PDA

Ver Versão Completa : Ranger Quebrou a Cruzeta da Homocinética



IGORFROTA
30/07/2007, 08:05
Amigos, nesse sábado, fazendo uma trilhazinha com a rapaziada do Ceara tive problemas na tração dianteira da Ranger.

Simplesmente a cruzeta que encaixa a homocinética à ponta do eixo saiu de dentro da luva. Nisso, todos os roletes da cruzeta caíram na areia e perderam.

O incidente acontaceu quando tentava subir um duna que tinha uma trilho perpendicular atravessando o caminho.

Após chamar o meca para encaixara cruzeta no local novamente (apenas para pode deslocar em 4x2), ficou a impressão que o que houve foi que a roda direita abriu muito, sacando a cruzeta do local. A cruzeta é apenas encaixada na luva e basta soltar a fixação da roda e puxar que sai.

Pela experiência dos amigos, o que sera que aconteceu ?

Os parafusos do alinhamento/cambagem afrouxaram deixando a roda abrir muito ?

Essa cruzeta é mutíssimo cara ? Da para trocar apenas os roletes ?

Walter L. L. Casitta
30/07/2007, 08:59
Amigos, nesse sábado, fazendo uma trilhazinha com a rapaziada do Ceara tive problemas na tração dianteira da Ranger.

Simplesmente a cruzeta que encaixa a homocinética à ponta do eixo saiu de dentro da luva. Nisso, todos os roletes da cruzeta caíram na areia e perderam.

O incidente acontaceu quando tentava subir um duna que tinha uma trilho perpendicular atravessando o caminho.

Após chamar o meca para encaixara cruzeta no local novamente (apenas para pode deslocar em 4x2), ficou a impressão que o que houve foi que a roda direita abriu muito, sacando a cruzeta do local. A cruzeta é apenas encaixada na luva e basta soltar a fixação da roda e puxar que sai.

Pela experiência dos amigos, o que sera que aconteceu ?

Os parafusos do alinhamento/cambagem afrouxaram deixando a roda abrir muito ?

Essa cruzeta é mutíssimo cara ? Da para trocar apenas os roletes ?

Uma coisa é certa. Se soltou uma vez vai soltar outras vezes até que descubra a causa do problema...

ojaneri
30/07/2007, 09:15
A cruzeta, se for o caso, tem gente que recupera em Fortaleza. A Kazauto e a Camelo fazem. Geralmente eles trocam so as esferas e retificam a carcaça se necessário. Mas você tem que ver realmente pq estão sacando. Voce nao levantou a sua pela Barra de torção não, né?

Edintruder
30/07/2007, 10:41
É a famosa Tulipa e Trizeta. É semelhante ao sistema usado no Corcel, porém em maior tamanho. Procura em desmanche. Para soltar tem que passar do curso normal da suspensão, então pode ter algum problema por aí. Uma revisão ajuda. Por um acaso o amortecedor dianteiro está bom, pois seria o limitador de movimento da balança para baixo. Quando eu comprei a minha Ranger estava com o êmbolo do amortecedor direito quebrado, porém só notei depois de rodar muito.

IGORFROTA
30/07/2007, 12:03
Pois bem amigos...deve ter algo errado mesmo, com certeza não é normal.
Quando for trocar, vou mandar meu meca examinar melhor.
Na hora que ele me tirou do prego nao teve tempode examinar direito

De qq forma, vou levar para alinhar/balancear lé na Michelin.
Lá os caras não cobram adiantamento/atraso/cambagem. Segundo eles, todos esses serviçoes fazem parte do alinhamento em si e os que cobram por fora estão sendo espertos.
Talvez eles achem o motivo.

Segundo uma pre-análise do meu mecanico, a cambagem/alinhamento é feita em alguns parafusos que tem um rasgo p/ regulagem. Pode ser que o parafuso tenho corrido nesse rasgo e abriu demais a roda.

Bem, vamos ver.

Osvaldo, vlw pwla dica da Kazauto, vou verificar se vale a pena. Na Pe circero está 133 em 3x e ainda consigo 15%.

Conhecem a marca Alli ???? Qual a marca boa ?

ojaneri
30/07/2007, 12:35
Edi, não é a trizeta, pelo que entendi do post do Igor. É a homocinetica mesmo, do lado esquerdo.

offroad
30/07/2007, 12:55
qtos km tem ?? se tiver uns 100 mil km.
essa peca n dura muito nao... jah q quebrou poe nova.

IGORFROTA
30/07/2007, 13:42
Não Osvaldo, o Edi ta certo, foi exatamente a trizeta.
Ela simplesmente saiu de dentro da luva que vem do semi-eixo.
E vou do lado do passageiro.
Meu carro não tem a suspensão mechida, por isso vou mandar dar uma examinada completa. Achei muito estranho um 4x4 soltar essa peça com um supapozinho qualquer.

Se bem que depois eu fui a pé verificar a vala deixada pelos troller que o carro transpassou horizontalmente. Colega, cada vala tinha pelo menos uns 20 cm de profundidade. Ou seja, a suspensão desceu, subiu abruptamente, voltou a cair e subiu novamente. A pancada não pareceu tão forte, mas o saculejo dentro do carro foi enorme.

