Conectar

Ver Versão Completa : Porta vibratória

Daniel Engelbrecht
31/07/2007, 08:46
Cheguei a uma conclusão do porque que meu samurai, ao passar em buracos, emana um certo ruido da porta do motorista. Ao retirar a forração da porta, descobri que a estrutura de metal interna (uma chapa fina, com várias reentrâncias, onde fica presa a máquina do vidro) está comprometida. Uma mula, ao instalar o vidro elétrico no passado, cortou e tirou parte da chapa. Com isso, ela perdeu resistência e agora vibra em determinadas situações, como ao passar por buracos ou pelo asfalto de péssima qualidade do Rio.
Pensei em duas soluções para o problema e gostaria de pedir ajuda aos colegas.

A primeira delas é simples, mas cara e acho que não vale a pena: comprar uma porta nova, visto que essa chapa que eu mencionei não é presa à porta, faz parte dela.

A segunda idéia seria cortar e tirar toda a chapa. Nesse caso, seria preciso colocar alguma coisa no lugar, talvez barras de ferro finas e resistentes, para poder prender a máquina do vidro, o puxador da porta etc. Alguém já fez alguma experiência nesse sentido? Será que dá certo?

MUTS
31/07/2007, 12:42
Daniel: pq vc não tenta forrar a parte interna da porta c/um feltro ??? Alguns modelos de carros saem com isso na porta, se chama anti-ruido... Quem sabe não resolve..

Abs

Sérgio Provisano
31/07/2007, 14:27
Cheguei a uma conclusão do porque que meu samurai, ao passar em buracos, emana um certo ruido da porta do motorista. Ao retirar a forração da porta, descobri que a estrutura de metal interna (uma chapa fina, com várias reentrâncias, onde fica presa a máquina do vidro) está comprometida. Uma mula, ao instalar o vidro elétrico no passado, cortou e tirou parte da chapa. Com isso, ela perdeu resistência e agora vibra em determinadas situações, como ao passar por buracos ou pelo asfalto de péssima qualidade do Rio.
Pensei em duas soluções para o problema e gostaria de pedir ajuda aos colegas.

A primeira delas é simples, mas cara e acho que não vale a pena: comprar uma porta nova, visto que essa chapa que eu mencionei não é presa à porta, faz parte dela.

A segunda idéia seria cortar e tirar toda a chapa. Nesse caso, seria preciso colocar alguma coisa no lugar, talvez barras de ferro finas e resistentes, para poder prender a máquina do vidro, o puxador da porta etc. Alguém já fez alguma experiência nesse sentido? Será que dá certo?
Daniel, a idéia do Muts é pra lá de simples e viável, se não der certo, o que é pouco provável, no máximo você terá gastado um pedaço de forro anti-ruído e tempo, mas com certeza você vai solucionar o problema de forma simples, rápida e barata. Forte abraço.

Daniel Engelbrecht
31/07/2007, 15:07
Não entendi muito bem a sugestão de vocês. Burrice é fogo... eheheh
A porta do meu samurai tem, digamos, três camadas:
1. A parte externa.
2. A chapa interna que eu mencionei. Obs: entre essa chapa e a parte externa fica o elevador do vidro e o próprio vidro, quando abaixado.
3. Um revestimento interno do carro que é um compensado com acabamento em couro. Ele fica quase que grudado na chapa interna.

Onde que iria esse feltro citado?

O problema é a chapa interna, que vibra e inclusive bate no elevador do vidro.

Sérgio Provisano
31/07/2007, 16:19
Não entendi muito bem a sugestão de vocês. Burrice é fogo... eheheh
A porta do meu samurai tem, digamos, três camadas:
1. A parte externa.
2. A chapa interna que eu mencionei. Obs: entre essa chapa e a parte externa fica o elevador do vidro e o próprio vidro, quando abaixado.
3. Um revestimento interno do carro que é um compensado com acabamento em couro. Ele fica quase que grudado na chapa interna.

Onde que iria esse feltro citado?

O problema é a chapa interna, que vibra e inclusive bate no elevador do vidro.
Daniel, iqmgino que o que está fazendo barulho seja a estrutura da máquina que levanta o seu vidro que pode estar folgada e ao passar por pisos irregulares, balnça e fica batendo na parede lateral da porta. Você teria de colocar ou um pedaço de forro, ou mesmo um batente de borracha para evitar esse tipo de vibração de ferro com ferro, colado na chapa da para diminuir esses grilinhos que incomodam e muito. Quem pode te dar auma solução melhor é um capoteiro, pode ser que seja apenas uma questão de ajuste ou aperto no mecanismo do vidro elétrico, de qualquer forma, algum tipo de isolamento tem que ser colocado para reduzir o barulho. De um modo geral, com um pouco de paciência, a gente mesmo consegue resolver de forma caseira.

