Ver Versão Completa : Terminal Rotular
:mrgreen:AE !!
Alguem conhece alguma loja boa com bons preços onde eu possa encontrar um par de terminais rotulares para fechar a minha barra de tracao?
DE preferencia no ABC ou Sampa...
[]'s
entre em contato com www.termiparts .com.br
dicas:
1) super dimensione
2) não use os terminais com teflon peça em aço /aço.
Qualquer dúvida me ligue
31-2102-8309 André.
Terminais comprados e recomendo a loja... Muito atenciosos e deram um show de informações do que se pode ou nao fazer...
RECOMENDO
[]'s rotulares
GustavoRisso
07/08/2007, 18:02
Pagani,
Você pode informar os valores e o tamanho dos terminais?
[]s
Henrique Josino
07/08/2007, 20:57
tbm gostaria dessa informações.!
[]'s
Elmer_Jeep
08/08/2007, 00:42
x2.
[]'s
Opa...
Peguei um catalogo, está em casa a noite eu posto aki...
GustavoRisso
09/08/2007, 09:46
Beleza Pagani! Estamos no aguardo...
[]s
Marcelo A. Marchiodi
09/08/2007, 11:57
O catálogo da Termiparts está disponível online no site deles: http://www.termiparts.com.br/catalogo.html
Mas se mandar email pra lá, eles mandam um catálogo em papel, eu fiz assim, já comprei deles e vou comprar mais, e realmente são muito atenciosos e acessíveis, recomendo!
Procurem pelo Ailton: ailton@termiparts.com.br
Foi ele que me atendeu!
Marcelo A. Marchiodi
09/08/2007, 12:02
2) não use os terminais com teflon peça em aço /aço.
Poderia explicar o porque?:pensativo:
Já que no catálogo este é mais indicado por ser livre de manutenção, inclusive, quando liguei lá, me indicaram justamente este com teflon, disseram até que este era usado na Stock car.
Elmer_Jeep
09/08/2007, 14:53
Marcelão, na stock não tem lama...
[]'s
Marcelo A. Marchiodi
09/08/2007, 16:36
Marcelão, na stock não tem lama...
[]'s
É mesmo!:oops:
Com a lama agindo como uma pasta abrasiva, esse teflon ia sumir rapidinho! Mas ainda acho que seria melhor perguntar a eles.
Eu usei o TI- KA 18 com o anel raspador (aço/aço)
Ramiro - Bin Lôco
10/08/2007, 18:01
Opa!
Já adicionei no meu "favoritos"!!!
[]'s
GustavoRisso
10/08/2007, 20:07
Fala Pagani!
No site qual é este TI- KA 18? E este anel raspador.... o que é?
Você pediu com engraxadeira? (vi que é opcional...)
[]s rotulares....
AE !!
Pedi com engraxadeira sim, este anel, fica em torno da esfera, e pelo q entendi ajuda a nao dar folga e junto com o sistema interno nao permite que a esfera saia do olhal...
[]'s rotulares...
Marcelo A. Marchiodi
23/08/2007, 10:19
Achei esse site http://www.streethot.com.br/ é só ir no link "suspensão"...
Um terminal rotular de 3/4" por 55 reais... será que esse preço tá errado?
Na minha última consulta à Termiparts, um de 14 mm custava 105 reais...
Não tô entendendo...
Elmer_Jeep
23/08/2007, 11:29
Achei esse site http://www.streethot.com.br/ é só ir no link "suspensão"...
Um terminal rotular de 3/4" por 55 reais... será que esse preço tá errado?
Na minha última consulta à Termiparts, um de 14 mm custava 105 reais...
Não tô entendendo...
Marcelão, essa streethot sempre anuncia em revistas de preparação, acredito que os caras tem preço bom porque compram em quantidade pra revender, diferente de comprar em unidade mesmo que direto de fábrica.
Chegou a consultar a marca que eles revendem ?
[]'s
Marcelo A. Marchiodi
23/08/2007, 11:52
Marcelão, essa streethot sempre anuncia em revistas de preparação, acredito que os caras tem preço bom porque compram em quantidade pra revender, diferente de comprar em unidade mesmo que direto de fábrica.
Chegou a consultar a marca que eles revendem ?
[]'s
Então Elmer, ainda não liguei lá, vou ligar amanhã.
Há uns poucos dias eu dei uma pesquisada por cima, vi que tem muita gente que faz isso por aqui no Brasil, pois é tudo normalizado, DIN, até os desenhos que eles usam nos catálogos são todos iguais.
Mas se for bom e for esse preço mesmo, eu vou nadar de braçada, pois p/ o meu projeto vou precisar de 24 desses!!!! Isso pra ficar do jeito que quero!
Sabe que agora que acordei para esse mercado de preparação, hot rod, tuning, os caras tem muita coisa que podemos usar mas por não anunciarem no meio 4x4, muita gente acaba nem sabendo deles.
