Ver Versão Completa : Tracker 2008 - Farol de neblina
giovanem
02/08/2007, 13:37
Pessoal,
Alguém tem alguma sugestão de produto e lugar para comprar farol de neblina para Tracker/GV? Na concessionária, me informaram que tem pedir e vai custar uns R$2.000,00 (eu achei piada).
Se o para choque já vem com lugar certinho pra colocar, pra que custar tão caro?
Procurei na internet e não achei nennhuma opção.
Aguardo sugestões.
Abraço,
Giovane.
Por aqui o kit farol de neblina na GM custa 1.600,00 e o descançador de braço 1.200,00
Tão pedindo pela tracker 64.900 (????) Acho um abuso.. não sabem fazer um bom carro, fazem cópia da suzuki e ainda atuam com ágio... é uma falta de respeito com o consumidor! Isto é Brasil...
Giovanem veja na suzucar :
www.suzucar.com.br mande um e-mail para Edvaldo.
Abraços
Edu Naressi
02/08/2007, 23:04
acho os preços aplicados pela chevrolet estao se tornando absurdos! esse preco de 2 mil e pouco pro farol de milha nao e só exclusividade da tracker! esses dias fui com um amigo a crevrolet no corsa dele e ate acho que o vendedor ficou meio sem graça de falar o preço!hehehehe qse cai para traz! 2 mil num farol de milha?! qse um assalto a mão armada!
Joao Baeta
03/08/2007, 00:38
:arrow:Povo!
Eu coloquei o do original da Suzuki!
Custou R$980... Paguei 3x no Visa!!!!
Mt bom esse farol de milha!
Coloquei no GBG!
Por aqui o kit farol de neblina na GM custa 1.600,00 e o descançador de braço 1.200,00
Tão pedindo pela tracker 64.900 (????) Acho um abuso.. não sabem fazer um bom carro, fazem cópia da suzuki e ainda atuam com ágio... é uma falta de respeito com o consumidor! Isto é Brasil...
Giovanem veja na suzucar :
www.suzucar.com.br mande um e-mail para Edvaldo.
Abraços
Pior, isso não é o Brasil, somos nós! Eles só colocam nesse preço porque alguem compra, afinal vivemos num mercado de oferta e procura! Infelizmente a Chevrolet tem um monopólio desse tipo de acessório no meu carro até acabar a garantia... Então nos próximos 2 anos não vou colocar nenhum acessório que tenha que alterar a parte elétrica pra não arriscar minha garantia... Daí pra frente, concessionária só no próximo carro zero!
diogoandre
08/08/2007, 10:18
Já que estamos falando de faróis, alguém tem uma dica para fazer o 'alinhamento' deles para iluminarem a área correta ? Os meus estão meio estranhos, o facho de luz fica no formado de U , mais forte nas pontas e mais fraco no centro.
Se desse pra alinha em casa seria mais fácil, levar em uma oficina além de trabalhoso é caro...
abs
Diogo André
MARCELO VITARA SUBMARINO
09/08/2007, 09:55
Já que estamos falando de faróis, alguém tem uma dica para fazer o 'alinhamento' deles para iluminarem a área correta ? Os meus estão meio estranhos, o facho de luz fica no formado de U , mais forte nas pontas e mais fraco no centro.
Se desse pra alinha em casa seria mais fácil, levar em uma oficina além de trabalhoso é caro...
abs
Diogo André
Diogo, caro não é não, aqui em BH tem loja de acessorios na av Pedro II que cobra R$ 5.00 o par. Regula em aparelho computadorizado.
Abs
diogoandre
09/08/2007, 09:58
ah é?! hum.. interessante.... quando vi no Rio custava 15 reais cada um. não chega a ser um absurdo de caro, mas se desse pra fazer em casa..
Ainda não ví aqui em Brasília, vou tentar dar uma olhada hoje..
abs
Diogo
Murillus
09/08/2007, 15:57
No externo...
A placa da frente foi colocada num lugar que facilita cair... Foi fixada somente com dois parafusos ao passo que deveria ser fixada com quatro... Um colega fez umas três trilhas somente e a placa caiu... Por sorte não perdeu... Pior que fui tentar uma solução mas não tem como fixar pois a placa fica “flutuando”...
Placa de trás... Foi fixada somente com dois parafusos ao passo que deveria ser fixada com quatro...
Para-choque é fixado com pinos de plástico sob pressão... qualquer pressãozinha eles caem... um crime para quem faz trilha...
No interno...
Falta luz indicadora de reserva de combustível...
Falta luz indicadora de porta aberta ou mal fechada...
Capota do porta malas é horrivelmente de lona plástica... Fica balançando...
Porta-luvas é muito curto... Mal cabe as luvas...
Caro colega, o farol de milha para a Tracker à gasolina e o mesmo da Tracker à diesel e da Susuki. Vocew encontra no side www.mercado.com.br (http://www.mercado.com.br) livre ou na www.susukicar.com.br (http://www.susukicar.com.br) em são paulo a media de preços e de 430,00 a 500,00 reais ( kit completo).
obs- ele funciona como farol de milha e de nebina.
sds, luiz
VOVÔ DO TROLLER
29/01/2008, 14:39
Caro colega, o farol de milha para a Tracker à gasolina e o mesmo da Tracker à diesel e da Susuki. Vocew encontra no side www.mercado.com.br (http://www.mercado.com.br) livre ou na www.susukicar.com.br (http://www.susukicar.com.br) em são paulo a media de preços e de 430,00 a 500,00 reais ( kit completo).
obs- ele funciona como farol de milha e de nebina.
sds, luiz
Boa tarde. Atente que o farol de milha é uma coisa e o de neblina é outra coisa. Ou é de milha ou ou é de neblina. Os que estão à venda em lojas de peças originais (autorizadas), lojas do mercado paralelo e mercado-livre são faróis de milha. Os de milha tem pouca serventia, quando se pega estrada com muita neblina. No entanto, dependendo do uso é que tem que ser feita a escolha. Atente para este fato. Abçs. Valter
P.S. O Andre Souza adaptou o farol de neblina do ecosport na Tracker (é só procurar no forum)
Pessoal,
Comprei hj o meu farol de milha na própria GM, através de pessoa jurídica, (mas não era o original suzuki) porém com as mesmas características, completo com os chicotes, o aro do milha e o botão é aquele mais saliente mas se encaixa direitinho naquelas tampas plasticas que ficam ao lado do botão do retrovisor elétrico.... saiu por 560,00! custava entre 930 a 980,00... pesquisem na GM e tentem comprar atraves de pessoa juridica.. acho que vale a pena.. pelo menos é mais uma opção!
Abraços,
zavarize
29/01/2008, 22:17
Pessoal
quando comprei o carro na Americas, o vendedor me ofereceu po R$1.200.
mas quando fui numa loja aqui perto botar o parachoque de impulsão ,o montador me perguntou se eu tinha comprado o carro na concessionaria que eles atendem instalando varios acessorios como terceirizado.
depois no papo,perguntei quanto custava e ele me disse que eles cobram R$650,00 da concessionária !!!!
abraços
Joao Baeta
29/01/2008, 23:08
:arrow:Cada autorizada mete o preço qualquer... Uma roubalheira legal!
:putz:
Joao Baeta
29/01/2008, 23:09
:arrow:Acho que o farol de milha do GV/Tracker é o msm o do Jimny.....
:pensativo:.... O meu paguei exato 980 reais (original) na GBG!
Pessoal
quando comprei o carro na Americas, o vendedor me ofereceu po R$1.200.
mas quando fui numa loja aqui perto botar o parachoque de impulsão ,o montador me perguntou se eu tinha comprado o carro na concessionaria que eles atendem instalando varios acessorios como terceirizado.
depois no papo,perguntei quanto custava e ele me disse que eles cobram R$650,00 da concessionária !!!!
Hi ALL!
Isto mesmo caro zavarize. Não sei onde você pos seus acessórios, mas eu estou colocando aos poucos e falei com o funcionário de uma das 'auto peças' e ele havia instalado no mesmo dia na GM faról de milha e 2 dias antes PCI (quebra mato), além de outras coisas. Por isso o preço vai lá pra cima.
Se puderem evitar as concessionárias, pouparão no mínimo 50% em qualquer coisa. Só fiquem atentos as garantias.
[ ]'s,
Tormy.
renanayres
06/02/2008, 21:43
Olá pessoal, sou novo por aqui, mas acho que posso dar uma ajudinha, como já expliquei ao nosso colega e quero deixar aqui para outros, ja tive um GV/01 e gostei tanto que comprei uma Tracker/03 diesel, ja no GV tive o mesmo problema para colocar o farol aux, em todos os lugares além do descaso por se tratar de um importado sempre indicavam a consecionária com aquele preçinho de banana, mas foi então que pesquisei por conta própria e vi que não tem nada d+ colocar nestes veículos, mandei o carro numa loja de acessórios e pedi um farol aux padrão de 10cm, esta me mostrou um da NINO, dai pra frente foi fácil, pedi a isntalação afirmando que dava e não é que colocaram mesmo, a colocação completa ficou por R$247,00 e o faról é POWER, ficou muito bom. Espero ter ajudado.
jmarcinho
08/02/2008, 11:43
Boa tarde. Atente que o farol de milha é uma coisa e o de neblina é outra coisa. Ou é de milha ou ou é de neblina. Os que estão à venda em lojas de peças originais (autorizadas), lojas do mercado paralelo e mercado-livre são faróis de milha. Os de milha tem pouca serventia, quando se pega estrada com muita neblina. No entanto, dependendo do uso é que tem que ser feita a escolha. Atente para este fato. Abçs. Valter
P.S. O Andre Souza adaptou o farol de neblina do ecosport na Tracker (é só procurar no forum)
Olá colegas,
Valter,
Qual é a diferença entre um e outro ? Seria a cor ?
