Ver Versão Completa : Problemas com temperatura
binhocastro
06/08/2007, 22:34
ola pessoal... preciso de opinioes.. solucoes... hehee
vamos ao caso...
tenho um cj3 51... com motor de opala novo (retificado)... radiador original do jeep... sem ventoinha eletrica... e usando a helice do proprio motor...ligada ao mancau... teoricamente com ventilacao permanente...
o radiador esta bom.. nao tem furos.. nao tem sugeira na colmeia... foi recondicionado recentemente...
qdo sai com o jeep... em pouco tempo... seja em transito.. ou em estrada... a tempatura vai chegando perto do 100.. e o radiador comeca a jogar alguem fervente pelo suspiro...
nao sei dizer se ele ferveria.. pois sempre q chega nesse ponto eu paro uns minutos... para ele tomar um ar...
o jeep tem cambio 4 marchas.. e eu toco tranquilo... 70km/h... lembrando q o jeep tem relacao nova e mais livre q a original... o q faz o motor trabalhar com menos rotacao...
agora pergunto... oq fazer? vetoinha eletrica ? automatica ou direta? outro radiador? tiro a helice do motor? a helice serve pro motor tb ou soh pro radiador? ponho cerveja no radiador?
por favor.. dicas para o arrefeciemnto do meu jeep!!
vlwww
Binho, seja bem-vindo. Ventoinha elétrica não vai resolver o seu caso. Eu acho que vc tem um problema de arrefecimento aparentemente causado pela não circulação de água. A 70km por hora a hélice quase perde sua função, pois a refrigeração é suprida pela aerodinâmica do Jeep. Arriscaria uma atenção especial ao radiador (vc diz que foi limpo, mas pode ter sido mal limpo e estar obstruído) e também ao termostato, que pode não estar funcionando.
Dá uma lida aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=27691&highlight=jeep+esquentando
E aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/search.php?searchid=390971
Tem muita coisa já discutida sobre o assunto que pode ajudar vc a encontrar o vilão do arrefecimento no seu Jeep.
Qq dúvida ou novidade, conta pra gente.
Abraços e boa semana.
Cacá
leopoldo
06/08/2007, 23:25
possibilidade 1- helice montada ao contrário.
possibilidade 2- tampa sem pressão suficiente, ou defeito nas válvulas da tampa, ou mau assentamento no copo do bocal do radiador.
possibilidade 3- tudo junto
possibilidade 4- só depois de vc verificar acima.
binhocastro
06/08/2007, 23:36
entao.... isso eh q me incomoda... ele esquenta na estrada !!!
vou ler esse colosso de informacoes q me passaram... vou dar mais uma olhada nas informacoes da segunda msg... e dps eu volto com mais informacoes...
vlwww !!
binhocastro
07/08/2007, 00:01
uma pergunta... qual a distancia ideal da helice para o radiador ?
joão k. chikui
07/08/2007, 06:22
Binho, ia falar que poderia ser hélice muito distante do radiador. Acho que de 4 a 5 cm seria bom . Acima temque ter coifa.
Faça um teste com uma folha de sulfite na frente do radiador:Se estiver bom de hélice, na lenta vai grudar o papel no radiador. Se estiver invertida como disse nosso mestre Leopoldo vai assoprar para fora.
Caso tudo esteja certo , manda varetar o radiador sem dó.
uma pergunta... qual a distancia ideal da helice para o radiador ?
binhocastro
07/08/2007, 20:04
bom... vamos as ultimas analises....
a helice esta corretamente posicionada... puxando o ar pra dentro... e esta a pouco mais de 5cm do radioador...
o radiador esta com a colmeia de passagem de ar esta limpa... mas os canais de passagem da agua eu ja nao sei....
a tampa esta bem posicionada... mas eu acho q nao faco mta forca pra fechar... alias..nao faco quase nenhuma forca...
diria q... se vc puser a tampa aberta em cima do copo (boca) do radiador..ela fica nao mais do q 1cm mais alta do q qdo esta fechada...
sinceramente... acho q a agua vaza muito facil pelo suspiro... mas q esta fechado esta...
como posso saber se a pressao da tampa eh a ideal ?
vou procurar a nota do servico do radiador pra ver oq realmente foi feito nele...
gostaria de saber tambem... com a relacao entre escapamento e aquecimento do motor... o meu escape nao eh la aquelas coisas...
vlwww
Binho, tem como arrumar uma foto do seu conjunto?
[s],
Cacá
cmte_carvalho
08/08/2007, 16:43
Mais um Jeepaleiro! Seja bem vindo Binho!
Você conhece o Lucas Nassif? Ele também é jeepeiro aí de MG... E como o Cacá disse, mostre-nos fotos do seu bólido!
Até!
leopoldo
08/08/2007, 21:06
1-a helice esta corretamente posicionada... puxando o ar pra dentro... e esta a pouco mais de 5cm do radioador...
2- o radiador esta com a colmeia de passagem de ar esta limpa... mas os canais de passagem da agua eu ja nao sei....
3- a tampa esta bem posicionada... mas eu acho q nao faco mta forca pra fechar... alias..nao faco quase nenhuma forca...
4- se vc puser a tampa aberta em cima do copo (boca) do radiador..ela fica nao mais do q 1cm mais alta do q qdo esta fechada...
5- como posso saber se a pressao da tampa eh a ideal ?gostaria de saber 6- com a relacao entre escapamento e aquecimento do motor... o meu escape nao eh la aquelas coisas..
1- OK.
2- OK.
3- Isso pode ser um problema.
4- Idem acima.
5- Normalmente, na tampa vem marcada a pressão.
6- Não deve ser a causa.
Sidnei Diogo
08/08/2007, 21:31
Binho, Seguinte:
-O motor do Opala, se for álcool, trabalha entre 85 e 95 graus e como o medidor do Jeep não é nenhuma brastemp...
-O radiador do Willys é super-dimensionado para o Opala e, portanto, não deveria ser causa de aquecimento.
-A Tampa do radiador (como disse o Leopoldo) é a causa + provável.
-A hélice mecânica (ligada ao vira) não permite montagem invertida uma vez que é uma "hélice".
-O fato de "aquecer + na estrada" é normal por causa do giro constante em última marcha. Minimiza-se isso, cambiando ligeiramente entre as duas últimas marchas forçando-se, assim, o arrefecimento (repare como é comum veículos ferverem na imigrantes, por ex.)
-Observe a válvula termostática (eu costumo retirar a minha pq aqui faz muito calor). se não conseguir movimentá-la com a mão, troque.
Mas, se vc seguiu o check-list do Leopoldo, pode trocar a tampa sem medo. Afinal, é barato, simples e necessário (quantos anos ela tem?)
[ ]'s
Ronaldo B.
08/08/2007, 21:40
Eu usava o GM151 a alcool no meu CJ e a temperatura dele era sempre perto de 100º em condições normais de funcionamento, isso usando um marcador da Cronomac, então não dá prá dizer se essa temperatura era a correta, mas se a tampa não estiver boa, vai vazar mesmo.
Outra coisa que o mecanico que montou o motor fez, foi mudar a posição da entrada da mangueira no radiador, originalmente no radiador do CJ a entrada é no centro, no meu caso foi mudada para a lateral.
[]´s
turboroe
08/08/2007, 22:21
Seria uma boa verificar se a bomba d´agua não está corroída... Se estiver, a água não circula.
Maurício Fernandes
08/08/2007, 22:58
ou é bomba ou a tampa.
dá uma olhada nisso, se não for, as colméias estão entupidas por dentro.
abração.
