Conectar

Ver Versão Completa : Pente no escape

Gaiola_cross
25/07/2007, 10:48
Estou querendo instalar uma válvula de prioridade em um T4 2003 mas não consigo informações sobre como proceder.
Já ouvi falar no tal pente que se anexa ao final da trubina mas queria mesmo uma válvula de alívio como se vê em carros à gasolina ou até aquelas colocadas nas F-250.
Vlw...:!:

Sukys
25/07/2007, 12:47
Válvula de prioridade não se aplica em motor ciclo diesel, só em ciclo Otto, e tem como função diminuir a pressão quando a borboleta do acelerador fecha.
Em tempo, alguns motores diesel tem borboleta, mas com função de corte (cutoff) e não de controle de aceleração.

Sds,
Sukys

abreu
25/07/2007, 14:54
Excelente a explicação do Sukys. Parabéns.

Apenas complementando, existem alguns pouquissimos motores a diesel com borboleta na adimissão, é raríssimo, mas estes aceitam válvulas de prioridade sejam eles pop-off ou blow-off.

Mas este não é o caso do nosso Troller, que não possue borboleta na admissão.

O que pode ser feito é a colocação de um pente no escapamento, que te dá um barulho caracterisco da desaceleração da turbina (fechamento da valvula WG) que é algo como um "Txxuuuuuuuuuuuuuuu", longo e grosso (uiiii nega!).
Mas o dificil é achar alguem que saiba fazer um pente!

Abraços.

murilloaquino
25/07/2007, 16:40
Já vi em varios mercedes 1620, mais não sei dizer como que é feito nem quem faz...

mausl
26/07/2007, 08:14
up q tenho interesse nesse pente!

sandro
26/07/2007, 10:06
Bom dia

Pessoal existe um sistema para adaptação de valvula de prioridade ( valvula que espirra) em motores a diesel, a adaptação é simples e quem fornece é uma empresa em São Paulo cahamada Beep Turbo 11-6910-9507 A/c Denis ou Marcio, é só ligar e pedir que eles passem o fax do esquema de adaptação por fax.

Gaiola_cross
07/08/2007, 10:25
Procurei bastante tempo por válvula prioridade para turbo diesel, no caso, um troller, mas acabei descobrindso que o único jeito de fazer o turbo assoviar era instalando o pente no escape. E isso eu consegui achar numa oficina para caminhões. Então pra galera que quer ver seu turbo diesel assoviar, vai a dica: procure uma oficina especializada em caminhões que eles provavelmente saberão informar.:!:
Segue o vídeo de uma F-250 com esse acessório...
http://www.youtube.com/watch?v=GoboNVuVlhw

abreu
09/08/2007, 14:41
Informar eles sabem, fazer é que é o problema!
Um dos mecanicos chegou a me falar que só lah na Bahia eu ia conseguir isso! Putz...

Até encontrei um que disse que sabia fazer, só que ele disse que tinha perdido o molde e não tava mais acertando fazer sem ele...

Complicado!

Abraços.

Jack Jipeiro
09/08/2007, 15:10
Pessoal, é que vcs são de longe, senão convidaria vcs a virem onde moro, como mecho com caminhão, agente sempre coloca pente na turbina para assoviar, toda a mulekada aki faz isso, e tenho um amigo bom, que faz o pente certinho.
Bão, não sei como é a saida do turbo do troller, mas nas D10, F1000 por aki, agente marreta o curvão que sai da turbina bem na curva, até quase fechar ele, claro que tem que sobrar espaço para passar os gases, e pronto, tá feito o pente...

Abraços...

murilloaquino
09/08/2007, 18:10
Reduzindo a passagem dos gases, o pluxo é alterado.A contrapressão do escape tambem.isso não afeta a turbina e o desempenho do carro não?
abraçoss

Jack Jipeiro
10/08/2007, 01:44
Bom, eu acho que afeta muito pouco, uma vez que dali o gas vai para fora, é quase como um freio motor de caminhão, mas muito menor, e se o freio motor não estraga o motor, logo isso também não estragará. Porem não precisa amassar tanto o curvão. Mas como disse antes, quem faz isso por aki é a molekada. Eu já fiz isso em caminhões e caminhonetes, mas se tivesse uma caminhonete diesel hoje, não faria mais, passou a fase, mas que é legal é.

Ai é necessario escolher entre fazer a turbina assoviar, ou deixar a turbina trabalhar.

Abraços...

murilloaquino
10/08/2007, 13:43
Mais o freio motor trabalha em um momento ond o motor não é exigido...Não há aceleração....
Com a turbina a pleno vaporr....

Gaiola_cross
10/08/2007, 18:56
Na verdade, esta oficina fica na serra catarinense, e o proprietário mesmo fabrica o pente, que é soldado ou parafusado na saída da turbina. O pente contém ranhuras que geram o assovio. Realmente é difícil encontrar alguém que saiba fazer, mas se procurar bem, é possível que vocês encontrem, afinal, existem muitos caminhões com esse acessório.

Jack Jipeiro
11/08/2007, 02:15
Mais o freio motor trabalha em um momento ond o motor não é exigido...Não há aceleração....
Com a turbina a pleno vaporr....

Exatamente, como eu disse é necessario escolher, se amassar muito, o motor ficara "amarrado", mesma coisa quando se faz muitas curvas, ou curvas fortes no escape. Com o pente a mesma coisa.

Mas tudo que é feito com bom senso não há problemas...

Abraços...

Rasch Motoren
12/08/2007, 18:20
A todos

- Lamentamos informar aos adéptos de tal ruído que a F-250 citada não dispõe de : pente , escova , curva amassada ou qualquer outro acessório que produza este som.
- Aliás, tempos depois , em busca de melhoria no desempenho (que por sinal é a nossa meta) substituimos o turbocompressor e consequentemente o ruído desapareceu.

ABS

Marcos Flavio Breda
12/08/2007, 21:39
Mandei instalar no meu em uma oficina(de caminhoes) aqui da minha cidade, nao sei o que fizeram,mas assobia igual um canarinho!!!!!

Jack Jipeiro
12/08/2007, 23:27
A todos

- Lamentamos informar aos adéptos de tal ruído que a F-250 citada não dispõe de : pente , escova , curva amassada ou qualquer outro acessório que produza este som.
- Aliás, tempos depois , em busca de melhoria no desempenho (que por sinal é a nossa meta) substituimos o turbocompressor e consequentemente o ruído desapareceu.

