Conectar

Ver Versão Completa : Motor Diesel 'Indenor-Peugeot' 6 cilíndros aspirado

Cedric
28/07/2007, 14:37
Fui oferecido o motor acima fabricado no fim da década ´60/ início da década ´70. Pesa um pouquinho mais do que um Opala 6 cilíndros, tem cerca de 140 HP e é econômico.

É procedente a informaçáo de que esse motor, assim como uma versão 4 cilíndros, circulam em taxis na Argentina ?

Foi dito, inclusive, que as peças de reposição são encontráveis 'em qualquer esquina' naquele país.

É verídica a informação de que esse motor foi instalado nos primeiros Toyota Bandeirante fabricados no Brasil, portanto, precursor do Mercedinho 608 ?

Estava pensando em adaptar tal motor no meu Willy´s CJ-6.

Alguem teria informações mais precisas a respeito desse motor e/ou sugerir sites que pudessem ter tais dados ?

Grato

joão k. chikui
29/07/2007, 17:31
Cedric
Dos táxis argentinos são os 2.5 aspirados , iguais aos usados nas picapes pegeout 504.

Cedric
29/07/2007, 22:18
Muito obrigado, Sr Expert JK Chikui !

Entendi que é apenas o motor 4 cilindros aspirado, 2,5 litros que é utilizado no taxi Argentino.

O pick-up que voce está se refrindo é aquele que já foi vendido no Brasil uns 10 anos atrás, com o início das atividades da Peugeot no pais, e anunciado na mídia como 'pick-up para 1000 quilos de carga' ?

Esse motor é por acaso o mesmo motor empregado no JPX ?

Fiz um Google e descobri:

O motor 6 cilindros aspirado foi exportado da França e empregado nas viaturas Volga (de semi-luxo) da antiga Rússia. Pode ter também sido utilizado em caminhões leves na França, mas não posso confirmar. Potência de 106 cavalos à 3000-3500 rpm

Um comprador grande foi a Volva Penta, que o batizou de MD 32 e AQD 32, versões distintas para aplicações marítimas específicas.

A VP também marinizou o motor de 4 cilindros, 75 HP.

As versões marítimas VP possuem cabeçote em alumínio, diferente me disseram, da versão que roda hoje na Argentina. Mas as demais peças internas são idênticas (ou quase !)

É que há um par desses motores no Iate Clube a venda......para uma mera bagatela .......e ambos pegaram de primeira ! Um dos motores sõa muito melhor do que o outro, podendo o mais desgastado fazer o papel de 'doador de peças'.

Claro, terei que retirar a descarga marítima e fabricar um outro em inox ou aço carbono. Uma barbada ....

joão k. chikui
30/07/2007, 13:01
Cedric
O motor das picapes 504 são bem diferentes do XUD 9 dos JPX.Eram super resistentes.
Mas , eu não investiria se não tivesse certeza de encontrar peças.

Cedric
30/07/2007, 20:56
João K Chikui,
Uma ducha fria num momento desses .....tem seus méritos !

Porém, um amigo me ligou hoje a tarde confirmando que há peças disponíveis no mercado Brasileiro, à preços bem acessíveis...........contribuiu para complicar o quadro !

Poxa, se voce escutasse um dos motores, aquele que está bomzão.... :putz:...................

Um Indenor-Peugeot de 6 cilíndros, aspirado, batizado de AQD 32 pela Volvo Penta, após enfrentar os mares e rios brasileiros para cerca de 30 anos..........continua ENXUTÍSSIMO !

joão k. chikui
30/07/2007, 21:23
Cedric
Se fosse para uma engesa , camper ...
Acho um motorzão desses muito peso num CJ.
mas , é apenas minha opinião
Por último, vi que vc me chamou de "expert", então vou te dizer como é dado esses títulos aos membros usuários:
Até 99 mensagens= mirim
De 100 a 499 =junior
de 500 a .... = expert
Então qq burro como eu posso chegar a qq título , usando esse critério, é só enviar um montão de baboseira todos os dias.