PDA

Ver Versão Completa : MAAD - Manual de Alternativas ao Anglicismo em Demasia

roger_caldas
04/05/2004, 11:31
Queridos amigos,
dando continuidade ao projeto MAAD - Manual de Alternativas ao Anglicismo em Demasia, (era Movimento Abaixo o Anglicismo Desnecessário), estou abrindo este tópico para construirmos o nosso dicionário TUPINIQUIM de termos jipeiros:

1. SPOA = MCE: Mola por Cima do Eixo
2. SPUA = MBE: Mola por Baixo do Eixo
3. Body Roll = Rolagem (de carroceria)
4. Bumpsteer = Solavanco (de direção)
5.
7.

Aguardo contribuições para enriquecermos nosso dicionário!

[]´s tupiniquins,

Rogério

Alexandre Vaz Ferreira
04/05/2004, 11:54
E aí Roger

Um dicionário sempre vai bem :D .
Poderiamos combinar ainda que, cada vez que formos usar palavras importadas :? sempre colocarmos o significado ao lado entre parenteses, ou melhor ainda, usar a termo em TUPINIQUIM :D , com a importada ao lado.
Isso facilitaria a vida dos menos experientes e valorizaria o nosso idioma :wink: .
Um abração

Beto Lacerda
04/05/2004, 11:59
Acho meio que sem sentido esse movimento , não me sinto menos brasileiro ao utilizar termos em ingles , ainda mais observando que em todos os casos que vc citou são mais faceis de pronunciar do que o "traduzido".
desencana de bobagem , e ve se qdo vc apaga um abajour segundos antes de abrir um sutien vc se lembra de algum movimento anti francoismos desnescessarios
amigón "IMHO cut the bullshit" xenofobia ja era no mundo todo.
[]'s Brasileirissimos com direito a bandeira nac. em todos os carros da familia

Cícero Franco
04/05/2004, 12:12
Bueno, entonces vamos empeçar a falar gauchês, tchê! Acho que isto é algo meio malino e, total, queremos mesmo é colocar o ventena na trilha e ficar mais feliz que pinto no cisco!!!

:wink:

Mauro B.
04/05/2004, 12:36
Eu acho que a palavra "movimento" acaba soando muito forte. Na realidade eu acho que devemos nos perguntar uma coisa: por quê e pra quê usar palavras estrangeiras se podemos usar termos em português ??? É uma questão de lógica: somos brasileiros, falamos lemos o português...então, nada mais lógico do que falar e escrever termos que tenham referência e sentido em nosso idioma !!!

Primcipalmente o pessoal de São Paulo e Rio de Janeiro tá muito acostumado em usar palavras em inglês, há muitos anos... talvez por se sentirem mais refinados e chiques. É fato que são os que mais usam, e pela TV, que é praticamente dominada por São Paulo e Rio, acaba que aos poucos isso acaba se espalhando pelo Brasil.

Sabem como se chama essa atitude de usar palavras estrangeiras pondendo usar nacionais??? MACAQUISMO ! :!:

Não digo abolir os termos em inglês ou de qualquer outra língua, mas substituições por português é sempre bem vinda...e soa melhor tbm. Sinceramente, só escrevo SPOA por questão de simplicidade aqui no fórum...mas pro pessoal jipeiro que conheço, não falo "ispôa", e sim "por cima do eixo".

Sutien e abajour são nomes específicos de objetos, de origem francesa, assim como chassis. Não são traduções que podemos fazer...ao contrário de outras coisas a respeito de jipes....

