Ver Versão Completa : VELAS DE IGNIÇÃO P/ JEEP
Fabiano-SL
04/05/2004, 22:55
Olá convivas!
Gostaria de saber de os convivas sabem qual a vela recomendada p/ o motor HURRICANE F 4c. que equipa meu "cara de cavalo" original... Li aqui no forum que é importante saber a altura da rosca (ver figura). Meu jeep está com vela Bosh W8BC, está correto?
Alguém sabe a especificação correta p/ este motor?
Outra pergunta, estou querendo colocar a vela da 2ª figura, alguém já colocou na sua viatura? Sabem quais os ganhos?
[]'s
Alguém sabe a especificação correta p/ este motor?
Outra pergunta, estou querendo colocar a vela da 2ª figura, alguém já colocou na sua viatura? Sabem quais os ganhos?
[]'s
Ola Fabiano:
nao sao todos os motores que suportam velas de 4 eletrodos - confira tabela do fabricante ou a web.
eu as tinha no 6CC do opala, mas precisa de bobina de alta impedancia e uma parte eletrica em boas condiçoes e cabos de vela decentes, supressivos de preferencia.
elas ajudam, sim, a queimar melhor a mistura na camara, mas so percebi melhora depois que eu abri o cabeçote regulei e assentei(ops) as valvulas.
e como eu havia aumentado a taxa notei uma sensivel diferença.
mas acho que alem de nao existir essas velas pro seu motor (verifique isso) vc nao iria sentir diferença se as colocasse nele.
[]´s
Oi Pessoal,
Vela com mais de um eletrodo em principio não serve para nada... ou serve sim... para gastar dinheiro sem necessidade...
A faísca só vai pular de um único eletrodo.
Fica meio impossível de regular, mas deveria demorar mais para gastar.
Eu acho que até atrapalha um pouco a combustão já que vai ter no mínimo dois eletrodos atrapalhando.
Mauro B.
05/05/2004, 12:51
Vou repassar para vc's um pequeno texto que nosso amigo da Jipenet Roberto Sukys escreveu sobre essas velas de 4 eletrodos. O testo está aí abaixo! Obs: esse cara é fera !!! :D
************ Velas de 4 eletrodos ************
Considerando um conjunto de quatro eletrodos dispostos em volta de um
eletrodo central, como a vela à que se refere, a faísca vai ocorrer apenas
no eletrodo que apresentar a menor resistência de dielétrico. Uma vez
iniciada a faísca, o ar circundante fica ionizado, o que diminui a
resistência e mantém a faísca por este "caminho" até que a tensão volte a
ser menor que a resistência do dielétrico. Sendo assim, não importa o numero
de eletrodos, sempre vai ocorrer apenas uma faísca, e neste aspecto esta
vela de ignição não apresenta absolutamente nenhuma vantagem em relação a
uma vela que possua apenas um eletrodo lateral.
Uma das justificativas do fabricante é que este tipo de vela de ignição
apresenta uma probabilidade maior na ocorrência da faísca no caso do
dielétrico ser elevado, já que existem quatro "caminhos" possíveis da mesma
ocorrer. Como o dielétrico apresenta uma alta resistividade principalmente
pela incrustração de fuligem no eletrodo, uma vela de ignição de um eletrodo
em boas condições de uso é tão boa quanto uma de quatro eletrodos.
Resumindo, não existe nenhum ganho de performance, quanto muito
diminuição de perdas, já que este tipo de vela de ignição é fabricado com
materiais mais "nobres" (quando comparada a velas de ignição de baixo
custo).
Convém também observar que este tipo de vela de ignição não permite o
ajuste de distância entre os eletrodos, tendo que ser substituídas quando os
mesmos apresentarem o menor desgaste.
Abraços,
Sukys
************************************************** ********
[]'s
Elmer_Jeep
06/05/2004, 00:49
aproveitando o tópico alguem sabe me dizer a referencia das velas pro motor Ford 2.3 OHC.
Meu cj nunca teve motor a gasolina e eu não sei bem as especificações dos motores originais :D :shock:
Elmer A. Brito
Jipeiro_RR 8)
Fabiano-SL
07/05/2004, 12:03
Olá convivas!
Parece que a vela de 4 eletrodos é propaganda enganosa mesmo....
valeu as dicas!
Alguém aí sabe quais as velas do HURRICANE F 4C.
[]´s
Fabiano.
TRARBACH
07/05/2004, 13:17
Leva a amostra da vela que esta no seu carro e encontre-a em uma boa loja,que tenha alguem que conheça peças.
Utilizo e funciona muito bem a do "FUSCA",comprei dois jogos e fico com 2 de reserva,mas não estragam ou funcionam mal no BF161,estão lá para serem esquecidas,e o motor tá redondo.
Fabiano-SL
08/05/2004, 21:46
olá pessoal!
dei uma pesquisada na rede e encontrei os seguintes dados (originais do manual willys cj-3b): em negrito as medidas, torque e tipo de vela que necessito... alguém sabe qual o modelo atual que substitui este modelo apresentado, pois nas auto peças aqui, ninguém sabe....
Willys "Hurricane" Engine Specs
F-head 134 cu.in. (2.2 liter) 4-Cylinder Engine
Spark plugs: AC-45 or Champion J-8
Spark plug gap: 0.030 in. (0.762 mm)
Spark plug torque: 25-33 lbs. ft. (34-44 Nm)
Firing order: 1-3-4-2
Distributor rotation: Counterclockwise
Point gap: 0.020 in. (Prestolite)
Dwell angle: 42 degress
Ignition timing: 5 degress BTDC
Bore and stroke :3 1/8 in. x 4 3/8 in. (79.37 mm x 111.12 mm)
SAE Horsepower: 15.63
Weight: 470 lbs. with fluids (Jeep Bible, Granville King)
Max. Horsepower: 72 @ 4000 R.P.M. (71 @ 4000 R.P.M. on military M606's)
Torque: 114 lbs. ft. (15.7 kg-m) @ 2000 R.P.M. (111 lbs. ft. @ 2200 R.P.M. on military M606's)
Compression pressure: 120-130 psi (8.4-9.2 kg-cm2)
Compression ratio: 6.9:1 (7.4:1 high altitude option).
Valves: 2-in. intake valves in head, exhaust valves in block.
Valve clearances:
Intake: 0.018 in.
Exhaust: 0.016 in.
Idle speed:
YF-938-SD carburetor: 600 rpm
YF-4002-S carburetor: 650-700 rpm
YF-4366-S, YF-4941-S, or YF-6115-S:
IAY-4401A distributor: 650-700 rpm
IAY-4401B distributor: 700-750 rpm
Mauro B.
08/05/2004, 22:00
Utilizo e funciona muito bem a do "FUSCA",comprei dois jogos e fico com 2 de reserva,mas não estragam ou funcionam mal no BF161,estão lá para serem esquecidas,e o motor tá redondo.
Essas velas do fusca tem a mesma rosca e se não são iguais nas características em comparação com as originais, são muito parecidas. O "porém" é que elas são mais compridas, o que não é o ideal. Mas se não encontrarem as de rosca curta original, acho que dá pra usar tranquilo estas....por sinal, são estas que uso no meu BF-161 ! :D
alguém sabe qual o modelo atual que substitui este modelo apresentado,
Oi Fabiano, estas velas são as de rosca curta, iguais as do BF-161...na real acho que tu tens que levar uma amostra e procurar uma igual! :?
[]'s
Sergio Rocha
08/05/2004, 22:02
Fala Fabiano
Aonde vc encontrou estes dados :?: Tinha especificações de suspensão, dimensòes, peso etc. :?:
To querendo especificações do cj3A, mas do cj3B já serve eles são parecidos.
Um abraço
Fabiano-SL
08/05/2004, 22:44
fala grande mauro e sérgio!
Mauro:
No catálogo da Bosch jeep 4c. usa-se a vela H7DC já no 6c. usa-se a W8EC. Em um material que recebi por e-mail de um colega aqui do forum, tem informações diferentes: jeep até 65 bosch W8E e 65 adiante W125 T. Legal é que neste material que recebi do colega tem a champion j-8 (mesma das informações q retirei na rede...), que substitui a bosch W8E
Esta vela W8EC é diferente do fusca que é W8DC.
Finalizando, acho que o ideal mesmo é a vela W8EC!! o que vcs acham??
Sérgio:
Dá uma olhada neste site: http://www.thecj2apage.com/ ou http://www.film.queensu.ca/CJ3B/
tem tudo sobre nossos jeeps!!!
[]'s
Sergio Rocha
08/05/2004, 23:03
Valeu pela dica :lol:
Mauro B.
08/05/2004, 23:25
Oi Fabiano !!! :D
O arquivo que tu tens é esse http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/velas/download/Velas.pdf ????
É, são diferentes mesmo...mas na real se tu colocares qualquer uma funciona igual :D Mas todo caso é bom saber, valeu!
Teve um colega da Jipenet que deu dicas sobre uma vela que ele utilzou no seu BF-161. Quero ver se acho o arquivo e daí repasso. O que me lembro era que essa vela servia tanto para motores a álcool como gasolina. Suas características eram bem abrangentes! :wink:
[]'s
Fabiano-SL
09/05/2004, 18:54
Fala mauro!
O arquivo que tu tens é esse http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/velas/download/Velas.pdf ????
Isso mesmo, peguei no site da Bosch...
É, são diferentes mesmo...mas na real se tu colocares qualquer uma funciona igual
Também acho que funciona, pois meu motor está bem legal...mas quando trocar as velas vou optar pela vela que citei...
falou amigo...
lucasnassif_offroader4x4
09/09/2006, 22:01
Bom, o que está acontecendo é o seguinte:
Em Julho desse ano eu troquei o jogo de velas do meu Willys, com motor BF-161!!
Coloquei velas da NGK (segundo os proprietários de Willys, são as melhores)
Mas a 2 semanas atrás, uma vela queimou!! :-( Como não tinha outra nova, coloquei uma das velhas!!
Ontem queimou outra, mas eu não achei as velhas pra substituir, e fiquei rodando com ele até hj, com 5 cilindros!
Hj cedo eu comprei OUTRO JOGO DE VELAS NOVINHO, DA NGK, e troquei!! Andei mais ou menos uns 60 kilometros com o Jeep hj e qdo cheguei em casa, tirei uma das velas e elas estavam mto pretas! Muita fuligem! Num é normal, eu sei, pq o normal é quando o eletrodo está meio amarronzado. Mas essas velas não estavam normal, pq elas estavam mto pretas, e qdo passava o dedo, saía um pó preto (a vela não está com óleo)!! Achei que era a mistura de ar/comb que tava mto rica e tava dando excesso de gasolina, mas o mecânico daki de confiança disse que não, que a mistura estava normal, e eu concordei com ele pq de mistura ar/comb eu entendo e sei regular!! Ele me disse pra conferir o giglê principal, que fica embaixo da cuba do carburador (DFV-228)!! Ele disse que o número do giglê tinha que ser no máximo 30! Se fosse mais, era esse o problema! Tava com excesso de gasolina! Mas eu conferi hj msm e o número é 25!! Então o problema não é o giglê.
