Conectar

Ver Versão Completa : Land Rover x Exército

Eliseu
03/08/2007, 20:25
Aqui estou respondendo algumas dúvidas do amigo Loras, no tópico Semi-eixo e tulipas. Mas tambem estou à disposição de dúvidas dos demais participantes e gostaria de tirar dúvidas. Vamos lá: realmente, o pessoal não tá nem um pouco preocupado com a forma de condução. Eu, como mecanico e trilheiro, fico até envergonhado disso, mas como foge à minha alçada resolver isso, faço o que posso, orientando pessoalmente quando vejo estes fatos e relatando aos superiores o que está acontecendo. Sobre as Defenders, minha opinião sincera é de que são muito frágeis, pelo menos para as Forças Armadas. Tem coisas que acontecem que não é pelo mau uso, como o desgaste do semi eixo-tulipa. Outras coisas tambem, como bomba de direção, a carroceria literalmente se desmanchando (soltam os rebites e parafusos), tudo independe do uso. Temos tido muitos problemas de embreagem, com troca de pelo menos 2 conjuntos por semana, numa frota de aprox. 50 viaturas. Concordo que existe muito mau uso, mas tambem tem colega que dirige direito e o conjunto não aguenta. Aguenta mais do que uma com má conduta, mas dificilmente passa de 50.000 km nas 130. Acredito que deva ser pelo maior peso desta viatura. Agora, aqui no Haiti tambem tem a particularidade do transito: é uma tranqueira mesmo, um anda e para 100x pior que Marginal Tite em dia de enchente. Conheço diversos lugares, inclusive alguns terríveis, no exterior, mas aqui é complicado. Para o uso que fazemos delas aqui, elas estão literalmente se desmanchando, na parte de carroceria e elétrica. Na mecanica não é diferente, mas o uso realmente é severo. Temos como agravante que o solo aqui tem uma alta concentração de calcário e outros minerais, creio muito abrasivos. Sobre comparação com Toyota e Engesa, acho que levam quilometros de vantagem sobre a Land, no aspecto resistência e rusticidade. Só no conforto a Land é melhor. Digo isso pela experiência, pois fui proprietário de um Engesa EE4 FI-86 durante 3 anos e trabalhei, e muito, com Bandeirante (Xingu para o EB) na amazônia, tendo diversas vezes feito o percurso da Transamazonica, indo de Itaituba tanto para Humaitá como para Marabá, mesmo em época de chuvas. Isto sem esquecer a BR 163-Cuiabá/Santarém, até a Base Aérea da Serra do Cachimbo, em pleno período das chuvas. Nunca tive problemas mais sérios do que algum calço de motor ou amortecedor estourado, ou ficar sem freio, pois eram ainda com freio a tambor. Tinham a limitação da suspensão, realmente dura e com pouco curso. Gostaria de ver como se saem o Marruá e o Troller em situações como a nossa aqui no Haiti. De Troller já fiz muitas trilhas e Raids como navegador no RS/SC, e acho que também tem alguns pontos fracos, mas é muito confortável e resistente na parte de motor-caixa-diferencial. O freio apresenta alguns problemas e a suspensão. Agora vamos ouvir opiniões diferentes, pessoal.... Apenas vou deixar minha opinião: para o uso do dia a dia e eventual trilha, vou de Land. Para competíção: Troller. Abraços!!!!!

Eliseu
03/08/2007, 20:45
Loras, o cronograma de manutenção do EB é o seguinte: revisão diária pelo motorista/operador nos níveis de óleo, filtros e reaperto geral. Semestralmente, existe uma revisão geral, chamada por nós de manutenção preventiva, com desmontagem de cubos de roda, freios, motor partida, alternador..... Seria aquela que a gente faz antes de uma viagem de férias. Fora disso, só manutenção corretiva, isso é, quando quebra algo. Aqui no Haiti, adotamos algo parecido: estamos fazendo uma revisão geral em todas as viaturas agora na chegada (uma Land a cada 2 dias, Mercedez a cada 2 dias e Urutu a cada 5 dias) e depois só corretiva até fechar o semestre, que é quando termina a missão para o nosso contingente, que é de gaúchos. O próximo é de cariocas, que devem seguir algo semelhante. Acho que respondi a dúvida...[]`s

Alexandre Zocrato
03/08/2007, 23:47
Interessante sua observação, Eliseu.

Eu tenho uma defender 2002 desde 2004. NUNCA troquei embreagem dela. Até a verifiquei recentemente, e está ótima, ainda dura muuuiito.

Ando com minha viatura para todos os lugares. Faço trilha, viajo, trânsito urbano (você conhece o trânsito urbano por aqui também, né?). Moro em Belo Horizonte, muito morro e minha embreagem continua numa boa.

Eu nunca a achei frágil. Ao contrário, a minha aguenta muito. Interessante é que sempre faço trilha com pessoal de willys e eles sempre quebram alguma coisa (não que sejam viaturas ruins, mas têm muitos anos na frente e um projeto um pouco ultrapassado).

A polícia civil daqui de Minas não se adaptou às lands. Eu acho que o problema não eram elas, mas sim uma série de fatores: mau uso, péssima manutenção (no caso deles) e inadequação no que se refere às peças de reposição - a verba não chega às vezes para o combustível, quanto mais para manutenção de land. Mas isso no caso da polícia mineira.

No caso do exército, como você diagnosticaria os problemas com as lands? Eu sei que as forças armadas do mundo inteiro usam defenders. Você saberia dizer se eles enfrentam os mesmos problemas que o exército brasileiro?

Um forte abraço e boa sorte.

Eliseu
04/08/2007, 00:04
Alexandre, é como eu postei. Acredito, aliás, tenho a certeza, que a grande maioria dos problemas de embreagem havidos com as Land do EB, principalmente aqui no Haiti, é mau uso. Quanto às Land usadas por outros exércitos, infelizmente não tenho parâmetro. Quanto ao problema da logística enfrentados no BR, aqui, graças a Deus, somos bem apoiados. Recebemos tudo o que precisamos, apesar de demorar um pouco. []`s

Carlão Rover
04/08/2007, 00:05
Acredito que as lands dos exércitos de outros países, principalmente da inglaterra, apresentam reforços estruturais e mecânicos para a finalidade da viatura...já vimos muitas fotos de Lands adaptadas de mil maneiras...o que ocorreu no Brasil na minha opinião é que não houve uma grande preocupação em reforçar e individualizar as Lands para cada exigência...ai já viu, carro civil numa rotina militar, acentua o desgaste...eu tinha uma defender 1996 110, e nunca troquei nenhuma peça mecânica, com exceção do motor de arranque...hoje estou com uma 90 nacional e espero que ela siga o mesmo rumo da Inglesa 1996...abraços

CAVESO
04/08/2007, 00:48
Não se preocupe com a resistência das viaturas, Eliseu, pois agora o EB está adquirindo os Marruás! (olha eu comprando briga com os Landeiros, rs)

Falando nele, já andou no Marruá militar?

