Ver Versão Completa : Trocar retentor da roda traseira, precisa soltar bengala?
Estou com vazamento na roda traseira do Jeep, troquei o retentor interno e continuou o vazamento, comprei agora o retentor externo, mais acho que o mesmo fica atrás do rolamento correto? Para trocar esse retentor vou precisar tirar o rolamento, mais a bengala atrapalha, vou ter que abrir o diferencial e soltar a bengala e depois sacar o rolamento e ai sim vou ter acesso ao retentor correto?
Como solto essa bengala, é fácil ou vou precisar desmontar tudo do diferencial?
Perai, primeiro voce trocou o retentor externo....agora quer trocar o interno.
Para trocar o retentor interno tem que retirar o semi-eixo (bengala), mas não precisa abrir o diferencial. O que segura o rolamento no lugar é uma arruela que fica atras do espelho de freio.
Tem certeza que é graxa ou oleo do diferencial que esta vazando ? Da uma boa olhada nos cilindros de freios (burrinhos) !
abs
rodrigo.hoffman
31/08/2009, 00:12
Como o assunto estava fugindo do topico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=156&page=14 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=156&page=14), vamos continuar aqui... bom é o seguinte
Como estava dizendo, no eixo traseiro "canela grossa" e os rolamentos são de esferas, os retentores ficam proximos do rolamento.. não tem retentores proximos a cx. satelite como no eixo dianteiro.. portanto para se trocar os retentores, basta tirar a ponta de eixo e fazer a substituição dos mesmos
segue as fotos: 1 - destaque o retentor e a 2 - no fundo da tubeira da pra ver as planetarias
Abraços
Rafaminc
31/08/2009, 11:18
Também tem um detalhe, se o retentor já fez uma cava muito funda no eixo, ou o eixo está muito poroso, devido a ferrugem, não adianta troca-lo. Tem que primeiro corrigir as imperfeições do eixo para depois instalar o retentor novamente.
Lucas Nassif
31/08/2009, 12:54
Como estava dizendo, no eixo traseiro "canela grossa" e os rolamentos são de esferas, os retentores ficam proximos do rolamento.. não tem retentores proximos a cx. satelite como no eixo dianteiro.. portanto para se trocar os retentores, basta tirar a ponta de eixo e fazer a substituição dos mesmos
Rodrigo! Como vai?
Bom, sobre a foto onde mostra o alojamento do retentor próximo à caixa satélite:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=94262&d=1189777733
Esse eixo aí então seria o dianteiro, certo?
Ou o traseiro "canela fina" também tem retentor proximo à cx satélite?
Um abraço,
Lucas Nassif.
Sergio Rocha
31/08/2009, 13:00
Rodrigo! Como vai?
Bom, sobre a foto onde mostra o alojamento do retentor próximo à caixa satélite:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=94262&d=1189777733
Esse eixo aí então seria o dianteiro, certo?
Ou o traseiro "canela fina" também tem retentor proximo à cx satélite?
Um abraço,
Lucas Nassif.
No DIANTEIRO é junto a caixa de satélite.Dentro do diferencial, como na sua foto.
No TRASEIRO é junto a roda, na ponta da bengala.
[]':concordo:
Lucas Nassif
31/08/2009, 13:02
No DIANTEIRO é junto a caixa de satélite.Dentro do diferencial, como na sua foto.
No TRASEIRO é junto a roda, na ponta da bengala.
[]':concordo:
Valeeu!! :concordo: :concordo: :concordo:
No eixo traseiro, o retentor é esse?
http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=10643&idcategoria=23527&Nivell=&Categorias=
Sergio Rocha
31/08/2009, 13:15
Valeeu!! :concordo: :concordo: :concordo:
No eixo traseiro, o retentor é esse?
http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=10643&idcategoria=23527&Nivell=&Categorias=
Esse mesmo.
[]'
rodrigo.hoffman
31/08/2009, 22:05
Rodrigo! Como vai?
Bom, sobre a foto onde mostra o alojamento do retentor próximo à caixa satélite:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=94262&d=1189777733
Esse eixo aí então seria o dianteiro, certo?
Ou o traseiro "canela fina" também tem retentor proximo à cx satélite?
Um abraço,
Lucas Nassif.
Opaa. tudo blza Lucas
Já vi que conseguiu resolver seu problema.. :dance: Agora é só comprar os retenteores e meter a mão na graxa... Aproveita e "jaque" as pontas de eixo estão fora, pra dar uma conferida nos rolamentos e no anel trava...sempre e bom conferir pra não ter a roda voando por ai...:mrgreen:
Abraços
Lucas Nassif
31/08/2009, 22:11
Opaa. tudo blza Lucas
Já vi que conseguiu resolver seu problema.. :dance: Agora é só comprar os retenteores e meter a mão na graxa... Aproveita e "jaque" as pontas de eixo estão fora, pra dar uma conferida nos rolamentos e no anel trava...sempre e bom conferir pra não ter a roda voando por ai...:mrgreen:
Abraços
Fala Rodrigo!!!
Vou aguardar ainda umas 3 semanas até colocar a mão na graxa. Ainda estou fazendo as conta$ aqui pra ver se compensa mexer nisso agora ou se vale mais a pena esperar a reforma geral, aí mexo em tudo de uma vez.
Mas se eu for mexer antes da reforma, com certeza irei "tentar" verificar tudo!! :mrgreen:
Uma perguntinha básica: os rolamentos eu sei onde ficam :lol:, mas esse anel trava aí fica onde?
:concordo:
rodrigo.hoffman
31/08/2009, 22:27
Fala Rodrigo!!!
