Ver Versão Completa : duvida sobre feixe de molas e calço da carroceria
Sei q esses assuntos ja foram tratados em varios topicos , (ja li quase todos )tenho um cj 5 ano 79 original , adquirido a menos de um mes , e antes do bill baixar a porrada "spoa nele " hehehe coisa q pretendo fazer mais tarde , o meu $$ esta voltado agora para a segurança , como santo antonio , uma gaiola , preparando para colocar freio a disco na dianteira , hidrovacuo , barras estabilizadoras , o jeep esta rodando normalmente (ando diariamente com ele ) , nesse fds , eu pretendo trocar as buchas dos jumelos e dos feixes de molas e colocar raio x nos msm
agora as duvidas :
1- se eu retirtar 1 ou 2 molas por feixe como ja foi exposto , se n me engano pelo giovanni eu tornarei o msm mais macio ? mais abaixarei o jeep nas msm espessura das molas retiradas certo ? se eu colocar um calço no lugar das molas retiradas o q pode acontecer ? a ideia do sergio rocha me parece boa , mas fico com medo de forçar as molas e quebrar , "sergio se vc ler por favor coloque fotos aki " e se possivel puder entrar em contatro comigo via pm agradeceria .
2- o ex dono colocou calços na carroceria de pneu , estou fazendo de PU , pois tenho material disponivel , consigo trocar os msm sem tirar a carroceria ? so levantando o minimo possivel ? sei q os calços do 608 e mais macia , mas ja teria q levantar mais pois as msm ja vem com parafusos dos 2 lados ...
e so isos por enquanto , quem puder me tirar essas duvidas será de grande ajuda .
[]´s
roger_caldas
03/05/2004, 17:05
Saaaaalve Santoro! :)
Da mola eu não vou dar pitaco não, mas sobre os calços, coloquei os do radiador dos MB 1113 e IMO ficaram muito bons.
[]´s calçados,
Rogério
mas como vc colocou ? quero ve se da pra colocar sem tirar a carroceria ....
Sergio Rocha
03/05/2004, 19:41
[agora as duvidas :
1- se eu retirtar 1 ou 2 molas por feixe como ja foi exposto , se n me engano pelo giovanni eu tornarei o msm mais macio ? mais abaixarei o jeep nas msm espessura das molas retiradas certo ? se eu colocar um calço no lugar das molas retiradas o q pode acontecer ? a ideia do sergio rocha me parece boa , mas fico com medo de forçar as molas e quebrar , "sergio se vc ler por favor coloque fotos aki " e se possivel puder entrar em contatro comigo via pm agradeceria .
2- o ex dono colocou calços na carroceria de pneu , estou fazendo de PU , pois tenho material disponivel , consigo trocar os msm sem tirar a carroceria ? so levantando o minimo possivel ? sei q os calços do 608 e mais macia , mas ja teria q levantar mais pois as msm ja vem com parafusos dos 2 lados ...
[]´s[/quote]
Fala Santoro
1 - Sim fica mais macio.Sim abaixa a carroceria mas sobe a base do feixe.Se vc colocar calço no mesmo lugar acontece o inverso.Não acredito q com a retirada de no maximo 3 molas chegue a quebrar as outras.A ideia de colocar calços foi pra primeiro manter a mesma altura e a mesma resistencia do feixe pra não deslocar nem rodar o eixo num esforço maior.Tive essa ideia de calços seguindo um conselho do Giovani qto a manter a rigidez do sistema, daí olhando os feixes da S10 cab dupla diesel 2000, notei q as molas são separadas deduzi que se as molas de força (as duas primeiras de baixo pra cima) ficassem afastadas das outras elas só agiriam quando o Jeep abaixasse bem, exercendo aí nesse momento a sua função de molas de força.No meu uso do Jeep (cidade e trilhas leves) ficou muito bom.
2- Sim eu troquei sem tirar a carroceria.Só não esquece de afrouxar todos os calços antes e ir trocando um de cada vez. Usei 2 calços de borracha em cada ponto.São transpassados por um parafuso pelo chassis e carroceria. Acho mais seguro.Esses calços de borracha vendem prontos. Embora vc não tenha perguntado. São 13 pontos.4 atraz, 3 de cada lado , 1 do radiador e 2 na frente.
Deu pra entender :?:
roger_caldas
03/05/2004, 19:45
Faaala Santoro! :D
Não precisa tirar a carroceria não, irmão... :shock:
Vc só precisa soltar as porcas e com um instrumento delicado e de precisão qualquer (pé-de-cabra, por exemplo) e mais uma pessoa, levanta a carroceria o bastante pra bicha encaixar ali...
Boa sorte,
Rogério
umm gostei do instrumento delicado e de precisão uheuheuhehue
sergio , vc teria alguma foto disso q vc fez ? so pra eu dar uma olhada .....