ABS

As vezes apenas as turbinas já reproduzem tal som, é o caso de meu caminhão que mesmo sem o pente ele assovia, porém em em nivel mais baixo, mas quando coloquei o pente, nossa, ele berra...

Abraços...

Joao Baeta
13/08/2007, 00:00
:arrow:Mas essa pente pode se adaptado a qualquer motor a TD?
:pensativo:

Jack Jipeiro
13/08/2007, 00:46
A qualquer motor diesel que tenha turbina, mas não é qualquer turbina que faça um barulho bonito e alto, depende da turbina.

Abraços...

Joao Baeta
13/08/2007, 12:26
A qualquer motor diesel que tenha turbina, mas não é qualquer turbina que faça um barulho bonito e alto, depende da turbina.

Abraços...
:arrow: Custa caro para colocar essa pente?

Guiga Tostes
13/08/2007, 21:20
Amigos,

desculpem-me mas não vale a pena comprometer a performance e durabilidade do conjunto mecanico somente pelo ruido.
Seria como ter um carro 1.0 e colocar aquele "turbo eletronico"(devia ser proibido chamar isso de turbo) que somente faz o barulho pois não tem nada de mecanico ali...na hora q vc acelera nada de motor...

Bom, nosso amigo da Rasch Motoren é expert no assunto (acessem o site) e vejam q não recomenda tal artifício.

Minha Band é turbo intercooler (sem valvula de alívio pois o motor é o OM 314 e só há valvula de alívio para o 364) e tem um ronco de respeito, e apita suavemente. Nada comparado a F250 do video ou um carrinho on-road mas é bastante agradável.

Bom já escrevi demais, esta é minha humilde opinião mas como gosto é gosto...eu prefiro performance.

[]'s a todos!

Evandro Toyoteiro
13/08/2007, 22:30
Olá amigos,

Minha Band tem motor 14B Turbinei e intercoolei ela, está espirando igual a carro a gasolina, todos adoram esse som, onde passo me param pra perguntar, mas aviso, esse som enjoa, ainda bem que tenho a opção de trocar o filtro e o som para, assim qdo enjoo ou em determinada situação ou coloco e filtro original e adeus espirro...

[]´s apaixonado pela minha Band

Jack Jipeiro
14/08/2007, 01:08
:arrow: Custa caro para colocar essa pente?

Amigo, acredito que não vá gastar mais que 50 pila, eu não pagaria mais que isso para tal serviço.

Abraços...

Jack Jipeiro
14/08/2007, 01:15
Penso eu que tal pente não comprometa performance, pelo menos não é significativo rodando com o carro, claro que em um dinamometro dá para perceber, mas apenas pelos graficos. É um barulho legal, todos gostam, claro pq apenas ouvem as vezes, mas pense bem, aquelo assovio na sua orelha o dia inteiro, pode ser que enjoe.
Eu não enjoo, pelo contrario, forço o motor cada vez mais apenas para fazer a turbina trablhar e berrar... (Gosto é gosto)

Abraços...

Joao Baeta
14/08/2007, 22:36
:arrow:Onde faz essa pente?
Deve estar alguma loja!

themoteo
14/08/2007, 23:02
:arrow:Onde faz essa pente?
Deve estar alguma loja!

Pelo que entendi o pente não é um acessório que é vendido em loja, mas apenas uma adaptação que pode ser feita inclusive com pequenas modificações na própria turbina(amassar) . Bem, como qualquer duto que circulam gases a possibilidade de produzir um assovio(som) existe. Basta ver como funciona um apito http://ich.unito.com.br/51625 . O tal do pente é a lámina que vibrará e produzirá o som, que dependerá de uma câmara para amplificar seus efeitos e daí vai variar de turbina a turbina...

Jack Jipeiro
15/08/2007, 00:16
É isso mesmo que nosso amigo disse, sabe quando vc assopra um pedaço de conduite, desses de passar fio dentro, elem reproduz um som devido as ondulações que ele tem. O mesmo acontece no carro, mas o pente não vibra, ele fica parado lá.
Vou explicar mais ou menos como fazemos nos caminhões.
Tira o curvão, aquela peça que sai da turbina para o escape. Bem na curva soldamos um pedaço qualquer de ferro, colocamos o curvão de volta, e poe o bicho para acelerar, se achar que o barulho tá bom, blz. Senão agente tira, faz outro, menor ou maior, coloca mais para cima ou para baixo, até conseguir o som desejado. Devida tantas colocadas e tiradas, (do curvão hein!), já temos mais ou menos o desenho e onde soldar tal peça.
Já nas caminhonetes, já tentamos muito colocar o pente e nunca tivemos um barulho que agradace, então amassamos o curvão, e até hj foi o melhor e mais alto que já conseguimos em caminhonetes.
Apenas para saberem, caminhonetes F1000 MWM e D20 Perkins.

Abraços...

Beto
16/08/2007, 16:51
Tudo bom Jack?
Vc. tem o contato do cara que faz o pente?
Manda ele pra mim.
Valeu.

Marcos ET
23/08/2007, 11:24
PessoALL, blza?

Sei que tou entrando de "alegre" aqui na conversa d vcs.... mas devo colocar algumas observações:

Amassar, dobrar ou fzer qualquer outra coisa que aumente o fator de carga (resistencia que os gases tem ao passar pelo escapamento), dificultando a saída dos gases quentes do motor, implica em algumas coisas....

1. Motores turbinados "gostam" de saídas que sejam o mais livre possível, pois quanto mais difícil a saida dos gases, menor a vasao e quanto menor a vasao na turbina, menor o rendimento dela! entao vc troca rendimento por barulho....

Basta lembrar que quando colocamos um escapamento dimensionado no carro, o rendimento aumenta! escapes dimensionados sao apenas dutos de escape onde os gases fluem com menos dificuldade. Entao, amassar um escapamento e atuar no sentido contrário de quem quer melhorias no carro...

2. Obstruir a saída do escapamento gera aumento da temperatura no cabeçote, pode acabar queimando uma junta ou danificando valvula de escape, além de aquecer além da conta a turbina, que vai trabalhar com maior pressao e temperatura na parte de escapamento, reduzindo a vida útil....