Beto Lacerda
23/08/2007, 12:39
mais um fornecedor p/ vc's
www.imetex.com.br
compro deles terminais esfericos , para aplicações aqui no trampo .
mas eles tem rotulares tb
olhem esse pdf que bacana
http://www.imetex.com.br/pdf/terminais_garfos_articulacoes.pdf
Marcelo A. Marchiodi
28/08/2007, 17:13
Fiz a compra de 2 terminais do site Street Hot, assim que chegar, tiro algumas fotos e coloco aqui.
Dando mais uma pesquisada vi que o Afonso Casrlos da TT4 iria fazer, mas ele sumiu do fórum, mandei email e MP e até agora nada.
Elmer_Jeep
14/04/2010, 11:09
Bom, não vi TI na lista, mas gostaria de saber se esse de 18 ficou num tamanho legal pra barra anti-rolagem.
[]'s
equipeminas4x4
14/04/2010, 11:52
Bom, não vi TI na lista, mas gostaria de saber se esse de 18 ficou num tamanho legal pra barra anti-rolagem.
[]'s
Não vejo necessidade de usar mais que isso numa barra antio-rolagem.
[]'s
Elmer_Jeep
15/04/2010, 16:28
Fiz uma cotação na Termiparts e encontrei os seguintes valores
18mm = R$190,00
20mm = R$200,00
Rosca externa(macho) e superficie de fricção aço/aço
Marca: Termicon
Já na ATI BRASIL o preço é bem menor
18mm = R$47,00 + 12% (ipi)
20mm = R$53,00 + 12% (ipi)
Rosca externa(macho) e superficie de fricção aço/aço
Marca: não consultei...
[]'s
Marisco Off Road
15/04/2010, 17:35
Elmer,
Tem certeza que os da ATI são aço/aço, pois quando liguei disseram que só tinha aço/bronze.
Segundo eles não tem anel raspador, na verdade o cara nem sabia o que era isto.
Abs,
Elmer_Jeep
15/04/2010, 17:48
Elmer,
Tem certeza que os da ATI são aço/aço, pois quando liguei disseram que só tinha aço/bronze.
Segundo eles não tem anel raspador, na verdade o cara nem sabia o que era isto.
Abs,
O cara falou no telefone que era aço/aço, cotei frete via sedex e pac, fui muito bem atendido.
Nesse link http://www.atibrasil.com.br/arquivo/download/Terminais%20de%20rotula.pdf
tem um catálogo on line mas não to conseguindo abrir pois a conexão banda-lerda ta ruim...
O email p/ contato é vendas@atibrasil.com.br
[]'s
fabiano carraro
15/04/2010, 23:30
verifica 100% com o vendedor se é aço/aço.....:pensativo:
mas se nao for, nem esquenta coloca aço/bronze sinterizado mesmo, isto nao da problema antes de 12 meses se for colocado graxa nautica de vez em quando .....:concordo:
ROAD TECH
15/04/2010, 23:41
Olá Amigos,
Já tive que usar terminais esféricos numa montagem de acionamento a cabo de um câmbio Fortin de competição. Usei os da marca Torpeças. Na época (2006) eram bem mais baratos que os da TERMICON, que aliás são uma mer.....
Deixo aqui a dica : http://www.torpeca.com.br/index.html.
sds,
Octávio
Elmer_Jeep
16/04/2010, 10:36
Olá Amigos,
Já tive que usar terminais esféricos numa montagem de acionamento a cabo de um câmbio Fortin de competição. Usei os da marca Torpeças. Na época (2006) eram bem mais baratos que os da TERMICON, que aliás são uma mer.....
Deixo aqui a dica : http://www.torpeca.com.br/index.html.
sds,
Octávio
Obrigado pela dica, ja pedi orçamento deles.
Gostei das especificações :concordo:
http://www.torpeca.com.br/18.html
http://www.torpeca.com.br/18p.jpg
[]'s
FernandoRisso
16/04/2010, 11:28
Pessoal,
Uma dúvida aos engenheiros de plantão: Como podemos calcular qual o terminal mais adequado a ser utilizado? Há algum forma de medir capacidade de carga e assim escolher o mais indicado ou vamos na base do maior é melhor?
Alguém conhece algum fornecedor nacional que trabalhe com terminais feito em chromoly?
Somente como referência, vou utilizar para a direção esses terminais http://www.ballisticfabrication.com/XM-1214-78quot-w-34quot-ball-CrMo-rod-end-w-kevlar-liner-_p_1423.html - que tem capacidade de carga estática de 55.692lbs = 25.261kgf. Isso é 4x maior que o mesmo terminal de 3/4" na tabela aço/aço.
[]'s
equipeminas4x4
16/04/2010, 11:45
basta vc verificar a tabela pra ver a capacidade do terminal, ou vc quer saber qual a carga que será aplicada nele?? Na direção, basta calcular a força que o cilindro faz. Nas barras de suspensão é mais complicado, terá que supor algumas cargas aplicadas na barra, etc. Não vou dizer que compensa esse trampo todo, mas jeito tem. Usa uma medida que vc já sabe que não vai dar problema e boa.
Eu uso M16 na direção do Kalango e sobra. Nas barras da suspa usaria os mesmo que o ELIana tá usando.
