PDA

Ver Versão Completa : cambio para 4.1 mpfi

JeepDennis
04/05/2004, 15:31
Olá, Tenho um motor da silverado 4.1 mpfi, e está muito dificil $$$ achar um câmbio clarck 5 marcha, o mais em conta que achei foi um 4 marchas longo do maveric, o que vcs acham desse câmbio nesse motor, vai ficar bom? quero o jeep pra viajar com uma velocidade boa em média 120km/h e bom na trilha, o que vcs acham?

Dennis Figueiredo
04/05/2004, 16:55
Velocidade média de 120km/h?????????? Num jipe?????????? :shock:

Minha velocidade de cruzeiro em carro de passeio é de 110km/h.

Andar em velociade média de 120km/h em um carro curto, alto, com pneuzão e aerodinâmica de uma escrivaninha gigante... acho loucura.

[]´s

Luis Assis
04/05/2004, 20:34
... aerodinâmica de uma escrivaninha gigante...

que sacanagem....

Sergio Rocha
04/05/2004, 22:05
acho melhor comprar um Jeep Cherokee

Leandro
04/05/2004, 22:13
...quero o jeep pra viajar com uma velocidade boa em média 120km/h e bom na trilha, o que vcs acham?
:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
Com a Rural.. nossa velocidade média é de 80km/h... 8) 8) :D
[ ]s quase parando.. mas seguros 8)

Luis Assis
04/05/2004, 23:06
Voltando ao tópico, eu coloquei o Clark de 4 marchas da C-10, nao andei com ele ainda, mas pessoas que usaram falaram que ficou bom... Pra voce pode aproveitar um pouco mais do motor, voce vai precisar alongar um pouco o diferencial tb...
[]'s
Gustavo

JeepDennis
05/05/2004, 00:50
O que eu quero dizer é que eu tenho um motor 4.1 e quero que ele ande bem ñ que eu vou andar a 120km a todo instante, as vezes posso andar a 140km /h :D , mas eu quero um jeep legal pra viajar, e queria saber se esse cambio 4 marchas do maveco fica legal?? ah e ñ estou discutindo a aerodinâmica do jipe, isso é outra história.

Paulo Eduardo
05/05/2004, 01:38
Fala Dennis

louco tem pra tudo né....

finalmente achei um que é igual eu :twisted: :twisted:
esses dias atrás um cara com uma s-10 diesel teve que me dar passagem indo pra 3ª pista numa subida na Sc-280 :twisted: passei por ele no pau meeesmo.... com o vel. do jeep pulando do 120 pro KM :shock:
mas normalmente viajo a uns 100zinho, com o motor a 2500rpm em quinta.

caixa clark 2205, rel 9/44 e bf 33", mas ainda acho que uma rel. mais longa seria melhor. Vc vai gostar do resultado :wink:
se usar um 4 marchas vai ter que usar relação muito longa e pode ficar meio xoxo.... :roll:
é a minha opnião...

[]´s psicóticos :twisted:

Dennis Figueiredo
05/05/2004, 08:17
Fala Dennis

se usar um 4 marchas vai ter que usar relação muito longa e pode ficar meio xoxo.... :roll:
é a minha opnião...

[]´s psicóticos :twisted:

Fica xoxo não...... :wink: uso a clarck relação da ultima marcha 1:1, com diferenciais 47/12... beeeem mais longo que o 44/9. Ficam bom e não deve nada nas trilhas.

Agora se tu ta acostumado com cambio 5 marchas, que logicamente é melhor que o 4, pode achar que não vai ficar bom mesmo.... eu nunca andei em um jeep com sua configuração, mas na minha eu sei que fica bom.

[]´s

Paulo Eduardo
05/05/2004, 13:00
Daê Dennis...

Eu bem que queria alongar a minha relção pra 12/47, ia ficar o bixo pra viajar, mas talves tenha que usar mais a reduzida nas trilhas né??
você usa muito a sua? porque as realções de 1ª até 4ª devem ser bem parecidas nos nossos câmbios. Acho que por ter 5 marchas eu nem precisaria de uma 12/47, podia ser até mais curta... um pouco.