Algém lembra daquela "moda" de colocar a tal "ponteira de Fórmula 1" no carro? era uma chapinha que girava e o carro gritava igual a um F.1 (mesmo estando a uns 20km/h saindo de um semáforo... rs). Poizé, eu lembro de dois carros encostados no mecanico pra arrumar o cabeçote pcausa daquela peça....

Entao, acho que se houver uma maneira de "tirar um som" bacana sem obstruir a saída dos gases (oops!, do motor! e claro!!), blza, MAS se tiver que "atrapalhar" o escapamento... creio que as dores de cabeça seria maiores doq a satisfação de ouvir aquele berro qdo tira o pé do acelerador....

Por que nao inventar de colocar este "apito", ou um "pente" ou qualquer coisa que seja, na saída da valvula de alivio? ali nao causa mal algum ao motor (desde que nao comprometa a atuaçaõ da valvula!)

[]'s aspirados.....

dudupereira
09/02/2008, 00:58
o barulho de caminhonet mais bonito que já vi é o da F1000 MWM turbina X-10

Edintruder
09/02/2008, 14:15
Apenas um pino atravessado no primeiro tubo que sai da turbina já faz um assobio legal, porém sabe-se que gera atrito no ar que ali passa e gera uma pequena resistência devido a turbulência gerada no tubo de escape, ocasionando o que o Marcos ET citou logo acima.
Claro que em motores diesel a resistência final do motor não será comprometida, porém pode ajudar a queimar uma junta antes do previsto ou algo do tipo.
Daí pergunta-se, "eu faria?", sim, eu faria isso só pelo barulho!

zelucas
16/02/2008, 12:12
mas daí você vai ter um assovio que aparece ao acelerar, mas quando desacelera não faz aquele tixxxxxxxxxxxxxxxxuuuuu, que é o mais legal...

Edintruder
17/02/2008, 18:47
Na verdade faz o ruído quando tira o pé, e não quando se acelera.

_Jefferson_
29/04/2008, 09:43
Eu desisti de colocar esse pente, pois ao instalar o turbo no prateado tentamos colocar o tubo mais reto possível para não atrapalhar o fluxo de ar.
Só vou colocar se descobrir algum equipamento que faça o barulho sem ser prejudicial, como uma válvula de alívio. Mas aí o problema é que o barulho tem que ser na hora de tirar o pé.. não sei se há a possibilidade de uma válvula fazer isso.

Marcos ET
29/04/2008, 11:12
Eu desisti de colocar esse pente, pois ao instalar o turbo no prateado tentamos colocar o tubo mais reto possível para não atrapalhar o fluxo de ar.

Corretíssimo! assim vc nao estraga seu motor....

Só vou colocar se descobrir algum equipamento que faça o barulho sem ser prejudicial, como uma válvula de alívio. Mas aí o problema é que o barulho tem que ser na hora de tirar o pé.. não sei se há a possibilidade de uma válvula fazer isso.

Uai? mas até onde eu sei, TODAS estas válulas só podem fazer barulho quando se tira o pé... pois elas sao de alívio de pressão, e atuam "liberando" o ar da tubagem de admissao quando a pressão está acima do desejado, principalmente quando a borboleta de admissao (ou borboleta do carburador, se for o caso) fecha... se nao fosse por estas válvulas, ao tirar o pé do acelerador e fechar a admissao, a pressao da tubagem sobe muito e acaba freiando o compressor da turbina! (além de poder romper as mangueiras de borracha da admissao....)

Até agora, eu pensava que só colocava estes pentes no escapamento quem queria IMITAR um turbo (e olha que turbo nem faz este barulho) e que nao tinha noção dos prejuizos que este artefato traz para o motor..... como vc ja tem turbo, nao há necessidade de imitar nada! vc já tem o "marvado".... é só tirar o abafador da válvula...rs

Marcos ET
29/04/2008, 11:21
Daí pergunta-se, "eu faria?", sim, eu faria isso só pelo barulho!

Edintruder, só uma idéia....
Se vc atravessa um pino perto da turbina, além dos "pobremas" que já falamos, e que nos motores DIESEL tbem ocorrem (imagina! sao mais quentes ainda, trabalham superdimensionados, ok, mas este superdimensionamento tem um motivo), vai perder rendimento da turbina e, como a saida vai estar um pouco obstruida (a obstrução nao é só do pino, vc tem que levar em conta que se ele faz barulho, é pq tá criando turbulência dentro da tubeira do escapamento, restringindo TUDO dali pra frente, aumentando a perda de carga)... como vai estar obstruída, a turbina vai aquecer ainda mais (ou seja, ela vai girar mais lentamente e trabalhar em temperaturas mais altas).... além de tudo isso, como Zelucas falou, vc nao vai ter o barulho "mais legal", e sim um assovio que vai aumentar de acordo com a aceleração do motor (e da turbina, principalmente)....

Se é pra ter um assovio assim, melhor seria fazer um furo na hélice da bomba d´água do motor, que nao compromete tanto assim o sistema..... (mas cuidado, nao vá "arrombar" a coitada... lembre-se que isso vai desbalancear ela)

sei la... é só uma idéia....

Luciano SHAKALL
24/09/2008, 04:34
"... a colocação de um pente no escapamento ...dá um barulho caracterisco da desaceleração da turbina ... algo como um "Txxuuuuuuuuuuuuuuu", longo e grosso ..."
"... o barulho de caminhonet mais bonito que já vi é o da F1000 MWM turbina X-10 ..."Como esses?

:arrow: http://br.youtube.com/watch?v=wIBgVOP9A4s&feature=related;

:arrow: http://br.youtube.com/watch?v=-SGkCOki2tI&feature=related.

Mais alguns (não são F-1000, nem MWM, mas escutem o som...):

:arrow: 1318 ( http://br.youtube.com/watch?v=T6mUOlXMY1I&feature=related );

:arrow: Scania ( http://br.youtube.com/watch?v=VXSx2sF5juQ&feature=related ).