Maurício
CJ5 com radiador de S10 Turbo para arrefecer um XUD em baixo do capô.
Garra4x4
09/08/2007, 18:32
O motor é 4 ou 6cc ? não achei essa informação no texto.
Se for 6cc senta e chora... eu tenho o mesmo problema a mais de 1 ano e não consigo resolver ... se tiver que mexer de novo vou colocar radiador de c20 ( cortando até o farol do jeep se precisar ) ...
Esse motor trabalha normalmente em 90 graus pra mais... é quente !!!
Abraços.
qdo sai com o jeep... em pouco tempo... seja em transito.. ou em estrada... a tempatura vai chegando perto do 100.. e o radiador comeca a jogar alguem fervente pelo suspiro...
nao sei dizer se ele ferveria.. pois sempre q chega nesse ponto eu paro uns minutos... para ele tomar um ar...
vlwww
Binho.
Pelo que disse, é quase 100% de certeza de que a tampa do radiador está com a válvula reguladora de pressão bichada ou a tampa não é a adequada para o seu radiador.
Seu motor trabalha na faixa de temperatura em que o radiador começa a jogar água pra fora, ou seja, no momento em que o sistema começa a pressurizar pra valer!
O que eu acho que está acontecendo é que, a tampa não está segurando a água dentro do radiador ou por falta de pressão da mola da válvula ou pelo fato de que a tampa não é a adequada para o radiador e tem uma folga muito grande na altura do alojamento da válvula.
Abraços e boa sorte!
Marcos ET
10/08/2007, 16:33
Quando for comprar nova tampa, compra do Motor que vc tem (GM 151 álcool nao é?) se vc qzer tudo "certinho", compra a do álcool, que tem a pressao de abertura um pouco maior qua a do gasolina.
Curioso é que eu tbem tenho este motor, a álcool... já entrei em meio mundo de sites sobre este motor e descobri que tem um tal "problema fantasma de aquecimento", onde (igual o Rodrigo falou) agent procura e procura a causa do problema e nao encontra, mas o motor esquenta sempre! (o meu tbem é assim, se eu pegar estrada, tenho que parar dvz em quando, mesmo usando radiador do GM 6cilindros!)
leopoldo
10/08/2007, 21:15
Este "causo" é muito interessante. Temos:
- um motor a alcool, que deve trabalhar mais frio que o gasolina.
- um motor 4 cilindros, que não ocupa muito espaço dentro do cofre.
SE e SE a instalação está correta, a hélice está girando no sentido certo, a tampa veda, o radiador está cheio até a boca, então:
1-Quando o motor esquenta com o veículo em movimento, pode indicar um estrangulamento do ar dentro do capo. O ar não circula como deveria. Não parece obvio.
2- A mangueira inferior poderia estar sendo estrangulada na sucção da bomba, então deve-se verificar se a mangueira tem aquela mola interna.
3- a valvula termostática está emperrada a meio curso, ou está montada ao contrário. Só desmontando para ver.
4- possível pane na inicação de temperatura .... vc deve verificar se quando quente, o marcador está correto.
binhocastro
10/08/2007, 23:36
aoo galera !! inicialmente.. obrigado pelas infos...
vou proovidenciar uma foto... do conjunto... pra vcs darem uma olhada..
o motor eh 4 cilindros.. e eh a gasolina...
a valvula termostatica foi a primeira coisa q ranquei fora...
as manguerias sao novas... mas ainda nao pude perceber se por acaso estao estrangulando... vou tentar verificar...
eu acho bem estranho.. o vazamento de agua pelo suspiro.. vou providenciar uma tampa nova... e fazer mais alguns teste...
ninguem acha q eh falta de uma ventoinha eletrica ???? me surpreende isso.. hehe.. minha primeira ideia era q a helice nao estava dando conta...
se bem q.. como ja foi dito... na estrada.. isso seria o de menos.. por causa do vento frontal...
amanha ponho as fotos !
joão k. chikui
11/08/2007, 02:16
Binho
Pode ser seu relógio impreciso , mais o ato de completar o radiador até a boca com o motor frio, aí , quando a agua esquenta , se expande e derrama , o que pode estar assustando vc.
Sugiro colocar um vaso de expansão e um termômetro de mercurio bom.
GM151 não é de ficar esquentando.
binhocastro
11/08/2007, 11:10
bom galera....
ai vao as fotos...
as duas ultimas sao uma sequencia... da tampa do radiador..posicionada... aberta..e dps fechada...
flwww
Marcos ET
11/08/2007, 18:08
Este "causo" é muito interessante. Temos:
- um motor a alcool, que deve trabalhar mais frio que o gasolina.
- um motor 4 cilindros, que não ocupa muito espaço dentro do cofre.
"Poizé" Leopoldo... nao era pra esquentar, mas em vários sites de amantes do Opala, de preparadores de carros, de curiosos sobre mecanica... volta e meia os caras falam de um "problema fantasma" do motor GM ALCOOL (ao que parece, nao ocorre no Gasolina, por mais improvável que seja!)
SE e SE a instalação está correta, a hélice está girando no sentido certo, a tampa veda, o radiador está cheio até a boca.
?!?! como assim ?!?! ao que parece, a única maneira de causar um movimento contrário na hélice é dando um "8" na correia... invertendo a montagem somente na polia da bomba d'água.... montando a hélice invertida, a únca coisa que muda é o angulo de ataque e o angulo de "corda" das superfícies das pás de hélice nao e?
.... vc deve verificar se quando quente, o marcador está correto.
Eu já passei várias noites pensando como o caso de aquecimento poderia ocorrer, mas ainda nao cheguei a nenhuma conclusao! testei a tubulação e nao está obstruída... já troquei a junta do cabeçote e agora está ok! já verifiquei o ponto de ignição e está correto (as velas tbem estao na especificação), de acordo com o manual daquele motor, já verifiquei a bomba d'água e está ok, coloquei a tampa do radiador do opala GM 151 álcool e uso radiador do opala 6 cilindros!!! a lubrificação está funcionando bem, o nível de óleo está ok e a bomba de óleo nao tem problemas, uso a hélice original do motor e mais uma ventoinha elétrica do outro lado do radiador (já verifiquei e as duas hélices - mecanica e elétrica, funcionam empurrando o ar para o mesmo lado!)... e já usei dois marcadores ao mesmo tempo e eles marcam tempertatura que as vzs ultrapassa 100ºC
Tá complicado encontrar o problema! quem souber de mais alguma coisa, me falem!
leopoldo
11/08/2007, 20:24
Quando me referí à helice, era a possibilidade da mesma estar montada invertida .... sómente isso.
Por enquanto, penso agora em 2 possibilidades:
Ou o radiador não dá conta possibilitar a troca de calor
(a solução seria o teste de um radiador com volume maior, ou com sistema selado)
Ou a hélice numa dada rpm e acima estagna a circulação do ar.
(a solução seria o uso de ventoínha elétrica)
joão k. chikui
11/08/2007, 21:56
Acho que uma coifa ajudaria muito. Limpeza interna de radiador e sistema todo.
Tenho CJ3A com GM151 a alcool , jamais paasa de 80-85 °C.
Marcos ET
12/08/2007, 01:13
Quando me referí à helice, era a possibilidade da mesma estar montada invertida .... sómente isso.
Ah! ok, oq só interfere no rendimento dela! e nao no sentido e direção do fluxo de ar!!! blza!