Joao Baeta
31/07/2007, 16:54
:arrow:Vidros elétricos?!
Que viadagem! :mrgreen:
A porta faz um tipo de ruído? E tb treme um pouco aos buracos ?
:pensativo:

Daniel Engelbrecht
31/07/2007, 18:01
João, também acho.
Evidentemente, já comprei o carro assim.

Na verdade, a máquina do vidro está bem presa. É a chapa que perdeu resistência, ao ter uma parte cortada. Ela não é mais rígida como deveria ser, por isso ela vibra e bate em algumas partes da máquina do vidro que, aliás, passa extremamente rente.

minha idéia mesmo era arrancar fora a chapa interna e colocar alguma outra coisa no lugar, como barras de ferro. O que fico matutando é que tipo de c@#$¨%agada poderia acontecer...

Márcio Magalhães
31/07/2007, 19:54
Olá,

Que tal ir em um lanterneiro QUALQUER e mandar ele soldar o troço com um pedaço QUALQUER de chapa?

[]´s,

Joao Baeta
31/07/2007, 21:21
João, também acho.

Na verdade, a máquina do vidro está bem presa. É a chapa que perdeu resistência, ao ter uma parte cortada. Ela não é mais rígida como deveria ser, por isso ela vibra e bate em algumas partes da máquina do vidro que, aliás, passa extremamente rente.

minha idéia mesmo era arrancar fora a chapa interna e colocar alguma outra coisa no lugar, como barras de ferro. O que fico matutando é que tipo de c@#$¨%agada poderia acontecer...

:arrow:Daniel,
To achando que vc vai botar barra de proteção nas portas..... Será que é verdade?:pensativo::mrgreen:

Sérgio Provisano
01/08/2007, 09:54
João, também acho.

Daniel

Segue a sugestão do Márcio Magalhães e seu problema será solucionado de forma definitiva, afinal você mesmo detectou o problema e encontrou a solução. Forte abraço.

nanito
01/08/2007, 10:30
Rapaz! Leva o jipe com a porta sem o forro numa dessas oficinas de surdina, por 15 pilas o cara solda essa chapa pra ti! :mrgreen:

barbadinha jh santos!! hehe!

Daniel Engelbrecht
01/08/2007, 12:58
Vou procurar um funileiro. Mas não é tão simples assim. A chapa NÃO está solta, como pode parecer. Ela está presa como sempre foi. O que houve foi uma perda de resistência. Ela não é mais tão rígida como antigamente, por isso vibra. Simplesmente soldar um pedaço de ferro não resolve, na verdade pode até piorar, pois vai ser um peso a mais para fazer vibrar.
O que eu tentava descobrir é se alguém já fez a experiência de reconstruir totalmente a parte interna da porta.

Grassmann
01/08/2007, 13:56
Pô Daniel...
essa situação tá criando muitas versões... E não está resolvendo o problema.
Tira umas fotos e coloca pra galera. Quem sabe o povo entende o que foi cortado na porta? Se puder, coloque uma foto da outra porta, com a chapa inteira, para comparação.
Assim, quem sabe, alguém sugere algo aproveitável...

diogo ludovico
03/08/2007, 19:28
Dando um palpite.....
Não daria para soldar umas barras como esticadores, ligando esta chapa a uma outra parte da porta, assim a barra vibraria menos pois estaria "ancorada' a outras partes da porta:pensativo:

Sérgio Provisano
03/08/2007, 20:48
Pô Daniel...
essa situação tá criando muitas versões... E não está resolvendo o problema.
Tira umas fotos e coloca pra galera. Quem sabe o povo entende o que foi cortado na porta? Se puder, coloque uma foto da outra porta, com a chapa inteira, para comparação.
Assim, quem sabe, alguém sugere algo aproveitável...
Grassmann

Você resumiu a questão, estamos todos como cachorro correndo atrás do próprio rabo, precisamos ter uma visão espacial do problema senão vamos ficar dando palpites à toa. Ficará muito mais fácil opinar tendo uma visão do problema. Daniel, posta fotografias pra que a galera possa entender o xis do problema. Forte abraço.

Daniel Engelbrecht
06/08/2007, 10:45
Vou providenciar as fotos assim que possível. É que vai dar um supertrabalho desmontar o revestimento da porta, que foi todo afixado como rebites, para tentar minimizar a vibração. Deu certo em parte.
Não é má vontade, é que vou levar num funileiro para o cara dar uma olhada, e aí aproveito.
Eu queria mesmo era saber se alguém já refez a porta de um samurai para pegar alguns macetes. Fazer uma nova chapa interna como a original já me disseram que é praticamente impossível, pela complexidade (ela tem muitas reentrâncias e saliências). Por isso pensei em perguntar se alguém já fez com uma simples chapa retilínea e se deu certo.

Márcio Magalhães
06/08/2007, 14:24
Olá,

Se a porta foi "recortada" e perdeu a resistência, solda uma chapa onde ela foi recortada, ora, preenchendo onde foi subtraída.

Mais fácil que isso só tendo grana e comprando outro Vitara.

[]´s,