[]'s

andreluna
24/09/2008, 19:58
Eu tenho a solução para a idéia de vcs, sem comprometer o desempenho, nem o motor..
Troquei o filtro de ar do meu Troller, por um pequeno (daqueles modelos cromados, parecido um cogumelo) que se uzam em Buggy`s, Fusca, etc... e coloquei na saída da Turbina.
O barulho fica massa!!! Quando acelera e quando tira o pé...
Ele espirra que nem carro à gasolina!

aBç.

srgrande
24/09/2008, 21:30
Eu tenho a solução para a idéia de vcs, sem comprometer o desempenho, nem o motor..
Troquei o filtro de ar do meu Troller, por um pequeno (daqueles modelos cromados, parecido um cogumelo) que se uzam em Buggy`s, Fusca, etc... e coloquei na saída da Turbina.
O barulho fica massa!!! Quando acelera e quando tira o pé...
Ele espirra que nem carro à gasolina!

aBç.

Sua turbina e seu motor serão prejudicados em pouco tempo.
Ao contrario do que vc pensa, esse tipo de filtro que vc instalou não é indicado p uso offroad.
As grandes equipes de rali cross constry do Brasil não usam filtros de telas metálicas. A maioria delas usa o bom elemento filtrante de papel, de tamanhos enormes, usados em caminhões.
O problema esta na incapacidade do filtro metálico reter pequenas impurezas, tipo poeira, areia, etc.

andreluna
24/09/2008, 21:39
Srgrande,
Esqueci de dizer...
Só utilizo esse filtro na cidade, durante a semana!
Nos finais de semana, que eu sei que vou fazer trilha, ou passeio, eu coloco o filtro original!!!
Pelo msm motivo que vc falou...
aBç.

Marcos ET
25/09/2008, 09:40
... faz um furinho na ventoinha (mecanica) que é mais rápido, barato e sem interferir no motor...

Elmer_Jeep
25/09/2008, 12:27
Lembrando que o filtro esportivo quando utilizado é instalado na entrada da turbina...

Tunico
26/01/2009, 11:26
Como eu faço para ter uma um desenho de um pente para colocaçao na f-250??

RODRIGO REGIANI
10/03/2009, 11:51
sando vc por um acaso não tem este esquema da adaptação de valvula de prioridade se vc tiver manda pra ai .... rarodrigo@ig.com.br

RODRIGO REGIANI
10/03/2009, 12:21
como tira o abafador de valvulas

proelton
23/03/2009, 16:13
Galera aqui na minha cidade tem umas F250 que assobiam demais.. o treco é assombroso, aquele motor berra bonito e depois ainda assobia, parece um scania...

Coisa linda, ninguem fica na frente...

Mas SEM DUVIDA esse barulho deve enjoar logo logo.

Edintruder
06/04/2009, 21:26
Pega uma chapa de metal de cerca de 6cm de largura e com uma serra faz um monte de dentes como se fosse um pente mesmo. depois tu cortas o tamanho que caiba dentro do tubo do escapamento e fique bem firme para não se deslocar. Podes ainda deixar duas "orelhas e rebitar no tubo de descarga. Quanto mais perto da turbina melhor fica. Se não fizer o ruído desejado, podes ir entortando os dentes para aumentar ou diminuir o barulho.

alexandre albrecht
05/08/2009, 22:38
O pente da turbina pode até obstruir a passagem de `gases´ pelo escapamento, por isso a chapa de metal nao pude ser muito alta ,pois pode até derreter a turbina por falta de resfriamento, mas geralmente quando se coloca o pente, juntamente se coloca o cano reto(sem silencioso), e isso , ajuda a liberar os `gases do carro´, e ai fica na mesma, até melhor pq vai ter o assobiu da turbina e vai também aumetar a performance do motor.

_Jefferson_
06/08/2009, 09:44
O pente da turbina pode até obstruir a passagem de `gases´ pelo escapamento, por isso a chapa de metal nao pude ser muito alta ,pois pode até derreter a turbina por falta de resfriamento, mas geralmente quando se coloca o pente, juntamente se coloca o cano reto(sem silencioso), e isso , ajuda a liberar os `gases do carro´, e ai fica na mesma, até melhor pq vai ter o assobiu da turbina e vai também aumetar a performance do motor.
Ainda preciso de mais informações: Qual seria a bitola da chapa? Qual a largura do corte entre os "dentes"? Pode ser a largura da serra policorte? Qual a profundidade do corte para os dentes do "pente".

Obrigado.

Patolino
06/08/2009, 11:41
Vi o tópico e me lembrei desse vídeo
[ame=http://www.youtube.com/watch?v=_wMgO1-xzwc]YouTube - troller espirrando[/URL]

O cara disse que apenas colocou a válvula de alívio.

Elmer_Jeep
06/08/2009, 12:01
Ainda preciso de mais informações: Qual seria a bitola da chapa? Qual a largura do corte entre os "dentes"? Pode ser a largura da serra policorte? Qual a profundidade do corte para os dentes do "pente".

Obrigado.

Mais fácil e prático usar uma valvula de alivio mesmo (pop off), quando enjoar do espirro retira e coloca um tampão no lugar.

Jefferson, o Lau consegue essa válvula, encomenda uma com ele que a gente desenrola a instalação.

[]'s

JEFFCATUNDA
06/08/2009, 12:07
Mais fácil e prático usar uma valvula de alivio mesmo (pop off), quando enjoar do espirro retira e coloca um tampão no lugar.

Jefferson, o Lau consegue essa válvula, encomenda uma com ele que a gente desenrola a instalação.

[]'s
Eu não perguntei nada!

Elmer_Jeep
06/08/2009, 12:13
E eu não falei com vc!

[]'s

J.Élvio
04/04/2011, 03:38
To chegando agora no topico, interessado no pente... pois pegei uma Silverado 6cc TD, e vi alguns videos no youtube, onde ela pia bonito e ate acelerando parada.... to afim de fazer isso na minha....
Quando tive a F1000 HSD (2.5 maxion TD intercooler), tentei de tudo pra ver se ela piava... mudei ate o curvao dela... ate consegui falar com o Mano Coimbra (autor de diversos pentes postados no youtube), mas esse nunca tinha feito num 2.5 maxion.... nem no youtube consegui achar algum... Entao, resolvi por uma valvula de prioridade.... ficou show de bola.... pra fazer o papel da boboleta (que faz abri e fechar a valvula), usei um sensor de alarme fixado na alavanca do acelerador na bomba injetora ligado a uma valvula eletrica que restringe fluxo (usada nos sistema de injetar gasolina a frio nos carros)....essa valvula, ligada ao vacuo do hidrovacuo, abria no tempo certo a valvula de prioridade.... a cada tirada de pé do acelerador, dava akele espirro como nos carros turbinados.... muito legal... muito me perguntavam se eu tinha turbinado minha camioneta (mesmo sem saber que ela ja é de fabrica turbo)... tambem intalei um botao no painel, que, quando estava enjoado do barulho, era só apertar que desativava o sistema.... simples.... o custo total, nao passa de 100 reais entre a valvula de prioridade, valvula eletrica, mangueiras,fios, sensor de alarme/porta, e uma chave tictac pro painel.

