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Ver Versão Completa : Bizarrices de Niva #3 - O furo no radiador



fabioaguilera
06/08/2007, 09:50
Camaradas

Eu vivo dizendo aos que procuram minha ajuda para comprarem o primeiro Niva: "Vc viverá experiências bizarras". Talvez, por tanto repetir esta frase, eu mesmo tenha parado de acreditar nelas. Nestas horas, o FDP me faz uma surpresinha e me trás novamente à realidade russa.

A primeira grande experiência bizarra foi a suposta lâmpada queimada no farol esquerdo que me fez retirar: Guincho, quebra-mato e grade dianteira para só aí descobrir que a lâmpada não estava queimada, mas sim um conector que a antecede. A segunda deu-se na "revolta" protagonizada por uma sucessão de pequenos infortúnios ocorridos em menos de 1h no dia do aniversário do projeto "Niva" (05/05/07). A terceira ocorreu ontem.

Ao sair da Via Anchieta em São Bernardo do Campo, o cheiro de camarão invadiu o habitáculo. Não sei pq fluído de radiador tem este cheiro, mas acho-o útil para facilitar a detecção de algum vazamento. Encostei o FDP, abri o capô e lá estava::shock: Um minúsculo esguicho vindo do radiador, mais ou menos na direção do filtro de óleo, num local, portanto, de fácil acesso.

Enquanto pensava no desenvolvimento de uma nova tecnologia de vedação de radiadores, já coloquei-me a mascar um chiclete, pois caso não conseguisse pensar em nada melhor, ia ser chiclete mesmo. Passaram pela minha mente todas as soluções radicais para este tipo de problema: Ovo, esterco, banana verde... chiclete.... até que: Durepoxi! :idea: Mas eu não tinha Durepoxi! :putz:Ok, vamos fazer Durepoxi: Uma massa dura, resistente e aderente que se preste a tampar um furo numa emergência.

O furo era muito pequeno, só sabia da existência dele por causa da água que vazava, pois sequer era possível vê-lo. Afastei algumas lâminas da colméia com uma chave de fenda e muito cuidado para deixar o furo aparente. (ops!) Sequei bem a região e aí entra em ação o McGiver russo-tupiniquim: Arranquei uns fiapos de uma flanela, fiz um montinho em cima do furo e pingando Super-Bonder criou-se um tampão resitente e confiável (será?). Completei o radiador com água e fluído.

A operação toda envolveu uma visita à padaria para comprar o Super Bonder, 5l de água mineral (precisei só de uns 500ml) e 1 Coca. Levou cerca de 40 min.

Teste da bagaça: Prossegui meu caminho até a casa da minha noiva a uns 5km, fomos ao cinema (c/ o carro dela pq eu não sou idiota) e depois voltei pra minha casa (30km) sem qualquer tipo de problema. Hoje vim para o escritório numa boa. Esta semana o FDP fará uma visitinha ao Wilson. Será que era saudade do mecânico?:pensativo:

Tomara que tenha conserto, pois achar um radiador original para um Niva 95 não será tarefa das mais fáceis.

Me intriga como um furo pode aparecer do nada, num local absolutamente intocado do radiador.



Abraços arrefecidos.

Marcio Rossetto
06/08/2007, 12:56
Fabio, Jipe é assim mesmo, todos .

Uma vez tinha uma Rural 73 e fiz o motor , gastei uma grana preta .

Pois bem , fui mostrar o motor pra Galera ,abri o capô e comecei a acelerar todo feliz . De repente quebrou o eixo da ventuinha , na verdade uma baita hélice de aço . A hélice arregaçou o radiador e passou a 3 cm da minha cabeça . Vendi e não sinto saudades .

Girti
06/08/2007, 16:27
Me intriga como um furo pode aparecer do nada, num local absolutamente intocado do radiador.



Abraços arrefecidos.[/QUOTE]


Fábio, o mais provável é que o radiador tenha sofrido algum tipo de fadiga de material, proveniente de torção. Você verificou se ele estava perfeitamente fixado em seu lugar?

[ ]s calorosos (rsrsrs)

fabioaguilera
06/08/2007, 17:19
Gil, sempre esteve perfeitamente fixado.

fabioaguilera
06/08/2007, 17:20
Fabio, Jipe é assim mesmo, todos .



Não sente saudades da Rural? Pô... eu acho um p.. carro!
Que viatura vc tem hoje?