[]´s

Dennis Figueiredo
05/05/2004, 13:34
Paulão..... :D

Sim... é só a trilha apertar um pouco que a reduzida ja é necessário, faço praticamente 100% das trilhas reduzido. :shock:

Ja tive o 44/9 antes.... dificilmente eu reduzia, quase nunca.

E quando usava a reduzida... quaaaaando usava, NUNCA usei uma primeira... no máximo uma 2ª reduzida.

Eu fiquei meio indeciso na hora de alongar o diferencial, pois é gostoso fazer trilha sem precisar reduzir, mas daí pensei: A foda-se... se tem reduzida é pra ser usada.

Não me arrependo até hoje. :wink:
[]´s

Paulo Eduardo
05/05/2004, 22:16
...
Dennis...

é isso aí que eu queria saber...
eu tb, praticamente não uso reduzida... não precisa quase nunca, a mesma coisa q vc disse, quaaaando uso, é de 2ª pra cima...
e tem gente que gosta de motorzinho (ai, as pedradas vão doer) :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
acho que vou manter a 9/44..... :D :D

[]´s não reduzidos... :D esperando pedras :lol: :lol: :lol:

renner
13/08/2004, 22:16
No caso do câmbio clarck 5 M como seria a flange para ligá-lo ao motor e para ligar à reduzida?
Me disseram que a flange para o câmbio 5 M é BEM MAIS caro do qua a flange para 4 M. É verdade?

Paulo Eduardo
14/08/2004, 19:06
olá,
o clarck 2215 ou 2205 não precisa ser adaptado no 6cc GM, é só usar a capa seca da A-20, ou da C-20...
pra botar a t-case willys usa a deep tec...

[]´s

Humberto Baldisseri
01/09/2004, 07:48
Bom dia, deixa eu aproveitar o topico do nosso amigo e tentar esclarecer uma duvida minha:Eu tenho um Jeep CJ 5 com motor Falcom 3.6 e cambio de 4 marchas Willis,pneus Wragler MTR 33/12,5,diferencial 44/9, e gostaria de trocar o cambio.Eu tenho guardado um cambio de C10 3 marchas,e me ofereceram um clark 2215A(mandioquinha)5 marchas.Qual seria melhor para o meu Jeep? Eu uso o Jeep a semana inteira para trabalhar e nos finais de semana para passeios e trilhas.Agradeceria o apoio de alguem para me responder essa questao.

Luis Assis
01/09/2004, 13:06
Velocidade média de 120km/h?????????? Num jipe?????????? :shock:

Minha velocidade de cruzeiro em carro de passeio é de 110km/h.

Andar em velociade média de 120km/h em um carro curto, alto, com pneuzão e aerodinâmica de uma escrivaninha gigante... acho loucura.

[]´s

é naaaddddaaaaa..... :D :D :D
[]'s
Gustavo

Luis Assis
01/09/2004, 13:14
Eu to com o MPFI 4.1, cambio clark 260F 4 marchas, relacao 11x47 e penus 35", na estrada ( Lógico ) a 3K RPM ele dá 120km/h a 4.5K RPM, que é quando e Injeção corta, ele ta a 160Km/h. Logico que é Insanidade andar numa velocidade constante dessa num Jeep, fiz apenas uma ou duas vezes, pra testar os limites do veiculo, e mesmo assim ele se comportou bem. Na minha atual configuração ( pneu 35, spoa, 4.1 ), tenho andado com bastante seguranca e confianca entre 100 e 110 km/h, e o melhor da festa, com o giro a 2.500. Isso causa uma economia do cão...
Prefiro ter um jeep com relacao longa, e que na trilha, quando necessário, eu reduzo ele, e saio de segundo e boa... Dica do mestre Dennis!!!!
[]'s
Gustavo