Já comprei a peça e as coifas e já ta na oficina para trocar.
Depois vou levar para alinhar e torcer para ter sido apenas a cambagem.

Vlw

freitasjr
30/07/2007, 14:23
Não Osvaldo, o Edi ta certo, foi exatamente a trizeta.
Ela simplesmente saiu de dentro da luva que vem do semi-eixo.
E vou do lado do passageiro.
Meu carro não tem a suspensão mechida, por isso vou mandar dar uma examinada completa. Achei muito estranho um 4x4 soltar essa peça com um supapozinho qualquer...


Igor, essas tulipas e trizetas da homecinética da Ranger realmente parecem ser um pouco frágeis, saem com uma certa facilidade quando colocadas em situações mais pesadas como em um off-road mais intenso.

O "Abreu" daqui do fórum teve as da Ranger nova dele(3.0) saltadas p/ fora por umas 2 vezes. Neste link http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21569 ele fala do problema e resolveu trocando-as por uma mais robusta/espessa :concordo:

Um abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...

IGORFROTA
30/07/2007, 15:27
Opah, vlw pela dica Freitas !!!
Vou ler o tópico para me antenar.

Pena que ja comprei a prça da marca IMA (acho que é isso).
Vamos torcar para ficar legal !!!

Allan Nielsen
30/07/2007, 16:27
Igor,

Na minha ranger (2001) o meca tirou a trizeta para troca de uma coifa (eu estava presente) e um dos "rolamentos" da trizeta estava sem os roletes. Tem uma arruela que fixa os roletes, e ela estava solta. Pedi que tirasse do outro lado e tinha o mesmo problema. A maioria dos roletes tinham evaporados, não havia nem vestigio deles no meio da graxa.

Usamos os roletes de uma cruzeta Spicer do F4000 que eram exatamente os mesmos.

Boa sorte

IGORFROTA
31/07/2007, 07:54
Mais um capítulo na novela !!!

Ontem o carro não ficou rponto pq a coifa que comprei da trizeta não era o correto.
Na etiqueta da coifa dizia roda/cambio, mas a coifa da trizata é diferente. Ela deve encaixar no sino onde a trizeta conecta e esse sino não é totalmente redondo. Ele possui tres cavidades e a coifa tem que acompanhar essas cavidades para não ficar o espaço.

Vou procurar em todo canto. Até agora só achei na autorizada de R$ 365 (tem nem perigo).

Qq coisa eu vou colocar essa mesmo e preencer os vãos com silicone.

Alguém tem outra ideia ???

Edintruder
31/07/2007, 23:55
Essas cavidades podem ser preenchidas com cola a basede borracha preta, é a mesma cola dos pára-brisas e tampa dos diferenciais. A preta é a mais resistente entre a branca, preta ou cinza.

IGORFROTA
20/08/2007, 07:36
Pessoal,

Sábado a porcaria da trizeta soltou novamente no mesmo local da última vez. E dessa vez soltou no plano !!! Desci a duna pegando velocidade para subir a próxima da direita e já no final da parte plana, ao chacoalhar um pouco a supensão numa parte irregular do terreno, a porcaria saiu de novo.
Pense numa raiva grande !!!! Por sorte um amigo tem um kit bom deferramentas e eu mesmo desmontei a suspensão direita e recoloquei no local. porém, não prossegui no carro, pois a coifa rasgou e fiquei receoso de prejudicar a trizeta que é zerada. Fui de zequinha o resto do passeio (até que não é tão ruim, pois da para beber mais).

Agora estou muito louco querendo entender porque isso está acontecendo. Não entendo muito, mas estou desconfiado de alguma coisa errada na suspensão e principalmente no amortecedor. Reparei que ao apoiar o carro no macaco e deixar a roda direita descer o curso completo, um dos roletes da trizeta fica bem próximo de sair. Já ao descer o carro deixando as rodas no chão, a trizeta fica bem no fundo do copo.

Se não me engano, o amortecedor é responsável por limitar esse movimento, além de fazer com que seja mais lenta a descida.

A trizeta não quebrou dessa vez, mas ficou um pouco suja de areia. Sera que ainda serve ?

Dessa vez aquele copo onde a trizeta encaixa quebrou. Num dos ponto de encaixe dos roletes, arrancou uma lasca de +/- 1cm. Não sei se isso pode ter sido o motivo ou a consequencia da saída. Da última vez já tinha lascado uma rebarba, mas muito pouco, quase nada. Dessa vez foi maor e vou trocar.

Vou tentar arrumar outro em desmanche. Sera que é caro ? Pode-se recuperar com solda ?

Por favor, passem dicas dos possíveis motivos que podem estar fazendo isso acontecer.
Nunca mexi na barra de torção, mas não posso garantir que o antigo proprietário tb nõa fez.
Como verificar ?
Vle gente

Walter L. L. Casitta
20/08/2007, 08:11
Pessoal,

Sábado a porcaria da trizeta soltou novamente no mesmo local da última vez. E dessa vez soltou no plano !!! Desci a duna pegando velocidade para subir a próxima da direita e já no final da parte plana, ao chacoalhar um pouco a supensão numa parte irregular do terreno, a porcaria saiu de novo.
Pense numa raiva grande !!!! Por sorte um amigo tem um kit bom deferramentas e eu mesmo desmontei a suspensão direita e recoloquei no local. porém, não prossegui no carro, pois a coifa rasgou e fiquei receoso de prejudicar a trizeta que é zerada. Fui de zequinha o resto do passeio (até que não é tão ruim, pois da para beber mais).