Vou aguardar ainda umas 3 semanas até colocar a mão na graxa. Ainda estou fazendo as conta$ aqui pra ver se compensa mexer nisso agora ou se vale mais a pena esperar a reforma geral, aí mexo em tudo de uma vez.
Mas se eu for mexer antes da reforma, com certeza irei "tentar" verificar tudo!! :mrgreen:
Uma perguntinha básica: os rolamentos eu sei onde ficam :lol:, mas esse anel trava aí fica onde?
:concordo:
Fica depois do rolamento.. na verdade é esse anel trava que segura o rolamento na ponta de eixo... muita gente tem o costume de soldar ele e qd vai trocar o rolamento, passa a esmerilhadeira, arranca a solda, troca o rolamento e reaproveita o anel trava e pra garantir da mais uma soldada denovo...:putz:
http://www.netstore.com.br/agromotor/prodvar.asp?codigo_produto=BC7C1180A&pid=0E9576ACA9604E478B70177596A58A0620124681 (http://www.netstore.com.br/agromotor/prodvar.asp?codigo_produto=BC7C1180A&pid=0E9576ACA9604E478B70177596A58A0620124681)
Abraços
leopoldo
31/08/2009, 23:16
soldar o anelo trava ?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1915 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1915)
rodrigo.hoffman
31/08/2009, 23:33
soldar o anelo trava ?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1915 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1915)
Grande Leopoldo
Quiz ironizar o fato daqueles que fazem esse serviço porco, de maneira alguma foi pra concordar com o serviço.. ja li o topico e por isso foi minha intenção alertar para não ocorrer acidentes indesejaveis..
Abraços
Lucas Nassif
05/09/2009, 12:43
Buenas pessoal!!!
Um amigo me pediu pra trocar o retentor do diferencial do Jeep dele, ano 66 chavetado, pq ele ia rodar no FDS.
Chegou aqui hoje por volta das 9. Neste momento está faltando montar a panela de freio e cubo de roda.
O serviço é bem simples, nada complicado. Além de um jogo de ferramentas boas, basta ter um cachimbo grande pra porca do semieixo (no caso do chavetado), um saca ou extrator, e uma marreta! :mrgreen:
Dei uma pausa no trampo ali pra almoço e já já vou retornar, finalizo hoje mesmo.
E semana que vem mexo no meu!
Quando acabar eu volto com mais informações, dificuldades que encontrei nesse trampo e as fotos.
:concordo:
leopoldo
05/09/2009, 17:42
... e uma marreta! ...
Já fiquei preocupado.
Aonde essa marreta foi usada ?
Vc trocou o retentor interno ou o externo ?
Se trocou o interno, fez ajuste de precarga dos rolamentos do semi-eixo (e com a roda virando), é claro ?
Se trocou o externo, o retentor veio com o feltro, verificou que o furo dreno existe, e está limpo ?
E não esqueça de engraxar os rolamentos, antes de rodar !
Lucas Nassif
05/09/2009, 18:27
Aonde essa marreta foi usada ?
Estava com um saca aqui pra tirar o cubo, mas por incrivel que pareça, este saiu na mão! :shock:
Mas o semieixo foi phoda de tirar. Coloquei a porca no semieixo, uma chapa apoiado nela e o saca. Usando um tubo e a marreta, dei pequenas batidinhas no saca, e o semieixo foi saindo aos poucos.
Vc trocou o retentor interno ou o externo ?
Iria trocar só o interno, mas o externo estava bastante comido. Aí trocamos os 2.
Se trocou o interno, fez ajuste de precarga dos rolamentos do semi-eixo (e com a roda virando), é claro ?
Já ouvi tanta coisa a respeito dos rolamentos das rodas traseiras que eu não sei bem o que vc quis dizer com pré-carga. Que procedimento é esse?
Pelo que vi no MMW, o ajuste são com os calços.
Se trocou o externo, o retentor veio com o feltro, verificou que o furo dreno existe, e está limpo ?
Que feltro é esse?
Eu vi o furo de dreno e está limpo.
E não esqueça de engraxar os rolamentos, antes de rodar !
Lubrifiquei com o semieixo fora e depois de montado engraxei pelos pinos da tubeira do eixo.
:concordo:
leopoldo
05/09/2009, 21:04
Lá no tópico ajustando rolamentos de munhão e cubo de rodas ou no cuidado, seu semi eixo pode matar eu expliquei como monta com ajuste.
o feltro protege o retentor de entrar sujeira (lama e pó de freio) pelo lado da roda.
Lucas Nassif
05/09/2009, 21:11
Lá no tópico ajustando rolamentos de munhão e cubo de rodas ou no cuidado, seu semi eixo pode matar eu expliquei como monta com ajuste.
A tá, então eu cheguei a ver sim. Lembro de ter lido isso lá no CUIDADO, SEU SEMI EIXO PODE MATAR
o feltro protege o retentor de entrar sujeira (lama e pó de freio) pelo lado da roda.
Não veio então não. Na pag 176 do MMW, esse feltro é a peça 9?
Lucas Nassif
05/09/2009, 21:20
Pessoal, é o seguinte: quando vou fazer algum trampo no jeep que seje novidade pra mim, dias antes sempre procuro por aqui no Fórum informações a respeito do trampo em questão. Fico extremamente satisfeito quando encontro alguém colocando passo a passo do que fazer, e principalmente, com fotos. Nesse serviço do eixo traseiro, por exemplo, encontrei pelo fórum explicações claras, objetivas e ILUSTRADAS dos usuários Dic3 (Dic3 > CJ-5 1961 PÉPE) (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=20002&page=4) e do edgar (CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer) (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48730), este que inclusive teve uma senhora paciência para me explicar algumas coisas via MP. Não esquecendo do Leopoldo, claro, que faz questão de sempre deixar TUDO detalhado.