Sergio Rocha
01/09/2004, 18:24
Eu to com o MPFI 4.1, cambio clark 260F 4 marchas, relacao 11x47 e penus 35", na estrada ( Lógico ) a 3K RPM ele dá 120km/h a 4.5K RPM, que é quando e Injeção corta, ele ta a 160Km/h. Logico que é Insanidade andar numa velocidade constante dessa num Jeep, fiz apenas uma ou duas vezes, pra testar os limites do veiculo, e mesmo assim ele se comportou bem. Na minha atual configuração ( pneu 35, spoa, 4.1 ), tenho andado com bastante seguranca e confianca entre 100 e 110 km/h, e o melhor da festa, com o giro a 2.500. Isso causa uma economia do cão...
Prefiro ter um jeep com relacao longa, e que na trilha, quando necessário, eu reduzo ele, e saio de segundo e boa... Dica do mestre Dennis!!!!
[]'s
Gustavo

Combina com o nome Tornado :lol:

willys1960_ctba
01/09/2004, 19:46
lassis , tive dando uma olhada nas fotos do seu JEEP, e a adaptação do motor ficou showm mesmo!
Hoje estou com motor de opala 6cc a alcool / carburadoe 3E / cambio 4 marchas da f1000 / molas dianteiras ta Toyota / e direção hidraulica do santana /
tenho pensado em trocar a suspensão por molas helicoidas, mas ando meio indeciso!
mas tbém tenho pensado em colocar um motor 4.1 da silverado, o que vc me diz? como ficou p/ trilhas? e na água como vai? a central onde vc colocou? hehehe :D :D :D :D :D
parabéns pelo jeep

Raphael
Willys1960

Luis Assis
01/09/2004, 23:58
lassis , tive dando uma olhada nas fotos do seu JEEP, e a adaptação do motor ficou showm mesmo!
Hoje estou com motor de opala 6cc a alcool / carburadoe 3E / cambio 4 marchas da f1000 / molas dianteiras ta Toyota / e direção hidraulica do santana /
tenho pensado em trocar a suspensão por molas helicoidas, mas ando meio indeciso!
mas tbém tenho pensado em colocar um motor 4.1 da silverado, o que vc me diz? como ficou p/ trilhas? e na água como vai? a central onde vc colocou? hehehe :D :D :D :D :D
parabéns pelo jeep

Raphael
Willys1960

Raphael,

Antes do Tornado ficar pronto, eu esperava que ele fosse ficar bom, mas o que aconteceu, pra minha felicidade, é que ele surpreendeu todas as minhas espectativas... Esse motor é muito bom. Eu apaixonei nele. Possui muito torque em baixo giro, é elastico pra caramba, não desregula nunca, por causa da Injeçào Eletronica, e bebe menos que meu antigo OHC.
O Leandro, mecanico que montou o tornado de cabo a rabo, ja instalou AP, V8, 250S, 4.1 Carburado, e tudo quanto é motor que voce imaginar, e ele mesmo disse que esse é uns dos melhores motores que ele já colocou em jipe. É bom de mais andar com um motor que sobra potencia e torque. Voce dificilmente vai usar o motor no limite, pois o limite do resto do veiculo é bem menor.

Em trilha é uma estupidez, tem top que a galera de AP tem que subir com o giro la em cima, e a embregame quanse fritando, eu só dou uma bombada no acelerador, e o jipe sobe de uma só vez.

Nao tive a oportunidade de entrar na agua com ele ainda, mas acredito ser melhor que os que possuem distribuidor, pois esse motor não possui distribuidor.

A central eu coloquei atraz do painel, preza naquele curvão, na parte mais alta, perto de onde é a entrada de ar do jipe. Nao tem muito segredo...

Em suma, eu ja rodei com BF, OHC 2.3 a Alcool e Gasolina, e hoje posso falar que não existe nada melhor do que um motor com injeção eletronica, e principalmente de grande potencia. Acredito que um V 6 moderno seria uma boa pedida tambem, o problema, é que todos eles são importados e as pecas de reposicao caras de mais... Por isso que fiquei com o Powertech mesmo....

Espero ter ajudado....
[]'s
Gustavo

willys1960_ctba
22/09/2004, 19:14
lassis,
andei tirando informações aqui em curitiba e realmente me falaram muito bem desse motor, o único problema é o preço dele que tem ficando + ou - em 4000,00, é muita grana.
mas valeu pelas dicas, vai que um dia eu acho 1 mais barato, ai já era na mesma semana paro ele na oficina, valeu pela dica!

raphael
willys1960
campo largo

Afonso Carlos
22/09/2004, 20:48
Amigos dei uma lida no tópico, e gostaria de tecer alguns comentários.