Não há farol de neblina disponível para o Tracker ? Só adaptando ?
Abraço
Estou comprando uma Tracker na Jorlan aqui em Brasília e também achei bastante abusivos os preços cobrados nos acessórios. Vai aí a lista com os preços que me passaram:
Farol de Neblina: 790,00; Protetor de Cárter: 299,00
Estribos: 1.000,00; Alarme: 350,00 e Módulo: 180,00
Também achei um pouco salgado o preço do seguro, que ficou em R$2.200,00, com franquia reduzida.
Quanto vcs estão pagando pelo seguro?
Abs,
paulohflyra
08/02/2008, 17:59
Estou comprando uma Tracker na Jorlan aqui em Brasília e também achei bastante abusivos os preços cobrados nos acessórios. Vai aí a lista com os preços que me passaram:
Também achei um pouco salgado o preço do seguro, que ficou em R$2.200,00, com franquia reduzida.
Abs,
Maquidf !
Comprei na Jorlan a 3 meses atrás ... fi que já caiu um pouco de preço creio que 10% em relação a minha compra.. Devo vender o meu protetor de Carter por uns 200,00 reais.. tá novinho é só instalar.. no caso tenho que remover do meu ;).. Por sinal, minha viatura já esta fazendo 9km/l, moro no sudoeste e trabalho no scn.. rodo muito pouco por semana.. fim de semana fica minha Camper S4TD :)
[]'s
VOVÔ DO TROLLER
08/02/2008, 19:51
Olá colegas,
Valter,
Qual é a diferença entre um e outro ? Seria a cor ?
Não há farol de neblina disponível para o Tracker ? Só adaptando ?
Abraço
BOA tarde jmarcinho. A diferença não é só na cor não. O de neblina tem umas "ranhaduras" na lente diferente do de milha. O de neblina é aconselhável quando há muito neblina (é o meu caso aqui em S.Paulo e no Sudeste em geral). Pelo que eu pesquisei nos últimos 15 meses, não existe farol de neblina original para o Tracker ou G.V. Acho que a melhor adaptação é colocar o de neblina do Ecosport ( o André postou fotos de como colocar). O problema é encontrar quem faça este serviço bem feito. Eu mandei colocar no meu , faróis de neblina na Japan Auto Partes aqui em S.P. mas ficou uma m........Vou ter que tirar e colocar outros (trabalho dobrado). Abçs. Válter
VOVÔ DO TROLLER
08/02/2008, 19:56
Abs,
Boa tarde. O seguro varia bastante de acordo com o perfil do condutor (ou condutores) , local do domicílio, bem como devido ao bônus acumulado. Portanto, não dá para fazer comparações aleatórias. No meu caso, que é um dos perfis mais em conta, além de bônus máximo eu paguei R$ 2.000,00 aproximadamente (Tracker 2006/2007). Abçs. Válter
RicardoF
08/02/2008, 20:21
Também tenho interesse, porém, fico preso à garantia. :parede: Estou com 2.200km rodados apenas. Na concessionária não tem e terei de esperar para receber, além do preço absurdo.:evil:
RicardoF
Piracaia/ SP
Newton Guerra
08/02/2008, 20:35
BOA tarde jmarcinho. A diferença não é só na cor não. O de neblina tem umas "ranhaduras" na lente diferente do de milha. O de neblina é aconselhável quando há muito neblina (é o meu caso aqui em S.Paulo e no Sudeste em geral). Pelo que eu pesquisei nos últimos 15 meses, não existe farol de neblina original para o Tracker ou G.V. Acho que a melhor adaptação é colocar o de neblina do Ecosport ( o André postou fotos de como colocar). O problema é encontrar quem faça este serviço bem feito. Eu mandei colocar no meu , faróis de neblina na Japan Auto Partes aqui em S.P. mas ficou uma m........Vou ter que tirar e colocar outros (trabalho dobrado). Abçs. Válter
Válter, você tem certeza que o original não é de neblina? Coloquei no meu há 2 anos um Cibié para GV, acho que é original. A lente é lisa, mas tem uma cobertura metálica grande na frente da lâmpada (como no farol principal, que serve pra não ofuscar os outros). Com isso, a luz dele só se espalha na frente do carro, o alcance a longa distância é ridículo. É muito bom em neblina, uso direto na Serra do Mar.
Abraços
VOVÔ DO TROLLER
08/02/2008, 21:39
Válter, você tem certeza que o original não é de neblina? Coloquei no meu há 2 anos um Cibié para GV, acho que é original. A lente é lisa, mas tem uma cobertura metálica grande na frente da lâmpada (como no farol principal, que serve pra não ofuscar os outros). Com isso, a luz dele só se espalha na frente do carro, o alcance a longa distância é ridículo. É muito bom em neblina, uso direto na Serra do Mar.
Abraços
bOA noite Newton. Com relação ao Cibié eu não tenho informações. Será que ele cabe no Tracker ? Abçs. Válter
Segue foto do kit farol de milha que comprei. Vem completo.
Pensei em adaptar porem não consegui encontrar um interruptor que encaixasse de forma original no painel.
Devo instalar amanha.
Abs,
Hi ALL!! Olá Maguidf,
Se achou a 790,00 na concessionária meu conselho PESSOAL é: compre e mande instalar. Já que o carro é zero, chore no conjunto alarme, tapete, insufilm, emplacamento e etc... ou seja, o famoso "Kit Pidão". Mas a verdade é que na maioria das vezes a concessionária chama alguém de uma loja especializada pra por PCI (quebra-mato), estribo, milha e etc. Obviamente, indo diretamente nestas lojas o preço será melhor, salvo que estará "protegido" pela Chevrolet - que não é lá essas coca-colas todas mas em todo caso, melhor que nada. Lê-se: não podem recamalar de garantia no futuro.
Aí vão alguns preços que achei no RJ - todos FORA DE CONCESSIONÁRIA:
- Milha: 540,00 instalado
- Estribo cromado: 580,00 instalado
- PCI cromado: 420,00
- Apoio de braço: 249,00
Aqui me cobraram 2.000,00 por um milha na concessionária = mandei passear!
Sobre os protetores, aqui no fórum achará vários endereços de sites como a NewTrack, por exemplo, onde achará a 300,00 e 250,00 (550,00 total) os dois protetores.
Quanto a seguro, varia muito de perfil pra perfil (CEP/residência, idade, quem conduz, quilometragem de uso anual, etc). Com isto, não tem como fazer bem um comparativo. Mas paguei mais que você aqui.
Só não se esqueça de pedir no seu carro o que intitulei "Kit Pidão". Eles acabam dando as peças... a dica é: ponha sempre uma concessionária contra a outra. Na hora de fechar o vendedor SEMPRE vem com um papelzinho com um preço mais barato e diz que aquilo é pra fechar. Na verdade aquele é o preço padrão. Vá atrás dos acessórios gratuitos!
Espero ajudar no que for possível!
[ ]'s,
Tormy.
Segue foto do kit farol de milha que comprei. Vem completo.
Pensei em adaptar porem não consegui encontrar um interruptor que encaixasse de forma original no painel.
Devo instalar amanha.
Hi All! Olá TMorais,
Parabéns pela aquisição. Mandei vir o meu hoje. Na 3a devo instalar. O sujeito veio com papo de original, mas na verdade esse povo nem sabe o que é original neste carro.
O que comprei também vem exatamente com este botão, chicote e tal. No ML encontra-se a partir de 400,00 (fica o aviso para os interessados). Paguei 540,00 no meu porque é de uma loja que conheço. Ia gastar uns trocados mesmo pra instalar. Tá valendo. Na verdade ganhei mesmo com o estribo. Bem mais barato que em outros lugares que cotei.
Hoje estive em outra loja - onde pus o quebra-mato - e vi 2 Tracker com milha de lá. Muito bonitos. Todos com a proteção da lampada do milha e o mesmo botão - iluminado inclusive. Mas cobram lá a bagatela de 898,00 - muito fora da realidade.
É isso aí...
[ ]'s,
Tormy.
paulohflyra
09/02/2008, 14:30
Abs,
Olha só ... fiz meu seguro na Jorlan e ficou em 1920 pela AGF.. completo cobrindo quebra de farol,lanterna, para-brisa etc e tal.. foi na Jorlan do SIA que fechei o seguro.. se não me engano com a Cristiane..
Newton Guerra
09/02/2008, 22:10
bOA noite Newton. Com relação ao Cibié eu não tenho informações. Será que ele cabe no Tracker ? Abçs. Válter
Oi Válter, cabe no Tracker sim, é igual ao meu GV. Só que não está fácil de achar, é da Cibié -Valeo feito na Bélgica. Acho que tem na Suzucar, mas está bem caro. Seguem umas fotos de um quebrado que tenho e dele instalado (preciso lavar melhor o carro, :-?).
VOVÔ DO TROLLER
09/02/2008, 22:55
Oi Válter, cabe no Tracker sim, é igual ao meu GV. Só que não está fácil de achar, é da Cibié -Valeo feito na Bélgica. Acho que tem na Suzucar, mas está bem caro. Seguem umas fotos de um quebrado que tenho e dele instalado (preciso lavar melhor o carro, :-?).