[]'s
Elmer_Jeep
16/04/2010, 12:32
Mais uma cotação
De: Torpeça Metalurgica (torpeca@torpeca.com.br)
Enviada: sexta-feira, 16 de abril de 2010 15:14:14
Para: Elmer Jeep (elmer_jeep@hotmail)
Bom dia Elmer
Segue a cotacao solicitada:
TRE 18 LA
Preco Liquido Unitario: R$ 85,00
Quantidade: 01/pç
TRE 20 LA
Preco Liquido Unitario: R$ 85,00
Quantidade: 01/pç
Gostei desses pelo fato de possuirem o anel raspador e bico engraxadeira.
Elmer_Jeep
16/04/2010, 12:37
mais um fornecedor p/ vc's
www.imetex.com.br
compro deles terminais esfericos , para aplicações aqui no trampo .
mas eles tem rotulares tb
olhem esse pdf que bacana
http://www.imetex.com.br/pdf/terminais_garfos_articulacoes.pdf
Cotei com esse também:
De: Vendas 4 (vendas4@imetex.com.br)
Enviada: sexta-feira, 16 de abril de 2010 15:57:46
Para: Elmer Jeep (elmer_jeep@hotmail.)
Anexo orçamento solicitado.
Em caso de pedido, favor nos enviar as seguintes informações:
(1) Consumo ou Industrialização.
(2) Qual transportadora podemos enviar.
(3) Favor nos enviar o endereço eletrônico p/ envio da nota fiscal eletrônica.
Sds,
Juliana - Comercial
Fone: 11-5180-1783
Fax: 11-5181-1777
E-mail: vendas4@imetex.com.br
00878 TERMINAL DE RÓTULA - DIN 648 EA 17 84836090 PC 1 R$=58,32
00879 TERMINAL DE RÓTULA - DIN 648 EA 20 84836090 PC 1 R$=70,80
Itens sob encomenda.
fabiano carraro
16/04/2010, 12:40
Mais uma cotação
Gostei desses pelo fato de possuirem o anel raspador e bico engraxadeira.
tem que atentar pro fato da engraxadeira nao ser a comum,igual de cruzeta e sim uma micro esfera dificil de se achar a ferramenta pra usar ali,eu adaptei uma com seringa e bico de encher bola........pois nao achei nem na FG.:parede:
e aquelas proteçoes de borracha que alguem postou outro dia destes,sera que alguem tem aq,nao encontrei em lugar nenhum tambem.......:sad:
Gilbertojipeiro38
16/04/2010, 21:19
to usando uma soluçao mais simples e barata
rotulas GE20 e GE25 encaixadas numa bucha feita no torno e travadas com anel elastico
aqui uma rotula chinesa custa 9,oo e a INA 25,00
Elmer_Jeep
17/04/2010, 12:09
Como aqui na "aldeia" não tem nem um nem outro(terminal e rotula) até pensei em fazer algo assim como sugeriu o Gilberto mas meu receio é que pra instalar na barra anti rolagem eu teria que soldar um parafuso nessa bucha(que recebe a rótula) e temo que o ponto fraco seja nessa solda pois a extremidade da barra é quem vai receber toda a força do spring wrap... Por isso estou cotando os terminais rotulares com rosca macho mesmo.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/DSC01661.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/DSC01662.JPG
Parece pequena mas tem 56mm externamente e dentro está prensada a bucha hidráulica da suspensão do vectra que foi sugerida em outro tópico.
Falta só a cavidade pros anéis elásticos talvez eu utilize isso na parte trazeira da barra.
[]'s
samukanvas
21/04/2010, 01:10
Esses terminais são bem legais e resistentes, mas não seria uma boa ter bucha no meio deles?
Com esse "ferro com ferro" vai passar tudo do pneu direto pra cabine :concordo:
Abs
Elmer_Jeep
21/04/2010, 09:59
Esses terminais são bem legais e resistentes, mas não seria uma boa ter bucha no meio deles?
Abs
Qual vc recomenda, bronze ou PTFE ?
[]'s
samukanvas
25/04/2010, 23:40
Elmer, elas deverão ser macias o suficiente pra absorver as vibrações do piso/pneus. Eu usaria de borracha daquelas bem densas mesmo que é mais macia que bronze e PTFE um monte. Mesma coisa com os suportes do motor e cambio.
A vantagem é que podem ser reconstruídas e algumas reguladas. Podem andar em qualquer piso bastando limpezas de vez em nunca.
Terminais "secos" só na direção... NMHO
Abs
haundrich
17/06/2010, 08:28
Muito legal ter encontrado esse tópico.
Vi que existem terminais com ou sem manutenção.
Alguém já usou sem manutenção?
Não tem muito haver, mas comparando... Em minha empresa, parei de usar rolamentos com engraxadeira. Descobri que usando rolamentos blindados duram 5 vezes mais e então chega a hora de descartar, a pista de rolamento chegou no seu limite. Quando era rolamento com mancal e engraxadeira, aplicada a x horas determinada pelo fabricante, eu tinha trocas mais prematuras. Minha conclusão é que os lubrificáveis são muito mais susceptíveis a contaminações do que os blindados.