Alguém sabe o que que pode ser?? O Jeep não estava andando afogando!! O motor em si tá uma maravilha!! Carburador aparentemente regulado, tah dando uma partida que é uma maravilha, num ta engasgando nem nada!! O problema é só essas fuligens que estão na vela!!
Por isso que eu estou precisando de uma ajuda urgente!!
OU VOCÊS ME AJUDAM A RESOLVER O PROBLEMA, OU EU VOU FICAR COMPRANDO UM JOGO DE VELAS IGUAL BOBO TODA SEMANA!!
Por favor pessoal, me ajudem!!
Aguardo respostas :)
Abraços
leopoldo
10/09/2006, 15:12
Lucas, boa tarde.
A descrição do problema está um problema !
vela queimada é uma coisa, vela suja é outra.
1- se as velas estão pretejadas e molhadas, é excesso de óleo queimando junto da gasolina.
2- se as velas estão pretejadas e secas, é excesso de combustível.
3- As velas podem também entrar em curto dentro da porcelana e deixar de centelhar.
se estiverem mesmo da forma que vc descreve, é excesso de combustível e vc pode verificar também pelo cheiro e ardor dos olhos se chegar perto do cano de escape.
o excesso pode também ser causado por excesso no nível de boia ou por usa de bomba elétrica com pressão muito acima da permitida para um carburador.
Se o carburador estiver bem regulado, o normal é um depósito meio que marrom, levemente escuro.
otavio_gomes
11/09/2006, 13:52
Bom, o que está acontecendo é o seguinte:
Em Julho desse ano eu troquei o jogo de velas do meu Willys, com motor BF-161!!
Coloquei velas da NGK (segundo os proprietários de Willys, são as melhores)
Mas a 2 semanas atrás, uma vela queimou!! :-( Como não tinha outra nova, coloquei uma das velhas!!
Ontem queimou outra, mas eu não achei as velhas pra substituir, e fiquei rodando com ele até hj, com 5 cilindros!
Hj cedo eu comprei OUTRO JOGO DE VELAS NOVINHO, DA NGK, e troquei!! Andei mais ou menos uns 60 kilometros com o Jeep hj e qdo cheguei em casa, tirei uma das velas e elas estavam mto pretas! Muita fuligem! Num é normal, eu sei, pq o normal é quando o eletrodo está meio amarronzado. Mas essas velas não estavam normal, pq elas estavam mto pretas, e qdo passava o dedo, saía um pó preto (a vela não está com óleo)!! Achei que era a mistura de ar/comb que tava mto rica e tava dando excesso de gasolina, mas o mecânico daki de confiança disse que não, que a mistura estava normal, e eu concordei com ele pq de mistura ar/comb eu entendo e sei regular!! Ele me disse pra conferir o giglê principal, que fica embaixo da cuba do carburador (DFV-228)!! Ele disse que o número do giglê tinha que ser no máximo 30! Se fosse mais, era esse o problema! Tava com excesso de gasolina! Mas eu conferi hj msm e o número é 25!! Então o problema não é o giglê.
Alguém sabe o que que pode ser?? O Jeep não estava andando afogando!! O motor em si tá uma maravilha!! Carburador aparentemente regulado, tah dando uma partida que é uma maravilha, num ta engasgando nem nada!! O problema é só essas fuligens que estão na vela!!
Por isso que eu estou precisando de uma ajuda urgente!!
OU VOCÊS ME AJUDAM A RESOLVER O PROBLEMA, OU EU VOU FICAR COMPRANDO UM JOGO DE VELAS IGUAL BOBO TODA SEMANA!!
Por favor pessoal, me ajudem!!
Aguardo respostas :)
Abraços
Pela sua descrição, o seu carro não está queimando completamente a gasolina pois as velas estão com cor preto fosco típica de fuligem por má queima de combustível.
No carburador, o gigle principal pode ter o número correto 25 mas algém no passado pode ter passado uma broca nele aumentado o seu diâmetro real (não acredito nessa possibilidade).
outra coisa pode acontecer é que o injetor de gasolina esteja injetando a gasolina em momentos inoportunos (o motorista pode por exemplo bombar o acelerador fora de hora - se o motor e a carroceria do jeep não estiverem bem presos isso pode ocorrrer)
O sistema de distribuição pode estar falhando ou enviando pouca centelha às velas.
Agora quanto às velas estarem queimando, é estranho! ou você está usando velas muito quentes ou o sistema de distribuição estã enviando uma fagulha muito forte (o que é contraditório à má queima do combustível). A marca da vela é essa mesmo mas, o modelo pode estar errado. Qual o número das velas que você está usando?
As velas quentes são usadas em tempo frio ou em circuitos curtos onde o motor não atinge a temperatura ideal de funcionamento.
Um abraço,
chapolin colorado
11/09/2006, 15:51
Lucas boa tarde, verifique tambem o ponto de ignição e a abertura do platinado, o ponto de ignição muito adiantado pode causar a queima parcial da mistura em determinadas rotações...na viatura estava ocorrendo a mesma coisa e após acertar o ponto de ignição tudo se resolveu...
[]´s esperando ajudar...
Minhas velas estavam ficando assim, sujeira preta, seca, difícil de limpar por causa da mistura muito rica.
Causa: agulha não estava vedando direito e o carburador estava completamente desregulado.
Aproveite pra ver também o filtro de ar. Filtro muito entupido deixa passar menos ar que devia pra mistura.
Boa sorte
[]s
Sergio Willys
12/09/2006, 19:31
Dê uma olhada nas dicas da NGK, que pode ter uma luz a mais
http://www.ngkntk.com.br/direct/p6.html
lucasnassif_offroader4x4
12/09/2006, 22:27
Bom pessoal, primeiramente gostaria de agradecer pelas ajudas que estão me dando!
Leopoldo:
As velas estão apenas sujas, com uma quantidade muito grande de fuligens! Elas estão queimando, pq quando eu deixo as velas lá durante uns 2 meses, elas não produzem mais centelha, e o motor começa a falhar!!
Otávio_gomes:
Vou verificar isso que vc me informou e depois coloco aqui d nv ok?
Chapolin Colorado:
O ponto de ignição está "no ponto" blz? Já verifiquei...
Wart:
Também foi verificado a agulha e o filtro! Todos estavam em perfeito estado de funcionamento! A agulha é nova e o filtro está limpo...
Sérgio Willys:
Dei uma olhada no site e achei muito interessante!! Muito obrigado!
Novamente, gostaria de agradecer a todos pelas informações postadas neste tópico..
Abraços
lucasnassif_offroader4x4
12/09/2006, 22:37
Bom pessoal, boa noite!
Estou aqui d nv com mais dúvidas!
O carburador da minha viatura é o DFV 228, e embaixo daquele pistão que injeta gasolina tinha uma pequena esfera de aço.
Mas o último mecânico que mexeu nele, tirou o carburador pra limpar e desmontou ele todo! Ele tirou a esferinha de aço e me disse: "Vou tirar essa esfera de aço e não vou colocar mais, pq esse carburador NÃO PRECISA DELA PARA FUNCIONAR!!!"
E ainda disse: "Em carros 'normais', sem essa esferinha o carro não pega de jeito nenhum de manhazinha!!"
Fiquei na minha, pq eu achava que ele estava certo, e o jeep não falhava para pegar!!
Mas depoiis desse problema com as velas, será que não pode ser esse o problema?? A esfera fica embaixo do pistão e me disseram que ela serve para reter um pouco d gasolina! Será que é por ele ter tirado essa esfera que as velas estão ficando sujas??
Hj eu fui na oficina e ele teimou mais uma vez me dizendo: "JÁ TE DISSE: ESSE CARRO NÃO PRECISA DA ESFERA!!!!" Eu até mostrei uma foto explodida do carburador do jeep, e lá tinha a esfera, só que ele disse que aquele carburador era outro!!! (Como?? Se a foto tava no manual do Jeep, o carburador dele era esse!!!)
Mas mesmo assim eu peguei outra esfera que estava em outro carburador DFV e vou colocar no meu jeep amanhã e aviso vcs o que q deu ok??
Q q vcs acham?? Esse DFV precisa ou não da esfera??
Abraços "com ou sem esfera" ... :-D
leopoldo
13/09/2006, 00:20
:stop:
Tem gente que tem asma.
Esse animal de patas tem ASNA :parede: :parede: :parede:
Centenas de horas de projeto para um mega especialista dizer isso.
Bom, é o seguinte: neste carburador, quando vc solta o pedal do acelerador, a mola aciona o eixo para cima, criando uma depressão no cilindro e puxando gasolina da cuba. O volume aprisionado no cilindro é obviamente proporcional ao deslocamento do pistão, embolo, etc.
A esfera é uma válvula que não permite que a gasolina volte para a cuba devido a qualquer problema de vedação do pistão.
Quando vc pisa no acelerador, a esfera também impede de vc devolver a gasolina para a cuba e então ela só terá um caminho: a bengalinha.
Sem a válvula, a câmara estara com a quantidade de combustível menor que o necessário para a retomada na aceleração e poderá engasgar também pois a quantidade de gasolina será menor que a ideal.
A vantagem: vc economiza um pouco em contra partida o jeep acelera menos.
leopoldo
13/09/2006, 00:23
.... pq quando eu deixo as velas lá durante uns 2 meses, elas não produzem mais centelha, e o motor começa a falhar ....
Estou começando a desconfiar que o seu motor possa estar com a compressão muito baixa.
Verifique.
A compressão baixa pode ser causada por aneis gastos, valvula presa, junta queimada, valvula trincada, válvula empenada, sede de valvula solta, gasta ou trincada e engrenagem do comando fora de sincronia.
lucasnassif_offroader4x4
14/09/2006, 18:48
Estou começando a desconfiar que o seu motor possa estar com a compressão muito baixa.
Verifique.
A compressão baixa pode ser causada por aneis gastos, valvula presa, junta queimada, valvula trincada, válvula empenada, sede de valvula solta, gasta ou trincada e engrenagem do comando fora de sincronia.
Leopoldo, o motor está com a compressão normal (7,6:1) ok?
Abraços :concordo:
leopoldo
14/09/2006, 18:56
7,6 ?
como vc calculou isto ?
lucasnassif_offroader4x4
14/09/2006, 19:28
Leopoldo, 7,6 é a taxa de compressão normal do motor bf-161!! O mecânico que mexe no meu jeep tem um aparelho que coloca no lugar das velas e ele mede a compressão!
