Ver Versão Completa : Restauração de um CJ5 1966
Mingaiver
03/08/2007, 18:49
Saudações a todos!
Pretendo começar a restauração do meu CJ5 1966, cor verde, no final da próxima semana.
Minha intenção é deixá-lo o mais próximo possível de como saiu de fábrica, por isso ando realizando algumas pesquisas.
Mas ainda restam algumas dúvidas :pensativo: e preciso da ajuda de vcs para começar a resolvê-las:
1. Em relação à posição em que fica a chave de contato:
Ao que parece nos jeeps fabricados em 1966 a chave ficava na coluna de direção. Em que ano a chave passou a ser instalada logo abaixo do botão de acendimento dos faróis? O meu tem ambas (!) mas esta última é a que efetivamente funciona.
2. Existia algum tipo de filtro de combustível?
3. A cor do estofamento era sempre cinza? (o meu está em curvim preto).
4. As tampas dos diferenciais eram pintadas em vermelho, certo? Até que ano isso ocorreu?
5. Por falar em vermelho, alguém sabe a cor exata (tom/nome) do motor/câmbio/ct?
6. As rodas eram prata (lunar) ou alguns saíram com outras cores (como os CJ3)? As rodas do meu 66 estão pintadas de preto.
Bem, acho que essas são as primeiras dúvidas.
Agradeço antecipadamente colaboração e palpites de todos os colegas do fórum!
Valeu!:concordo:
Gustavo.
PS: Antes da pergunta clássica "e as fotos?", o jeep não está comigo, por isso não posso postá-las agora. Mas daqui uns 10 dias estarão por aqui, possivelmente num tópico do frota4x4.
cmte_carvalho
03/08/2007, 19:21
Grande MacGyver, digo, Mingaiver! Bem vindo!
Já tem nomes para as suas "crianças"?
Até!
Mingaiver
03/08/2007, 19:23
hehe
Valeu!
Ainda não têm nome não... aberto a sugestões!
Mingaiver
15/08/2007, 19:59
Consegui algumas fotos...
inclusive da "garagem" do jeep nos últimos 40 anos e seu primeiro dono.
Agora começam as obras de restauração.
Abraços (ainda precisando de ajuda na restauração!)
Mingaiver
15/08/2007, 20:08
Mais fotos, depois de um pouco d'agua pra rebater a poeira...
Mingaiver
15/08/2007, 20:11
plaquetas de identificação:
Um verdadeiro achado.. PARABÉNS !!
e boa sorte na sua nova jornada...
abç
cmte_carvalho
16/08/2007, 08:52
Já tenho uma sugestão de nome: LODO!
Belo Jeep MacGyver, excelente para restauro! Parabéns!
Até.
Mingaiver
18/08/2009, 15:04
Exatamente depois de dois anos, resolvi atualizar. Nas verdade, tirei essas fotos há um ano, depois disso terminei (na verdade nunca se termina!) a restauração.
Mingaiver
18/08/2009, 15:10
Minhas fotos estão num tamanho muito grande pra colocar aqui... essa é uma das razões pra demorar tanto. vou tirar umas com resolução menor pra ficar mais fácil.
Duda Lopes
18/08/2009, 15:13
Mingaiver,
Muito legal a sua Viatura, vi que estava em uma fazenda, como achou essa relíquia?
[].
Rodrigo Baratti
18/08/2009, 21:43
Mingaiver,
Parabéns pela viatura, muito bonita e conservada.:concordo:
Varios programas tem opções para vc diminuir a resolução das fotos.
Coloca umas fotos de como ficou a maquina.
[]
Posta mais, posta mais! :dance:
Mingaiver
19/08/2009, 10:33
Isso, estava numa fazenda. Ficou 40 anos com o mesmo dono, que o tirou 0km. O jeep só tinha 47mil km originais e havia ficado os úlitmos 5 anos parado (com o tanque cheio!), pois o senhor que era dono dele não conseguia mais enxergar e nunca deixou ninguém dirigi-lo.