Abraço

Márcio Magalhães
06/08/2007, 21:45
Olá,

Te intriga aparecer um furo do nada? Está a quanto tempo com o Niva? He he he...

[]´s,

fabioaguilera
06/08/2007, 21:57
Tenho o FDP há 1 ano e meio. Li tudo que encontrei sobre o carro exaustivamente por 1 ano antes de comprar. E babava por um Niva desde os 11 anos. hehehehehe

Mas me diga, pq deveria ser normal ou aceitável que um furo apareça num duto por onde só passa água e que não sofre qualquer tipo de atrito? Como estes furos acontecem para que eu faça um trabalho preventivo?


Abraço

Rones Jr
06/08/2007, 22:12
Fabio....não espera a resposta do Marcio...ele no máximo vai dizer que preventivo no Niva é simples...troque por um Suzuki!! rsssss....não resisti!

Gustavo Niva
07/08/2007, 01:24
Se é de metal e passa água, pode ter certeza que vai rolar corrosão... :P

Mas e os outros carros com 15 anos? Não é "normal" aparecerem problemas tipo esse?

Não sei se é pq antes do niva eu tinha um fusca 61, mas não acho incomuns esses problemas em carros antigos...

fabioaguilera
07/08/2007, 08:30
É metal, mas o metal em questão é alumínio.
Não acho a palavra "normal" apropriada para estes casos. Talvez "frequente" me pareça mais adequada.

Queria uma explicação do tipo "How stuff works" :pensativo:

emtsuhako
07/08/2007, 09:20
Fábio, o meu Niva, 1991, possui defletores ao lado do protetor de cárter... esses defletores também ajudam a proteger o radiador de pedrinhas que possam furar o mesmo. Não sei se o Niva 1995 possui esses defletores, mas qdo eu tirei o meu para pintar, fui no sítio do meu véio sem eles e notei que grudou bastante sujeira no radiador, algo que nunca aconteceu qdo tinha os defletores...

fabioaguilera
07/08/2007, 10:05
Edson, o meu tb tem essas "placas". É toda fechada a parte debaixo do motor. Depois eu mando a foto do local onde apareceu o furo e vc vai entender pq estou intrigado. Pra furar naquele ponto, não bastaria uma pedrinha, mas uma "pedrinha Romário"! rs

Ela teria que entrar dentro do cofre do motor, driblar o canister, uma ventoinha extra e ainda acertar o radiador na parte de trás! Putz! hehehehe

O furo fez-se sozinho, sem ajuda de nada que tenha sequer tocado o radiador naquele ponto.

Girti
07/08/2007, 10:24
Edson, o meu tb tem essas "placas". É toda fechada a parte debaixo do motor. Depois eu mando a foto do local onde apareceu o furo e vc vai entender pq estou intrigado. Pra furar naquele ponto, não bastaria uma pedrinha, mas uma "pedrinha Romário"! rs

Ela teria que entrar dentro do cofre do motor, driblar o canister, uma ventoinha extra e ainda acertar o radiador na parte de trás! Putz! hehehehe

O furo fez-se sozinho, sem ajuda de nada que tenha sequer tocado o radiador naquele ponto.


Fábio, pela sua descrição, a causa mais provável é corrosão interna. O alumínio é sujeito a corrosão, sabe-se lá o que algum antigo proprietário do FDP jogou dentro da água do sistema de arrefecimento...
Acredito que o melhor, agora, seja verificar se o estado geral do radiador é bom, se não for, pode-se trocar o dito cujo.

MarcSport
07/08/2007, 11:34
Caro Fabio.
Eu tenho um Palio 2005 que a 2 meses apresentou um furo no radiador do ar quente, quando o mesmo foi retirado, deu pra ver um pequeno furo bem em um curva do tubo, ele é de alumínio e está em uma região totalmente abrigada (dentro do painel), conversando com o "técnico" ele me disse que o alumínio usado costuma apresentar corrosão, geralmente em um pouco mais de tempo e não tão precoce como no meu Palio (2,5 anos). O carro está com 38.000 km e aos 30.000 eu havia limpado o radiador e substituído seu fluido.
O fluido que passa pelo radiador do motor é o mesmo que passa pelo radiador do ar quente.
Eu sou o dono da Sportage que "falou" com vc a algumas semanas dobre a troca do NIva, na minha assinatura tem o link do anúncio...
Abraços.
Marcelo

fabioaguilera
07/08/2007, 11:41
Fala Marcelo! E Gil!