Agora estou muito louco querendo entender porque isso está acontecendo. Não entendo muito, mas estou desconfiado de alguma coisa errada na suspensão e principalmente no amortecedor. Reparei que ao apoiar o carro no macaco e deixar a roda direita descer o curso completo, um dos roletes da trizeta fica bem próximo de sair. Já ao descer o carro deixando as rodas no chão, a trizeta fica bem no fundo do copo.

Se não me engano, o amortecedor é responsável por limitar esse movimento, além de fazer com que seja mais lenta a descida.

A trizeta não quebrou dessa vez, mas ficou um pouco suja de areia. Sera que ainda serve ?

Dessa vez aquele copo onde a trizeta encaixa quebrou. Num dos ponto de encaixe dos roletes, arrancou uma lasca de +/- 1cm. Não sei se isso pode ter sido o motivo ou a consequencia da saída. Da última vez já tinha lascado uma rebarba, mas muito pouco, quase nada. Dessa vez foi maor e vou trocar.

Vou tentar arrumar outro em desmanche. Sera que é caro ? Pode-se recuperar com solda ?

Por favor, passem dicas dos possíveis motivos que podem estar fazendo isso acontecer.
Nunca mexi na barra de torção, mas não posso garantir que o antigo proprietário tb nõa fez.
Como verificar ?
Vle gente

Dá uma olha nos pontos de fixação do diferencial.
Compra o curso da suspensão direita coma esquerda.
Verifica e o estado das buchas do braço inferior.
Procura por modificações nas hastes dos amortecedores.

abreu
20/08/2007, 09:42
Xiiii...
Eu já vi essa novela antes!

Não sei te dizer a causa, mas sei que é relativamente comum em Ranger 3.0...
Isso acontece quando as rodas dianteiras saltam do chão, ai o curso da suspensão torna-se maior que a profundidade da tulipa (peça que recebe a tal trizeta) e ela pula fora.

Na mesma epoca que tive problemas com a minha, outras estavam na Ford com o mesmo problema. Até conversei com dono de uma, que vinha em uma estrada de barro com a 4x4 ligada, passou em uma baixa, o carro descolou um pouco do chão e ela pulou fora.

No meu carro foi trocado todo o conjunto de homocinética + tulipa por um mais resistente, que tambem sai na Ranger. Mas é uma solução pouco viável para um carro fora da garantia, pois cada homocinética custava na época 1200 reais sem as tulipas... Não posso dizer que ficou 100%, pois depois de ter esse problema 4 vezes (e não 2 como o freitas falou) eu fiquei com pé atraz e não tentei mais o que tentava antes. (e no final vendi o carro).

O meu acontecia exatamente na mesma situação do seu, tentando subir alguma duna em que no pé dela tivesse um salto pequeno ou uma baixa... Qualquer coisa que fizesse as rodas dianteiras sairem do chão.

Seu carro tem a torção dianteira elevada?
Qual o pneus que você usa?
Pergunto isso pois meu problemas coencidentimente começaram após a troca dos pneus originais pelos 265/75 e o levantamento da torção dianteira.
Não sei até onde eles tem ligação, por isso a pergunta.

Abraços.

Edintruder
20/08/2007, 13:31
OS amortecedores que vêm nas 3.0 são os mesmos das anteriores?
A min ha eu seguidamente tiro as rodas dianteiras do chão, o mais alto foi cerca de 80 cm num cruzamento ferroviário com uma estrada de chão. Aqui perto de casa fica uma buraqueira do cacete que mesmo andando devagar a frente salta direto. Na minha nunca tive problemas semelhantes, porém sei de uma empresa que retrabalhava os amortecedores para aumentar a altura no curso e ocorria isso.

Eduardo Eustaquio
20/08/2007, 13:44
Não sei se vai servir para pelo menos você ter uma idéia de como surgiu o problema, mas na primeira Ranger que o meu cumpadre teve, após ter batido de frente com um outro carro, começou um problema parecido com este seu.

Não me recordo o que foi que ficou empenado na Ranger dele, mais sei que foi vendida com o problema sem ser solucionado.

Você chegou a bater a sua em algum buraco ou em alguma coisa que possa ter empenado algo na suspensão? Ela é sua desde zero?

IGORFROTA
20/08/2007, 14:41
Vlw Walter e Abreu e Edin !

Bem, as dicas de vcs batem com o que meu meca me disse hj ao deixar la.

Ele vai investigar a posição do diferencial, verificar bases de fixação, ver curso dos amortecedores (provavelmente vou trocar), e outras coisas que esqueci.

Segundo ele, da última vez que verificou, as tulipas estavam marcadas muito próximo da borda, o que sugere que mesmo no dia a dia a trizeta já está trabalhando muito para fora.
Vou aproveitar a ocasião para dar uma geral na suspensão que tava batendo um pouco. Vou tentar deixar sem nenhum barulho. Acho que os amortecedores vao er trocados tb, a não ser que o meca diga que é jogar dinheiro fora.

