PDA

Ver Versão Completa : Primeiros Socorros



Tia Mi
19/06/2007, 18:07
Queridos amigos Jeepeiros (as),

Quando acertei com os moderadores sobre esse tópico, nunca imaginamos que somente três dias depois perderíamos uma das figuras mais queridas do off-road nacional. Porém, com certeza a ida do Gilvan para trilhas melhores servirá para alertar a muitas pessoas sobre o outro lado do nosso esporte...

O esporte/paixão ao qual nos dedicamos (esse ‘vício’ chamado Jeep) é motivo de muitas alegrias e momentos de prazer, mas infelizmente também carrega consigo um alto risco de acidentes...

E o que sempre observo nas trilhas (e fora delas) é que as pessoas não estão preparadas para enfrentar esse tipo de situação e ficam sempre na torcida para ter um médico por perto.

Mas a verdade é que o médico nem sempre está lá... e então, o que fazer???

O objetivo deste tópico (permanente) é então humildemente dividir meus conhecimentos com vocês, para que possam ‘se virar’ numa situação de emergência.

E o primeiro assunto a ser abordado é sobre ‘quais as características de quem vai prestar socorro a alguém’.

Antes de mais nada, você deve:

1) TER CONHECIMENTOS BÁSICOS SOBRE PRIMEIROS SOCORROS: é o objetivo desse tópico;
2) TER INICIATIVA, AUTOCONTROLE, CALMA, AUTOCONFIANÇA, SENSO DE OBSERVAÇÃO: se você estiver nervoso ou inseguro, dificilmente conseguirá prestar o socorro adequadamente;
3) TER HABILIDADE MANUAL: em grande parte das situações, você terá que improvisar, então ajuda ser habilidoso;
4) SABER O QUE DEVE SER FEITO, COMO FAZÊ-LO E PRINCIPALMENTE O QUE NÃO DEVE SER FEITO: também será discutido aqui, pois muitas vezes na ânsia de ajudar, acaba-se aumentando a lesão e os danos ao acidentado;
5) CONHECER AS PRÓPRIAS LIMITAÇÕES E FAZER PREVALECER O BOM SENSO: se você é do tipo que não pode ver sangue ou alguém machucado/desmaiado, nem chegue perto do acidente!! Você verá aqui que há muitas formas de ajudar sem precisar se envolver com a vítima;

Por hoje é só, lembrando que vocês podem e devem encaminhar suas sugestões de temas para tiamiSOS@terra.com.br (tiamiSOS@terra.com.br) ou me mandando uma MP (mensagem privada) aqui pelo fórum! Esperamos que entendam que esse tópico será fechado porque o assunto é muito sério, e posts incorretos podem confundir a cabeça das pessoas (coisa que já acontece normalmente...). Mas tudo que for correto e pertinente será colocado aqui.

E ficamos aqui na torcida para que nunca precisemos usar nada disso!




Beijinhos, TIA MI (Socorrista – CEPOE/APH e Heart Saver DEA - INCOR)

Tia Mi
24/07/2007, 14:50
Queridos amigos Jeepeiros (as),
Lá vamos nós mais uma vez, explorando a ‘trilha’ que nos levará a aprender um pouco mais sobre algo muito importante para nós: como socorrer alguém!
Primeiramente quero agradecer a todos que me enviaram mensagens de apoio à iniciativa e contendo material. Para os que me enviaram dúvidas, todas elas serão colocada aqui a seu tempo... é só ir acompanhando.
Agora vamos começar a falar sobre O QUE fazer em cada uma das situações que podem acontecer no nosso dia-a-dia de Jeepeiros... lembrando que tudo que eu digo aqui em relação à trilha, pode e deve ser transferido para o dia-a-dia fora dela.
Independente do que tiver acontecido (capotamentos, batidas, acidentes com ferramentas, desmaios, convulsões, etc) as primeiras responsabilidades de quem vai socorrer são:
1) ASSUMIR A SITUAÇÃO! Você tem as características do meu post anterior? Ótimo! Então arregace as mangas e vamos trabalhar! Suas primeiras providências devem ser:
+ EVITAR O PÂNICO: É normal as pessoas se desesperarem ao ver um acidente ou algo sair do controle. Isso acontece devido ao medo e à nossa sensação de impotência. Você deve se manter tranqüilo e dizer às pessoas que está tudo bem. Sua própria postura vai tranqüilizar a maior parte delas.
+ OBTER A COLABORAÇÃO DE OUTRAS PESSOAS: Isso é fundamental!!! Sozinhos não conseguimos fazer quase nada. No meio dos ‘curiosos’ sempre haverá gente disposta a ajudar, principalmente no meio Jeepeiro, onde a colaboração é a ‘alma do negócio’! Diga: “Preciso de ajuda aqui!” ou “Quem pode me ajudar?” Caso ninguém se ofereça (o que eu nunca vi acontecer!), chame mesmo: “você, você e você! Venham me ajudar aqui”
+ DAR ORDENS CLARAS E OBJETIVAS: Lembre-se, essa é uma situação de stress. Vai haver barulho, pessoas chorando, confusão. É importante que você seja objetivo e claro. Não há tempo para muitas gentilezas e ‘por favores’... é ‘faça isso’ e ‘faça aquilo’ mesmo! (ah! Ser claro e objetivo não significa ser ‘grosso’, hein?)
+ SOLICITAR AJUDA QUALIFICADA: Se no passeio houver ambulância, chame-a . Se estiverem em local de difícil acesso ou não houver ambulância, entre em contato com o serviço de bombeiros (193) ou SAMU da região (192) e combinem um local para a remoção da vítima (falaremos sobre como transportar a vítima num próximo post, pois é um assunto da mais alta importância!).
+ MANTER CURIOSOS AFASTADOS: Peça para quem estiver te ajudando afastar todo mundo. Você precisará de espaço e tranqüilidade para trabalhar, a vítima precisa de ar e principalmente: devemos preservar ao máximo a vítima de situações constrangedoras! Quanto menos gente olhando, melhor!
+ ISOLAR, SINALIZAR E PROTEGER O LOCAL: Às vezes, preocupado em socorrer logo a vítima, o socorrista se esquece de preservar a segurança externa do local. Se estiver numa trilha, peça para as pessoas sinalizarem e fazerem os outros jeeps passarem por um desvio, ou então pare mesmo os jeeps! Analise a situação: se vocês estiverem num local de risco (deslizamento, tombamento, incêndio, etc) a vítima terá que ser removida (utilizando a técnica correta, e não de ‘qualquer jeito’). Se estiver na estrada, muita atenção à sinalização... já há uma vida em risco: NÃO COLOQUE A SUA TAMBÉM!!!

Por hoje é só, lembrando que vocês podem e devem encaminhar suas sugestões de temas para tiamiSOS@terra.com.br (tiamiSOS@terra.com.br) ! Fica também a sugestão para que vocês imprimam e guardem esses posts... no final você terá um Manual de Primeiros Socorros e noções de Resgate!

E ficamos aqui na torcida para que nunca precisemos usar nada disso!




Beijinhos.