PDA

Ver Versão Completa : SOLUÇÃO: Iluminação dos mostradores do Niva



Fábio Neves
01/08/2007, 10:41
Pessoal,
Como o Niva pra mim é uma grande fonte de Hobby :dance:e de estress:(, fiz a seguinte operação em três horas de trabalho:

Acredito ter resolvido finalmente o problema da iluminação deficiente, sem ter que colar papel branco ou seja lá o que for, segue o conjunto de propostas:

1- Eliminar o Dimmer, ou seja, aquele sistema que regula a intensidade da luz, faça uma ligação direta nos dois fios.

2- Aterre os instrumentos, pois assim suprimi o problema de quando liga o carro há uma distorção na leitura.

3- Retire um instrumento por vez, comece com os menores, como medidor de temperatura, com uma chave de fenda de ponta fina você consegue abrir o anel que une o vidro ao instrumento, uma dica, onde tem um pequeno rasgo ir circundando o referido anel, assim você abre o dito cujo sem estragá-lo, pois depois você vai precisar dele... Cuidado com a mão!!

4- Aproveita para limpar o vidro e passar um BOMBRIL no anel de metal.

5- desconecte os fios, mas procure marcar as devidas posições.

6- Atrás do instrumento tem duas pequenas porcas, elas liberam a parte interna do instrumento de medição.

7- Na frente deste conjunto solto, tem dois pequenos parafusos, solte-os com uma chave de fenda bem fina, desta forma você tem em mãos um disco que está marcado os números de leitura, pronto a solução tá perto...

8- O problema é que existe muito pouco espaço entre o copo do instrumento é o disco, como a lâmpada fica atrás, grande parte da luz fica sem poder passar.

9- A solução é retirar deste disco coisa de 3 mm, assim vai passar mais luz, mas lembre-se de deixar dois pequenos bicos, para travar o disco de plástico, na cor azul, pois ele serve para "espalhar a luz".

10- Para retirar esses 3mm você pega a tesoura da sua mãe, mulher, tia, namorada, ou seja lá quem for e corta, pois o disco é de alumínio!!!

11- Uma outra coisa no disco que tem o aro interno de plástico azul, você pode colocar na parte interna dele papel alumino, ou aplica spray cromo, uma boa solução também é lixar o verso, pois assim você retira a tinta preta!!!

12- Faça o mesmo procedimento nos outros instrumentos, porém no caso do conta giro e velocímetro, você tem que tirar mais que três mm, da borda, mas NÃO TENTE retirar o ponteiro, pois como ele é bem fixo você corre o risco de quebra... No Caso do Conta giro tem que afrouxar os dois parafusos, pois facilita o corte da borda do disco.

13- No conta giro e velocímetro, tem que ter mais cuidado para abrir, e lembre-se de observar que as peças tem pequenos marcos da posição correta .

14- Se quiser encerrar com chave de honra, coloque luz branca da OSRAM ou Phillips, você vai gastar umas 5 lâmpadas que iluminam o instrumento, as outras podem ser comuns mesmo, com a de seta e etc.

15- Para fechar os aros de metal, feche apenas em três pontos, pois assim se tiver que abrir de novo, não haverá grandes problemas, não dê um aperto forte com o alicate, pois poderá deixar uma marca no aro....



16- Por fim, no painel que sustentam os instrumentos, na parte inferior externa, tem dois parafusos, a dica é , não os coloque, pois essa parte é muito frágil, e sempre corre o risco de quebra, se apertar muito, eu uso só uso o sistema de trava que ele tem interna!!!


Vejam as fotos em anexos, arquivo ZIP :arrow: !!

REnato Martins
01/08/2007, 11:10
é isso ai fabio, show seu arquivo e muito bem detalhado.