Segudo o meca, se após verificar tudo isso, nada for encontrado, ele irá colocar uma arruela na fixaxao da haste da trizeta para que esta fique alocada mais internamente na
tulipa.

O Walter disse: "Procura por modificações nas hastes dos amortecedores."

Que tipo de verificação ???

Sera que amortecedores mais robustos contrubuiriam para evitar. Tipo HDS, Rancho ?
Qnt ta custando esse tipo de amortecedor e onde posso encontrar na NET ?

Vlw moçada

emerson_dickel
20/08/2007, 15:02
Sera que amortecedores mais robustos contrubuiriam para evitar. Tipo HDS, Rancho ?
Qnt ta custando esse tipo de amortecedor e onde posso encontrar na NET ?

Vlw moçada


A Grande vantagem dos Rancho eh que eles tem regulagem e vc pode deixar o curso menor quando vai forçar forçar a barra :)

O Jean Carlo, do forum tem um jogo de rancho novinho, que tava na ranger dele, e uns 3 meses depois ele vendeu ela. ou seja tão novinhos e o kit completo com copreesor e tudo mais, vou pedir para ele mandar uma mp para vc com o valor.
Um grande abraço

Walter L. L. Casitta
20/08/2007, 15:20
O Walter disse: "Procura por modificações nas hastes dos amortecedores."

Que tipo de verificação ???

Sera que amortecedores mais robustos contrubuiriam para evitar. Tipo HDS, Rancho ?
Qnt ta custando esse tipo de amortecedor e onde posso encontrar na NET ?


Não sei, de repente o antigo dono apertou as barras de torção e instalou os amortecedores com algum calço pra aumentar o curso, depois despertou as barraras e não desfez a modificação no amortecedor...

IGORFROTA
20/08/2007, 16:31
Hum !!!
Boa Walter !!

Acho improvável que ele tenha feito qq tipo de modificação, pois a altura dela é bem cmpatível com as outras e o cara era um médico senhor.

Mas não custa nada verificar.

É facil ver se a barra foi apertada ?

Acho mesmo que vai ser alguma coisa da posicao do diferencial ou amortecedor lascado.
Fiz muitas trilhas pesadas e nunca tinha dado nada. Esse problema aconteceu no primeira trilha após a pancada do radiador. A primeira vez que aconteceu, eu tava passando por uma vala de pneu com uns 25cm de profundidade.
Essa última foi quase num plano, a ondulação era mínima.

Acho que esses 2 primeiros episódios é que formaram o problema.

Walter L. L. Casitta
20/08/2007, 16:40
Hum !!!
Boa Walter !!

Acho improvável que ele tenha feito qq tipo de modificação, pois a altura dela é bem cmpatível com as outras e o cara era um médico senhor.

Mas não custa nada verificar.

É facil ver se a barra foi apertada ?

Acho mesmo que vai ser alguma coisa da posicao do diferencial ou amortecedor lascado.
Fiz muitas trilhas pesadas e nunca tinha dado nada. Esse problema aconteceu no primeira trilha após a pancada do radiador. A primeira vez que aconteceu, eu tava passando por uma vala de pneu com uns 25cm de profundidade.
Essa última foi quase num plano, a ondulação era mínima.

Acho que esses 2 primeiros episódios é que formaram o problema.

Vê se consegue arranjar outra Ranger só pra poder comparar...

Jean Carlo
20/08/2007, 16:42
Igor ,
mandei uma MP para você , se quizer mais informação dê uma olhada neste tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=27865

Jean

IGORFROTA
21/08/2007, 14:04
Hoje peguei o carro na oficina. O mecânico não conseguiu ver nada de errado que pudesse causar o problema, então adicionou uma arruela de 8mm no encaixa da homocineica no cubo. Isso fará a trizeta trabalhar mais interna na tulipa.

Comentei com ele que o alinhamento havia ido para o espaço quando eu desmontei a suspensão e ele me disse que isso não seria motivo de perder o alinhamento, pois a regulagem do alinhamento é em outro ponto diferente do que eu desmontei. Levei o carro para alinhar (na garantia) e o cara foi logo me dizendo que as duas cambagens haviam abrido novamente. Nem falei nada sobre a trizeta e a desmontagem. O que mais me deixou invocado foi o fato de a roda esquerda tb estar aberta.

Eu perguntei para o gerente do alinhamento o que poderia estar fazendo a cambagem se perder assim tão fácil e ele me falou que so poderia falar qualquer coisa após demontar.

Deixei o carro lá para o serviço e estou aguardando o pronunciamento

O que me dizem ?
O que pode estar fazendo a cambagem perder-se?

Edintruder
21/08/2007, 15:22
O que me dizem ?
O que pode estar fazendo a cambagem perder-se?

Parafusos frouxos da bandeja superior, folga nos pivôs inferiores ou mau estado das bucas das duas bandejas (cima e baixo).

Allan Nielsen
21/08/2007, 17:21
Igor,

Como voce esta verificando toda a suspensão dianteira, confira a altura (tensão da barra de torção) dos dois lados, em anexo as medidas.