Abraços locais!

Alexandre Zocrato
04/08/2007, 03:50
Não se preocupe com a resistência das viaturas, Eliseu, pois agora o EB está adquirindo os Marruás! (olha eu comprando briga com os Landeiros, rs)

Falando nele, já andou no Marruá militar?

Abraços locais!
Sobre os Engesa (Marruá, engesa) acho uma viatura formidável. Só não entendo porque não usam a caixa de redução.
Tem gente que diz "mas a primeira é reduzida!" Tudo bem, há enrosco que não dá para sair de frente, uma inclinação, por exemplo, e aí o jeito é sair de ré. E a ré não é assim tão reduzida. Resultado: embreagem, dificuldade, etc.

Eliseu
04/08/2007, 10:45
.....já andou no Marruá militar?

Abraços locais!

Amigo, o Marruá ainda não chegou para o uso dos "mortais" (unidades de tropa do sul...), só na Academia e na Brigada Paraquedista. Vai demorar um pouco para mim poder testar o Marruá. Só a título de curiosidade, parece que o EB comprou um lote razoável dele, sendo previsto para o fim de ano a substituição das Land aqui do Haiti pelo Marruá. []'s

Carlão Rover
04/08/2007, 10:47
Avisa quando forem leiloar as lands....

Eliseu
04/08/2007, 10:48
...Só não entendo porque não usam a caixa de redução.
Tem gente que diz "mas a primeira é reduzida!" Tudo bem, há enrosco que não dá para sair de frente, uma inclinação, por exemplo, e aí o jeito é sair de ré. E a ré não é assim tão reduzida. Resultado: embreagem, dificuldade, etc.

Concordo Alexandre. Realmente, sem reduzida é difícil. Imagine aquela situação de areião, a viatura carregada, com reboque lotado, onde vc só consegue arrancar em reduzida. Você até arranca em 1ª, mas quando joga a 2ª... o motor morre. Experiência de anos atrás com EE4, e acredito que o Marruá não seja diferente. []'s

CAVESO
04/08/2007, 13:13
Concordo plenamente com vocês!

A Agrale, por preguiça, ou medo ou outro motivo qualquer, copiou tudo de bom do engesa e poderia ter corrigido o único defeito: a falta de reduzida.

ADAILTON
04/08/2007, 14:57
Eliseu e amigos, show de bola alguém do front passando suas "ecxperiências" do front...agora este site vai pegar fogo!!!!
Defender: somos cuidadosos com as nossas porém elas não aguentam o trabalho duro, peso, e velocidade elevado..isto é fato, só que tem uma coisa as operações no Haiti é urbana (correto Eliseu?) que definitivamente não é o habitat da Defender. Os problemas descritos são geralmente característicos de ações urbanas.
Marruá: feiro aqui em Caxias, várias vezes fui convidado para testar no Juá (uma trilha famosa em nossa região, tipo Buraco do Camel para os paulistas), e para aqueles palpiteros de plantão a reduzida não faz falta nesta viatura, "numa inclinação" tombada mesmo 90º, ela sai e muito bem, sem o retrovisor é lógico!!!mas sai, coisa que com uma 90tinha soft top eu não consegui,.....pedras (não pedriscos) o ´Marruá da um show a parte, nunca vi nada "original" que fizesse tanto quanto ele. E POR FAVOR, não comparem com o Engesa, só a lataria é igual o resto é tudo diferente,
Sinceramente já pensei em trocar minha 90tinha por um Marruá mas tem o mercado de revenda...quem vai dar mais de R$ 75.000,00 por um usado????
Mas um dia ainda cometo a loucuar de comprar um Marruá............a Defender, hum!!!esta eu não vendo.
Qual a viatura que depois de uma tarde de 0ºC, andando em trilhas bem lamacentas e comendo pinhão, tomando vinho você volta para casa a 100Km/h com ar quente, uma boa música, e o prazer de estar numa lenda??
"Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa".

Adailton (ex pqd).

CAVESO
04/08/2007, 17:43
E POR FAVOR, não comparem com o Engesa, só a lataria é igual o resto é tudo diferente.
"Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa".

Adailton (ex pqd).

Só a lataria e o resto!

É só colocar os dois lado a lado e observar: chassis, suspensões, eixos traseiros, tanque, etc, etc, etc.

O que não é igual é só o que não é mais fabricado por fornecedores...

Não entendo porque o pessoal não gosta de ouvir que copiaram o Engesa, afinal, ele sempre foi um dos melhores jipes do mundo!

Como dizia o saudoso Rolim Amaro: "Quem não tem criatividade para criar, tem que ter coragem para copiar!"

Loras
04/08/2007, 17:53
Bom, minhas opiniões são baseadas no que tenho OBSERVADO aqui em Boa Vista... na Força Aérea não temos Defenders, logo passo longe de falar algo que vivencio no dia a dia.:concordo:

Os motoristas do exército são mau treinados. Ou não aplicam aquilo que aprenderam na prática. Os oficiais menos ainda. Não possuem o conhecimento "off road" necessário para o uso adequado das viaturas.

Desculpem, mas com sinceridade, é isso que presencio.:oops:

Como tentativa de resolver a situação, agora cada viatura é conduzida apenas por um soldado especificamente, que é aconselhado por um padrinho. Será que vai resolver?:?:

IMHO, isso é um problema que afeta QUALQUER veículo de frota. Claro que alguns são mais resistentes as barbáries cometidas pelo fato de terem vários motoristas... vejo as Toyotas como um exemplo. Mas no final das contas, sofrem tanto quanto as Defenders.

