Ver Versão Completa : Alguém já usou Óxido Nitroso em Motores Diesel?
Joao Leao
30/07/2007, 11:06
Pessoal o que voces acaham do uso do Nitro no Offroad?
Alguém já teve experiencia do uso nos motores diesel?
Será que melhora a performance no Offroad?
Um abraço
João,
Não tenho certeza se é verdade, mas já ouvi falar que os caminhões da fórmula Truck utilizam o nitro como recurso para ultrapassagens (o que a stock car faz hoje).
Mas, mesmo que seja possível, será que as pontas de eixo aguentarãono uso offroad?
Alexandre Zocrato
30/07/2007, 12:12
Pessoal o que voces acaham do uso do Nitro no Offroad?
Alguém já teve experiencia do uso nos motores diesel?
Será que melhora a performance no Offroad?
Um abraço
João,
Em que situações você usaria isso no off road?
Para mim, o que aumenta a performance no off road é mais torque, em baixa rotação e com constância.
Um abraço.
joão k. chikui
30/07/2007, 12:24
Teoricamente, como o que o oxido nitroso fornece é o comburente, por pequenos períodos (senão explode a usina) seria perfeitamente aplicável a injeção do NOx.Nos motores com common rail então, muito fácil..
Mas , só vejo aplicabilidade numa pista de asfalto ou nas dunas do Ceará ou RN.
Joao Leao
30/07/2007, 12:35
Carlos este e o ponto que me deixa com pulga, a resistencia do material.
Acho que na formula Truck e bem legal e ja e usado na Stock.
Quanto ao offroad eu ja vi em alguns RC e nos formula 4x4.
O nitro e usado quando precisa de uma força extra.
Bom de qualquer forma vamos ver
Joao Leao
30/07/2007, 12:37
João,
Em que situações você usaria isso no off road?
Para mim, o que aumenta a performance no off road é mais torque, em baixa rotação e com constância.
Um abraço.
Tambem concordo torque em baixa rotacao e otimo, mas as vezes vc precisa dele em alta rotacao, por exemplo subir uma duna, passar um lamacal longo.
Um abraço
Joao Leao
30/07/2007, 12:40
Teoricamente, como o que o oxido nitroso fornece é o comburente, por pequenos períodos (senão explode a usina) seria perfeitamente aplicável a injeção do NOx.Nos motores com common rail então, muito fácil..
Mas , só vejo aplicabilidade numa pista de asfalto ou nas dunas do Ceará ou RN.
Tem uns pes de dunas aqui que dao um trabalho para subir.
Queria mais torque em alta mesmo, para superar certos obstaculos que sinto uma certa falta de força
Pessoal,
Uso de NOx tem que ter aumento proporcional na quantidade de combustível com atraso no tempo de ignição (injeção, no caso do diesel) e via de regra NOx só é injetado com motor em rotação entre torque máximo e potência máxima, abaixo disso o risco de quebra é muito grande.
Uso em diesel é possível, fica a complicação no sincronismo da entrada de NOx com o respectivo aumento de combustível e o atraso no tempo de injeção.
Além de não ser essa simplicidade que alguns estão imaginando, NOx serve mais para incremento de potência em função de velocidade, e a brincadeira dura pouco, até a descarga do reservatório de gás.
Sds,
Sukys
Joao Leao
30/07/2007, 15:36
Pessoal,
Uso de NOx tem que ter aumento proporcional na quantidade de combustível com atraso no tempo de ignição (injeção, no caso do diesel) e via de regra NOx só é injetado com motor em rotação entre torque máximo e potência máxima, abaixo disso o risco de quebra é muito grande.
Uso em diesel é possível, fica a complicação no sincronismo da entrada de NOx com o respectivo aumento de combustível e o atraso no tempo de injeção.
Além de não ser essa simplicidade que alguns estão imaginando, NOx serve mais para incremento de potência em função de velocidade, e a brincadeira dura pouco, até a descarga do reservatório de gás.