Abs


file:///H:/DOCUME%7E1/Allan/CONFIG%7E1/Temp/moz-screenshot-1.jpg

Edintruder
21/08/2007, 22:01
Uma dúvida, o diferencial dianteiro é fixado ao chassis por olhais com buchas e parafusos. Dá uma confirida no estado desses pontos de fixação e das buchas, pois se por algum impacto no diferencial pode ter deslocado ele mais para cima nos pontos de fixação e está ocorrendo isso.
É outra hipótese...

IGORFROTA
22/08/2007, 17:37
Cada dica está anotada e sera verificada sábado em uma terceira oficina de suspensão / alinhamento

Ontem peguei o carro no alinhamento e o alinhador disse não ter entendo o porque de ter perdido a cambagem e a convergencia, uma vez que não tinha nada frouxo e nem a suspensão estava com problema.

Segundo ele, a altura do carro aparentemente está normal, dessa forma a barra não deveria estar apertada.

Visualmente o carro está com as rodas paralelas e andando também não percebe-se puchar em retas. porém, percebo que ao passar por algum terreno mais irregular, o carro parece perder um pocuo o controle da dianteira, como se estivesses balançando para os lados.

Esse último toque do Edin deu, me deu uma luz, pois eu já vinha mesmo desconfiando de algo nesse nível. A coisa de 45 dias atras, eu não vi um batente de uns 40cm no pe de uma duna e a pancada foi forte nas rodas dianteiras, tanto no impacto quanto na aterrissagem. Nessa ocasião, o radiador chegou a urar e a helice quebrou, mas não percebi nenhuma mudança na suspensão e alinhamento.

Walter L. L. Casitta
22/08/2007, 18:15
Cada dica está anotada e sera verificada sábado em uma terceira oficina de suspensão / alinhamento

Ontem peguei o carro no alinhamento e o alinhador disse não ter entendo o porque de ter perdido a cambagem e a convergencia, uma vez que não tinha nada frouxo e nem a suspensão estava com problema.

Segundo ele, a altura do carro aparentemente está normal, dessa forma a barra não deveria estar apertada.

Visualmente o carro está com as rodas paralelas e andando também não percebe-se puchar em retas. porém, percebo que ao passar por algum terreno mais irregular, o carro parece perder um pocuo o controle da dianteira, como se estivesses balançando para os lados.

Esse último toque do Edin deu, me deu uma luz, pois eu já vinha mesmo desconfiando de algo nesse nível. A coisa de 45 dias atras, eu não vi um batente de uns 40cm no pe de uma duna e a pancada foi forte nas rodas dianteiras, tanto no impacto quanto na aterrissagem. Nessa ocasião, o radiador chegou a urar e a helice quebrou, mas não percebi nenhuma mudança na suspensão e alinhamento.


Da próxima vez que voar, lembrar de aterrisar com a embreagem pressionada.

IGORFROTA
23/08/2007, 14:19
Hehe, vlw pela dica Walter !!!

O foda é apertar a embregem quando nao se sabe que vai voar.

Na verdade, quando isso ocorreu, eu não vi o batente, eu cheguei na rabada do comboio e não percebi que o pessoal havia contornado o batente. Como a areia tava totalmente sem marcas e o sol forte, eu não cheguei nem ver o batente, senão nem teria passado por lá. o zequinha que tava comigotb nao percebeu.

Eu até acho que poucei com o pé na embregem devido ao susto na pancada.

ojaneri
23/08/2007, 14:57
IGOR, tu já tentou levar a sua Ranger pelo eixo dianteiro com um macaco hidraulico para ver se ela 'abre' d+?

Pede pro mecanico colocar o macaco hidraulico bem debaixo do gancho dela e ir subindo. Depois, com as rodas no ar, força a peça para ver se ela ainda cai.

IGORFROTA
24/08/2007, 09:54
Vou fazer esse teste osvaldo.
Ja testei deixar apenas a roda direita cair e antes do calco fica com a trizeta quase p/ fora. Agora com o calço, acredito que não vá mais sair.

O detalhe q eu estou achando que o problema é outro e não a localização da trizeta. Acredito que agora ela nao sacará mais devido ao calço, mas quero descobrir pq a cambagem ta se perdendo tao facil. Vou testar sabado nas dunas e acho que não sairá mais, já a cambagem eu não tenho tanta certeza.

Sábado pela manhã vou mandar verificar os pontos de apoio do diferencial e o qnt cada roda desce livre do solo.

IGORFROTA
27/08/2007, 06:55
Sábado fui p/ as dunas p/ sentir o comportamento do carro. Como ainda não fiz a revisão geral, limitei-me a passear, evitando trechos complicados e sem fazer nehhuma estravaganciazinha.
O que pude perceber de cara é que o carro ta com a frente muito molona, ta parecendo minha antiga S10. Isso me levou a desconfiar ainda mais dos amortecedores. Qualquer trechozinho com ondulação e o carro já fica sacolejando de p/ um lado e pro outro mesmo em baixíssima velocidade (ponteiro sem sair de 20km/h).

Também tem umas pancadinhas na suspensão que até no asfalto são perceptíveis.

Hoje deixei na oficina para revisão da suspensao. To muito propenso a trocar os amortecedores e tudo mais que estiver errado. Como testar amortecedores ?