Por isso, quando faço alguma coisa por aqui, tento deixar TUDO que conseguir registrado, pois assim como eu busco informações/fotos sobre algo, outros usuários podem ser beneficiados com meus 'relatos'.
Portanto, vamos a um breve resumo do trampo hoje:
O tambor de freio saiu fácil. Tirei o copinho que protege a porca e ao desentortar o arame de trava, o mesmo se partiu de um lado. Acabei de tirar e joguei ele longe! :D
Coloquei a porca rente ao final da rosca, para ao sacar o cubo, se ele saisse de uma vez, não correr o risco de acertar ninguém. Peguei um saca polia de 3 garras, posicionei as 3 garras no cubo e enquanto ajustava o parafuso do saca com a mão antes de começar a apertar, o cubo saiu!! Estranhei, mas saiu muito sem esforço, ao contrário do que já li aqui no Fórum.
Hora de tirar o semi eixo. PQP, a capa do rolamento increspou na tubeira que num saía nem a pau. Coloquei o saca apoiando na porca e dei umas batidas "com amor" :mrgreen: no saca. Aí sim o semi começou a sair.
Hora de tirar o retentor. Também estava literalmente grudado. Como ele ia pro lixo mesmo, cortei ele la dentro e saiu!
Após tudo lavado, comecei a montar. Passei graxa em tudo e comecei pelo retentor. Posicionei ele de um jeito pra nao entrar enjambrado, e ele se ajeitou em seu devido lugar.
Depois coloquei o semieixo e a capa do rolamento coloquei dando umas batidinhas de leve.
Coloquei a panela de freio e o retentor externo com os calços que estavam, e apertei os 6 parafusos com 4kg.
Por fim, foi o cubo e a chaveta.
Como o arame da porca tinha quebrado, coloquei um outro no lugar.
Esgotei o óleo velho do diferencial (saiu mais barro/lama/agua) do que óleo. Ao todo, num deram nem 1L. :parede:
Como no diferencial vão 1,7Lts, e tinha 2 litros aqui, usei 300ml pra dar uma 'limpada'. Coloquei 300 ml no diferencial, liguei o jeep, engatei 1a marcha e deixei o oleo circular por uns 2 minutos. Após isso, esgotei novamente (saiu um óleo claro escurecido :mrgreen: ) e coloquei os 1,7lts.
Testamos aqui por perto e não vazou mais! :palmas:
Agora vão algumas fotos:
Quando o Jeep chegou:
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAOpoLZiTaDLXkPhSwfuSgQ44Mi9gIxccSrA3WNT4DV4ARy OH33ue8SKAP91f5gGb0-XZRKPhXxDX-bX6-4o_Sb4Am1T1UFIwvy1RGhtKQcnyxtB7idkZiji5.jpg
Cubo e chaveta:
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAJr8AHBDRlUlXRNQEX0NM8KqVEENshH15ZSmTvBOF1sz85 ZQHcr6iwny2Vc_OvYaInvfnOS6ckFl29X9WA5xR9AAm1T1UJBf ieypxmIuWWA3L3g_8yzKGEq2.jpg
Dá pra ter noção de como o retentor externo estava comido:
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAKwDY1YqODma5vgSNrxXuXwj6zZ7c7XuCNcy-AZSPJS57eN_upLDy9dhEHt5leV8q9ikJwHv_LxgijhODU8avao Am1T1ULjPRDexYv4Xolh-JOSJjjKtlMgI.jpg
Retentor interno velho. Só saiu depois que cortei ele lá dentro:
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAD971byMWi_rt7-9PtEA0S_OcfW2_eG7WJ1xYnNZy66VWYhhZ9Jhr1-c0LnUyY8NgCxGKamU_OjE1vai3ITDyJUAm1T1UPw-DjUsDwwnXDE3Yr0DVruNnqAK.jpg
Fotos dele depois que saiu:
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAF6XtmxTuas2TPFJeUqXReBA0j6LF9LMd4DynnmAZGS4aT coTLiSi42Bb4x9-rvlPPIODj8OwqjVjhlGuGwgTJwAm1T1UPeKGgS9Z_JG42mvQZS O5REB0TJ6.jpg
Retentor novo no lugar:
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAFAQKTKB1deGFQWc1zAB11PSrtaAZlZyF_okepEOcDWFWr CiacVOF6uvt3OTlaUOz5OG1A5F1jJzif2F9Ru0EVMAm1T1UIky 1ffob507orInSmlfbs5wNBh9.jpg
Semi-eixo e rolamento lavados:
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAIJbpbcL4ChjVd50R0I4xvz2RJ6iSfXnNm1Ii5_fj-xkOQ3j6-rx8hki6s3uAvwljgYZX5Fr0bLkXEJD1p9kgxQAm1T1UN9RpOqf bEndyJBm_kAxp3-5smGi.jpg
Semi-eixo no lugar com o rolamento lubrificado:
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAHX40MAb9BEpG7_S5s0yLQbBsCR35TclCMg0Zuafr8ObOd 3hTmrOnW6rLVckAsCZBpFTa2KhmjU0hTdaMiDFlvEAm1T1UJLm aImVgurbuADphAGMokonsy-o.jpg
Cubo lavado:
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAACKj6cV7eA9ZYALtYqyhc7Jiy4tR9XarNQ_hMQhM1KM_eV kGKh0NR2RAL0uJq0aULbLcMYqnHb1_vtRIDv5hPecAm1T1UIO5 iYOWHOf-05evBtxluwmhJ6SR.jpg
Olhem como estava a borracha do retentor externo:
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAHsUxykuB2juXWDmEUo7ZIYTcvJWTYlvHkBii9oRmc6fTq SBuHKB8b-___R-oEIOFAC4G9yf7sMXSEcBtM5zGaQAm1T1UI5uBjOYJHgLJRnntu x76_gJDa_k.jpg