Kim
06/04/2011, 20:22
Opa galera!

Sabia do tópico, então em uma of. mec. de injetoras, vi um MB1418 com um sistema interessante.

J.Élvio
06/04/2011, 22:38
Eu furei e pus só um parafuso... em 3ª marcha, ela chega a assobiar um pouquinho... mas pelo tanto de parafusos ai... acho que vou ter que furar mais o cano e por mais parafusos....rs....
Piou essa ai amigo?

J.Élvio
07/04/2011, 22:08
Pois é... ta dificil... enchi de parafusos a curva da minha Silverado, como na foto, e pouco melhorou no piu.... rs... ta dificil... nao imagino como é feita akelas que aparecem no youtube feita pelo Mano Coimbra.... Se alguem souber, favor me ensinar....

Henrique B
07/05/2011, 15:37
Pois é... ta dificil... enchi de parafusos a curva da minha Silverado, como na foto, e pouco melhorou no piu.... rs... ta dificil... nao imagino como é feita akelas que aparecem no youtube feita pelo Mano Coimbra.... Se alguem souber, favor me ensinar....

Olha, o pente que tem no meu 1618 e na minha ranger, é bem parecido com um pente mesmo, tipo, vc pega uma chapinha de metal fina, faz uns cortes nela e entorta ela toda, vc vai fazer algo que fique no meio do "caminho" do ar que sai da turbina.
Eu fiz um desenho mais ou menos aproximado do que foi feito na ranger e no 1618.
Eu não sei como é a curva que fica depois da turbina da sua picape, mas se for de material(ferro) grosso, de modo que ele aguente solda, é so vc mandar soldar, agora se for fino(como na ranger), vc pode tentar arrebitar, ou parafusar o pente no lugar

J.Élvio
14/05/2011, 18:27
Comprei o pente/curva... olha ai o video como ficou ....
YouTube - Polaca (http://www.youtube.com/watch?v=-5UMzr5L2OM)

frio
05/07/2011, 20:18
Olha, o pente que tem no meu 1618 e na minha ranger, é bem parecido com um pente mesmo, tipo, vc pega uma chapinha de metal fina, faz uns cortes nela e entorta ela toda, vc vai fazer algo que fique no meio do "caminho" do ar que sai da turbina.
Eu fiz um desenho mais ou menos aproximado do que foi feito na ranger e no 1618.
Eu não sei como é a curva que fica depois da turbina da sua picape, mas se for de material(ferro) grosso, de modo que ele aguente solda, é so vc mandar soldar, agora se for fino(como na ranger), vc pode tentar arrebitar, ou parafusar o pente no lugar

Henrique,

Qual é a espessura da chapa e o quanto longe ela está da turbina?

o motor é forte e empena quase tudo que coloco na descarga... coloquei aquelas ponteiras de F1 usadas a muito tempo atras pra ver como era o barulho e a monstra destruiu tudo! HAHAHA ficou toda empenada a borboleta... :D

já tenho descarga direta, só falta agora o pente... :D (2.5 HSD)

Claudio Maggioni
06/07/2011, 00:22
Comprei o pente/curva... olha ai o video como ficou ....
YouTube - Polaca (http://www.youtube.com/watch?v=-5UMzr5L2OM)

Fala Brother, ficou show o pente!!! assobia mesmo com baixa rotação....pode dar mais detalhes de como foi feito?? Abraços e parabens

cnapg
11/07/2011, 22:04
Ola amigo,respondendo a sua pergunta sobre o "pente de turbina".
Vou explicar a vc como fazer o "pente" mas aconselho a vc a procurar uma oficina mecânica de caminhões,pois vai precisar soldar.
Então e' o seguinte> o pente propriamente dito tem a forma de uma gravata,por isso chama "pente gravata",sendo que a parte de cima vai medir 2 cm de largura,a parte larga da gravata vai medir 5cm,ai vai afinando ate ficar com 2cm no final,o comprimento total e' de 7.5cm,lembre-se que e' em forma de uma gravata.Pode ser feita com uma chapa de 2.5mm a 3mm de grossura.Quanto a colocação no coletor da turbina,ela e' colocada com a parte mais curta da "gravata" para cima,com 2cm abaixo da boca do coletor,(bem,no caminhão,um motor MB 352, a gravata e' colocada do lado esquerdo do coletor,vc olhando da frente do motor) e' uma pena não poder fazer um desenho aqui,pois ficaria mais fácil de entender,mas o mecanico com certeza,vai saber quando vc falar sobre o "pente gravata",Espero que funcione e assobie bem,um abraço.

Procurei bastante tempo por válvula prioridade para turbo diesel, no caso, um troller, mas acabei descobrindso que o único jeito de fazer o turbo assoviar era instalando o pente no escape. E isso eu consegui achar numa oficina para caminhões. Então pra galera que quer ver seu turbo diesel assoviar, vai a dica: procure uma oficina especializada em caminhões que eles provavelmente saberão informar.:!:
Segue o vídeo de uma F-250 com esse acessório...
http://www.youtube.com/watch?v=GoboNVuVlhw

J.Élvio
10/09/2011, 09:09
Algumas turbinas, pequenas, como no caso da F250, Silverado, e minha ex F1000 HSD, não assobiam nem a pau, só com pente gravata ou etc.... na F1000, como podem ter acompanhado no topico dela, fiz de tudo (que eu sabia), e nada... optei pela valvula de prioridade... que deu um plus a mais...rs... mas hj, com esse modelo de pente, nao diria bem pente, e sim, a curva nova, acho que a F1000 HSD poderia piar tambem...rs... eu comprei pronta do Mano Coimbra, mandou por sedex, custou 350 pilas... a curva é toda diferente, como um cotovelo, com um cano interno, muda tudo... achei que iria estrangular um pouco o motor, mas como o cano interno pode ser trabalhado, eu puxei um pouco, coisa de 1 cm pra traz, nao noto diferença de potencia (perda de potencia)... mesmo por que, na Silverado, andar com mais de 2.500 rpm, é exagero, disperdicio de diesel, e acima de 140..... postei fotos no meu orkut, inclusive fiz um desenho a mão do esquema de como funciona.... parece ser facil, mas tem que testar exaltivamente, serviço numa oficina com torno e solda, pois qualquer mudança de posiçao no cano interno, angulos, ja para de piar...