Ou o radiador não dá conta possibilitar a troca de calor
(a solução seria o teste de um radiador com volume maior, ou com sistema selado)
Blza tbem! tou pensando em comprar um radiador da Toyota Bandeirantes! rsrsrs sei que vai parecer absurdo, mas por aqui é muito mais fácil e barato doq um de jeep....
Ou a hélice numa dada rpm e acima estagna a circulação do ar.
(a solução seria o uso de ventoínha elétrica)
Creio que nao resolva... eu uso a elétrica em conjunto com a mecanica... as duas soprando para o mesmo lado... a elétrica ajuda muuuuuito a mecanica... mas só retarda o tempo que o motor leva pra aquecer dmais.....
Tá complicado encontrar o problema! quem souber de mais alguma coisa, me falem!
Já que tem dois termômetros, instale um na entrada e outro na saída do radiador, daí poderá eliminar a suspeita sobre o radiador/ventilação forçada.
Sds,
Sukys
leopoldo
12/08/2007, 12:44
Marcos,
Se o motor aquece quando em velocidade, então não é problema de hélice.
A 70 km/h deveria haver refrigeração suficiente. Se o motor gradativamente esquenta :
- e não é por perda de fluido de radiador, só penso em radiador subdimensionado.
- e esquenta pois perde parte do fluido, o esquema selado deve resolver.
De qualquer forma, essa de colocar os termometros como o Sukys menciona, pode esclarecer a troca termica.
Binho!
Acho que o que o João k. chikui disse pode ajudar. Uma limpeza no radiador pode resolver ou não o problema. Por via das dúvidas mandava limpar o radiador! Mal não vai fazer!!!!
Uma pergunta: Usa aditivo no radiador ou é só na água? Isso ajuda bastante. Não só a não deixar ferver como na facilidade de troca de calor no radiador!
Outra coisa que percebi é a mangueira que retorna do motor para o radiador. Por que ela faz aquela volta? Não conheço o motor mas, o alojamento da válvula não está montado ao contrário? aquela curva que a mangueira faz pode estar estrangulando um pouco a passagem de água do motor para o radiador reduzindo o fluxo de água e fazendo ferver!
Outra coisa. Por que não troca a ventuinha por uma com 7 pás. Isso aumenta o fluxo de ar de forma considerável ajudando na refrigeração.
[TODOS] E agora a pergunta que vai me fazer ganhar o ano: Motor a álcool trabalha com temperaturas MENORES que as do motor a gasolina? Sempre achei que o motor a Alcool trabalhesse com temperaturas em média 10°C MAIORES, tanto que a válvula termostática do opala a gasolina abre a 75°C e o a álcool abre a 85°C. Alguem pode responder a minha dúvida, pois fiquei muito encucado com isso!!!!
Obrigado.
rural willys 4x4
12/08/2007, 22:21
Olá
Tive Alguns Problemas Parecidos Com Meu 4.1,mas Coloquei Colmeia De Colheitadeira No Radiador(canaletas Mais Juntas E Em Maior Quantidade),um Interruptor Da Ventoinha Na Parte De Cima Do Radiador(e Não Embaixo Como é Normal) E Fiz Fluxo Cruzado Na água(entra Pela Direita E Sai Pela Esquerda).
DÊ UMA OLHADA AINDA NA LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR,EXCESSO DE CARVÃO NAS CAMARAS DO MOTOR,SE O CARBURADOR NÃO ESTÁ COM O AFOGADOR FECHADO,SE O MESMO ESTÁ MANDANDO A MISTURA CORRETA(MISTURA POBRE ESQUENTA O MOTOR!) E EMBREAGEM PATINANDO
TUDO ISTO AJUDA A SUPER AQUECER O MOTOR(FONTE:MANUTENÇÃO DE AUTOMOVEIS DE 1938 A 1968-12ª EDIÇÃO,DE AMAURY F. DE ALMEIDA)
ABRAÇOS
Milton Quindim
13/08/2007, 00:03
[TODOS] E agora a pergunta que vai me fazer ganhar o ano: Motor a álcool trabalha com temperaturas MENORES que as do motor a gasolina? Sempre achei que o motor a Alcool trabalhesse com temperaturas em média 10°C MAIORES, tanto que a válvula termostática do opala a gasolina abre a 75°C e o a álcool abre a 85°C. Alguem pode responder a minha dúvida, pois fiquei muito encucado com isso!!!!
Obrigado.
Bingo...li tudo que acima foi mencionado e tudo leva ao mesmo ponto...realmente o motor a gasolina trabalha numatemperatura MENOR aproximadamente 10° a menos que a do alcool...os motores a alcool tem este incremento pois o combustivel tem uma necessiadade maioir de calor para ,melhor queima.
Mas, o mais importante é o uso da valvula termostatica, ela tem a função de manter a agua por um tempo maior dentro da colmeia e naum dentro do motor como muitos mecanicos desinformados pensam.
A agua eh resfriada pelo resfriador, ou radiador mas para que isso ocorra ela deve permanecer por um tempo no sistema de resfriamento, por isso a valvula abre e fecha. A valvula abre quando a temperatura interna do motor faz ela aquecer e chegar a aproximadamente 100 graus , seu ponto de ebulição, ai depois de aberta ela eh direcionada para a colmeia do radiador e a agua resfriada que estava na colmeia entra no sistema do motor e assim acontece sucessivamente mantendo sempre a temperatura ideal média.
Se a válvula for removida a agua vai circular livremente sem parar para resfriar, e como a circulação da agua deve-se ao movimento da bomba de agua e a mesma gira na rotação do motor, quanto mais rapido a rotação , mais rapido a passagm da agua pelo motor.
Acontece quando a velocidade estah maior porque sem a valvula ao invez da passagem do ar pela colmeia resfriar a agua eh a agua que acaba aquecendo a colmeia sem dar o devido tempo para a troca de temperatura do ar com a do radiador ocasianando a tal pressão, ressecamento prematuro da vedação, das mangueiras e com um pouco mais de SORTE a queima da junta do cabeçote.
Espero ter ajudado e a primeira coisa a se fazer eh comprar uma valvula termostatica nova e compre a do motor e do combustivel correto senaum nada adianta.:razz:
joão k. chikui
13/08/2007, 06:30
Lama
O motor GM151 alcool deve trabalhar mais quente, inclusive o coletor deve ser aquecido, taxa bem mais alta , mais potencia, etc...
E , seguramente, pois tenho um , companheiro de telégrafo, passa 15 , camel , trilha do 90 e , nem puxando outra viatura ele esquenta.
Radiador limpo , aditivo na proporção , helice perto do radiador e coifa.
Então, segundo o Milton Quindim e o João k. Chikui, o motor a álcool trabalha mesmo a temperatura mais alta que o motor a gasolina!! Hummmmm! Como eu sempre suspeitei!!!
Obrigado turma, ganhei o ano e vou fazer uma trilha pra comemorar!! Hehehehehe.