Comparem com o do retentor novo:
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAASJAGGJhOUxiTYtcO8fMAcy21MUsfwWyf4CwvrZD8Gg9k LwPf3y_td5QixM0QVLPt77h4M8jRd8tILufN2OubcAm1T1UBw6 K-modrSUDsufYUSVIEeVjr95.jpg
Retentor externo no lugar:
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAOANvEN9TR8El8egHz2_rC1Yh5_yzd0H2bAuIa2-LUQgPLJQEsNkZQbViU3FF2OwsNFXVQXOi2V0WnbISGJlYfMAm1 T1UI9YjwRJ9PlRVcqTtiZ2TY21sKOV.jpg
Cubo montado:
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAKF3H3og3Q3T7izL6n-vx8r1SlFwwLYWGbXxELMmN0onNQRtwtmphvSUSmDsKaOo0U99f UkJ6BBbk7o73w-ETIsAm1T1ULww8hsRZ_WBB_a9OIWFwyjDhW8s.jpg
O Jeep está aqui em casa ainda, mas já está pronto. Portanto, amanhã tiro fotos de tudo montado.
Sds,
leopoldo
05/09/2009, 21:25
Tá faltando o feltro.
O feltro é uma peça de metal que monta em cima desta que aloja o rolamento. Capa metálica com a mesama furação, para prender nos parafusos.
É semelhante àquele do semi-eixo semiflutuante que forma uma calota esférica.
NESTE MODELO, tem um feltro que protege o retentor.
Lucas Nassif
05/09/2009, 21:48
Tá faltando o feltro.
O feltro é uma peça de metal que monta em cima desta que aloja o rolamento. Capa metálica com a mesama furação, para prender nos parafusos.
É semelhante àquele do semi-eixo semiflutuante que forma uma calota esférica.
NESTE MODELO, tem um feltro que protege o retentor.
Isso, é o de número 9 no MMW mesmo.
Inclusive da pra ver claramente esse feltro no tópico do edgar:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=144784&d=1227028755
E agora? Acha pra comprar só esse feltro??
Eu até tirei o tambor de freio da roda direita pra dar uma verificada nas lonas, nesse outro lado também não tinha esse feltro.
Sds,
leopoldo
05/09/2009, 21:54
Isso é coisa dos mecanicos especialistas de dentro e fora do forum.
Pra que usar ? bobeira, preciosimo desses engenheiros !
Algum engenheiro passou horas pesquisando e projetando isso e um super mega préhistórico especialista do 2º grau que nunca leu o manual do jeep, alíás, se é que algum dia soube ler algo além de futebol no jornal ... achou que não devia colocar.
Pois, é.
Ainda se acham essas peças, mas não no meio do feriado. Tú tá frito.
Mas
nada impede de rodar uns 15 dias e depois colocar.
Aproveita e ajusta a precarga.
FUI
Lucas Nassif
05/09/2009, 21:59
Isso é coisa dos mnecanicos especialistas de dentro e fora do forum.
Pra que usar ?
Algum engenheiro passou horas pesquisando e projetando isso e um super mega préhistórico especialista do 2º grau achou que não devia colocar.
Pois, é. Ainda se acham essas peças, mas não no meio do feriado. Tú tá frito.
mas
nada impede de rodar uns 15 dias e depois colocar.
Aproveita e ajusta a precarga.
FUI
Então beleza. O jeep está pronto já, mas vai ficar aqui até segunda cedo. Vou falar com o dono pra providenciar esse feltro e depois eu instalo.
Apesar de ter lido muito no Fórum antes, muita coisa se aprende é na prática mesmo. Como um lado estava igual ao outro, nem percebi que tinha algo errado.
Sds,
leopoldo
05/09/2009, 22:13
Não confie só na raça e no forum
A principal fonte de informação é o jeep maintenance manual e o jeep parts list manual
O resto é contar com a prática, o bom senso e a experiência vem com o tempo.
junior braga
06/09/2009, 12:33
Buenas pessoal!!!
Um amigo me pediu pra trocar o retentor do diferencial do Jeep dele, ano 66 chavetado, pq ele ia rodar no FDS.
Chegou aqui hoje por volta das 9. Neste momento está faltando montar a panela de freio e cubo de roda.
O serviço é bem simples, nada complicado. Além de um jogo de ferramentas boas, basta ter um cachimbo grande pra porca do semieixo (no caso do chavetado), um saca ou extrator, e uma marreta! :mrgreen:
Dei uma pausa no trampo ali pra almoço e já já vou retornar, finalizo hoje mesmo.
E semana que vem mexo no meu!
Quando acabar eu volto com mais informações, dificuldades que encontrei nesse trampo e as fotos.
:concordo:
É Lucas depois desse passo a passo seu, eu achei mais fácil o sistema do eixo chavetado!!:mrgreen:
Ah, já que vai mexer no seu, tomará que não esteja igual ao meu...hehehehehe.