Li que muitos colegas quando adaptam motores mais potentes em seu carros deixam de usar a reduzida, e isso é perigoso para o sistema de transmissão em principal a caixa de transferência.
Vou dar um exemplo:

Imagine uma pessoa andando de bicicleta com marchas.
Está pessoa é um atleta nato com força de sobra em suas pernas.
De repente se depara com uma ladera muito ingrime.
Ele começa a subir a ladeira sem reduzir as marchas pois tem força de sobra para tal.
Agora imaginem a tensão que o conjunto de transmissão da bicicleta está sofrendo.
O que não haveria nessecidade de ocorrer se no caso o nosso atleta reduzi-se algumas marchas transformaria Rotação em Torque sem tensionar em demasia seu sistema de transmissão.

Lembrando ainda que na maioria das caixas de transferência as engrenagem destinadas a reduzida são mais largas, porque sofrerão maior esforço.

Motores Injetados Eletronicamente.
Já temos uma certa experiência com uso destes motores em viaturas 4X4 e vai aqui o meu conselho, se puder optar entre Injeção ou Carburador escolha a primeira.
As diferenças são muitas, das quais algumas são: Funcionamento preciso em qualquer inclinação em que se encontre o carro, maior resistencia a travessias aquáticas (Devido ao sistema de ignição trabalhar com altissimas voltagens), apesar de não parecer manutenção mais simples.
Logicamente também tem suas desvantagems em relação ao antigo sistema, não se resolve nada com arame e alicate e normalmente suas peças são mais caras.
Mas ainda sim recomendo

Um abraço a todos Afonso Carlos.

willys1960_ctba
22/09/2004, 21:14
Afonso Carlos,

Concordo com vc sobre motores injetados, eu com meu 4.1 carburado estou vendo que não é tão facil manter ele sempre redondinho....sempre tem uma coisinha p/ acertar, e sem contar que com nossos combústiveis de hoje a maravilha que são..... :evil: :evil: :evil:
Agora, o preço desses injetados esta fora do comum!
Ai em Sampa por qto sai um desses? (4.1mpfi)

Raphael
Willys1960

Afonso Carlos
22/09/2004, 21:31
Ok meu amigo.

Aqui em minha região (Interior de São Paulo) um motor 4.1 MPFI com nota gira em torno R$ 1.500,00

Um abraço Afonso Carlos.

David Augusto
22/09/2004, 22:12
[quote="Afonso Carlos"]Amigos dei uma lida no tópico, e gostaria de tecer alguns comentários.

Li que muitos colegas quando adaptam motores mais potentes em seu carros deixam de usar a reduzida, e isso é perigoso para o sistema de transmissão em principal a caixa de transferência.
Vou dar um exemplo:

Imagine uma pessoa andando de bicicleta com marchas.
Está pessoa é um atleta nato com força de sobra em suas pernas.
De repente se depara com uma ladera muito ingrime.
Ele começa a subir a ladeira sem reduzir as marchas pois tem força de sobra para tal.
Agora imaginem a tensão que o conjunto de transmissão da bicicleta está sofrendo.
O que não haveria nessecidade de ocorrer se no caso o nosso atleta reduzi-se algumas marchas transformaria Rotação em Torque sem tensionar em demasia seu sistema de transmissão.

Lembrando ainda que na maioria das caixas de transferência as engrenagem destinadas a reduzida são mais largas, porque sofrerão maior esforço.

JeepDennis, guarde em sua cabeça tudo isso que o Afonso falou! Jeep, é como o Dennis Figueiredo disse, (não é para correr, muito menos poder andar bem), adaptação é uma coisa muito séria, seja motor, caixa, suspensão, qualquer coisa. No seu caso, vc não pode discartar a hipótese de colocar uma caixa de três marchas. te aconselho o câmbio da C-10, TRÊS marchas. Os câmbios 4 marchas são mais fáceis de quebrar algum pino por dentro. Mas, se quiser mesmo um câmbio menos reduzido, coloque o do JPX 5 marchas, ele sim é mais aconselhável, está em torno de 1.000 a 1.500$$$$, vale a pena, mas ainda prefiro o da C-10 três marchas. Agora o critério é seu, espero ter ajudado e BOA SORTE!

willys1960_ctba
23/09/2004, 09:24
Afonso Carlos

$1500,00 latinhas?? isso completo? em bom estado ou p/ fazer todo o motor?

se for 1500,00 completo e não muito rodado, quanto ia me sair o transporte de um motor desses até Campo Largo PR. (prox. a Curitiba).
aqui não achei por menos de 4000,00, isso completo e os motores na faixa de 15 mil km até 40 mil km.