Valeu Newton. O problema principal é este, ou seja, a quebra de uma das lentes. Depois para achar é fhod..... Abçs. Válter
Também tenho interesse, porém, fico preso à garantia. :parede: Estou com 2.200km rodados apenas. Na concessionária não tem e terei de esperar para receber, além do preço absurdo.:evil:
RicardoF
Piracaia/ SP
Amigo,
O meu Tk só tem 4.900km rodados.. não acho que vc deva ter esta preocupação com o farol de milha preso a GM.. instalei alarme e o milha fora da GM e ficaram excelentes.. faça o seguinte com o milha já que a GM tem esses preços abusivos mesmo.. compre um, vá na GM conheça a pessoa que faz a instalação nas TRackers e pergunte se ele instala para vc na sua casa... aí vc vai ter a segurança do serviço bem feito.
Hi All! Olá TMorais,
Parabéns pela aquisição. Mandei vir o meu hoje. Na 3a devo instalar. O sujeito veio com papo de original, mas na verdade esse povo nem sabe o que é original neste carro.
O que comprei também vem exatamente com este botão, chicote e tal. No ML encontra-se a partir de 400,00 (fica o aviso para os interessados). Paguei 540,00 no meu porque é de uma loja que conheço. Ia gastar uns trocados mesmo pra instalar. Tá valendo. Na verdade ganhei mesmo com o estribo. Bem mais barato que em outros lugares que cotei.
Hoje estive em outra loja - onde pus o quebra-mato - e vi 2 Tracker com milha de lá. Muito bonitos. Todos com a proteção da lampada do milha e o mesmo botão - iluminado inclusive. Mas cobram lá a bagatela de 898,00 - muito fora da realidade.
É isso aí...
[ ]'s,
Tormy.
Tormy
O farol de milha ficou muito bom.. o meu só liga com o farolete acionado (pois o farolete tem um aviso sonoro e evita que vc possa esquecer ligado). Peça para o botão ser instalado ao lado do porta moeda (botão lado esquerdo do volante) pois o botão do milha (por não ser original suzuki) ele fica um pouco para fora e o porta moeda, como é para fora um pouco, faz com que fique tudo devidamente alinhado. Lembrando que este farol de milha vem completo e tem inclusive porta fusivel a título de segurança.
Depois coloco fotos.
Tormy
O farol de milha ficou muito bom.. o meu só liga com o farolete acionado (pois o farolete tem um aviso sonoro e evita que vc possa esquecer ligado). Peça para o botão ser instalado ao lado do porta moeda (botão lado esquerdo do volante) pois o botão do milha (por não ser original suzuki) ele fica um pouco para fora e o porta moeda, como é para fora um pouco, faz com que fique tudo devidamente alinhado. Lembrando que este farol de milha vem completo e tem inclusive porta fusivel a título de segurança.
Depois coloco fotos.
Morais,
Onde compraste o farolete? É farol de milha mesmo ou neblina? (ou seja te cega ou serve pra iluminar um jantar à luz de velas no campo?).
[]
Morais,
Onde compraste o farolete? É farol de milha mesmo ou neblina? (ou seja te cega ou serve pra iluminar um jantar à luz de velas no campo?).
[]
1- Veja o post #12 deste tópico.. 2- farol de milha.. para um farol de milha acho que está bom.. um colega comprou junto comigo e preferiu trocar as lâmpadas por outras mais potentes. A distancia de iluminação é menor que o farol baixo...
Olá a todos.
Vbeltram, Paulohflyra, Tormy
pelo que vocês falaram, o meu seguro (R$2.200,00) não está tão caro assim, já que não tenho nenhum bônus. Também estou cotando com a Cristiane lá no SIA, com cobertura completa, pela AGF...
Já chorei o quanto pude e o que consegui no "Kit Pidão" foi banco de couro, película e jogo de tapetes.
Informaram-me que o alarme é o da Positron. Alguém pode confirmar? Se for Positron mesmo, então vou preferir instalar em outro lugar. Em relação aos demais acessórios (proteções, milhas...), pretendo ir colocando aos poucos.
Abs
Magui
Murillus
11/02/2008, 16:47
apesar de nao ser nosso objetivo... mas...
fui hj na CODISMAN, concercionaria GM de Fortal, e vi uma TK preta equipada com acessorios cromados Keko...
tinha farois de neblina no parachoque original, parachoque de impulsao na frente com dois farois de milhas, estribos e um "parrachoque de impulsao" na traseira tb (nao sei pra que mas...)
Pense como tava bunitinha... pronta pra ir pro shopping... kkk...
Falei com um mecanico e o cara ainda disse que o dono estava trazendo um sintema de som para "fechar a mala"...
ai tive certeza... vai pro shopping mesmo... kkk...
Murillus
11/02/2008, 16:54
pelo que vocês falaram, o meu seguro (R$2.200,00) não está tão caro assim, já que não tenho nenhum bônus...
Infelizmente é isso sim...
zavarize
11/02/2008, 20:00
Magui
coloquei este Positron na minha quando peguei aqui na concessionaria ,fica muito bom acho que vale.
Murillus
11/02/2008, 20:34
coloquei este Positron na minha quando peguei aqui na concessionaria ,fica muito bom acho que vale.
engraçado o meu nao é positron
e coloquei na concercionaria CODISMAN
ele é um tal de tokai rika co. (JAPAN)
http://www.tokai-rika.co.jp/en/products/vehicle/index.html
www.tokai-rika.co.jp/en/news/2001/011011.html (http://www.tokai-rika.co.jp/en/news/2001/011011.html)
engraçado o meu nao é positron
e coloquei na concercionaria CODISMAN
ele é um tal de tokai rika co. (JAPAN)
http://www.tokai-rika.co.jp/en/products/vehicle/index.html
www.tokai-rika.co.jp/en/news/2001/011011.html (http://www.tokai-rika.co.jp/en/news/2001/011011.html)
Finalmente peguei o carro na terça-feira. Por enquanto é só alegria!!! Ainda estou tentando me acostumar com as marchas, principalmente com a 5ª que está um pouco dura...
Eles me informaram na Jorlan que instalam o Alarme Positron FX e instalam outra marca também, só que não me lembro qual... Acho que vou instalar o alarme fora da concessionária mesmo...
Consegui o seguro a baixar o seguro de R$2.200 para R$1.800 passando p/ o perfil da minha esposa...
Abs
Magui
Pedrinha
14/02/2008, 16:30
Aos cariocas de plantão...
Ainda não recebí minha Tracker, pois escolhí a cor Azul Asthenes e não existe esta cor p/ pronta entrega (vou ter que esperar até final de março para recebê-la :pensativo:), mas venho acompanhando os tópicos do fórum p/ equipá-lo com alguns ítens.
Gostaria que vcs do Rio de Janeiro fizessem a gentileza de me indicar quais lojas tem o Farol de Milha para Tracker e, se possível o preço aproximado.
Obrigado,
Alexandre.
zavarize
15/02/2008, 01:19
ola Pedrinha
já instalei um PCI da Keko e um rack da Thule na Veluplast total deu R$ 1200,00
. tem na Barra e em S.Cristovão .catei um bocado ate achar uma forma melhor de pagar pois os preços parecem que são cartel , tem casos de R$1 de diferença entao busquei a melhor forma de pagar e fiz em 4x no cartao.
caramba eu tambem queria esta cor azul mas na 1 semana de janeiro aqui na Americas onde comprei a minha só teriam talvez em março e como eu queria ir p/ Floripa no carnaval peguei uma preta.
abs
Tormy
Depois coloco fotos.
Hi ALL!
TMorais, depois fui ver e o faról que meu fornecedor comprou é EXATAMENTE igual ao seu. Instalei nesta semana. A única coisa é que o botão ficou perto da porta, apesar da sua dica ter sido muito boa (de colocar junto com o porta moeda devido à simetria).
Aos interessados:
- o kit comprei por 520,00 já com instalação, mas acredito que devam achar por cerca de 400,00. Mas recebi orçamentos que variavam entre 2.000,00 (concessionária) até 800,00 (lojas de auto).
- a priori não houve necessidade de alinhar. Ambos os faróis, após instalados, encontravam-se no mesmo nível, e bem compatível em relação ao faról principal.
- a instalação levou cerca de 1 hora.
- fica como se fosse um original, com botão no carro, só acende se ligar a lanterna/faról.
- botão interno é iluminado, porém de luz branca/amarelada, e não verde como é o padrão do carro. Os mais fuçadores provavelmente poderão até padronizar.
Gostei do faról. É bem acabado e o preço final com instalação foi interessante. Boa compra!! Sem falar que o carro fica LINDO! Sou suspeito pra falar porque adoro um milhazinha. :dance:
Procurarei postar fotos em breve.
[ ]'s a todos,
Tormy.
Aos cariocas de plantão...
Ainda não recebí minha Tracker, pois escolhí a cor Azul Asthenes e não existe esta cor p/ pronta entrega (vou ter que esperar até final de março para recebê-la :pensativo:), mas venho acompanhando os tópicos do fórum p/ equipá-lo com alguns ítens.
Gostaria que vcs do Rio de Janeiro fizessem a gentileza de me indicar quais lojas tem o Farol de Milha para Tracker e, se possível o preço aproximado.
Obrigado,
Alexandre.