Alguém usa esses terminais sem manutenção?
Nas suspensões 4 link, vi gente usando rótula aço/aço e nada de bucha macia e vi gente usando rótula +bucha. Qual o técnico de se usar?
E onde se encontra tubos para essa aplicação 4 link? Qual a especificação mais usada? 2"pols parede 6 mm, sem costura?
Londrinense
11/09/2010, 00:29
Outro tópico que caiu do Céu!!!!
Seguinte, vou encarar uma suspensão 4link na 75 que ganhei de presente de niver!!!! Acredita??
Como ando com de troller, posso ir montando com calma e definindo as peças com exatidão!!!
Só que, quero ajuda!!!
samukanvas
11/09/2010, 01:14
Centro instantâneo é aquele em pó que vc mistura com água e ele fica pronto igual achocolatado? :mrgreen:
Cara, a tabelinha de 4link é linda no excel. No jipe ela te fode a vida se vc não souber o que fazer. Suspensão paradinha na tabelinha é mole de fazer. Quando torcem.... Outra história....
Sou mais de ver um cara se matando de cortar e colar ferro e saindo pra testar. Aprende-se um monte brigando assim. Computador ajuda pacas, mas não o excel. Imagina se fosse só isso. A cada esquina teríamos um mestre em suspensão. Dá pra contar nos dedos quem entende mesmo disso. Suspensão é assunto sério, envolve muito raciocínio e muita responsabilidade :concordo:
Abs
Londrinense
11/09/2010, 01:19
Centro instantâneo é aquele em pó que vc mistura com água e ele fica pronto igual achocolatado? :mrgreen:
Cara, a tabelinha de 4link é linda no excel. No jipe ela te fode a vida se vc não souber o que fazer. Suspensão paradinha na tabelinha é mole de fazer. Quando torcem.... Outra história....
Sou mais de ver um cara se matando de cortar e colar ferro e saindo pra testar. Aprende-se um monte brigando assim. Computador ajuda pacas, mas não o excel. Imagina se fosse só isso. A cada esquina teríamos um mestre em suspensão. Dá pra contar nos dedos quem entende mesmo disso. Suspensão é assunto sério, envolve muito raciocínio e muita responsabilidade :concordo:
Abs
Pois é, é coisa séria, mas se partir do excell já é um passo positivo!!
samukanvas
11/09/2010, 01:24
Pois é, é coisa séria, mas se partir do excell já é um passo positivo!!
Então cara, a tabela vai te deixar com um carro que vc espera que se comporte de uma maneira, maaaasssss.... isso não é uma lei. Imagina que nessa tabela as opções mais importantes que alteram o comportamento do carro são estimadas. E mesmo que vc estime muito próximo ela não inclui a dinâmica do troço, ou seja, o movimento. Então, pq?
Porque vc precisa ter um carro em pé e que não toque os links? É uma base sim para quem não tem nada, mas muito longe de ser "ótemo". Daí é melhor fazer um duplo radius com panhard que é certeza de dar certo e ficar bom. Simples e barato. Nem precisa tabelinha :mrgreen:
O fabiano já até andou fazendo uns braços desses... Aquelas trackbar quebradas seriam bons links e seria só incluir uma panhard :mrgreen:
Abs
Londrinense
11/09/2010, 20:53
Então cara, a tabela vai te deixar com um carro que vc espera que se comporte de uma maneira, maaaasssss.... isso não é uma lei. Imagina que nessa tabela as opções mais importantes que alteram o comportamento do carro são estimadas. E mesmo que vc estime muito próximo ela não inclui a dinâmica do troço, ou seja, o movimento. Então, pq?
Porque vc precisa ter um carro em pé e que não toque os links? É uma base sim para quem não tem nada, mas muito longe de ser "ótemo". Daí é melhor fazer um duplo radius com panhard que é certeza de dar certo e ficar bom. Simples e barato. Nem precisa tabelinha :mrgreen:
O fabiano já até andou fazendo uns braços desses... Aquelas trackbar quebradas seriam bons links e seria só incluir uma panhard :mrgreen:
Abs
Samuka, este duplo radius é igual ao do Troller? Acontece que já temho o troller e a idéia é justamente montar algo diferente, entrar em buracos que eu sei que ficaria levantando a perninha como o troller, entende?
samukanvas
12/09/2010, 23:10
A maneira de construir é que muda. O troller é feito pra ser barato, fácil de construir e fazer manutenção ou algo como isso. Com um pouco de pesquisa vc pode ter algo mais fácil de produzir (e sem precisar de muito espaço, já que o troller é assim) que um 4link e bom de curso.