O mais incrível que foi só colocar bateria, gasolina no carburador e o jeep funcionou. Liguei a tração, a reduzida e saí andando pelo pasto - sem freios, é claro!
Fiquei sabendo desse jeep pois uma pessoa, que conhecia outra que conhecia um parente do velhinho me falou... o duro foi pagar comissão pra todo mundo!
Jeep, como outros carros antigos, é assim: um chama o outro. Alguém vê seu jeep e diz: eu sei de um cara que tem um jeep asssim-assim-assim guardado não-sei-onde e quer vender... nessa brincadeira já comprei dois jeeps, um caminhão chevrolet 6400 1949 (inteiraço!, mas, como fiz com o jeep, to desmontando agora pra uma restauração), uma f-75 1976 (vendi pro meu mecânico), uma pick-up chevrolet 3400 1954 e acabaram de me oferecer uma pick-up chevrolet 3100 1951, que tbém tá guardada num sítio não-sei-onde (e não quis saber pra não cair na tentação... affff).
Vou tentar postar mais algumas fotos do verdinho. As últimas que tirei foi há um ano. Ontem terminei de instalar os caninhos da gasolina até o carburador. Aproveitei e desmontei o carb pra trocar as juntas, pois estava com um vazamentinho que causava um certo cheiro de gasolina - nada que me incomodasse, mas o suficiente para a "dona onça" sempre reclamar... rs
Abraço!
Duda Lopes
19/08/2009, 16:32
Muito legal a história das Viaturas, quando puder posta mais fotos.
[].
Mingaiver
21/08/2009, 15:42
Fotos que tirei há pouco, na firma, do quarto andar, usando o celular.
É até engraçado ver o jeepinho no meio dos carros novos... um estranho no ninho!
Duda Lopes
21/08/2009, 16:06
Que putsa Viatura legal.:concordo:
Paulo Sabra
24/08/2009, 20:34
Bem vindo Mingaiver,
Parabéns por encarar mais um desafio.
Galera, mais um louco aqui no Fórum, pois quem começa a restaurar e reformar jeep é igual a cossar não para nunca. É uma verdadeira cachaça e das boas.
JrFranchini
25/08/2009, 12:47
Parabéns Mingaiver!
Realmente o seu jeep está sensacional.
Também sou da região de Maringá (RONDON para ser mais exato), mas sempre estou por aí desde que estudei na UEM. Fiquei impressionado com as histórias dos automóveis.... e claro fiquei interessado nesses achados também...
Para ter uma idéia um dos meus jeep´s fomos buscar em Naviraí-MS pois não encontramos nenhum que nos agradasse para reforma...
Bom, neste final de semana estive em Mgá na casa do sogrão.... quem sabe nos esbarramos pela cidade Canção....
Abrçaos
Mingaiver
25/08/2009, 13:39
Cara, estou morando em floripa agora...
Mas uma vez por mês estou em maringá, minha família toda ainda mora lá.
Aliás, este meu jeep azul aqui do lado continua em maringá, ainda não consegui uma garagem pra guardá-lo aqui na ilha.
O chato é que quando chego em maringá vou correndo arrumar o jeep pra andar, que quebra mais do que deveria em razão de ficar muito tempo parado. Já tive que trocar cilindro de freio com menos de 100km rodados, por travar em razão de ficar muito tempo sem andar. Sem falar em bateria, sujeira no carburador (maldito álcool...), corrosão no tanque...
Agora to afim de colocar freio a disco na dianteira pelo menos, mas dá dó gastar 700 pra andar tão pouco. Bem, o jeito é trazê-lo pra cá.
Meu jeep 1966 (verdinho) andou cerca de 1.800 km em cerca de um ano e meio e até hoje não conheceu oficina. Tenho certeza que se ele ficar parado mais de 30 dias os problemas começam a aparecer.
Abraço!
Mingaiver
25/08/2009, 13:42
Ah, estudei e trabalhei na UEM tbém!
Fiz direito de 1997 a 2002. Trabalhei na Pró-Reitoria de RH em 2000/2001.