Até que eu não acho SPOA e SPUA tão grave assim, pois soa bem e até que não "parece" inglês. Mas "Body Roll" e "Bumpsteer" .....bah....sem comentários! Se eu falar isso pro bagual daqui já fico como a piada do dia! :P E eu tbm me sentiria um idiota! :lol:

Roger, no caso dos jipes, acho que dá pra substituir "link" por "barra" ou "tirante". Aliás, qual a diferença de "link" e "arm" ???? :?: :shock:

Pro pessoal que gosta de usar coisas em inglês, por que não usam então "cross member" no lugar de "travessa" e "side member" no lugar de "longarina" ???? :D

[]'s

Beto Lacerda
04/05/2004, 12:54
Primcipalmente o pessoal de São Paulo e Rio de Janeiro tá muito acostumado em usar palavras em inglês, há muitos anos... talvez por se sentirem mais refinados e chiques. É fato que são os que mais usam, e pela TV, que é praticamente dominada por São Paulo e Rio, acaba que aos poucos isso acaba se espalhando pelo Brasil.

tá levantando outra bandeira babaca , essa briguinha sul /SP é do tempo do meu bisavô e nem naquela epoca funcionou.
Vai Mauro deixa de bobeira e presta atenção se precisa mesmo criar um movimento anti angliquismo
porra ispoa é bem mais facil de falar que molas sobre eixo ou mse ou molas por cima do eixo , eu falo ispoa e se me perguntam que isso digo sigla para molas sobre eixo.
esse tal movimento ai é muito esforço por pouca bosta , qual o problema de usar SPOA ?? ( tirando o fato de acentuar o body-roll , etc :lol: )
o que quero dizer é desencana de detalhes superfluos pois os que realmente importam ja causam discução suficiente não acha ??
fora que é no minimo deselegante o tal maad

Cícero Franco
04/05/2004, 13:07
Eu acho que se está discutindo uma coisa séria. Briga entre sul e SP? Isto existe ou existiu alguma vez? Eu morei muitos anos em SP, bem como morei em Porto Alegre e Caxias e nunca briguei com paulista ou gaúcho ou catarina, já que estou em Floripa. Se existe alguma pegação de pé é uma bricadeira, como se brinca com os corintianos, para usar um time de sampa como exemplo.
Acho que a Guerra dos Farrapos terminou em 1845 e a República Farroupilha foi derrotada.
A partir de então, os gaúchos foram incorporados ao Brasil e, portanto, somos BRASILEIROS, e quem acha ruim que nos engula!!!!

Qto a usar termos de outras línguas, isto é normal e usual em todos os idiomas e em todos os tempos. Temos é que ter o bom senso de não substituir palavras consagradas no nosso idioma por estrangeirismos só por ser pedante. Podemos usar "stress" ou "estafa" igualmente, embora acho que ninguém mais fica estafado e sim estressado, um neologismo já incorporado na língua. E qual o problema?

O importante é ter uma comunicação clara e inequívoca.

E quem não gostar, que invente uma melhor!

:wink:

Mauro B.
04/05/2004, 13:15
tá levantando outra bandeira babaca , essa briguinha sul /SP é do tempo do meu bisavô e nem naquela epoca funcionou.

Não ententi porque tanta agressividade.... :? Beto, vc tem alguma mania de perseguição??? Esqueça esse papo de "briguinha sul / sp" (que eu saiba é só em piada)... mas de qualquer forma não é disso que eu estou falando! Eu falei do fato de vc's usarem muito mais termos em inglês do que o resto do Brasil....e se vc não enxerga isso o problema é seu! Fique na sua "abstinência à percepção" e esqueça que isso existe de fato....ficando na ignorância (no sentido de ignorar)... talvez vc não enxergue isso, mas quem é de fora enxerga! :wink:

Vai Mauro deixa de bobeira e presta atenção se precisa mesmo criar um movimento anti angliquismo

Não precisa....mesmo! E eu disse isso na minha mensagem.... :shock:

porra ispoa é bem mais facil de falar que molas sobre eixo ou mse ou molas por cima do eixo , eu falo ispoa e se me perguntam que isso digo sigla para molas sobre eixo.

Eu inclusive escrevi que não achava tanto problema em SPOA e SPUA...

esse tal movimento ai é muito esforço por pouca bosta , qual o problema de usar SPOA ?? ( tirando o fato de acentuar o body-roll , etc :lol: )
o que quero dizer é desencana de detalhes superfluos pois os que realmente importam ja causam discução suficiente não acha ??
fora que é no minimo deselegante o tal maad

Não é problema em usar, quer continuar usando, então use! Ninguém vai te impedir! Eu acho melhor usar termos em português por questão de clareza e fácil compreensão...agora, há termos en inglês em que a tradução é difícil, daí não vejo problema algum em continuar usando-os...

