Ver Versão Completa : Ranger 3.0 - Como funciona o ABS?
alexmelo
26/07/2007, 23:06
Prezados colegas,
Tive uma experiência má com o freio da minha Ranger, 2007, com 9000 km. Numa emergência, meti o pé no freio e a pickup deslizou em linha reta. Ou seja, as rodas travaram um pouco. Controlei tudo. Só o susto. Fui ler o manual. Diz lá que para o ABS, deve-se PISAR NA EMBREAGEM e DEPOIS NO FREIO. Ora, numa emergência, você se lembra primeiro do freio e só. Depois, comecei a testar, dando freadas bruscas em locais seguros, com asfalto seco. O pedal dá os sopapos normais mas há travamento das rodas. Pensava que o ABS evitava QUALQUER TRAVAMENTO DAS RODAS !! Tive um Vitara 2004 que não deslizava quando freado bruscamente. Algum de vocês tem teve experiência com isto? Alguém conhece bem o ABS e há variações de um carro para outro? Será que é assim mesmo, tem que pisar na embreagem também, e antes do freio? Imagino se eu tiver de meter o pé no freio no molhado...
Abraço, Alexandre
murilloaquino
27/07/2007, 00:24
Seu carro deve estar com algum problema nos sensores ou na central do ABS.O ABS da ranger não deixa as rodas travarem.Experiencia propria.Mesmo em pista molhada, já precisei do freio e apertei o pé a fundo, mesmo sem apertar o pedal da embreagem...
Já que a sua é nova, mande pra garantiaa..
Alex,
Pisar na embreagem no momento de frenagem "tipo pânico" é algo que deve ser feito sempre, independentemente da existência de ABS. Primeiro, para não diminuir a eficiência do freio ocasionada pelo motor engrenado. Segundo, para evitar que o motor morra, porque em seguida à frenagem pode-se precisar de aceleração em rota de fuga.
Isso tem a ver com prática de direção defensiva, e como tal tem que funcionar na base do "automático", do instinto, que se consegue... praticando! :-)
Quanto ao ABS, ele não serve para evitar que as rodas travem e sim para equalizar a frenagem, fazendo com que as quatro rodas mantenham a mesma rotação.
Por exemplo, a uns 60 km/h (abaixo de 40~45 km/h a maioria dos sistemas ABS com controle eletrônico estão desabilitados) digamos que as duas rodas da esquerda estejam no asfalto e as duas da direita no acostamento da estrada, em terra. Nesta situação, numa frenagem de emergência, as rodas da direita irão travar por causa da menor aderência, daí entra em ação o ABS, liberando apenas as rodas da direita na base da modulação (em alguns carros sente-se os "soquinhos" no pedal do freio) e com isso consegue-se evitar - ou minimizar - a alteração de rota.
Outro exemplo, agora com as quatro rodas em piso com boa aderência, pisa-se com força no freio, rodas travam por igual, e o ABS entra em ação, mais uma vez modulando a frenagem, agora na tentativa de diminuir o espaço de frenagem. Veja bem que neste segundo caso só existe atuação do ABS se o carro tiver o recurso de sensor de velocidade (modelos antigos, exclusivamente hidro-mecânicos, também atuam assim porém são mais burros, por assim dizer).
Existem várias estratégias de funcionamento e até várias "gerações" de ABS, cada qual com suas particularidades, mas no geral é assim que atuam.
Sds,
Sukys
Sukys,
concordo contigo em quase todas as suas postagens anteriores, porém, sobre o ABS, ou sistema de anti-bloqueio das rodas serve apenas no que diz o próprio nome.
Pode ser que nos módulos mais novos há mecanismos que ajudem no que disseste, manter a segurança em pisos de diversas aderências.
Mas, é impossível que durante a frenagem o ABS ou qualquer outro sistema faça com que as rodas girem iguais, pois assim seria impossível freiar em curvas. E também, seria impossível q os chips soubessem a aderência do piso, ainda mais se em uma roda for X e na outra Y.
"equalizar a frenagem, fazendo com que as quatro rodas mantenham a mesma rotação"
Daniel
Alex,
Pisar na embreagem no momento de frenagem "tipo pânico" é algo que deve ser feito sempre, independentemente da existência de ABS. Primeiro, para não diminuir a eficiência do freio ocasionada pelo motor engrenado. Segundo, para evitar que o motor morra, porque em seguida à frenagem pode-se precisar de aceleração em rota de fuga.
Isso tem a ver com prática de direção defensiva, e como tal tem que funcionar na base do "automático", do instinto, que se consegue... praticando! :-)
Quanto ao ABS, ele não serve para evitar que as rodas travem e sim para equalizar a frenagem, fazendo com que as quatro rodas mantenham a mesma rotação.
