Conectar

Ver Versão Completa : NIVA - susp de rosca!

airwaves
26/07/2007, 00:29
E ae galera, comprei um niva e to afim de deixar ele alto nas trilhas e baixo no dia a dia qdo uso na cidade...

acho q a opção mais viavel eh uma suspensao de rosca, nao?

mas nao quero tirar a estabilidade do carro

É viavel? funciona? da pra por no niva? alguem ja colocou ai por favor me tire as duvidas

vlw

Cesar Rocha
26/07/2007, 00:50
Bom, primeiro espero que goste do Niva!!!
Com relação a Suspensão de rosca não posso dar uma opinião muito tecnica, mas em tudo que eu li até hoje sobre o Niva não vi ninguem que houvesse colocado. Na verdade nunca fui muito fã desse mecanismo, e acho que sua eficiência em um utilitario como o Niva não deve ser algo interessante. Mas como eu disse é puro "achismo", com certeza alguem com mais conhecimento pode te esclarecer melhor.
Boa sorte!

fabioaguilera
26/07/2007, 08:26
A suspensão de rosca, muito em moda nos carros street, é baseada nos sistemas com telescópio e batente na dianteira e no batente traseiro, coisas que não temos nos Nivas.

No Kadett, por exemplo, regula-se a altura da suspensão por dentro do carro (do capô ou do porta-malas) onde são fixados os amortecedores. Todos - ou quase todos - os carros de rua ostentam esta mesma concepção.

Desconheço algum tipo de aparato que torne a suspensão do Niva "regulável" no que se refere à altura.

Abraços

fabioaguilera
26/07/2007, 08:30
Airwaves, preencha corretamente o nome da sua cidade no cadastro do Fórum, isso facilita na hora de te darmos (ops!) uma dica mais "regional".:concordo:

emtsuhako
26/07/2007, 12:49
Se não me engano, quem tem suspensão regulável no que se refere a altura é o Daihatsu Feroza... ou é isso ou é o mesmo sistema dos amortecedores Rancho onde existe um aparato que regula a maciez dos amortecedores.

robertofs
26/07/2007, 14:29
A suspensão de rosca, muito em moda nos carros street, é baseada nos sistemas com telescópio e batente na dianteira e no batente traseiro, coisas que não temos nos Nivas.

No Kadett, por exemplo, regula-se a altura da suspensão por dentro do carro (do capô ou do porta-malas) onde são fixados os amortecedores. Todos - ou quase todos - os carros de rua ostentam esta mesma concepção.

Desconheço algum tipo de aparato que torne a suspensão do Niva "regulável" no que se refere à altura.

Abraços

É exatamente isso :concordo:, como descreve o site http://www.amortecedoresgentile.com.br/conteudo.asp?id=3.

Suspensão de rosca geralmente se aplica a suspensões do tipo McPherson, o que não é o caso do Niva.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

fabioaguilera
26/07/2007, 15:38
...suspensões do tipo McPherson, o que não é o caso do Niva.

Isso, isso, isso, isso! hehehe

Eu não sabia q McPherson se referia ao tipo de suspensão dos carros de rua "normais"! :parede:

Em tempo: Eu tenho estado de olho nuns Ferozas por aí e não vi nada de série relacionado à regulagem da suspensão....

Abraços!

airwaves
26/07/2007, 17:40
Airwaves, preencha corretamente o nome da sua cidade no cadastro do Fórum, isso facilita na hora de te darmos (ops!) uma dica mais "regional".:concordo:

Done!

putz, entao vou ter q escolher ou alto ou baixo, azar, nao se pode ter tudo :???:

Rones Jr
26/07/2007, 19:00
sei lah...usa umas molas maiores com alguns grampos para comprimí-las quando preferiri mais baixo, mas os amortecedores devem ter o curso dimensionado...

shuther4x4
26/07/2007, 20:41
sei lah...usa umas molas maiores com alguns grampos para comprimí-las quando preferiri mais baixo, mas os amortecedores devem ter o curso dimensionado...

Não esqueça que além disso vai ter de acertar a cambagem toda vez que mexer nas molas (aja saco!!) e torcer prum grampo desses não quebrar em uma rodovia....

robertofs
27/07/2007, 10:09

Usar desse expediente na suspensão dianteira é anular o trabalho da suspensão, pq o curso já é muito pequeno.

Faz o seguinte: mantenha 2 jogos de rodas e pneus. Um com pneus 205/65 R15, que são os usados no Ford EcoSport, e outro 215/80 R16. Aí você vai conseguir alterar a altura do Niva quando quiser hehehe

Brincadeira ;-)

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Gustavo Niva
28/07/2007, 18:28
Na dianteira to satisfeito com o pivo d20 + calços... mas na traseira seria legal poder variar a altura, na verdade a pressão na mola... no dia-a-dia tá ok, mas quando vou viajar e aumenta mto o peso na traseira (kit gás + bagagens e/ou pessoas) o carro baixa muito...