Raphael
willys1960
Campo Largo PR

elcio
23/09/2004, 10:48
Afonso Carlos

se for 1500,00 completo e não muito rodado, quanto ia me sair o transporte de um motor desses até Campo Largo PR. (prox. a Curitiba).
aqui não achei por menos de 4000,00, isso completo e os motores na faixa de 15 mil km até 40 mil km.

Raphael
willys1960
Campo Largo PR

Raphael:

se vc rodar vai achar esse motor por aki mais barato.
4000,00 por um 4.1 mpfi so se for 0km.

[]´s injetados, sempre.

Alexandre Vaz Ferreira
23/09/2004, 11:17
Afonso Carlos

Só para comparação :D

Comprei o meu 4.1 MPFI completo com nota, capa seca, módulo, chicote (ainda não sei se inteiro) bomba da direção hidráulica, calços, alternador, bobina, cabos de vela, correia, coletor e escapamento até uns 50 cm após a sonda lambda por 1200,oo em 2 vezes :wink: .

[] desinfracionados

Afonso Carlos
23/09/2004, 11:18
Ok Raphael, esses motores não são muito faceis de serem encontrados, no entanto giram em torno deste valor mesmo (R$ 1.500,00) completo e com nota.

Quanto a Kilometragem não posso afirmar se tem 10 15 50 ou 100 Mil KM.

Nunca despachei nenhum motor desses mas se houver nessecidade posso pesquisar para vc.

Um Abraço Afonso Carlos.

willys1960_ctba
23/09/2004, 12:41
Elcio,
tenho rodado bastante aqui por ctba, como vc falou até encontra algumas coisas com esse preço, mas é aqueles motores que vc não oferece nem p/ seu maior inimigo :evil: :evil: :evil: .
Vc sabe onde encontro um motor desses bom aqui em CTBA? (completinho) com tudo e mais um pouco, (assim como o do nosso amigo Alexandre vaz).
Em Santa Felicidade um kra me ofereceu um por 1500,00 latinhas, mas daquele jeito, não sei como esta nem se esta completo... e esse preço a base de troca, do contrário vai p/ 2800,00 latinhas :shock: :shock: :shock:

Afonso, vou tentar achar aqui por CTBA, cas não encontre nada, ai vejo qto ia sair! Mesmo assim muito obrigado!

Raphael
willys1960

ps.: porque todo jipeiro nunca esta totalmente feliz com a sua viatura? sempre quer melhorar

elcio
23/09/2004, 14:45
oi Raphael.

essse motor realmente deu uma sumida, assim como outros motores de grande capacidade.
vamos tentar procura-los pela cidade.vou entrar em contato com uns amigos e ver o que eles podem me oferecer.
na epoca qdo troquei meu motor, pois ja estava cansado de carburador e queria algo mais moderno, tbem sofri um pouco para achar o 4.1 mpfi.
ai surgiu um 4.9i com 16.000 km por uma barbada e nao perdi tempo.
fique esperto e com a grana a mao, a qquer hora um aparece e ai vc agarra.

[]´s

ps. este fim de semana vou falar com os caras e semana que vem te reporto.

willys1960_ctba
23/09/2004, 20:03
Elcio,

blz, se achar algum em ótimos estado com seus conhecidos me passa o fone!
ps.: só não compro nada da Oficina do Mario Manfron em Campo Magro, ja me ferrei tendo que fazer todo o motor 6cc que não é nada barato e ele me vendeu com ótimo!!!! :evil: :evil: :evil: :evil:
blz,

aguardo seu retorno.

Raphael
Willys1960