Fábio Neves
01/08/2007, 11:35
Renato,

Fico grato pelo elogio, tenho outras pequenas modificações, como, bobina mais alta, assim como o módulo de ignição, substituição do reservatório de expansão, para um sistema semelhante aos dos carros modernos, ventoinhas do corsa (02), comando de seta do Uno...

Vou tentar enviar para o pessoal...

Carlão Pinheiro
01/08/2007, 11:44
Fala homem das neves.

Posta aqui ou joga no seu site.

E manda o link pra nós.

Fábio Neves
01/08/2007, 12:42
Carlão,

Meu site tá abandonado!!!

Além do que ele é muito tosco hehehehe

Mas vou postar por aqui, fica mais fácil, ou peço pro Cassiano colocar no site dele... Quem sabe??

Sds

Luciano SHAKALL
01/08/2007, 14:51
"... Meu site tá abandonado!!! Além do que ele é muito tosco hehehehe..."Fábio, qual é teu site?

PS.
Pq vc abriu outro tópico igual ao Solução: Iluminação do painel do niva (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30195), que vc mesmo criou? :pensativo:

[]'s

Fábio Neves
01/08/2007, 15:59
Luciano,

Vc está correto, porém preferi abrir um novo, pois este estava com as informações mais organizadas.

www.manutencaoniva.hpg.com.br (http://www.manutencaoniva.hpg.com.br)

Sds

Otávio Luiz
01/08/2007, 17:10
Carlão,

Meu site tá abandonado!!!

Além do que ele é muito tosco hehehehe

Mas vou postar por aqui, fica mais fácil, ou peço pro Cassiano colocar no site dele... Quem sabe??

Sds

Fábio,
Abre um tópico do seu Niva no frota4x4, assim você pode por todas as adaptações e melhorias criadas.
Seria legal ver um Niva no frota, pois não tem nenhum... acho que os niveiros tem receio da galera do fórum pegar no pé... :pensativo:

Fábio Neves
01/08/2007, 17:45
Otávio,

Vou organizar as alterações om fotos e etc..

Mas gostei da proposta!!

Flugêncio
01/08/2007, 17:47
Se ele não colocar, em breve colocarei do meu.

Freitas
01/08/2007, 23:47
Valeu Fabio segui passo a passo as fotos
ficou dez meu painel ,aproveitei troquei
as lampadas por leds verde .

Freitas
Niva Figurinha
1990/91 GNV

Otávio Luiz
02/08/2007, 09:01
Se ele não colocar, em breve colocarei do meu.

Posta lá cabra da peste!!!:mrgreen:
Vai ser legal ver o Cangaceiro no frota...

Fábio Neves
02/08/2007, 10:02
Alguns Nivas no Frota 4x4

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=24993&highlight=niva:palmas:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8263&highlight=niva:concordo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=24115&highlight=niva:D

O meu tá precisando fazer alguns serviços de lanternagem, pra ser inesrido nesse seleto grupo:discordo:

REnato Martins
02/08/2007, 16:26
eu estou no seleto grupo!!!!! iiiiiiaaaaarrrrruuuuuuuuu
tenho saudades do niva pelo seu conforto, o samurai pula pra carai.

O Niva é show de carro, vc tem q saber lidar com ele, do resto é so alegria, conservar e fazendo uma BOA manutenção, nao tem que reclamar do russinho.

É ISSO VIVA OS CAMARADAS QUE TEM NIVA!!!!!!!

:mrgreen::dance::mrgreen:

Cesar Rocha
03/08/2007, 01:14
Bom,
Aproveitando o topico sobre iluminação do painel gostaria de saber se alguem sabe me dizer qual o resistor certo para leds de alto brilho usando a mesma alimentação das luzes do painel, esxiste um calculo para isso, confere?
Vi isso em um outro topico, já faz um tempo, mas como o assunto é iluminação do painel achei que estaria no contexto!