[ ],
:concordo::concordo:
Lucas Nassif
06/09/2009, 12:41
É Lucas depois desse passo a passo seu, eu achei mais fácil o sistema do eixo chavetado!!:mrgreen:
Ah, já que vai mexer no seu, tomará que não esteja igual ao meu...hehehehehe.
[ ],
:concordo::concordo:
:lol: :lol: :lol:
Realmente eixo chavetado é relativamente fácil.
Vou mexer no meu em breve. Se quando eu tirar o semi, o anel trava tiver soldado, minha vontade de colocar Trex Bone só vai aumentar!! :twisted: :lol:
:concordo:
Fabio Cortez
27/07/2010, 09:55
Pessoal, já li vários tópicos sobre o assunto mas ainda restou dúvida quanto ao diferencial traseiro.
Meu jeep é canela fina e bengala sem chaveta.
O rolamento está disposto conforme foto.
O retentor externo está instalado na flange que fecha o sistema.
Pergunta: Existe outro retentor na tubeira? Se sim, próximo à caixa satélite ou na ponta da tubeira encostado no anel trava?
Estou perguntando porque quando desmontei não tinha nada e percebo que o alojamento da capa do rolamento da roda é mais profundo que a própria capa, aproximadamente 0,7cm, fazendo com que a bengala fique com folga.
Desde já obrigado
homerohermida
27/07/2010, 18:32
Fábio,
estou surpreso, pois já vi muito eixo de jeep mas nunca vi nada parecido com isto! Para mim isto é uma mistura de dois sistemas: o rolamento do eixo chavetado antigo no eixo flutuante dos mais modernos. Gostaria de saber que sistema é este.
Abraços
Lucas Nassif
27/07/2010, 20:35
Um amigo meu daqui de PL tem um Willys 67 modelo militar, que tem eixos canela fina, porém com semieixos tipo "prato", sem chaveta. Os rolamentos eu não sei como são, mas devem ser blindados, pois na carcaça do eixo não existe o pino graxeiro, igual tem o eixo canela fina chavetado (que usa rolamentos cônicos).
Também achei "estranho" esse eixo..é a mistura do eixo canela fina com o canela grossa. :pensativo:
Lucas Nassif
27/07/2010, 20:49
Pessoal, já li vários tópicos sobre o assunto mas ainda restou dúvida quanto ao diferencial traseiro.
Meu jeep é canela fina e bengala sem chaveta.
O rolamento está disposto conforme foto.
O retentor externo está instalado na flange que fecha o sistema.
Pergunta: Existe outro retentor na tubeira? Se sim, próximo à caixa satélite ou na ponta da tubeira encostado no anel trava?
Estou perguntando porque quando desmontei não tinha nada e percebo que o alojamento da capa do rolamento da roda é mais profundo que a própria capa, aproximadamente 0,7cm, fazendo com que a bengala fique com folga.
Desde já obrigado
Veio, o seu eixo é desse modelo "meio um meio outro". O retentor externo é assim mesmo. Pra trocar ele, você tem que tirar o anel trava (olha olha como você vai tirar isso), tirar o rolamento e ter acesso ao retentor. Na hora de instalar, a dica que li aqui no Fórum é para não aproveitar o anel trava. :concordo:
Já na carcaça do eixo, existe um outro retentor sim. Vai logo atrás do rolamento, na ponta da tubeira. Pelo que você falou, seu Jeep deve tá sem esse retentor, já que essa medida de 0,7cm é a medida aproximada da espessura do retentor.
Em anexo vai a foto do semieixo que usava no meu Jeep (canela grossa). O retentor externo é localizado no mesmo lugar que o seu (atrás do rolamento, que no meu caso é BLINDADO). A foto 2 mostra um dos calços que tem no semieixo. Essa folga que o seu tem, pode ser a falta de calço bem como a falta do retentor interno. :putz: Tem que analisar pra ver.
E na última foto, mostra onde fica localizado o retentor interno (azul - ORION).
:concordo:
junior braga
28/07/2010, 08:31
Bão vamos lá, já desmontei o meu eixo e também tive muitas duvidas....
a principio sugiro que leia este tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1915&highlight=cuidado+eixo
é fundamental, tem que ter paciencia....
depois já adiantando algumas respostas, aqui nesse mesmo tópico citado tem:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1915&highlight=cuidado+eixo&page=47
e por ultimo os tipos de eixos aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=976510&postcount=472
sds,,,
Fabio Cortez
28/07/2010, 08:54
Bem, meu jeep é 1966. Lembro de ter lido que esse período de fabricação do jeep foi meio conturbado. Fabricaram muitos modelos diferentes no mesmo ano..
Putz, tinha que ser logo comigo???
Mais alguém aí usa esse eixo mosca branca e pode ver como é que está???
Lucas, valeu pela resposta, mas vamos à algumas considerações...
Olhei lá e a tubeira está com retentor interno. O que me intrigou foi o fato do óleo do diferencial poder chegar à tubeira. Mas com que finalidade?
Na foto 3, antes do retentor existem 2 pistas, certo? No meu só uma mais larga, aprox. 25mm.
As fotos que vc postou são do canela grossa. Seria muito interessante que eu pudesse colocar rolamentos blindados, mas não sei se conseguirei esses rolamentos nas medidas dos rolamentos da bengala de canela fina (rolamento 201047 e capa 201011).
Mesmo se conseguisse, acho que ele não seria largo suficiente para preencher toda a pista do rolamento na tubeira, ou seria?
Caso não preenchesse, entraria o tal calço que vc mencionou, mas não consegui identificá-lo na foto 2. De qualquer forma, esse seria o menor problema, pois qualquer torneiro poderia fabricar um calço para preencher esse espaço.