jarrao
27/09/2011, 23:15
Acompanhando os tópicos, de imediato ja procurei no you tube alguma coisa e tem vários videos ensinando como fazer inclusive.
E pelo que houvi todo e qualquer veículo Turbo Diesel, é possivel colocar o tal pente modelo gravata, obviamente dimensionando o tamanho para cada caso.
Com certeza, até a altura da gravata deve influenciar no som obtido. Podendo ser regulado caso nao esteje a contento.
Logo logo colocarei em meu T4.
Vejam neste link um TROLLER 3.0 com pente - duvida ???? troller eletronico piando!!!! - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Fcq8C2Rx6rA)

rsc
07/10/2011, 14:49
nao entendo quase nada de motor, mas algo q obstrua a saida de gases do motor nao faria o mesmo perde potencia??

caiominosso
11/10/2011, 00:38
Amigo,

Tenho um troller 2001, e eu mandei fazer um escapamento direto nele, tirei os 2 abafadores. PRONTO, ele faz o tão famoso TXUUUUUUUU que todo mundo quer, mas, o famoso barulho demorou cerca de 1 mes para aparecer, pois deve ter desregulado minha turbina, (Gases quentes e frio), fazendo com que aconteça esse barulho. Está bem alto o barulho, bem próximo dos caminhões. Outro quesito que deve ser essencial para o tal barulho, foi a abertura de bicos injetores, dando uma diferença enorme em meu Troller. Até hoje não achei nenhum mecânico que me explicasse esse acontecimento.

Está bem mais alto que esse vídeo postado de um 3.0 acima

marciorank@gmail.com
12/10/2011, 22:17
tenho uma band 709 turbo intercooler com escapamento direto,
ja tentei colocar um pente na curva da saida da turbina e nada
mudou, pode ate ser que fiz errado, se alguem tiver fotos de como fazer
posta ai.
abraço.

J.Élvio
08/12/2011, 22:41
Marcio.... tambem tinha tentado de varias formas por pente na saida da turbina da minha silverado, conseguindo pouca coisa no piado... ate que comprei a curva feita pelo mano coimbra... ai sim piou bonito... é toda refeita a curva... tenho fotos postadas no meu outro topico se nao me engano, da nova curva... se tu kiser, manda um email pra mim, que te mando fotos da curva, e seu funcionamento... claro, com isso, um bom torneiro podera se basear e tentar conseguir fazer a band piar... senao, melhor vc ligar pro manocoimbra, e comprar dele uma curva... ficou em 350 reais com frete SEdex incluso...

Gustavo Ribas
13/12/2011, 11:34
J. Elvio,será que poderia enviar-me as fotos da curva... tentei te add no orkut mas nao conscegui. minha silverado esta com pente, porem nao pia alto igual a sua, parece que ela "pia pra dentro". Obrigado

J.Élvio
13/12/2011, 16:39
Me add no msn..
j.elvio@hotmail.com

Tu viu o video novo que eu fiz, com a MorenaD20?? o pente da Polaca ta nela, só q eu recuei meio centimetro o cano interno, pra prender menos.... vou recuar mais meio centimetro, pois ele prende o motor depois dos 150,160.... e cantar menos tambem.... tem hora que chega a irritar... hehehehe

J.Élvio
13/12/2011, 16:41
Aki o video da minha MorenaD20 (Silverado D20 2001).... nao ficou 100% pois eu estava sozinho, entao, filmar, dirigir, fica dificil...
Silverado D20 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=PTgul_QMFHo)

Claudio Maggioni
13/12/2011, 23:20
Aki o video da minha MorenaD20 (Silverado D20 2001).... nao ficou 100% pois eu estava sozinho, entao, filmar, dirigir, fica dificil...
Silverado D20 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=PTgul_QMFHo)

Ola amigo, se possivel coloca os contatos desse companheiro que fez a sua curva aí...abraços

J.Élvio
22/12/2011, 11:04
é o ManoCoimbra.... ele tem varios videos no youtube, e o cel dele (se nao mudou), é
65 99782768

filho do ico javali
16/08/2012, 10:41
Marcio.... tambem tinha tentado de varias formas por pente na saida da turbina da minha silverado, conseguindo pouca coisa no piado... ate que comprei a curva feita pelo mano coimbra... ai sim piou bonito... é toda refeita a curva... tenho fotos postadas no meu outro topico se nao me engano, da nova curva... se tu kiser, manda um email pra mim, que te mando fotos da curva, e seu funcionamento... claro, com isso, um bom torneiro podera se basear e tentar conseguir fazer a band piar... senao, melhor vc ligar pro manocoimbra, e comprar dele uma curva... ficou em 350 reais com frete SEdex incluso...

Bom dia chefe, estava acompanhando a discussão sobre esse tal pente... e realmente é complicado, já tentei quase tudo aqui em casa, e queimei as vistas um monte kkkk, sem ser pidão kkk mas vc teria os poder de mandar essas fotos de como fazer essa curva para o meu Javali piar??
trovaoazulcoxim@hotmail.com
obg.

luiz silva
16/08/2012, 11:22
Tem varios videos no youtube mostrando como fazer, acho que sera a maneira mais facil de ver como faz.
abraço

Spike
16/08/2012, 12:30
Bom dia chefe, estava acompanhando a discussão sobre esse tal pente... e realmente é complicado, já tentei quase tudo aqui em casa, e queimei as vistas um monte kkkk, sem ser pidão kkk mas vc teria os poder de mandar essas fotos de como fazer essa curva para o meu Javali piar??
trovaoazulcoxim@hotmail.com
obg.

