PDA

Ver Versão Completa : schwimmwagen



Nelson Queiroz
05/05/2004, 10:28
Oi pessoal,
Retornando, eu e a esposa, de um roteiro "fora de asfalto", resolvemos cortar caminho por dentro de Águas de Lindóia. Lá acontecia um daqueles encontros de carros antigos, meio comuns na região. Já ia passando batido mas, de repente, no lago do parque, chamou nossa atenção algo estranho se movimentando na água. Curioso, parei tentando identificar a "coisa". Era um Schwimmwagen, aquele jipinho anfíbio Volkswagen da II Guerra. Adivinha né, mudança de planos, tive que ir lá perto conferir. Pensei: "Bom, entrar na água tudo bem, é só chegar na margem e "cair" lá dentro. Sair daí com esse motorzinho de fusquinha é que eu quero ver", pois apesar de não ser mais o original (o atual é 1600cc, o original era 1100cc), acho meio fraquinho para um jeep.

Marcelo A. Marchiodi
08/05/2004, 14:34
:) Nelson, veja neste site http://www.vw166.com/index.htm a resposta para sua dúvida na seção Videos.
Mais: ele possuía tração 4x4 e bloqueio de diferencial!

Foi um grande veículo militar na época, alguns o consideravam melhor que o Jeep pois era mais leve e manutenção mais simples, o que você viu provavelmente é um dos únicos 2 modelos que existem no Brasil!!! O que eu sei é que um deles já tinha o motor trocado por um 1600 cc, mas o outro é TOTALMENTE original, com o "motorziho" que você falou mesmo: apenas 25 CV, devia ser bem reduzido né! deste não foi retirada nem a pintura da suástica nazista (na lateral dele, em vermelho).

Na revista, não me lembro o número, 4x4cia (quando valia a pena comprá-la...) tem a história dele, quando a guerra acabou na Alemanha, havia viaturas abandonadas por todo o país, então o ex-dono Dieter Schnur (acho que era assim o nome dele, já falecido) tratou de "pegar" um destes pra ele, desmontou inteiro, embalou peça por peça e enterrou na fazenda em que moravam, 10 anos depois desenterrou tudo e montou o danado novamente!!! Poucos anos depois disso mudou-se para o Brasil trazendo consigo o carrinho! ...uma vez a pouco tempo retiraram o motor dele p/ uma manutenção, no compartimento do motor chegaram a encontrar cartuchos de metralhadora da época que não tinham sido usados...!!!

Mauro Darezzo
13/05/2004, 21:21
Dá uma olhada no site abaixo. Nele tem a referida reportagem entre outras jóias de guerra...