Hi ALL! Olá Pedrinha,
Bem vindo ao clube!! :palmas:
Esta cor azul é muito bonita. Mas eu sou apaixonado pela prata, não adianta - a cor da minha Tracker.
Conforme nosso colega zavarize citou, os preços em alguns casos não variam muito. Mas vou te dizer que o ideal mesmo é conhecer alguém que conheça "o cara" (famoso amigo do amigo do amigo). Meu PCI também é da loja que o zavarize colocou o dele. Até onde percebi, PARA PCI foi o lugar sem dores de cabeça mais em conta. Mas vale ressaltar que o PCI não passa da altura da grade e há uma opção com proteção na parte de baixo/meio/frente e outra sem. Eu peguei a sem. Enfim, é um PCI simples, bonito, pequeno, discreto.... deu 419 pratas.
Já o estribo lá estava 709,00 e o milha 898,00 - um absurdo!!! Ainda voltei la pra barganhar... o vendedor já me conhece de nome... mas não teve jeito. Acabei fazendo numa loja que já tinha posto acessório em 2005 e conheci um dos donos através do vizinho de loja dele. Com isso o estribo caiu mais de 15% e o milha (hehe) mais de 40%.
Qualquer coisa fique a vontade para me mandar msg particular, até adicionar no MSN para que eu possa passar todas as coordendas. Quem sabe até não vamos um dia lá - você já com a viatura.
Eu e o zavarize pegamos o carro com diferença de 2 ou 3 dias. Pena que não fomos juntos colocar alguns acessórios. Com certeza teríamos conseguido descontos. :idea:
[ ]'s,
Tormy.
ola Pedrinha
já instalei um PCI da Keko e um rack da Thule na Veluplast total deu R$ 1200,00
. tem na Barra e em S.Cristovão .catei um bocado ate achar uma forma melhor de pagar pois os preços parecem que são cartel , tem casos de R$1 de diferença entao busquei a melhor forma de pagar e fiz em 4x no cartao.
caramba eu tambem queria esta cor azul mas na 1 semana de janeiro aqui na Americas onde comprei a minha só teriam talvez em março e como eu queria ir p/ Floripa no carnaval peguei uma preta.
abs
Hi ALL! Grande zavarize!
Como é este seu rack? Se tiver alguma foto e puder postar seria deveras interessante.
Compramos o PCI na mesma loja. Podiamos ter ido junto pra massacrar aquele gerente mão de vaca que tem lá! Só pus o PCI lá porque sai da loja dizendo que ia por em outra... o vendedor veio atrás, já no caminho pro carro. :evil:
Seu rack foi cerca de 780,00?
Está pensando em por os protetores de baixo do carro? Se sim, podíamos até combinar de instalar em um local em comum - se também achar interessante, claro.
[ ]'s,
Tormy.
Tormy
Depois coloco fotos.
Segue as fotos nestes links...
Painel
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=110936&d=1203121047
Pára-choque
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=110939&d=1203121219
Hi ALL!
TMorais, depois fui ver e o faról que meu fornecedor comprou é EXATAMENTE igual ao seu. Instalei nesta semana. A única coisa é que o botão ficou perto da porta, apesar da sua dica ter sido muito boa (de colocar junto com o porta moeda devido à simetria).
Aos interessados:
- o kit comprei por 520,00 já com instalação, mas acredito que devam achar por cerca de 400,00. Mas recebi orçamentos que variavam entre 2.000,00 (concessionária) até 800,00 (lojas de auto).
Tormy.
Tormy,
Caso posteriormente vc queira modificar o local do botão do milha não há problema.. e tudo de encaixe, é só levar na loja e solicitar a mudança..
Também acho que a iluminação ficaria melhor verde... depois vou "fuçar" isso..
O kit do farol vc comprou por um excelente preço! e já com a instalação..
Coloque fotos aí desse apoio de braço.. onde comprou? quanto? que marca? passa a ficha técnica aê! incluindo esse Rack..
Protetores, veja o tópico Tracker preparação para trilhas que existem fotos e informações...
Abs,
Tormy,
Caso posteriormente vc queira modificar o local do botão do milha não há problema.. e tudo de encaixe, é só levar na loja e solicitar a mudança..
Também acho que a iluminação ficaria melhor verde... depois vou "fuçar" isso..
O kit do farol vc comprou por um excelente preço! e já com a instalação..
Coloque fotos aí desse apoio de braço.. onde comprou? quanto? que marca? passa a ficha técnica aê! incluindo esse Rack..
Protetores, veja o tópico Tracker preparação para trilhas que existem fotos e informações...
Abs,
Hi ALL! Olá TMorais!
Vou verificar essa eventual mudança na posição do botão. Mas ficar mais perto da porta tem pra mim 2 vantagens: 1) o volante não atrapalha em nada o acesso ao botão; e 2) a luminositade - a noite, no escuro - não atrapalha ou chama tanto a atenção comparado a estar na extremidade direita do painel, onde constantemente olhamos velocidade e etc.
Mas se descobrir uma forma legar de colocar tudo verdinho, canto a pedra! :dance:
Quanto ao preço do milha, dei aquele choro profissional! :palmas:
Já o apoio de braço é este aqui ó:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-69542195-apoio-de-braco-suzuki-vitara-grand-vitara-e-tracker-da-gm-_JM
Não comprei no ML, mas já sei que o fabricante é exatamente o mesmo. Paguei 0,99 a menos que este do ML e, logicamente, com a vantagem de não pagar o frete. A seguir, um pequeno 'review' ainda sem fotos do apoio de braço pra quem interessar:
O APOIO: tem um acabamento legal. Ele encaixa no porta treco atrás do porta copos/garrafas, onde tem o 'push'. Levanta-se ou tira-se aquela tampinha e o apoio tem uma base com aquele formato. Ele encaixa por inteiro e as curvas na parte inferior seguem o desenho do rack inteiro, ficando legalzinho (menos na parte de tras, vide o que disse: a tampa pode ficar aberta - logo, meio estranho). A única coisa que aconteceu comigo foi que ao fixar (enfiar) o apoio no porta treco, ele encaixou perfeitamente de um lado e do outro ficou um tico pra fora. Na parte onde se apoia o braço tem uma porta com dobradiça numa estremidade (atrás) e um imã que prende/força a tampa pra baixo na parte da frente. Ela abre, e 'acarpetada' (tecido) e cabe bastante coisa - mais que no porta treco desabilitado do 'push'. Em compensação, o porta copo de tras fica quase que inacessível. O da frente ainda dá pra por uma garrafinha pequena ou latas na boa. Isto porque o corpo do apoio passa por cima do vão do 2o porta copo (tras). Só nao tiro fotos amanhã pra te mostrar porque - PASME - o meu está na loja pra trocar. Houve um pequeno acidente com ele = rachou o plastico onde aparafusa a dobradiça. Mas acredito que isto tenha sido um caso atípico. Não culpo a qualidade do acessório. De 0 a 10 dou nota 8 no geral. E eu particularmente vim de um carro que tinha o apoio de braço. Eu e patroa adoramos!
Qualquer dúvida, não hesite em perguntar - vale para todos os foristas.
[ ]'s,
Tormy.
Tormy,
Conhecia este apoio de braço no site: www.artefactum.com.br - Nãso gostei muito pois ele ocupa parte do porta-copos... Vi um na GM bem diferente e qua ao levantá-lo não atrapalha os porta-copos... custava lá acho que 530,00! Vou ver se consigo descobrir o fabricante..
Valeu informações!
Tormy,
Conhecia este apoio de braço no site: www.artefactum.com.br (http://www.artefactum.com.br) - Nãso gostei muito pois ele ocupa parte do porta-copos... Vi um na GM bem diferente e qua ao levantá-lo não atrapalha os porta-copos... custava lá acho que 530,00! Vou ver se consigo descobrir o fabricante..
Valeu informações!
Hi ALL! Olá TMorais!!
Este mesmo da artefactum. Ele realmente ocupa o porta treco e toma o "espaço aéreo" de um dos porta copo.
Nunca vi outro sem ser este.
[ ]'s,
Tormy.
Pedrinha
22/02/2008, 22:03
Hi ALL! Olá TMorais!!
Este mesmo da artefactum. Ele realmente ocupa o porta treco e toma o "espaço aéreo" de um dos porta copo.
Nunca vi outro sem ser este.
[ ]'s,
Tormy.
Tormy,
No site da chevrolet México, tem este acessório...e pelo que deu p/ perceber da foto, ele tem um encaixe diferente do encaixe da artefactum.
[]s
Newton Guerra
23/02/2008, 22:56
Eu tenho esse no meu carro. É da Suzuki mesmo. O dono anterior comprou na autorizada.
http://img258.imageshack.us/img258/3966/img65421ti8.jpg (http://imageshack.us)
P.S.: Não estou conseguindo anexar miniaturas, vocês estão? Já tentei em 2 computadores.
Newton,
É este mesmo que encontrei na rede GM... precinho: 1.200,00 ( pessoa juridica consegue por 800,00!) tudo muito caro!!! o folheto é da Suzuki.. não consegui descobrir outro local que venda este modelo.
Se souber informe ai. Também não consigo, desde ontem, anexar fotos..
abs
RABUGENTO
24/02/2008, 14:02
Conseguiram pagar barato os farios auxiliares.
Em novembro/07 pediram a bagatela de R$5.000,00 na concessionária Dahruj de Campinas-SP. Perguntei para a vendedora quantas GPs acompanhariam o farolete...