Não sei quais modificações foram realizadas para a incorporação das Lands no EB. Seria interessante pesquisar isso mais a fundo... vou tentar!!!:!:

Da mesma maneira, vou providenciar algumas fotos das viaturas para postar aqui!!!:!:

Eliseu, talvez incentivar o uso da reduzida no ambiente urbano (visto que as viaturas devem andar carregadas...) ajudaria a diminuir o gasto da embreagem!!!:idea:

Abs,

Loras
04/08/2007, 18:18
Loras, o cronograma de manutenção do EB é o seguinte: revisão diária pelo motorista/operador nos níveis de óleo, filtros e reaperto geral. Semestralmente, existe uma revisão geral, chamada por nós de manutenção preventiva, com desmontagem de cubos de roda, freios, motor partida, alternador..... Seria aquela que a gente faz antes de uma viagem de férias. Fora disso, só manutenção corretiva, isso é, quando quebra algo. Aqui no Haiti, adotamos algo parecido: estamos fazendo uma revisão geral em todas as viaturas agora na chegada (uma Land a cada 2 dias, Mercedez a cada 2 dias e Urutu a cada 5 dias) e depois só corretiva até fechar o semestre, que é quando termina a missão para o nosso contingente, que é de gaúchos. O próximo é de cariocas, que devem seguir algo semelhante. Acho que respondi a dúvida...[]`s

Eliseu,

A Land Rover tem recomendações para a manutenção, especificando o que deve ser feito de tantos em tantos quilômetros. Tenho algo por escrito e algo digital, posso lhe enviar se necessário.

Por curiosidade...

É seguido as recomendações de torque para remontar os componentes?:?:

Quando uma peça está "meia-boca" e a viatura precisa continuar rodando. O que é feito? Roda com ela até quebrar?:?:

De quantos em quantos km se troca óleos e filtros?:?:

Abs,

Eliseu
04/08/2007, 22:30
....Os motoristas do exército são mau treinados. Ou não aplicam aquilo que aprenderam na prática. Os oficiais menos ainda. Não possuem o conhecimento "off road" necessário para o uso adequado das viaturas.
......Não sei quais modificações foram realizadas para a incorporação das Lands no EB. Seria interessante pesquisar isso mais a fundo... vou tentar!!!:!:
...Eliseu, talvez incentivar o uso da reduzida no ambiente urbano (visto que as viaturas devem andar carregadas...) ajudaria a diminuir o gasto da embreagem!!!:idea:

Abs,

Loras, o uso da reduzida em perímetro urbano, como é o nosso caso, foi enfetizado durante curso de adaptação para Land Rover ministrado ainda no BR, por mim e o pessoal da manutenção. Mas vc ensinar e daí eles aplicarem...tem uma distância muito grande. Não huveram modificações nas Lands para o EB, a não ser aquelas pertinentes a militarização: faróis de blackout, chave de luzes militar, pontos de ancoragem, pintura, sistema de rádio...e só. Na mecanica, nada! Quanto ao conhecimento off road, acho que eu entendo o suficiente para "ensinar" esses garotos a conduzir uma viatura no off road. O problema é que aqui não se trata de off road, no sentido literal da palavra. Então eles acham que podem conduzir como na cidade, e os problemas aparecem. []`s

Eliseu
04/08/2007, 22:42
Eliseu,
A Land Rover tem recomendações para a manutenção, especificando o que deve ser feito de tantos em tantos quilômetros. Tenho algo por escrito e algo digital, posso lhe enviar se necessário.....É seguido as recomendações de torque para remontar os componentes?:?:

Quando uma peça está "meia-boca" e a viatura precisa continuar rodando. O que é feito? Roda com ela até quebrar?:?:

De quantos em quantos km se troca óleos e filtros?:?:

Abs,
Loras, o EB segue, como qualquer cliente Land Rover o manual do usuário até acabar a garantia. Depois disso, não conheço nenhum dono de veículo off road que segue exatamente o manual, apenas realizando as trocas de óleo no período determinado. O EB não foge a esta regra. Porém aqui no Haiti, mesmo que quiséssemos, não teríamos como fazer as manutenções como previstas e em concessionária. Fazemos como eu citei acima. A peça que estiver meia boca na hora da revisão e não estiver em estoque, e caso não interfira na segurança do veículo, será mantida para uma posterior troca, e solicitada ao BR em caráter emergencial. Os óleos e filtros do motor são trocados a cada 3.500 km e o óleo do diferencial e caixas, a cada 7.000. Ou antes, caso ela entre para algum reparo emergencial ou manutenção semestral. A tabela de torque é seguida a risca, pelo manual de oficina (eletrônico) da LRover, de minha posse. Espero ter esclarecido algumas dúvidas. Vão perguntando, que daqui a pouco vem o troco. []`s

CAVESO
05/08/2007, 01:00
Eliseu,

Por que o Troller não foi aprovado pelo EB?

Eliseu
05/08/2007, 10:54
Eliseu,

Por que o Troller não foi aprovado pelo EB?

Caveso, o Troller inicialmente não havia sido aprovado, pois a sua carroceria de fibra pegava fogo depois de sofrer disparos de munição traçante. Mas posteriormente, com a carroceria de "plastico", ou derivado de, foi aprovado. Foi adquirido um pequeno lote que está em testes mais longos, assim como do Marruá. []`s

Loras
05/08/2007, 12:19
Loras, o uso da reduzida em perímetro urbano, como é o nosso caso, foi enfetizado durante curso de adaptação para Land Rover ministrado ainda no BR, por mim e o pessoal da manutenção. Mas vc ensinar e daí eles aplicarem...tem uma distância muito grande. Não huveram modificações nas Lands para o EB, a não ser aquelas pertinentes a militarização: faróis de blackout, chave de luzes militar, pontos de ancoragem, pintura, sistema de rádio...e só. Na mecanica, nada! Quanto ao conhecimento off road, acho que eu entendo o suficiente para "ensinar" esses garotos a conduzir uma viatura no off road. O problema é que aqui não se trata de off road, no sentido literal da palavra. Então eles acham que podem conduzir como na cidade, e os problemas aparecem. []`s

Eliseu,

Conheço bem a diferença entre teoria e prática...:mrgreen:

Vejo que você é um grande interessado e deve possuir extenso conhecimento off road, a começar pela participação no fórum!!!:!:

Mas não é a realidade que vejo AQUI em Boa Vista... a começar pelos relatos de incidentes, acidentes e ocorrências que acontecem com as viaturas.