Help...
Fabio Cortez
28/07/2010, 09:26
Bão vamos lá, já desmontei o meu eixo e também tive muitas duvidas....
a principio sugiro que leia este tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1915&highlight=cuidado+eixo
é fundamental, tem que ter paciencia....
depois já adiantando algumas respostas, aqui nesse mesmo tópico citado tem:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1915&highlight=cuidado+eixo&page=47
e por ultimo os tipos de eixos aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=976510&postcount=472
sds,,,
Opa Junior, blz?
Seu eixo é canela grossa ou fina??
Lucas Nassif
28/07/2010, 09:49
Lucas, valeu pela resposta, mas vamos à algumas considerações...
Olhei lá e a tubeira está com retentor interno. O que me intrigou foi o fato do óleo do diferencial poder chegar à tubeira. Mas com que finalidade?
Pelo que sei, quando a carcaça do eixo não tem o pino graxeiro próximo às rodas traseiras, o óleo do diferencial vai até os rolamentos de roda para lubrificá-los. Daí não pode ter o retentor interno, senão os rolamentos ficam sem lubrificação.
Quando tem o pino graxeiro, aí sim pode ter o retentor, pois o rolamento é lubrificado por graxa, e o retentor serve para separar a graxa do óleo.
O seu eixo tem o pino graxeiro? Se não tiver, o rolamento pode estar trabalhando sem lubrificação, já que no seu aí tem o retentor interno.
.. o tal calço que vc mencionou, mas não consegui identificá-lo na foto 2. De qualquer forma, esse seria o menor problema, pois qualquer torneiro poderia fabricar um calço para preencher esse espaço.
Help...
O calço é esse que está ao lado direito da tampa do diferencial:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=236440&d=1280274462
Como falei, um amigo tem um Willys 67 com esse eixo "meio a meio". Teoricamente, era para o "Cascãozão" ter esse eixo também, mas graças a um bom ex-dono :mrgreen: o eixo antigo foi trocado por um canela grossa de 1971. :dance:
junior braga
28/07/2010, 10:25
Opa Junior, blz?
Seu eixo é canela grossa ou fina??
:concordo: tudo bão Fabio
eixo canela grossa, rolamento blindado ''esfera''.
:concordo:
Fabio Cortez
28/07/2010, 10:28
Esse calço eu tinha reparado.
Reparei que na ponta da tubeira tem um ressalto e ele só serve para melhor alojar a flange com o retentor externo à tubeira.
Me refiro à algum calço que elimine a folga do rolamento na pista, ou algum rolamento mais largo. O rolamento que está lá tem ~18mm e a pista tem ~25mm.
Minha tubeira não tem graxeira, mas tem retentor interno e externo. O único problema que vejo nisso é ter que abrir o sistema para engraxar os rolamentos. Posso intalar uma graxeira à qualquer momento.
Fabio Cortez
28/07/2010, 10:33
:concordo: tudo bão Fabio
eixo canela grossa, rolamento blindado ''esfera''.
:concordo:
Está justamente aí o problema. Não sei se existe rolamento blindado nas medidas da carcaça de canela fina. Já resolveria metade dos meus problemas.
Mesmo que ele não tivesse a largura da pista, a diferença seria compensada com um calço fabricado por um torneiro, evitando que o rolamento passeie na pista.
Vou pegar as medidas dos rolamentos e ver se encontro algum modelo blindado e posto aqui o resultado.
Vlw.
junior braga
28/07/2010, 10:39
Pelo que sei, quando a carcaça do eixo não tem o pino graxeiro próximo às rodas traseiras, o óleo do diferencial vai até os rolamentos de roda para lubrificá-los. Daí não pode ter o retentor interno, senão os rolamentos ficam sem lubrificação.
:stop: isso no eixo canela fina, com rolamento conico. No caso do eixo canela grossa ''rolamento blindado'' é diferente, pois o rolamento já vem lubrificado de fábrica, e não requer lubrificação...
Quando tem o pino graxeiro, aí sim pode ter o retentor, pois o rolamento é lubrificado por graxa, e o retentor serve para separar a graxa do óleo.
:palmas::palmas:
O seu eixo tem o pino graxeiro? Se não tiver, o rolamento pode estar trabalhando sem lubrificação, já que no seu aí tem o retentor interno.
se não me engano, lá no tópico que postei o leopoldo esclarece quais os tipos de eixo, acho que são três modelos:
canela fina ''chavetado'' com rolamentos conicos;
canela fina ''semi-flutuante'' com rolamentos esfericos; acho que é o seu Fabio :concordo:
canela grossa com rolamentos esfericos.
:concordo::concordo:
junior braga
28/07/2010, 10:42
Fabio,
posta umas fotos por favor!!!
sds,
André Luiz Rossetim
28/07/2010, 11:23
Está justamente aí o problema. Não sei se existe rolamento blindado nas medidas da carcaça de canela fina. Já resolveria metade dos meus problemas.
Mesmo que ele não tivesse a largura da pista, a diferença seria compensada com um calço fabricado por um torneiro, evitando que o rolamento passeie na pista.
Vou pegar as medidas dos rolamentos e ver se encontro algum modelo blindado e posto aqui o resultado.
Vlw.
Deixa eu ver se entendi, vc quer substituir um rolamento conico por um esferico? Se for isso, cuidado, isso é suicidio (literalmente falando)
Fabio Cortez
28/07/2010, 11:26
:stop: isso no eixo canela fina, com rolamento conico. No caso do eixo canela grossa ''rolamento blindado'' é diferente, pois o rolamento já vem lubrificado de fábrica, e não requer lubrificação...