Não instalamos. Não nos interessamos por GPs :)
Ale - Floripa/SC
05/11/2008, 00:10
:arrow:Povo!
Eu coloquei o do original da Suzuki!
Custou R$980... Paguei 3x no Visa!!!!
Mt bom esse farol de milha!
Coloquei no GBG!
Olá caro colega João Baeta,
Bom, depois de muita negociação, peguei minha Tracker a 1 mês e estou curtindo muito, este é o meu primeiro 4X4, estou ainda conhecendo o carro, pegando as manhas.
Vamos ao assunto, o carro veio com o farol de milha (paralelo) já montado na concessionária, em 30 dias, já voltei 2 vezes na GM daqui para efetuar a troca dos mesmos, fizeram a troca sem nenhuma objeção depois de verem o problema bem aparente, entram água com facilidade, isso porque nunca fiz trilha e nem passei por nenhum riacho... entra água apenas com a chuva. A briga por aqui está sendo feia. Sugeri que eles me reembolsassem ou que me instalassem o milha original da Suzuki.
Gostaria de saber do caro colega se tu se incomodou com esse faról de milha original que tu tens.
Liguei lá na Suzucar, e me disseram que vendem o original no valor de R$ 980,00. Tú conhece os caras lá ? São produtos originais da suzuki ? Sei que o original o botãozinho no painel vem escrito OFF (já vi em foto) o seu também é assim ?
Bom, espero que o colega me ajude, pois não aguento mais desculpas da Concessionária e a promessa de troca por outro milha, sendo que o problema segundo minha opinião ainda vai existir, pelo fato do produto ser de segunda linha.
No aguardo
Abraços
Alessandre Panont
Olá pessoal,
Quero instalar os faróis de neblina na minha Tracker 2008. Mas procurando na internet (principalmente no Mercado Livre) encontro apenas farol de milha.
Então tenho uma dúvida: a diferença entre farol de neblina e farol de milha é na estrutura do farol ou apenas regulagem? Ou seja, se eu comprar um farol vendido como de milha consigo regula-lo como para neblina?
Vi alguns anúncios no Mercado Livre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-460508796-kit-farol-milha-tracker-01-a-08-vitara-98-a-07-neblina-auxil-_JM) (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-460508796-kit-farol-milha-tracker-01-a-08-vitara-98-a-07-neblina-auxil-_JM) e encontrei preços interessantes. Será que estes faróis são meia boca? Recomendam alguma loja ou marca para que eu possa comprar pela internet ou em São Paulo / SP?
Valeu pela força.
Olá pessoal,
Quero instalar os faróis de neblina na minha Tracker 2008. Mas procurando na internet (principalmente no Mercado Livre) encontro apenas farol de milha.
Então tenho uma dúvida: a diferença entre farol de neblina e farol de milha é na estrutura do farol ou apenas regulagem? Ou seja, se eu comprar um farol vendido como de milha consigo regula-lo como para neblina?
Vi alguns anúncios no Mercado Livre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-460508796-kit-farol-milha-tracker-01-a-08-vitara-98-a-07-neblina-auxil-_JM) (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-460508796-kit-farol-milha-tracker-01-a-08-vitara-98-a-07-neblina-auxil-_JM) e encontrei preços interessantes. Será que estes faróis são meia boca? Recomendam alguma loja ou marca para que eu possa comprar pela internet ou em São Paulo / SP?
Valeu pela força.
Wbigal, pelo que sei existem duas diferenças básicas entre faróis para milha e neblina: posição e tipo de lente.
Milha - Deve ficar, normalmente, posicionado na mesma altura dos faróis comuns para auxiliar a iluminação da estrada e possue a lente transparente(facho de luz branca).
Neblina - Deve ficar posicionado abaixo dos faróis comuns para iluminar por baixo da neblina(fica um espaço entre a estrada e a neblina) e permitir a visualização da estrada e possuem a lente amarela, porque a luz branca se espalha na neblina e ofusca a visão (por isso a recomendação de usar farol baixo para quem não possui o de neblina).
No caso da tracker o posicionamento favorece o uso para neblina apesar de normalmente venderem como milha(lentes transparentes). Após a instalação, regule para que o ponto de maior luminosidade fique mais perto do que o do farol baixo, para funcionarem contra a neblina ou na mesma posição para funcionarem como auxiliares/milha.
Bom, isso é o que eu faria. Mas se algúem quiser ajudar/corrigir o que escreví, sinta-se á vontade.
Abç.
Wbigal, pelo que sei existem duas diferenças básicas entre faróis para milha e neblina: posição e tipo de lente.
Milha - Deve ficar, normalmente, posicionado na mesma altura dos faróis comuns para auxiliar a iluminação da estrada e possue a lente transparente(facho de luz branca).
Neblina - Deve ficar posicionado abaixo dos faróis comuns para iluminar por baixo da neblina(fica um espaço entre a estrada e a neblina) e permitir a visualização da estrada e possuem a lente amarela, porque a luz branca se espalha na neblina e ofusca a visão (por isso a recomendação de usar farol baixo para quem não possui o de neblina).
No caso da tracker o posicionamento favorece o uso para neblina apesar de normalmente venderem como milha(lentes transparentes). Após a instalação, regule para que o ponto de maior luminosidade fique mais perto do que o do farol baixo, para funcionarem contra a neblina ou na mesma posição para funcionarem como auxiliares/milha.
Bom, isso é o que eu faria. Mas se algúem quiser ajudar/corrigir o que escreví, sinta-se á vontade.
Abç.
Obrigado PHMello, acho que vou seguir nesta linha que você sugeriu. Percebo que os vendedores na maioria das vezes não sabem que existe diferença entre farol de milha e neblina e acabam complicando o atendimento.
Abraço.
Oi wbigal,
Minha trk veio exatamente com esse kit. Uma vez mexi e ajustei a fiarada embaixo do painel e identifiquei os fios do kit neblina. Muito simples de instalar. O maior problema talvez seja para passar o fio para o lado do motor. Na minha fizeram um furo, ma parece que tem outro jeito, nao lembro direito, mas tem aqui no forum, onde passaram fio para rádio.
As lentes do kit não focam nada e a iluminação é bem tosca. Minhas lentes estavam amareladas com o tempo e eu desmontei tudo e passei bombril para o vidro ficar transparente de novo.. ou seja, entra pó.
Para iluminar um pouco mais eu coloquei lampadas H3 de 100w. As do kit são de 50w. Detalhe, o plástico deforma um pouco, mas tão lá e ainda nao caiu.. kkk.. tb tirei aquela canoplinha metálica de frente da lâmpada para iluminar mais. Ficou meio estranho o foco redondo na parede mas sai mais luz pelo menos.
[ ]s
Oi wbigal,
Minha trk veio exatamente com esse kit. Uma vez mexi e ajustei a fiarada embaixo do painel e identifiquei os fios do kit neblina. Muito simples de instalar. O maior problema talvez seja para passar o fio para o lado do motor. Na minha fizeram um furo, ma parece que tem outro jeito, nao lembro direito, mas tem aqui no forum, onde passaram fio para rádio.
As lentes do kit não focam nada e a iluminação é bem tosca. Minhas lentes estavam amareladas com o tempo e eu desmontei tudo e passei bombril para o vidro ficar transparente de novo.. ou seja, entra pó.
Para iluminar um pouco mais eu coloquei lampadas H3 de 100w. As do kit são de 50w. Detalhe, o plástico deforma um pouco, mas tão lá e ainda nao caiu.. kkk.. tb tirei aquela canoplinha metálica de frente da lâmpada para iluminar mais. Ficou meio estranho o foco redondo na parede mas sai mais luz pelo menos.
[ ]s
Obrigado Chuva. Quero usar como farol de neblina mesmo, ou seja, o foco deve ser espalhado no chão próximo ao carro, por baixo da neblina. Esta modificação que você fez deve ter transformado o farol de neblina para milha, não foi?
Fiquei meio encanado com a qualidade. Depois de passar em alagados será que continua funcionado? rsrsr
Abraço.
Então.. não ficou milha não.. so ficou uma neblina mais forte..
Eles molham sim, mas não são tão fáceis de entrar agua.. mas com o tempo entra aquele pozinho marrom de barro e vai mudando a cor da lente.
Mas tb é fácil de desmontar e limpar tudo.
[ ]
Então.. não ficou milha não.. so ficou uma neblina mais forte..
Eles molham sim, mas não são tão fáceis de entrar agua.. mas com o tempo entra aquele pozinho marrom de barro e vai mudando a cor da lente.
Mas tb é fácil de desmontar e limpar tudo.
[ ]
Obrigado pelas dicas. Acho que vou comprar este mesmo e vou ajustando com o tempo.
Valeu!
Tormy,
Vi que tem algo vermelho no para-choque traseiro da tua TK. Colocou a lanterna do GV ou é só um adesivo refletivo mesmo???
Essa semana vou trocar os faróis de neblina da minha TK. Será que pela caixa de roda tenho acesso? Vou trocar só os faróis mesmo, fiação e botões vou deixar os que já estavam.
Outra coisa, queimou aquela luzinha do farol que fica acima do pisca. Como se dá o acesso, alguém sabe? Vou ter que desmontar o carro inteiro pra trocar as lâmpadas? Hauehuahe.
Abraços!