Já observei algumas viaturas e realmente não notei adaptações radicais. Vou tentar fuçar com a máquina digital em mãos.;-)

Abs,

Eliseu
05/08/2007, 12:28
.......Vejo que você é um grande interessado e deve possuir extenso conhecimento off road, a começar pela participação no fórum! Mas não é a realidade que vejo AQUI em Boa Vista... a começar pelos relatos de incidentes, acidentes e ocorrências que acontecem com as viaturas.

Já observei algumas viaturas e realmente não notei adaptações radicais. Vou tentar fuçar com a máquina digital em mãos.
Abs,

Loras, não tenho conhecimentos tão extensos como você cita. Sempre tem pessoal mais capacitado do que nós imaginamos!!!
O que você chama de adaptação "radical"? []'s

Loras
05/08/2007, 12:31
Loras, o EB segue, como qualquer cliente Land Rover o manual do usuário até acabar a garantia. Depois disso, não conheço nenhum dono de veículo off road que segue exatamente o manual, apenas realizando as trocas de óleo no período determinado. O EB não foge a esta regra. Porém aqui no Haiti, mesmo que quiséssemos, não teríamos como fazer as manutenções como previstas e em concessionária. Fazemos como eu citei acima. A peça que estiver meia boca na hora da revisão e não estiver em estoque, e caso não interfira na segurança do veículo, será mantida para uma posterior troca, e solicitada ao BR em caráter emergencial. Os óleos e filtros do motor são trocados a cada 3.500 km e o óleo do diferencial e caixas, a cada 7.000. Ou antes, caso ela entre para algum reparo emergencial ou manutenção semestral. A tabela de torque é seguida a risca, pelo manual de oficina (eletrônico) da LRover, de minha posse. Espero ter esclarecido algumas dúvidas. Vão perguntando, que daqui a pouco vem o troco. []`s

Eliseu,

Não me refiro ao manual do proprietário. E sim ao Workshop manual!!! Esse eletrônico que você tem!!!:concordo:

Trocar os óleos é o mínimo e a infinitésima parte da manutenção necessária. Essa inclue cuidados com a carroceria, chassis, substituição de correia dentada, limpeza e lubrificação detalhada dos eixos, entre outras tarefas.

Algumas peças são trocadas de x em x quilômetros, independente do seu estado, a partir de uma vida útil estimada. Certo?:?:

Concordo que as exigências da situação no Haiti, impeça tal "carinho" com as viaturas. Isso deve contribuir de certa forma para prejudicar o desempenho como um todo. Buchas estragadas danificam os amortecedores, que danificam os rolamentos e assim a cascata segue...

Os alternadores costumam quebrar muito por aí?:?:

Como estão as caixas de direção?:?:

Abs,

Loras
05/08/2007, 12:36
Loras, não tenho conhecimentos tão extensos como você cita. Sempre tem pessoal mais capacitado do que nós imaginamos!!!
O que você chama de adaptação "radical"? []'s

Adaptação radical?:?:

Reforço em chassis, modificação de suspensão, freios, etc.

Pelo que percebi, a adaptação das Defenders foram::arrow:

1. Pontos de ancoragem prolongados nas extremidades do chassis

2. Snorquel

3. Quebra mato dianteiro

4. Painel com chave geral e seletora dos faróis

5. Substituir portas e teto por lona

6. Substituir console entre os bancos

7. Suporte de rádio (nas viaturas com essa finalidade)

Isso tudo eu encaro apenas como "acessórios", mais simples de instalar, entende?:?:

Amanhã tiro fotos, se a viatura escalada para apoio for uma Defender!!!!:!:

Abração,

Eliseu
05/08/2007, 13:37
Adaptação radical....
1. Pontos de ancoragem prolongados nas extremidades do chassis

2. Snorquel

3. Quebra mato dianteiro

4. Painel com chave geral e seletora dos faróis

5. Substituir portas e teto por lona

6. Substituir console entre os bancos

7. Suporte de rádio (nas viaturas com essa finalidade)

Isso tudo eu encaro apenas como "acessórios", mais simples de instalar, entende?:?:

Amanhã tiro fotos, se a viatura escalada para apoio for uma Defender!!!!:!:

Abração,
Realmente, não conheço nenhuma adaptação mecanica em Lands para as Forças Armadas brasileiras. Apenas perfumarias, para poder dizer que são "de uso militar", ao contrário das usadas pelo exército inglês, que inclui até reforço no chassis. []`s

Eliseu
05/08/2007, 13:42
.....Os alternadores costumam quebrar muito por aí?

Como estão as caixas de direção?

Abs,
Alternadores quase nunca incomodam, talvez pelo fato de usar pouco consumidor final, além do motor partida e eventualmente algum rádio tipo PY. Temos tido muita pane de motor de partida (solenóide, ou automático). As caixas de direção estão em muito bom estado, no geral, com algumas pequenas folgas e vazamentos em algumas viaturas. E Loras, como estão os preparativos para a expedição 2008? []`s

Hugo4x4
05/08/2007, 17:47
Eliseu,

Os ingleses para uso militar utilizam o modelo "Defender XD" (eXtra Duty) que tem entre outras modificações eixos, transferência, chassi para uso mais pesado porem mantém o motor 300 TDi, pois o motor eletrônico não se dá bem em frente de batalha.

Edu MB
05/08/2007, 18:35
Eliseu , tenta descobrir também se são viaturas nacionais ou importadas , pois já foi discutido em outro fórum , a qualidade dos materiais usados nas defenders fabricadas aqui no Brasil , em relação as Inglesas ..

Hugo4x4
05/08/2007, 21:56
Zemarrara,

As nacionáis tinham de nacional na mecânica somente o motor o resto é inglés e detalhes como vidros, escovas limpadoras de parabrisas, maçanetas e algum outro plástico ou borracha, em acabamento melhor as verdes e amarelas.

Eliseu
06/08/2007, 22:01
Zemarrara, as Land Usadas pelo EB são "made in Brasil". Não usamos as importadas, feitas especialmente para as forças armadas. []`s

Carlão Rover
06/08/2007, 23:24
Segue informações sobre adaptações militares...
Land Rover - Defender Military Vehicles

<DIV id=company_details>
Land Rover specialise in the design and manufacture of military vehicles. These are primarily represented in the Defender Core Military Vehicle range, all adaptations of Land Rover's classic Defender model for military purposes. These come as either vehicles for general service or specially equipped for communications. These chassis types are all supported by a range of electrical systems, engine options, transmission and braking systems and air-portability options.