Por exemplo, a uns 60 km/h (abaixo de 40~45 km/h a maioria dos sistemas ABS com controle eletrônico estão desabilitados) digamos que as duas rodas da esquerda estejam no asfalto e as duas da direita no acostamento da estrada, em terra. Nesta situação, numa frenagem de emergência, as rodas da direita irão travar por causa da menor aderência, daí entra em ação o ABS, liberando apenas as rodas da direita na base da modulação (em alguns carros sente-se os "soquinhos" no pedal do freio) e com isso consegue-se evitar - ou minimizar - a alteração de rota.
Outro exemplo, agora com as quatro rodas em piso com boa aderência, pisa-se com força no freio, rodas travam por igual, e o ABS entra em ação, mais uma vez modulando a frenagem, agora na tentativa de diminuir o espaço de frenagem. Veja bem que neste segundo caso só existe atuação do ABS se o carro tiver o recurso de sensor de velocidade (modelos antigos, exclusivamente hidro-mecânicos, também atuam assim porém são mais burros, por assim dizer).
Existem várias estratégias de funcionamento e até várias "gerações" de ABS, cada qual com suas particularidades, mas no geral é assim que atuam.
Sds,
Sukys
Walter L. L. Casitta
27/07/2007, 09:48
O que dificulta a você entender o funcionamento das coisas, no caso agora o ABS é que levam tudo ao pé da letra.
Só porque os pneus cantaram durante a frenagem, isso não que dizer que o ASB não esta funcionando bem. Acho bem mais sensato acreditar que o fato de se ter conseguido controlar o veículo indica que o ABS esta funcionando.
RABUGENTO
27/07/2007, 14:59
Já usei, nao escorregou, funcionou.
Tive que pisar firme nos dois pedais. Escapei por pouco na BR 101 Rio
sobre o ABS, ou sistema de anti-bloqueio das rodas serve apenas no que diz o próprio nome.
Daniel,
Não podemos levar tudo ao pé da letra, ainda mais com palavras em outros idiomas, senão vamos concluir que "flex fuel" nada mais é que um combustível flexível :-)
Pode ser que nos módulos mais novos há mecanismos que ajudem no que disseste, manter a segurança em pisos de diversas aderências.
Travamento de roda na frenagem ocorre por um unico fator, que é a perda de aderência, e a coisa mais natural que existe na perda de aderência é a alteração involuntária de trajetória, logo o ABS serve tanto para TENTAR reduzir o espaço de frenagem quanto TENTAR evitar a alteração de rota. E tem mais, com rodas dianteiras travadas o veículo não responde a alterações de posição do volante, logo o ABS também oferece AJUDA nesta situação.
Escrevi "tentar" e "ajuda" e maiúsculas para deixar bem claro que ABS tem que ser encarado como elemento auxiliar, e por mais sofisticado que seja sua "capacidade de decisão" é determinada por parâmetros previamente dispostos e em conjunções limitadas, bem longe do imponderável que pode estar presente ATÉ numa frenagem em asfalto de qualidade, em linha reta e no plano, e com o carro em bom estado de conservação.
Nada substitui a EXPERIÊNCIA de quem está na frente do volante e tenham sempre o ABS como RESERVA de ação, aliás, tem muito piloto de carro que dispensa este tipo de automatismo justamente em função da experiência adquirida em situações críticas de tomada de decisão.
Como escrevi anteriormente, existem diversas gerações de ABS (se não me engano a atual é a oitava geração) e no site da Bosch http://www.bosch-esperience.com.br/br/language1/wirktabs.html é possível assistir a uma animação - que tem como foco JUSTAMENTE a alteração de rota - onde é visível que o ABS atua modulando a frenagem na base do "freia-libera", onde "libera" é a ação do ABS e onde "freia" é a ação do motorista, e DEPENDENDO de "n" fatores o ABS pode sim manter as rodas travadas, só que na razão de milisegundos.
Perdi o link, mas se alguém tiver saco poderá encontrar um vídeo reproduzido em câmera lenta (e não animação) com carro sobre pista molhada e com marcas pintadas nas rodas justamente para deixar claro a forma TÍPICA de atuação do ABS.
Mas, é impossível que durante a frenagem o ABS ou qualquer outro sistema faça com que as rodas girem iguais, pois assim seria impossível freiar em curvas. E também, seria impossível q os chips soubessem a aderência do piso, ainda mais se em uma roda for X e na outra Y.
Detalhe importante, o que faz com que as rodas tendam a girar na mesma velocidade é o controle de tração (TCS da Bosch, por exemplo), e isso é justamente o oposto do funcionamento do ABS, que quando atuado tende a EVITAR o travamento CONTINUADO das rodas, e isso não necessariamente significa que servirá para manter as rodas na mesma velocidade e sim dentro de uma determinada "janela" de rotação, que será maior ou menor em função do uso de sensores, principalmente. Por exemplo, ABS com sensor de posicionamento de volante tem esta "janela" bem mais restrita, o que diminui erros de interpretação do sistema. ABS sem assistência eletrônica tem atuação muito mais precária, e por aí vai.
Se é para entrar em detalhe de uma determinada geração, tudo bem, mas de forma GENÉRICA o ABS atua da forma que escrevi no texto anterior, que é a forma básica de atuação.
Como já comentei no texto anterior, ABS não atua abaixo de determinada velocidade justamente para evitar erro de interpretação de ação, curva pronunciada em velocidade moderada pra baixa, por exemplo, mesmo porque ninguém vira esquina a 100 por hora, e se virar não é o ABS que resolve e sim o anjo da guarda, que geralmente pula fora antes da curva. :-)
Sds,
Sukys
murilloaquino
27/07/2007, 22:17
´´Quanto ao ABS, ele não serve para evitar que as rodas travem e sim para equalizar a frenagem, fazendo com que as quatro rodas mantenham a mesma rotação.``
Somente neste comentario que não concordo com vc.O abs tem sim sensores que atuam contra o anti-travamento, q dentre ´´N´ fatores, relacionados a pista dentre outros, existem os motoristas q abusam da força de frenagem onde não é possivel, ou seja, afundam o pé.O ABS entra em ação pra diminuir instantaneamente a força de frenagem até a roda volte a ´´girar`` novamente, pois pelas leis da fisica, somente quando a roda está girando é que se consegue a aderencia necessaria e possivelmente desviar da tragetoria.
Lembrando q o espaço de frenagem está relacionado a diversos outros fatores, mais que o ABS ajuda e muito...posso dar como relato proprio.Eu lá acho q pelo menos no brasil todos os carros acima de 50.000 tinham q vir com no minimo ABS de fabrica por lei...Isso pra ser mais moderado e não dizer q todos deveriam sair...
Pedro Bachir
27/07/2007, 22:45
ospra!
uma matéria curiosa sobre a obrigatoriedade do ABS... nunca esperava d encontrar algém falando q o ABS pode atrapalhar...
http://www2.uol.com.br/bestcars/colunas3/b257a.htm
[]'s
murilloaquino
27/07/2007, 22:52
Eu li essa materia e acho q não tem nada haver.Os abs como do da ranger que são mais modernos, existem um Sensor de DESACELERAçÂO, ou seja, se ele perceber q o freio não está freiando o tanto necessario, cruza informaçoes e percebe q ta na hora de ´´desativar o abs`` por um curto periodo, para evitar justamente esse efeito do abs de tirar a pressão do freio...
Os sistemas estão ai pra evitar de todos os tipos, mais nada q a percia do motorista para evitar os acidentes...
´´Quanto ao ABS, ele não serve para evitar que as rodas travem e sim para equalizar a frenagem, fazendo com que as quatro rodas mantenham a mesma rotação.``
Somente neste comentario que não concordo com vc.
Murillo,
Realmente me expressei mal, mas minha intenção era ter escrito "ele não serve somente para", tanto que até entrei em detalhe funcional no segundo texto, que volto a reproduzir.
o ABS atua modulando a frenagem na base do "freia-libera", onde "libera" é a ação do ABS e onde "freia" é a ação do motorista, e DEPENDENDO de "n" fatores o ABS pode sim manter as rodas travadas, só que na razão de milisegundos.
Pedro,
Eu mesmo comentei no outro texto que o ABS pode atrapalhar, e se procurar vai encontrar mais gente falando o mesmo, o que não significa que ABS não funciona, pelo contrário, só que por um lado ajuda, mas por outro lado limita a liberdade de ação de quem dirige, desde que seja experiente, é claro, sem falar das limitações funcionais deste tipo de controle.
Isso é assim com qualquer tipo de automatismo, como acelerador tipo fly-by-wire, controle de tração e até com bloqueio de diferencial.
ABS tem que ser encarado como um extintor de incêndio. Serve pra apagar fogo, mas nem sempre apaga, e quando não apaga não sobra vivente pra vir aqui contar a história.
Sds,
Sukys
alexmelo
01/08/2007, 23:22
Prezados,
Agradeço as manifestações. Fui à concessionária local e testaram tudo, inclusive o ABS, com aquele computador de mão plugado embaixo do painel. Está tudo OK.
Resta ter cuidado.
Abraço,
Alex,
Só fizeram teste de diagnóstico? Não fizeram teste dinâmico?
Sds,
Sukys
Walter L. L. Casitta
02/08/2007, 07:54
Alex,
Só fizeram teste de diagnóstico? Não fizeram teste dinâmico?
Teste dinâmico? Se fosse meu o veículo não permitiria ainda mais pelos funcionários de concessionária! Divido que exista qualquer tipo de procedimentos técnicos disponibilizado pelos fabricantes para esse tipo de teste.
Edintruder
02/08/2007, 10:33
Teste dinâmico faça você mesmo. Se fizer na concessionária vão dar um pau do cacete na tua caminhonete.
Mais uma
Uma coisa que não sei se foi citada é que o abs leva o motirista principalmente os mais exprerientes a ter de reaprender a reagir nas situações de emergencia.
Explico, em situação de emergencia sem abs no molhado, era aconcelhado a dar pequenas bombadas no freio para evitar o travamento, porem no abs, esse reflexo deve ser esquecido, ou ira enviar mensagens erradas a central de controle do abs atrapalhando as reações que deveriam ser tomadas em uma emergencia.
murilloaquino
02/08/2007, 13:11
COncertezaa...
agora é meter o pesão no fundo e deixar que o freio resolva...
Acelerar e em seguida meter o pé no freio não deixa de ser um teste, VAI DE QUEM FAZ, mas não é sobre isso que me referi.
Existem diversos níveis de teste dinâmico para ABS e no mais simples, que é o teste dos sensores de roda, o carro nem precisa estar em movimento, basta a roda estar em giro.
Situação: roda fônica torta, sensor solto ou mal posicionado.
Não tem diagnóstico no mundo que identifica tal coisa de forma ESTÁTICA - tem diagnóstico que nem identifica a presença/ausência de sensor - só que com problema nos sensores das rodas o funcionamento do ABS fica muitíssimo comprometido.
Não conheço detalhes de diagnóstico do ABS da Ranger, que por ser sistema mais atual deva ter histórico de falhas, só que o diagnóstico, ISOLADAMENTE, vale para situações de manutenção preventiva e nunca ISOLADAMENTE para situações onde exista suspeita de mal funcionamento, mesmo que a suspeita seja do dono, e mesmo que o dono não entenda lhufas de carro, porque freio é item de segurança e sob a menor suspeita deve ser checado de forma integral.
Diagnóstico estático - e até dinâmico - não substituem outras formas de checagem, digamos, clássicas. Fosse assim muito mecânico não comeria tanta bola com scanner na mão, porque diagnóstico via scanner tem que ser encarado com reservas, e isso SEMPRE.
Há coisa de cinco ou seis anos atrás um dono de Passat teve problemas no ABS. O carro passou por mais de uma autorizada, foi levado à VW (pelo menos foi o que disseram em uma das autorizadas) e teve o seguinte diagnóstico: ABS condenado, troca de TODO sistema, tanto hidráulico quanto eletrônico, coisa de 6000~7000 dólares à época.
Inconformado com a troca absurda, o dono do carro levou o dito para uma certa oficina, o dono desta oficina me pediu um help, e em não mais de cinco minutos identifiquei o problema no osciloscópio: instabilidade no sinal do sensor da roda traseira esquerda, ocasionado pela roda fônica empenada.
Isso é caso real e em MP posso passar o nome da oficina, e se alguém entrar em contato com a oficina terá este fato narrado com maiores detalhes, porque a orelhada da autorizada - pra não dizer irresponsabilidade - foi das grandes, e só fiz um resumo.
Marbo,
Não sei onde você ouviu isso, mas bombar freio NÃO EVITA travamento de roda, pelo contrário, além do que aumenta a chance de desvio de rota, mesmo em carro que NÃO tenha ABS e ainda mais em piso molhado, onde o freio tem que ser tratado com suavidade até em situação de pânico.
Em tempo, rapidez na ação é uma coisa, suavidade na ação é outra bem diferente.
Sds,
Sukys
Márcio T
03/08/2007, 21:35
Pisar na embreagem no momento de frenagem "tipo pânico" é algo que deve ser feito sempre, independentemente da existência de ABS. Primeiro, para não diminuir a eficiência do freio ocasionada pelo motor engrenado.
Olá, Sukis.
Desculpe a ignorância, mas não entendi como ou porque o "motor engrenado" iria diminuir a eficiência do freio. Poderia me explicar?