Sinceramente, do alto da minha burrice metalúrgica, não pensei que a água pudesse provocar a corrosão do alumínio, mas agora tá td mais claro! rs

Andei dando uma fuçada na net pra verificar quais são as possibilidades de susbstituição caso eu não encontre o original. Me parece que o do Corsa tem os furos de fixação bem como os dutos próximos das posições do Niva.

Talvez esta adaptação entre na lista das inevitáveis. :(



Abraço

Girti
07/08/2007, 12:07
Fala Marcelo! E Gil!

Sinceramente, do alto da minha burrice metalúrgica, não pensei que a água pudesse provocar a corrosão do alumínio, mas agora tá td mais claro! rs

Andei dando uma fuçada na net pra verificar quais são as possibilidades de susbstituição caso eu não encontre o original. Me parece que o do Corsa tem os furos de fixação bem como os dutos próximos das posições do Niva.

Talvez esta adaptação entre na lista das inevitáveis. :(

Abraço

Fábio, se a água for pura (H2O), seus efeitos corrosivos serão pequenos, mas, como bem sabemos, a "água" fornecida pela SABESP é tudo menos inodora, insípida e incolor. O cloro e o flúor nela contidos são altamente corrosivos, o que é uma das razões para utilizarmos aditivos de boa qualidade e fazermos a troca periódica da água do sistema de arrefecimento.
Neste ponto, os radiadores dos Nivas mais antigos (até 94) são melhores, pois o cobre é muito mais resistente à corrosão, além de excelente transmissor de calor, o que o faz dissipar muito bem o calor do motor.
Caso seja necessário trocar o radiador, e você não queira colocar o original do 95, talvez o radiador do Niva mais antigo seja uma boa opção.

[ ]s calorosos

fabioaguilera
07/08/2007, 14:37
Gil, a questão não é querer o radiador do 95. rs
Acho que pode ser qse impossível encontrar esta peça e, em encontrando, talvez o preço seja impeditivo.
O radiador dos antigos já me passou pela cabeça, o Wilson acha que teríamos algumas dificuldades pra fixá-lo.


Então, além do aditivo, usar água destilada ou mineral seria um exagero?
Passaria a usar "água torneiral" só em emergências.

Girti
07/08/2007, 15:45
Gil, a questão não é querer o radiador do 95. rs
Acho que pode ser qse impossível encontrar esta peça e, em encontrando, talvez o preço seja impeditivo.
O radiador dos antigos já me passou pela cabeça, o Wilson acha que teríamos algumas dificuldades pra fixá-lo.


Então, além do aditivo, usar água destilada ou mineral seria um exagero?
Passaria a usar "água torneiral" só em emergências.

Eu me esqueci de mencionar, na mensagem anterior que há quem use água destilada no radiador. De minha parte, acho um exagero, acredito que uma manutenção atenta é suficiente.

emtsuhako
07/08/2007, 16:26
Gil, qdo tava na facu, fazia pesquisas no laboratório de Mecânica dos Solos... lá tinha um destilador manero e uma vez eu destilei água e coloquei no radiador do meu Gol... não notei nenhuma diferença, bem que ele nem tinha relógio de temperatura... mas tb nunca tive problemas com o radiador nos quase dez anos que ele ficou comigo...

Rones Jr
07/08/2007, 16:28
no meu caso....usei água benta....mas tem vezes que cramulhão do arranque ainda insiste em aparecer!!! Rss....não resisti!! Mas, falando sério. Tivemos um corsa que furou o radiador Deus sabe como....foi feito reparo no radiador em alumínio e 30.000 km depois o vendemos sem mais problemas neste período. No Shrek já teve furo e foi tb reparado. Uso a solução com nãoseioqueGLIÇOL....e alguns porcentoes de água normal mesmo...

fabioaguilera
07/08/2007, 17:26
Tá certo!

Fui informado pelo Wilson há poucos minutos da total certeza de reparação eficiente do referido orifício do FDP.

Segundo relatos, o técnico do radiador disse: "Dotô, vai ficá o bixo!"

Como eu sempre digo: Fuja do mico! Daqui pra frente, só água destilada + fluído. E tenho dito!

Abraços resolvidos!