:palmas::palmas:
se não me engano, lá no tópico que postei o leopoldo esclarece quais os tipos de eixo, acho que são três modelos:
canela fina ''chavetado'' com rolamentos conicos;
canela fina ''semi-flutuante'' com rolamentos esfericos; acho que é o seu Fabio :concordo:
canela grossa com rolamentos esfericos.
:concordo::concordo:
Catalgo TIMKEN para o Jeep na foto.
De 60 a 66 rolamento cônico 25877/25821
De 66 a 68 rolamento cônico 201047/201011 (meu)
De 68 em diante não consta no catálogo, mas vi que é o 88128 e é de esferas (acredito ser canela grossa)
E agora?
Lucas Nassif
28/07/2010, 11:46
:stop: isso no eixo canela fina, com rolamento conico. No caso do eixo canela grossa ''rolamento blindado'' é diferente, pois o rolamento já vem lubrificado de fábrica, e não requer lubrificação...
Isso aí, no canela fina!
O canela grossa tem o blindado mesmo, igual o do Cascãozão, com retentor interno e sem pino graxeiro. :concordo:
canela fina ''semi-flutuante'' com rolamentos esfericos; acho que é o seu Fabio :concordo:
O do Fábio tem rolamentos cônicos.
junior braga
28/07/2010, 12:52
:concordo:
O do Fábio tem rolamentos cônicos.
:arrow: então é isso, acho que inverti as bolas :lol::lol: , nesse caso o dele é assim:
canela fina ''semi-flutuante'' com rolamentos cônicos.
:concordo::concordo:
ps: Fabio num entendi, o que vc está querendo fazer? mudar o sistema de rolamentos?
posta umas fotos aqui...
:mrgreen::mrgreen:
Fabio Cortez
28/07/2010, 13:39
:arrow: então é isso, acho que inverti as bolas :lol::lol: , nesse caso o dele é assim:
canela fina ''semi-flutuante'' com rolamentos cônicos.
:concordo::concordo:
ps: Fabio num entendi, o que vc está querendo fazer? mudar o sistema de rolamentos?
posta umas fotos aqui...
:mrgreen::mrgreen:
Se for possível, será ótimo.
Julio Rebello
19/10/2010, 23:40
Veio, o seu eixo é desse modelo "meio um meio outro". O retentor externo é assim mesmo. Pra trocar ele, você tem que tirar o anel trava (olha olha como você vai tirar isso), tirar o rolamento e ter acesso ao retentor. Na hora de instalar, a dica que li aqui no Fórum é para não aproveitar o anel trava. :concordo:
Já na carcaça do eixo, existe um outro retentor sim. Vai logo atrás do rolamento, na ponta da tubeira. Pelo que você falou, seu Jeep deve tá sem esse retentor, já que essa medida de 0,7cm é a medida aproximada da espessura do retentor.
Em anexo vai a foto do semieixo que usava no meu Jeep (canela grossa). O retentor externo é localizado no mesmo lugar que o seu (atrás do rolamento, que no meu caso é BLINDADO). A foto 2 mostra um dos calços que tem no semieixo. Essa folga que o seu tem, pode ser a falta de calço bem como a falta do retentor interno. :putz: Tem que analisar pra ver.
E na última foto, mostra onde fica localizado o retentor interno (azul - ORION).
:concordo:
Me ajude aí nessa;
há ns 6 meses, troquei preventivamente o rolamento traseiro(moderno) do "Veio", mas ví que a ponta de eixo esquerda entrou muito fácil e a direita, já ofereceu uma certa resistência para entrar na sede do rolamento.
Hj, depois de instalar o jg de pneus novos, ví que quando tracionava, a roda fazia um pequeno movimento antes de girar.
No início pensei que fosse a suspensão com folga nas buchas coisa e tal, mas verificando mais detalhadamente, ví que o passeio era entre a panela de freio e o espelho, ou seja, deve ser folga no rolamento.
Como faço pra eliminar a folga entre a capa do rolamento e o cubo?
Lucas Nassif
20/10/2010, 07:54
Existem calços para isso, que regula a folga do semieixo/rolamento dentro da tubeira do eixo. No seu caso, como está folgado, você tem que adicionar calços.
junior braga
20/10/2010, 07:55
Me ajude aí nessa;
há ns 6 meses, troquei preventivamente o rolamento traseiro(moderno) do "Veio", mas ví que a ponta de eixo esquerda entrou muito fácil e a direita, já ofereceu uma certa resistência para entrar na sede do rolamento.
Hj, depois de instalar o jg de pneus novos, ví que quando tracionava, a roda fazia um pequeno movimento antes de girar.
No início pensei que fosse a suspensão com folga nas buchas coisa e tal, mas verificando mais detalhadamente, ví que o passeio era entre a panela de freio e o espelho, ou seja, deve ser folga no rolamento.
Como faço pra eliminar a folga entre a capa do rolamento e o cubo?
Julio,
qual é o tipo de eixo? canela fina? grossa?
se a folga for na sede do rolamento, ou seja na carcaça, vai ter que trocar o eixo.
se possivel poste umas fotos, qua ajuda bastante.
:concordo:
Julio Rebello
26/10/2010, 20:55
Existem calços para isso, que regula a folga do semieixo/rolamento dentro da tubeira do eixo. No seu caso, como está folgado, você tem que adicionar calços.
O calço é entre o rolamento e o cubo ou apenas leva o rolamento para o fundo do cubo?