Sds,
Sukys
Sukys me responde uma coisa.
Porque o pessoal da formula 4x4 usa em todos os carros, eles usam quando estao subindo aqueles paredoes imensos e falta gas no motores V8 big block.
Nos motores diesel e muito dificil haver detonacao com voce falou,principalmente nos eletronicos pois vc pode com um piggyback desses controlar o uso do Nitro em uma faixa de giro e com atraso de injecao somente quando entrar o nitro. Bom eu nao vou ensinar o Pai Nosso ao padre.
BTW existe tb a possibilidad do uso de propano e ate agua para melhorar a performance dos motores diesel.
Another, vc tem um controlador de giro para vender, da para colocar no 3.0 eletronico intenational?
Um abracao
Sukys me responde uma coisa.
Porque o pessoal da formula 4x4 usa em todos os carros, eles usam quando estao subindo aqueles paredoes imensos e falta gas no motores V8 big block.
João, o NOx é usado como um artifício que garante uma reserva de potência, ou seja, o motor já está "no talo", falta pouco para o que se quer, e daí o incremento de potência pode resolver a parada, e qualquer modalidade esportiva que necessite de incremento repentino de potência se dá bem com NOx.
NOx nada mais é que um gás formado por nitrogênio e oxigênio, e quando injetado no motor proporciona a diminuição na temperatura do ar admitido (pela expansão do gás) e aumento na quantidade de oxigênio disponível pra queima, só que este aumento de oxigênio tem que ter contrapartida em combustível senão a mistura ficará pobre, e ao invés de aumento teremos é diminuição de potência.
Uso de NOx permite a queima da mistura de forma mais rápida, daí também a necessidade de atrasar o ponto de ignição, caso contrário o pico de pressão na câmara pode comprometer a resistência do motor como um todo.
Tanto o NOx quanto o combustível são injetados no coletor de admissão através de fogger (nome dado a este tipo de injetor), cada um com o seu fogger, e como normalmente a injeção se processa na base do tudo ou nada, o débito de NOx e de combustível é calculado em função do incremento de potência com motor em rotação relativamente elevada. Se a mesma quantidade de injeção for feita com motor em baixa rotação, o aumento abrupto de potência versus inércia do motor pode mandar tudo pra cucuia, por isso que injeção de NOx é controlada, no minimo, com interruptor no pedal do acelerador, liberando o gás sómente quando o acelerador está no final do curso, e o mais comum é que a habilitação deste interruptor seja feita através de outro interruptor, no volante ou na alavanca de câmbio, ou seja, para liberar o NOx tem que ter a habilitação "na mão" para o controle "no pé", e mesmo assim a injeção só pode acontecer na base de poucos segundos.
Eu tenho um circuito gerenciador pra NOx, que além do controle dos dois interruptores também faz o controle automático de tempo de injeção dentro de uma "janela" de rotação, contando até com totalizador de injeção para efeito de autonomia e bloqueio por senha para evitar uso indevido, mas por ser coisa de uso muito específico nem consta em meu site.
Existe também um controle proporcional para a abertura de fogger que permite o uso de NOx com o motor em qualquer rotação, mas devido o alto consumo de gás e o custo do gerenciador, que deve estar pra mais de 500 dólares, não é muito comum ver coisa do tipo por ai.
Em motor ciclo Otto o gerenciamento de NOx não é lá tão difícil, em motor diesel fica a complicação no aumento de débito de combustível, que por motivos óbvios não pode ser através de fogger, e no atraso do tempo de injeção, que é a forma que se controla o tempo de ignição em motor diesel. Diesel com avanço mecânico, um abraço, diesel common rail só com gerenciamento eletrônico externo, e isso não é coisa simples de se fazer.
Nos motores diesel e muito dificil haver detonacao com voce falou
Não fiz nenhum comentário sobre detonação.
existe tb a possibilidad do uso de propano e ate agua para melhorar a performance dos motores diesel.
