Ver Versão Completa : Ap central
beleza, povo ?
Dessa vez quero saber sobre o link da alavanca de marchs quando vc tem um motor AP com cambio AP. Ou seja, a caixa de transmissão vai ficar virada pra tras e o motor para frente. Como a maioria dos APs é instalada originalmente nos vw gols. Sei que tem um esqueminha pra ligar a sistema de alavanca de marchas, que vai até a frente mas nunca ví.Alguem tem ideia sobre isso ?
Valeuzzzzzzzzzzzzzzz
Marcelo A. Marchiodi
26/07/2007, 11:11
Você fala de um trambulador? É isso?
não sei se seria isso, Marcelo. Mas é tipo assim ...
faço uma gaiola com motor central ... o cambio, vai ficar na parte de traz, certo? Como eu faria pra ter um link q saia da alavanca de marchas que vai está lá na frente do motor e poder trocar de marchas normalmente?
Marcelo A. Marchiodi
26/07/2007, 13:42
Ok, entendi, te mandei uma MP.
ROAD TECH
26/07/2007, 15:02
Olá Pessoal,
Me permitam dar uns palpites nesse tema. Já tive a oportunidade de fazer esse tipo de montagem (motor entre eixos, traseiro, com câmbio longitudinal). Eu recomendaria a vcs que o sistema de acionamento fosse feito por meio de cabos (01 para engate e 01 para seleção). Esse é o melhor método pois facilita bastante em comparação com o sistema por varão. São utilizados cabos de telecomando, pois eles permitem que se PUXE e EMPURRE, diferentemente dos cabos de aço comum, que só permitem tração.
No eixo seletor do câmbio, que ficará posicionado na parte traseira do carro deverá ser feita uma adaptação para conexão dos dois cabos. Um engata (movimenta o eixo seletor para frente e trás) o outro seleciona (gira o eixo seletor para direita ou esquerda) . Dessa forma é possível reproduzir os mesmos movimentos da alavanca de câmbio.
No meu caso eu usei uma alavanca completa (com cavalete) do Fiat Palio, comprada em desmanche. Os cabos foram feitos sob medida para atingir o câmbio na parte traseira. O resultado foi ótimo.
Saudações,
Octávio
osarmento ... c tem fotos disso aí pra termos uma idéia melhor da coisa?
Tipo assim ... narrado por vc parace simples e facil mas pôr na prática algo assim, pode ser meio chato e uma imagem fala mais q 1000 palavras.
Valeu e estou no aguardo.
andre veiga
26/07/2007, 21:31
Ei Frank,
Mandei o cd para vc hoje ok?
Será que alguém já pensou/fez uma gaiola com ap central mas trasnversal?
Estive pensando nisso ha um tempo, e pelo que fiquei sabendo a caixa dos vw logus/pointer é bem reduzida, com um ap 2.0MI ficaria interessante, em especial pela distribuição de pesos.
Estou prestes a fechar negócio na venda da minha gaiola então ficaria para o futuro um projeto desses, Mas se tiver um esquema de alguém que montou... O futuro pode ficar mais próximo.
Valeu pelo Cd. Fico devendo uma....
olha ... faz uma busca na net por ARIEL ATOM e vc vai ver o q uma extrutura tubular faz com um motor transversal....
hehehehehhhee
Flávio Cadore
29/07/2007, 00:47
SGFrank, show de bola o carrinho!!!! A KTM também fez um no mesmo estilo e este Ariel também vai ser produzido nos Estados Unidos.
Gaiola com motor AP, eu já penso nisso faz tempo....motor AP central, bom de fazer, fácil de instalar mas não tem tração nas quatro que para trilhas pesadas deixa à desejar...
Motor AP com caixa do Escort 1.8 (transversal)...ruím de instalar, o motor/caixa é largo com isso não dá para aumentar o comprimento das bandejas para aumentar o curso da suspensão...
Motor AP com caixa de Escort 1.8 ( transversal) mas instalado longitudinalmente no chassis e mais dois diferenciais de Ômega para fazer uma gaiola 4x4...surge um pequeno problema por ficar a distância entre eixos um pouco maior do que se desejaria ( 2,60 m)...
Que decisão tomar????
Alguém sabe o valor de mercado de um AP 1.6 injetado?
Flávio...
é verdade, Flavio. Dificil decisão.
Quanto ao motor ap injetado, AQUI EM COTIA, SP, fica entre 1600 a 1800 COMPLETO e com nota fiscal.
Não importa a cilindrada (1.6 - 1.8 ou 2.0) o preço é nessa faixa aí.
Luciano SHAKALL
29/07/2007, 17:32
"... Gaiola com motor AP, eu já penso nisso faz tempo....motor AP central, bom de fazer, fácil de instalar mas não tem tração nas quatro
que para trilhas pesadas deixa à desejar...
