Conectar

Ver Versão Completa : Ranger 2.8 Quebrou Correia Dentada



emerson_dickel
28/07/2007, 13:06
Boa Tarde caros colegas, deixe me contar uma infeliz situação que aconteceu comigo dia 26/07/2007 com minha Ranger 2.8.

Estava andando e de repente escurei um barulho e na hora notei que o carro morreu, tirei para o acostamento já suspeitando do pior. Estava em aproximadamente a 80 km/h numa subida de serra.
Chamei o Guincho, e realmente tinha ido para o saco a correia dentada.

Agora um fato estranho, minha caminhonete tem apenas 77 mil km rodados, compramos ela a 3 meses atraz e quando aconteceu o incidente, ja tinha passado 3 meses a garantia, mas estou tentando buscar garantia da loja alegando vicio oculto. Lembrando que a troca é feita a cada 120 mil km.

Bom a correia não quebrou nenhum dente, simplismente desfiou e partiu no meio.

Vamos ao prejuízo.

7 válvulas tortas, todas as varetas, e 2 balancins quebrados.

Enfim, mandado fazer o serviço, mandei trocar mais umas coisinhas.

8 válvulas
8 varetas
2 balancins
jogo de juntas (cabeçote, admissão/escape etc)
já mandei trocar os tencionadores da correia dentada (2)
aditivo do radiador
Retifica do cabeçote (sede de válvulas)

Essas estão sendo colocadas tudo peças originais (INTERNACIONAL)

Somente a Correia Dentada, não consegui achar internacional, portanto colocamos GOODYEAR, sendo que o mecanico me garantiu da eficiencia dela.

O preço das peças ficou em R$ 1300,00 e a Mão de Obra em R$ 200,00 sendo que o mecanico certamente ganhou uma boa comissão nas peças o que explica o baixo preço da Mão de Obra.

Mecanico de Confiança, com 15 anos trabalhando em Concessionaria, e agora com 5 anos com oficina propria muito bem montada.

Portanto R$ 1,500.00 de despesa (Na verdade daria R$ 1673,00, mas avista consegui por R$ 1500,00)

Ou seja a parte de cima do motor praticamente completa.

O que me animou nessa história em ver que o Brunimento esta em estado de zero, e não estragou nada em questão de pistões etc, e cilindros, aneis etc tá tudo novo. Ou seja, dá pra andar uns 200 mil sem se incomodar, a não quer se aconteça algo assim novamente.

Fica ai a lição :(

cbridi
28/07/2007, 13:47
Ela tem 77mil Kms neste momento, resta saber quantos tinha antes de você comprar... talvez fosse mais do que a Km atual... :?

Na minha 2.5, qdo troquei a dentada aos 100mil Kms, aparentemente ela ainda estava em muito bom estado.

[]'s

emerson_dickel
28/07/2007, 14:18
Pois é, pode ser que foi voltado o velocimetro, mas o estado geral dela eh muito bom, ainda tinha o estepe original, tah zerada em todos os aspectos, e tava no segundo jogo de pneus (aparentemente) quando pegamos ela, acabamento interno perfeito, sem riscos esfoloes, sem retoques na pintura, sem marcas de pedras etc esfoloes corriqueiros etc.

Dificil conseguir se manter uma caminhonete com muita km rodada, impecavel como esta ela.

Precionei a loja, eles alegaram que era tudo original.

Só que a tampa da correia dentada já tinha sinais de ter sido aberta.

Tenho desconfiança que como o valor eh abusivo na FORD (R$ 500,00 da correia e mais outra paulada dos esticadores) acho que talvez ele tenha tirado isso antes de vender, e colocado em outra caminhonete, pois tudo esta 100% zerado, somente a correia e os esticadores não.

Ou até a propria concessionaria sei lá :(

O Jean Carlo conhece a caminhonete, e pode comprovar que dificilmente ela esteja muito rodada, mas os esticadores e a correia aparentam ter muito mais de 100 mil km rodados, ou seja parece que foi trocado só isso.

As revisões no manual estão em ordem até os 50 mil km, sendo que a de 60 não foi feita, e pegamos ela com uns 65 mil km. a agora esta com 77 mil km. e a revisão de 50 mil km foi feita uns 8 meses antes de comprarmos ela, ou seja dentro do normal.

Então, ou eles fizeram um serviço muito bem feito, pra apagar o passado da caminhonete, pois até tem relatorio de serviço na concessionaria do que foi feito nas revisões.

Estranho ter tudo certo menos correias e esticadores.

Lembrando que a outra ranger que tive que troquei por essa entreguei ela com 230 mil km rodados, e com 120 mil não precisou trocar os esticadores pois estavam novos, ou seja. esses esticadores certamente devem ter uns 200 mil rodados ou mais.

O jeito eh chamar o Mister M para desvendar esse mistério.

Edintruder
28/07/2007, 14:36
Tens certeza que empenou as válvulas? Vistes elas ou foi o meca quem disse. Recentemente deu um probleminha técnico na minha Ranger e tirei o cabeçote e notei que não tem como empenar as válvulas nesse motor. Talvez as de escapamento quando estiverem quentes.
As varetas podem ser desempenadas sem problemas, os balancisns numa distribuidora MWM International é coisa barata.
A troca da correia na Ranger é com 90.000 km (2.5 HSD). Acredito que na 2.8 PS deve ser igual uma vez que todas as peças são idênticas.
Na minha eu gastei no serviço:
Tensionadores Correia dentada - R$ 315,00 - International
Correia Dentada - R$ 57,00 - International
Balancim - R$ 24,00 - International
Junta cabeçote - R$ 77,00 - International
Desempenamento de 7 hastes - 2 Horas de serviço em torno - R$ 0,00 - MO própria
Desmontagem e Montagem cabeçote - 9 Horas de serviço - R$ 0,00 - MO própria
Garantia - Soy Yo...