O taxa de compressao do motor do meu jeep ta proximo a 7,6! Nao lembro direito quanto que deu!!
Rogério Barthy
15/09/2006, 14:43
Epa, a minha viaturan está indo "agora" para medir a compressão e a pressão de óleo.
a taxa é mesmo 7,6 ?
Rogério
lucasnassif_offroader4x4
15/09/2006, 18:33
Epa, a minha viaturan está indo "agora" para medir a compressão e a pressão de óleo.
a taxa é mesmo 7,6 ?
Rogério
Rogério,
se o motor do seu Jeep é o BF-161, a taxa é 7,6:1.
E a temperatura NORMAL de funcionamento é entre 80 e 90ºC (graus celcius) ou 176º a 194º F :dance:
Abraços
Jayme Lage Rocha
15/09/2006, 18:46
Lucas,
o seu distribuidor é eletronico ou ainda usa platinado e condensador? Pois o meu Jeep anda falhando e sujando as velas, e depois de ter conferido quase tudo, estou desconfiando do meu carburador também.
leopoldo
15/09/2006, 18:51
AH minha Santa Jipadalena.:shock:
O mecanico vai medir a pressão.
Ele sabe calcular a compressão ??????
Acho que não
lucasnassif_offroader4x4
15/09/2006, 18:56
Lucas,
o seu distribuidor é eletronico ou ainda usa platinado e condensador? Pois o meu Jeep anda falhando e sujando as velas, e depois de ter conferido quase tudo, estou desconfiando do meu carburador também.
Jayme,
o distribuidor do meu CJ é o com platinado e condensador. Por enquanto eu não vou colocar ignição eletrônica! Estou dando preferência pra outros gastos nele, mas vou checar o estado do distribuidor!
O que que faz as velas ficarem com fuligem? Num é excesso de gasolina não??? Tem alguma coisa a ver com distribuidor???
Abraço
Rogério Barthy
16/09/2006, 21:24
Leopoldo, o mechanico não pegou o medidor de compressão "(relógio)" emprestado e por isso não pôde medir, e por isso tbm não quis medir a pressão do óleo.
Acredito em que ele não saiba como calcular a taxa de compressção.
É muito difícil a fórmula? Como se faz isso, para que eu possa verificar com certeza se ele irá fazer uma besteira ou me falar asneira?
Aproveitei hoje para dar um banho na viatura, passar pretinho nos pneus aspirar todo o interior e ainda:
limpeza das velas, verificação dos cabos de velas, regulagem da abertura do platinado, regulagem de ponto, limpeza e lavagem interna do radiador com a colocação de aditivo, regulagem do gnv.
Agora sim a viatura ficou outra, sem engasgar em subidas e com força em arrancadas e retomadas com uso do GNV e não só na gasolina.
Ficará para a próxima semana as bendita medições da compressão e da pressão de óleo.
Rogério
lucasnassif_offroader4x4
16/09/2006, 22:08
.
É muito difícil a fórmula? Como se faz isso, para que eu possa verificar com certeza se ele irá fazer uma besteira ou me falar asneira?
Ficará para a próxima semana as bendita medições da compressão e da pressão de óleo.
Rogério
Rogério,
--- A fórmula para calcular a taxa de compressão é a seguinte:
taxa de compressão = (volume de admissão + volume de compressão) / volume de compressão
--- A pressão de óleo é a seguinte:
Marcha lenta (600 rpm).........................6 lbs/pol²
2.000 rpm...........................................20 lbs/pol²
Máxima............................................ ...30 a 40 lbs/pol²
OBS.: A lâmpada indicadora da pressão de óleo acende quando a pressão fica igual ou inferior a 5 lbs/pol²!!
Abs..
leopoldo
17/09/2006, 00:06
O Lucas tentou mas ficou embanado a explicação da taxa.
A taxa é uma característica do projeto do motor, é um dado técnico, vc pode achar no manual ou descrição técnica do seu motor.
É uma razão entre certos volumes, no caso o (volume proporcionado pela camara de combustão + o volume do ar admitido) / de novo pelo ar da camara de combustão. No seu motor, se for gasolina deve ser algo entre 7:1 e 8:1.
O que seu mecanico deverá olhar é a pressão (com um manômetro) que se chega quando o pistão sobe no tempo de compressão. No BF, a taxa do motor novo, recém montado deve ser algo em torno de 7,6:1. A medição com manômetro deve fornecer algo entre 120 e 140 lbs/pol quadrada.
Num motor usado, a compressão minima deve ser de 115 lbs/pol quadrada e a variação máxima deve ser de 10 lbs/pol quad. entre 2 cilindros quaisquer.
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
17/09/2006, 01:15
Leopoldo, 7,6 é a taxa de compressão normal do motor bf-161!! O mecânico que mexe no meu jeep tem um aparelho que coloca no lugar das velas e ele mede a compressão!
O taxa de compressao do motor do meu jeep ta proximo a 7,6! Nao lembro direito quanto que deu!!
NECA!!!... O seu meca não tem como medir a TAXA de compressão com o tal aparelhinho. O Leopoldo está certo! Você sita adiante que a taxa de compressão é uma relação entre volumes... e é mesmo. Um cabeçote retificado rebaixou e a TAXA aumentou, assim como uma junta mais espessa diminui e mais "fina" aumenta também a taxa. O que ele mediu com o tal aparelhinho (chamemos de manômetro de máxima, tá?) foi a COMPRESSÃO (nada de taxa aí) e dá leitura direta. Compressão normal de cada cilindro (nesse motor) entre 120 e 140 lbs/polegada quadrada. Pode aceitar uma compressão mínima de 115 lbs/pol2 desde que a variação entre os cilindros não seja superior a 10 lbs/pol2.
VELAS QUEIMANDO, todo o mundo já falou e você já disse que é fuligem preta (não úmida) então comece por verificar: A- estado dos cabos das velas (com o motor funcionando no escuro vc vê as faíscas saindo dos cabos?
- pode colocar a mão por baixo dos cabos, vc vai vê-las em forma de fogo-fátuo); A.a- troque os cabos (aproveite para colocar cabos de silicone de 8.8 mm)
Compre um jogo de reparo de carburador (com gicleurs e tudo). Desmonte o carburador, lave-o todo com detergente, sopre tudo no posto e lave com tinner. Remonte e meu!... coloque a bendita esfera!!! Como o Leopoldo escreveu... um estúpido qq faz um monte de cursos e ensaios em bancadas especiais e coloca uma esferinha (só para encarecer o produto final?) e vem um franciscano iluminado e diz que essa m... só serve para!?... Valha-me São Francisco!!!... (de Assis ou Xavier, isto é muito importante saber)
Aconselho-o a levar o seu carbura a uma oficina especializada em carburadores onde eles têm todo o ferramental necessário para calibrar e testar... há tanta coisa aí que só os "iniciados" conhecem. Um carburador tem um labirinto de galerias que nem o filho de Dédalo seria capaz de desvendar.
ATENÇÃO PARA O QUE SE SEGUE: DESLIGUE A CHAVE DE IGNIÇÃO PARA FAZER ESTES AJUSTES!!!
B- ABERTURA DO PLATINADO; tire a tampa do distribuidor, gire o motor com uma chade estrela colocada no parafuso da polia até que o ressalto do distriba abra os contatos do platinado ao máximo e ajuste a bertura (tem de ser 0,02" ou 0,50 mm). B.a- Compre um calibrador "apalpa-folgas", não é caro.
C- AVANÇO INICIAL; desligue o tubo do vácuo, coloque o rotor no distriba e vá girando o motor (sempre no sentido do funcionamento, se passar do ponto gire no mesmo sentido, não vale voltar atrás!) até que o rotor "aponte" quase para o lado em que sai o cabo de vela do cilindro 1. C.a- Olhe as marcas da polia e veja a marca de 5 graus antes do ponto morto superior (vc tem manual, isso está tudo ali). Mas!... naquele tempo não havia mistura de álcool na gasosa. Aí você pode colocar na marca 6 graus APS. C.b- Agora ligue uma lâmpada comum de painel de 12 V com duas garrinhas tipo jacaré (presumo que você não disponha de uma lâmpada estroboscópica - pistola de ponto) no parafuso onde sai o cabo que vem da bateria ao distribuidor e a outra garra na massa. C.c- solte o parafuso que firma o distriba, mas não o gire ainda. C.d- ligue a chave de ignição e gire o distribuidor até que a lâmpada acenda (atenção de novo! Vc percebeu para que lado o rotor estava girando quando você girou o motor no sentido do funcionamento?) se você gira o distribuidor nesse sentido você atrasa o ponto. Se gira contra, avança. Sacou? É aquele pontinho em que a lâmpada começa a acender (o distriba vc já desmontou, limpou e lubrificou como o Leopoldo descreveu e verificou o funcionamento do avanço a vácuo, certo?)
D- aperte um pouquinho o parafuso que fixa o distriba (vc vai ter de afrouxá-lo de novo para o ajuste final) e ligue o cano do vácuo. Feche a tampa semesquecer o rotor, heim!!! (até médico já esqueceu pinça dentro de paciente)
E- VELAS - (Não encontro a minha tabela de correspondência) O manual diz que deve usar Motorcraft B-AT6 (é NGK, Motorcraft e AC Delco são só griffes) Veja numa tabela na auto-peças qual a NGK corresponde a essa
B-AT6 e peça uma vela MAIS QUENTE (de novo a m... do álcool na gasosa)
Agora é só botar pra funcionar. Antes preste atenção no que o Leopoldo (gosto desse cara) falou sobre carburas (parafuso preto/parafuso dourado) Valeu Leo!
Não tenha medo... mecânica é apaixonante e jeep gosta de ser apalpado pelo dono proporcionando orgasmos múltiplos e violentos... Sabe a história do machão né?...
Esfera inútil!... Só aquela que a Seleção chutava na Alemanha...
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
17/09/2006, 01:26
NECA!!!... O seu meca não tem como medir a TAXA de compressão com o tal aparelhinho. O Leopoldo está certo! Você sita adiante que a taxa de compressão é uma relação entre volumes... e é mesmo. Um cabeçote retificado rebaixou e a TAXA aumentou, assim como uma junta mais espessa diminui e mais "fina" aumenta também a taxa. O que ele mediu com o tal aparelhinho (chamemos de manômetro de máxima, tá?) foi a COMPRESSÃO (nada de taxa aí) e dá leitura direta. Compressão normal de cada cilindro (nesse motor) entre 120 e 140 lbs/polegada quadrada. Pode aceitar uma compressão mínima de 115 lbs/pol2 desde que a variação entre os cilindros não seja superior a 10 lbs/pol2.