Por sinal, sempre que preciso testar alguma alteração no jeep o levo lá no câmpus da UEM, perto do bloco de ed. física, atrás da pista de atletismo, onde há alguns barrancos... assim se ele quebra, tá perto pra voltar a pé! rs
Mingaiver
03/11/2009, 14:03
Demorei (como sempre) mas estão aí as fotos do jeep terminado (quase terminado... rs).
Foram tiradas no encontro no carros antigos de Floripa, ocorrido no final de semana (30/10 e 01/11/2009), no campus da UFSC.
Mingaiver
03/11/2009, 14:05
Mais algumas...
Mingaiver
03/11/2009, 14:07
Só fotos do motor...
Mingaiver
03/11/2009, 14:09
As últimas... prometo! rs
Rodrigo Baratti
03/11/2009, 17:36
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:
Mingaiver,
Parabéns pelo restauro! Ficou realmente de primeira!:palmas:
Pelo jeito estamos no mesmo barco, um jeep para mostrar e outro para malhar!!:dance:
[]
Ederson Zier
04/11/2009, 21:00
Parabéns pelo belo trabalho.
Zier
felipebrde
04/11/2009, 21:03
Parabéns pela viatura! Ficou muito legal mesmo, será que tu poderia me enviar fotos mais detalhadas do teu carburador e da buzina? Essa buzia é original?
Grande abraço!
Mingaiver
05/11/2009, 09:59
A buzina é original. Meio rouca, típica de carro antigo.
O carburador tbém é original. Se quiser, além de fotos, posso te mandar o desenho "explodido" do carburador, com a descrição de todas as peças que o compõe. Se preciso de um tempo para procurá-lo...
felipebrde
05/11/2009, 12:09
A buzina é original. Meio rouca, típica de carro antigo.
O carburador tbém é original. Se quiser, além de fotos, posso te mandar o desenho "explodido" do carburador, com a descrição de todas as peças que o compõe. Se preciso de um tempo para procurá-lo...
Quero sim tche, muito obrigado. pode mandar pro meu e-mail quando encontrares felipebrde@gmail.com .
Grande abraço!
felipebrde
22/11/2009, 10:00
Olá amigo, ainda espero as fotos. Obrigado.
Gustavo, parabéns pela aquisição e pela reforma, a viatura aí é coisa fina!!!!
O que mais me chamou a atenção foi o painel original, coisa muito difícil de achar, vc. teve que reformar, tampar algum furo ou o painel já estava original mesmo?
Se eu acho um filé desses, tenho certeza que eu compro, aí a "famía" me interdita de vez!!! ha ha
Belo Jeep!!!!:palmas::palmas:
[]´s
Mingaiver
24/11/2009, 08:55
Cara, desculpe a demora...
esses dias atrás estava procurando o arquivo com o escapamento original da rural pra um colega e vi o arquivo do carburador "explodido", mas esqueci de copia-lo... sou um desorganizado mesmo.
Vou posta-lo o mais breve possível...
Mingaiver
24/11/2009, 09:06
Gustavo, parabéns pela aquisição e pela reforma, a viatura aí é coisa fina!!!!
O que mais me chamou a atenção foi o painel original, coisa muito difícil de achar, vc. teve que reformar, tampar algum furo ou o painel já estava original mesmo?
Se eu acho um filé desses, tenho certeza que eu compro, aí a "famía" me interdita de vez!!! ha ha
Belo Jeep!!!!:palmas::palmas:
[]´s
Valeu, Tuna!
O painel do jeep já era assim quando comprei, com a chave de ignição na coluna.
Não sei se teve o buraco da chave tampado pelo primeiro dono... acho que não, deve ter vindo assim de fábrica.
Li numa revista 4x4&Cia antiga que a chave na coluna de direção era um opcional do jeep na década de 60, em razão da trava de direção (anti-furto).
Vi num manual do proprietário de 1966 foto do jeep desse jeito, com a chave de ignição na coluna ao invés de ser no painel, embaixo do comando das luzes.
Realmente fiquei curioso e quando desmontei o jeep vi que a ignição/trava era original, pois tinha a inscrição "W.O." na parte superior, que fica escondida pelo painel.