Será que tem como fazer uma regulável só atrás?? Até pq aí não teria problema com cambagem, etc (só com a panhard, mas como na verdade a idéia não é variar a altura, mas sim manter a mesma altura independente da carga, nem tem problema)

fabioaguilera
29/07/2007, 01:04
Eu acho que um Prof. Pardal poderia dar um jeito nisso utilizando um sistema parecido com o que está disponível em muitos Kadetts GLS ou em todos os GS e GSi: Uma bolsa inflável como calço da mola.

Nestes carros ela tem justamente a função que vc gostaria de ter no seu Niva: Encher de bagagem o porta-malas sem que a traseira sente no chão. Antes de viajar, vc passa no posto e por dentro do porta-malas "calibra" com o compressor a altura que quer. A variação é pequena, mas suficiente num carro esportivo como os GS e GSi.

Salvo engano, acho que alguns caminhões e "Tunings Saltitantes" também utilizam este sistema.

Abraços

RAR
29/07/2007, 01:42
Na dianteira to satisfeito com o pivo d20 + calços... mas na traseira seria legal poder variar a altura, na verdade a pressão na mola... no dia-a-dia tá ok, mas quando vou viajar e aumenta mto o peso na traseira (kit gás + bagagens e/ou pessoas) o carro baixa muito...

Será que tem como fazer uma regulável só atrás?? Até pq aí não teria problema com cambagem, etc (só com a panhard, mas como na verdade a idéia não é variar a altura, mas sim manter a mesma altura independente da carga, nem tem problema)
Gustavo,
Olha só. Em qualquer veículo que se instala o kit gás é normal se trocar o par de molas trazeiras por outras calibradas para suportar o aumento de carga do(s) cilindro(s). Aqui no Rio a Molas Tigre atende normalmente aos taxistas que necessitam deste expediente. Acho que este seria o caminho a ser seguido :concordo:.
Sdçs,

alexandre roveri
29/07/2007, 08:20
Dá uma olhada nesse site aqui - http://www.fori.com.br/ - talvez tenha algo que vc possa usar :idea: pra regular a altura da suspenção traseira .
Mas acho que o mais prático para ter uma suspenção traseira regulavel é um sistema de molas a ar 8)

emtsuhako
31/07/2007, 09:39
Fábio, eu vi vários Ferozas no ano passado... pensei em pegar um e deixar para minha mãe, pois é um jipe completo... há duas versões: SX e DX. Não sei se ambas possuem regulagem do amortecedor, mas sei que algumas pessoas retiram esse sistema pq não se encontra no Brasil e importar custa muito caro. Em Guarulhos eu vi um Feroza, vesão DX, e o dono mostrou o funcionamento desse sistema. O funcionamento é parecido com os da Rancho, só sei se regula apenas a maciez ou também a altura. Tem um site interessante do japinha: www.feroza.com.br

robertofs
31/07/2007, 10:26
O funcionamento é parecido com os da Rancho, só sei se regula apenas a maciez ou também a altura. Tem um site interessante do japinha: www.feroza.com.br

Como o próprio nome sugere, creio que os amortecedores não servem como recurso para alterar a altura de um veículo.

Dê uma olhada em http://carros.hsw.uol.com.br/suspensoes-dos-carros1.htm

[]'s
Roberto França
Goiânia-Go.

RHL
20/08/2007, 20:58
No Feroza a regulagem é só para a dureza dos amortecedores.Na traseira do meu coloquei os turbogas cofap do opala, melhores e mais baratos que os originais daihatsu, só que o sistema de regulagem não atua neles...eu tive um niva, coloquei calço de polietileno nas molas traseiras, e pivo de D20 na frente, ficou muito bom!

michelholandavale
21/08/2007, 14:44
Mas acho que o charme do nivolildo (pelo menos pra mim) é justamente andar na rua e ver os outro carros de um modo bem superior, assim sendo nem pensaria em rebaixar o bichinho além do que como não desenvolvo alta velocidade no bixinho (na cidade maximo de 90KM, longe dos foto-censores) acho que não teria motivos pra enterrar o nivolildo.

Gustavo Niva
22/08/2007, 01:13
O lance não é rebaixar.... é levantar mais quando precisa e manter a altura normal na cidade, estrada, etc :)

Aliás, pode ser impressão minha, mas acho que o niva perde muito pouca estabilidade pela altura...

Rones Jr
22/08/2007, 09:34
Tb acho q não perde muito...mas, pra quem quer utilizar o levanta/abaixo...o sistema a ar ainda é melhor..

Rones Jr
22/08/2007, 09:35
Pq não tah saindo o logo do encontro??? Já ta em meu perfil!!