VELAS QUEIMANDO, todo o mundo já falou e você já disse que é fuligem preta (não úmida) então comece por verificar: A- estado dos cabos das velas (com o motor funcionando no escuro vc vê as faíscas saindo dos cabos?
- pode colocar a mão por baixo dos cabos, vc vai vê-las em forma de fogo-fátuo); A.a- troque os cabos (aproveite para colocar cabos de silicone de 8.8 mm)
Compre um jogo de reparo de carburador (com gicleurs e tudo). Desmonte o carburador, lave-o todo com detergente, sopre tudo no posto e lave com tinner. Remonte e meu!... coloque a bendita esfera!!! Como o Leopoldo escreveu... um estúpido qq faz um monte de cursos e ensaios em bancadas especiais e coloca uma esferinha (só para encarecer o produto final?) e vem um franciscano iluminado e diz que essa m... só serve para!?... Valha-me São Francisco!!!... (de Assis ou Xavier, isto é muito importante saber)
Aconselho-o a levar o seu carbura a uma oficina especializada em carburadores onde eles têm todo o ferramental necessário para calibrar e testar... há tanta coisa aí que só os "iniciados" conhecem. Um carburador tem um labirinto de galerias que nem o filho de Dédalo seria capaz de desvendar.
ATENÇÃO PARA O QUE SE SEGUE: DESLIGUE A CHAVE DE IGNIÇÃO PARA FAZER ESTES AJUSTES!!!
B- ABERTURA DO PLATINADO; tire a tampa do distribuidor, gire o motor com uma chade estrela colocada no parafuso da polia até que o ressalto do distriba abra os contatos do platinado ao máximo e ajuste a bertura (tem de ser 0,02" ou 0,50 mm). B.a- Compre um calibrador "apalpa-folgas", não é caro.
C- AVANÇO INICIAL; desligue o tubo do vácuo, coloque o rotor no distriba e vá girando o motor (sempre no sentido do funcionamento, se passar do ponto gire no mesmo sentido, não vale voltar atrás!) até que o rotor "aponte" quase para o lado em que sai o cabo de vela do cilindro 1. C.a- Olhe as marcas da polia e veja a marca de 5 graus antes do ponto morto superior (vc tem manual, isso está tudo ali). Mas!... naquele tempo não havia mistura de álcool na gasosa. Aí você pode colocar na marca 6 graus APS. C.b- Agora ligue uma lâmpada comum de painel de 12 V com duas garrinhas tipo jacaré (presumo que você não disponha de uma lâmpada estroboscópica - pistola de ponto) no parafuso onde sai o cabo que vem da bateria ao distribuidor e a outra garra na massa. C.c- solte o parafuso que firma o distriba, mas não o gire ainda. C.d- ligue a chave de ignição e gire o distribuidor até que a lâmpada acenda (atenção de novo! Vc percebeu para que lado o rotor estava girando quando você girou o motor no sentido do funcionamento?) se você gira o distribuidor nesse sentido você atrasa o ponto. Se gira contra, avança. Sacou? É aquele pontinho em que a lâmpada começa a acender (o distriba vc já desmontou, limpou e lubrificou como o Leopoldo descreveu e verificou o funcionamento do avanço a vácuo, certo?)
D- aperte um pouquinho o parafuso que fixa o distriba (vc vai ter de afrouxá-lo de novo para o ajuste final) e ligue o cano do vácuo. Feche a tampa semesquecer o rotor, heim!!! (até médico já esqueceu pinça dentro de paciente)
E- VELAS - (Não encontro a minha tabela de correspondência) O manual diz que deve usar Motorcraft B-AT6 (é NGK, Motorcraft e AC Delco são só griffes) Veja numa tabela na auto-peças qual a NGK corresponde a essa
B-AT6 e peça uma vela MAIS QUENTE (de novo a m... do álcool na gasosa)
Agora é só botar pra funcionar. Antes preste atenção no que o Leopoldo (gosto desse cara) falou sobre carburas (parafuso preto/parafuso dourado) Valeu Leo!
Não tenha medo... mecânica é apaixonante e jeep gosta de ser apalpado pelo dono proporcionando orgasmos múltiplos e violentos... Sabe a história do machão né?...
Esfera inútil!... Só aquela que a Seleção chutava na Alemanha...
Em tempo... eu disse que o motor você só gira no sentido de funcionamento, o distribuidor você pode voltar... valeu? Acrescento isto porque já é domingo 1:30 da manhã (hora de Brasília ou 4:30 GMT) e os mecas de plantão vão começar a xingar o velho aqui)
VOTE NO SEGUNDO!!!
Sergio Rocha
17/09/2006, 11:53
Em tempo... eu disse que o motor você só gira no sentido de funcionamento, o distribuidor você pode voltar... valeu? Acrescento isto porque já é domingo 1:30 da manhã (hora de Brasília ou 4:30 GMT) e os mecas de plantão vão começar a xingar o velho aqui)
VOTE NO SEGUNDO!!!
É a idade.:mrgreen:
[]':palmas:
lucasnassif_offroader4x4
17/09/2006, 16:09
o pessoal, desculpa aí pela ignorância de falar que eu medi a TAXA DE COMPRESSÃO!! Eu quis dizer que tinha medido a PRESSÃO NA HORA COMPRESSÃO, (como o Leopoldo disse) mas na hora eu tava lendo aqui a fórmula da taxa de compressão e acabei misturando tudo!!
Antonio Luis, vou verificar tudo isso que vc falou (algumas coisas, vou verificar perto do mecânico), e dpois coloco aqui no fórum ok?
Vlw pelas opiniões, pessoal!!
OBS PARA SÉRGIO ROCHA: SÉRGIO, SOBRE AQUELA "AULA" QUE VC ME DEU AQUELE DIA, EU TENTEI FAZER O QUE VC ME FALOU, MAS NUM DEU MTO CERTO NAO...MAS CONSEGUI COM QUE FICASSE MAIS OU MENOS!! TÁ DANDO PRA ANDAR.... MAS MESMO ASSIM, OBRIGADO PELAS DICAS!!
ATÉ MAIS, NO MSN!
lucasnassif_offroader4x4
28/09/2006, 17:54
Pessoal!!
Dpois de ter ouvido muitas vezes a msm coisa: "vc tem que recondicionar o seu carburador!", criei coragem, juntei $$$ e finalmente mandei o bura pra Carburauto!!! Lá eles vão dar uma geral nle...vão trocar apenas o que precisar!!
Amanhã eu estou indo pegar o jeep e vou fzer testes....
Agora, sobre o preço, o cara lá me cobrou R$ 40,00 d mao de obra ++++ os preços das peças que trocarem!! Tá bom o preço ou tá caro????
Pelo jeito, acredito que deve ficar na faixa de uns R$ 70,00 no máximo!!!
A partir d amanhã vou fzer testes e colocarei aki os resultados!!
Abs..
__________________________________________________ ________
Até que enfim o carburador recondicionado!!!
lucasnassif_offroader4x4
22/10/2006, 17:09
Pessoal,
o bura foi recondicionado, coloquei ignição eletronica, cabo de silicone, etc etc etc, mas as velas continuam com fuligem..e agora??
eu observo que acelerando devagar, em um certo ponto ele embola e qdo ele embola, dá excesso no bura!! Outro dia eu tirei o filtro, olhei pra dentro do bura e acelerei. ao sair da lenta, a gasolina é injetada por cima e na hra que ele embolou saiu um jato a mais!! Deu excesso! Depois disso, o excesso não parou, dava até pra escutar um barulho na borboleta do excesso sendo queimado (parece que tá fritando algo)!!
Sobre esse excesso do bura, tem alguma coisa a ver com a pressao da bomba de gasosa?? Está muito alta essa pressão? Ouvi dizer que dependendo da espessura da junta colocada, a pressão muda, e o mecanico que disse akelas coisas da esfera, trocou a junta certa e colocou uma lá que ele axou no chão!! Cortou de uma caixa de sapato!! Pode ser isso??
Espero ajuda de todos!!
Abssss
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
23/10/2006, 00:20
Pessoal,
o bura foi recondicionado, coloquei ignição eletronica, cabo de silicone, etc etc etc, mas as velas continuam com fuligem..e agora??
eu observo que acelerando devagar, em um certo ponto ele embola e qdo ele embola, dá excesso no bura!! Outro dia eu tirei o filtro, olhei pra dentro do bura e acelerei. ao sair da lenta, a gasolina é injetada por cima e na hra que ele embolou saiu um jato a mais!! Deu excesso! Depois disso, o excesso não parou, dava até pra escutar um barulho na borboleta do excesso sendo queimado (parece que tá fritando algo)!!
Sobre esse excesso do bura, tem alguma coisa a ver com a pressao da bomba de gasosa?? Está muito alta essa pressão? Ouvi dizer que dependendo da espessura da junta colocada, a pressão muda, e o mecanico que disse akelas coisas da esfera, trocou a junta certa e colocou uma lá que ele axou no chão!! Cortou de uma caixa de sapato!! Pode ser isso??
Espero ajuda de todos!!
Abssss
Lucas, antes de mais me diga que velas você está usando... já sabemos que é NGK (porque todas são exceto as bosh). Veja o que está escrito na porcelana, ou melhor, na base metálica. Vou procurar minha tabela, depois conversamos, ok? Para já a junta da bomba não tem muita influência na pressão, mas de caixa de sapato não! Mas não é disso. Você tem o manual do proprietário? Já mudou de meca? Faça você mesmo. O valor da mão-de-obra (especialmente desse seu meca) você usa para comprar certas "coisitas" e de quebra você ganha a satisfação de ter feito tudo. Vai ter de seguir um passo-a-passo. Só responda essas perguntas e voltaremos aqui mesmo.
lucasnassif_offroader4x4
23/10/2006, 20:46
Lucas, antes de mais me diga que velas você está usando... já sabemos que é NGK (porque todas são exceto as bosh). Veja o que está escrito na porcelana, ou melhor, na base metálica. Vou procurar minha tabela, depois conversamos, ok? Para já a junta da bomba não tem muita influência na pressão, mas de caixa de sapato não! Mas não é disso. Você tem o manual do proprietário? Já mudou de meca? Faça você mesmo. O valor da mão-de-obra (especialmente desse seu meca) você usa para comprar certas "coisitas" e de quebra você ganha a satisfação de ter feito tudo. Vai ter de seguir um passo-a-passo. Só responda essas perguntas e voltaremos aqui mesmo.
antonio luis,
não sei direito qual é o modelo da vela! Vou verificar e posto aki!!
quando eu vo compra-las, eu entro numa loja de peças de jeep (portugues4x4) e peço velas pro jeep 6cc original! Já comprei 4 jogos diferetes em 4 lojas e todas deram a msm vela!!