Abs
cacanakagi
11/11/2010, 00:36
Bom, voltando ao assunto do Terminal Rotular, estou apanhando muito pra encontrar algo de qualidade a preço acessível... Encontrei a linha aço/aço tamanho 30mm(furo) com anel raspador de bronze a 150... Estou procurando numa indústria de peças agrícolas aqui no interior de SP... O que costumamos ver são os olhais usados em braços dos hidráulicos de tratores que não tem qualidade em relação a precisão nos movimentos da rótula. porém encontrei um terminal de boa qualidade usado em colhedeiras ($26) mas só vi fotos dele o que não resolve nada... Vou continuar procurando... Tem um olhal desses do braço do hidráulico de uma colhedeira bem justo, com a rótula sem folgas com opção de bico lubrificador em torno de $20 mas ele não tem rosca, é apenas o olhal, teria que soldar a rosca... A idéia da solda não agrada porém quem sabe na indústria eles não façam o terminal com a rosca... Vou ver... Seria algo forte com capacidade de carga de 5 toneladas trabalhando com vibração, movimento etc... e +/-10 toneladas de içamento... Calculando por baixo, sairia em torno de $30 a $40 cada peça, pra expor a barro e poeira e sabemos que não vai durar muito, acho q é negócio...
FernandoRisso
11/11/2010, 09:07
O problema vai ser a durabilidade. Eu fugiria de opções com bronze, vá para aço e aço.
Prepare o bolso, as opções não são baratas e o barato sai caro depois.
Revisões constantes, quebras, etc etc.
Avalie com carinho a opção de importação de terminais de qualidade.
[]'s
cacanakagi
11/11/2010, 11:18
O problema vai ser a durabilidade. Eu fugiria de opções com bronze, vá para aço e aço.
Prepare o bolso, as opções não são baratas e o barato sai caro depois.
Revisões constantes, quebras, etc etc.
Avalie com carinho a opção de importação de terminais de qualidade.
[]'s
Fernando... Concordo que tem q ser aço/aço, porém se encontrarmos uma opção nacional mesmo com uma durabilidade menor que as importadas (próprias pra isso) pode compensar pelo valor e disposição das peças que estão por aqui. As importadas não custariam menos que 100 cada com impostos e despesas de envio... Esses preços baixos que passei é com compra por cnpj direto da indústria com pedido minimo de $500. Na loja, cada terminal de 20 ou 25 que eu citei custa $46... E que dure 20 ou 30 trilhas boas... Depois é só substituir, o q dá pra fazer num dia de serviço com folga... Vou ver, estou estudando... Vou na fábrica hj ver os terminais e se conseguir algo, posto por aqui...
O barato sai caro sim, concordo também, mas qual a capacidade de carga dos links importados aço/aço??? Este que estou vendo, requer manutenção então quase toda trilha tem q rolar graxa nos terminais... Falei 5 ton pq o engenheiro responsável na fábrica me confirmou 6 ton em uso o que também já deve ter uma margem de segurança... Não acho que os links importados de mesmo tamanho (70mm com olhal de 25mm) ultrapassem muito esses números...
FernandoRisso
11/11/2010, 11:26
Como referência, usarei esses terminais para direção, são de chromoly (4340)
http://www.ballisticfabrication.com/XM-1214-78-w-34-ball-CrMo-rod-end-w-kevlar-liner-_p_1423.html
Parafuso de 7/8" e furo de 3/4" tem capacidade estática de 55692lbs = 25261kg ou 25,2ton. - são menores que os que vc comentou e suportam 4 vezes mais.
A opção mais barata nacional parece boa, mas algo em 4340 por aqui não deve existir e se existir custará muito mais caro.
[]'s
Ricardo Piovan
11/11/2010, 12:23
Recebi agora a cotação atualizada da Torpeça, mas quase cai de costas !!!! Segue abaixo:
"Bom dia Ricardo
Segue a cotacao solicitada:
]TRE 20 LA COM ANEL RASPADOR OU GRAXEIRA
Preco Liquido Unitario: R$ 185,00
Quantidade: 04 /// PEÇAS
TRE 18 LA COM ANEL RASPADOR OU GRAXEIRA
Preco Liquido Unitario: R$ 185,00
Quantidade: 04 ///PEÇAS
Prazo de fabricação: 10 a 15 DIAS UTEIS
IPI: Isento
Frete: Fob"
Bem diferente dos R$85,00 que passaram para o Elmer em abril desse ano !!!!!! Vou perguntar o pq da diferença de preço ...
Abs
Ricardo Piovan
11/11/2010, 13:54
Erro na explicação sobre o raspador !!!!
Liguei novamente na Torpeças e eles me informaram que R$ 185 é com graxeira e anel raspador, e R$ 85,00 só com graxeira.
Aí questionei o que haviam me passado que graxeira = anel raspador, e o técnico me disse que passaram informação errada !!!!! que anel raspador é um "plástico protetor que recobre o anel(bucha) do terminal", e que nada tem a ver com graxeira !!!.
Me passaram informação errada.
Abs
cacanakagi
11/11/2010, 16:11
http://www.ballisticfabrication.com/XM-1214-78-w-34-ball-CrMo-rod-end-w-kevlar-liner-_p_1423.html
Parafuso de 7/8" e furo de 3/4" tem capacidade estática de 55692lbs = 25261kg ou 25,2ton. - são menores que os que vc comentou e suportam 4 vezes mais.
A opção mais barata nacional parece boa, mas algo em 4340 por aqui não deve existir e se existir custará muito mais caro.
[]'s
Aí sim fomos surpreendidos novamente...
cacanakagi
11/11/2010, 16:18
Erro na explicação sobre o raspador !!!!