Oi Azamba, não entendi, mas vou falar o que sei: se for mexer nos faróis do parachoque dianteiro dá para fazer sem tirar o parachoque, empurrando o para barro e virando o pneu. Se for no parachoque traseiro, se for mexer muito, fiação e tal vai precisar tirar o parachoque. Se o carro já tem a fiação e luz e for só limpeza, são só dois parafusinhos em cada lanterna de neblina. Já a luzinha do lado do pisca eu só conseguir trocar tirando aquela grade da frente do carro. São 4 buchas em cima e 5 daqueles brackets de encaixe, os da ponta chatos de tirar alias.. Depois de tirado ai vc tem acesso ao farol e eu tirei os 3 parafusos de cada um para deixar solto. Depois puxei um pouco pra frente para poder trocar a lâmpada. Foi o carro que mais deu trabalho q já vi, já que não há espaço suficiente e não consegui de forma alguma trocar as lampadinhas sem tirar essa grade frontal e soltar as lentes dos faróis. boa sorte. [ ]
Chuva, é isso mesmo.
Não expliquei direito, é que entrou água nos dois faroletes e eles queimaram e mancharam, por isso vou trocá-los, mantendo a fiação, relé e botões que já estavam. A luzinha do lado do pisca é que vai dar trabalho, vou até comprar uns brackets extras porque vou acabar quebrando algum. Pra tirar, é só colocar uma chavezinha de fenda e puxar o pino central do bracket??
Sobre as lanternas do para-choque traseiro, vi que tem gente que compra aqueles adesivos refletivos 3M ou similar e aplica nas tampas onde ficavam as lanternas do GV, só pra dar uma cor mesmo.
Um abraço e obrigado!
Ok, tb já fiz isso, troquei as lentes dos meus faróis de milha pq racharam os vidros com a temperatura alta entrando na água.. pra limpar o vidro use Bombril, se for o caso. Pra tirar a grade vc usa uma chave de fenda média pra puxar os pinos centrais das 4 presilhas da parte de cima, é fácil. já os 5 brackets de baixo é melhor começar pelo meio. Puxe a grade para frente d forma reta. Dá até pra ver esse bracket pelos buracos da grade. Daí solte mais dois, os dois do centro pra fora. Ficam perto da lente da lanterna e acho q não dá para ver direito. Puxando um de cada vez de cada lado pra frente e reto (tb já segurando com algum pano o do meio para este não voltar) vc conseguira tirar os 3 do meio. já os da ponta q são a dificuldade. Não te aconselho a usar chave alguma, apenas as mãos e as pontas do dedo, pra não arranhar tudo ou quebrar. A ideia é a mesma, escolha um lado e puxe com uma mão/dedos pra fora e frente, em linha reta que sai. De umas rodadinhas, mexidas, vai com carinho que sai aos poucos. se puxar de lado não vai conseguir tirar. Use um pouco de força pq é foda, a posição dessas presilhas da ponta e o ponto pra se puxar dificultam muito (os dedos não encaixam direito). Cuidado qdo conseguir um lado pra não puxar longe e arrebentar o outro lado ainda preso, tem q fazer com força, jeito e muita atenção. Conseguindo um lado, faça o outro que é do mesmo jeito. Se achar mais fácil de uma amarrada com alguma cordinha o lado solto pra facilitar a retirada do ainda preso. Hj tiro isso em 10 segundos, mas a primeira vez que fui descobrir fiquei uma hora.. Depois de tudo isso vc tira as lentes de plástico (tb achava q eram de vidro, mas não são). São 3 parafusos. Daí vc vai perceber que estão ainda presas, não saem. é que existe um pino de plástico guia em cada uma das lentes que prende previamente para o parafusamento. Para facilitar a vida, agora sim vc pode usar uma chave de fenda bem brande pra fazer uma alavanca em algum lugar pras lentes virem pra frente. O legal seria algum ponto próximo desse pino plástico que prende. Depois disso com a lente um pouco pra frente vc consegue trocar as lâmpadas pqnas, pisca e lanterna. A lanterna são lâmpadas pingo. Pra ficar bem legal, se tiver saco, vale a pena comprar e trocar por lâmpadas pingo de 5 pontos de led cada. Seriam algo igual ao link abaixo (so se lembre que diferentemente das lâmpadas pingão T10 convencionais os leds trabalham só em uma polaridade, ou seja se não acender de um lado - antes de montar tudo teste - monte a lâmpada do outro lado. Par Pingo 5 Led Smd T10 W5w Esmagadinha Xenon Tuning Lampada - R$ 13,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-512635379-par-pingo-5-led-smd-t10-w5w-esmagadinha-xenon-tuning-lampada-_JM). Eu fiz e ficou bem bacana (dá pra fazer nas luzes da placa tb!). boa sorte!
Ok, tb já fiz isso, troquei as lentes dos meus faróis de milha pq racharam os vidros com a temperatura alta entrando na água.. pra limpar o vidro use Bombril, se for o caso. Pra tirar a grade vc usa uma chave de fenda média pra puxar os pinos centrais das 4 presilhas da parte de cima, é fácil. já os 5 brackets de baixo é melhor começar pelo meio. Puxe a grade para frente d forma reta. Dá até pra ver esse bracket pelos buracos da grade. Daí solte mais dois, os dois do centro pra fora. Ficam perto da lente da lanterna e acho q não dá para ver direito. Puxando um de cada vez de cada lado pra frente e reto (tb já segurando com algum pano o do meio para este não voltar) vc conseguira tirar os 3 do meio. já os da ponta q são a dificuldade. Não te aconselho a usar chave alguma, apenas as mãos e as pontas do dedo, pra não arranhar tudo ou quebrar. A ideia é a mesma, escolha um lado e puxe com uma mão/dedos pra fora e frente, em linha reta que sai. De umas rodadinhas, mexidas, vai com carinho que sai aos poucos. se puxar de lado não vai conseguir tirar. Use um pouco de força pq é foda, a posição dessas presilhas da ponta e o ponto pra se puxar dificultam muito (os dedos não encaixam direito). Cuidado qdo conseguir um lado pra não puxar longe e arrebentar o outro lado ainda preso, tem q fazer com força, jeito e muita atenção. Conseguindo um lado, faça o outro que é do mesmo jeito. Se achar mais fácil de uma amarrada com alguma cordinha o lado solto pra facilitar a retirada do ainda preso. Hj tiro isso em 10 segundos, mas a primeira vez que fui descobrir fiquei uma hora.. Depois de tudo isso vc tira as lentes de plástico (tb achava q eram de vidro, mas não são). São 3 parafusos. Daí vc vai perceber que estão ainda presas, não saem. é que existe um pino de plástico guia em cada uma das lentes que prende previamente para o parafusamento. Para facilitar a vida, agora sim vc pode usar uma chave de fenda bem brande pra fazer uma alavanca em algum lugar pras lentes virem pra frente. O legal seria algum ponto próximo desse pino plástico que prende. Depois disso com a lente um pouco pra frente vc consegue trocar as lâmpadas pqnas, pisca e lanterna. A lanterna são lâmpadas pingo. Pra ficar bem legal, se tiver saco, vale a pena comprar e trocar por lâmpadas pingo de 5 pontos de led cada. Seriam algo igual ao link abaixo (so se lembre que diferentemente das lâmpadas pingão T10 convencionais os leds trabalham só em uma polaridade, ou seja se não acender de um lado - antes de montar tudo teste - monte a lâmpada do outro lado. Par Pingo 5 Led Smd T10 W5w Esmagadinha Xenon Tuning Lampada - R$ 13,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-512635379-par-pingo-5-led-smd-t10-w5w-esmagadinha-xenon-tuning-lampada-_JM). Eu fiz e ficou bem bacana (dá pra fazer nas luzes da placa tb!). boa sorte!
Valeu pelas dicas, Chuva! Vou imprimir e levar pro carro :D
rafaelmeireles
27/12/2013, 17:18
Turma sobre os faróis de milha qual seria um bom para por na tracker e que não entre aguá?
Vi um na suzucar mais não sei se é bom:
Farol de Milha G.VITARA/TRACKER (http://suzucar.com.br/loja/farol-de-milha-g-vitara-tracker.html)
oi Rafael,
Comprei desse kit a pouco tempo no ML por 140 dilmas.. metade da suzucar!!! Acho q todos vão entrar agua, já que a boarracha de vedação é a mesma que permite o ajuste de altura. Só se vc ajustar no carro e depois tirar pra colar com silicone, mas msm assim deve entrar agua..
O esquema é não ligar em poças ou enchentes, pq além de quebrar o vidro (não é de plástico), as lâmpadas vão pro limpbo tb.
[ ]s
Paulo Grupe
27/12/2013, 17:44
Olá
Novato neste forum. Comprei um par de milhas marca DLAA na Suzucar e na primeira chuva.....chuvinha mesmo......entrou água. Como não percebi o calor das lâmpadas aqueceram a água que ficou presa, fazendo-a ferver e danificar todo o cromado.
As milhas ficaram inúteis. Reclamei na Suzucar, mas nem obtive resposta. Na época paguei 260 pilas. Desaconselho quem for comprar milhas desta marca.
Agora estou procurando milhas alternativas que caiba na Tracker e claro, seja impermeável? Alguém tem alguma dica?