Eliseu
07/08/2007, 21:06
Caandreu,
só se for nas inglesas....nas nossas, NO! []`s

Carlão Rover
08/08/2007, 10:01
É Eliseu, eu imagino mesmo.A intenção de utilizar as Lands no Brasil foram muito mais por interesse econômico(corrupção) do que realmente abastecer nosso exército com boas viaturas...mas ainda bem que nós brasileiros somos guerreiros e fazemos nossa parte para um dia tudo mudar!!!!Vocês utilizam o tanque auxiliar que pode ser instalado embaixo da viatura, Eliseu?
Abraços
Carlão

Eliseu
08/08/2007, 12:55
.....Vocês utilizam o tanque auxiliar que pode ser instalado embaixo da viatura, Eliseu?
Abraços
Carlão

Não, Carlão. Inclusive desconheço este tanque auxiliar...[]`s

Carlão Rover
08/08/2007, 22:15
Vou tirar uma foto amanhã e coloco aqui para vc...abraço

Loras
08/08/2007, 22:56
As fotos prometidas...:arrow:

1. Endurance ao fundo!!!

2. Vista lateral

3. Vista traseira

4. Vista frontal

Segue...

Loras
08/08/2007, 23:10
Mais fotos...:arrow:

1 - Pontos de ancoragem traseiros

2 - Console interno, suporte para rádio e chave militar

3 - Snorquel

4 - Suporte pá

Tem outras viaturas, 110 inclusive. Quando tiver oportunidade, acrescento imagens no tópico!!!:concordo:

Abs,

Loras
08/08/2007, 23:18
Alternadores quase nunca incomodam, talvez pelo fato de usar pouco consumidor final, além do motor partida e eventualmente algum rádio tipo PY. Temos tido muita pane de motor de partida (solenóide, ou automático). As caixas de direção estão em muito bom estado, no geral, com algumas pequenas folgas e vazamentos em algumas viaturas. E Loras, como estão os preparativos para a expedição 2008? []`s

Eliseu,

O alternador é queixa constante de amigos proprietários!!! Por isso a pergunta.

O motor de arranque realmente constuma "emperrar". Reza a lenda que no começo, com leves batidas no mesmo, ainda funciona algum tempo... depois tem que trocar!!!:!:

Sobre a viagem... os preparativos continuam. A Endurance aos poucos vai ficando do jeito que idealizo. O percurso ainda está em estudos e assim deve permanecer durante todo o trajeto... afinal serão 06 meses de estrada. Ao chegar em tal local, definimos como será a próxima etapa.:concordo:

Sobre a Transamazônica especificamente, ainda gostaria de mais informações. Se puder, gostaria de conversar contigo em PVT (japadoidao arroba uol ponto com ponto br).

Grande abraço,

Eliseu
09/08/2007, 13:01
Algumas fotinhas das Land no Haiti...

Eliseu
09/08/2007, 13:05
Mais.... Agora 130!

Eliseu
09/08/2007, 13:09
Mais....agora blindadas!!!

Eliseu
09/08/2007, 13:13
Mais blindadas......

Eliseu
09/08/2007, 13:16
Agora a do Comandante da MINUSTAH aqui....

Eliseu
09/08/2007, 13:20
1. Comboio vtr pronta para sair...
2. Emprego da 130 em patrulha
3. Caminhão Cargo
4. Inspeção do Chefe da NINUSTAH

Loras
09/08/2007, 20:10
Blindadas?

Agora está explicado a questão das embreagens... e do desgaste prematuro das tulipas.:concordo:

O acréscimo de peso é considerável... sofrem molas, amortecedores, enfim TUDO!!!! Será que isso também foi reforçado na adaptação?:?:

Abs,

Eliseu
10/08/2007, 20:43
Não houve adaptação nenhuma... []`s

CAVESO
10/08/2007, 21:07
Esses cargos são transmissão automática?

Eliseu
12/08/2007, 12:04
Não, CAVESO. São manual 6 marchas. []`s

FRanger
12/08/2007, 15:14
Testei 2 Defender do EB e notei que se vc tapa a entrada de ar do snorkel ele continua funcionando. Argumentei com um instrutor da Land Rover e ele confirmou que muitas das viaturas militarizadas não possuem o snorkel corretamente instalado e nem os respiros dos diferenciais/caixas. Resta saber se os que foram para o Haiti são da safra corretamente instalada ou não.
O teste pode ser feito envolvendo o snorkel com um saco plástico. O motor tem que parar de funcionar logo.
Abraços,
FRanger

Eliseu
13/08/2007, 11:56
FRanger, não vai alterar a durabilidade do motor das Land eu colocar corretamente ou não o snorkel, aqui no Haiti pelo menos, pois não andamos em area alagada. O filtro tem de estar fechado corretamente. Mesma coisa vale para os respiros.

Eliseu
13/08/2007, 11:58
Mais blindadas......

Só 4 são blindadas. Outras 47 não são.[]`s

ADAILTON
14/08/2007, 16:14
Testei 2 Defender do EB e notei que se vc tapa a entrada de ar do snorkel ele continua funcionando. Argumentei com um instrutor da Land Rover e ele confirmou que muitas das viaturas militarizadas não possuem o snorkel corretamente instalado e nem os respiros dos diferenciais/caixas. Resta saber se os que foram para o Haiti são da safra corretamente instalada ou não.
O teste pode ser feito envolvendo o snorkel com um saco plástico. O motor tem que parar de funcionar logo.
Abraços,
FRanger

Este é um problema de muitas viaturas NÃO MILITARIZADAS, têm muito picareta vendendo coisa e depois não sabe instalar...não adianta ter um snorkel Safari "tipo Barbie" e a coisa não funcionar, portanto não privilégio só das Lands militarizadas.
Quer fazer um teste bom, envolve a entrada de ar com saco plástico e depois liga o motor.