Liguei novamente na Torpeças e eles me informaram que R$ 185 é com graxeira e anel raspador, e R$ 85,00 só com graxeira.
Aí questionei o que haviam me passado que graxeira = anel raspador, e o técnico me disse que passaram informação errada !!!!! que anel raspador é um "plástico protetor que recobre o anel(bucha) do terminal", e que nada tem a ver com graxeira !!!.
Me passaram informação errada.
Abs
Será que o TRE LA 2AR no tamanho 30 ele também faria esse preço? ($85)
cacanakagi
11/11/2010, 17:04
[]'s
Fernando...
Certo... agora vamos pra realidade... Pelo que vi, compensa importar os terminais levando em conta qualidade do material... Não vou usar os terminais nos Rockwell e sim nos eixos de Band que serão instalados no Samurai... Levando em conta peso e torque a serem sustentados pelos links, concorda que o de 3/4" resolveria meu problema?
links:
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/ROCK-CRAWLER-4-LINK-5-8x3-4-ROD-END-KIT-HEIM-JOINTS-_W0QQcmdZViewItemQQhashZitem5ad0581d6dQQitemZ39004 2492269QQptZRaceQ5fCarQ5fParts
GustavoRisso
11/11/2010, 17:35
Desculpe dar pitacos.... mas acredito que aguentaria sim os de 3/4" para sua aplicação...
[]'s
Ricardo Piovan
11/11/2010, 17:58
Com certeza os importados tem uma resistencia maior a quebra, mas são absurdamente mais resistentes !!!! Precisa de tudo isso ?????????? Tenho certeza que não !!! Vou nos nacionais mesmo .....
cacanakagi
12/11/2010, 09:44
Desculpe dar pitacos.... mas acredito que aguentaria sim os de 3/4" para sua aplicação...
[]'s
Valeu Gustavo... A única mudança no Samurai além do kit 4,16 que já tem, será motor e cambio que serão feitas mais pra frente (motor Vectra 2009 140cv + cambio auto zf4hp22 mais dual case Hilux) Já tenho esse drivetrain, só falta montar....
Com certeza os importados tem uma resistencia maior a quebra, mas são absurdamente mais resistentes !!!! Precisa de tudo isso ?????????? Tenho certeza que não !!! Vou nos nacionais mesmo .....
Ricardo:
O fato de precisar de tudo isso ou não vai muito dos prós e contras... Se eu conseguir importar um terminal desses com preço inferior a 150 e pelo que eu andei vendo, eu consigo por bem menos que 150, eu vou importar sim... Sempre dou preferencia pro que temos por aqui mas tem coisas q são injustas... Só pra vc entender: Um jogo de C&P aqui de Toyota Band custa 1.300 cada, então 2.600 2 jogos... Importei 2 jogos de C&P com relação bem reduzida por 1.500 com envio e impostos pagos...
O que vc faria numa continha dessas? Mesmo pq não existe relação mais reduzida que a original da Band pick up que é 4. alguma coisa e a q importei é 5,29.
FernandoRisso
12/11/2010, 11:00
Para o samurai use as buchas de borracha do caminhão VW com torção no parafuso em um dos lados dos links.
Já funcionou em vários carros aqui do fórum, inclusive no BoB do mano.
[]'s
cacanakagi
12/11/2010, 12:10
Para o samurai use as buchas de borracha do caminhão VW com torção no parafuso em um dos lados dos links.
Já funcionou em vários carros aqui do fórum, inclusive no BoB do mano.
[]'s
Quais Buchas??? em qual link(do fórum)??? Não conheço essas buchas...
FernandoRisso
12/11/2010, 12:46
Buchas da barra estabilizadora do caminhão VW. Não vá esperando encontrar um terminal rotular, é uma bucha de borracha simples com furo 9/16", se não me engano, e a torção será feita pelo parafuso.
Sugestão de leitura:
- 4link calculator
- Tópico do BoB (minha assinatura)
- Tópico do Spider 1 (samurai bill)
- Tópico do Kalango (só não copia a suspensão traseira pq está errada! :odedo:)
- 4link calculator (para tirar as dúvidas que ficarem)
[]'s
cacanakagi
13/11/2010, 09:48
Buchas da barra estabilizadora do caminhão VW. Não vá esperando encontrar um terminal rotular, é uma bucha de borracha simples com furo 9/16", se não me engano, e a torção será feita pelo parafuso.
Sugestão de leitura:
- 4link calculator
[]'s
Só não tinha visto o BoB ainda....... Mas já to resolvendo esse negócio dos links... Não seria uma boa um ponto de graxa onde vai a rosca? encapado com aqueles protetores do estriado do cardã....
FernandoRisso
14/11/2010, 16:01
Sim, isso foi que não fizemos, mas melhoraria a questão da durabilidade.
[]'s
haundrich
23/03/2011, 18:55
Quem poderia compartilhar experiências, tipo, quanto tempo dura, se houve problema, se fosse fazer novamente, o que seria mudado, para essa questão de terminais rotulares?
pedro bonadio
03/10/2011, 16:22
Amigos!