Tentei fazer meu Troller 2.8 piar e nada, estou para instalar um novo escapamento com saída lateral para ver o resultado, porém acho que não vai ser o suficiente, tendo que alterar a curva da saída da turbina.
No youtube tem vários vídeos ilustrando como instalar o pente, porém tem alguns que não compartilham o que foi feito e cobram por isso. Tem um cara em Sorocaba que fez um Troller 2.8 piar bonito, ai liguei lá e ele pediu R$450,00 para fazer o mesmo trabalho no meu....ai não dá néh.
Tem várias imagens que encontrei na internet e algumas que encontrei em um fórum do orkut (ainda existee!!!!...rs)
Espero ter ajudado
Abraços

36487836487936488036488136488236488336488436488536 48863648873648883648893648903648913648923648933648 94364895364896364897

Spike
16/08/2012, 12:34
Tentei fazer meu Troller 2.8 piar e nada, estou para instalar um novo escapamento com saída lateral para ver o resultado, porém acho que não vai ser o suficiente, tendo que alterar a curva da saída da turbina.
No youtube tem vários vídeos ilustrando como instalar o pente, porém tem alguns que não compartilham o que foi feito e cobram por isso. Tem um cara em Sorocaba que fez um Troller 2.8 piar bonito, ai liguei lá e ele pediu R$450,00 para fazer o mesmo trabalho no meu....ai não dá néh.
Tem várias imagens que encontrei na internet e algumas que encontrei em um fórum do orkut (ainda existee!!!!...rs)
Espero ter ajudado
Abraços

36487836487936488036488136488236488336488436488536 48863648873648883648893648903648913648923648933648 94364895364896364897

Mais algumas
364898364899364900

filho do ico javali
16/08/2012, 13:30
Mais algumas
364898364899364900
Chefe, e qual dessas deu certo???
Ja tentei praticamente todas essas, mas nada ainda kk
valeu obg

Spike
16/08/2012, 13:41
Chefe, e qual dessas deu certo???
Ja tentei praticamente todas essas, mas nada ainda kk
valeu obg

Só tentei o perfil "gravata", como ia dar muito trabalho eu desisti na época.
Quando eu colocar o escape direto vou tentar novamente com o pente gravata, se não tiver sucesso eu desisto...kkk, pois já ouvi dizer que é necessário trocar a curva da saída da turbina.
Vi na net que F250, Silverado, F1000 pia fácil colocando escape direto e o pente

filho do ico javali
17/08/2012, 09:12
Só tentei o perfil "gravata", como ia dar muito trabalho eu desisti na época.
Quando eu colocar o escape direto vou tentar novamente com o pente gravata, se não tiver sucesso eu desisto...kkk, pois já ouvi dizer que é necessário trocar a curva da saída da turbina.
Vi na net que F250, Silverado, F1000 pia fácil colocando escape direto e o pente

Chefe, já fiz mas não deu certo... mas uma vez fiz um tipo pente de cabelo e fui entortando os dentes, e esse pio baixo, e fui tentar melhorar, ai lascou, não acertei mais... mas fica assim, da uma acompanhada de vez em qdo nos post do jipe javali, que eu vou tentar de novo, e na hora que acertar, prometo que ensino todo mundo ok.

Spike
17/08/2012, 10:38
Chefe, já fiz mas não deu certo... mas uma vez fiz um tipo pente de cabelo e fui entortando os dentes, e esse pio baixo, e fui tentar melhorar, ai lascou, não acertei mais... mas fica assim, da uma acompanhada de vez em qdo nos post do jipe javali, que eu vou tentar de novo, e na hora que acertar, prometo que ensino todo mundo ok.

Beleza Patrão
O importante é ter a intenção de compartilhar, qualquer evolução eu posto aqui.

DieselPower
19/08/2012, 13:09
Pessoal,
Nunca havia visto um Sprint 4.07 piando turbina, porém quando retirei o silencioso de minha Xterra tive uma bela surpresa!
Claro que não pia como um X10, mas já dá pra brincar! :dance:
Quem sabe instalando a curva da Xterra/Frontier não ajuda seu veículo a piar?

Aqui esta o vídeo mostrando como ficou:
Nissan Xterra - Turbo Diesel 3" - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=OkUVvzkBXec)

Spike
20/08/2012, 13:40
Pessoal,
Nunca havia visto um Sprint 4.07 piando turbina, porém quando retirei o silencioso de minha Xterra tive uma bela surpresa!
Claro que não pia como um X10, mas já dá pra brincar! :dance:
Quem sabe instalando a curva da Xterra/Frontier não ajuda seu veículo a piar?

Aqui esta o vídeo mostrando como ficou:
Nissan Xterra - Turbo Diesel 3" - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=OkUVvzkBXec)

Amigo, ficou show de bola heimm!!!
Mudou algo em relação ao consumo e potência da Xterra?
Obs: desconsiderando as esticadas para fazer a turbina piar...rsrsrs

Murillus
20/08/2012, 18:08
muito show... acho que o consumo aumenta um pouco...

DieselPower
20/08/2012, 20:43
Amigo, ficou show de bola heimm!!!
Mudou algo em relação ao consumo e potência da Xterra?
Obs: desconsiderando as esticadas para fazer a turbina piar...rsrsrs

Olha, sobre melhora de desempenho, tive uma sensível melhora acima de 3.000 RPM.
Já em se tratando de consumo, piorou em cerca de 0,5 km/l, porém a condução colabora para isso, afinal, fica MUITO mais divertido trocar marchas na Xterra!:dance:
Abraço!

Henrique B
28/08/2012, 21:27
Alguém sabe me informar qual modelo desses seria mais indicado para instalar em um X10?

Ceceu
29/08/2012, 09:54
Eu tenho uma Ranger 3.0 ngd e não axo ninguem que faça o serviço pra mim! Vejo todos esses videos no youtube, mas aqui na minha região do RS não aparece ninguem!
Enquanto isso, fico só na vontade! http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon7.png

filho do ico javali
29/08/2012, 13:10
Eu tenho uma Ranger 3.0 ngd e não axo ninguem que faça o serviço pra mim! Vejo todos esses videos no youtube, mas aqui na minha região do RS não aparece ninguem!
Enquanto isso, fico só na vontade! http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon7.png
Será que não vai ter um filho de cristo para postar uma foto de verdade, pois o mano ta fazendo agora é direto na turbina, nem mexe no cano mais... ow pelo menos a do cano alguém poderia mostrar. Por enquanto vamos aguardando esse filho de cristo kkk

trollerkite
04/09/2012, 11:34
show... estou tentando arrumar uma maneira para deixar meu troller 2.8 piando tambem.. depois de varios estudos vou tentar a configuraçao de escape direto de 3'' com saida lateral , abrir a bomba injetora , e colocar o pente, um mecanico amigo do meu pai vai ter fazer essa proesa, quando sair o resultado aviso a voce para ver o trollinho piando!