Abraços.
binhocastro
25/09/2007, 22:35
bom galera !!
segue a minha luta por um motor geladao !!
do primeiro post ateh hj... forma feitas as seguintes mudancas...
radiador limpo... vaso expansor... vetoinha eletrica (a/c vectra)... bomba dagua zerada... manguerias seguramente nao estranguladas... valvula termostatica zerada...
nitida melhoria.. na cidade... temp perto dos 80..85... ventoinha armou soh uma vez na semana passada.. com quase 35 graus de temp ambiente... vaso no nivel.. tudo ok...
sem duvida.. o aparato melhorou a refrigeracao...
na esperanca de ver a temperatura baixar na estada.. la fui !!! para uma estrada com percurso de 18kms....
roteiro...
sabadao.. 2 da tarde... 34 graus.. sai de casa e passei na casa de um colega pra nao ter perigo de me ferrar sozinho.. heheh...
da casa do coelga ate a saida da cidade.. no calor da bahia q fez no fds.. o motor ja estava na sua temperatura de tabalho.. com o pontero em cima dos 80.. e la parado.. subindo e descendo um pouco.. de acordo com o local por que passava..
entrei na estrada.. alca de acesso num decidao... 4ª marcha.. 80kmh... PX sintonizando as lorotas dos caminhoneiros... ventao na cara.. show de bola...
no primeiro km o ponteiro ja acordou... ventoinha acionada pelo cebola de 82-76....
5 kms... segue a temperatura subindo... apesar do vento frontal.. e a ventoinha acionada... direto...
10ks... e o pontero ja se aproximava do 100°...
disposto a terminar o percurso a qq custo.. segui em frente...
o motor segue na mesma.. pe no mesmo lugar.. subida.. descida.. 80km/h... cravado.. o motor nao parecia estar se esforcando...
lembrando q falamos de um motor de opala 4 cil gasola... queimando gasolina podium...
finalmente.. pontero nos 100°.... 15km de percurso... (ventoinha ligada direto)
dai em diante.. o pontero parou... (tb..acho q a pressao do sistema nao permite a evaporacao...uhauha)...
fim to trecho.. alca de acesso..um avenida.. de bom fluxo... pontero continuou la...
de volta ao perimetro urbano.. o pontero baixou um pouquinhoooo dos 100°...
chegando em casa... jeep parado... capo aberto...
aparentemente tudo nomal... senao pelo fato de o vaso expansor estar repleto... e caindo algumas gotas... bem poucas... pela tampa...
conclusao.. mnelhorias... mas.. nao eficientes.... nas estrada.. o bixo segue queentee... na cidade.. melhorou.. embora nada faca a temp baixar... dps q sobe...
proximo passo.... trocar o radiador ????? sera q um radiador de onibus resolve ?
ou entao vou por dois.. um atras do outro.. a agua sai de uma e entra no otro antes de ir pro motor.. ehheua...
mais ideias ???
Quando começou seu relato pensei que fosse o sistema de medição.
Certa vez viajando tomei um susto quando a temperatura começou a subir sem parar!
Parei e verifiquei...tava em 120° na lenta!!!
E depois voltou ao normal...mas até hoje não sei se foi só sensor ou o relógio...
Abs
Milton Quindim
26/09/2007, 10:40
Binho...até onde sei é normal este aumento na temperatura...pois dependendo de onde está localizado o "termometro" a temperatura vai ser diferente mesmo.
O correto da localização do termometro e da perinha da ventuinha é no "BLOCO" do motor na parte de tras onde fica localizado o último cilindro, pois quando a água chega lá ela está na temperatura máxima pois já passou pelos outros cilindros resfriando.
Outro erro comum, alem da remoção da válvula termostática, que eu já postei sobre ela antes, é a colocação da perinha e do termometro na mangueira que sai da bomba d'água.
Quando esta pera está na mangueira ela medira a temperatura da água que já fez com que a valvula termostática abrisse causando um susto no condutor do veículo.
Se este é o seu caso saiba que isso ocorre pois a água já chega na pera e no termometro em ponto de ebulição, ou seja fervendo ou mesmo em forma de vapor, por isso o vaso expansor cheio ou vazando.
Para que a pera seja acionada de maneira correta, procure uma casa especializada e mande colocar no local correto, no bloco, assim vc terá uma real noção da temperatura não sobrecarregando a ventuinha eletrica e fazendo sim uma correta refrigeração do seu motor.
Entenda-se que a temperatura chega a 95 graus e a valvula termostática abre para deixar a agua "fria" entrar no motor. Mas para a agua estar fria a ventuinha já deverá ter feito seu trabalho, para este trabalho ser feito a agua quente terá de acioná-la antes de entrar na colmeia passando a informação de temperatura para a perinha. Más se a água quente só entra em contato com a perinha e o termômetro somente depois que a válvula abre , ainda não terá agua "fria" para entrar no sistema, causando aquela sensação de motor quente para sempre como vc relatou.
Lembre-se, isso tudo faz parte de um "sistema", para tudo funcionar corretamente devem trabalhar em conjunto e em harmonia, se um dos componentes do sistema estiver trabalhando em outra sintonia o sistema todo estará comprometido.
"Poizé" Leopoldo... nao era pra esquentar, mas em vários sites de amantes do Opala, de preparadores de carros, de curiosos sobre mecanica... volta e meia os caras falam de um "problema fantasma" do motor GM ALCOOL (ao que parece, nao ocorre no Gasolina, por mais improvável que seja!)
?!?! como assim ?!%!?! como assim ?!?! ao que parece, a única maneira de causar um movimento contrário na hélice é dando um "8" na correia... invertendo a montagem somente na polia da bomba d'água.... montando a hélice invertida, a únca coisa que muda é o angulo de ataque e o angulo de "corda" das superfícies das pás de hélice nao e?
Eu já passei várias noites pensando como o caso de aquecimento poderia ocorrer, mas ainda nao cheguei a nenhuma conclusao! testei a tubulação e nao está obstruída... já troquei a junta do cabeçote e agora está ok! já verifiquei o ponto de ignição e está correto (as velas tbem estao na especificação), de acordo com o manual daquele motor, já verifiquei a bomba d'água e está ok, coloquei a tampa do radiador do opala GM 151 álcool e uso radiador do opala 6 cilindros!!! a lubrificação está funcionando bem, o nível de óleo está ok e a bomba de óleo nao tem problemas, uso a hélice original do motor e mais uma ventoinha elétrica do outro lado do radiador (já verifiquei e as duas hélices - mecanica e elétrica, funcionam empurrando o ar para o mesmo lado!)... e já usei dois marcadores ao mesmo tempo e eles marcam tempertatura que as vzs ultrapassa 100ºC
Tá complicado encontrar o problema! quem souber de mais alguma coisa, me falem!
No meu ex-CJ3B - Jeguinho - foto no meu avatar, GM 151 (com um tapinha), começei a ter problemas de temperatura, e depois de testar isso tudo que voces estão falando, só resolvi colocando a mola na mangueira inferior... e só percebi que a mangueira estrangulava quando acelerei forte o carro...
Maurício Fernandes
27/09/2007, 21:17
como o tópico é sobre temperatura, compartilho meu drama quando fiquei sem o alternador em uma trilhda de SC neste último verão.
graças que meu XUD-9 adaptado no CJ5 aguentou bem.
leopoldo
27/09/2007, 21:22
.... o motor a álcool trabalha mesmo a temperatura mais alta que o motor a gasolina
não.
Na verdade, o motor trabalha mais frio com o alcool e é por isso que a válvula termostática abre a uma temperatura maior.
leopoldo
27/09/2007, 23:02
1- a localização do termometro e da perinha da ventuinha é no "BLOCO" do motor.
2- na parte de tras onde fica localizado o último cilindro, pois quando a água chega lá ela está na temperatura máxima pois já passou pelos outros cilindros resfriando.
3- fervendo ou mesmo em forma de vapor,
4- mande colocar no local correto, no bloco, assim vc terá uma real noção da temperatura não sobrecarregando a ventuinha eletrica e fazendo sim uma correta refrigeração do seu motor.
