PDA

Ver Versão Completa : Freio Traseiro - Hilux 2.8 - Fremax

rwerner14
28/07/2007, 13:51
Olá senhores,

Estou tendo uma experiência com os tambores do freio traseiro de minha Hilux (2.8 CD - 98/98 - 106.000km) que gostaria de compartilhar com o grupo para identificar ocorrências semelhantes. Recentemente troquei o conjunto inteiro dos freios traseiros, incluindo os tambores (panelas). Coloquei o conjunto da marca Fremax.

Menos de um mês depois o pedal do freio estava vibrando demais. Voltei a oficina e o diagnóstico foi que os tambores "ovalaram", ou seja, deformaram. O fabricante identificou o problema e trocou o conjunto. Infelizmente, poucos dias depois da nova troca, a mesma vibração voltou a ocorrer. Vou levar na oficina novamente na segunda-feira mas tudo indica que "ovalou" mais uma vez (pois os discos estão ok e não foram os mesmos que causaram essa vibração).

Alguém já teve experiência semelhante? A marca Fremax é questionável?

Abraço,

Ricardo

Bianor
28/07/2007, 18:35
As lonas de freio eram de boa marca ?
Já tive discos da fremax no Astra e não deram problemas.
Os discos que voçe colocou funcionam bem ?
Sds

rwerner14
28/07/2007, 21:18
Não tenho agora a marca das lonas. Bem observado. Vou verificar esse ponto na segunda. Os discos eu não troquei porque quando eu adquiri a viatura o estado dos mesmos estava ok e continua ok.

A vibração no pedal de freio (tipo uns socos) começou depois da troca do conjunto traseiro mesmo. Eu tive boas referências sobre a marca FREMAX mas talvez o conjunto de tambores dela para a Hilux seja fraco ou não suporte o calor das frenagens neste carro e deforme desse jeito porque duas vezes seguidas é muita coincidência. E olha que foi trocada pelo fabricante.

Não sei se existe algum outro fator no carro que possa causar este problema (duas vezes ovalar os tambores) e por isso a suspeita recai somente na qualidade / resistência do material.

Abraço

Ricardo

Luca
29/07/2007, 21:08
...tudo indica que "ovalou" mais uma vez... Alguém já teve experiência semelhante? A marca Fremax é questionável?
Oi, Ricardo!
Não, nunca utilizei tambores da Fremax. Mas estou utilizando os discos dela, no freio de minha Hilux SW4. Sem problemas, até agora. Segura muito bem. A Fremax tem nome respeitado. Eu sempre fui pregador do uso de peças originais, mas pelo preço que estão as peças das nossas Toyotas, às vezes temos que recorrer ao mercado de reposição. Se posso dar um conselho, vá usando a garantia, tantas vezes quanto possível. Troque tantos conjuntos quantos necessários. Fale com o SAC da Fremax, pessoalmente. Explique o caso. Penso que eles vão te atender direito, pois também não gostam de rasgar dinheiro. Se for defeito de projeto, eles deverão encontrar uma solução. Na pior das hipóteses, peça a grana de volta e compre original Toyota.
[]´s

rwerner14
29/07/2007, 21:52
Ok Luca, obrigado pelo conselho. Vou seguir essa linha mesmo. Em último caso vou entrar em contato direto com a Fremax. Falando em freios: será que é possível colocar freios a disco também na traseira da Hilux?
Sds.
Ricardo

Luca
31/07/2007, 23:44
...será que é possível colocar freios a disco também na traseira da Hilux?... Não sei se compensa a dor de cabeça. Mas se tem alguém que sabe disto é o Mauro da Super Break Disk. Japa gente boa. Bate um papo com ele.
E depois avisa se deu certo :-D. Todos quereremos saber.
[]´s

TCHEIGOR
15/06/2014, 22:25
Gurizada, alguém sabe qual o fabricante dos discos originais da sw4 japa (93)??
Botei FREMAX e em 2mil km começou a trepidar tudo, troquei na garantia e rodei mais 2000 km e ja tá trepidando mais que antes, não sei o que faço, mas não quero botar de novo esse FREMAX, então se tiver alguém que já trocou e souber me indicar um que preste eu agradeço!
Abraço!

rfdex
15/06/2014, 22:36
Um colega no forum de Ford aqui do forum tava com mesmo problema na F1000. Era o suporte da pinça que tava empenado se não engano. Dê uma pesquisada antes de trocar de novo o disco, talvez seja o seu caso.

TCHEIGOR
16/06/2014, 00:31
Valeu a dica Raphael, é uma possibilidade! É que como vai piorando com o uso achei que fosse algo relacionado à desgaste do disco, mas vou mandar ver!
abraço!

TCHEIGOR
17/06/2014, 20:14
Dae gurizada, ninguém nunca trocou os discos da sw4 japa????? O colega rfdex já deu a dica que pode ser desalinhamento do suporte da pinça, não sei se alguém já passou por isso, mas vou mandar ver.
O sintoma da minha é trepidação quando freia em alta velocidade, e pulsação no pedal e parada aos 'soquinhos' em baixa. Isso começou depois que foram trocados discos, pastilhas e reparo das pinças.
De qualquer forma vou precisar trocar de novo os discos e queria saber que marca já usaram e qual seria o fabricante do original Toyota.
Além indicação de marca dos discos seria bom alguma dica a mais do que poderia ser, pra mim não tá desalinhado nada pois antes não tinha esse problema, começou depois que troquei os discos.
Um abraço!