Motor AP com caixa do Escort 1.8 (transversal)...ruím de instalar, o motor/caixa é largo com isso não dá para aumentar o comprimento das bandejas
para aumentar o curso da suspensão..."
CAmaRAdas,
vi em algum lugar a construção de uma réplica de um Jeep, utilizando motor/câmbio AP Transversal do Logus (como o do Escort), mas instalado em posição longitudinal.
Dessa forma, as saídas dos semi-eixos, que no Logus ficam - lógico - uma pra esquerda e outra pra direita, ficaram uma pra frente e uma pra trás, então, ao invés de usar os semi-eixos do Logus, ele fez "um esquema" pra conectar os cardãs, dianteiro e traseiro. Foi feita ainda uma espécie de "luva" que desacopla o cardã dianteiro por dentro do carro, rodando normalmente em 4x2, ou 4x4 (acionando a alavanca da "luva"). Lembrando que esse diferencial do Logus ficou com relação "direta" 1:1 e o Jipe não tinha "reduzida".
Pode ser uma opção para uma Gaiola AP 4x4...
[]'s
Flávio Cadore
29/07/2007, 18:20
E aí Luciano, blz???
É isso mesmo o que eu quero fazer com a caixa do Escort...Tem um problema que aparece quando se usa a caixa longitudinal + os diferenciais de ômega = a gaiola vai ficar reduzida demais ( vc tem que somar a relação do diferencial da caixa com a relação dos diferenciais das rodas). Pelas minhas contas a gaiola daria uns 60 km/h mais ou menos, mesmo usando pneus maiores.
Uma solução seria desacoplar o diferencial dianteiro e travar o eixo da caixa, fazendo isto o diferencial traseiro giraria o dobro da rotação a que estava...até aí tudo beleza, mas o diferencial da caixa não foi projetado para trabalhar desta maneira, acho que não agüêntaria por muito tempo!!!!!
Eu já tenho pronto um chassis para 4x4, um difrencial de ômega e outro Luciano tem um motor AP 1.6 injetado para vender...dúvida cruel....
Luciano SHAKALL
29/07/2007, 18:52
"... Tem um problema que aparece quando se usa a caixa longitudinal + os diferenciais de ômega = a gaiola vai ficar reduzida demais ( vc tem que somar a relação do diferencial da caixa com a relação dos diferenciais das rodas). Pelas minhas contas a gaiola daria uns 60 km/h mais ou menos, mesmo usando pneus maiores..."Então, Flávio... Nesse Jipe que falei, o cara substituiu a coroa/pinhão do diferencial da caixa do Logus (não sei, mas ME PARECE que ele mandou fazer), de forma que ela ficasse com a relação "1,0", ou seja, SEM REDUÇÃO (ao contrário da original do Logus que era por volta de "4,alguma coisa"), contando apenas com a redução dos diferenciais dianteiro e traseiro...
[]'s tentando lembrar onde vi a matéria...
Flávio Cadore
29/07/2007, 23:58
Show de bola esta informação, o problema é o preço desta nova relação, mas se alguém já fez não é tão impossível...vou estudar melhor o caso...
Flávio Cadore
31/07/2007, 23:39
Vou desistir de fazer uma nova relação do diferencial...por questão de custos e qualidade do serviço...imagina um material de boa qualidade (aço), usinagem, têmpera, e ainda tem a retífica dos dentes das engrenagens porque sem retificar os dentes fica uma M....
Vou procurar uma caixa com a 5 marchas mais longa possível, pneus de Ranger e se ainda não der uma final boa vou precisar fazer um "esquema" para aumentar a rotação dos semi-eixos.
andre veiga
01/08/2007, 00:09
SGFrank
E então o cd era mesmo o que esperava? Até já tinha esquecido dele...
Pessoall
Para usar um motor/caixa originalmente projetado para ser transversal em posição longitudinal "ganha-se" um 4x4...
Mas não teria que bloquear a caixa?
não precisa bloquear a caixa se vc quiser q ele fique 4x4 full time, como nos nivas e Lands. Só vai ter um bela duma redução, fica ótimo p/ trilha, mas sofrível p/ deslocamentos.
Luciano SHAKALL
01/08/2007, 14:34
"...usar um motor/caixa originalmente projetado para ser transversal em posição longitudinal "ganha-se" um 4x4...
Mas não teria que bloquear a caixa?..."Creio que esse Jipe que falei (o que usou relação 1:1 no diferencial da caixa) deve ter bloqueado o diferencial (da caixa), pois ele usava um sistema de "luva" pra desconectar o cardã dianteiro de dentro do carro, rodando em 4x2 ou 4x4, como num Jeep "normal". Não lembro que bloqueio ele usou, mas como o 4x4 só seria "ligado" em "terrenos ruins", esse bloqueio - com certeza - é algum "100% fixo" (deve ter vários modelos disponíveis pra esse tipo de diferencial - usado em "arrancada"), mas, poderia ser simplesmente uma "solda" nas planetárias... Agora, o mais legal seria instalar (nem sei se existe) em bloqueio selecionável nesse diferencial da caixa, aí poderia rodar em "4x4 integral" (Full Time) e bloquear o "central" quando necessário, aí sim, ficando igual os NIVAs e LANDs, como citou o CAmaRAda Cursino... ;-)
[]'s
Flávio Cadore
01/08/2007, 22:49
Eu pretendo usar Full Time, não me vejo usando de outra forma. Existe uma maneira de travar parcialmente as planetárias usando uma mola para apertá-las contra a carcaça do diferencial. Usando Full é possível usar pneus com medidas diferentes (frente/tras) e até mudar a quantidade de torque para os eixos, esse é o caminho que pretendo seguir... usar uma pequena caixa para mudar a rotação do eixo...
Eu por falar em pneus... http://www.pneusost.com ...show de bola...
Andre, ainda não recebí o CD !
andre veiga
16/08/2007, 15:58
Ô Frank
Só agora vi sua msg sobre o cd...
Se ainda não chegou, me avisa que mando novamente sem problemas, posso ter enotado alguma coisa errada...
abraços
Denilson Maçaneiro
17/08/2007, 12:42
Olha so esse fusca...
olha o empenho, recebi essas fotos de um amigo de curitiba, esse fusca é de um conhecido dele....
andre veiga
21/08/2007, 11:30
CARACA!!!!
E nós com problemas para colocar um "simples" ap nos fuscas/gaiolas...
E ae SGFrank recebeu o cd?
Denilson Maçaneiro
21/08/2007, 12:42
Eu fico imaginando o trabalho que o cara teve para adaptar esse motor na frente deste fuca....
Con certeza ele se estreçou um bucado..... ou gastou muita grana....
Mas ficou show de bola....
Agora eu pergunto, será que anda legal?
Será que tem estabilidade?
Ou isso tudo é ciosa de fuscamaníaco?
Sei lá....
Marcelo A. Marchiodi
21/08/2007, 13:27
Esse Fusca V-8 foi feito por um engenheiro mecânico, coisa fina, muito bem feita e do jeito certo, saiu na Fusca & cia uma vez, se me lembro bem o cara levou muitos anos até terminar. Por fora é totalmente original.
O cara chegou a retrabalhar a geometria de suspensão na frente, onde usou partes da suspensão do Opala. Bem estável e anda muito bem, imagine um carro com uns 1300 kg e 220 cv + ou -... não é gambi, foi mesmo reprojetado.
Disse que até venderia se alguém dese o que ele pedia: R$ 65.000,00
fuscanando
16/09/2007, 17:11
pessoal vi esta gaiola num mecanico e tirei algumas fotos.
já é bem usada pelo jeito.Não falei co o dono pois ele não estava lá.
abraços.
Cezar candelaria
16/09/2007, 17:48
Cara, faz um esforço e descobre tudo o que puder. Se possivel o email do cara.Se tu conseguir tira mais umas fotos do trambulador dianteiro e trazeiro, pois não da pra ver direito.
Cezar candelaria
17/09/2007, 07:28
Qual seriam as vantagens de fazer nesse sistema. Um que eu acho éque o motor já tá acoplado na caixa, não precisa adaptar. Será que fica com mais instabilidade. E o calor nas costas?
Marcelo A. Marchiodi
17/09/2007, 10:13
Será que fica com mais instabilidade.
:roll::roll::roll:
Você quiz dizer Instabilidade ou Estabilidade??????
Instável é diferente de estável...
Cezar candelaria
17/09/2007, 11:29
Quis dizer se entra melhor em curvas por exemplo.
Marcelo A. Marchiodi
17/09/2007, 11:51
Então é Estabilidade.
Imagine uma Ferrari (alguns modelos), ela é estável?
Então, ela tem "motor central", a distribuição de peso chega perto da perfeição.
fuscanando
17/09/2007, 13:26
sobre a gaiola o cara não é da minha cidade por isso vai ficar dificil de encontra lo novamente. :pensativo:sobre o tranbulador eu vi que saia da alavanca do cambio um eixo com varias cruzetas até chegar no cambio onde tinha uma especie de cachimbo que era preso no trambulador. O cambio parecia ser de fusca mas trabalhando virado. vou perguntar pro dono da oficina se ele conhece o proprietario. ate mais.:concordo:
Cezar candelaria
17/09/2007, 16:11
Muito obrigado Dr marcelo, pela aula de português e engenharia.
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