5- Entenda-se que a temperatura chega a 95 graus e a valvula termostática abre para deixar a agua "fria" entrar no motor.
6- Mas para a agua estar fria a ventuinha já deverá ter feito seu trabalho, para este trabalho ser feito a agua quente terá de acioná-la antes de entrar na colmeia passando a informação de temperatura para a perinha. Más se a água quente só entra em contato com a perinha e o termômetro somente depois que a válvula abre , ainda não terá agua "fria" para entrar no sistema, causando aquela sensação de motor quente para sempre como vc relatou..
Milton, quero discutir algumas ideias pois vejo alguma coisa enrolada:
1- O sensor de temperarura pode ser onde o cidadão quiser, só que a posição + "correta" é no cabeçote, onde a temperatura é mais alta. Alguns motores tem o sensor na saída do cabeçote justamente junto à termostática, pois há um by-pass lá.
2- a água se divide em várias canaletas dentro do bloco e nem sempre pode-se cosiderar ou supor que passou pelos outros antes. O fato do último ser menos refrigerado pode ser explicado pela maior distancia da bomba à referida camisa, as correntes de convecção, à cndução do bloco e menor ventilação em relação ao 1º cilindro.
3- O sistema é pressurizado justamente para não haver a formação de vapor na linha. Enquanto a tampa estiver fechada a água não ferve, a menos das imediatas imediações das camisas.
4- A ventoinha tem a cebolona no radiador. O sensor de temperatura do bloco, na saída. Só isso. A sobrecarga em uma ventoínha só pode ser originada de ligação elétrica ineficiente, cebolona errada, platinado de cebolona com defeito, obstrução em demasia no compartimento do motor... ou radiador com problemas, tal como vazamento.
Lembrem-se que a ventoínha deve trabalhar sempre que o jeep estiver em baixa velocidade ou parado. Em movimento, quem refrigera é o ar de impacto.
5- A termostática tem como principal função permitir que a temperatura do motor SUBA rápidamente e controladamente. Ela não foi projetada para permitir a refrigeração e sim o aquecimento. Ela faz isso obstruindo uma boa parcela de fluxo de água. O by-pass da termostática permite que a água circule vagarozamente sem no entanto, bloquear completamente o circuito quando a termostática ainda não abriu. Isso é a resolução de estabilização termica do motor e impedir trocas rápidas de temperatura sem a mesma, onde prejudicaria dados componentes. Alguns mecanicos podema té não saber exatament o porque mas acertam quando dizem que é para aumentar a vida útil e sem saber, manter o motor em rápido aquecimento até a "estabilidade" termica.
6- Então, voltamos ao radiador. Na maior parte dos sistemas de ventoinhas adaptadas, a cebolona está na base do radiador e não no bloco. A cebolona "mede" o quanto foi resfriado e se não foi o suficiente em baixa velocidade, ela força com o ar propiciado pela ventoinha... na marra. A calibração da cebolona usada deve ser selecionada para permitir isso. Se vc usar uma cebolona com outra calibração, deve intalar em um local apropriado ou a ventoinha estara sempre trabalhando + que necessário ou, nunca trabalhando quando deve.
aproveitando o tópico:
já pesquisei no forum e ainda não sei o correto!!!
qual a temperatura de trabalho do GM151 gasolina?
qual a faixa correta do sensor (cebola)que vai acionar a ventuinha eltérica para este mesmo motor?
qual a posição correta do sensor no radiador.
87/82 92/87 ou 75/70
mola
leopoldo
10/01/2008, 02:39
A temperatura da água no motor a alcool é maior PORQUE a válvula termostática é diferente: abre a uma MAIOR temperatura.
Se vc tira ela do bloco, no alcool, a temperatura do motor despenca, perde rendimento. A temperatura media é de 10ºC A MENOS.
O alcool tem PCI menor, portanto SEMPRE trabalha numa temperatura MENOR.
Essa coisa de velocidade de resfriamento está fora da realidade. Pegue 2 motores iguais, porém movidos a combustível diferente(alcool e gasolina), numa instalação igual ... mangueiras, radiador, etc ... e verá que a temp é menor no alcool.
Por isso que tem que usar cebola com restrição de fluxo senão o motor NUNCA esquenta e é por isso, também que o motor a álcool dificilmente entra em pré-ignição ou detonação.
Exemplo: Quando o motor lycoming foi testado a alcool no avião T-25 e no Ipanema, chegou-se a preocupação que o motor podia cortar em vôo de tão frio que o desgranheto ficava. E não detonava ou entrava em pré nem que torcesse o bloco e pusesse fogo na entrada de ar (modo de dizer)
aproveitando o tópico:
já pesquisei no forum e ainda não sei o correto!!!
qual a temperatura de trabalho do GM151 gasolina?
qual a faixa correta do sensor (cebola)que vai acionar a ventuinha eltérica para este mesmo motor?
qual a posição correta do sensor no radiador.
87/82 92/87 ou 75/70
mola
No meu OHC 2.3 eu uso o sensor do Santana gasolina 86/76° que é uma faixa próxima da temperatura ideal dele, de GM eu não entendo mas nos manuais de serviço deve ter isso especificado. Instalei a cebolinha na base do radiador, bem no meio dele.
Como o Leopoldo falou, valvula termostática não é enfeite, seja alcool ou gasolina. O meu quando estava com helice original e sem valvula era uma porcaria, levava um tempão pra aquecer e parar de ratear na lenta, agora em 2 minutinhos já dá pra desligar o afogador que o motor atinhge a temperatura certa e fica redondinho.
[]'s
bom galera !!
segue a minha luta por um motor geladao !!
do primeiro post ateh hj... forma feitas as seguintes mudancas...
radiador limpo... vaso expansor... vetoinha eletrica (a/c vectra)... bomba dagua zerada... manguerias seguramente nao estranguladas... valvula termostatica zerada...
nitida melhoria.. na cidade... temp perto dos 80..85... ventoinha armou soh uma vez na semana passada.. com quase 35 graus de temp ambiente... vaso no nivel.. tudo ok...
sem duvida.. o aparato melhorou a refrigeracao...
na esperanca de ver a temperatura baixar na estada.. la fui !!! para uma estrada com percurso de 18kms....
roteiro...
sabadao.. 2 da tarde... 34 graus.. sai de casa e passei na casa de um colega pra nao ter perigo de me ferrar sozinho.. heheh...
da casa do coelga ate a saida da cidade.. no calor da bahia q fez no fds.. o motor ja estava na sua temperatura de tabalho.. com o pontero em cima dos 80.. e la parado.. subindo e descendo um pouco.. de acordo com o local por que passava..
entrei na estrada.. alca de acesso num decidao... 4ª marcha.. 80kmh... PX sintonizando as lorotas dos caminhoneiros... ventao na cara.. show de bola...
no primeiro km o ponteiro ja acordou... ventoinha acionada pelo cebola de 82-76....
5 kms... segue a temperatura subindo... apesar do vento frontal.. e a ventoinha acionada... direto...