Adailton

Eliseu
14/08/2007, 20:26
PessoALL,
é comum aparecer folga na direção? Qual a melhor solução rápida sem trocar a caixa de direção? []`s

SÉRGIO HOLANDA
14/08/2007, 22:46
:concordo::concordo::concordo:

Isso é que é máquina!!! Land Cruiser 80...4x4 full time, bloqueio nos diferenciais dianteiro, traseiro e central...motor diesel V8 200cv ou V8 gasolina com 290cv...

Agora em relação as Lands Defenders, me lembra a história do pessoal da Engesa que foi a CVRD na mina de carajas fazer a demonstração do veículo e por coincidência a Land Rover Brasil com defenders 110 tinham ido fazer uma apresentação e para efeito de comparação o engenheiro de minas levou os dois carros para baixo da mina, junto com as velhas Bandeirantes e Hiluxs CD 94 (feixe de mola na frente) e encheu os carros com trabalhadores e fez simulação de detonação e ai os veículos tinham tempo x para sairem da mina, tipo subida de mais de 800mts em aspiral em um terreno acidentado com muito buraco e facões deixados pelos caminhões fora de estrada...como resultado as minas até hoje só trabalham com as toyotas...História contada pelo ex-representante da Engesa em Recife, que estava presente na demonstração...

Sérgio Holanda

Agora a do Comandante da MINUSTAH aqui....

Alexandre Zocrato
14/08/2007, 23:04

Isso é que é máquina!!! Land Cruiser 80...4x4 full time, bloqueio nos diferenciais dianteiro, traseiro e central...motor diesel V8 200cv ou V8 gasolina com 290cv...

Agora em relação as Lands Defenders, me lembra a história do pessoal da Engesa que foi a CVRD na mina de carajas fazer a demonstração do veículo e por coincidência a Land Rover Brasil com defenders 110 tinham ido fazer uma apresentação e para efeito de comparação o engenheiro de minas levou os dois carros para baixo da mina, junto com as velhas Bandeirantes e Hiluxs CD 94 (feixe de mola na frente) e encheu os carros com trabalhadores e fez simulação de detonação e ai os veículos tinham tempo x para sairem da mina, tipo subida de mais de 800mts em aspiral em um terreno acidentado com muito buraco e facões deixados pelos caminhões fora de estrada...como resultado as minas até hoje só trabalham com as toyotas...História contada pelo ex-representante da Engesa em Recife, que estava presente na demonstração...

Sérgio Holanda

interessante. Aqui em Minas a CVRD, a Anglogold (que explora as minas de ouro em Nova Lima) usam as defenders.

SÉRGIO HOLANDA
14/08/2007, 23:10
O problema, segundo informado foi que tanto o engesa como a defender, quando estavam carregados com os funcionários não tiveram condições de subri com segurança a mina...na realidade isso depende do tipo de mina, em minas de galerias a CVRD utiliza muito as 130 e as toyotas Bands CD...ou seja, isso vai depender do tipo de uso do veículo...e isso é avaliado pelo corpo de engenheiros das minas e o pessoal de manutenção...lembrando que em alguns casos os veículos são comprados em licitação e ai ganha o melhor preço para aquela configuração...

interessante. Aqui em Minas a CVRD, a Anglogold (que explora as minas de ouro em Nova Lima) usam as defenders.

Alexandre Zocrato
14/08/2007, 23:43
O problema, segundo informado foi que tanto o engesa como a defender, quando estavam carregados com os funcionários não tiveram condições de subri com segurança a mina...na realidade isso depende do tipo de mina, em minas de galerias a CVRD utiliza muito as 130 e as toyotas Bands CD...ou seja, isso vai depender do tipo de uso do veículo...e isso é avaliado pelo corpo de engenheiros das minas e o pessoal de manutenção...lembrando que em alguns casos os veículos são comprados em licitação e ai ganha o melhor preço para aquela configuração...

O maior problema que o pessoal da manutenção tem enfrentado são as cavalgaduras que dirigem os veículos.

No caso das viaturas turbinadas, invariavelmente têm problemas na turbina, pois os motoristas sempre dão uma acelerada antes de desligar o veículo. Aí, claro, a turbina roda sem óleo.

Eu até comentei a respeito de um dispositivo que, após desligar a chave, mantém o motor funcionando uns 30 segundos antes de parar, para evitar danos nas turbinas.

Outra questão são os empregados que, revoltados com várias questões, desde condições de trabalho até problemas conjugais, utilizam as viaturas de intencionalmente de forma inadequada, para causar quebras. Muitas vezes isso é utilizado até para conseguir enrolar serviço.

A grande verdade é que o mau uso é que detona qualquer viatura. Portanto, para determinadas aplicações, quanto mais simples, espartana, pé-de-boi, melhor a viatura.

CAVESO
15/08/2007, 00:12
O caso das viaturas turbinadas, invariavelmente têm problemas na turbina, pois os motoristas sempre dão uma acelerada antes de desligar o veículo. Aí, claro, a turbina roda sem óleo.

Eu até comentei a respeito de um dispositivo que, após desligar a chave, mantém o motor funcionando uns 30 segundos antes de parar, para evitar danos nas turbinas.

.

O problema desse dispositivo é a impossibilidade de deixar o veículo engrenado, já que freio de estacionamento de jipe dificilmente funciona a contento.

Alexandre Zocrato
15/08/2007, 02:23
O problema desse dispositivo é a impossibilidade de deixar o veículo engrenado, já que freio de estacionamento de jipe dificilmente funciona a contento.

Já o da land é excelente. Por isso é recomendável.

Eliseu
15/08/2007, 13:29

Sérgio Holanda

E blindada...... na Republica Tcheca.....hehe

Eliseu
15/08/2007, 16:09
Sérgio Holanda
.....V8 diesel, turbo e intercooler....280cv...by Rep Tcheca. []`s

SÉRGIO HOLANDA
15/08/2007, 18:40

Eliseu, isso é que é sonho de consumo para rodar o mundo...sabes que estão passando pela trasamazônica nesse momento 3 Lands Cruisers 2 80 e 1 90, com 3 casais de espanhois que estão rodando o mundo a mais de 1 ano?

Pois é se eu tivesse grana pra comprar uma dessas e viajar o mundo não queria mais nada...

Eliseu, já está fechada a sua data de viagem pela Trasamazônica???