O que mais poderia fazer a frente da Ranger ficar mole ? Barra de torção ? A frente está na altura normal de outras Ranger que vejo por aqui.

Sei que apertando um pouco mais as barras a tendência é ficar mais firme, porém como a trizeta anda soltando, fico receoso de aumentar a altura dela. Sera que se apertar soh ums 3 voltas (+/- 1cm) vai prejudicar ? Vai ser suficienta p/ endurecer ela ?

Hoje a suspensão vai ser desmontada e posto aqui o andamento.

Walter L. L. Casitta
27/08/2007, 08:02
Sábado fui p/ as dunas p/ sentir o comportamento do carro. Como ainda não fiz a revisão geral, limitei-me a passear, evitando trechos complicados e sem fazer nehhuma estravaganciazinha.
O que pude perceber de cara é que o carro ta com a frente muito molona, ta parecendo minha antiga S10. Isso me levou a desconfiar ainda mais dos amortecedores. Qualquer trechozinho com ondulação e o carro já fica sacolejando de p/ um lado e pro outro mesmo em baixíssima velocidade (ponteiro sem sair de 20km/h).

Também tem umas pancadinhas na suspensão que até no asfalto são perceptíveis.

Hoje deixei na oficina para revisão da suspensao. To muito propenso a trocar os amortecedores e tudo mais que estiver errado. Como testar amortecedores ?

O que mais poderia fazer a frente da Ranger ficar mole ? Barra de torção ? A frente está na altura normal de outras Ranger que vejo por aqui.

Sei que apertando um pouco mais as barras a tendência é ficar mais firme, porém como a trizeta anda soltando, fico receoso de aumentar a altura dela. Sera que se apertar soh ums 3 voltas (+/- 1cm) vai prejudicar ? Vai ser suficienta p/ endurecer ela ?

Hoje a suspensão vai ser desmontada e posto aqui o andamento.

Já fez o update nos batentes?

IGORFROTA
27/08/2007, 11:12
Ainda nõa Walter.

Tô pensando seriamente em fazer dessa vez.

Melhore muito mesmo ? Onde é a melhora ?

Vlw

Walter L. L. Casitta
27/08/2007, 15:00
Ainda nõa Walter.

Tô pensando seriamente em fazer dessa vez.

Melhore muito mesmo ? Onde é a melhora ?

Vlw

Vale a pena. Melhora muito. Tem vários tópicos a respeito...

IGORFROTA
28/08/2007, 10:49
To bastante bolado com a manutenção da suspensão.

O meca me falou que os amortecedores ainda não estão no fim da vida e que ainda possuem uma boa resistencia.
Realmente eu manuseei os amortecedores e vi que é preciso fazer certa força tanto para comprimi-lo quanto para estica-lo.

Como se testa um amortecedor ? Que tipo de detalhe deve-se observar nos testes ?
Qual a vida útil de um amortecedor em média ?

Amortecedor COFAP presta ? Ta de 134 a unidade e ainda consigo 15% em 3x.

Vlw

abreu
28/08/2007, 11:05
Tem umas máquinas que vc bota o carro em cima e ela começa a chacoalhar... Ela escreve num papel como está a suspensão..

Abraços.

ojaneri
28/08/2007, 11:26
Tem umas máquinas que vc bota o carro em cima e ela começa a chacoalhar... Ela escreve num papel como está a suspensão..

Abraços.

Aqui no Gerardo Bastos fazem estes testes. Mas nunca ouvi um carro sair `aprovado` de um teste desse. Sempre acusam algum problema.

Walter L. L. Casitta
28/08/2007, 11:35
Amortecedor COFAP presta ? Ta de 134 a unidade e ainda consigo 15% em 3x.


Cofap não é a gás e por isso é mais barato. O Monroe é o original...

IGORFROTA
28/08/2007, 11:38
Eh, não vai ter jeito de fazer teste em outro lugar, o carro ta todo desmontado e os amortecedores estão fora !!!

Não tem nenhum bizu para verificar isso com ele fora não ???

Qual a diferença de ser a gás ? É mais firme ? Dura mais ?

To tentado a comprar primeiro os batentes e deixar os amortecedores pra depois.

Se pelo menos eu tivesse certeza que os amortecedores realmente estão legais !!!!

Allan Nielsen
28/08/2007, 11:45
Prefira os Monroe gas premiun (50k km garantia); cod Monroe 84731 (diant). Paguei R$128,00 -10% a 3 meses.

IGORFROTA
28/08/2007, 14:42
Allan Nielsen

Onde conseguiu essa pechincha ?

Acabei não comprando os amortecedores, pois verifiqeui que os COFAP mesmo sendo novos são bem mais macios qeu os meus usados.

Sinceramente, tenho certeza que is piorar ainda mais a situação.

Hoje na saída do trabalho vou comprar os batentes (R$ 85 cada) aaiiiii.
Vou instalar, rodar uma semana e ver as impressões. De repente dou até um pulino nas dunas e dou uma testada. Se perceber que ficou bom, nem mecho nos amorteedores, caso contrário, vou ter que morrer em R$ 360 pilas no par de Monroe.