Ceceu
05/09/2012, 21:38
Tentei fazer contato via e-mail com o mano coimbra, mas ele não me retornou até agora!
Estou com vontade de achar tempo para me dedicar a fazer alguns experimentos na busca do "pio" perfeito! http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon6.png
Mas até então, continuamos na expectativa!

filho do ico javali
15/09/2012, 16:27
show... estou tentando arrumar uma maneira para deixar meu troller 2.8 piando tambem.. depois de varios estudos vou tentar a configuraçao de escape direto de 3'' com saida lateral , abrir a bomba injetora , e colocar o pente, um mecanico amigo do meu pai vai ter fazer essa proesa, quando sair o resultado aviso a voce para ver o trollinho piando!

tira fotos por favor na instalação ok, abçs

Vitor JAVA 90
19/09/2012, 18:37
tira fotos por favor na instalação ok, abçs

pessoal hj fiz um pente pra por no trator mas so vou instala-lo no sabado, mais o lado bom é que fiz um teste manual hehe e ele piou baixo talves eu consiga finalmente fazer o pio perfeito kkk.. se der certo eu passo como fiz para vcs tentarem em seus veiculos
abraços

Vitor JAVA 90
22/09/2012, 18:58
pessoal hj fiz um pente pra por no trator mas so vou instala-lo no sabado, mais o lado bom é que fiz um teste manual hehe e ele piou baixo talves eu consiga finalmente fazer o pio perfeito kkk.. se der certo eu passo como fiz para vcs tentarem em seus veiculos
abraços

pessoal missao cumprida instalei o pente no porcao e ta piando...
mais infelismente meu escape levantado ate o teto abafa um pouco mais o modelo de pente que eu fiz deu certinho
optei pelo perfil gravata que ja vi piando bem em caminhoes

Spike
20/11/2012, 20:18
Pessoal, após um longo tempo, enfim, coloquei o escapamento direto de 3" com saída direta na lateral do passageiro, ficouu show de bola, o problema é a patroa reclamando do barulho...kkkk, mas vou deixar uma opção de utilizar o escapamento com saída traseira, mas sem o abafador. Aindanão soldei nada, somente prendi com abraçadeira e uma chapa dobrada fixada no mesmo parafuso da barra de suporte do câmbio.

Videos
Teste Escapamento direto Troller 2.8_1_2 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=0ty4Cf8hkmY&list=UU48SNBkOztRuKX5xRw75NFQ&index=2&feature=plcp)

Teste Escapamento direto Troller 2.8-2_2 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=ygQhZbWcOGM&list=UU48SNBkOztRuKX5xRw75NFQ&index=1&feature=plcp)

Fotos

381747381748381749381750

filho do ico javali
26/12/2012, 01:15
Olá pessoal como prometido, consegui o segredo de tostine kkkk, é simples e muito facil, vou deixar o link onde postei duas fotos da curva, que não tem nada de curva kkk, mas ficou top ok
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=144951898989854&set=pcb.144953395656371&type=1&theater
As duvidas adquiridas mande mensagens que vou com certeza ajudar... vou fazer um video essa semana e mostrando como é por dentro e as medidas exatas, e garanto que qualquer coisa que tenha turbina pia (diesel), pode ser com cano de 2pol. 3pol. qualquer polegada e qualquer turbina, esse negocio que é lacon, garret, etc conversa fiada tudo mentira, mas tem só um porem, algumas turbinas é diferente a flange ai requer um trabalho a mais ok, mas no geral é galho fraco. Haja vista que funciona como fosse um apito, esse é um dos principios ok. Abçs a todos

jaime_sandim
26/12/2012, 09:35
Fala camarada.

o link que voce mandou não esta correto .
manda de novo e video e tal que tem muita gente curioso e eu tambem.

voce fez o pente em qual viatura?

abraços.

helio bruno lopes
18/10/2014, 18:48
https://www.youtube.com/watch?v=pCL5jWPRpZw&list=UU2XNJKMjDERedTtNkeO8p1w

Olhem esse video ai, depois o pessoal fala que nao da pra por valvula de alivio em motor turbo diesel!

Gustavocr125
09/07/2018, 20:27
Olá pessoal como prometido, consegui o segredo de tostine kkkk, é simples e muito facil, vou deixar o link onde postei duas fotos da curva, que não tem nada de curva kkk, mas ficou top ok
Facebook (https://www.facebook.com/photo.php?fbid=144951898989854&set=pcb.144953395656371&type=1&theater)
As duvidas adquiridas mande mensagens que vou com certeza ajudar... vou fazer um video essa semana e mostrando como é por dentro e as medidas exatas, e garanto que qualquer coisa que tenha turbina pia (diesel), pode ser com cano de 2pol. 3pol. qualquer polegada e qualquer turbina, esse negocio que é lacon, garret, etc conversa fiada tudo mentira, mas tem só um porem, algumas turbinas é diferente a flange ai requer um trabalho a mais ok, mas no geral é galho fraco. Haja vista que funciona como fosse um apito, esse é um dos principios ok. Abçs a todos
Boa noite amigo, tudo beleza, gostaria de saber qual modelo de pente vc usou no troller 2.8 original pra ele piar? Queria fazer no meu

Gustavocr125
12/07/2018, 10:05
Pessoal, após um longo tempo, enfim, coloquei o escapamento direto de 3" com saída direta na lateral do passageiro, ficouu show de bola, o problema é a patroa reclamando do barulho...kkkk, mas vou deixar uma opção de utilizar o escapamento com saída traseira, mas sem o abafador. Aindanão soldei nada, somente prendi com abraçadeira e uma chapa dobrada fixada no mesmo parafuso da barra de suporte do câmbio.

Videos
Teste Escapamento direto Troller 2.8_1_2 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=0ty4Cf8hkmY&list=UU48SNBkOztRuKX5xRw75NFQ&index=2&feature=plcp)

Teste Escapamento direto Troller 2.8-2_2 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=ygQhZbWcOGM&list=UU48SNBkOztRuKX5xRw75NFQ&index=1&feature=plcp)

Fotos

381747381748381749381750

Tudo beleza , ficou top o trolão, que pente vc usou pra ele piar? Queria fazer no meu com turbina original