Se vc acha, como mesmo disse, que são "detalhes supérfulos", acho que não haveria necessidade de me chamar de "babaca"....honestamente Beto, acho que vc deve rever os seus conceitos.... :P

[]'s

Alexandre Vaz Ferreira
04/05/2004, 13:17
Calma povo

Essa discussão não leva a nada, e é quase como discutir aborto, pena de morte, religião, futebol etc. cada um vai ter a sua opinião e pronto.
Como já postei acho legal valorizar os termos nacionais, principalmente para facilitar a vida dos iniciantes, mas ao mesmo tempo, como alguns termos importados facilitam ou já estão enraizados, podemos então achar um meio termo.
Sem stress não é Cícero :wink:
um abração

Obs: Se vamo recomeça as peleia tô indo afia a minha adaga.

Nando
04/05/2004, 13:18
O que importa é a comunicação, se as pessoas entendem não importa se é em ingreis franceis alemão hungaro ou javanês. Acho um porre esses "nacionalistas" que nunca leram Guimarães Rosa e acham que é errado misturar palavras e linguas.

( )s

Beto Lacerda
04/05/2004, 13:21
Eu acho que se está discutindo uma coisa séria. Briga entre sul e SP?
tava fazendo menção a tal guerra de 1800 e vovó virgem , só pq o Mauro tirou um sarrinho de paulista e caricoa na hora errada , não ia ajudar em nada ele levantar outra discução com essa provocação boba , por isso disse que nem na epoca do meu bisavô deu certo. (sobre vencedor e perdedor , guerra nenhuma tem vencedor , mas isso é outor assunto não pertinente ao forum ) e ainda bem que o sul faz parte do brasil , onde seria a fenajeep ??
a questão é precisa levantar esse tal movimento ?? vc vai ser mais brasileiro por não usar termos em ingles ( note que são termos , não estou dizendo pra mudar a lingua nacional) vale a pena mesmo ?? pensa bem em todos fatores envolvidos com o lançamento desse topico nesse forum , precisa ??
mas realmente o que quero dizer é DESENCANA DE BOBEIRA E SE PREOCUPA COM COISAS SERIAS.
e mais uma vez , galera
IMHO " cut the bullshit "
[]'s

du
04/05/2004, 13:23
Pessoal,

Por favor, não se esqueçam que o assunto aqui é 4x4, usar o significado entre parênteses pode ajudar a entender o significado, mas peço encarecidamente, vamos manter o bom nível que é o padrão do 4x4Brasil.

Obrigado.

Abraços Du.

Cícero Franco
04/05/2004, 13:25
Obs: Se vamo recomeça as peleia tô indo afia a minha adaga.[/quote]

OIGATE PORQUERA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Beto Lacerda
04/05/2004, 13:29
..

Se vc acha, como mesmo disse, que são "detalhes supérfulos", acho que não haveria necessidade de me chamar de "babaca"....honestamente Beto, acho que vc deve rever os seus conceitos.... :P

[]'s
Mauro , vc ja trocou mtas msg. comigo e deve saber que NUNCA , NUNCA mesmo (pode procurar) xinguei ou ofendi ninguem nesse forum , nunca comprei briga com ninguem aki , mas esse topico é deselegante, é provocativo e é desnescessario , me mostra onde te chamei de babaca , e me explica o porque de tanto esforço por tão pouca bosta , o cara que postou o topico nem se pronunciou e tamo nois aki discutindo merda ,
se vc ler com calma tudo que escrevi vai perceber que o que mais quero evitar são situações similares a esta , mas tem gente que dá um olho por uma briguinha né :wink:

Mauro B.
04/05/2004, 13:43
me mostra onde te chamei de babaca

tá levantando outra bandeira babaca

Eu sou um imbecil mesmo!!! :lol: :lol: :lol: é a bandeira que é babaca, e não eu !!!! Vaias para o Mauro !!!!!! DÂââââ !!!!! hhahahahahah !!!!! :D

mas tem gente que dá um olho por uma briguinha né :wink:

Aé Beto, vc quer briguinha é? então lá vai:

o Mauro tirou um sarrinho de paulista e caricoa na hora errada
Pq??? Tá de TPM ????? :lol: :lol: :lol:

Obs1: eu tbm tinh achado estranho aquela agressão gratuita... :P
Obs2: eu me meto em cada uma...! :D
Obs3: continuo com minha opinião em relação aos termos que, se a clareza é a mesma, fico com o português... :wink:

[]'s calmos !!! :lol:

Cícero Franco
04/05/2004, 13:43
Então vamos encerrar este assunto e falar sobre coisas mais importantes.

roger_caldas
04/05/2004, 13:49
Socooooooooooooorrroooooooo!!!!!!!
Uooooooooaaaaaaaaa......!!!!! Parem o ônibus!

Estou me sentindo como Santos Dummont quando viu seus aviões sendo utilizados na guerra.... :( :( :(

Meus caros, esse tema em NADA tem a ver com xenofobia! Que onda é essa agora!? :(

Trabalho em uma empresa multinacional onde exerço uma função internacional já tendo vivido muitos anos fora do Brasil. Não só entendo a diversidade cultural, como a aprecio MUITO!

A intenção deste TÓPICO é exatamente o contrário!!! É simplesmente um meio de coletar informações e experiências para ENRIQUECERMOS nosso vocabulário tupiniquim, construindo um dicionário de termos e equivalentes em português!

Pelo amor de Deus, vamos parar com essa onda de xenofobia, bairrismo ou qualquer outra coisa!

E a propósito não vou abagar o abajur antes de abrir o sutiã por que eu tenho medo do escuro.... :lol: :lol: :lol:

Obs.: Abajur e sutiã já são formas há muito aportuguesadas dos originais abat-jour e soutien, respectivamente... :)

Espero que tenha conseguido desfazer o desentendido e espero mais ainda que os colegas que entenderam o princípio do dicionário contribuam com mais verbetes!

[]´s culturais,
Rogério

04/05/2004, 13:57
Quero os royalties! Vejam a minha assinatura, faz tempo que ta assim!

E afora isso, também acho interessante banir todos os usuários estrangeiros do Forum, mesmo os que moram no Brasil.

Tem um americano com jipe vermelho de Shopping que eu não suporto :-P

Agora sério, eu acho interessante a ídeia de usar portugues onde for possível, mas não vejo problemas em usar ingles ou outra língua para passar uma expressão já conhecida nesse idioma, como acontece muito na informática, minha área.

[]s!
Osvaldo

roger_caldas
04/05/2004, 14:00
Saaaaalve nação Jipeira!!!!
Para evitar mal-entendidos e trazer a paz de volta à comunidade, gostaria de comunicá-los que renomeei este tópico! :D :D :D

Espero que agora sim haja contribuições ao novo dicionário MAAD!

[]´s pacificadores,
Rogério

Beto Lacerda
04/05/2004, 14:06
Mal entendidos esclarecidos , maurão , tpm não meio de saco cheio de quererem comer meu cuz-cuz mas isso é outro papo :lol:
o topico foi re-editado , melhorou bem a maneira que foi expresso
Cicero guarda essa adaga pra descascar bergamotas (essa do gauches eu conheço) se bem que aki nois descasca elas na mão mesmo :lol:
[]'s em missão de paz

marco cruz
04/05/2004, 14:25
ALL (MAAD = Todos) :)
Que loucura esse thread (MAAD = tópico)!! :D
IMHO (MAAD = na minha humilde opinião) :D :D , esse assunto é non-sense (MAAD = sem sentido). :D :D :D
Vivemos numa democracia, a nossa Constituição felizmente prevê a liberdade de expressão!!!
Lembrem-se que falamos de jeeps (MAAD = jipes) :lol: , cuja origem é americana!
Mas qual! Apareceu um guri de Pelotas (mauro) e um piá de Campinas (beto) discutindo língua e briga regional!!! :lol: :lol:
Brincadeira!!!! Beto e Mauro, temos que marcar uma trilha para encerrar o caso!!! :!:

PS. na minha assinatura tem um regards (MAAD = saudações)
Bye (MAAD = Tchau!)