Sukys
03/08/2007, 02:39
Cesar,

Existe calculo sim, e deve ser aplicado pra qualquer tipo de led, não apenas os de alto brilho, e pra facilitar a compreensão vou fazer uso deste datasheet, mas poderia ser qualquer outro, assim ficará mais fácil identificar os termos: http://www.lc-led.com/products/500tsw4df.html

1° identificar a tensão de alimentação do led (reverse voltage) que no exemplo é de 5V

2º identificar a corrente suportada pelo led (DC forward current) que no exemplo é de 30mA, ou 0,03A

3° identificar a tensão da fonte de alimentação, que se for variável deverá ser considerada em seu valor máximo, e no caso de automóvel é 14V

4° para saber qual será a queda de tensão proporcionada pelo resistor, subtrair da tensão de alimentação a tensão reversa do led (14-5=9)

5° para saber o valor do resistor, dividir a queda de tensão pelo valor da corrente direta sobre o led (9/0,03=300) e o valor encontrado para o resistor é de 300 Ohm

6° para determinar a potência que será dissipada pelo resistor, multiplicar a queda de tensão pela corrente (9*0,03=0,27) e a potência dissipada pelo resistor é de 0,27W

Chegamos então a um resistor com valor de 300 Ohm com dissipação de 0,27W, mas como os resistores tem valores padronizados, o mais próximo disso, com erro por excesso, é 320 Ohm 0,5W (ou 1/2W, termo mais utilizado).

Led tem polaridade, e uma inversão de polaridade em circuito de baixa tensão normalmente não causa danos, mas devido ao ruído do circuito de alta tensão da ignição é uma boa prática sempre alimentar o led (ou conjunto de led's) com um diodo retificador (tipo 1N4001, por exemplo, que tem capacidade para até 1A) assim, mesmo quando polaridado adequadamente, qualquer eventual pico negativo de tensão não atingirá os led's, mas não esquecer, nos calculos acima, de considerar a queda de tensão proporcionada por este diodo, que é de 0,7V. Ou seja, ao invés de considerar a tensão de alimentaçao como 14V, considerar como 13,3V.

Sds,
Sukys

Cesar Rocha
03/08/2007, 12:15
Saudações Sukys,

Muito obrigado pela aula!! Depois dessa não resta mais duvidas, é só por a mão na massa!!

De novo, Muito obrigado!

Luciano SHAKALL
04/08/2007, 11:58
"...preferi abrir um novo, pois este estava com as informações mais organizadas..."Beleza Fábio, não esquenta não. Mas realmente, a sugestão do CAmaRAda Otávio de postar lá no "Frota" é legal... :dance:
"... www.manutencaoniva.hpg.com.br (http://www.manutencaoniva.hpg.com.br) ..."Putz, eu conheço esse site... Só não tinha me ligado que era teu... :putz: :mrgreen: Tem muita coisa legal lá, cara... Vc não devia deixá-lo (pra usar suas palavras) abandonado não :discordo:




"...Se ele não colocar, em breve colocarei do meu..."Flugêncio, MESMO QUE ELE COLOQUE (Ops!), bota o Cangaceiro lá também... :concordo:




" ... Existe calculo sim, e deve ser aplicado pra qualquer tipo de led, não apenas os de alto brilho ... Led tem polaridade, e uma inversão de polaridade em circuito de baixa tensão normalmente não causa danos ... é uma boa prática sempre alimentar o led (ou conjunto de led's) com um diodo retificador ... "Grande Sukys, sempre "salvando" a galera com suas aulas... :palmas: :palmas: :palmas:


[] a todos...