Quanto sera que ta um par de Rancho ou NKS ?

Allan Nielsen
28/08/2007, 15:33
Igor,

Não foi pechincha, é preço de mercado; procure em autopeças serias. Entre no site da Tenneco ou ligue 0800-166-004, pois eles fabricam Rancho, Monroe e Cofap. Veja um distribuidor proximo a vc, mas fuja das lojas especializadas em suspensão, principalmente aquelas que anunciam preços baixos.

Abs

IGORFROTA
28/08/2007, 16:31
Aqui em Fortaleza eu já procurei em várias lojas e ta até difícil de encontrar.

Na autorizada ta 218 e consegui de 200 em outra loja, onde ainda consigo 15% de desconto em 3x.

Vou rodar o fds com os antigos + batentes novos e evr no que da.

Qq coisa na semana que vem eu compro os Monroe. Os COFAP eu não quero nem ver !!!

IGORFROTA
29/08/2007, 09:29
Ontem comprei os batentes da 2005.

Sinceramente não entendi como uma peça daquelas vai fazer tanta diferença assim. Pensei que ela seria amis robusta, maior. Mas não, ela é quase do mesmo tamanho da original.

Bem, vamos ver !!!

Outra coisa, percebi que ela possui um partde de metal na parte da fixação, coisa que a original não tem (pelo menos não tão aparente).
Como instala essa danada ? Basta retirar a outra e prender com parafuso com haste de metal e tudo ? Ou retira-se a parte de metal ?

Tmbém aproveitei para fazer um teste com os amortecedores (P/ comparar com os novos).
Pressionei os dois simultaneamente e logo percebi que um estava mais rígido que o outro. Ao chegar no final do curso, parei de aplicar pressão e enquanto um subiu lentamente, o outro permaneceu parado como se ainda estivesse pressionado.

Acho que isso indica que ta na hora da troca mesmo !!!

IGORFROTA
30/08/2007, 10:02
Retiro o que disse acima.
Coloquei ontem os novos batentes. Mesmo com os amortecedores vlhos, o carro ficou bem mais firme. Ta outro carro.
Também truquei buchas de sapata, pivos inferiores e 1 baço axial.
O resultado é um carro bem mais duro e sem nenhuma batida sequer na suspensão.

Agora ficou uma dúvida se troco os amortecedores ou não !!! Ai ai !!!!

Guto Machado
13/06/2011, 17:40
tirando a poeira do tópico ,Galera to precisando de uma ajuda aqui, ontem em uma trilhinha com a ranger, dei uma abusada e em uma subida com uma vala bem funda subi cruzando a mesma e estava reduzido, errei, tinha q ter subido no talento e não pisando, mas enfim tava com receio de agarrar pq tava sozinho.. logo depois quando voltei ela p 4x4H vi q quando virava a roda, ou fazia algum esforço , a roda esquerda ta fazendo uma barulho, tipo um pica-pau no ferro,isso ainda não levei no mec, pq to esperando o pivô superior chegar q vou trocar , quando coloca p 4x2 fica de boa some o barulho, vi q pode não ser homocinética completa,digamos assim sou leigo no assunto, li aqui sobre sino e trizeta, enfim alguém tem uma luz, vi hj na ford a homocinética custa 2.400,00, Uso pneu 265/75/16 e tenho ela levantada na barra d torção, vai a foto da subidinha...

297325

Henrique B
13/06/2011, 19:12
pode comprar usado custa +ou-250,00 ou mercado livre

Walter L. L. Casitta
13/06/2011, 19:58
"Ruido tipo Pica-pau de ferro" Tá mais do que óbvio a fonte problema, mas eu não vou contar o que é!:screwy:

O aumento de esforço em 4x4H é mais do que normal.

Guto Machado
13/06/2011, 21:54
não!!! pode contar sim pq eu to querendo saber... quero saber se vou t q vender as calças p pagar ou se vai ser algo mais simples, qual a sugestão??eu nem faço idéia do q seja... Sobre o 4x4h eu tava dizendo é q o barulho aparece quando a 4x4 está engatada e só quando coloco esforço nela , tipo descendo de 1º, ou virando o jogo.. e ai walter da uma luz ai...


Obrigado abraçosss

Walter L. L. Casitta
15/06/2011, 09:50
não!!! pode contar sim pq eu to querendo saber... quero saber se vou t q vender as calças p pagar ou se vai ser algo mais simples, qual a sugestão??eu nem faço idéia do q seja... Sobre o 4x4h eu tava dizendo é q o barulho aparece quando a 4x4 está engatada e só quando coloco esforço nela , tipo descendo de 1º, ou virando o jogo.. e ai walter da uma luz ai...


Obrigado abraçosss

Brincadeira! Não sei o que pode ser não. Desculpas, é que nunca tinha visto o termo "pica pau de ferro"

Carlos A. C. Azevedo
15/06/2011, 10:02
não!!! pode contar sim pq eu to querendo saber... quero saber se vou t q vender as calças p pagar ou se vai ser algo mais simples, qual a sugestão??eu nem faço idéia do q seja... Sobre o 4x4h eu tava dizendo é q o barulho aparece quando a 4x4 está engatada e só quando coloco esforço nela , tipo descendo de 1º, ou virando o jogo.. e ai walter da uma luz ai...