10ks... e o pontero ja se aproximava do 100°...
disposto a terminar o percurso a qq custo.. segui em frente...
o motor segue na mesma.. pe no mesmo lugar.. subida.. descida.. 80km/h... cravado.. o motor nao parecia estar se esforcando...
lembrando q falamos de um motor de opala 4 cil gasola... queimando gasolina podium...
finalmente.. pontero nos 100°.... 15km de percurso... (ventoinha ligada direto)
dai em diante.. o pontero parou... (tb..acho q a pressao do sistema nao permite a evaporacao...uhauha)...
fim to trecho.. alca de acesso..um avenida.. de bom fluxo... pontero continuou la...
de volta ao perimetro urbano.. o pontero baixou um pouquinhoooo dos 100°...
chegando em casa... jeep parado... capo aberto...
aparentemente tudo nomal... senao pelo fato de o vaso expansor estar repleto... e caindo algumas gotas... bem poucas... pela tampa...
conclusao.. mnelhorias... mas.. nao eficientes.... nas estrada.. o bixo segue queentee... na cidade.. melhorou.. embora nada faca a temp baixar... dps q sobe...
proximo passo.... trocar o radiador ????? sera q um radiador de onibus resolve ?
ou entao vou por dois.. um atras do outro.. a agua sai de uma e entra no otro antes de ir pro motor.. ehheua...
mais ideias ???
só uma pergunta.........
onde anda o ponto de ignição inicial e final desse motor?????
manda verificar tmb se for com ignição eletronica se não ta com a aranha do distribuidor fora de posição......
taxa de compressão??????
binhocastro
18/01/2008, 10:18
finalizando a historia e deixando um alerta aos colegas que dependem de mecanicos para fazer o "serviço".
Regra numero 1: Jeep no mecanico, vc do lado.
de agora em diante ficarei de pe ao lado do infeliz q estiver mechendo nos meus jeeps... pq de cagadas ja basta as q eu faco...
resumindo a historia do aquecimento... o problema estava no radiador (que eu ja tinha mandado "FAzer"...
ocorre que quem o fez nao fez nada... apenas pintou por fora...
como ultima tentaiva de resolver o problema de aquecimento antes de mandar abrir o motor (q por sinal nao tem 4000km apos retifica)... mandei o radiador pro "especialista" pra colocar a 4ª colmeia...
ao desmontar o bixo.. (com o mala aqui do lado)... notou q MUITAS canaletas estavam entupidas... prejudicando a circulacao da agua...
colocamos um miolo novo.. com 4 colmeias.. e o radiador foi remontado... reinstalado... ficando o a configuracao assim:
Motor GM 151 Gasolina
Radiador 4 Colmeias com Vaso Expansor
Helice Mecanica Atras
Ventoinha Eletrica na Frente
Finalmente, problema resolvido... o cebolao de 82º nunca mais acionou a ventoinha...
lembre-se... soh diga que algo foi feito.. se vc viu fazendo.
Milton Quindim
18/01/2008, 13:42
Milton, quero discutir algumas ideias pois vejo alguma coisa enrolada:
Eu sou meio enrolado mesmo...sou protético, manjo mesmo de dentes e bocas, não sou engenheiro e não uso termos técnicos pois não os domino por isso creio que sou entendido pelos demais que também não os são.:mrgreen:
1- O sensor de temperarura pode ser onde o cidadão quiser, só que a posição + "correta" é no cabeçote, onde a temperatura é mais alta. Alguns motores tem o sensor na saída do cabeçote justamente junto à termostática, pois há um by-pass lá.
Pode sim o problema é do cara , mas como vc mesmo disse o correto é no cabeçote e eu nem sei o que é by-pass.:oops:
2- a água se divide em várias canaletas dentro do bloco e nem sempre pode-se cosiderar ou supor que passou pelos outros antes. O fato do último ser menos refrigerado pode ser explicado pela maior distancia da bomba à referida camisa, as correntes de convecção, à cndução do bloco e menor ventilação em relação ao 1º cilindro.
Existe um sistema de circulação da água dentro do motor e a agua entra por um lado circula e sai pelo outro independente de quantas serem as cavernas ou coisas assim, o que importa é que ela volta para abrir a termostática com a temperatura mais alta e como eu disse se o sensor estiver depois da válvula o "cara" leva um susto pelo salto que o ponteiro da temperatura dá cada vez que a valvula abre.:putz:
3- O sistema é pressurizado justamente para não haver a formação de vapor na linha. Enquanto a tampa estiver fechada a água não ferve, a menos das imediatas imediações das camisas.
Agua entra em ebulição asim que chega aos 100 graus se não houver aditivos que a impeça de ferver, independente da tampa fechada ou não, senão caldeira não explodiria e nem panelas de pressão pois estão sempre fechadas.
Explodem pela pressão exercida pelo vapor e não pela expansão do líquido interno.:concordo:
4- A ventoinha tem a cebolona no radiador. O sensor de temperatura do bloco, na saída. Só isso. A sobrecarga em uma ventoínha só pode ser originada de ligação elétrica ineficiente, cebolona errada, platinado de cebolona com defeito, obstrução em demasia no compartimento do motor... ou radiador com problemas, tal como vazamento.
Lembrem-se que a ventoínha deve trabalhar sempre que o jeep estiver em baixa velocidade ou parado. Em movimento, quem refrigera é o ar de impacto.
Como disse, em outras palavras , atrás, no bloco.
5- A termostática tem como principal função permitir que a temperatura do motor SUBA rápidamente e controladamente. Ela não foi projetada para permitir a refrigeração e sim o aquecimento. Ela faz isso obstruindo uma boa parcela de fluxo de água. O by-pass da termostática permite que a água circule vagarozamente sem no entanto, bloquear completamente o circuito quando a termostática ainda não abriu. Isso é a resolução de estabilização termica do motor e impedir trocas rápidas de temperatura sem a mesma, onde prejudicaria dados componentes. Alguns mecanicos podema té não saber exatament o porque mas acertam quando dizem que é para aumentar a vida útil e sem saber, manter o motor em rápido aquecimento até a "estabilidade" termica.
Novamente a mesma coisa em outras palavras menos técnicas.
6- Então, voltamos ao radiador. Na maior parte dos sistemas de ventoinhas adaptadas, a cebolona está na base do radiador e não no bloco. A cebolona "mede" o quanto foi resfriado e se não foi o suficiente em baixa velocidade, ela força com o ar propiciado pela ventoinha... na marra. A calibração da cebolona usada deve ser selecionada para permitir isso. Se vc usar uma cebolona com outra calibração, deve intalar em um local apropriado ou a ventoinha estara sempre trabalhando + que necessário ou, nunca trabalhando quando deve.
Acho que o enrolo está ai, confusão entre sensor de temperatura que tem o visor no painel, que eu estava falando, e sensor de temperatura que aciona a ventuinha de qual vc está falando, no mais é isso...bjus.:dance:...ah sim e boas férias para quem tem este prazer...kkk
Marcos ET
18/01/2008, 16:57
Agua entra em ebulição asim que chega aos 100 graus se não houver aditivos que a impeça de ferver, independente da tampa fechada ou não, senão caldeira não explodiria e nem panelas de pressão pois estão sempre fechadas.
Explodem pela pressão exercida pelo vapor e não pela expansão do líquido interno.:concordo:
Falae Miltão! blza? cara... isso daih que vc escreveu tá meio "errado".....
A água ferve a 100°C SE vc estiver no mesmo mível do mar.... pois a pressao armosférica é maior ali.... em Goiania, por exemplo, que é mais alto, a água ferve a 97,5°C..... tudo isso pq lá a pressao atmosferica é menor... ENTAO, se vc aumenta a pressao, vai aumentar tbem a temperatura em que a água ferve! SE a tampa do seu radiador estiver fechada, o sistema está sob pressao, entao a água está la dentro, a mais de 100°C e NAO FERVE. Se vc estiver com uma tampa defeituosa, que nao permite pressao no sistema, entao a água ferve antes doq deveria, e seu radiador vai secar logo logo!