Fábio Neves
14/08/2007, 13:44
Estou enviando este correio para dizer que enviei o material que faltava das pequenas melhorias que fiz no meu niva, veja em:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=442286#post442286 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=442286#post442286)

Nivaléria
13/05/2008, 21:17
Cara gostei muito da sua idéia. Vou tentar fazer a mesma coisa. Não entendi bem o item 9, no que se refere a deixar dois pequenos bicos.
Você fala também em colocar lâmpadas brancas da philiphs ou osram. Posso colocar tudo destas? Você diria que houve um ganho de quantos % na visibilidade?grato

Fábio Neves
14/05/2008, 15:36
Flávio, vc pode colocar todos de ilimininação, as de simples controle, como indicativo de bateria e outras, deixe comum mesmo... Osram ou phillips tanto faz

Luciano SHAKALL
15/05/2008, 00:45
"... Não entendi bem o item 9, no que se refere a deixar dois pequenos bicos ..."Flavio, pelo que entendi :pensativo: , o CAmaRAda Fábio "recortou" as bordas dos mostradores (são de alumínio, e relativamente maleáveis - dá pra cortar na tesoura).
No entanto; os "aros azuis" que dissipam a iluminação são encaixados nos "discos dos mostradores" (Quando vc desmontar vc vai perceber :mrgreen: ).
Então, quando (e se) vc for recortar, deve deixar umas "pontas" (bicos, como ele falou) nos encaixes desses aros para poder "prende-los" novamente, beleza :concordo: ?

[]'s

Nivaléria
16/05/2008, 20:45
Pessoal, beleza. Obrigado pela ajuda. Agora mãos à obra.

Nivaléria
22/05/2008, 14:17
Trabalho executado. Tive um pouco de dificuldade ao montar. Alguns vacilos causaram conexões erradas. Aproveitei e coloquei leds brancos, pois não achei a lâmpada branca da philips que o amigo mencionou. Mas com os leds ficou clarinho. Para quem for fazer a mexida, sugiro anotar, fotografar e ter muita atenção. Cheguei a deixar um vidro do mostrador de combustível cair e quebrar. Por sorte eu tinha um filtro uv 49mm (usado em fotográfia) que eu desmontei e utilizei no monstrador. Deu certinho. Boa sorte para quem se animar a fazer. Digo que vale a pena. Aos colaboradores obrigado.

Luciano SHAKALL
23/05/2008, 13:33
"... Trabalho executado ... coloquei leds brancos ... com os leds ficou clarinho ... Deu certinho ... Boa sorte para quem se animar a fazer. Digo que vale a pena ... Flavio, Que bom que deu tudo certo :concordo: !
Agora põe aí umas fotos (a noite, com o painel aceso) pra gente ver ;-)

VALEU!!!!!!

[]'s

zanötto
23/05/2008, 16:34
Flavio, Que bom que deu tudo certo :concordo: !
Agora põe aí umas fotos (a noite, com o painel aceso) pra gente ver ;-)

VALEU!!!!!!

[]'s

X 2

[ ]'s
CZ

Fábio Neves
27/05/2008, 09:52
Camaradas, Fico feliz em ter ajudado a vários Niveiros com essa solução que antes de tudo favorece a segurança, pois ilumina melhor os instrumentos, além de deixar melhorar o visual

Nivaléria
31/05/2008, 15:40
To devendo sim as fotos, camaradas. É que perdi o cabo usb da minha Pentax. Mas vou dar um jeito e colocar as fotos do painelzão iluminado com leds branco.

Digger
31/05/2008, 23:44
O meu painel tá um breu só, não acende NADA... falando nisso a parte elétrica tá toda Fudid*...

Eu tenho esquemas elétricos aqui que achei e baixei na net, mas a coragem de fuçar é que mata, isso somada ao medão de fazer cacá, cagar no ventilador, dar já viram... vai bosta pra todo lado.

Queria deixar o meu com fundo branco, mas desmontar isso, não me atrevo, nunca fui bom com essas coisas de desmontar e montar, SEMPRE sobra peças e a zica tá armada...

Nivaléria
15/06/2008, 16:25
Pessoal, segue aí as fotos do mostradore após a nova instalação. As mesmas foram feitas da visão do motorista. Dando um zoom você verá melhor os mostradores.