Conclusão: acho que as velas tão certas neh?!
Abss pela ajuda
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
23/10/2006, 22:25
antonio luis,
não sei direito qual é o modelo da vela! Vou verificar e posto aki!!
quando eu vo compra-las, eu entro numa loja de peças de jeep (portugues4x4) e peço velas pro jeep 6cc original! Já comprei 4 jogos diferetes em 4 lojas e todas deram a msm vela!!
Conclusão: acho que as velas tão certas neh?!
Abss pela ajuda
Lucas, em princípio sim. Só que eu estou achando que você talvez precise de uma vela mais quente. Quando pedimos velas para BF, eles entregam o que é recomendado no catálogo (nas casas especializadas em jeep) já nem olham a tabela. Mas os motores trabalham em regimes diferentes uns dos outros. Se você usa o carro muito no trânsito, na estrada, etc. A mistura álcool/gasolina também complicou um pouco no nosso caso, já que os nossos motores são antediluvianos OPPSS!... antes dessa mistura. Me diga o que está escrito na vela. Ainda acredito que pode ser riqueza da mistura no bura, pode ser o ponto, sei lá... vamos tentar eliminar cada item até achar o problema. Um amigo tinha um bura que parecia perfeito até se descobrir que a parte superior era de um e a inferior (pé) de outro, estava dando uma entrada de ar falsa. Enfim, vamos pesquisar e tentar sem que você tenha de gastar muito... só não desanime, Ok?
lucasnassif_offroader4x4
24/10/2006, 18:34
Lucas, em princípio sim. Só que eu estou achando que você talvez precise de uma vela mais quente. Quando pedimos velas para BF, eles entregam o que é recomendado no catálogo (nas casas especializadas em jeep) já nem olham a tabela. Mas os motores trabalham em regimes diferentes uns dos outros. Se você usa o carro muito no trânsito, na estrada, etc. A mistura álcool/gasolina também complicou um pouco no nosso caso, já que os nossos motores são antediluvianos OPPSS!... antes dessa mistura. Me diga o que está escrito na vela. Ainda acredito que pode ser riqueza da mistura no bura, pode ser o ponto, sei lá... vamos tentar eliminar cada item até achar o problema. Um amigo tinha um bura que parecia perfeito até se descobrir que a parte superior era de um e a inferior (pé) de outro, estava dando uma entrada de ar falsa. Enfim, vamos pesquisar e tentar sem que você tenha de gastar muito... só não desanime, Ok?
Antonio Luis,
primeiramente, DESISTIR JAMAISS!! "Sou jipeiro e não desisto nunca!!"
Vou verificar a vela e te passo o modelo!!
Conversei com um meca aki na minha cidade e ele só mexe com jeeps e eu expliquei pra ele oq q tava acontecendo, inclusive akilo dele tá embolando quando acelera (dando excesso de gasosa)!! Ele chegou a conclusão que o bura não ta mto bom, e disse que amanhã ele vai instalar um retorno pro tanque (ele me explicou que qdo dá excesso vai tudo pra camara de combustão, e com esse retorno, quando dá excesso, antes de chegar na cuba, vai sair prum outro caninho e vai direto pro tanque!!
Depois eu falo no que que deu, ok?
Abss
rctorrezam
20/10/2008, 10:04
Alguém pode me dizer qual a melhor vela para se usar no BF 161?:?:
Alguém pode me dizer qual a melhor vela para se usar no BF 161?:?:
bosch: W8EC
NGK: 3510 B6S
rctorrezam
20/10/2008, 11:34
Capitão,
Se não me engano estas são as especificadas para o jeep. Blz!
Porém o que gostaria de saber é se existem velas que representem algum ganho a mais para o motor. Eficiência da queima, potência, consumo....
Valeu
Lucas Nassif
20/10/2008, 16:22
Também gostaria de saber se existem outras velas que podem ser usadas no BF com excessão dessas 2 citadas acima. Principamente se for resistiva.
rctorrezam
25/10/2008, 12:33
Galera, vamos lá. Algumas informações para estudo....
A Vela NGK indicada por catálogo para o B161 é a B6S, onde:
- B = Diâmetro da rosca 14mm X Sextavado 21 mm.
- 6 = Grau térmico
- S = Eletrodo central com cobre embutido
Beleza, então que tal a vela indicada para o OHC, a BP6HS, onde
- B 6 S dá na mesma
- P = Isolador projetado (segundo a NGK "O bico do isolador, mais longo, permite a circulação de maior volume de gases na região de ignição, entre o bico do isolador e o castelo metálico.Esta característica da Vela Super S diminui a probabilidade de ocorrência da carbonização e o conseqüente acúmulo de depósitos de carvão.")
- H = comprimento da rosca 12,7mm
Não consegui identificar o comprimento da rosca da B6S.
E aí, pelo exposto não seria mais conveniente usar a BP6HS ou a BP6S ou ainda a BPR6S (R = resistiva)? O que acham?
GIOVANNI LUIS
25/10/2008, 14:00
Tendo em vista q uma vela Fria é mais indicada para motores potentes, pelo maior efeito de dissipacao de temperatura, acredito q as mesmas sao as mais indicadas. Porem, ha um detalhe muito importante para autilizacao das mesmas em um BF;
_ que o sistema de ignicao seja respectivamente potente.
Digo isso, pq se o circuito enviar uma tensao baixa para as velas, resultando em uma corrente baixa , havera uma sedimentacao no eletrodo, causando fugas eletricas á faisca, diminuindo expressivamente a eficiencia de queima da mistura.
A questao de ser resistiva, é interressante para supressao dos "ruidos magneticos" que a faisca causa! Quem tem PX, injecao eletronica e outros aparelhos eletronicos com certeza sabe dos efeitos!
GIOVANNI LUIS
25/10/2008, 14:48
Observando q os valores do comprimento e diametro da rosca (ui) sao fixos (com algumas ressalvas em relacao ao curso da rosca, pois em alguns casos é possivel corrigir, se a mesma for longa, com aneis proprios para isso), resta as outras caracteristicas:
_Caracteristicas de construcao ( tipo resistiva, resistencia indutora....)
_Grau termico (Fria,Media-fria, Media-quente e Quente)
_Material do Eletrodo
_Modelo do Eletrodo
Agora em cima dessas caracteristicas, observando as propriedades do sistema de ignicao, vc pode buscar uma vela q seja condigente!
GIOVANNI LUIS
25/10/2008, 14:59
Galera, vamos lá. Algumas informações para estudo....
A Vela NGK indicada por catálogo para o B161 é a B6S, onde:
- B = Diâmetro da rosca 14mm X Sextavado 21 mm.
- 6 = Grau térmico
- S = Eletrodo central com cobre embutido
Beleza, então que tal a vela indicada para o OHC, a BP6HS, onde
- B 6 S dá na mesma
- P = Isolador projetado (segundo a NGK "O bico do isolador, mais longo, permite a circulação de maior volume de gases na região de ignição, entre o bico do isolador e o castelo metálico.Esta característica da Vela Super S diminui a probabilidade de ocorrência da carbonização e o conseqüente acúmulo de depósitos de carvão.")
- H = comprimento da rosca 12,7mm
Não consegui identificar o comprimento da rosca da B6S.
E aí, pelo exposto não seria mais conveniente usar a BP6HS ou a BP6S ou ainda a BPR6S (R = resistiva)? O que acham?
Se for pra escolher, usaria a BPR6S, por ser resistiva.
Entre a BP6S e a B6S, a unica diferenca é em relacao a esse "isolador progetado".
Quanto a BP6HS, teria q observar quanto a essa dimensao da rosca, pois pode acabar nao sendo compativel ( Curta demais, ou longa demais) H=12,7 mm
rctorrezam
26/10/2008, 12:26
Se for pra escolher, usaria a BPR6S, por ser resistiva.
Entre a BP6S e a B6S, a unica diferenca é em relacao a esse "isolador progetado".
Quanto a BP6HS, teria q observar quanto a essa dimensao da rosca, pois pode acabar nao sendo compativel ( Curta demais, ou longa demais) H=12,7 mm
Concordo com você, infelizmente não consegui saber qual é a dimensão da rosca da B6S! Isso facilitaria a escolha, mas acho que a BPR6S deve ser a melhor. Claro que mais cara que a BP6S, porém p[ara quem não usa rádio não faria diferença.
rctorrezam
28/10/2008, 19:29
Blz,
Se analizarmos a vela da bosch: W8EC
Temos
W= 14mm de rosca e sextavado de 20,8 - compatível com a B6S NGK
E= 9,5 centimetros de comprimento de rosca (descobrimos o comprimento da rosca?)
C= cobre também compatível com a B6S NGK
O interesante é que o Grau térmico muda para 8 sendo o da NGK 6! as duas fábricas usam a escala de 2 a 13!
E agora!?!?!?!?
Alguém pode me dizer qual a melhor vela para se usar no BF 161?:?:
Até agora ninguem respondeu exatamente a sua pergunta rtorrezam...
GIOVANNI LUIS
29/10/2008, 05:00
Blz,
Se analizarmos a vela da bosch: W8EC
Temos
W= 14mm de rosca e sextavado de 20,8 - compatível com a B6S NGK
E= 9,5 centimetros de comprimento de rosca (descobrimos o comprimento da rosca?)
C= cobre também compatível com a B6S NGK
O interesante é que o Grau térmico muda para 8 sendo o da NGK 6! as duas fábricas usam a escala de 2 a 13!
E agora!?!?!?!?
Seguindo estes dados, e sabendo que essa W8EC, tudo leva acrer que o comprimento da rosca necessaria para o BF seja esse (9,5) Claro q se pode variar um pouco com outras de rosca mais longa, porem com a observacao do detalhe de que estas nao ultrapassem uma tolerancia , pois ai existira um problema logico.
Quanto ao grau termico, esse como ja mencionei antes, vai depender das caracteristicas do teu conjunto.
GIOVANNI LUIS
29/10/2008, 05:03
Até agora ninguem respondeu exatamente a sua pergunta rtorrezam...
Na verdade, as perguntas ja foram respondidas sim.
Agora, escolher uma vela ideal, sem saber qual o tipo e estado o motor e sistema de ignicao, isto eu nao faco.
Se alguem souber mais informacoes e ideias a respeito, é so postar!
Selva!!!!
Ps: Vcs em Itajai, nao irao por acaso fazer uma trilha em dezembro?
rctorrezam
29/10/2008, 12:57
Se for pra escolher, usaria a BPR6S, por ser resistiva.
Entre a BP6S e a B6S, a unica diferenca é em relacao a esse "isolador progetado".