Aditivos sempre ajudam, mas nao se esqueça de que o fator determinante dos pontos de ebulição, solidificação, fusao da água sempre foi A PRESSAO EM FUNÇÃO DA TEMPERATURA... Duvida? se seu carro (nao tou falando do jeep! rs) tem vaso-expansor, mantenha ele funcionando até ligar a ventoinha, depois, desligue o motor e observe se tem água fervendo lá dentro... depois, vá abrindo VAGAROSAMENTE a tampa do vaso-expansor e veja! a água começa a ferver a medida que vc vai liberando pressao do sistema......
Sistemas de caldeira podem trabalhar com vapor seco, vapor saturado, etc... tudo vai depender da pressao e da temperatura... pra isso tem um gráfico que mostra os pontos de vapor, tipo de vapor, etc.... (eu tenho ele aqui em algum lugar, mas nao encontrei o "marvado")....
[]'s vaporosos...
ola pessoal... preciso de opinioes.. solucoes... hehee
vamos ao caso...
tenho um cj3 51... com motor de opala novo (retificado)... radiador original do jeep... sem ventoinha eletrica... e usando a helice do proprio motor...ligada ao mancau... teoricamente com ventilacao permanente...
o radiador esta bom.. nao tem furos.. nao tem sugeira na colmeia... foi recondicionado recentemente...
qdo sai com o jeep... em pouco tempo... seja em transito.. ou em estrada... a tempatura vai chegando perto do 100.. e o radiador comeca a jogar alguem fervente pelo suspiro...
nao sei dizer se ele ferveria.. pois sempre q chega nesse ponto eu paro uns minutos... para ele tomar um ar...
o jeep tem cambio 4 marchas.. e eu toco tranquilo... 70km/h... lembrando q o jeep tem relacao nova e mais livre q a original... o q faz o motor trabalhar com menos rotacao...
agora pergunto... oq fazer? vetoinha eletrica ? automatica ou direta? outro radiador? tiro a helice do motor? a helice serve pro motor tb ou soh pro radiador? ponho cerveja no radiador?
por favor.. dicas para o arrefeciemnto do meu jeep!!
vlwww
.........T BOM?....POSO METER A COLHER NESTE PRATO?... OLHA JA TIVE EXATAMENTE O MESMO FOFOMENO........DIGO FENOMENO....... UM OPALA 90..TODO ORIGINALSINHO ...........MESMA COISA TEMPERATURA ANORMAL NAS MESMAS CONDISOES......AS PAS DO VENTILADOR ESTAVAM MACHUCADAS CUASE A INVERSA ...SABE AQUELA POCISAO Q DEVE TER A PA.......ASSIM CONCAVA...DIGO FLECTADA....PARA PUXAR O AR PRA PASAR DO RADIADOR ......MAS NA ESTARADA? .....A PA NESAS CONDISOES ELA FAZ DIMINUIR O AR Q DEVERIA PASAR ATRAVES ...PELA VELOSIDADE DO CARRO......DA UMA OLHADA....ESPERO SER UTIL:oops:
Milton Quindim
18/01/2008, 20:47
Falae Miltão! blza? cara... isso daih que vc escreveu tá meio "errado".....
A água ferve a 100°C SE vc estiver no mesmo mível do mar.... pois a pressao armosférica é maior ali.... em Goiania, por exemplo, que é mais alto, a água ferve a 97,5°C..... tudo isso pq lá a pressao atmosferica é menor... ENTAO, se vc aumenta a pressao, vai aumentar tbem a temperatura em que a água ferve! SE a tampa do seu radiador estiver fechada, o sistema está sob pressao, entao a água está la dentro, a mais de 100°C e NAO FERVE. Se vc estiver com uma tampa defeituosa, que nao permite pressao no sistema, entao a água ferve antes doq deveria, e seu radiador vai secar logo logo!
Aditivos sempre ajudam, mas nao se esqueça de que o fator determinante dos pontos de ebulição, solidificação, fusao da água sempre foi A PRESSAO EM FUNÇÃO DA TEMPERATURA... Duvida? se seu carro (nao tou falando do jeep! rs) tem vaso-expansor, mantenha ele funcionando até ligar a ventoinha, depois, desligue o motor e observe se tem água fervendo lá dentro... depois, vá abrindo VAGAROSAMENTE a tampa do vaso-expansor e veja! a água começa a ferver a medida que vc vai liberando pressao do sistema......
Sistemas de caldeira podem trabalhar com vapor seco, vapor saturado, etc... tudo vai depender da pressao e da temperatura... pra isso tem um gráfico que mostra os pontos de vapor, tipo de vapor, etc.... (eu tenho ele aqui em algum lugar, mas nao encontrei o "marvado")....
[]'s vaporosos...
Ai o viu...cada um dentro de sua especialidade...por isso eu faço dentes e o Marcos deve ser operador de caldeira,,,ou pelo menos já explodiu alguma...kkk...:mrgreen:
Eu escrevi o que eu aprendi no ginásio...claro que eu sei que levando em conta as diferentes altitudes a água ebuli a temperaturas difrentes somente escrevi o padrão, quanto a agua ferver vc tem razão pois ela aquece mas não vaporiza acho que assim que chamamos de fervura...errei ao dizer ferver quando estava pensando em alta temperatura e eu já senti na pele literalmente o que vc descreveu sobre abrir a tampa do radiador...kkk...no meu laboratório tenho uma panela de pressão para cocção de resina metilmetacrilato e tem uma parede de uma polegada e volume de 3 litros que usa uma temperatura aproximada de 150 graus e uma pressão injetada de 60 libras por polegada quadrada e mesmo com esta temperatura a água não ferve, somente depois da pressão ser purgada as vezes sai muito vapor da válvula. Foi assim que queimei a mão uma vez...hehehe
Marcos ET
21/01/2008, 13:01
Ai o viu...cada um dentro de sua especialidade...por isso eu faço dentes e o Marcos deve ser operador de caldeira,,,ou pelo menos já explodiu alguma...kkk...:mrgreen:
Na verdade, sou advogado... e trabalho na Procuradoria-Geral do Estado... mas já trabalhei (infelizmente) perto de uma caldeira que nao tava "bem de saúde"... rsrsrs
leopoldo
21/01/2008, 19:19
NR-13 na cabeça !
www.mte.gov.br/legislacao/normas_regulamentadoras/nr_13.asp
Socorro, alguem tem ideia do que pode estar acontecendo ???
Eu comprei um velocimetro novo da VDO junto com o estabilizador de voltagem e cebolinha nova também e elevei para o mec que estava fazendo algums ajustes para ele instalar e pra minha surpresa o marcador de temperatura não funciona. :sad::sad::sad::sad:
Se eu ligar o fio na cebolinha com o motor frio o ponteiro não sai do zero, até ai sem problema, quando eu ligo o motor não passa nem 2 minutos e o ponteiro vai direto para o topo do relogio, segundo o cara que fez a instalação eu preciso usar um fio resistivo ou uma resistencia entre o relogio e a cebolinha ?!?!?!? é isso mesmo :?::?::?: O relogio esta ligado da seguinte forma, sai um fio do reg. de tensão direto para o relogio e vem um outro direto da cebolinha parao relogio ???
Alguem pode me ajudar !!!
Valeu.