Nos dois lados não haviam esses calços quando troquei, mas apenas um dos lados ficou com essa folga.
Julio Rebello
26/10/2010, 21:02
Julio,
qual é o tipo de eixo? canela fina? grossa?
se a folga for na sede do rolamento, ou seja na carcaça, vai ter que trocar o eixo.
se possivel poste umas fotos, qua ajuda bastante.
:concordo:
É canela grossa com rolamento de esferas.
A folga é justamente na sede, ou seja, entre o rolamento e o cubo.
NÃO TEM SOLUÇÃO???
Não tirei fotos ainda, mas com essas fotos postadas aqui anteriormente, acredito que dê pra entender onde é o problema.
homerohermida
26/10/2010, 22:41
Pelo jeito o "buraco" onde o rolamento "mora" está "arrombado"... Até onde eu sei, teria que trocar o eixo. Mas você pode tentar um produto da Loctite que é específico para folgas entre buchas e/ou rolamentos com as respectivas sedes. Eles garantem até aprox. 0,5 mm de folga.
junior braga
27/10/2010, 08:03
É canela grossa com rolamento de esferas.
A folga é justamente na sede, ou seja, entre o rolamento e o cubo.
NÃO TEM SOLUÇÃO???
Não tirei fotos ainda, mas com essas fotos postadas aqui anteriormente, acredito que dê pra entender onde é o problema.
Julio bom dia!
Bom vamos tentar entender a coisa, vc diz que o eixo é o canela grossa com rolamentos de esfera, pois bem, ai em seguida vc diz que a folga e entre o rolamento e o cubo:shock:, mas espera aí, não tem cubo nesse sistema quem faz a vez do cubo é o proprio semi-eixo, correto??
O que exatamente vc fez nesse eixo? antes de mexer tinha folga?
Me explica melhor onde é essa folga que vc se refere, como vc descobriu essa folga? depois de tudo montado (aperto correto)??
Vou tentar descobrir, veja:
- a folga que vc se refere é notada puxando/empurrando o semi-eixo?? ou é mexendo pra cima e pra baixo??
no aguardo
:concordo::concordo:
Julio Rebello
27/10/2010, 11:57
Pelo jeito o "buraco" onde o rolamento "mora" está "arrombado"... Até onde eu sei, teria que trocar o eixo. Mas você pode tentar um produto da Loctite que é específico para folgas entre buchas e/ou rolamentos com as respectivas sedes. Eles garantem até aprox. 0,5 mm de folga.
Seria o Loctite, ou similar, específico para travar rolamentos?
Fico na dúida se isso resolveria por conta de cte vibração, óleo etc.
Julio Rebello
27/10/2010, 12:06
Julio bom dia!
Bom vamos tentar entender a coisa, vc diz que o eixo é o canela grossa com rolamentos de esfera, pois bem, ai em seguida vc diz que a folga e entre o rolamento e o cubo:shock:, mas espera aí, não tem cubo nesse sistema quem faz a vez do cubo é o proprio semi-eixo, correto??
O que exatamente vc fez nesse eixo? antes de mexer tinha folga?
Me explica melhor onde é essa folga que vc se refere, como vc descobriu essa folga? depois de tudo montado (aperto correto)??
Vou tentar descobrir, veja:
- a folga que vc se refere é notada puxando/empurrando o semi-eixo?? ou é mexendo pra cima e pra baixo??
no aguardo
:concordo::concordo:
A folga que o eixo apresenta é radial.
É como o Homero disse, o lugar onde o rolamento entra está "arrombado" e não sei se apenas calços resolveria.
Cada cajadada, uma minhoca!!! Haja paciência!!! :parede::parede::parede:
Tem que gostar muito pra não botar fogo!!!!:evil:
homerohermida
27/10/2010, 18:24
Seria o Loctite, ou similar, específico para travar rolamentos?
Fico na dúida se isso resolveria por conta de cte vibração, óleo etc.
Loctite é a marca. O modelo é 660. quanto as suas dúvidas, o produto é indicado exclusivamente para o seu problema, como diz a Folha de Dados Técnicos da Henkel Ltda, produtora e dona da marca Loctite: http://tds.loctite.com/tds5/docs/660-BZ.PDF
Abs
Julio Rebello
27/10/2010, 18:30
Loctite é a marca. O modelo é 660. quanto as suas dúvidas, o produto é indicado exclusivamente para o seu problema, como diz a Folha de Dados Técnicos da Henkel Ltda, produtora e dona da marca Loctite: http://tds.loctite.com/tds5/docs/660-BZ.PDF
Abs
VALEW A FORÇA!
A esperança é a única que morre!!!
Vou limpar legal, aplicar e aguardar o tempo de cura total pra só então otar o pneu no chão.
Como são os calços do rolamento?
junior braga
27/10/2010, 18:33
A folga que o eixo apresenta é radial.
É como o Homero disse, o lugar onde o rolamento entra está "arrombado" e não sei se apenas calços resolveria.
Cada cajadada, uma minhoca!!! Haja paciência!!! :parede::parede::parede:
Tem que gostar muito pra não botar fogo!!!!:evil:
então assim sendo, não tem ajeito técnico :putz:, o correto seria trocar a carcaça!
:concordo:
Julio Rebello
27/10/2010, 18:38
então assim sendo, não tem ajeito técnico :putz:, o correto seria trocar a carcaça!
:concordo:
Vou tentar a alternativa de colocar a trava química, mas já sabendo que nessas condições logo-logo ou reaplica ou troca essa P...:parede:
Valew a força
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