Sergio Rocha
03/05/2004, 20:01
umm gostei do instrumento delicado e de precisão uheuheuhehue
sergio , vc teria alguma foto disso q vc fez ? so pra eu dar uma olhada .....
Tirei agora e coloquei no meu album
ca$#&@ , super rapido uheuheuheuhe o q vc usou pra calçar ali ? fazendo desse jeito q vc fez , ele fica mais macio sem perder a altura ne .
Sergio Rocha
03/05/2004, 20:22
Rapido q nem cantiga de grilo.
Usei um macaco jacare e pedaços de madeira pra não amassar a carroceria.
Mauro B.
04/05/2004, 00:12
1- se eu retirtar 1 ou 2 molas por feixe como ja foi exposto , se n me engano pelo giovanni eu tornarei o msm mais macio ?
Sim, tornará mais macio
mais abaixarei o jeep nas msm espessura das molas retiradas certo?
Não, vai abaixar MAIS que a espessura das lâminas retiradas.
se eu colocar um calço no lugar das molas retiradas o q pode acontecer ?
A única coisa que o calço pode fazer de bom é tranformar o feixe em duplo estágio, e isso significa variar a constante de mola "K" ao decorrer do curso. Um exemplo disse é o feixe do Sérgio.
Vc tem que ter em mente uma coisa: mesmo estando o feixe completo, se vc inserir um calço entre qualquer lâminas vc rebaixará a suspensão.
A colocação de um calço PODE deixar mais macio, mas não necessariamente deixa. Só deixa mais macio se, e somente se, a lâmina que fica sob o calço não encoste na de cima (o do Sérgio está exatamente assim!). Mas se mesmo com o calço a lâmina de baixo dele encostar na de cima, aí o jipe fica a mesma coisa de dureza, porém mais baixo.... :wink:
a ideia do sergio rocha me parece boa , mas fico com medo de forçar as molas e quebrar , "sergio se vc ler por favor coloque fotos aki " e se possivel puder entrar em contatro comigo via pm agradeceria .
É, realmente se vc afastar as pontas das lâminas vc deixa o feixe mais fraco, tanto na flexão normal quanto da flexão em "S" (spring-wrap)...e mais fraco ainda se, além de colocar o calço vc tiver retiraro lâminas! :shock:
2- consigo trocar os msm sem tirar a carroceria ? so levantando o minimo possivel ?
Sim, dá tranquilo. E se sua caixa de direção for a original, afroxe os parafusos que fixam-na no chassis, para a coluna ter livre movimento (não precisa retirar os parafusos, é só afrouxar!) :wink:
A ideia de colocar calços foi pra primeiro manter a mesma altura e a mesma resistencia do feixe pra não deslocar nem rodar o eixo num esforço maior.
Sérgio, colocar calço rebaixa a suspensão porque "libera" a ação alguma(s) lâmina(s) até um certo momento. E até esse momento o "K" do feixe ra menor. E um menor "K" para um mesmo peso significa mais deslocamento, o que significa abaixamento maior do jipe.
O calço tbm enfraquece mais a parte central das lâminas que ficam acima do calço, pois no lugar onde iria uma lâmina, agora fica vazio, e isso ocasiona uma maior frexão nessa região do que antes.
O calço tbm enfraquece a resistência do feixe em virar um "S" sob uma aceleração mais forte, pois antes todas as lâminas agiam para evitar esse efeito, agora todas as lâminas só irão agir depois que o feixe já estiver em forma de um "S".... :shock:
Tive essa ideia de calços seguindo um conselho do Giovani qto a manter a rigidez do sistema, daí olhando os feixes da S10 cab dupla diesel 2000, notei q as molas são separadas deduzi que se as molas de força (as duas primeiras de baixo pra cima) ficassem afastadas das outras elas só agiriam quando o Jeep abaixasse bem, exercendo aí nesse momento a sua função de molas de força.
Sérgio, onde que o Giovani escreveu isto?? Em que tópico foi???
Vale lembrar que os feixes da S-10 e Blazer não mantém a mesma espessura ao longo de seu comprimento.
Obs: tudo que eu escreví aqui é o que eu penso a respeito, ou seja, é bem provável que eu tenha escrito coisa errada aí! :P
[]'s
Sergio Rocha
04/05/2004, 23:00
Fala Mauro
Tudo o que vc escreveu eu concordo plenamente.
Observe que a distancia entre a mola "afastada"da de cima é muito pequena, o que abaixa é muito pouco. Quando se tira uma lamina o Jeep logicamente abaixa tanto quanto a força daquela lamina fazia pra segurar o peso do bicho.Vc só vai saber tirando. Quando o Jeep é tracionado ou cai num buraco ele naturalmente abaixa fazendo com que as laminas se encontrem novamente, ou seja fica quase igual a sem calço.Note que eu disse q meu uso é em trilhas leves, onde o esforço do cjto não é tão solicitado e como eu tb disse antes pro meu uso tá ótimo.