Tenho uma dúvida, ando vendo por ai, dois tipos de terminais rotulares:
XM-16-1 1.0" CrMo rod end w/ kevlar liner (http://www.ballisticfabrication.com/XM-16-1-10-CrMo-rod-end-w-kevlar-liner_p_1579.html)
Forged Ballistic Rod End (http://www.ballisticfabrication.com/Forged-Ballistic-Rod-End_p_1786.html)
Esses são os que conheço. Mas queria saber a diferença desses para esse:
3.0" FORGED Ultra Duty BALLISTIC joint (http://www.ballisticfabrication.com/30-FORGED-Ultra-Duty-BALLISTIC-joint_p_1626.html)
Abraços!
FernandoRisso
03/10/2011, 18:16
O primeiro é um terminal rotular normal, mas de chromoly. Deu folga, joga fora e põe um novo.
Já o segundo são reconstruíveis, é uma esfera de chromoly com 2 peças de nylon, que são o que estragam e podem ser trocados a um custo mais baixo.
Se for pro primeiro veja esse site: Off-Road Fabrication Parts - RuffStuff Specialties (http://www.ruffstuffspecialties.com/catalog/)
Os preços são menores e a qualidade tão boa quanto.
[]'s
pedro bonadio
03/10/2011, 18:57
Valeu Fernando!!!
Abraços!
cacanakagi
04/10/2011, 09:08
Sugestão de leitura:
- 4link calculator
[]'s
Fala Fernando... demorei a responder mas resolvi importar os terminais 3/4 de Cromo... Sai mais barato que os nacionais q encontrei e são bem mais fortes... Eu particularmente gostei da idéia de fabricar os desmontáveis(Ball Joint)... Acho que vou importar um pra mandar fazer e ver o quanto dura....
Flávio Cadore
04/10/2011, 21:08
Fala Fernando... demorei a responder mas resolvi importar os terminais 3/4 de Cromo... Sai mais barato que os nacionais q encontrei e são bem mais fortes... Eu particularmente gostei da idéia de fabricar os desmontáveis(Ball Joint)... Acho que vou importar um pra mandar fazer e ver o quanto dura....
Hoje em dia ficou bem mais fácil fabricar estes do tipo desmontável...tornos CNC existem aos montes por aí...dá para fazer a "bola" perfeita e no tamanho que quizer e para formar o "casal" dá para usar NYLON ou BRONZE...e ainda dá para projetar a peça para receber uma coifa porque convenhamos...sem proteção vai tudo por água abaixo.
cacanakagi
05/10/2011, 08:56
Hoje em dia ficou bem mais fácil fabricar estes do tipo desmontável...tornos CNC existem aos montes por aí...dá para fazer a "bola" perfeita e no tamanho que quizer e para formar o "casal" dá para usar NYLON ou BRONZE...e ainda dá para projetar a peça para receber uma coifa porque convenhamos...sem proteção vai tudo por água abaixo.
Concordo Flavio... Então vê o custo de produção de um lote desse para fecharmos uma compra... Tem gente que empresta pra copiar... senão vou importar um desses pra gente copiar...
Flávio Cadore
05/10/2011, 21:11
Concordo Flavio... Então vê o custo de produção de um lote desse para fecharmos uma compra... Tem gente que empresta pra copiar... senão vou importar um desses pra gente copiar...
Infelizmente eu não tenho como produzir mas fiz uma projeção do que poderia ser feito...fiz um mancal "dos parrudo"...para parafuso 18 mm, bolota com 80 mm de Ø, largura do bronze/alumínio = 56 mm e diâmetro externo de 135 mm e ângulo de giro = 38 graus.
Naqueles "dentinhos" encaixa a coifa...especial é claro....hehehehe
cacanakagi
06/10/2011, 09:02
Infelizmente eu não tenho como produzir mas fiz uma projeção do que poderia ser feito...fiz um mancal "dos parrudo"...para parafuso 18 mm, bolota com 80 mm de Ø, largura do bronze/alumínio = 56 mm e diâmetro externo de 135 mm e ângulo de giro = 38 graus.
Naqueles "dentinhos" encaixa a coifa...especial é claro....hehehehe
Flávio, na minha opinião o correto era ter ao menos 2 modelos mas um só resolve a grande maioria mas a sua projeção está meio exagerada pois melhorando os materiais vc diminui muito o tamanho das peças. O tubo externo que sustenta a rótula não precisa e talvez nem deve ter mais que 60/65mm de diâmetro, a rótula com uns 40mm e o parafuso de 1/2" é quase um exagero mas já que estamos falando em mm, um parafuso de 10/11mm é o ideal para segurar a rótula que na minha opinião deveria ser feita de aço.
Flávio Cadore
06/10/2011, 19:55
Flávio, na minha opinião o correto era ter ao menos 2 modelos mas um só resolve a grande maioria mas a sua projeção está meio exagerada pois melhorando os materiais vc diminui muito o tamanho das peças. O tubo externo que sustenta a rótula não precisa e talvez nem deve ter mais que 60/65mm de diâmetro, a rótula com uns 40mm e o parafuso de 1/2" é quase um exagero mas já que estamos falando em mm, um parafuso de 10/11mm é o ideal para segurar a rótula que na minha opinião deveria ser feita de aço.