Quanto a BP6HS, teria q observar quanto a essa dimensao da rosca, pois pode acabar nao sendo compativel ( Curta demais, ou longa demais) H=12,7 mm
Pesquisando sobre a BPR6S descobri que é uma vela usada em motores V8 náuticos, mas acho que não deve ser problema.
Estou disposto a estudar a hipótese de colocar uma BPR8S, aumentando o grau térmico, pois ao ver minas velas ontem, verifiquei crbonização seca, o que pode indicar vela com grau térmico abaixo do recomendado (meu sistema está com ignição eletrônica, bobina Bosh KW - uma bobina forte e cabos de silicone 8mm)
Fala galera!!!
Pois bem... a um tempo coloquei um jogo de velas de fusca no meu CJ 6cc (pois não tinha achado de imediato em minha cidade as do jeep)... não tive problema nenhum mas dai veio a duvida...
Se o motor não estiver 100% elas podem encharcar pois tem o comprimento maior que o das velas originais para o bf161... ISSO E VERDADE???
A queima das velas do fusca realmente e maior que as originais do jeep???.....
alguem ai pode citar desvantagens e vantagens.....
Obrigado....
1ª imagem ... fusca.
2ª imagem ... jeep.
Att,
gpolachini
18/03/2011, 13:31
No meu bf as velas tambem são de fusca e não ocorre nenhum problema de encharcar as velas. Mais as duvidas vou deixar para os especialistas.
Abraço
bajeiro do sul
18/03/2011, 14:38
[QUOTE=Bercan;1399783]Fala galera!!!
Pois bem... a um tempo coloquei um jogo de velas de fusca no meu CJ 6cc (pois não tinha achado de imediato em minha cidade as do jeep)... não tive problema nenhum mas dai veio a duvida...
Se o motor não estiver 100% elas podem encharcar pois tem o comprimento maior que o das velas originais para o bf161... ISSO E VERDADE???
A queima das velas do fusca realmente e maior que as originais do jeep???.....
alguem ai pode citar desvantagens e vantagens.....
Amigo
a vela, por ser um pouco mais longa vai estar mais próxima do pistão no momento da explosão, imagina-se que esta explosão seja um pouco melhor ou mais direcionada dimunuindo a possibilidade de falhas da explosão. pode acontecer (pode) que numa pegada meia forte aonde se acelera tudo, dependendo da regulagem do carburador , que o cilindro fique cheio demais de combustivel ainda não queimado e este excesso possa molhar mais facilmente a vela, coisa pode acontecer até na vela original tb, mas um pouco mais dificel. alguns dizem que melhora a performance, mas não sei até que ponto. um amigo meu tem as velas do golf que são mais longas ainda, mas ai ele investiu num sistema de ignição muito bom, com central nova e cabos especiais e coisa e tal... Para quem tem o bf meio original como eu, fique com as velas tradicionais que trocar por velas de outro carro para se ter melhora na performance quase não vale a pena, a não ser como no seu caso, uma susbstituição para ir funcionando
abraços
Flavio Ramos
11/05/2011, 23:40
Pelo fato da vela de fusca ser mais longa, não tem o perigo do cilindro (pistão) bater na vela quando subir. Nesse caso não seria melhor usar o prolongador (aqui chamam de macaco).
Fala galera!!!
Pois bem... a um tempo coloquei um jogo de velas de fusca no meu CJ 6cc (pois não tinha achado de imediato em minha cidade as do jeep)... não tive problema nenhum mas dai veio a duvida...
Se o motor não estiver 100% elas podem encharcar pois tem o comprimento maior que o das velas originais para o bf161... ISSO E VERDADE???
A queima das velas do fusca realmente e maior que as originais do jeep???.....
alguem ai pode citar desvantagens e vantagens.....
Obrigado....
1ª imagem ... fusca.
2ª imagem ... jeep.
Att,
Bom dia prezado ! eu utilizo as velas do fusca, não no Jeep, mas em uma C-10 com motor 261, tanto o Jeep quanto a C-10 originalmente utilizam as velas W8EC da Bosch, como a C-10 estava sujando muito as velas com óleo, passei a utilizar as velas W9b+ do fusca e melhorou bastante o problema, claro que foi só um paliativo. Se seu Jeep não tem esse tipo de problema não vejo motivo para utilizar velas mais quentes nele, lembrando que as velas Bosch quanto maior o número mais quente é a vela, na NGK é o contrário ! quanto menor o número mais quente ela é. Vi um comentário seu sobre o Wanderlei Carburadores, ele realmente é muito bom, e o Fernando que trabalha com ele também é muito experiente ! Um amigo que tem um Diplomata preparado levou o carro para ele criar um sistema para acelerar o motor quando ligava o condicionador de ar, originalmente o 446 que está no motor dele não tem esse sistema, é uma pena que profissionais experientes como ele estão desaparecendo, quando vier à Ipatinga dê uma ligada ! (31) 9988-4850, e se precisar de alguma coisa é só falar, um abraço !
fala Jacimar..... concordo com vc.... pessoas como a equipe do wanderlei estão tão escassas no mercado que eu saio de resplendor-mg pra levar meus carburadores pra ele mexer.... nunca nenhum outro "mecanico" acertou tao bem com meus carburadores.... pode deixar.... estou mesmo precisando ir ai pra levar o carburador do meu gol quadrado pra ele da uma limpada.... ja o do cj-5 veio dai tem pouco tempo e ta uma maravilha.... quando aparecer ai entro em contato!!!
grande abraço....
Se está funcionando bem, não há com o que se preocupar. O jeep aqui em casa usa as velas b6s ngk, que são as dele, até onde eu sei e de vez quando tem que dar uma limpeza nelas, principalmente na quarta. Se as suas velas estão funcionando bem, mesmo não sendo originais, não há porque trocar.
eliasFerreira
15/05/2011, 16:45
Pessoal, troquei todas as velas - NGK B6S - do meu BF-161 há uns dias, e na caixa tem um desenho, que eu entendi, indicando manter o pino da vela desrosqueada um pouco.
Ao instalá-las, eu deixei com cerca de 2mm de folga.
Pergunta: por que não se pode apertar o pino da vela?
292248
Mauro Orioli
01/07/2011, 12:12
Amigo
a vela, por ser um pouco mais longa vai estar mais próxima do pistão no momento da explosão, imagina-se que esta explosão seja um pouco melhor ou mais direcionada dimunuindo a possibilidade de falhas da explosão. pode acontecer (pode) que numa pegada meia forte aonde se acelera tudo, dependendo da regulagem do carburador , que o cilindro fique cheio demais de combustivel ainda não queimado e este excesso possa molhar mais facilmente a vela, coisa pode acontecer até na vela original tb, mas um pouco mais dificel. alguns dizem que melhora a performance, mas não sei até que ponto. um amigo meu tem as velas do golf que são mais longas ainda, mas ai ele investiu num sistema de ignição muito bom, com central nova e cabos especiais e coisa e tal... Para quem tem o bf meio original como eu, fique com as velas tradicionais que trocar por velas de outro carro para se ter melhora na performance quase não vale a pena, a não ser como no seu caso, uma susbstituição para ir funcionando
abraços
Bajeiro,
Fiquei interessado em saber mais do sistema de ignição de seu amigo.
Tem referencia de fabricante ou quem instalou?
Quanto as velas,
Já usei em meu BF, sendo substituídas por originais na ultima revisão, porém vão voltar a ser velas de fusca para aproveitar estoque.
Mário RED JEEP
12/05/2012, 19:22
Alguém sabe qual a melhor vela para motor Ford OHC 2.3cc (georgia) original 1981?
A original dele! Se for gasolina BP6EFS, alcool eu num lembro.
Esse negocio de ficar inventado vela diferente nunca vi dar resultado.
Amigo meu colocou aquelas de 3 eletrodos no motor dele da decada de 60 com distribuidor a platinado. Imagina a briga dos eletrodos pra saber quem vai ficar com aquela centelhinha fraca e amarelada...
Mário RED JEEP
14/05/2012, 19:45
E aí Dodger!
Procurei bastante pelas NGK BP6EFS, mas não acho!
Então encontrei a NGK BPR5EFS-10, da Ranger. Lado a lado são iguais e o motor está redondo como antes.
Mantenho ou vc me indica alguma da Bosch?
E aí Dodger!
Procurei bastante pelas NGK BP6EFS, mas não acho!
Então encontrei a NGK BPR5EFS-10, da Ranger. Lado a lado são iguais e o motor está redondo como antes.
Mantenho ou vc me indica alguma da Bosch?
De Ranger a unica diferença é que são resistivas e as de Jeep/Maverick OHC são diretas, tbém já usei sem problemas mas o codigo delas era diferente BPR6EFS,se não me engano que é do 4 cil da ranger.
Velas bosch eu não gosto.
Olá Pessoal,
Quando comprei o Jeep era uma zona só, velas de jeep junto com de fusca, tudo junto e misturado!:???:
Agora coloquei estas da NGK no meu CJ5 6cc e tá funcionando bem, comprei as velas na NAFIL NAFIL Auto-Peças (http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=21528)
Além disso, segue o material que encontrei no catálogo da NGK. Referencia da vela para o Jeep.
coloquei só a parte do catálogo que mostra as referencias do Jeep, mas o catálogo completo pode ser baixado do site da NGK, está em pdf.
Boa sorte:concordo:
347399
Alguem já utilizou velas de Iridium nos CJ´s com mecanica original seja 6cc ou 4cc?? Eu coloquei para testar em minha moto ( V2 alta cilindrada custom) e até agora se comportou muito bem. Se a mesma cumprir o que promete em autonomia irá valer a pena ter pago pouco mais por elas. Agora no jeep não testei, são 6cc por aqui e o custo deve ser muito bem justificado....kkkk
Vamos ver na Moto antes!
André Valentini
06/08/2015, 20:32
E ai Jeepeiros, preciso de ajuda, meu cj5 tem motor bf 161, estava rodando bem a mais de um ano tanto em estradas como nas trilhas, porem o motor está queimando óleo, quando apertado sai fumaceira, mas não falhava nem sujava vela, a uns dias fui para uma trilha andou super bem, quando entrei no asfalto apagou e não queria pegar mais, lixei o platinado condensador, tudo bom, então afoguei com a mão no carburador e com muito custo pegou, com já estava ruim de pegar resolvi mandar ver o carburador em um expecialista, ele disse que o corpo do carburador era do corsel então trocou tudo por outro recondicionado original do jeep, pensando em não ter mais problemas pedi que trocasse o distribuidor colocando igniçao eletronica. Ficou muito bom quando sai da mecanica, porem no outro dia começou a falhar como se tivesse falta de combustivel quando esticava o motor, voltei lá eles almentaram o combustivel, ai cmeçou a sujar vela que tambem tinha sido coloada novas originais, testamos tudo e sempre com a falha, por ultimo colocou outro carburador tambem de jeep e ficou bom, andei no final de semana indo de chapecó sc até nonoai rs e fiz mais 24 km de terra, andou bem sem problemas, ontem ao andar na cidade sujou as velas novamente, fui lá e o mecanico disse que o problema é o meu motor por estar sujando a quinta vela com uma mistura de gasolina com óleo as outras velas ficam pretas, ele fez o teste de compressão em cada pistão os tres primeiros estão 100% os outros tres escapou um pouco de ar mas mesmo assim ficou no verde. O mecanico disse que tenho que fazer o motor para parar de sujar as velas, o que eu não entendo é porque antes de mexer no carburador e colocar a iguinição eletronica o jeep não falhava? o que vcs tem para me dizer?
