Ver Versão Completa : Uso do Jeep como carro principal
Hydro Bush
03/05/2004, 15:51
Prezados Foristas,
Gostaria da opinião de vocês sobre o uso do Jeep como carro principal.
Nunca tive um Jeep, apesar de ter participado de alguns raids com o Jeep de um grande amigo em sua comania, mas viajo muito pelas estradas brasileiras (leia-se em más condições) e meus carros de passeio sempre acabam com menos de 1 ano de uso pelo fato de além de rodar muito, rodo em estradas muitas vezes sem a menor condição.
Pensei em comprar um Jeep para isto, mas as opiniões são bastante diversas:
Uns dizem que só dá manutenção e que nem sempre pode contar com o carro quando precisa ou pode ficar na mão em uma estrada;
Outros que é a melhor escolha porque não quebra e vai para qualquer lugar.
Este meu amigo que falei anteriormente, possui uma frota de carros, o que não dá para levar em conta sua opinião.
Gostaria da opinião de vocês, pois não pretendo comprar mais um carro além do Jeep, se for esta a escolha, porém quero ter a disponibilidade de usar sempre e não ficar na mão nas viagens.
Favor postarem as suas opiniões a respeito e quem sabe alguém que queira vender o seu fazer sua oferta...
Grande abraço a todos.
Hydro,
Acho que tudo depende de quanto está pretendendo gastar (investir).
Um Jeep 1950, ou seja, com 54 anos de idade, quebra mais que um carro zero ou semi-novo, mas existem várias opções de Jeep, se comprar um já reformado, vai quebrar menos que um carro comum, lógico, falando em uso equivalente, o que quebra muito os Jeep são as trilhas, mas aí não dá para comparar, um carro normal não consegue andar na trilha. :lol:
Abraços Du.
Cícero Franco
03/05/2004, 16:39
Eu rodo bastante. Para tu teres uma idéia, já rodei com a Potranca este ano 10.000 km. Ela é uma Rural Willys 68, mas está com motor e caixa da Sprinter (diesel). A reduzida foi adaptada com um cardãzinho. Mudei a relação para 11:47, mais longa que a original. A caixa da direção é mecânica do Santana. Tá com freio à disco (hidráulico) nas 4 rodas e pneus 29". Roda bem, mas é um tanto desconfortável para estradas esburacadas, caso tu ache uma neste estado no nosso país varonil. Quer dizer, se achar estrada no meio dos buracos...
Estou querendo colocar ainda barra estabilizadora e feixes de mola novos. Provavelmente use os originais, só que novos. Creio que isto vai melhorar bastante o conforto. Ah, e ar-condicionado, se bem que no sul, nesta época, não é um item tão importante.
A dificuldade que existe é que a Rural esterça muito pouco, o que dificulta para estacionar.
Desde que comecei a rodar assim, só tive problema no disco de embreagem, que precisei trocar,´pois estava desgastado. E fiquei tb sem freio uma vez, por vazamento. Mas tudo que aconteceu, foi aos poucos, de modo que pude perceber o aparecimento do problema antes dele me deixar na mão.
[]s
bom , eu tenho um jeep como unico carro , ta certo q n posso falar muito tenho a poukissimo tempo hehe 1 mes , mas acho q carro quebrar etc tudo depende da manutenção ... ate msm um carro novo qn tenha uma manutenção em dia quebra , o jeep por ser um carro com uma certa idade requer mais cuidado , acho q se a manutenção estiver sempre em dia acho q n tem problema nenhum n .....
roger_caldas
03/05/2004, 16:59
Salve Hydro!
Acho que o que o Du tá querendo dizer é: COMPRE! :)
Abraço,
Rogério
Hydro Bush
03/05/2004, 18:30
Du, você disse a respeito do investimento. Isto na verdade não chega a ser um problema (não é que estou abonado) porque o valor do automóvel que eu tinha é bem razoável, ainda mais para os valores que tenho visto para Jeeps, mas o que vc considera um reformado ou bom estado (para ajudar na minha busca por um).
Hydro,
Como cada Jeep, depende muito de sua manutenção e também dos acesórios que foram instalados. Entenda que não vai encontrar muitas opções de configuração em Jeep. Pelo que tenho visto, um bem reformado, tratado comcarinho o pessoal tem vendido de R$ 12.000,00 a R$ 15.000,00. Lógico que tem os estremos, já vi até por R$ 30.000,00, mas acho que não é por aí. Afinal de contas sempre tem algum toque pessoal que vai fazer depois.
De qualque forma, o próximo passo é saber o que espera do Jeep, de seu gosto pessoal. Motorzão ou Economia ? 110km ou fórmula 1 ? Passeios pelo campo ou trilha pesada ? Pneus enormes ou estabilidade ? Quantos km por mês costuma andar ? Entende, tem uma série de coisas que vão direcionar a procura.
Abraços Du.
Luis Assis
04/05/2004, 02:25
Hydro,
Se me permite, sei que vou levar pedradas de varios colegas, mas vou mostrar-lhe o outro lado da moeda...
Eu hoje possuo 2 Jeeps Willys, ambos reformados, um mais que o outro, mas com mecanica em bom estado. E mesmo assim possuo tb um carro de passeio.
No meu ponto de vista, acho meio penoso ter que viver tendo um Jeep, um CJ-5, 3 ou 6, seja lá qual for, como único meio de transporte...
Esses veiculos, apesar de bravos guerreiros, possuem um projeto mecanico basico, com mais de 40 anos de idade. Naquel época era tudo diferente, as pistas, as estradas, os limites de velocidade, as preocupações com segurança, até as distancias a serem percorridas em função de um tempo disponivel para percorre-la era diferente... Hoje tudo mudou... é ridiculo o conforto e segurança que um carro mil oferece a voce, comparado a um CJ-5. Se voce ja dirigiu o jipe de seu amigo, voce deve ter percebido que ele é meio espartano nesse item... Banco não possui regulagem, as pernas ficam dobradas e o acelerador num lugar terrivel ( pelo menos pra quem tem mais de 1.80m ), a direção e coluna de direção é uma piada em relação a posição de dirigir... Se voce for encarar isso como se fosse lazer, uso ebentual, de finais de semana, ou até mesmo em viagens, é uma coisa... Por que voce esta se divertindo e preparado psicologicamente para enfretar esses pequenos detalhes, mas passar por isso todos os dias, em todo o tempo que se precisar usar o carro, e olha que o tempo que o ser humano tem passado dentro de veiculos tem aumentado consideravelmente nos ultimos anos, pode ser uma terfa não muito agradavel...
Existem algumas Caracteristicas ( eu não diria problemas ) que podem complicar o cotidiano.... Alguns exemplos: A esmagadora maioria dos jeeps, possuem capotas de lona, quando possuem... Isso inviabilisa por exmeplo, voce deixar algum volume dentro do veiculo, mesmo que sem valor, por que qualquer um com certeza vai ter acesso ao seu jipe.
Outro problema com capotas de lona, é uma chuva de acorodo. Falar que o treco é 100% vedado, mentira, que não é....
Andar no calor bravo, de baixo de um sol violento, sem capota é locura que voce fica igual a um camarão, e com capota é um calor, que parece que voce esta na sauna.
Sistema anti furto, voce pode procurar aqui no fórum, tópicos especialisados sobre o assunto, e verás que simplesmente não existe um sistema adequado... E sempre na base da gambiarra...
Confiabilidade mecanica é outro item critico... Como eu disse, a maioria tem mais idade que os donos... e por isso, são equipamentos ja bastante desgastados, e mais sujeitos a falhas mecanicas... Acho que na verdade, não é que nossos jipes não quebram, é que nós gostamos tanto deles, que ja criamos uma paciência um pouco maior, ao lidar com os problemas mecanicos dos mesmos... Outro dia, me Vectra do nada parou... 4 anos e 80.000km, sem dar uma panezinha, e do nada ele não quiz pegar... Eu chingei tanto o coitado, e depois fiquei até com peso na conciência, pois meus jipes ja me deixaram tanto na mão, e eu nuca havia chingado eles deste tanto... :oops: É tudo uma questão de espectativa...
Agora imagina voce, numa viagem longa, cansado, com o corpor quebrado e o bicho para!!! Voce vai fazer igual a um colega meu, que só não tocou fogo no jipe, por que ele não achou um fosforo, por que até o fluido de esqueiro ele ja tinha.... :D :D
Sei que existem pessoas que andam só com o Jeep, e nào acham isso ruim, mas acredito que o ideal, seria usa-lo para o lazer, passeios de finais de semana, trilhas, enfim uso eventual, onde voce não coloca nada em risco nem compromissos, nem segurança sua e de sua familia, nem nada... e ter um carro moderno, muito mais confiavel para aqueles momentos em que voce precisa contar com que o carro funcione... Isso me faz lembrar de uma propaganda dos Pneus Goodyear, que passava na televisão, mostrava um carinha pegando o carro e levando sua mulher para o hospital, pois ela estava gravida e a bolsa havia se partido... Ele com a maior naturalidade, pega seu Monza ( lembro até o carro ), e dirige até o hospital, sem o menor problema. Dai surgia a mensagem "GoodYear, pneus para quem não lembra que precisam de pneus." É mais ou menos assim que eu penso, existem circustancias que voce vai precisar de um veiculo, que não para do nada com problema na parte eltrica, por que o fiu que aterra a bobina soltou, por que o conector tava enferrujado e parou de passar a corrente...
Estou falando aqui EXCLUSIVAMENTE dos CJs que temos no Brasil... onde a maioria deles são vovôs...
Isso tudo não se aplica a carros com tração 4x4 atuais, com menos tempo rodados, tipo Wrangler, Land-Rover, Pajero, Samurai, Vitara e que tambem são conhecidos por muitos como Jipes... Neste caso sim, acho que voce estaria fazendo uma excelente aquisição, que seria tão confiavel quanto um carro de passeio, e enfrentaria na boa suas estradas esburacadas...
[]'s
Gustavo
Sem falar no agradável cheiro de gasolina que o CJ deixa.
:roll:
[]'s concordantes com o Gustavo
Luis Assis
04/05/2004, 02:39
Só para ilustrar o episódio do meu colega que quase tocou fogo no jipe dele, e teria tocado mesmo, se não fosse a falta do fosforo...
Recem casado, o sujeito deixou o carro pra esposa que estava gravida e resolveu comprar um carro mais barato, para que ele enfrentasse os 23 km de esrada, para vir até Ribeirão Preto, concluir o seu curso de Educação Fisica.
Achou numa garagem da pacata cidade satélite de Ribeirão Preto, um Jipe Willys 77, em perfeito estado de conservação e por um preço muito atrativo... Comprou ele no ato, apaixonado pela suas formas...
Vinha e voltava todos os dias para Ribeirão Preto, e o bichinho nao dava nenhum problema, só de vez em quando alguns engrimpos eletricos, que fazia ele para por completo, só que ele escolado em Jipe, abria o capo e checava as conexões da bobina, que era sempre ali que ele parava... Assim foi por 2 anos, todos os dias de estrada, indo e vindo, com chuva ou sol, de noite ou de dia...
Fim do ultimo semetre, uma das utlimos exames que ele precisava fazer e não havia tempo habil para ele fazer segunda chamada, pois estava de viagem marcada para sua tão sonhada férias...
O Jeepinho, veio bem, pela anhaguera, eis que no meio do caminho, o motor começou a falhar e apagou por completo... Ele encostou, e foi até o fatidico fio que sempre desconectava ( o da bobina ), e para sua infelicidade não era ele o problema....
O caboclo ficou tão P* da vida, por que estava perdendo a prova e suas férias, com passagem paga e tudo mais, que ele sacou uma lata de fluido ZiPPO, e quase tocou fogo no Jipe ali mesmo, no meio da estrada....
Resultado: Ele perdeu a Prova, a viagem, vendeu o jeep, e comprou um Uno Mille, e me chama de louco toda vez que me ve na rua de jipe....
O problema??? O rotor do distribuidor tinha dado seu ultimo suspiro de vida naquela manhã!!!
Eu não culparia o Jipe, que até tentei comprar na época, mas ele ja havia ventido, e muito barato diga-se de passagem, e sim ele, que tava colocando uma confiança no veiculo, que não condiz com sua idade, mesmo estando ele me muito boas concidções de conservação....
[]'s
Ufa, chega de escrever....
Mas eu precisava documentar esse episódio!!!
Gustavo
Depois de ler estes relatos fico cada vez mais convencido que eu ainda vou ter um jipinho...... :D :D :D
Tem coisa que o dinheiro não paga (sensação de liberdade é uma delas), além disso, Uno Mille todo mundo tem.
Luis Assis
04/05/2004, 09:33
Depois de ler estes relatos fico cada vez mais convencido que eu ainda vou ter um jipinho...... :D :D :D
Tem coisa que o dinheiro não paga (sensação de liberdade é uma delas), além disso, Uno Mille todo mundo tem.
é isso ai... são poucos que experimentam e não gostam...
[]'s
Gustavo
Hydro Bush
04/05/2004, 11:02
Prezados Foristas,
Estou muito satisfeito com a ajuda de vocês e certamente estão sendo de grande valia para minha decisão.
Na verdade estou propenso à compra e isso é favorável para a aquisição.
Afim de poder obter opiniões mais próximas àquilo que venho pensando e lendo os relatos de vocês tenho umas dúvidas que surgiram e uma observação a fazer que pode direcionar mais os comentários e valiosas ajudas de vocês:
Dúvida 1 - A capota de lona é roubada mesmo quando se pensa no Jeep como um carro principal?
Dúvida 2 - Um Jeep restaurado é melhor que fazer o próprio com maior confiabilidade na mecânica/elétrica? O custo destas opções varia muito?
Observação - Penso em adquirir um Engesa ou CJ mais inteiro, mais íntegro na mecânica e elétrica de preferência a alcool (por isso a opção do Engesa), se necessárias algumas adaptações para meu uso no que diz respeito a segurança e desempenho, não vejo maires problemas, mas não quero um Fórmula 1, mesmo pq sofri sério acidente e isto fez meu pé ficar um pouco mais leve... :lol:
Aguardo vossas considerações!!!
Grande Abraço a todos
marco cruz
04/05/2004, 11:44
Meus R$ 0,02.
Concordo em parte com o Gustavo.
Acho que se vc tiver condições de reformar o jipe de forma séria e fazer manutenção contínua, não teria nenhum problema em tê-lo como único veículo.
Explico.
Para o uso que o Hydro indicou, um jipe com motor novo, câmbio novo, suspensão adequada, bancos novos, parte elétrica nova, etc, seria suficiente. A questão é que essas adaptações devem ser muito bem feitas e o sujeito deve estar ciente de que está andando de jipe e não de carro.
Com relação à vedação, por ser conversível, eu discordo do Gustavo, pois há alternativas (relativamente caras :shock: ) para resolver o problema.
No meu caso, tenho um ótimo veículo para uso diário, com todo o conforto possível, mas não vejo a hora de chegar quinta-feira (dia do rodízio) para poder andar de jipe... Na semana passada demorei 2hs e 40 minutos para chegar em casa, estava de jipe, e tudo bem... Mas, como sabem, o meu jipe está reformado o suficiente para me dar confiança nele :wink: .
Finalizando, eu acho que dá para ter o jipe como único veículo desde que ele seja confiável e que vc seja solteiro, ou casado sem filho e sua esposa "adore" jipe (é difícil ...)
Beto Lacerda
04/05/2004, 12:23
Posso dar palpite , tudo depende de $$ e gosto, e Gustavo sejamos sinceros o cj7/5 qdo. estiver pronto acho mais facil o vectra te deixar na mão do que o Forum-car.
só de exemplo.
qto. pode custar um CJ feito da seguinte maneira:
chassis completo com eixos e suspensão (mantem spua mesmo)
T-case
cambio clarck 4m
cx. de dir. hidraulica opala
freio disco dianteira (pelo menos)
motor 4cc injetado ( ranger , s-10 , omega 2.2 , pros que gostam ap)
com essa configuração mec. não vejo problemas em ter um cj como carro de todo dia e da pra encarar boas trilhas
qto a capota conversivel vc vai ter os mesmos problemas que um dono de wrangler , troller , bmw , audi , etc com capota de lona , não dá pra parar tranquilo na rua. a vedação tb é questão de $$ . tinha um cj com bestop no ibira que o dono garantia que num entrava agua nem fu...
e honestamente uma capota nacional bem montada da conta do recado , nada que um velcro nas janelas não ajude muito.
mas concordo qdo. o Gustavo diz que adoramos nossos cj's e perdoamos mancadas que não perdoariamos num carro de passeio , se vc gostar de jeep tb vai perdoar :wink:
[]'s
Luis Assis
04/05/2004, 14:19
Dúvida 1 - A capota de lona é roubada mesmo quando se pensa no Jeep como um carro principal?
Não é roubada, é a melhor opção para os CJs, pois as de fibra, que fecham inteiramente o veiculo, acabam com o espirito do veiculo... IMHO. O problema das de lona, é que não ha como trancar o veiculo... Qualquer pessoa que quiser bisbilhotar dentro do seu jipe, é só chegar e levantar a janelinha... Mas isso não é uma caracteristica dos CJ's e sim das capotas de lona.
Dúvida 2 - Um Jeep restaurado é melhor que fazer o próprio com maior confiabilidade na mecânica/elétrica? O custo destas opções varia muito?
Isso ai vai de cada um, no meu caso, caso voce nao conheça minha reforma, http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2174 , eu optei por mudar a mecanica do bicho, e colocar algo mais moderno e confiavel, inclusive com motor equipado com Injeção Eletronica...
No que diz respeito a custo, vai depender muito de até onde voce quer ir, no meu caso eu cheguei a valores insanos na minha reforma... Pq insano? Por que gastei uma quantia, que esta muito acima do que o mercado pagaria por um jipe, mesmo nas condicoes que ele ficou... Gastei um dinheiro, que vou ter que ficar com o jipe para as proximas gerações, para não levar tinta... O T-REX ( http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2364 )tb é um exemplo disso, tanto ele, quanto o meu, se fosse pra ser vendido com LUCRO, teria que vender por pelo menos 50 paus, mas ninguem em perfeitas faculdades mentais, pagaria essa quantia num jipe willys...
[]'s
Gustavo
Olá PessoALL
Usei meu Jeep por muitos anos como único carro e ele ainda estava completamente original !
Esse relato que o Gustavo colocou do seu amigo, p/ mim revela um desleixo por conta do dono. Veja: o cara sabia que sempre dava problema ali no fio e porquê não consertar ? De vez em quando, uma checada nas velas e distribuidor também faz bem ... :wink:
Quero ressaltar que aqui a cidade é mais tranquila e nunca tive qualquer problema de neguinho tentando mexer no CJ. E olha que deixo ele o dia inteiro parado na rua.
Quanto ao conforto, dá p/ melhorar o original. Claro, não fica um espetáculo, qualquer carro 1000 é mais confortável, mas a proposta do veículo não é essa, não é verdade ? Alguns exemplos: direção mais macia(mecânica ou hidráulica), servo-freio, buchas de PU, molas espirais (não é o kit JR !!!), etc, etc, etc. Claro, isto tudo tem um custo, que deve ser contabilizado. Normalmente, você fazendo as modificações custa mais caro que comprar um já pronto. Mas você tem a vantagem de saber o quê e como foi feito, além da possibilidade de diluir o investimento.
O meu CJ no momento está em um nível de confiabiliadade que considero bom. Tanto que nos últimos 2 anos, as viagens de férias foram todas nele, rodando cerca de 2500 Km cada uma delas e com toda a família dentro ! E durante esses percusos, não aconteceu absolutamente nada ! Nem pneu furado ... Isso sem contar as trilhas na cidade e os eventos da região que sempre vamos. Tá certo que ele já está bem modificado, com câmbio e motor GM, suspensão com espirais, direção, servo-freio, etc, etc, etc.
Enfim, na sua decisão, considere:
- se for melhorar aos poucos um CJ, lembre-se que terá que dispor algum tempo do carro na oficina. Se for seu único carro, pode complicar sua vida pessoal um pouco.
- se for comprar um já mais "pronto", o investimento inicial é um pouco maior. Verifique bem, no que for possível, a qualidade das adaptações.
Em tempo:
- o Engesa é um ótimo investimento também. Além da possibilidade de pegar um já com capota de fibra, que não fica tão esquisito quanto o CJ ....
- Não precisa ser um Engesa p/ ter motor a álcool. Meu CJ tem motor GM 4 cil original àlcool, o mesmo utilizado em Opalas e Engesas, entre outros. :wink:
Abraços
Hydro Bush
05/05/2004, 12:07
Estou gostando das idéias que tenho tirado com as dicas de vocês todos, muito obrigado!!! Olha vou estar sempre perguntando (enchendo osaco de vocês) nesta busca...
Vão ter que me engolir!!! Como diria o Lobo Zagallo... :lol:
Como ainda tenho + ou - 1 mês para esta aquisição e com as suas considerações me surgiu uma outra dúvida:
Eu encontrei um chassi e carroceria a venda por R$2.500. Tendo em vista que penso em investir em torno de uns R$20.000 ou pouco menos, pensei em começar este do zero, mas não sei quanto tempo demora para um mecênico fazer ele inteiro... vocês tem idéia?
É fácil encontrar um motor a álcool e câmbio 0 km? Creio que isto me daria maior segurança quanto ao "ficar na mão" nas estradas.
Vocês têm dito que montar é mais caro que comprar um em bom estado, mas quanto mais caro? Digo com as mesmas características/adaptações.
Grande Abraço
Beto Lacerda
05/05/2004, 12:42
Tendo em vista que penso em investir em torno de uns R$20.000 ou pouco menos,
Olha cara com essa grana , não sei em SP-capital pois aki a mão -de-obra é cara (mais cara que no interior para evitar polemica),mas dá pra fazer um CJ muito bom , só que tem que ir fuçando atraz de peças , ou seja , não é facil , mas dá pra fazer um otimo jeep , ainda não gastei essa quantia mas acho que é ai que vai chegar o custo do meu, e meu jeep daria para ser usado no dia a dia (com alguma modificações , não faria SPOA se fosse meu carro de uso diario, mas colocaria uma capota, o resto manteria com esta ficando mesmo).
com essa grana da pra comprar uma grande variedade de 4x4 , vc quer CJ ??
É fácil encontrar um motor a álcool e câmbio 0 km? Creio que isto me daria maior segurança quanto ao "ficar na mão" nas estradas.
o motor depende qual vc quer , mas não é dificil encontrar bons motores de utilitarios a preços justos (0km é mto. caro , não compensa) e sendo injetado , passar pra alcool é mole , ja o cambio não precisa mesmo ser 0km , tem clarck de monte pra vender revizadinho (4m ou 5m , vai de gosto , espaço desponivel e $$)
[]'s
Luis Assis
05/05/2004, 12:50
Eu encontrei um chassi e carroceria a venda por R$2.500. Tendo em vista que penso em investir em torno de uns R$20.000 ou pouco menos, pensei em começar este do zero, mas não sei quanto tempo demora para um mecênico fazer ele inteiro... vocês tem idéia?
Teve um conhecido, que re-construiu o jipe do zero, assim como eu, mas economisando em vários quisitos, tipo, motor sem injeçào, carroceria original, mas com todas as chapas novas, enfim, menos detalhista, e ele gastou R$18.000.00. E esta com pedaliera suspensa, direção Hidraulica, Rodas e penus novos e 33", banocs novos, pintura nova, o jipe foi re-feito...
acho que vale a pena sim, azer um esquema desses...
pelo menos voce fica com um carro bastante confiavel...
[]'s
Gustavo
Hydro Bush
05/05/2004, 12:52
Estou vendo todas as possibilidades... sei que com R$ 20.000 a gama é maior. O CJ é apenas 1 das opções, mas tem o tempo para reformar, se for fazer do zero, ou achar um bem legal, ou ainda, um Engesa (que sempre fui apaixonado). Mas no momento penso no melhor para as minhas necessidades... e principalmente, segurança pois odiaria ter que passar por algo como ficar na estrada no meio do nada, ou no meio da chuva (dada a existência da Lei de Murphy).
Grande Abraço
Hydro Bush
05/05/2004, 12:54
Quanto ao tempo para a restauração, vcs tem 1 idéia? Com esta quantia na mão.
Grande Abraço.
Beto Lacerda
05/05/2004, 13:07
sem querer ser pessimista , tempo é mto. imprevisivel , mas se descontar o tempo que meu CJ ficou parado por $$ , ou seja se tivesse com o $$ na mão , em uns 4 meses dava pra ter feito ,mas ai a m-d-o tb ia subir , pois ta saindo barato pq é sem pressa, o duro tb. é achar motor e cambio bons a preço baixo , com pressa.
mas com $$ e peças na mão , vai muito do seu mecanico , tem uns que dizem que em uma semana adapta qqer motor em jeep , deve sair caro , mas se vc achar um desses em 2 meses vc ta de jeep.
vc ta a pé ?? se vc tiver um carro pra ir usando enquanto o cj ta na reforma ajuda muito , e de da tempo pra tomar decisões e procurar peças.
andretomasi
05/05/2004, 13:52
Fala pessoal,
IMHO, por experiência própria e pelo que tenho visto dos companheiros, a média pra reformar completamente um cj fica entre 1 ano e meio e 2 anos..
Agora, se você tiver um mecânico trabalhando direto nele.. e tiver as latinhas$ pra comprar todas as peças duma vez, fica pronto bem mais rápido..
[ ]´s
Beto Lacerda
05/05/2004, 13:59
o meu ja ja beirando os 2 anos paradão :cry: , mas economizei bastante com isso :lol:
[]'s
O meu, fui eu mesmo quem fez toda a reforma, inclusive funilaria/pintura. Descontando o tempo que ficou parado, porque a grana "secou", fiz em cerca de 1,5 anos. Mas veja, era só eu mexendo (sozinho mesmo), aos finais de semana e nos horários vagos que tenho durante a semana. Se você colocar em um profissional, com P maiúsculo, ACHO que uma reforma completa o cara faz de 4 a 6 meses. Mas esses números dependem muito do mecânico também. Os colegas do Forum que estão reformando ou já reformaram em oficinas podem lhe ajudar a ter uma idéia melhor.
Quanto a custos, o meu, quando chegou em 8K, parei de contar ... Ao final da reforma, devo ter gasto uns 11 K, isso c/ BF 33" novos e tudo, absolutamente tudo de mecânica revisado. Depois de uns 10 meses rodando, coloquei o motor GM. Alguns meses depois, surgiu uma oportunidade e coloquei o câmbio Clark 4 marchas. Mais agora p/ o final de 2003, instalei o guincho e um bloqueio no eixo traseiro. E ainda não estou contente: faltam um bloqueio na dianteira, gaiola, capota nova e uma ou outra "perfumaria". No total, já devo ter gasto uns 16K com tudo.
Claro, tudo depende do que você vai fazer com a viatura. Se não for trilha, não precisa de guincho, bloqueio, etc, etc, etc. :wink:
Agora, como você disse, com 20 K, são várias opções, indo desde um CJ detonado e fazer ele completamente, passando por CJ´s já prontos, Vitaras, Samurais, Toyota, Engesa e até Camper 4x2. :wink:
Abraços
Luis Assis
05/05/2004, 15:59
Quanto ao tempo para a restauração, vcs tem 1 idéia? Com esta quantia na mão.
Grande Abraço.
Esse que eu lhe disse, vai demorar uns 4 meses pra fica pronto...
[]''s
Gustavo
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