Aquela é uma versão para BIG FOOT...vou ver se dá uma 1240...
Flávio Cadore
06/10/2011, 21:16
Esta é uma versão menor...parafuso 12 mm, bolota Ø 40 mm, diâmetro externo 62 mm, largura da bolota com os insertos = 60 mm e ângulo de giro de 18 graus...
Bolota vc131 temperado e material deslizante Nylon... a grande ficou bem melhor...e depois dizem que tamanho não é documento.
cacanakagi
07/10/2011, 12:01
314712Tenta mais ou menos assim... Vc tá fazendo em CAD isso?
Esta é uma versão menor...parafuso 12 mm, bolota Ø 40 mm, diâmetro externo 62 mm, largura da bolota com os insertos = 60 mm e ângulo de giro de 18 graus...
Bolota vc131 temperado e material deslizante Nylon... a grande ficou bem melhor...e depois dizem que tamanho não é documento.
Pq não faz com a do Vectra? Só precisa fazer uns espaçadores para ela ficar afastada dos suportes.
:arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/hardcore-4x4/30868-terminal-rotular-4.html#post1142168
[]'s
Flávio Cadore
07/10/2011, 12:35
314712Tenta mais ou menos assim... Vc tá fazendo em CAD isso?
Sim, é no SolidWorks.
Flávio Cadore
08/10/2011, 00:51
Bucha Hidraulica Vectra De 1997 A 2005 Novas E Original - R$ 59,90 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-200181157-bucha-hidraulica-vectra-de-1997-a-2005-novas-e-original-_JM)
Eu não conheço a resistência destas peças mas é um caso a se pensar...
Elmer_Jeep
08/10/2011, 09:52
Bucha Hidraulica Vectra De 1997 A 2005 Novas E Original - R$ 59,90 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-200181157-bucha-hidraulica-vectra-de-1997-a-2005-novas-e-original-_JM)
Eu não conheço a resistência destas peças mas é um caso a se pensar...
Comentei sobre essas aí na página 4
[]'s
Flávio Cadore
08/10/2011, 13:05
Comentei sobre essas aí na página 4
[]'s
Eu ví lá, mas vc usou e aprovou ou deu problemas? dura pouco porque o esforço é maior?
Flávio Cadore
08/10/2011, 19:03
Refiz as peças nas proporções da 1880 e ficou com 1044...a largura ficou igual ao diâmetro externo.
Parafuso 10 mm, bolota 44 mm, largura e diâmetro externo de 74,44 e a coifa foi pensada para usar uma de pivô de suspensão. O ângulo se manteve em 38 graus ( talvez nem precisasse tanto).
Esquecí de colocar umas arruelas finas de ajuste entre as placas de NYLON que conforme vão gastando é só trocar de posição.
Elmer_Jeep
10/10/2011, 10:26
Eu ví lá, mas vc usou e aprovou ou deu problemas? dura pouco porque o esforço é maior?
Não usei, achei pequenas.
[]'s
All,
Para aqueles que estão usando os terminais rotulares como substitutos dos terminais de direção, qual a avaliação?
Alguém poderia me dizer uma especificação mínima para os terminais pensando em um samurai com eixos de CJ, direção hidráulica de opala e pneus 35?
Se tiverem alguma dica para a fabricação dos pinos, como por exemplo se seriam cônicos ou não, eu também agradeço.
Abs na velha luta por terminais que não folguem.
Alexandre
São Paulo - SP
Samurai e Frontier
pedro bonadio
17/10/2011, 18:53
Alexandre, fale com a Ensimec!
Marcel Moura
24/10/2011, 18:37
Pagani, voce teve algum problema com a torção? eles me informaram que o terminal pivota 15 graus para cada lado, dando 30 graus total, o que nao conta. Estou montando um 4 links mas pelo que vi nos importados chega a quase 45 graus, até peguei um orçamento com o Ailton, realmente atendimento nota 10, porem estou com receio de instalar e ficar limitado de articulacao pelo próprio terminal rotular.
Abraço e agradeço comentários de alguém que ja tenha instalado.
Pensei nos importados mas para trazer é complicado e se quebrar um fica parado ate repor a peça.
Rodolfo40c
06/10/2012, 16:40
Queria uma ajuda dos Senhores.
Quero fazer uma barra de direção que conecta no braço pitman-chifre de bode, como segue a figura abaixo:
374029
374030
Preciso apenas de dois terminais. Preciso saber a referencia desses terminais.
Não sei se usando os mesmo terminais de direção de 20mm podem ser usado nesta barra de direção.
Preciso que me indiquem terminais de determinados carros que são do mesmo tamanho, e robustos, com os melhores fabricantes, TRW TRE, etc..
cacanakagi
12/06/2021, 20:17
Voltando ao grupo... A galera sumiu daqui mesmo hein...
Flávio Cadore
13/06/2021, 21:08
Foram quase todos para o You Tube.....kkkkkkk