Abraços
Paulo
alternativas sei que a da ecosport velha (não sei o ano) quase encaixam. É só fazer uma adaptação nos 3 parafusos, mas não sei se entra agua..
existe um spray q imita cromo que fica quase perfeito tb, mas não é barato.
sobre o farol pra tracker, a parte de tras q tem 4 parafusinhos dá para vedar fácil com silicone, mas a parte da frente só colando tudo msm, com silicone.
rafaelmeireles
27/12/2013, 18:16
Então comprando o original ou não vai haver o problema de entrar água?
Acredito que sim. Esse da suzucar não deve mudar muito a vedação se for realmente original. Aliás, a maioria desses tipos de faróis no parachoque com ajuste de altura (movimento da lente numa borracha) entram agua.
Talvez no esquema do silicone personalizado não entre. O meu tá assim e não entra nem barro mais; pelo menos até agora.
rafaelmeireles
28/12/2013, 00:26
Vc vedou ele com silicone?
rafaelmeireles
04/01/2014, 13:38
Perguntei aqui na concessionária, 1800 reais. Acho que vou pegar esse da suzucar mesmo ou a mesma marca no ML. Vcs saberiam dizer quais os tipos de lampadas que podem ser utulizadas nesse farol de milha? Estava pensando em por aquelas braquinhas.
vedei com silicone, principalmente os fios. O do ml é bom tb, mais barato. Usei uma época as chinesas h3 de 100w e deu uma derretida/entortada no cj, mas nada absurdo ou aparente. Hj coloquei um kit xênon de 6k, q teoricamente é mais forte mas não deformou o plástico, pelo menos ainda. A vedação principal com a lâmpada xênon vai na traseira dela tb, já q é maior q a h3 padrão e não cabe no "casulo". Usei câmara de bicicleta e muito silicone e tá tudo ok ate hj. Na borracha redonda ao redor da lente que veda para o ajuste de altura (é um parafusinho em cada lado de ajuste), o ideal é acertar a altura dos dois numa parede e depois tirar tudo e vedar montando com silicone tb, pq essa opção de ajuste de altura permite entrada de agua sim.
Há um tópico meu chamado "aos poucos mas vou começar.." onde há fotos do que fiz na milha + xênon pra vc ver como q fica com uma lâmpada gigante.
Boa sorte
Alguém tem alguma dica de como passar o cabo para dentro do carro, catei aqui no fórum mas não achei, só estou empacado nisso... :parede:
Não quero levar em loja o serviço desses caras deve ser muito porco além de te cobrarem caro
O meu tem um furo entre o cofre do motor e o painel. Fica uns 10 cm abaixo da borracha de vedação do capo na direção do limpador de parabrisa do motorista. Já veio com esse furo e está vedado ao redor do conduite com fios com massa de calafetar. Com certeza foi usada uma furadeira.
Há relatos de que dá para se passar por outor caminho, não lembro direito, perto do AC, mas nunca vi fotos ou tentei passar nada por la.
Chuva,
Procurei no seu post a adaptação do farol de milha mas não achei, foi em que dia +- ?? Pelo o que entendi foi a pouco tempo
oi Knob.. tb não achei.. acho q me enganei e coloquei em outro post, mas q tb não acho... repeti la as fotos.. da uma olhada..
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/115224-aos-poucos-mas-vou-comecar-tracker-07-x-barro-23.html
[ ]
rafaelmeireles
09/01/2014, 21:10
Sobre essa lampada mais braquinha tem alguma que não seja xenon e que não seja forte como a que o Chuva colocou(h3 de 100w), teria uma braquinha tambem só que menos forte para não derreter?
Oi Rafael
A q vem e de 50w. Usei e tenho umas meio azuis chinesas de 100w q dão uma derretida sim.
O ideal pra ficar fácil seria algo de 75w (meio termo) mas nem sei se existe.
As de xênon não derreteram tanto ainda, mas não sei se é para esquentam menos a às de 100w azuis ouse o material plástico do novo kit e melhor que o de 2007.
ABC
Giu Bernardon
09/01/2014, 23:05
Caro Chuva,
as lâmpadas de xenon no farol auxiliar da Tracker fazem muita diferença na emissão de luz? Achou que vale à pena?
Grato, Giuliano.
Oi Rafael
A q vem e de 50w. Usei e tenho umas meio azuis chinesas de 100w q dão uma derretida sim.
O ideal pra ficar fácil seria algo de 75w (meio termo) mas nem sei se existe.
As de xênon não derreteram tanto ainda, mas não sei se é para esquentam menos a às de 100w azuis ouse o material plástico do novo kit e melhor que o de 2007.
ABC
O Giu, sinceramente, essa era minha meta, mas foi só estética, NO COMEÇO,
O que me surpreendeu e melhorou (mas não da para se comparar com um farol normal com ranhuras que focaliza a luz) foi a troca das lentes.
Aquele material espelhado de dentro que eu tinha estava fosco e amarelado com o tempo e com o novo a história foi outra.
Como as lâmpadas h3 azuis de 100w ou de 50 são relativamente baratas vc pode testar com elas antes do xênon.
bom, falar é fácil, mas se fosse hj e meu carro não tivesse xênon (vindo do antigo proprietário) nos faróis de cima, eu não colocaria em tudo para combinar, é mais estético mesmo.
Fica legal e vai de gosto, mas luz luz mesmo não muda muito.
Espero que te ajude
[ ]s
Giu Bernardon
10/01/2014, 10:19
Grato amigo, ajudou muito.
Uma coisa que fiz com os faróis de neblina da minha Tracker foi trocar os fios e conectores. Primeiro troquei de apenas um deles (um dos fiosinhos havia quebrado) e a diferença na luz foi gritante! Acho que toda a água e sugeira + oxidação acabam por comprometer a eficiência dos fios e conectores. Coloquei tudo novo e devidamente vedado com silicone.
Abraço.
O Giu, sinceramente, essa era minha meta, mas foi só estética, NO COMEÇO,
O que me surpreendeu e melhorou (mas não da para se comparar com um farol normal com ranhuras que focaliza a luz) foi a troca das lentes.
Aquele material espelhado de dentro que eu tinha estava fosco e amarelado com o tempo e com o novo a história foi outra.
Como as lâmpadas h3 azuis de 100w ou de 50 são relativamente baratas vc pode testar com elas antes do xênon.
bom, falar é fácil, mas se fosse hj e meu carro não tivesse xênon (vindo do antigo proprietário) nos faróis de cima, eu não colocaria em tudo para combinar, é mais estético mesmo.
Fica legal e vai de gosto, mas luz luz mesmo não muda muito.
Espero que te ajude
[ ]s
rafaelmeireles
13/01/2014, 15:56
Chuva as lentes que vc colocou foram quais?
as lisas mesmo do kit, infelizmente.. procurei, procurei mas não achei nada com ranhura que focalizasse melhor a luz e aumentasse a luminosidade. []
as lisas mesmo do kit, infelizmente.. procurei, procurei mas não achei nada com ranhura que focalizasse melhor a luz e aumentasse a luminosidade. []
Camaradas, uma coisa q fiz e achei q melhorou, foi retirar aquela "capinha" que cobre a lâmpada e deveria servir para refletir a luz na lente espelhada. Ela é fosca por dentro e não faz o que deveria (refletir).
Fica presa por um parafuzinho. Façam de um lado e testem à noite.
Abç.
Valeu Mello! a minha já ta sem pq a lâmpada não cabe com a capinha. Melhora um pouco mesmo!!
szangelosz
01/05/2014, 18:40
Recentemente achei no manual do reparador a fiação que vai do cofre do motor para o paninel do tracker proprio pro farol de milha.
Gabriel-Alves
15/05/2014, 19:02
Recentemente achei no manual do reparador a fiação que vai do cofre do motor para o paninel do tracker proprio pro farol de milha.
Galera boa noite, sou um novo integrante e proprietário de uma tracker 2008 4x4 gasolina.
Andei verificando sobre a milha e encontrei essa milha de 10cm
Acredito que um cara com fibra e um bom eletricista resolva o problema.
Farol Milha Redondo Marcopolo Busscar E Comil - R$ 96,75 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-549878814-farol-milha-redondo-marcopolo-busscar-e-comil-_JM#questionText)
o que acharam?
Alguém aqui sabe dizer se os kits de farol auxiliar para Tracker vendidos no ML por ~R$ 160 (faróis+chicote+relé+botão) são faróis de neblina ou milha?
Perguntar pros vendedores não é uma opção (a maioria coloca "milha" e "neblina" na mesma frase, então fica a dúvida do que seriam, na prática).
Alguém aqui sabe dizer se os kits de farol auxiliar para Tracker vendidos no ML por ~R$ 160 (faróis+chicote+relé+botão) são faróis de neblina ou milha?
Perguntar pros vendedores não é uma opção (a maioria coloca "milha" e "neblina" na mesma frase, então fica a dúvida do que seriam, na prática).
Cara, acredito serem de neblina mesmo, pois pela posição no parachoques não permite uma iluminação muito longe. A própria construção do farol também remete a isto.
Agora o problema é a água que entra, eita troço mal fabricado :parede:
Abcs
- Um colega aqui do fórum adaptou os faróis do Ecosport (< 2007); encontrei uns baratos a venda no ML (< R$ 40,00), mas segundo o vendedor eles são de milha, não de neblina (e pelo preço desconfio da durabilidade, também; mas pelo tamanho deles, creio que esteticamente fiquem melhor - pois preenchem bem o espaço);
- Em meu carro vieram uns faróis "Rossi" com lente de policarbonato (desconheço de qual veículo seria): mas, além de um deles ter oxidado, "parecem" ser de milha (digo "parecem" pois há algum mal-contato - que não fiz questão de identificar - então tive poucas oportunidades de usar a noite);
- Os faróis do kit do ML são neblina, mas parece que são ruins.