E ai Jeepeiros, preciso de ajuda, meu cj5 tem motor bf 161, estava rodando bem a mais de um ano tanto em estradas como nas trilhas, porem o motor está queimando óleo, quando apertado sai fumaceira, mas não falhava nem sujava vela, a uns dias fui para uma trilha andou super bem, quando entrei no asfalto apagou e não queria pegar mais, lixei o platinado condensador, tudo bom, então afoguei com a mão no carburador e com muito custo pegou, com já estava ruim de pegar resolvi mandar ver o carburador em um expecialista, ele disse que o corpo do carburador era do corsel então trocou tudo por outro recondicionado original do jeep, pensando em não ter mais problemas pedi que trocasse o distribuidor colocando igniçao eletronica. Ficou muito bom quando sai da mecanica, porem no outro dia começou a falhar como se tivesse falta de combustivel quando esticava o motor, voltei lá eles almentaram o combustivel, ai cmeçou a sujar vela que tambem tinha sido coloada novas originais, testamos tudo e sempre com a falha, por ultimo colocou outro carburador tambem de jeep e ficou bom, andei no final de semana indo de chapecó sc até nonoai rs e fiz mais 24 km de terra, andou bem sem problemas, ontem ao andar na cidade sujou as velas novamente, fui lá e o mecanico disse que o problema é o meu motor por estar sujando a quinta vela com uma mistura de gasolina com óleo as outras velas ficam pretas, ele fez o teste de compressão em cada pistão os tres primeiros estão 100% os outros tres escapou um pouco de ar mas mesmo assim ficou no verde. O mecanico disse que tenho que fazer o motor para parar de sujar as velas, o que eu não entendo é porque antes de mexer no carburador e colocar a iguinição eletronica o jeep não falhava? o que vcs tem para me dizer?...
isso pode ser muita coisa, depende do que esta acontecendo. como esta o ponto de ignição? sabe se distribuidor q foi colocado funciona os dois avanços? qual gicle de alta?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/147589-grupo-whatsapp-jeep-willys-16.html
se animar, deixa o contato que vou add, vamos falando....
André Valentini
08/08/2015, 00:02
Boa noite, não entendo muito de motor, mas pelo que vi e o mec me falo antes meu carburador esav com um parafuso no lugar da mangueira que vai do carburador até o distribuidor, com a troca do carburador e do distribuidor ele colocou essa mangueira para ficar original mas esta isolado, creio eu que não funciona esse avanço, o ponto segundo ele acertou da melhor forma, sei que sempre é bom um pouco adiantado, no carburador não sei dizer qual gicle numero colocou eu pedi que diminuise a entrada de gasolina e almentasse o ar pois estava dando excesso, porem mesmo assim continua sujando as velas, amanha vou esperimentar trocar as velas originais pelas do fusca pois antes estavam estas e não sujavam, quem sabe enho sorte e estas velas queimando mais perto não sujem.
Estou pensando em pedir para outro mecanico conferir o carburador. vamos ver o que pode ser.
Eu não tenho whatsapp, meu email é andrelvalentini@yahoo.com.br, valeu e se souber de algo me avise. Grato André
André Valentini
08/08/2015, 00:15
Boa noite, não entendo muito de motor, mas pelo que vi e o mec me falo antes meu carburador esav com um parafuso no lugar da mangueira que vai do carburador até o distribuidor, com a troca do carburador e do distribuidor ele colocou essa mangueira para ficar original mas esta isolado, creio eu que não funciona esse avanço, o ponto segundo ele acertou da melhor forma, sei que sempre é bom um pouco adiantado, no carburador não sei dizer qual gicle numero colocou eu pedi que diminuise a entrada de gasolina e almentasse o ar pois estava dando excesso, porem mesmo assim continua sujando as velas, amanha vou esperimentar trocar as velas originais pelas do fusca pois antes estavam estas e não sujavam, quem sabe enho sorte e estas velas queimando mais perto não sujem.
Estou pensando em pedir para outro mecanico conferir o carburador. vamos ver o que pode ser.
Eu não tenho whatsapp, meu email é andrelvalentini@yahoo.com.br, valeu e se souber de algo me avise. Grato André
André Valentini
14/08/2015, 23:00
Agora tenho whatsapp 49 99700786, valeu
Marcelo Oyarzábal
04/12/2016, 19:38
Olá pessoal.
Pra não abrir um novo tópico, resolvi usar este mesmo para não ficar repetitivo.
Eu li todo o tópico mas não achei a solução.
Tenho um Jeep com motor Willys 6 cilindros, com platinado e condensador, e de uns dias pra cá o Jeep começou a falhar.
Troquei o reparo do carburador e seguiu falhando, com a troca do reparo a agulha não estava vedando direito e "jogava" gasolina pra dentro com vontade, aí coloquei a agulha velha e parou de vazar. A bomba de gasolina era original, e como o tanque estava muito sujo eu abri a bomba de gasolina que ainda era com parafusos e me deparei com as valvulas bem gasta, isso fazia a gasolina retornar um pouco, resolvi trocar por uma Brosol blindada, aí ficou forte demais e a agulha novamente não estava vedando, então coloquei um tanque de plástico de 42 litros na traseira e instalei um desborbulhador com retorno, resolveu o problema de transbordar gasolina, porém depois de tudo isso, andei cerva de 10 km e o jeep começou a pipocar e acabou ficando em 5 cilindros, abri a tampa do distribuidor e o platinado estava velho mas regulado, tirei, lixei e seguiu pipocando, troquei o platinado e o condensador e seguiu pipocando, abri o carburador para revisão e estava limpo, montei e seguiu pipocando, tirei um por um dos cabos de vela e quando tiro do cilindro nr 5 o barulho não muda, parece que aquele cilindro não funciona, tirei a vela e estava muito preta, sem óleo, mas muito preta, então limpei ela e montei novamente, seguiu falhando da mesma forma, estou desconfiando que pode ser problema de vela ou excesso de gasolina, o que vocês me dizem? Só em limpar todas as velas tem que melhorar ou pode ter estragado alguma vela? Inverti a vela do cilindro nr 4 pela 5 e seguiu falhando o cilindro nr 5 igual, troquei os cabos de vela, troquei o distribuidor inteiro e seguiu falhando, a única coisa que não troquei foi as velas. Aguardo os colegas pra ver pra onde corro, pois já estou desanimando do Jeep por que faz muito tempo que to tentando resolver esse problema, e trocar o motor aqui é complicado, pois não tem mecânico que faça adaptações e não me garanto em fazer sozinho, o sonho era um motor de Opala 4 cilindros ou AP 2.0.
Um abraço
Arildo MT
04/12/2016, 20:12
Marcelo, faz tempo que não ponho a mão em um bf, mas eu testaria se esta chegando centelha no cilindro 5, se estiver, com td q testou, tem uma possibilidade remota de estar com válvula pressa ou desregulada do 5 cilindro e não estar chegando a mistura ar/gasolina nele, só um chute.
Marcelo Oyarzábal
04/12/2016, 21:02
Marcelo, faz tempo que não ponho a mão em um bf, mas eu testaria se esta chegando centelha no cilindro 5, se estiver, com td q testou, tem uma possibilidade remota de estar com válvula pressa ou desregulada do 5 cilindro e não estar chegando a mistura ar/gasolina nele, só um chute.
Arildo, como sempre você ajudando à todos.
Então, já testei e esta chegando centelha sim, sobre regulagem de valvulas eu tinha descartado essa possibilidade, pois não faz um barulhinho fora do normal, e antes disso o Jeep estava normal, por isso achei estranho. Amanha vou tirar todas valvulas, limpar bem e montar novamente, se seguir falhando vou ter que tirar o cabeçote e o coletor pra ver, o que preciso saber é se há possibilidade de uma vela parar de funcionar.
Um abraço
Arildo MT
04/12/2016, 21:30
Sim a vela falhar é possível, mas se a vela tem centelha fora e vc trocou 4 por 5 e falha continuou no cilindro 5, a meu ver não é o caso, testa compressão do cilindro também antes de abrir, se tiver compressão, faísca, ar/combustível na cabeça do pistão, o trem tem que explodir, não consegui imaginar mais nada no momento.
Marcelo Oyarzábal
05/12/2016, 07:26
Arildo, vou tirar todas velas pra limpar e fazer o teste novamente, se falhar vou trocar as velas, se falhar vou regular as valvulas. Posto o resultado aqui.
Marcelo, como o Arildo já falou acima, válvula presa é uma possibilidade... Tira a tampa e ajusta todas elas, é bem tranquilo, aponta o rotor para o cabo do cilindro que quer regular e faz o ajuste nas respectivas vávlulas daquele cilindro... Ajusta admissão com 0,45 e escape com 0,40...
Abraço
Arildo, vou tirar todas velas pra limpar e fazer o teste novamente, se falhar vou trocar as velas, se falhar vou regular as valvulas. Posto o resultado aqui.
Marcelo Oyarzábal
05/12/2016, 09:31
Marcelo, como o Arildo já falou acima, válvula presa é uma possibilidade... Tira a tampa e ajusta todas elas, é bem tranquilo, aponta o rotor para o cabo do cilindro que quer regular e faz o ajuste nas respectivas vávlulas daquele cilindro... Ajusta admissão com 0,45 e escape com 0,40...
Abraço
Olá. Esse motor tem que tirar o coletor também pra regulagem né? Vou começar a desmontar hoje.
Pra regular as de escape, tem que tirar o coletor...
Se achar mais fácil, faz o seguinte, regula só as de admissão primeiro e veja se muda o comportamento, se não mudar aí parte pra regular as de escape também...
Olá. Esse motor tem que tirar o coletor também pra regulagem né? Vou começar a desmontar hoje.
Rafael Cape
05/12/2016, 18:34
Olá. Esse motor tem que tirar o coletor também pra regulagem né? Vou começar a desmontar hoje.