Beto Lacerda
04/05/2004, 14:46
um piá de Campinas (beto) discutindo língua e briga regional!!! :lol: :lol:
Brincadeira!!!! Beto e Mauro, temos que marcar uma trilha para encerrar o caso!!! :!:

Só pra esclarecer é Pinhal e fica a 108km de campinas , mais que os 96 da capital-campinas :twisted: virou moda me chamar de Bunnby (MAAD=Bambi , poucos entenderão :twisted: , comentarios por mp) é ??
agora o serio , nunca quis arrumar disc. com ninguem , o topico tinha um titulo um tanto quanto deselegante , só queria saber basicamente pra que ?? e se vale a pena ?? mas , deu na salada que deu , espero não ter arrumado mais desafetos do que ja tenho , não era minha intenção ofender ninguem , acho que não o fiz , mas vai saber , brincadeiras acho 10 , mas o tal MAAD original era meio sem graça.
não precisa nem marcar trilha (se bem que são sempre bem vindas), caso encerrado , fenajeep ta ae , tomamos varias geladas lá e blz.
[]'s

Sergio Antunes
04/05/2004, 14:48
Olá, Pessoal.

Somente para não ficar fora do papo.... Eu nem sabia de tal briga.
Se fosse Paulista contra Carioca eu até que ia achar normal.
Sou Paulista Paulistano e nunca tive problema nenhum com o povo do sul, muito pelo contrario.
Mas afinal esse tópico é de que mesmo meu?????hehehe.
Vamos esquecer essa bobagem que isso já DEU PRA TI.
A boa amizade e colaboração do pessoal do fórum é que é TRI LEGAL.
Meus amigos gaúchos se utilizei os termos erroneamente.... me desculpem.

Abraços.

Sergio Antunes.

roger_caldas
04/05/2004, 16:35
Lembrem-se que falamos de jeeps (MAAD = jipes)

Nããããããããããoooooo!!! :lol: :lol: :lol: Jeep ≠Jipe
"Jeep, There is only one!" = MAAD: Jeep, só existe um! hahahahhaa

Vemos aqui um claro exemplo do que terríveis conspirações lingüísticas internacionais são capaz de fazer com um vocabulário! :lol: :lol: :lol:

Jeep é Jeep! Jipe é TravEcosport! :D

Retificando: Jeep=MAAD: Jeep e ponto final! 8)

[]´s mais aliviados com a galera mais "cooled down"=MAAD: calminha :)
Rogério

Luca
27/05/2004, 00:14
Roger,

Trabalhei um tempo com suspensão, desenvolvendo amortecedores em uma graaannnde indústria. Faz muuuiiiito tempo. Lembrei-me de dois termos técnicos úteis: bump e rebound. No Brasil, os preparadores de carros de corrida falam "bampe" e "rebampe", por terem ouvido os pilotos que moraram no exterior. Mas pronúncias à parte, vamos lá:

BUMP - movimento de fechamento da suspensão. Ou movimento de compressão nos amortecedores. Justamente o que ocorre qdo se inicia a entrada em uma lombada (bump).

REBOUND - movimento de abertura da suspensão. Ou movimento de tração nos amortecedores. Justamente o que ocorre qdo se termina o ponto mais alto da lombada. A suspensão começa a se abrir, e esticar o amortecedor.

Quando (se) me lembrar de outros informo.

Abraços
LUCA
SP/SP :D

Beto Lacerda
27/05/2004, 01:03
Roger depois de algumas quintas tomando cha no ibira contigo lembrei de um
Roger MAAD= Rogerio :lol: :lol:
[]'s