Não lembro aonde o Giovani disse pra colocar calço no lugar da lamina pra não enfraquecer o sistema, se ele puder dar o ar de sua graça seria ótimo.Só espero q o Bill não veja as minhas ideias de jerico pq senão la vem porrada.. :oops:
Mauro B.
05/05/2004, 00:45
É isso aí Sérgio, no momento em que as lâminas se encostam novamente o feixe volta a ter o "k" original! :D
[]'s
Sergio Rocha
05/05/2004, 21:22
É isso aí Sérgio, no momento em que as lâminas se encostam novamente o feixe volta a ter o "k" original! :D
[]'s
É foi esse o meu objetivo.Gastei 10,00 pra fazer os calços e me diverti um fds botando e tirando mola.Minha mulher já nem liga mais, desistiu faz tempo. :lol:
Sergio Rocha
05/05/2004, 21:24
E aí Santoro, to aguardando o teu telefonema
Thiago Serpa
05/05/2004, 21:32
Cara, eu e mais dois amigos fizemos uma gambiarra com dois pedaços de correntes e aquele bagulho hidráulico de levantar motor(esqueci o nome), prendemos no trilho do banco e erguemos a carroceria apenas o necessário pra por os calços (do motor da f4000) a operação foi tranquila, vale a dica!!
putz mal sergio ... so vou mexer sabado agora ai eu vou dar uma ligada pra tu .... :P
primeiramente vou trocar os calços q estão gastos etc , e colocar folha de raio-x nas molas , ai so depois q vou ver se tiro os feixes , quero ve se eu trocando os calços ele melhora pois os calços deles estão todos ruins ...... ai ta parecendo um pula pula ....
Sergio Rocha
05/05/2004, 23:00
Só os calços a melhora é muito pequena.
e eu imagino .. mas primeiro quero ver isso , pois ele esta dando akelas porradas secas sabe ? ai quando eu trocar os calços vou ver realmente o estado dele , ai eu vejo q faço ....
Paulo-AC
06/05/2004, 17:39
Pessol alguem teria uma foto de como ficaria, sabe como é mirim demora para captar as coisas e um foto ajudaria muito
Paulo-AC
06/05/2004, 17:42
Po pessoal eu falei que era "mirim" :? :oops: :oops: depois que postei a mesagem descobri que já sou junior :oops: ,é brincadeira? :evil: :evil: , mas mesmo assim poste uma foto
roger_caldas
06/05/2004, 18:04
Ué, volta ná mensagem e edita pra Junior, ô mané! :lol:
[]´s mirins,
Rogério
Sergio Rocha
06/05/2004, 20:47
Pessol alguem teria uma foto de como ficaria, sabe como é mirim demora para captar as coisas e um foto ajudaria muito
Foto de que :?: Calço de carroceria, calço de mola :?:
Paulo-AC
07/05/2004, 14:25
Grande Roger ta estressado
so para desestressar Mané e a *&^# :twisted: :twisted: :evil: eu só postei a segunda mesagem e não editei a primeira foi por brincadeira
Grande Sérgio as fotos é das molas
roger_caldas
07/05/2004, 15:34
Grande Roger ta estressado
so para desestressar Mané e a *&^# :twisted: :twisted: :evil: eu só postei a segunda mesagem e não editei a primeira foi por brincadeira
Eu, estressado!??!?!?! hahahahha Mais fácil o inferno :twisted: congelar antes de eu ficar estressado, hein!? hahahahahha :lol: :lol: :lol:
Mas valeu a piada assim mermo, ô mané! :D
Abração,
Rogério
Sergio Rocha
07/05/2004, 22:27
Grande Roger ta estressado
so para desestressar Mané e a *&^# :twisted: :twisted: :evil: eu só postei a segunda mesagem e não editei a primeira foi por brincadeira
Grande Sérgio as fotos é das molas
Paulo se vc quer saber o que eu fiz nas molas do meu CJ3 é só olhar o meu album.Não se esqueça que eu não faço trilhas pesadas.
Mauro B.
08/05/2004, 20:46
Oi pessoal ! :D
Porque ao invés de colocar um calço vc's não invertem a última e/ou a penúltima lâminas ???? Acho que deve dar na mesma.... :wink: Parece que o Flávio Pandur aqui do fórum fez isso no cj5 dele...sei lá, se ele aparecer por aqui...! :D
[]'s
Sergio Rocha
08/05/2004, 21:55
Oi pessoal ! :D
Porque ao invés de colocar um calço vc's não invertem a última e/ou a penúltima lâminas ???? Acho que deve dar na mesma.... :wink: Parece que o Flávio Pandur aqui do fórum fez isso no cj5 dele...sei lá, se ele aparecer por aqui...! :D
[]'s
Tentei fazer isso e não deu certo.Com a lamina invertida vc não consegue por o suporte de fixação do feixe no lugar.Alem do que as pontas das laminas vão ficar muito distantes das laminas de cima,e não vai funcionar como um "segundo estagio".
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