Danniel Pizatto
23/01/2008, 10:35
Tem este site (em inglês) que tem os valores de resistência dos componentes:
http://www.jeeptech.com/electrical/gauges/
Seria interessante medir o seguinte:
tensão na saída do regulador;
Resistência do medidor
Resistência do sensor.
abs
felipemendes
17/04/2008, 20:31
Deixa eu reavivar este tópico:
Fim de semana passado, finalmente consegui botar pra funcionar o GM151 do bebê monstro (nome provisório)! Agradeço imensamente por toda a ajuda que tive do pessoal do fórum, sem vcs eu já teria desistido.
Bom, depois que funcionou, vi dois problemas:
1. O radiador (do opala) tá vazando, mas é fácil consertar.
2. A bomba d'água também tá vazando pelo rolamento. Existe algum reparo dali que pode ser trocado ou tenho que comprar uma bomba nova? Tirei a bomba do motor e vi que não é fácil de desmontá-la, mas se este é o caso eu dou um jeito.
Caso eu tenha que comprar outra bomba, tenho um sério receio de comprar no ferro velho, pois nada garante que vai vazar de novo, mas também não sei se ainda se encontra desta bomba nova; comecei a procurar e não achei. Existe algum outro modelo adaptável?
Obrigado!
Marcos ET
18/04/2008, 10:04
Amigos, acho que já é hora de pensar em aposentar os velhos (e excelentes) GM151.... estes motores sao muito "esquentados"....... Antigamente, valia a pena usar estes motores pq era fácil de encontrar peças, era fácil encontrar meca pra fuçar neles... mas hoje em dia, tá ficando tao complicado manter um destes quanto manter um BF161 ou um Georgia OHC.... temos que garimpar distribuidores e bombas d'água da mesma forma que saimos à caça destes mesmos compomentes dos motores mais antigos! Acho que já tá na hora de "eleger" um outro motor (NAO to falando do AP) acima das 2.000cc.... que nao esquente tanto, que nao seja tao complicado de encontrar peças e estas coisas!
felipemendes
18/04/2008, 22:26
Amigos, acho que já é hora de pensar em aposentar os velhos (e excelentes) GM151....
Eu já tinha raciocinado a mesma coisa, mas discordo da exclusão do AP. Estou com o GM151 porque este é o motor desta "rodada de reforma". Depois que eu montar o jeep todo, andar um pouco e acertar o que falta, vai começar mais uma rodada. Na nova rodada, a única coisa que tenho certeza que farei é trocar o motor. Porém, por que escolheu-se o GM151 anos atrás?
1. Baixa manutenção
2. Peças abundantes
3. Alto torque em baixa rotação
Ora, o AP tem, de cara, as duas primeiras características HOJE. Quanto à terceira, está longe mas, usando se algumas adaptações (coisa que o jeepeiro faz o tempo todo ;)), dá pra usar uma relação mais reduzida e adaptar o motor pra álcool (se não for flex). Com isso, acho que o AP é a bola da vez. O motor de Astra é muito bom, mas acho que nunca vai bater o AP em manutenção.
Abraço já com radiador e bomba d'água do ferro velho :oops:.
Milton Quindim
18/04/2008, 23:30
Pois to pensando nisso ha um tempão jah e decidi que quando for trocar o meu Bf por aposentadoria colocarei um motor com as caracteristicas do gm 151 porem mais moderno , acho besteira desmontar o jipe para adaptar um motor que jah naum se fabrica mais que nem o do opala.
Penso assim, tempo, dinheiro, mão de obra, para colocar uma coisa "um pouco menos velha" do que o motor original do meu jipe.
Mas creio que o motor ap ainda não poderia ser o substituto ideal para a substituição do motor do opala nas adaptações.
Pensei no motor na Ranger que já disseram ser quae o mesmo OHC, ou da s10 2.4 injetado que tem caracteristicas do gm 151.
Diesel seria a melhor opção pois um motorzinho 2.8 turbo diesel seria ideal para o jipinho, mas eu adoro o cheiro da gasolina...hehehe
Mas ainda não é tempo de trocar meu bf pois ele ainda tem muito o que dar.
Até lá quem sabe apareçam opções melhores.
Marcos ET
22/04/2008, 10:24
Eu já tinha raciocinado a mesma coisa, mas discordo da exclusão do AP... Ora, o AP tem, de cara, as duas primeiras características HOJE. Quanto à terceira, está longe mas, usando se algumas adaptações (coisa que o jeepeiro faz o tempo todo ;)), dá pra usar uma relação mais reduzida e adaptar o motor pra álcool (se não for flex). Com isso, acho que o AP é a bola da vez.... :oops:.
felipemendes, blza? nao é que eu "exclui" o AP... eu mesmo pretendo ir atrás de um (1.8 álcool - por questoes financeiras, é claro), porém, tava apenas diferenciando os motores por "comportamento" entende? um AP, pra mim, está em outro nível de motor, com níveis de torque e potencia descritos em curvas que nao sao das melhores para se ter em jeeps... por isso, um exemplo que me ocorre é que o CHT estaria mais "perto" do GM em questao de características doq o AP... (embora ambos sejam motores fora de linha, é só um exemplo)...
Pois to pensando nisso ha um tempão jah e decidi que quando for trocar o meu Bf por aposentadoria colocarei um motor com as caracteristicas do gm 151 porem mais moderno , acho besteira desmontar o jipe para adaptar um motor que jah naum se fabrica mais que nem o do opala.
É assim q eu penso tbem... sao todos EXCELENTES motores e servem MUITO BEM nos jeeps.... só que eles nao acabam mais com um dos principais motivos de substituição de motores: a troca por algo que está em linha de produção...
creio que o motor ap ainda não poderia ser o substituto ideal para a substituição do motor do opala nas adaptações.
Poizé.... como eu falei, sao ótimos motores, mas com caracteristicas diferentes....
...usando-se algumas adaptações (coisa que o jeepeiro faz o tempo todo ), dá pra usar uma relação mais reduzida e adaptar o motor pra álcool (se não for flex). Com isso, acho que o AP é a bola da vez.
Mais ou menos.... sabe Felipe, ado fui trocar meu motor original, eu queria mesmo um AP no jeep... achava o motor GM 151 grande, pesado e beberrão... (ainda acho), porém, com o tempo, fui aprendendo a gostar mais deste motor... vi que eu podia aumentar ele para 3.0 (só nao acho o diabo do virabrequim grande) e vi que um GM pode ser muuuuuuuuuuito mais potende que um AP quando bem fuçado (pois ele é muuuuuuuuuuuuuuito mais superdimensionado que os AP - vide matéria do "Best Car Web Sites")... além do mais, como disseram a alguns anos atrás aqui no fórum: "nada substitui algumas polegadas cúbicas a mais"...
Acho que se for para ter um AP no jeep, e ficar livre, por exemplo, do tal problema de temperatura (mal constante destes motores GM em jeeps e "alvo" principal deste tópico), as adaptações poderiam ocorrer no próprio motor... como, por exemplo, substituindo o comando por um mais tranquilo, com angulo de cruzamento menor (como os comandos de CHT, que eu já falei aqui no fórum antes).... o realinhamento da carburação, aumento da taxa de compressao, a conversao para álcool, o redimensionamento do sistema de exaustao (escape)... tudo isso seria ótimo para compensar a baixa cilindrada do AP frente ao GM... só depois de alterar estas "coisinhas" é que eu pensaria em acertar cambio, pneus e etc....
Quem sabe, daqui a algum tempo, nao aparecem Jeeps com motores FIAT FIRE 1.8 ??? (calmae gente!!! é só um exemplo! rs)
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