Obrigado abraçosss

Já viu se num tem nada solto em baixo? perto da roda? é só na esquerda ?

cantodopirão
15/06/2011, 21:38
Guto, a minha exviatura Ranger 2.8 PS depois de um "acidente" num "pé" de duna ficou com barulho esquisito de ferro batendo quando usava o 4x4. Vários mecânicos, inclusive na Crasa disseram não haver nada de errado até que um belo dia nas dunas, sem forçar, sacou a trizeta da tulipa e só desgraça.....
Pode ser que a sua não seja isso, pois no meu caso a "pancada" inicial foi significativa....


tirando a poeira do tópico ,Galera to precisando de uma ajuda aqui, ontem em uma trilhinha com a ranger, dei uma abusada e em uma subida com uma vala bem funda subi cruzando a mesma e estava reduzido, errei, tinha q ter subido no talento e não pisando, mas enfim tava com receio de agarrar pq tava sozinho.. logo depois quando voltei ela p 4x4H vi q quando virava a roda, ou fazia algum esforço , a roda esquerda ta fazendo uma barulho, tipo um pica-pau no ferro,isso ainda não levei no mec, pq to esperando o pivô superior chegar q vou trocar , quando coloca p 4x2 fica de boa some o barulho, vi q pode não ser homocinética completa,digamos assim sou leigo no assunto, li aqui sobre sino e trizeta, enfim alguém tem uma luz, vi hj na ford a homocinética custa 2.400,00, Uso pneu 265/75/16 e tenho ela levantada na barra d torção, vai a foto da subidinha...

297325

Carlos A. C. Azevedo
15/06/2011, 21:58
Guto, a minha depois de um "acidente" num "pé" de duna ficou com barulho esquisito de ferro batendo quando usava o 4x4. Vários mecânicos, inclusive na Crasa disseram não haver nada de errado até que um belo dia nas dunas, sem forçar, sacou a trizeta da tulipa e só desgraça.....
Pode ser que a sua não seja isso, pois no meu caso a "pancada" inicial foi significativa....

Isso nessa L200??? Então tem que botar um aviso em todas as picapes que é proibido andar em dunas pra não sacar tudo fora.. agora me deu medo...

Pequeno jr
15/06/2011, 22:01
Guto,

Muito tempo atrás eu tinha visto isso em uma ranger e o problema era que a balança inferior tinha uma folga enorme e quando era exigido a tração, ela se movimentava e sacava a trizeta fora.

Veja se não pode ser isso na sua também.

Pequeno jr
15/06/2011, 22:02
Sobre a compra da peça, seja homocinetíca, trizeta e etc ... tem muito locais com preço para menos da metade do que voc~e viu na concessionária.

Primeiro localiza o problema, depois vamos ver a parte de peças

cantodopirão
15/06/2011, 22:21
Consertei o post anterior. Ficou melhor assim.....:karate:
saudações amigo!:angel:


Isso nessa L200??? Então tem que botar um aviso em todas as picapes que é proibido andar em dunas pra não sacar tudo fora.. agora me deu medo...

Carlos A. C. Azevedo
15/06/2011, 22:31
Consertei o post anterior. Ficou melhor assim.....:karate:
saudações amigo!:angel:

Foi mal hehe.:concordo:

Guto Machado
16/06/2011, 12:26
Beleza cambada, a balança superior chegou na ford vou pegar hj e levar no mec semana q vem p vê, ele falou p comprar original pq a paralela é ruin de pegar cambagem, como uso a ranger p tudo resolvi comprar original... quando tiver resposta coloco aqui, Walter é só mudar o toc/toc do pica pau, por tec- tec do ferro hahahhaha, acredito q não seja da suspenção pq só faz com o 4x4 engatado, tirou 4x4 fica normal, sai da trilha rodei mais uns 30km de barro e mais 500km de asfalto retornando e nada de barulho...só mesmo quando liga 4x4 e coloca força nele seja descendo engrenado, ou subindo uma pedra, ou algo parecido...

valeuu pelo post abraços a todos e boas trilhas...

Sleps
04/04/2013, 21:50
Senhores, sou novo no site, mas volta e meia acompanho discussão de problemas com algumas camionetes. Preciso de pickup para meu trabalho e frequentemente alugo 4x4 pelo Brasil, os principais sendo L200, Ranger, Hilux, S10 e Amarok. A maior quantidade de problemas que tive foi com a Ranger, inclusive, como neste post, com a trizeta soltando. Agora estou para comprar umas dessas pickups e que melhor encaixa seria a nova Ranger. Teria esta o mesmo sistema de suspensão/trizeta que a antiga? Não gostaria de passar pelas mesmas situações que passei com a antiga, muito prejuízo e muito tempo perdido.

ADRIANO GARCIA
28/03/2014, 23:05
Ola Igor sou de fortaleza e estou com o mesmo problema na minha ranger 2000 como vc resouvel seu problema,percebie que o lado que quebra esta 2cm menor sera que tem relação minhas rodas são 265-50-20 tem problema obrigado.

ADRIANO GARCIA
19/06/2014, 22:41
ola tenho o mesmo problema em fortaleza 88217898