Mauro Darezzo
28/05/2004, 22:56
Tenho uma ótima sugestão para todos, eu já faço isso há algum tempo. Porque não aplicamos o MAAD nos nomes dos programas de computadores, assim teríamos o NEIDE no lugar do WORD. :lol: Não se assustem, NEIDE não é nenhuma sigla, se trata do nome de uma ex-professora de português de quando eu estava na 5º/6º série. Ela era uma praga :twisted: , pegava no pé de toda a turma e só quem passava de primeira eram os filhos (a) de outras professoras ou dos participantes da “associação de pais e mestres” :cry: . Eu sempre me ferrava :x , fazia prova e ficava com vermelho, depois vinha trabalho, recuperação, recuperação da recuperação e finalmente “conselho de classe” :( . Aí eu passava porque pelo menos era comportado, pelo menos aparentemente, fazia em surdina. :D
Já que o assunto é preservar a língua portuguesa vamos usar o NEIDE, ou seja, o WORD, assim corrigimos os erros de português que vemos nos tópicos. Estou escrevendo este texto primeiro no NEIDE e podem reparar que não temos erros de gramática :wink: , só de concordância e pontuação, porque aí já seria pedir demais :roll: . Usem o NEIDE antes de postar, nossa língua, o fórum e a comunidade jipeira agradecem. :wink:
Obs: sem querer fui aprendendo e hoje faço do uso do NEIDE um jogo, onde quanto menos vermelhos aparecem “mais pontos eu tenho”. Isso vale para a vida fora da Internet, como no trabalho, na escola, etc... :wink:

fugger
29/05/2004, 10:18
...Não se assustem, NEIDE não é nenhuma sigla, se trata do nome de uma ex-professora de português de quando eu estava na 5º/6º série. Ela era uma praga ...

:shock: Puts

:shock: Tive uma professora de Portugues exatamente assim também. :shock:

:lol: Se ela visse quantos erros escrevo agora... :shock: :D :oops: :shock:

[]'s

Mauro B.
29/05/2004, 17:43
:lol: Não se assustem, NEIDE não é nenhuma sigla, se trata do nome de uma ex-professora de português :twisted:

Mauro, posso te chamar de NEIDE ???? :lol: :lol: :lol:

p.o.a.M.m.n.p.a.p ! :D

[]'s

roger_caldas
31/05/2004, 09:04
Saaaaalve todos os puristas gramaticais e lingüistas de plantão!!! :D :D :D

IMHO (MAAD=EMHO, Em Minha Humilde Opinião. Gostei dessa :)), acho excelente essa idéia que o NEIDE nos deu de se usar a ferramenta MAURO como revisor ortográfico...
http://smileys.smileycentral.com/cat/4/4_17_11.gif

[]´s gramaticais,
Rogério

Mauro Darezzo
31/05/2004, 17:47
:lol: Não se assustem, NEIDE não é nenhuma sigla, se trata do nome de uma ex-professora de português :twisted:

Mauro, posso te chamar de NEIDE ???? :lol: :lol: :lol:

p.o.a.M.m.n.p.a.p ! :D

[]'s

pode...desde que vc esteja de costas para mim :shock: e sentindo meu bafo na sua nuca :? , não tem problema... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
hehe

Beto Lacerda
31/05/2004, 17:53
nossa pintou um clima :lol: :twisted: :lol:

Mauro Darezzo
31/05/2004, 21:14
noooosssssaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
nada como termos tempo ocioso......hehe!!!! :lol: :lol: :lol:

andretomasi
31/05/2004, 21:22
....acho excelente essa idéia que o NEIDE nos deu de se usar a ferramenta MAURO como revisor ortográfico...

Ih Mauro, (ou seria Neide? :lol: ) já tão até querendo pegar na tua ferramenta :shock:

:twisted: :lol: :D :lol: :twisted:

[ ]´s

Mauro B.
31/05/2004, 21:28
Hmmm.....Assim eu fico sem jeito.... :oops: :oops: :lol:

[]'s

Mauro Darezzo
31/05/2004, 21:47
Não se esqueçam que para usar minha ferramenta tem que ser com pinça e microscópio.... :oops:
Fazer o que se a natureza não foi benevolente comigo. :lol:

Leandro
01/06/2004, 14:08
E aí PessoALL.... :D
Não esqueçam q tem mulheres frequentando o fórum :wink: :D

Só agora q fui ler esse tópico... :lol:
Se lembrar de alguma palavra pra acrescentar... mando pra cá tb.. :D
[ ]s querendo acrescentar algum MAAD.. :lol: :lol: