Conectar

Ver Versão Completa : Bloqueio de diferencial só na dianteira !!!!

Morceli
26/07/2007, 18:30
All, estou querendo colocar bloqueio no diferencial de meu Troller, porém como ando muito no asfalto e gostaria de colocar um modelo automático (Ensimec) estou pensando em colocar somente na dianteira, assim quando estiver com a roda livre desligada acredito que não terei problemas com estalos, trancos e outros problemas já mencionados em outros tópicos, assim gostaria da ajuda sobre as seguintes dúvidas:
1- meu pensamento está correto com relação a não ter problemas em rodar com a roda livre desligada?
2- a funcionalidade do bloqueio será a mesma estando somente na dianteira, lembrando que tenho o original do Troller na traseira.
Obrigado.
Marcelo Morceli Campos

caioc
26/07/2007, 20:57
Fala Morceli!

não sei se a ENSIMEC tem disponível o FULL LOCK para dianteira do troller, talvez o trpc.

Por que você não opta por um selecionável na traseira (ops!)? desta forma quando desligado funcionaria da mesma forma que um diferencial normal e acredito que o bloqueio atrás tenha uma performance superior que na frente.

Com relação ao bloqueio original do troller, dê uma checada, mas já deve estar "gasto". Já que seu funcionamento se assemelha a um disco de embreagem, sofrendo desgaste e perdendo eficiência!

Cara, acho que é isso... eu optaria por um selecionável atrás.

abraço

Caio Carlucci

folgado
26/07/2007, 21:55
Morceli,
se você pesquisar no Fórum, vai ver que todos aconselham a colocar o bloqueio na traseira, ainda mais se ele não for selecionável.
Os estalos vão ocorrer do mesmo jeito, se a roda livre não estiver acionada.
No seu caso, eu colocava um selecionável na traseira, ou aquele novo da Ensimec (silencioso), que parece que é muito bom. O Elmer parece que testou, entra em contato com ele.
Um bloqueio só na dianteira não é aconselhável por traser problemas na dirigibilidade, ainda mais no asfalto.

[]'s. Antonio.

Daniel Castanho
26/07/2007, 23:20
Os estalos vão ocorrer do mesmo jeito, se a roda livre não estiver acionada.
.......Um bloqueio só na dianteira não é aconselhável por traser problemas na dirigibilidade, ainda mais no asfalto.
[]'s. Antonio.
Antonio,
Só para tentar esclarecer, quando estiver com a roda livre no "4x2" o diferencial dianteiro não vai girar e consequentemente não haverá estalos ou interferência alguma na dirigibilidade, pois neste caso as rodas estarão "desconectadas" dos semi eixos e do diferencial, rodando livremente.

Agora, quando acionada a roda livre aí sim os estalos vão ocorrer e a dirigibilidade será afetada, com tendência de sair reto nas curvas. Eu tive um Jipe com bloqueio na dianteira e sofria um pouco para fazer curvas, principalmente em barro liso.

O que eu não sei é sobre a eficiência do bloqueio SÓ na dianteira, visto que em situações difíceis talvez o apoio ou força maior de tração venha das rodas traseiras (aí já não sei se estou falando abobrinha%$#@#%$@#)! Seria interessante encontrar alguém que já esperimentou isso.

Abraços,
Daniel

wagnerf
27/07/2007, 09:34
Acho que vc forçaria muito ter o bloqueio somente do eixo dianteiro, as mocineticas provavelmente não aguentariam, por isto que ao montar dois ARB, normalmente projeta-se para que o dianteiro só ligue com o trazeiro ligado.

Quanto a Esimec, não uso mas conheço varias pessoas que usão e posso te garantir que o produto é exelente.

A versão mais silenciosa, então deve ter ficado show.

E no mais o barulho do motor é mais alto.

Já usei bloqueio que estrala em um vitara que tinha, e em pouco tempo vc acostuma, sem problema.

Abraços.

Magoo
27/07/2007, 10:11
Morceli, bloqueio é muito mais eficiente na traseira, ou tenho bloq traseiro selecionável e estou :dance:. Sem estalos, nenhuma diferença no asfalto, e 100% bloqueado na trilha. Se vc se encomoda com os estalos bota um selecionável:concordo:, ou logo 02.

Abraço

Elmer_Jeep
27/07/2007, 15:04
Complementando essa mensagem

Agora, quando acionada a roda livre aí sim os estalos vão ocorrer e a dirigibilidade será afetada, com tendência de sair reto nas curvas. Eu tive um Jipe com bloqueio na dianteira e sofria um pouco para fazer curvas, principalmente em barro liso.

A dirigibilidade só será afetada se o 4x4H ou L estiver acionado. Se apenas as rodas livres estiverem engatadas (4x4 / Lock) e o botão de acionamento da tração estiver no modo 4x2 o bloqueio vai desacoplar mais facilmente pelo fato de não ter torque(vindo da Tcase pelo cardâ) aplicado ao pinhão.

Uma época instalei 2 bloqueios ENSIMEC Full Lock IV no meu ex CJ5, as vezes eu transitava com as roda-livres acionadas só pra ver se mudava algo na dirigibilidade, mas devido ao peso do motor na frente do carro e a ausencia de torque no pinhão ouvia-se apenas os estalos característicos daquele modelo de bloqueio, ou seja, desbloqueava numa boa sem afetar o manejo da viatura.

Mas quando tava em 4x4L com 5libras nos pneus 35" a direção ficava bem pesada pra manobrar/esterçar nas trilhas tanto é que troquei o Full Lock pelo TRPC (no eixo dianteiro).

[]'s

Morceli
27/07/2007, 17:12
All, realmente acredito que a melhor opção será o bloqueio somente na traseira selecionavel ou não, assim vou aguardar algum relato do novo bloqueio da Ensimec.
Obrigado pelas informações e sugestões são bem vindas.

Elmer_Jeep
27/07/2007, 18:31
Morceli, alguns comentários meus sobre o novo Full Lock:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30170&page=2

[]'s

Morceli
30/07/2007, 19:15
Acho que vou colocar o novo Ensimec nos 2 diferenciais (dianteira e traseira), pois não estou mais usando muito o carro no alfalto, o que voces acham?

Insano
30/07/2007, 19:58
Acho que vou colocar o novo Ensimec nos 2 diferenciais (dianteira e traseira), pois não estou mais usando muito o carro no alfalto, o que voces acham?

Morceli, eu tive a experiencia de usar o bloqueio tanto na frente como atrás.
Meu pai tem um willys e montou o bloqueio na frente (do modelo mais barato) e eu comprei um full lock fase IV e montei na traseira do meu Engesa.

Cada um dos bloqueios leva vantagens em lugares diferentes. O grande problema do bloqueio traseiro é que o carro tende a empinar nas erosões e por isso você perde a tração dianteira. Meu pai conseguia sair das erosões com muito mais facilidade. Pois geralmente as duas rodas traseira ficam no chão + o bloqueio na dianteira o carro não perde nada de tração.

A outra vantagem é que desligou a dianteiro o bloqueio fica parado. Já na traseira ele fica sempre ligado. Fora o estalo que alguns modelos fazem o carro fica parecendo um Kart para digirir, principalmente quando esta andando rápido. Se vacilar o carro sai de traseira mesmo. Mas como meu carro é de trilha eu acho bom!

O problema do bloqueio na diânteira é que se não for direção hidraúlica esquece (que não é caso do troller). Os terminais de direção gastam bem mais rápido. O carro também perde um pouco de esterço com a 4x4 ligada. Mas na dianteira o carro melhora bem mais que na traseira.

Como bloqueio nos dois diferenciais se vacilar no acelerador o carro capota, pois não para de tracionar nunca. Mas vc pode até vender o guincho do carro que não vai precisar mais.

Elmer_Jeep
31/07/2007, 09:36
Como bloqueio nos dois diferenciais se vacilar no acelerador o carro capota, pois não para de tracionar nunca. Mas vc pode até vender o guincho do carro que não vai precisar mais.

Mas também não exagera né...

Morceli
31/07/2007, 21:46
All, fechei hoje com o Leo Valle os bloqueis para serem colocados nos dois diferenciais, depois que instalar falo como ficou, aliás alguem tém alguma indicação para instalar em SP ou de preferencia no ABC?
Abraços.
Marcelo

abreu
31/07/2007, 23:51
Opa Morceli, posta mesmo as impressões!
Tenho muita vontade de botar, mas tenho medo da dirigibilidade ficar uma merd*...

Abraços.

themoteo
01/08/2007, 22:57
Acho que vc forçaria muito ter o bloqueio somente do eixo dianteiro, as mocineticas provavelmente não aguentariam, por isto que ao montar dois ARB, normalmente projeta-se para que o dianteiro só ligue com o trazeiro ligado.

Quanto a Esimec, não uso mas conheço varias pessoas que usão e posso te garantir que o produto é exelente.

A versão mais silenciosa, então deve ter ficado show.

E no mais o barulho do motor é mais alto.

Já usei bloqueio que estrala em um vitara que tinha, e em pouco tempo vc acostuma, sem problema.

Abraços.

http://www.todoterreno.net/prod_arb_airlocker.htm

Alguém conhece esse tipo de bloqueio? É bom? Quem conhece pode citar vantagens e desvantagens? E a marca, é boa?

Grato

Alexandre Zocrato
02/08/2007, 02:00
http://www.todoterreno.net/prod_arb_airlocker.htm

Alguém conhece esse tipo de bloqueio? É bom? Quem conhece pode citar vantagens e desvantagens? E a marca, é boa?

Grato

Se você tiver dinheiro, pode ir de olhos fechados. É um dos melhores bloqueios do mercado. A ARB é australiana e esses bloqueios são sucesso no mundo todo.
Eu considero que, em termos de bloqueios selecionáveis, essa é a melhor opção. Contudo, para adquiri-los, você deve adquirir também o compressor, pois são acionados por ar comprimido.

themoteo
02/08/2007, 05:41
Se você tiver dinheiro, pode ir de olhos fechados. É um dos melhores bloqueios do mercado. A ARB é australiana e esses bloqueios são sucesso no mundo todo.
Eu considero que, em termos de bloqueios selecionáveis, essa é a melhor opção. Contudo, para adquiri-los, você deve adquirir também o compressor, pois são acionados por ar comprimido.

Obrigado Alexandre,

você sabe se eles apresentam algum problema quando não estão acionados?
As mensagens postadas aqui me deixaram em dúvida se estralos, barulhos e problemas de dirigibilidades são apenas quando o bloqueio está acionado, ou se aparecem também, mesmo com o bloqueio desligado.

Grato

AKPG
02/08/2007, 07:29
Themoteo,

Com os ARB´s instalados no seu carro, vc não vai ouvir nenhum barulho quando estiver rodando com o carro.

A única coisa que muda na dirigibilidade é que vc perde o LSD que tem no eixo traseiro do Troller. Então, andando no asfalto com chuva ou subidas de paralelepipedo e etc, pode ser que as rodas traseiras patinem mais do que quando o carro estava com o LSD. Isto vai ocorrer pois o ARB só entra em ação quando vc aciona ele de dentro do carro. E acioná-lo no asfalto significa que algo vai quebrar.

Eu já comprei um par para colocar no meu T4. Acho que semana que vem eles serão instalados e ai poderei passar maiores detalhes.

Um abraço,

themoteo
02/08/2007, 07:51
Themoteo,

Com os ARB´s instalados no seu carro, vc não vai ouvir nenhum barulho quando estiver rodando com o carro.

A única coisa que muda na dirigibilidade é que vc perde o LSD que tem no eixo traseiro do Troller. Então, andando no asfalto com chuva ou subidas de paralelepipedo e etc, pode ser que as rodas traseiras patinem mais do que quando o carro estava com o LSD. Isto vai ocorrer pois o ARB só entra em ação quando vc aciona ele de dentro do carro. E acioná-lo no asfalto significa que algo vai quebrar.

Eu já comprei um par para colocar no meu T4. Acho que semana que vem eles serão instalados e ai poderei passar maiores detalhes.

Um abraço,

Muito obrigado AKPG,

você sabe dizer se todos os Trollers tem LSD, ou a partir de que ano foi colocado?

Quando você diz: "Isto vai ocorrer pois o ARB só entra em ação quando vc aciona ele de dentro do carro."
Você está se referindo ao problema de patinar? Mas vai patinar só se estiver acionado ou sempre?

Resumindo pra ver se eu entendi ou se me faço entender:

1.O Troller tem LSD, que é um ótimo sistema para ser usado no asfalto.
2.Em algumas situações de trilha podemos precisar de que as rodas(dianteiras ou traseiras) tenham, pelo menos, a mesma tração, aí entra o bloqueio do diferencial.
3.Ao bloquear o diferencial vamos perder a ação do LSD, o que não seria problema pois a principio, a menos que queira quebrar o carro, não vou acionar o bloqueio na estrada.

4. Então instalar o arb não teria nenhum problema, desde que observe o que foi citado acima.

É isso?:pensativo:

leovalle
02/08/2007, 08:13
Muito obrigado AKPG,

você sabe dizer se todos os Trollers tem LSD, ou a partir de que ano foi colocado?

Quando você diz: "Isto vai ocorrer pois o ARB só entra em ação quando vc aciona ele de dentro do carro."
Você está se referindo ao problema de patinar? Mas vai patinar só se estiver acionado ou sempre?

Resumindo pra ver se eu entendi ou se me faço entender:

2.Em algumas situações de trilha podemos precisar de que as rodas(dianteiras ou traseiras) tenham, pelo menos, a mesma tração, aí entra o bloqueio do diferencial.
3.Ao bloquear o diferencial vamos perder a ação do LSD, o que não seria problema pois a principio, a menos que queira quebrar o carro, não vou acionar o bloqueio na estrada.

4. Então instalar o arb não teria nenhum problema, desde que observe o que foi citado acima.

É isso?:pensativo:

Os Trollers saem com LSD no eixo traseiro a partir de 2003.

O ARB não é automático, então você só usa se houver real necessidade. Esse é o melhor bloqueio que existe, por ser sua a decisão de usar ou não e pela sua facilidade de acionamento. A única desvantagem que vejo é que quando se está passando por enroscos desbloqueado, pode ocorrer de vc ficar em algum lugar e ter que acionar o ARB, ao contrário do automático que vc passaria direto. A vantagem é que se tem mais emoção, pelo memso motivo.

1 - O LSD é excelente para ser usado em terrenos onde há perda de tração em uma das rodas
2 - estando 100% bloqueado, se apenas uma das rodas estiver no chão, o carro continua tracionando
3- se vc instalar outro tipo de bloqueio, tem que tirar o LSD. No asfalto o LSD pode ser considerado dispensável. O ARB ao ser acionado em terrenos como asfalto e cimento, pode quebrar algo, uma vez que não há o efeito diferencial nas curvas.

AKPG
02/08/2007, 08:14

Não sei a partir de qual ano o LSD tornou-se original do Troller. Vamos aguardar alguém com esta informação.

Com o LSD, na maioria das vezes, vc nem percebe que ele está atuando. Para instalar o ARB é necessário tirá-lo. Tirando ele, é bem provável que vc vai passar a perceber que o carro irá patinar em situações onde antes isso não acontecia. Se vc acionar o ARB, as duas rodas do mesmo eixo irão girar na mesma velocidade. E quanto patinar, irão patinar as duas rodas do mesmo eixo.

Na trilha também. É só ver a imagem do meu avatar. Só consegui passar por ali por causa do LSD. Ou seja, o carro ficou com duas rodas no ar. Ai ele parou, precisei dar tração para o LSD entrar em ação e ai consegui passar. Se estivesse com o ARB instalado, teria acionado antes de entrar na erosão e teria passado mais facilmente.

É isso ai!!!

No caso do ARB, está correto

:concordo:

ross
03/08/2007, 00:34
themoteo,

Tem também outro bloqueio chamado Detroit Electrac que possui opção para os dois sistemas (LSD ou 100% bloqueado). Quando desativado, funciona o LSD e ao apertar o botão, o bloqueio 100% é ativado. Este aí é meu sonho de consumo para o diferencial traseiro mas na dianteira colocaria algo semelhante ao ARB para não perder o efeito do diferencial quando necessáro.

Não acho que o LSD seja ideal para o asfalto visto que há muitas situações que existe a necessidade do diferencial entrar em ação (curvas por exemplo).

Enquanto isso $$$, to comprando um selecionável da macrotorque que é semelhante ao ARB (8 ou 80) porém com sistema de acionamento manual a cabo.

[]s
Paulo Ross

Alexandre Zocrato
03/08/2007, 01:52
themoteo,

Tem também outro bloqueio chamado Detroit Electrac que possui opção para os dois sistemas (LSD ou 100% bloqueado). Quando desativado, funciona o LSD e ao apertar o botão, o bloqueio 100% é ativado. Este aí é meu sonho de consumo para o diferencial traseiro mas na dianteira colocaria algo semelhante ao ARB para não perder o efeito do diferencial quando necessáro.

Não acho que o LSD seja ideal para o asfalto visto que há muitas situações que existe a necessidade do diferencial entrar em ação (curvas por exemplo).

Enquanto isso $$$, to comprando um selecionável da macrotorque que é semelhante ao ARB (8 ou 80) porém com sistema de acionamento manual a cabo.

[]s
Paulo Ross

Nesse ponto, cuidado: bloqueio acionado no asfalto = quebras. Se for bloqueio dianteiro, pode dar em capotamento.
O eletrac utiliza o lsd porque, no asfalto, ele pode ser utilizável. Se acionar - tanto o eletrac quanto o ARB - no asfalto, há o perigo de quebras ou acidentes (ou ambos).

Detalhe: não há eletrac para todos os tipos de eixos. Para o rover e salisbury, por exemplo, não tem. Para os Dana 44, tem.

t4_carcara
12/08/2007, 17:48
ross,

Onde consigo mais informações sobre este bloqueio da Macrotorque? Como funciona o acionamento? Pode dar mais detalhes? E por último, qual o custo de implantação?

Abr.

Carcará.

folgado
12/08/2007, 18:31
ross,

Onde consigo mais informações sobre este bloqueio da Macrotorque? Como funciona o acionamento? Pode dar mais detalhes? E por último, qual o custo de implantação?

Abr.

Carcará.

Há um tópico que explica tudo sobre o bloqueio Macrotorque:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18348&highlight=macrotorque

Ele agora é acionado por uma alavanca, bem fácil de acionar, e, quando desbloqueado, não interfere em nada no diferencial do carro.
[]s. Antonio.

t4_carcara
12/08/2007, 20:45
Folgado,

Obrigado pela dica. Vou checar lá no tópico.

Carcará.

ross
12/08/2007, 21:27
ross,

Abr.

Carcará.

carcara,

tem também o site: http://www.macrotorque.com.br (http://www.macrotorque.com.br/)
O meu bloqueio chegou esta semana, vou instalar e depois posto mais detalhes.

[]'s

folgado
12/08/2007, 21:42
As fotos do novo sistema de acionamento pode ser vistas aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18348&page=72
Um abraço.
Antonio.

t4_carcara
14/08/2007, 00:29
Ross e Folgado, obrigado pelas dicas. Estou lendo o tópico sobre o bloqueio... é muito longo (mais de 70 páginas)... Aguardo então as notícias do Ross.

Pelo que estava lendo no tópico, parece que o bloqueio é eficaz e menos da metade de um ARB, o que gera a possibilidade de instalação a menor custo de um traseiro a curto prazo e um dianteiro em um futuro próximo... Achei interessante a possibilidade.

Abr a todos.

Carcará.

guilhermekrug
14/08/2007, 05:26
Para quem é iniciante não sei se esta percebendo que o LSD é um bloqueio também, só que bloqueia parcialmente e não 100%...

No meu site www.euamomeutroller.com.br tem umas explicações a respeito de bloqueio e uns links para vídeos explicativos...

Lá também tem a evolução dos Trollers e, pelo que sei, em 2002 os Trollers já saiam com LSD

themoteo
14/08/2007, 14:22
Para quem é iniciante não sei se esta percebendo que o LSD é um bloqueio também, só que bloqueia parcialmente e não 100%...

No meu site www.euamomeutroller.com.br tem umas explicações a respeito de bloqueio e uns links para vídeos explicativos...

Lá também tem a evolução dos Trollers e, pelo que sei, em 2002 os Trollers já saiam com LSD

Pois é Guilherme, o problema é que a maioria posta, com muito boa vontade , mas sem se dar conta de que nem todos tem o conhecimento do assunto. Eu precisei pesquisar muito para entender que para instalar o arb no troller eu teria que tirar o LSD que já tem no eixo traseiro.Se nós lermos as mensagens nenhuma diz isso diretamente. Mas tudo bem, fundo acho bom porque não consigo me contentar enquanto não tiver entendido, ou me feito entender(mal de professor:lol:) e fico perguntando e pesquisando até conseguir...espero que tenham paciência:concordo:

delavega
14/08/2007, 19:36
Pessoal,

Já perguntei em outro tópico, mas ainda ninguém esclareceu, por isso, vai de novo.

Alguém tem mais informações sobre um bloqueio pneumático que está a venda na www.garra4x4.com.br???? Está escrito 100% nacional na foto, mas não tem informações sobre o fabricante.

Abraços, Diego

themoteo
14/08/2007, 20:00
Pessoal,

Já perguntei em outro tópico, mas ainda ninguém esclareceu, por isso, vai de novo.

Alguém tem mais informações sobre um bloqueio pneumático que está a venda na www.garra4x4.com.br???? Está escrito 100% nacional na foto, mas não tem informações sobre o fabricante.

Abraços, Diego

Também fiquei interessado. Mandei um mail pra eles, vamos ver se respondem.

delavega
21/08/2007, 18:30
E aí, pessoal,

Ninguém se habilita para dar informações sobre o bloqueio???

Themoteo, eles te responderam alguma coisa?

Abraços, Diego

Alexandre Zocrato
21/08/2007, 18:38
E aí, pessoal,

Abraços, Diego

Garra 4x4 é forista aqui. Mande uma MP para ele e peça para postar as informações aqui.

themoteo
21/08/2007, 18:47
E aí, pessoal,

Abraços, Diego

Ainda não..vou fazer como o Alexandre sugeriu...mandar uma MP pro Garra 4x4.

abreu
21/08/2007, 19:13
Uma pergunta:
Como fica um carro com bloqueios automáticos de 100% para correr um rally in-door ou rally de regularidade?

Não tem como! Pq tipo, nas curvas não há nada mais comum do que o carro destracionar um pouco... Ai o bloqueio entra: das 2 uma: ou seu carro vai passar direto na curva ou vai rodar bonito...

Eu andei pensando muito e cheguei a conclusão esse negocio de bloqueio automático é sem condições... Não tem lógica!
Em um estradinha de barro onde em uma curva o carro quase sempre destraciona vai ser um show de rodadas ou de sobradas!

Ps. Estou falando isto com base em um Troller de um amigo, que botou bloqueio automático na trazeira. O bloqueio funciona MUITO BEM, na hora errada!(em curvas de barro, onde ele bloqueia 100% e o carro ou roda ou passa direto) e demora a atuar na hora certa (em subidas de duna, onde ele só bloqueia quando uma das rodas começa a girar mais que outra, situação em que normalmente vc já está atolado).

Eu vou juntar mais uns cascalhos e partir para um selecionável!
Ps. Existe algum hidraulico? Que eu possa usar a bomba de direção para aciona-lo?

Abraços.

AlemãoRS
21/08/2007, 19:44
Em bloqueio automático não tem como ele esperar uma roda estar girando mais que a outra pra ele atuar, no momento que tu acelerou, ele tá bloqueado. Em curvas vai sair mais de traseira sim, mas é mais fácil controlar justamente pq as duas rodas vão estar girando juntas.

abreu
22/08/2007, 13:56
Hum... Então ele me explicou errado...
Mas assim, é que não surtio o efeito esperado... Pelo menos em dunas...

O preço do automático da Ensimec é muito convidativo, 1200 cada um, mas meu medo é maior que esse preço!

Eu ando relativamente rápido no dia-a-dia, tenho medo de alguma situação daquelas onde vc precisa fazer uma curva urgente, acelerando... ou um retorno daqueles movimentados em que vc já tem que entrar nele de pé dentro... Como ficaria o bloqueio nessas situações?

Abraço...

Alexandre Zocrato
22/08/2007, 14:25

O preço do automático da Ensimec é muito convidativo, 1200 cada um, mas meu medo é maior que esse preço!

Eu ando relativamente rápido no dia-a-dia, tenho medo de alguma situação daquelas onde vc precisa fazer uma curva urgente, acelerando... ou um retorno daqueles movimentados em que vc já tem que entrar nele de pé dentro... Como ficaria o bloqueio nessas situações?

Abraço...

O bloqueio iria travar (se for o 100%).
Se você usar no eixo dianteiro, você possivelmente vai capotar.
Se você usar no eixo traseiro, você vai rodar.

É preciso modificar a forma de dirigir. A aceleração com diferença de rotação entre as rodas do eixo implica bloqueio do diferencial.

AKPG
22/08/2007, 16:49
Abreu,

No seu caso, que usa muito o carro no asfalto (ou seja, dia a dia), sugiro um bloqueio selecionável. Macrotorque ou ARB.

Um abraço,

ArthurC
22/08/2007, 18:34
O bloqueio iria travar (se for o 100%).
Se você usar no eixo dianteiro, você possivelmente vai capotar.
Se você usar no eixo traseiro, você vai rodar.

É preciso modificar a forma de dirigir. A aceleração com diferença de rotação entre as rodas do eixo implica bloqueio do diferencial.

No dianteiro só se vc estiver em 4x4 e com a roda livre engatada, e acho dificil capotar nessa ocasião, mais fácil quebrar o eixo.

Entrar acelerando em curvas no asfalto não é bom pq a aderencia do piso vai ser transmitida toda pro eixo, impossibilitando o efeito diferencial, e mais uma vez, é mais facil quebrar alguma coisa por lá mesmo do que rodar, na minha opinião.

Nunca peguei um Troller com bloqueio nos dois diferenciais, mas já peguei um CJ com full lock nos dois eixos, falo me baseando nessa experiencia.

Abreu, guarda uma bala e manda ver nos ARB velho, pro seu caso, parece ser a melhor opção.

[]s

AKPG
22/08/2007, 18:43
Abreu, guarda uma bala e manda ver nos ARB velho, pro seu caso, parece ser a melhor opção.

x1000!!!!!!!!!!!!!!!!!!

AlemãoRS
22/08/2007, 19:57

Abraço...

Nunca andei num troller com bloqueio 100%, mas no vitara com pneus 3k nessa situações ele faz a curva quadrada, mas não costumo fazer isso pq como já dito aqui pode quebrar alguma coisa.
Considerando o motor que tem o troller e ainda tua maneira de dirigir, com certeza guarda uma grana e parte pros selecionáveis. Além dos ARB, tem a possibilidade dos macrotorque, que estão sendo elogiados por quem instalou e custam metade de um ARB.

abreu
23/08/2007, 00:34
But, quanto custa um Macrotorque?
O que me atrai no automático é o baixo custo!

Abraços.

AKPG
23/08/2007, 08:43
AbreU,
Entra no site www.macrotorque.com.br pois lá você poderá ver o e-mail e telefone deles.
Da última vez que pesquisei, o bloqueio para o Troller estava por volta de 1700,00 por eixo.

Um abraço,

Alexandre Zocrato
23/08/2007, 11:24
AbreU,
Entra no site www.macrotorque.com.br pois lá você poderá ver o e-mail e telefone deles.
Da última vez que pesquisei, o bloqueio para o Troller estava por volta de 1700,00 por eixo.

Um abraço,

Mais barato do que o Kaiser?:shock:

AKPG
23/08/2007, 11:36
Mais barato do que o Kaiser?:shock:
Alexandre,

Este preço eu consultei a mais de 6 meses. Hoje não sei se é isso mesmo. Porém é só ligar lá ou mandar um e-mail que eles respondem rápido. Pelo menos comigo foi assim.

Um abraço,

abreu
23/08/2007, 21:40
Enviei o email ontem, mas ainda não recebi resposta :(

Abraços.

leoutg
24/08/2007, 20:41
1900 a vista ou 2100 ndividido em 3 x seu não me engano!!!

Alexandre Zocrato
26/08/2007, 23:57
1900 a vista ou 2100 ndividido em 3 x seu não me engano!!!

Ainda assim é uma relação custo-benefício melhor do que a Kaiser. Um selecionável por preço mais em conta (mesmo que fosse do mesmo preço). Vale muito mais a pena!

t4_carcara
29/08/2007, 23:36
Alguém sabe dizer onde em Belo Horizonte eu poderia instalar um bloqueio da Macrotorque no meu troller?

Carcará.

Alexandre Zocrato
30/08/2007, 02:04
Alguém sabe dizer onde em Belo Horizonte eu poderia instalar um bloqueio da Macrotorque no meu troller?

Carcará.

Vou verificar e respondo.

wagnerf
30/08/2007, 10:47
Rogerio Motors, na avenida Ivair, indo para o Alipio de Mello.

leovalle
30/08/2007, 11:24

Esmeguil,

Confirmado pra sábado o transporte do carro?

t4_carcara
30/08/2007, 19:18
Vou verificar e respondo.

VAleu Alexandre. Agradecerei de montão!

Carcará.

t4_carcara
30/08/2007, 19:21

Wagnerf,

Você sabe se ele já tem o bloqueio lá com ele ou se tem de comprar para ele?

Carcará.

t4_carcara
30/08/2007, 19:24
Wagnerf,

Você sabe se o Rogério tem o bloqueio ou se preciso comprar? Tem o tel. dele?

Abr.

Carcará.

t4_carcara
30/08/2007, 19:25
Me desculpem pela repetição da mensagem... deu um tilt no pc.

Carcará.

Alexandre Zocrato
30/08/2007, 23:56
Wagnerf,

Você sabe se o Rogério tem o bloqueio ou se preciso comprar? Tem o tel. dele?

Abr.

Carcará.

Que eu saiba, lá você só instala. Para comprar, veja no site da Macrotorque.

t4_carcara
31/08/2007, 00:36
Zocrato,

Você tem um macrotorque? Instalou lá? Tem idéia do preço que cobram para instalar?

Abr.

Carcará.

Alexandre Zocrato
31/08/2007, 01:17
Zocrato,

Você tem um macrotorque? Instalou lá? Tem idéia do preço que cobram para instalar?

Abr.

Carcará.

Não. Adquiri um full lock com o Leo Valle há um mês. Estou esperando chegar para instalar. Eu nunca levei minha viatura lá. Só o conheço por "ouvir falar".

Quando chegar o bloqueio vou instalá-lo com um mecânico de minha confiança chamado Ricardo Bertiê. É ele quem, atualmente, dá manutenção na minha viatura.

Se quiser, eu posso passar os dados dele. Que eu saiba, ele nunca mexeu com Macrotorque, porém, quem entende de mecânica consegue instalar essas coisas. Também não sei se o Rogério já mexeu com macrotorque. Que eu saiba ele mexe com land e já instalou ARB.

Como qualquer prestador de serviços, mecânico tem necessariamente de ser um profissional de confiança. Não adianta saber tudo, ser o maior conhecedor de mecânica se não for honesto. Falo isso de experiência própria, pois instalei um snorkel com um picareta e quase perdi o motor com um calço hidráulico.:evil:

O Ricardo é "feijão sem bicho".:concordo:

Vermeio
23/09/2007, 20:19
Galera,
Alguem ja usou bloqueio LSD (igual original troller traseiro) na dianteira? Sabem me dizer qual seria o resultado em trilha?
Valeu,
[]'s

wagnerf
24/09/2007, 15:14
Galera,
Alguem ja usou bloqueio LSD (igual original troller traseiro) na dianteira? Sabem me dizer qual seria o resultado em trilha?
Valeu,
[]'s

Tenho esta duvida também, na teoria acho que melhora

AlemãoRS
24/09/2007, 15:26
Vai ajudar, mas vai ter o problema de todos bloqueios que não são 100%, nas situações que uma roda ficar no ar vai perder toda a tração, ou seja, vai ser como se não tivesse bloqueio algum.

themoteo
24/09/2007, 15:53
Vai ajudar, mas vai ter o problema de todos bloqueios que não são 100%, nas situações que uma roda ficar no ar vai perder toda a tração, ou seja, vai ser como se não tivesse bloqueio algum.

:pensativo:Eu tinha entendido que os bloqueios parciais atuavam também na situação citada acima. Seja por atrito viscoso ou por embreagem, quando a roda tende a girar livre ele entra em ação e dificulta o giro desta roda. Isso faz com que apareça a mesma tração na outra roda, ajudando a sair da situação.:pensativo:

AlemãoRS
24/09/2007, 19:32
Estes bloqueios precisam de um torque contrário a ele para atuar, ou seja, precisam do atrito de uma roda com o solo, no momento que a roda esta no ar girando livremente não vai ter atrito nenhum e consequentemente nenhum torque pra fazer o bloqueio atuar.

themoteo
24/09/2007, 21:17
Estes bloqueios precisam de um torque contrário a ele para atuar, ou seja, precisam do atrito de uma roda com o solo, no momento que a roda esta no ar girando livremente não vai ter atrito nenhum e consequentemente nenhum torque pra fazer o bloqueio atuar.

Não foi isso que eu entendi nesse site

http://carros.hsw.uol.com.br/tracao-nas-quatro-rodas1.htm

AlemãoRS
24/09/2007, 21:52
Não foi isso que eu entendi nesse site

http://carros.hsw.uol.com.br/tracao-nas-quatro-rodas1.htm

Mas neste texto diz exatamente o que eu escrevi, ou tentei...:D

As partes em itálico retirei do texto:
trocar o diferencial livre por um diferencial traseiro autobloqueante é uma das mais comuns - isso certifica que ambas as rodas traseiras são capazes de aplicar um pouco de torque independente do que aconteça. Este seria o caso do LSD ou TRPC.

Outra opção é um diferencial travante, que trava as duas rodas traseiras, assegurando que cada uma delas tenha acesso ao torque que vem para o eixo, mesmo se uma das rodas estiver fora do chão - isso melhora o desempenho em condições off-road. Agora o texto se refere aos bloqueios 100%, os quais garantem tração numa das rodas mesmo que a outra esteja no ar.

Mais uma parte que fala dos diferenciais Torsen:
Tanto os diferenciais dianteiros como os traseiros são Torsen®. Esses diferenciais têm um arranjo de engrenagens único: assim que ele percebe uma diminuição do torque numa das rodas (o que acontece quando um pneu está para patinar), o conjunto de engrenagens transfere torque para a outra roda. Diferenciais Torsen® podem transferir de duas a quatro vezes o torque de uma roda para a outra. Esse é um enorme ganho sobre os diferenciais livres. Mas se uma das rodas estiver fora do chão, a outra ainda não recebe nenhum torque. Exatamente o que eu falei, quando uma roda está no ar, a outra não vai tracionar.

Espero que agora eu tenha conseguido ajudar:D

themoteo
24/09/2007, 22:15
Mas neste texto diz exatamente o que eu escrevi, ou tentei...:D

As partes em itálico retirei do texto:
trocar o diferencial livre por um diferencial traseiro autobloqueante é uma das mais comuns - isso certifica que ambas as rodas traseiras são capazes de aplicar um pouco de torque independente do que aconteça. Este seria o caso do LSD ou TRPC.

Outra opção é um diferencial travante, que trava as duas rodas traseiras, assegurando que cada uma delas tenha acesso ao torque que vem para o eixo, mesmo se uma das rodas estiver fora do chão - isso melhora o desempenho em condições off-road. Agora o texto se refere aos bloqueios 100%, os quais garantem tração numa das rodas mesmo que a outra esteja no ar.

Mais uma parte que fala dos diferenciais Torsen:
Tanto os diferenciais dianteiros como os traseiros são Torsen®. Esses diferenciais têm um arranjo de engrenagens único: assim que ele percebe uma diminuição do torque numa das rodas (o que acontece quando um pneu está para patinar), o conjunto de engrenagens transfere torque para a outra roda. Diferenciais Torsen® podem transferir de duas a quatro vezes o torque de uma roda para a outra. Esse é um enorme ganho sobre os diferenciais livres. Mas se uma das rodas estiver fora do chão, a outra ainda não recebe nenhum torque. Exatamente o que eu falei, quando uma roda está no ar, a outra não vai tracionar.

Espero que agora eu tenha conseguido ajudar:D

Leonardo,

claro que você está ajudando, e muito. Não estou querendo mostrar que você está errado, estou é tentando entender mesmo.
Como já falei, eu entendo que os bloqueios de diferenciais aparecem para suprir uma deficiência que os mesmos apresentam em situações em que uma das rodas de um eixo perde aderência. Naquele texto que fala dos diferenciais torsen, que equipa o Hummer, ele menciona a necessidade de um sistema de freio para resolver o problema da roda fora do chão. Eu entendo que os bloqueios parciais fazem exatamente isso, funcionam como uma espécie de freio ou atrito para fazer com que a roda que está em contato com o solo tenha mais torque do que ela teria se não houvesse o bloqueio.

Olha esse trecho que você tinha citado do texto:
"As partes em itálico retirei do texto:
trocar o diferencial livre por um diferencial traseiro autobloqueante é uma das mais comuns - isso certifica que ambas as rodas traseiras são capazes de aplicar um pouco de torque independente do que aconteça. Este seria o caso do LSD ou TRPC."

Veja que no texto fala: " ambas as rodas traseiras são capazes de aplicar um pouco de torque independente do que aconteça"

"Independente do que aconteça" contempla o caso de uma roda estar rodando livre no ar...ou não?

Vermeio
25/09/2007, 12:40
Alguem ja fez este teste no diferencial traseiro?
Colocar uma roda no ar e verificar se a roda oposta oferece tração?

Pelo que parece com certeza não seria como um bloqueio 100% mas ja daria uma bela de uma ajuda no off road em relação ao original.

AnBeLuZuK
25/09/2007, 14:29
Pessoal,

No forum geral tem bastante informação sobre o funcionamento dos diversos tipos de bloqueio. Procurem no tópico do TRPC, Kaiser e Macrotorque. O que entendi de lá é que caso as rodas parem uma estando no ar, na saida o LSD não vai ajudar praticamente em nada, o TRPC vai ajudar um pouco e um 100% nem precisa falar. Percebi tambem nas trilhas que o LSD e o TRPC são eficientes quando se mantem o carro em movimento, quando se da um impulso ou pequeno embalo para passar um obstaculo, se parar ou diminuir muito o embalo ai ficou...

leovalle
25/09/2007, 15:16
Pessoal,

No forum geral tem bastante informação sobre o funcionamento dos diversos tipos de bloqueio. Procurem no tópico do TRPC, Kaiser e Macrotorque. O que entendi de lá é que caso as rodas parem uma estando no ar, na saida o LSD não vai ajudar praticamente em nada, o TRPC vai ajudar um pouco e um 100% nem precisa falar. Percebi tambem nas trilhas que o LSD e o TRPC são eficientes quando se mantem o carro em movimento, quando se da um impulso ou pequeno embalo para passar um obstaculo, se parar ou diminuir muito o embalo ai ficou...

Isso
:concordo:

Resumiu bem.

AlemãoRS
25/09/2007, 20:35
"Independente do que aconteça" contempla o caso de uma roda estar rodando livre no ar...ou não?

Com certeza, estamos aqui para aprender...
Respondendo a pergunta então, este "independente do que aconteça" não contempla a situação de uma roda no ar.

leoutg
26/09/2007, 09:33
O que vcs acham do Electrac?? Um desses na traseira e o LSD que estava na traseira passando para o dif. dianteiro.

leovalle
26/09/2007, 10:40
O ELectrac a traseira (ui) combinadpo com um LSD na dianteira é uma excelente pedida, mas vamos aos poréns:

- roda um boato que o Electrac não é mais fabricado por ter sido comprado pela Eletra, fabricante de bloqueios para montadoras, que descontinuou sua produção, pois, concorria diretamente com um de seus produtos carro-chefe;

- ele tem a caixinha de acionamento vulnerável. Quase todo mundo que usou teve problemas de qebrá-la. No do Palito o motorziho pifou e custa uma furtuna;

- pra quem pretende usar cutting brakes, não funciona, pois, o electrac mesmo deligado é LSD;

- manutenção difícil de achar no Brasil.

Abs.

themoteo
26/09/2007, 13:04
Com certeza, estamos aqui para aprender...
Respondendo a pergunta então, este "independente do que aconteça" não contempla a situação de uma roda no ar.

Beleza,

dei uma olhada no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18544&page=5 e lá tem umas explicações do Franco da Ensimec sobre LSD, TRPC e full-lock muito interessantes...

leoutg
26/09/2007, 16:34
Vcs sabem quem tem para vender um electrac por aq???

themoteo
26/09/2007, 17:43
olhem esse vídeo sobre o funcionamento do diferencial, está muito didático. É de 1937, mas como pouco coisa mudou'...

Só começam as explicações depois de 2' 36"...

http://www.youtube.com/watch?v=9gp0H0Kf_YA

Murillus
14/12/2007, 19:56
pergunta "burra"...

toda viatura comporta um LSD ? ou precisa ter um bom motor a diesel ?

srgrande
17/12/2007, 16:53
pergunta "burra"...

toda viatura comporta um LSD ? ou precisa ter um bom motor a diesel ?

Alguns Pajeros e Cherokees a gasolina e até a nova S10/BLAZER flex 4x2 têm LSD.

Vermeio
21/01/2008, 23:13
Uma pergunta pros entendidos no assunto, quero colocar o lsd na dianteira do troller e tenho os discos originais que sobraram quando coloquei um conjunto traseiro inteiro novo. Os discos que vão no eixo dianteiro são iguais aos que vao no eixo traseiro? é necessário algum mudança ou é só encaixar os discos no diferencial?
Valeuu
abraços

Elmer_Jeep
22/01/2008, 11:07
A caixa satélites convencional é diferente da caixa satélites LSD (tração positiva/positraction/track lock) não tem como apenas "encaixar os discos" pois são sistemas diferentes.

A não ser que vc compre outro conjunto completo pra instalar no eixo dianteiro.

[]'s

Vermeio
22/01/2008, 12:18
Elmer,
É só a caixa satelite que é diferente ou as planetarias e satelites tambem?
No caso de eu colocar um bloqueio no eixo traseiro poderia passar toda caixa satelite para a frente então sem a necessidade de trocar qualquer componente?
Valeu
[]

AKPG
22/01/2008, 12:22
Elmer,
É só a caixa satelite que é diferente ou as planetarias e satelites tambem?
No caso de eu colocar um bloqueio no eixo traseiro poderia passar toda caixa satelite para a frente então sem a necessidade de trocar qualquer componente?
Valeu
[]
É isso ai.

Murillus
08/05/2013, 17:26
Acompanhando o topico...