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Ver Versão Completa : XJ: Dúvidas na seleção de tração ( 4x2 e 4x4 )



lmazzucatto
24/07/2007, 17:30
As vezes percebo que quando alterno entre as opções de tração ( 4x2 e 4x4 ) .. sempre colocando o cambio em N e com o carro parado... um barulho seco aparece e o carro anda meia boca.

Quando percebo isso eu ando no máximo algumns metros.

Depois paro denovo, coloco na movo a alavanca para fora da posição que estava selecionada, volto novamente e ele vai feliz da vida.

A dúvida é: sera merda no carro? será merda minha? :)

Não é toda hora.. é rarissimo...

To perguntando qp a danada da XJ ainda esta coberta pela garantia de 3 meses que a loja me dá.

Volto a dizer.. não é sempre que acontece isso.. na verdade, foram 3 vezes até agora.

Se alguem já viu isso... da a dica aí...

Abraços a todos

Luis

nzardo
24/07/2007, 18:41
Luis,

As primeiras posições da tração são: 4x2; 4x4 PartTime e 4x4 Full Time.....

vc pode andar tranquilamente em 4x2 ou 4x4 Full Time, a viatura tem o mesma maleabilidade nestas duas posições.....agora, cuidado com a Part Time vc só pode andar em linha reta e é aconselhavel por pouco tempo, e a direção fica dura pra cacete, essa posição é só para terrenos escorregadios.....:concordo:

A mudança de 4x2 para 4x4 e vice versa, pode ser em qq velocidade...:mrgreen:

Agora pra engatar a reduzida no máximo 5Km/h (eu prefiro parado) e cambio em 'N'....e puxe firme...;)

O que as vezes ocorre nas Xjs é q qdo vc sai de 4x4 Full para 4x2 a mardita Part Time fica engatada, nada q uma aceleradinha mais forte ou uma ré não resolva....:shock:

Leo - Beethoven
24/07/2007, 21:10
Acho que o Zardo mandou bem....acho que vc pode estar se confundindo e rodando em 4x4 part time no asfalto, aí fica estranho mesmo...e até perigoso moer as coisas e pneus....

Abs.

garrett
25/07/2007, 10:06
Tb acho q pode estar acontecendo isto, pois logo no inicio q peguei a xj, andei na part-time pensando q era fulltime ... achava estranho ... e depois q me liguei.

Jéster
25/07/2007, 10:47
Tb acho q pode estar acontecendo isto, pois logo no inicio q peguei a xj, andei na part-time pensando q era fulltime ... achava estranho ... e depois q me liguei.

Também tenho o mesmo problema na minha. Inclusive acho que isso foi o que ocasionou a escamação de um pneu novo. Mas agora peguei a manhã para ver se realmente entrou na tração nas duas.

Um abraço

Marcelo Carvalhal
25/07/2007, 11:19
Tem as instruções no para sol do motorista.....:oops: de como usar a tração...:rolleyes:

Jéster
25/07/2007, 12:11
Tem as instruções no para sol do motorista.....:oops: de como usar a tração...:rolleyes:

Boa tarde Marcelo,

A dúvida do pessoal com relação a isso não é a utilização do câmbio. O problema relatado por muitos desse fórum, é que muitas vezes quando utilizamos a 4x4 (independente do modo), ao retornar para 4x2, a alavanca volta, mas o sistema não.
Então o condutor acha que está em 4x2 e está andando em 4x4 part time, o que aí sim passa a ser um problema.

Marcelo Carvalhal
25/07/2007, 13:28
Olha NP242 e TCASE pra macho..!

Fica com pena de engatar com força acontece isso, quando em PARTTIME OU FULLTIME, for voltar para 4x2, se tiver em velocidade superior a 40 ou 60..so depois que virar o volante pelo menos uma volta..tanto faz o lado..ele não vai desengatar..para ter certeza..depois que usar uma das opções FULL ou PART..diminua a velocidade..e tente dar mais de uma volta no volante, se ainda estiver TRAVADO em 4X4 vc vai sentir o peso no volante..e so forcar para os lados que ela vai soltar a frente sozinha..

Isto se a alavanca estiver justinha e regulada nas posições, ela tem um engate com ponta de borracha, que pode sair..ele e tipo um L que fica preso na carroceria..e pode soltar...e ele da direção a alavanca.:concordo:

samukanvas
25/07/2007, 13:35
Tô vendendo uma np 242 zerada.... se quiser a minha funciona :mrgreen:

Jéster
25/07/2007, 14:41
Olha NP242 e TCASE pra macho..!

Fica com pena de engatar com força acontece isso, quando em PARTTIME OU FULLTIME, for voltar para 4x2, se tiver em velocidade superior a 40 ou 60..so depois que virar o volante pelo menos uma volta..tanto faz o lado..ele não vai desengatar..para ter certeza..depois que usar uma das opções FULL ou PART..diminua a velocidade..e tente dar mais de uma volta no volante, se ainda estiver TRAVADO em 4X4 vc vai sentir o peso no volante..e so forcar para os lados que ela vai soltar a frente sozinha..

Isto se a alavanca estiver justinha e regulada nas posições, ela tem um engate com ponta de borracha, que pode sair..ele e tipo um L que fica preso na carroceria..e pode soltar...e ele da direção a alavanca.:concordo:

Marcelo,

Utilizo muito pouco o 4x4... por enquanto :twisted::mrgreen:
Tenho planos de utilizar mais.:mrgreen:

A minha eu sempre engatei e desengatei parada... e agora eu já sinto quando ela não desengata. Quando houver dúvidas é só virar todo o volante e andar um pouco que já da para sentir. Então faço o procedimento de dar ré e andar para frente até desengatar. Vi que isso até é comum com os proprietário de cherokee. Vou utilizar de suas dicas também.

Um abraço:concordo:

vendra
25/07/2007, 15:59
Aproveitando o gancho.Só andava em 4x4 na trilha ou no asfalto molhado, o que aqui em Curitiba não é dificil.Faz um mês só to andando no FULL TIME, seco ou molhado , sol ou chuva e para meu espanto desfez-se uma lenda O CONSUMO NÂO AUMENTA, ao contrário até melhorou ( agora ta fazendo 5,8 Km/L na cidade ), não que eu acredite que a tração economize , mas pelo menos tá provado no meu caso que não gasta a mais.AGORA.... quanto aos PNEUS , vamos ver como fica o desgaste ! Alguém sabe dizer ?

lmazzucatto
25/07/2007, 18:24
Vou começar a andar somente na 4x4 agora...

Minha primeira medição de consumo foi; 300 Km com meio tanque ( 45 litros ) , ou seja, 6,6 Km/l sendo que 50% de estrada socando o pé ( hehehehe ) e 50% de cidade..

A cherokee fica muito mais gostosa de dirigir no 4x4.. adoro como ela se comporta nas curvas quando esta com a 4x4 acionada.


O barulho que aparece pode ser sim da 4x4 part time quando eu mando a alavanca para a 4x2... ela fica estranha, mas ando alguns metrios..

Aí troco a alavanca de posição alternando entre 4x4 e 4x2 e o barulho some.

Abraços e obrigado pelas dicas.

Luis

gutoxj98
27/07/2007, 11:42
Quando passo do 4x4 Full para o 4x2 pego ate embalo com o braço !!!!! heheh mando a pancada ..........ai sai na hora, vc sente com a mao na alavanda ( uiii)

Antes fazia com a maior tranquilidade e leveza, ai nunca desengatava direito, tinha que acelerar, virar....e esperar.

Hoje uso a força mesmo, como disse nosso amigo carvalhal.......

Manda o Braço sem dó....que desengata na hora !!!!!

um abraço