Diesel com injeção à gás tudo bem, já teve até ônibus aqui em Sampa rodando desta forma, mas injeção de água é outra história com outra finalidade.
Another, vc tem um controlador de giro para vender, da para colocar no 3.0 eletronico intenational?
O controle de giro que tenho é pra motor ciclo Otto, mas nem estou recomendando sua compra porque já está saindo do forno um circuito que vai custar a metade do preço, e com a mesma qualidade e funcionalidade. Eletrônica avança em passos largos, e quem fica parado é poste. :-)
Sds,
Sukys
Joao Leao
30/07/2007, 22:09
Sukys vc e uma biblioteca homem, quando tiver a novidade me fale.
Um abraço
Dieselboy
30/07/2007, 22:33
Pessoal
Apenas para constar, a galera de Maripá região Sudoeste aqui do Paraná utiliza óxido nitroso em tratores modificados apenas para provas de velocidade final :shock: tem tratores por lá que chegam "na casa" dos 160 km/h :shock:
Dieselboy,
Acho que você está se referindo à categoria Tratorshow, prova de arrancada com tratores.
Nela pode-se fazer uso de qualquer badulaque que aumente a entrada de oxigênio (blower, turbo ou nitro) mas o motor tem que ser obrigatoriamente de injeção mecânica e o combustível é controlado e idêntico pra todos os participantes.
Prova de arrancada é caso à parte, ninguém está interessado em economia, apenas em desempenho, e se o motor durar apenas uma temporada já durou muito.
Sds,
Sukys
Christian
01/08/2007, 21:53
Pessoal o que voces acaham do uso do Nitro no Offroad?
Alguém já teve experiencia do uso nos motores diesel?
Será que melhora a performance no Offroad?
Um abraço
eai João nesse forum tem algo sobre nitro em diesel
http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=2694&postdays=0&postorder=asc&start=0
.... nada conclusivo mas ja é algo a se pensar :pensativo:
Christian T4 07
srgrande
02/08/2007, 14:26
Em revistas americanas ja vi kits que usam gás propano p motores diesel.
Schamanic
08/03/2009, 00:35
Boa Noite! li um artigo seu no Forum Brasil 4x4, e vi que o Sr. tem bastante conhecimento na área, estou pesquisando uma ,maneira de transformar um motor diesel com bomba injetora mecânica em injeção eletrônica com gerenciamento tipo common rail. Fundamentado no princípio básico de uma injeção tipo Fueltech, Pandoo, ou similar, onde se é possível gerenciar a injeÇào em tempo real. A única diferença entre a injeção para o motor de ciclo otto para o diese seria que no caso diesel common rail a injeção acontece por até sete estágios? entre pré injeção, injeção e pós injeção seria possível criar um Software para gerenciar um motor navistar v8 diesel? O meu caso é simples tenho um Dodge Durango V8 5.2 e tenho a intenção de transforma-la para diesel usando um motor international, apenas não quero injeção mecânica, pois para se extrair potência em motores diesel com injeção mecânica o processo resulta em muita fumaça preta. O interesse em um módulo capaz de gerenciar tal tarefa, dispertou interesse apartir do momento em que assim possamos ter diversos recursos para complementar o motor com turbo blower supercharger ou outro sobrealimentador, grato e um abraço Certo de um retorno seu! Um abraço.
Dieselboy,
Acho que você está se referindo à categoria Tratorshow, prova de arrancada com tratores.
Nela pode-se fazer uso de qualquer badulaque que aumente a entrada de oxigênio (blower, turbo ou nitro) mas o motor tem que ser obrigatoriamente de injeção mecânica e o combustível é controlado e idêntico pra todos os participantes.
Prova de arrancada é caso à parte, ninguém está interessado em economia, apenas em desempenho, e se o motor durar apenas uma temporada já durou muito.
Sds,
Sukys
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