Abraços,

Sérgio Holanda

.....V8 diesel, turbo e intercooler....280cv...by Rep Tcheca. []`s

Eliseu
15/08/2007, 18:54
Sergio,
ainda não fechei a data, mas vai ser em janeiro. Realmente, a Land Cruiser 80 é um sonho....show dbola. Mesmo blindada, pesando quase 3K, ela ainda anda muuuuuito. []`s

SÉRGIO HOLANDA
15/08/2007, 19:12

Não é atoa que se chama "KING OF DESERT" pras bandas do Saara...

te pergntei porque estou planejando fazer em Março ou Abril do ano que vem e ai seria uma oportunidade impar de nos encontrarmos pelo meio da trasamazônica...mais Janeiro minha esposa não consegue férias...a não ser que eu consiga convence-la a não ir...:twisted::twisted::twisted:

Sérgio Holanda

Sergio,
ainda não fechei a data, mas vai ser em janeiro. Realmente, a Land Cruiser 80 é um sonho....show dbola. Mesmo blindada, pesando quase 3K, ela ainda anda muuuuuito. []`s

Eliseu
15/08/2007, 20:27
Sergio,
será bem vindo. Eu, infelizmente, não tenho outra opção:minhas férias são em janeiro.... []`s

SÉRGIO HOLANDA
15/08/2007, 20:38

Pois é Eliseu,

ai só se minha esposa desistir de ir, mas acho meio dificil, ela gosta de trilhas e de aventura...mas quem sabe!!!

Sergio,
será bem vindo. Eu, infelizmente, não tenho outra opção:minhas férias são em janeiro.... []`s

edgartoledo
24/08/2007, 10:04
Rodo todos os meses pela Trans-Amazônica, e estes espanhois não terão aventura alguma nesta época do ano, a não ser o risco de assaltos se rodarem depois das 17:00hs, não chove a meses e só tem poeira. Agora a aventura se torna radical para quem resolver ir a partir de outubro , principalmente Novembro e Dezembro, aí é adrenalina, pois é lama até a alma, ficam praticamente intrasitável. O maior problema não é a lama em si, e sim a grande quantidade de caminhões e veiculos de transporte que atolam e obstruem a passagem, fazendo com que se perca até mesmo dias. Altamira por exemplo fica ilhada nesta época de chuva.
Eliseu, se programe bem pois sua aventura será radical, alem da lama pegará a estrada detonada por caminhôes e tratores.
Sérgio vc vai pegar lama ainda e estrada estilo Camel Trophy.

*Importante- Sempre viajem em comboio e não rodem depois da 18:00hs, é muito perigoso e os assaltantes são impiedosos , toda semana ouvimos casos de assalto seguido de morte e principalmente de caminhôes

SÉRGIO HOLANDA
24/08/2007, 20:04
:concordo::concordo::concordo::concordo:

Grande Edgard,

obrigado mesmo pelas dicas e com certeza foi mais do que útil...:concordo::concordo::concordo::concordo:

é verdade, os espanhois não vão ver lama, mas é porque, acredito eu, que o intuito deles não é o off road e sim o fato de conhecer a região...afinal quem tá rodando o mundo tem de conhecer a Amazônia...

Valeuzzz...

Sérgio Holanda

Rodo todos os meses pela Trans-Amazônica, e estes espanhois não terão aventura alguma nesta época do ano, a não ser o risco de assaltos se rodarem depois das 17:00hs, não chove a meses e só tem poeira. Agora a aventura se torna radical para quem resolver ir a partir de outubro , principalmente Novembro e Dezembro, aí é adrenalina, pois é lama até a alma, ficam praticamente intrasitável. O maior problema não é a lama em si, e sim a grande quantidade de caminhões e veiculos de transporte que atolam e obstruem a passagem, fazendo com que se perca até mesmo dias. Altamira por exemplo fica ilhada nesta época de chuva.
Eliseu, se programe bem pois sua aventura será radical, alem da lama pegará a estrada detonada por caminhôes e tratores.
Sérgio vc vai pegar lama ainda e estrada estilo Camel Trophy.

*Importante- Sempre viajem em comboio e não rodem depois da 18:00hs, é muito perigoso e os assaltantes são impiedosos , toda semana ouvimos casos de assalto seguido de morte e principalmente de caminhôes

Eliseu
12/09/2007, 23:31
PessoALL,
estamos tendo um problema numa das 130, que tá dando o que pensar. Está aumentando o nível de óleo do motor. Já foram trocados a bomba de alimentação (primária) e o diafragma em cima da bomba injetora. Só resta trocarmos a bomba injetora. Pergunto se alguém teve problema similar, pois trocar uma bomba injetora é algo realmente difícil de acontecer. Alguém já pasou por algo similar no motor Maxion 2.5 TDi? []`s

Eliseu
16/09/2007, 22:06
E aí? Ninguém? []`s

Alexandre Zocrato
17/09/2007, 00:42
E aí? Ninguém? []`s

Eliseu, você já tentou com o pessoal da LROA? Procure no Yahoo Groups.
De qualquer forma, vou perguntar por aqui.
[]'s

CAVESO
17/09/2007, 15:01
Eliseu,

Nunca passei por, nem vi isso acontecer num maxion HSD, mas já peguei alguns perkins 4236 (agrícolas) passando diesel pelo retentor da bomba (não sei se o sistema de vedação do motor HSD é similiar ao da bomba CAV/Lucas).

Esfregue o óleo da vareta nas mãos e tente observar se tem disel na composição.

Pode ser óleo da bomba de direção também, já verificou?

Abraços

Alexandre Zocrato
17/09/2007, 17:15
Eliseu,

Nunca passei por, nem vi isso acontecer num maxion HSD, mas já peguei alguns perkins 4236 (agrícolas) passando diesel pelo retentor da bomba (não sei se o sistema de vedação do motor HSD é similiar ao da bomba CAV/Lucas).

Esfregue o óleo da vareta nas mãos e tente observar se tem disel na composição.

Pode ser óleo da bomba de direção também, já verificou?

Abraços

Como o óleo da direção passaria para o cárter?

Clayton Guimarães
02/04/2010, 12:13
Olá pessoal, sou Sgt do exército em Apucarana - PR, sou da área de mnt de vtr, estou realcionado para a missao no haiti, queria trocar experiencias com o pessoal do site, sobre a vivencia na missao de paz, como é a vida e o trabalho de um sgt mecanico de vtr no haiti, quais as viaturas q eu vou encontrar la, quais as principais panes, como é a divisao de missoes nao cia de mnt, e tudo o q mais vcs puderem estar dizendo sobre a missao eu serei muito grato a todos, grande abraço.
Se alguem tiver algum manual de manutençao da viatura land rover e puder passar pa mim, meu e-mail: muitoloko03@gmail.com.
desde ja grande abraço................