Márcio
Márcio,
A razão é simples, sem pisar na embragem o freio terá que deter o veículo e o motor, e quanto maior a rotação do motor maior a potência gerada, até o limite de potência, é claro.
Sds,
Sukys
Sukys
Como é então que se deve fazer com carro automático?
Cambio automático não tem pedal de embreagem, logo, não se faz nada... :-)
Veja só, Magon, a questão é sobre frenagem de emergência, e freio em bom estado de conservação deve segurar não só o carro como também motor, só que pisando na embreagem o freio terá uma reserva a mais pra frenagem ou até diminuir o tempo de resposta. Dependendo do freio, da potência do motor, do peso do carro, da velocidade, etc, isso pode até passar batido, mas a chance do motor morrer em frenagem de pânico é muito grande, e isso em qualquer carro equipado com câmbio manual, daí fica impossível uma eventual retomada em rota de fuga.
Câmbio automático tem acoplamento viscoso (pelo menos a maioria) e em frenagem de pânico não só haverá um deslizamento no acoplamento como o próprio câmbio fará uma redução automática, daí não só o freio terá algum refresco como também será mais fácil uma eventual retomada.
Com câmbio automático fica complicado falar de forma genérica, ainda mais se tiver gerenciamento eletrônico, mas acredito que boa parte deles de comporte desta forma.
Em termos de manutenção de controle, frenagem de pânico é a pior coisa que existe, e o ideal é sempre dirigir de forma defensiva, coisa que pouquíssima gente faz, embora seja extremamente simples de se fazer.
Sds,
Sukys
Ok Sukys
Mas ainda considero que depende da situação , se voce está a 40 km /h e precisa freiar de emergencia, me parece natural pisar no freio e embreagem ao mesmo tempo , mas a 120 km/h(vai andar uns 70-80 m até parar) me parece mais seguro pisar no freio primeiro e quando estiver proximo a uns 30km/h , aí sim pisar na embreagem , isso com ou sem ABS porque mesmo que pouco o motor ajuda a freiar.
O ABS tem evoluido e tenho visto em algumas propagandas algo como ABS que tem algum recurso para freiadas de panico , alguem sabe o que é isso?
fala galera!
ta acontecendo alguma coisa com o freio abs da minha ranger. ela ta indo pra revisao dos 50mil terça feira e queria tirar essa duvida.
tive que freiar forte um dia desses e os freios fizeram um barulho e tb senti no pedal alguma coisa parecida com metal com metal, tipo um barulho similar ao de quando amolamos uma faca! tipo..."tim, tim, tim" estranhei isso na hora pq ela nunca tinha feito esse barulho antes quando precisei dos freios. no dia seguinte fiz um teste e novamente ouvi o barulho. é um barulho de um atrito mt forte entre metais.
gostaria da opinião de vcs! sera que ta com algum problema? lembrando que isso so acontece quando freio forte (quando o abs entra em ação). pois vou leva-la na revisao na ford e nao queria ser tapiado por uma eventual troca de di$cos de freio!
o modelo da minha é a 3.0 xlt com abs nas 4.
falou galera!
murilloaquino
06/08/2007, 15:02
Isso é simplesmente a sua pastilha q está acabando ou algo nas lonas traseiras...
Márcio T
06/08/2007, 18:26
Márcio,
A razão é simples, sem pisar na embragem o freio terá que deter o veículo e o motor, e quanto maior a rotação do motor maior a potência gerada, até o limite de potência, é claro.
Sds,
Sukys
Olá, Sukis. Como o segredo de ser chato é falar tudo, confesso que ainda estou confuso. Não seria exatamente o contrário? Veja só: Na frenagem, há corte imediato da alimentação do motor, a borboleta da câmara de admissão se fecha e a depressão criada "segura" o motor que, nesta situação, passa de motor a movido. Se a embreagem é acionada, ocorre o desacoplamento da caixa de transmissão e o motor, perdendo-se o freio motor. Na situação em que o freio motor for praticamente desprezível (baixa rpm e relação de transmissão alta), também seria desprezível a propulsão gerada. Então, até o ponto em que a velocidade for baixa o suficiente para "apagar" o motor, o ideal é manter engrenado e aproveitar o freio motor, certo? Ou errado?
Um abraço.
Márcio
murilo, pastilhas acabando eu acredito que nao, pois troquei elas na revisao dos 40mil, ou seja, as pastilhas tem apenas 10mil km. as lonas traseiras, vou pedir para verificar!
valeu!
murilloaquino
06/08/2007, 23:04
Pois eh....as minhas troquei na revisão dos 20 mil e essas agora, com 41.000 duram mais uns 5mil...