Edintruder
28/07/2007, 14:43
Um detalhe, sempre que se troca a correia dentada tem que trocar o esticador e o parafuso. Com esse esticador acompanha também a polia de sincronismo do virabrequim, que se tiver desgaste excessivo condena a correia dentada antes do período de tempo normal.
No caso da tua Ranger antiga tivesses mais sorte que juízo. Se o Meca que fez o serviço não fez essa troca, ele com certeza não conhece algumas peculiaridades desse motor.
Na minha os tensores que tirei parecem novos, mas com certeza não iriam durar mais 90.000km se dar algum problema.

Walter L. L. Casitta
28/07/2007, 18:13
Meu irmão conseguiu quebrar a correia da S10 que ele tinha duas vezes e em nenhuma empenou válvulas. O seu é o primeiro caso que ouço falar...

emerson_dickel
29/07/2007, 18:38
Quanto ao estrago eu estava junto enquanto ele desmontava, e realmente as válvulas parecem um S.

Quanto aos tensionadores agora foram trocados juntamente com a polia.

No meu manual tanto da antiga 2.8 (2002) como da nova (2005) dizem que eh na revisão de 120 mil km rodados.

E já preferi trocar tudo para deixar zerado e não ter que me incomodar nos proximos anos. (Espero).

Em uma leve marca nos pistões da batida das válvulas, vou providenciar umas fotos e posto aqui.

João Pedro
30/07/2007, 05:34
Amigos, para não dizer que não entendo nada de mecânica sei onde fica o motor.
Portanto, conto com a complascência de todos em fornecerem-me algumas explicações:
1) porque diabos motores a diesel, geralmente de maior torque que os de gasolina, utilizam este sistema de "correia-dentada"? Tive uma Balzer, motor 4.3l, que um amigo mecânico (infelizmente só para carros a gasolina) não cansava de elogiar a robustez e confiança, principalmente devido ser o sistema de sincronismo por corrente.

2) No meu caso (S10 2.8l), eu teria que trocar, além da correia, tensionadores e o tal parafuso citado?
Dei uma verificada e não notei sinais aparentes de maiores desgastes na correia, minha picape está se aproximando dos 60.000Km. Já tenho comprada uma correia nova, devo proceder a troca?

dalmolin
30/07/2007, 07:24
2) No meu caso (S10 2.8l), eu teria que trocar, além da correia, tensionadores e o tal parafuso citado?
Dei uma verificada e não notei sinais aparentes de maiores desgastes na correia, minha picape está se aproximando dos 60.000Km. Já tenho comprada uma correia nova, devo proceder a troca?

A s10 eh MWM sprint ,,, eh tudo tocado por engrenagens , aquela correia ali da frente eh pro ar e pro alternador.... espetaculo de motor...

Edintruder
30/07/2007, 10:45
A correia dentada apenas mantém o sincronismo entre comando de válvulas, bomba injetora e virabrequim. O maior torque que ela sofre é o arrasto do comando de válvulas e tocadas da bomba injetora.
No caso da correia Multi-V, é interessante sempre verificar o estado do rolamento do tensor dinâmico pois ele pode te deixar na mão sem bomba de água.

emerson_dickel
30/07/2007, 10:51
A correia dentada apenas mantém o sincronismo entre comando de válvulas, bomba injetora e virabrequim. O maior torque que ela sofre é o arrasto do comando de válvulas e tocadas da bomba injetora.
No caso da correia Multi-V, é interessante sempre verificar o estado do rolamento do tensor dinâmico pois ele pode te deixar na mão sem bomba de água.

Lembrando que a Ranger 3.0 não tem mais cas correias, e sim correntes de comando, que parecem uma corrente de bicicleta.

A S-10 eh por engrenagens como o Dalmolin falou.

Allan Nielsen
30/07/2007, 16:59
Lembrando que a Ranger 3.0 não tem mais cas correias, e sim correntes de comando, que parecem uma corrente de bicicleta.

A S-10 eh por engrenagens como o Dalmolin falou.

Os antigos motores Ford V8 a gasolina usam estas correntes no comando, e elas tambem dão problema. A unica vantagem em relação as de borracha, é que começam a fazer barulho antes de estourar completamente.

Estas correias de borracha normalmente duram no minimo o dobro da quilometragem recomendada para troca. O problema normalmente ocorre no esticador ou o desalinhamento das polias dentadas causada por um serviço mau executado. É comum tambem efetuarem a troca da correia sem trocar o esticador ou colocar um marca diabo.

Nunca execute a troca desta correia num "mexxchanico", pois o problema pode levar 50.000km pra acontecer e o barato pode ficar bem caro.

abs

Eduardo Eustaquio
30/07/2007, 17:41
Emerson, ano passado em um jornal aqui de Goiânia saiu uma reportagem em um dos jornais de circulação daqui falando das falcatruas que as concessionárias faziam. Quando chegou no item de camionetes, a principal falcatrua que a reportagem mencionou foi a da volta do odômetro.

Como camionetes são veículos usados para trabalho e rodam muito, os revendedores compravam num preço muito abaixo e para vender a pessoas desapercebidas, eles davam aquela acertada em carroceria, pintura e etc e voltavam o velocimetro e colocam preço de mercado.

Para descobrir isso, veja notas fiscais de serviços, manual do proprietário e outros documentos que possam mostrar a vida da camionete.