampa e o marcador fica em cima do V (vazio). O ponteiro mexe só um pouco e fica sobre a marca V.

Não sei mais o que trocar.

Alguém pode me dar uma dica?

PS.: Percebi que o regulador quando ligado sem encostar na lataria, marca tanque cheio (chega a passar do C). Depois que eu fixei ele na lataria do Jeep, ele passou a marcar vazio.

antonio umino
17/06/2015, 09:49
Se não me engano. o painel dos Willys. Aéro, jeep, Rural Pickup, e Ford... tem uma resistencia, para baixar a voltagem do painel para 5,6. volts...ou alguma coisa... Como a maioria é de12 volts. tem que baixar...

Vai em oficinas de concerto de rádio (se é que ainda existe).... compra uma resistencia. geralmente eles conhecem..

Abraços.