Falaaaaa Marcelo, eu tive 2 jeeps motor bf161, o branco era 1977 era so alegria, nunca me deixou na mão so gastei o mínimo mesmo, manutenção cotidiana. Agoraaaaa o verde 1963, deu trabalho, tampa do distribuidor, adianta ponto e atrasa ponto, cabo, vela, ignição, carburador novo, regulagem de válvula e por fim era junta de cabeçote.....
Entao te pergunto seu motor super aqueceu?
Se atentou ao radiador se esta baixando agua ou quando o motor esta em lenta borbulha?
Apanhei muito com o meu que por fim foi junta mesmo.
Arildo MT
05/12/2016, 19:03
Por isso pedi pra medir a compressão que poderia indicar possível problema na junta ou válvula, poderia ser outras coisas, mas teriam mais sintomas diferentes.
Marcelo Oyarzábal
08/12/2016, 08:22
Olá pessoal, pra informar que ainda não colocamos o willys pra funcionar, mas desmontamos e tinha uma válvula de admissão com muita folga, justamente daquele cilindro que falhava, então já regulamos, aproveitei e tirei o carburador pra limpeza e deixei dando uma carga na bateria, hoje de tarde vamos montar e fazer funcionar pra ver o que acontece, se resolve ou não a tal falha.
Um abraço
Marcelo Oyarzábal
08/12/2016, 20:26
Pessoal, regulamos as válvulas e o jeep seguiu a mesma coisa, fizemos o teste da junta do cabeçote, tiramos a tampa do radiador e quando acelera sai bastante água, em 1 minuto acelerando saiu mais ou menos 1 litro pelo bocal, estamos acreditando que seja junta, acho que o motor aqueceu, por que eu estava na cidade o dia que falhou, andando devagar em segunda, o que vocês acham? Amanha vou começar a desmontar de novo.
Sydney66
08/12/2016, 23:14
Boa noite Marcelo. É, infelizmente esse teste é correto, ele significa sobre-pressão no sistema de refrigeração por invasão de gases do cilindro. Quando é verificado emulsão na água do radiador a junta está dando passagem com os dutos de lubrificação que passam por ela. Quando é sobre-pressão, a junta está dando passagem na vedação da câmara de combustão com os dutos de refrigeração, o que aumenta a pressão do sistema de refrigeração e joga a água para fora do radiador quando o mesmo estiver sem a tampa. No seu caso, está dando muita passagem, nesses casos a marcha lenta torna-se irregular e há uma ligeira perda de potência no motor.
Verifique se junto com a água expulsa do radiador vem um pouco de fumaça. E se o marcador de temperatura da água teve ligeira alteração. Mas de toda forma já é quase 100% de certeza de que sua junta está com problemas em um dos cilindros.
[]
Marcelo Oyarzábal
08/12/2016, 23:29
Boa noite Marcelo. É, infelizmente esse teste é correto, ele significa sobre-pressão no sistema de refrigeração por invasão de gases do cilindro. Quando é verificado emulsão na água do radiador a junta está dando passagem com os dutos de lubrificação que passam por ela. Quando é sobre-pressão, a junta está dando passagem na vedação da câmara de combustão com os dutos de refrigeração, o que aumenta a pressão do sistema de refrigeração e joga a água para fora do radiador quando o mesmo estiver sem a tampa. No seu caso, está dando muita passagem, nesses casos a marcha lenta torna-se irregular e há uma ligeira perda de potência no motor.
Verifique se junto com a água expulsa do radiador vem um pouco de fumaça. E se o marcador de temperatura da água teve ligeira alteração. Mas de toda forma já é quase 100% de certeza de que sua junta está com problemas em um dos cilindros.
[]
Olá Sr. Sydney. Então, amanha vou desmontar pra ver o estrago, não observei fumaça saindo junto com a água, mas amanha posso fazer o teste novamente. Esse Jeep sempre teve uma falha, e no ultimo dia que andei ficou pior, pode ser que a junta ja estava querendo estragar e como o dia estava bem quente e o motor também, estragou de vez, o que me lembro é que a água sempre subia quando acelerada, achei que era normal devido a rotação da bomba dagua, mas agora acho que não tinha nada que ver isso e era a junta apresentando problema. Amanha posto o resultado.
Obrigado pela ajuda de todos, estou quase desanimando com o jeep, e não tenho coragem de trocar o motor sozinho, pelo menos por enquanto.
Arildo MT
09/12/2016, 00:36
A bomba d'água pode interferir no teste tabajara sim, principalmente estiver s/ válvula termostática, surgem bolhas de ar no radiador? o bf não é ruim, é até confiável, aguenta alguns desaforos e bastante honesto pra tecnologia da época.
Marcelo Oyarzábal
09/12/2016, 09:16
A bomba d'água pode interferir no teste tabajara sim, principalmente estiver s/ válvula termostática, surgem bolhas de ar no radiador? o bf não é ruim, é até confiável, aguenta alguns desaforos e bastante honesto pra tecnologia da época.
Arildo, bom dia.
Então, por isso nunca dei bola, achei que era normal, bolhas não surgem, simplesmente quando acelero o nível sobe bastante e fica transbordando, quando esta na lenta fica normal, se eu segurar a aceleração transborda, posso fazer um vídeo, mas hoje vou desmontar e fotografar para postar aqui. Não sabia que aguentavam, aqui na região todo mundo troca por Opala 4 cil, Opala 6 cil, AP...
Um abraço
antonio umino
09/12/2016, 21:39
Nos dias de hoje... não colocaria motor Gm Opala..... ou ap.
colocaria os modernos Gm 2.2 ou 2.4. injetado...Usado nas Blazer e S 10.... deve ficar bom nos jeeps e Rurais....
Tem tópicos sobre colocar motor Gm 2.4 em jeep..
abraços..
Marcelo Oyarzábal
09/12/2016, 22:42
Nos dias de hoje... não colocaria motor Gm Opala..... ou ap.
colocaria os modernos Gm 2.2 ou 2.4. injetado...Usado nas Blazer e S 10.... deve ficar bom nos jeeps e Rurais....
Tem tópicos sobre colocar motor Gm 2.4 em jeep..
abraços..
Pois é, o problema é adaptação na região que eu estou, motor de Opala 4 compra por R$500,00 completo, um GM injetado não baixa de R$2.500,00 e vou parar de investir no Willys, vou colocar à venda depois de pronto por R$17.000,00, pois comecei a preparar o Defender pra viagens e acampamentos, não posso ficar com dois 4x4, se fosse ficar com o Willys ia investir num motor diesel.
Um abraço
Sydney66
11/12/2016, 16:26
Bom dia Marcelo;
Não desanime do Jeep é um bom veículo, e prazeroso, tenho o meu há 27 anos, e por quase 8 foi meu único veículo, também gastei um pouco no começo, pois infelizmente não compramos esses veículos 0km, sorte de quem conseguiu isso, mas sempre foram usados para o trabalho duro.
Minhas observações são válidas para o motor com a válvula termostática instalada, como disse o colega, sem a válvula acontece parecido com o que você mencionou, mas não prejudica a marcha-lenta e o motor demora a chegar na temperatura de trabalho.
Abraços
LucasPereirapt
21/12/2016, 12:51
A todos que possuem esse problema, isso acontecia comigo, coloquei velas de Fusca pois elas são mais quentes e pronto !!! nunca mais me incomodou ficou igual um relógio .
Marcelo Oyarzábal
22/12/2016, 09:43
Pessoal, pra atualizar o meu problema com o Jeep, era junta queimada.
Ontem desmontei tudo, lixei bem o bloco, não tem folga nos pistões, a junta eu ja tinha comprado na Jipebras (Lugar mais barato) e já chegou, hoje monto ela.
540974
540975
antonio umino
22/12/2016, 12:14
Marcelo Oyarzábal,......
Comentei em outros tópicos sobre a queima da junta.
Acontece da junta do cabeçote queimar. por falta de reaperto dos parafusos do cabeçote.
Geralmente no reaperto do cabeçote os mecânicos não retiram o balanceiro para fazer o reaperto correto e apertam somente os laterais ficando os parafusos do centro sem o reaperto. daí a queima da junta.
até .....
Feliz Natal... e Próspero ano novo.
abçs
Marcelo Oyarzábal
22/12/2016, 12:32
Marcelo Oyarzábal,......
Wi
Comentei em outros tópicos sobre a queima da junta.
Acontece da junta do cabeçote queimar. por falta de reaperto dos parafusos do cabeçote.
Geralmente no reaperto do cabeçote os mecânicos não retiram o balanceiro para fazer o reaperto correto e apertam somente os laterais ficando os parafusos do centro sem o reaperto. daí a queima da junta.
até .....
Feliz Natal... e Próspero ano novo.
abçs
Sr. Antonio, justamente o parafuso do centro não estava tão apertado logo no cilindro que queimou. Tenho duas perguntas? Ja li sobre pintar a junta com alumínio opalescente na hora de montar, o que vc me diz? E o reaperto do cabeçote, faço depois de quanto tempo? Ja mandei o cabeçote no torneiro pra fazer o adaptador para o relógio mecânico de temperatura.
Um abraço
antonio umino
22/12/2016, 13:05
Quando zero.... a recomendação era aos 500 km..... Mas hoje com 300 acho que pode ser reapertado.. mas com torquimetro..
Quanto a pintar.... sei não... prefiro passar uma graxa de rolamento (não muito mas de leve)..
até mais.
Marcelo Oyarzábal
22/12/2016, 13:34
Quando zero.... a recomendação era aos 500 km..... Mas hoje com 300 acho que pode ser reapertado.. mas com torquimetro..
Quanto a pintar.... sei não... prefiro passar uma graxa de rolamento (não muito mas de leve)..
até mais.
Nossa, não faço 300 km no Jeep nem em um ano.
Marcelo Oyarzábal
26/12/2016, 13:33
Olá amigos, hoje troquei a junta do cabeçote e ficou perfeito, aproveitei quando o cabeçote estava fora e mandei abrir a rosca para colocar um relogio mecanico da temperatura, ficou perfeito. Obrigado pela ajuda de todos.
CesarAugusto
03/11/2021, 07:27
Prezados, após muita pesquisa, fiz um upgrade na ignição do meu BF-161, com distribuidor Wapsa. Instalei um Pertronix Ignitor II 91569, bobina ( Petronix Flame Thrower II - 45.000 V - 0,6 Ohms ) e velas Iridium ( NGK 7355 / XR5IX ). Após a instalação, a centelha pareceu bem forte e azulada. Não sei precisar se o rendimento ou economia de combustível ficou melhor, pois acabei dando uma geral no motor - apenas brunimento e troca de bronzinas e anéis. A título de curiosidade, antes, quando andava com o Jeep, eu ficava com cheiro de escapamento e gasolina na roupa. Agora não mais. Concluo, assim, que queima parece ter melhorado.
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