CAVESO
02/04/2010, 12:45
Clayton,

O Eliseu (há postagens dele logo acima) esteve em missão no Haiti e sabe bastantes das viaturas que você encontrará por lá.

Mande uma MP pra ele e boa sorte por lá!

Montanha!

Hugo4x4
02/04/2010, 15:49
PessoALL,
estamos tendo um problema numa das 130, que tá dando o que pensar. Está aumentando o nível de óleo do motor. Já foram trocados a bomba de alimentação (primária) e o diafragma em cima da bomba injetora. Só resta trocarmos a bomba injetora. Pergunto se alguém teve problema similar, pois trocar uma bomba injetora é algo realmente difícil de acontecer. Alguém já pasou por algo similar no motor Maxion 2.5 TDi? []`s

Se os condutores das Defender's dirigirem com o plug de vedação da caixa de distribuição no lugar o tempo todo pode acontecer. Então retirar o plug, se escorrer diesel é que o retentor da bomba está vazando e o diesel está entrando no motor pelo retentor do virabrequim. Neste caso além de concertar a bomba deverá trocar a correia de distribuição e o esticador.

alexx.files
02/04/2010, 17:07
Acho que no Haiti só deve haver os Agrales porque as Lands iriam ser "subistituídas até o final de 2007" e estavam com a carroceria se "desmanchando"

Alex

Clayton Guimarães
02/04/2010, 17:46
Gostaria de saber se vc possui, algum manual de manutençao das viaturas land rover, as que sao usadas pelo exercito, eu sou sgt do exercito e estou relacionado paa a missao no haiti, gostaria de saber como é a vivencia de um sgt mec de viatura la, qual a rotina de trabalho, qual as maiores didifculdaes encontradas la, qual a parte boa da missao, onde o trbalho pesa mais, e quais as principais panes de viaturas que posso me deparar la, desde ja grande abraço......

Hugo4x4
02/04/2010, 20:00
Gostaria de saber se vc possui, algum manual de manutençao das viaturas land rover, as que sao usadas pelo exercito, eu sou sgt do exercito e estou relacionado paa a missao no haiti, gostaria de saber como é a vivencia de um sgt mec de viatura la, qual a rotina de trabalho, qual as maiores didifculdaes encontradas la, qual a parte boa da missao, onde o trbalho pesa mais, e quais as principais panes de viaturas que posso me deparar la, desde ja grande abraço......

Clayton

Em anexo envio alguma informação.

Hugo4x4
02/04/2010, 20:15
Clayton

Mais dois manuais.

Hugo4x4
02/04/2010, 20:23
Acho que no Haiti só deve haver os Agrales porque as Lands iriam ser "subistituídas até o final de 2007" e estavam com a carroceria se "desmanchando"

Alex

O Sargento que vai trabalhar no Haiti por algum motivo está pedindo informação sobre as Defender´s, veja esta informação de Fevereiro/2010 em http://defesabrasil.com/site/noticias/missao-de-paz-no-haiti-minustah/brasil-inicia-operacao-antigangues-em-porto-principe.php

alexx.files
02/04/2010, 21:46
O Sargento que vai trabalhar no Haiti por algum motivo está pedindo informação sobre as Defender´s, veja esta informação de Fevereiro/2010 em http://defesabrasil.com/site/noticias/missao-de-paz-no-haiti-minustah/brasil-inicia-operacao-antigangues-em-porto-principe.php

Vc esqueceu de ler as aspas do meu post.

Marcos Martins
02/04/2010, 22:24
Pessoal,

Em uma viagem a Ctba, falei com um Cabo do EB, exerce a função de motorista de caminhões. Me relatou que algumas Defender os caras consegue capotar e em outro caso ele me falou que um " motorista " em um Defender ao ter dificuldade para acionar a reduzida pegou uma chave de roda e bateu na alavanca da reduzida, resultado conseguiu quebrar a peça.
Com toda a certeza, falta treinamento. Este " motorista " deveria ficar preso até terminar o seu ciclo basico.:parede::parede:

Marcos Martins

Clayton Guimarães
03/04/2010, 10:39
Wlw muito obrigado, esse material ja é de grande valia, caso tenha mais alguma coisa
pode me enviar, grande abraço................

Clayton Guimarães
03/04/2010, 10:43
Me tira uma dúvida, voces falam tanto em DEFENDERS, essa vtr é a mesma land rover, usadas pelo exercito? Em relaçao a este caso de capotar uma vtr no haiti, me lembro do caso que correu pelo pelo Brasil de um sgt que morreu num acidente com uma vtr que capotou quando estavam fazendo uma patrulha mtz, nao sei se é o mesmo caso. Grande abraço............

Hugo4x4
03/04/2010, 12:47
Me tira uma dúvida, voces falam tanto em DEFENDERS, essa vtr é a mesma land rover, usadas pelo exercito? Em relaçao a este caso de capotar uma vtr no haiti, me lembro do caso que correu pelo pelo Brasil de um sgt que morreu num acidente com uma vtr que capotou quando estavam fazendo uma patrulha mtz, nao sei se é o mesmo caso. Grande abraço............

Clayton

A internet é poderosa na pesquisa, exemplo com as palavras "Land Rover no Haiti" no google.com.br veja alguns artigos que encontrei:
http://www.bf2brasil.com/forum/showthread.php?t=59007
http://www.defesanet.com.br/haiti/veiculos/haiti.pdf
http://www.ecsbdefesa.com.br/fts/LRBHSP.pdf
http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/fts/LRBAH.pdf

Dunadventure
30/07/2020, 21:23
Pessoal boa noite...gostaria de saber mais sobre as Defenders militares feitas aqui. Tenho uma com teto e portas de lona e gostaria de saber se existem diferenças com uma 110 normal....Caso alguém possua um manual de oficina desta versão, gostaria de poder pedir ou comprar uma cópia. Obrigado!!
Estou em Guarujá SP.
Peço desculpas antecipadas ,caso haja um tópico semelhante....não achei na “procura”..!