O luxo maior é a chave original (inscrição "willys"), com o chaveiro tbém original, da antiga concessionária da Willys de Americana/SP. Tenho até medo de perder essa chave, tanto que só uso a reserva, rs.
Abraço!
Robertux
24/11/2009, 10:44
Muuuuuuito lindo! Parabéns!!!!
Merece uma placa preta, não merece?
Mingaiver
27/11/2009, 09:15
Encaminhei as fotos por email (finalmente! kkkkk)
Mingaiver
27/11/2009, 09:16
Muuuuuuito lindo! Parabéns!!!!
Merece uma placa preta, não merece?
Já está sendo providenciada!
GustavoAndrade
31/08/2011, 16:26
Caro Mingaiver,
Estou reformando um 66 verde também, para deixar originalzinho da silva... Cheguei a pensar em militarizá-lo, mas acabei desistindo. Vou mirar a placa preta.
Então, reabro este tópico com 2 perguntas:
1. Me dá um help para chegar ao tom original do verde?
2. Como foi o processo da placa preta?
Grande abraço,
Gustavo
vavarusso
31/08/2011, 18:32
E eu também, 66 verde. Ainda sem nome.
ARINALDO ELOI
31/08/2011, 22:34
Olá todos. Tenho dois CJ-5, ambos 1963. Um deles está 99% pronto e meu pai antes de falecer gastou os cabelos da cabeça para deixa-lo o mais original possível. O outro está aguardando (assim como eu R$$$$) o momento certo para iniciar a restauração. Neste Último, pretendo fazer diferente: comprei um motor de opala 4CC, 4 pinças de opala, hidrovácuo, hidráulico para direção (caixa do opala tambem) e pedaleiras suspensas. Como citaram as famosas placas pretas, eu pego carona nesse momento e me valho dos senhores para tirar algumas duvidas, que realmente não sei: Quais as vantagens das placas pretas e o que fazer para consegui-las? desde ja agradeço a cordialidade das respostas pois penso em colocar no Jeep que era do meu velho.
Um abraço e parabens ao amigo do verdinho. O meu ta igualzinho, só que... blue!!!
hadlichbnu
13/06/2018, 10:44
Olá todos. Tenho dois CJ-5, ambos 1963. Um deles está 99% pronto e meu pai antes de falecer gastou os cabelos da cabeça para deixa-lo o mais original possível. O outro está aguardando (assim como eu R$$$$) o momento certo para iniciar a restauração. Neste Último, pretendo fazer diferente: comprei um motor de opala 4CC, 4 pinças de opala, hidrovácuo, hidráulico para direção (caixa do opala tambem) e pedaleiras suspensas. Como citaram as famosas placas pretas, eu pego carona nesse momento e me valho dos senhores para tirar algumas duvidas, que realmente não sei: Quais as vantagens das placas pretas e o que fazer para consegui-las? desde ja agradeço a cordialidade das respostas pois penso em colocar no Jeep que era do meu velho.
Um abraço e parabens ao amigo do verdinho. O meu ta igualzinho, só que... blue!!!
Bom dia, Tudo bem? Estou iniciando a reforma de um cj5 63 azul também. Você saberia me dizer o nome ou o código da cor original do seu jeep? Obrigado!
hadlichbnu
13/06/2018, 10:48
Demorei (como sempre) mas estão aí as fotos do jeep terminado (quase terminado... rs).
Foram tiradas no encontro no carros antigos de Floripa, ocorrido no final de semana (30/10 e 01/11/2009), no campus da UFSC.
Bom dia, sei que que faz bastante tempo que você reformou o seu Jeep, mas gostaria de saber se você ainda tem os vetores das inscrições na tampa traseira que você utilizou. Estou iniciando a reforma de um cj5 1963.
Grato desde já.
Stellfeld
13/06/2018, 20:14
Mingaiver, esta lindo seu Jeep Verde!!! Onde vc conseguiu aquele parabrisa com abertura e vidro?
Agradeço....
Abç.