Eu pessoalmente queria faróis de neblina na posição 'original' do para-choque (sinto falta, tanto em neblina quanto nas estradas de terra) e colocar uns milhas acima - no para-choques, entre a grade e o farol principal; ou preso ao PCI.
Mas parece que não há muito o que fazer: ou coloca um jogo de neblinas ruins no local 'original', ou coloca milhas; kit original de neblinas eu nem sei se deve existir mais...
A não ser que haja algum conjunto bom de outro carro que possa ser adaptado no local - ou alguma forma de isolar esses faróis "do ML" prolongando a vida útil.
554598554597
Alguém sabe dizer em qual manual exatamente encontra-se essa informação? Procurei no manual do reparador Chevrolet e no 'service manual sq-416' mas só encontrei menção à luz de neblina traseira - nada sobre dianteira.
Oi wbigal,
[ ]s
Chuva e colegas,
Comprei um desses kits de neblina vendidos no ML, tentei fazer funcionar fora do carro com uma bateria 12v mas não obtive muito sucesso. Precisava de algumas orientações sobre onde ligar os fios do kit.
Queria tentar fazer eu mesmo o serviço antes de ter de recorrer a um eletricista (os bons custam caro, e os não tão bons fazem instalações como as que vieram nos "milhas" junto com o carro: com emendas a cada 10cm de fio, botão de Logus limado pra caber no espaço... ou quebram algum acabamento interno).
Interpretei da seguinte forma:
- Chicote 1 (contendo o relé e fusível): os dois fios "soltos" (branco e preto) seriam o + da bateria e o terra, respectivamente;
- Chicote 2: os fios verde e preto seriam para alimentar o botão - penso que teria de conectar em um verde e um preto de algum dos botões.
(os plugues amarelos em ambos os fios ligam-se mutuamente).
555080555081
Tive sucesso instalando o neblina traseiro, mas como era tudo original nesse caso basicamente só tive de puxar um fio de alimentação a partir do botão até as lanternas (exceto pelo fio, tudo era peça original: os plugues das lanternas, o conector já presente no painel e o botão original que segundo o service manual possui ele próprio um relé interno).
Consegui identificar os fios (montei o kit "por cima" e funcionou corretamente).
Minha dúvida agora é a seguinte: o kit vem 'pronto' pra instalar, com os chicotes (supostamente) no tamanho correto. Considerando que o tamanho e posição dos fios "positivo" e "terra" que alimentam os faróis ficam (ou ficarão, após instalados os faróis e posicionado o chicote no para-choques) distantes da bateria, considero que não sejam ligados diretamente nela (para testes do conjunto liguei direto).
Assim sendo:
1. Qual a posição adequada para "puxar" a alimentação e "aterrar" o conjunto?
2. O chicote entra na cabine na parede corta-fogo em frente ao motorista, ou há algum outro caminho mais adequado?
...
1. Qual a posição adequada para "puxar" a alimentação e "aterrar" o conjunto?
No meu kit a alimentação ficou próxima a bateria e o terra foi num parafuso na lata mesmo, mas também próximo à bateria. Será que os fabricantes estão diminuindo o tamanho do chicote ou você está passando o fio por outro local? Não lembro bem onde entra o chicote, mas ele vai "acompanhando" a parede corta-fogo até entrar. Se quiser posso fazer umas fotos no fim de semana.
Se puderes fazer esse favor, agradeço; faça a foto que conseguir e, se não ficar legível, pode fazer uns rabiscos mesmo só pra eu ter uma ideia de por onde passasse o cabo.
Fiz um "teste" colocando o chicote só por cima e tive de esticar bem pros fios alcançarem (talvez por não estarem na posição correta final, não sei...), então tenho minhas dúvidas sobre as posições.
No meu caso, a dupla fusível+relé ficou em posição entre a bateria e o motor; plugue amarelo, que une os dois cabos, ficou dentro do cofre, em uma posição entre o motor e a câmara do servofreio.
No meu kit a alimentação ficou próxima a bateria e o terra foi num parafuso na lata mesmo, mas também próximo à bateria. Será que os fabricantes estão diminuindo o tamanho do chicote ou você está passando o fio por outro local? Não lembro bem onde entra o chicote, mas ele vai "acompanhando" a parede corta-fogo até entrar. Se quiser posso fazer umas fotos no fim de semana.
Fiquei pensando a respeito e, após investigar um cabo "extra" existente - de algum acessório instalado e removido por algum dono anterior - encontrei uma passagem, abaixo da bateria e entre ela e o bloco do motor. Por aquele espaço entra o plugue amarelo do chicote (parte do cofre) dos neblinas.
Minha dificuldade agora será em passar a ponta do chicote do botão, do lado do motorista até os pés do passageiro (por onde entra o chicote).
555193555194
Acho que os cabos vieram nos tamanhos certos, mesmo. Agora e encontrar a passagem do lado do carona para o lado motorista (ou o contrário), por dentro, atrás do painel.
Conclui a instalação com sucesso - com a fiação fornecida no kit, entrando pelo lado do carona.
A qualidade desse botão do kit é meia-boca: a luz verde de indicativo de farol aceso "vaza" pro ícone (que é vermelho); consegui amenizar o efeito abrindo o botão e colocando uns pedações de fita isolante, mas não ficou 100%.
555234555235
Por enquanto vou manter o botão que veio no kit (o da direita) para acionar os neblinas; mais pra frente que usar o botão "original" (o do meio) para acionar o neblina, mantendo esse botão do kit para faróis de milha.
O botão da esquerda é do neblina traseiro; ambos os botões "originais" (o da esquerda e o do centro) estão ligados nos respectivos conectores presentes no painel.
555236555237
Falta apenas alinhamento dos faróis.
A propósito: o parafuso de regulagem desses faróis do kit chinês são meio difíceis de virar - recomendo passar WD40 e dar umas 'viradas' no parafuso antes de montar no para-choques.
Que bom cara, eu tirei as fotos do meu e o cabo entrou por outro ponto, mas se resolveu está valendo.
Abcs
555246
Pessoal, a respeito novamente dos kits neblina vendidos no ML: fiz a instalação do kit, utilizei algumas vezes a noite e tudo funciona corretamente - iluminam bem. Porém estou com problemas com a regulagem de altura deles - partindo do pressuposto de que sejam mesmo faróis de neblina - e não milha.
Os faróis e molduras foram fixados com o "TOP" para cima, ficando inclusive os parafusos de regulagem na parte superior (achei estranho pois voltados para baixo facilitariam o ajuste, mas tudo bem); torci os parafusos de regulagem ao máximo - até tocarem a armação de metal que os prende ao para-choques - tentando apontar os faróis para baixo, mas mesmo assim eles ainda ficam um pouco direcionados para cima. Pra se ter uma ideia, em rodovias de pista simples é suficiente para ofuscar a visão de motoristas no sentido oposto. Coloquei algumas arruelas pra tentar apontar o conjunto todo para baixo, mas mesmo assim continuam um pouco apontados para cima.
Pensei em mudar a posição deles no para-choque (voltando o "TOP" para baixo) mas não sei se essa é a melhor maneira. Ou ainda desmontar os faróis e inverter o bloco e a lente, de modo que eles continuem apontando para "TOP", mas com a armação invertida.
Alguem de vocês teve problema semelhante com a regulagem desses faróis?
Ítalo Casado
26/04/2018, 13:16
Olá bobweg, gostaria de saber as funções desses botões que estão no painel , eu sei que o esquerdo é lanterna de neblina traseira e o direito farol de neblina dianteiro, o do meio seria de que ? E esse botão de baixo com um ponto vermelho seria do alarme ?
Sugiro comprar esse modelo de botão vendido no aliexpress, a qualidade é muito superior aos que vem nos kits de farol de milha vendido no mercado livre e ainda tem opção de outros desenhos.
O encaixe é perfeito no console.
1x Dupla Branco ON/OFF LEVOU Barra de Luz Interruptor de Pressao Para Toyota Landcruiser Prado Hilux 120/FJ CRUZEIRO em Carro Switches E Reles de Automoveis & Motos no AliExpress.com | Alibaba Group (https://pt.aliexpress.com/item/1x-Dual-White-ON-OFF-LED-Fog-Light-Bar-Push-Switch-For-Toyota-Landcruiser-Hilux-Prado/32785077199.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.e26UOI)
Eu estou utilizando para neblina, porém já comprei outros 02 para milha e led traseiro.
Att
Olá pessoal, sou novo por aqui, mas acho que posso dar uma ajudinha, como já expliquei ao nosso colega e quero deixar aqui para outros, ja tive um GV/01 e gostei tanto que comprei uma Tracker/03 diesel, ja no GV tive o mesmo problema para colocar o farol aux, em todos os lugares além do descaso por se tratar de um importado sempre indicavam a consecionária com aquele preçinho de banana, mas foi então que pesquisei por conta própria e vi que não tem nada d+ colocar nestes veículos, mandei o carro numa loja de acessórios e pedi um farol aux padrão de 10cm, esta me mostrou um da NINO, dai pra frente foi fácil, pedi a isntalação afirmando que dava e não é que colocaram mesmo, a colocação completa ficou por R$247,00 e o faról é POWER, ficou muito bom. Espero ter ajudado.
Obrigado. Ajudou muito.