Ver Versão Completa : Carcaça do diferencial dianteiro cherokee
alexroch
24/07/2007, 14:44
Galera estou com um problema na carcaça do diferencial da Cherokee sport 97, e o mecânico esta trocando por outra.
Duvida:
Pode ser colocada outro no lugar com dezenho diferente onde fica as engrenagens?
Quando trocado a carcaça tem que regular as engranagens?
Como vou verificar se realmente o serviço ficou legal?
Leo - Beethoven
24/07/2007, 15:13
Alex, passa mais detalhes desse serviço pra nós aqui....de que veículo o mecânico está colocando o eixo ?
De qualquer forma, esta é uma adaptação que requer muita atenção.
Abs
alexroch
24/07/2007, 15:40
OI Leo, bom o mecânico disse que é de outra cherokee, mas achei a carcaça onde vai as engrenagens um puco diferende da minha. Ele disse que não tem problema pois as duas são donate. Ai é aonde esta a minha duvida! Não e iqual a minha más é de outra cherokee
Atenção com isso porque alguns estados, como aqui no DF, vistorias de transferência de região são verificados os números do câmbio e diferenciais também. Se estiverem raspados, martelados, adulterados ou se for roubado vai pro pátio.
T+ ;-)
Cx diferente ???....de outra Cherokee ??..........q ano/modelo é a sua Cheroka ??.....e de q ano/modelo ta saindo a cx ??......
Tem gato na tuba...........:pensativo:
Leo - Beethoven
24/07/2007, 20:51
Tá estranho mesmo....nas XJs só saíram com D30 na frente....pelo menos nos anos que a maioria roda aqui no Brasil.....o cara pode estar usando uma de Grand ZJ ou até WJ....mas ele vai usar o eixo inteiro ou só a carcaça (bola)....se for tem que ficar experto mesmo, pq tem estados que estão conferindo até os eixos....as companias de seguro já estão fazendo isso por aqui, na minha fizeram....
Fica experto com essas mudanças que o cara tá fazendo, se puder, tira fotos do eixo antigo e do novo pra gente ver...
Abs.
alexroch
24/07/2007, 21:12
Boa noite Leo! ele me falou que é d30 mesmo, mas achei o formato um pouco diferente do meu. Onde ou como eu confiro se ele é d30 mesmo ou igual o meu? Ele me falou que se a tampa da carcaça do meu diferencial couber na carcaça do diferencial que esta sendo colocado então ele é igual ao meu. Isso procede?elEle vai usar o eixo todo, mas as engrenagens vão ser a minha mesmo!Quanto a numeração como devo proceder?Quanto o modelo da minha cherokee é a sport v6 ano 97 automática.
Boa noite Leo! ele me falou que é d30 mesmo, mas achei o formato um pouco diferente do meu. Onde ou como eu confiro se ele é d30 mesmo ou igual o meu? Ele me falou que se a tampa da carcaça do meu diferencial couber na carcaça do diferencial que esta sendo colocado então ele é igual ao meu. Isso procede?Quanto a numeração como devo proceder?Quanto o modelo da minha cherokee é a sport v6 ano 97 automática.
A identificação esta fundida na parte de traz da bola, o lado q vai o cardão....realmente existem tampas diferentes para o mesmo diferencial...:concordo:
Com relação a numeração do diferencial, não se preocupe, pq se for trocada somente a ''bola'' a identificação esta no eixo....:wink:
V6 não 6L ou L6 como preferir...:concordo:
alexroch
24/07/2007, 21:25
Boa noite nzardo! Ele vai trocar a carcaça toda não só a bola! O número que vc esta falando tem que ser igual a da carcaça do meu diferencial? Como devo preceder quanto a numeração do eixo?
Boa noite nzardo! Ele vai trocar a carcaça toda não só a bola! O número que vc esta falando tem que ser igual a da carcaça do meu diferencial? Como devo preceder quanto a numeração do eixo?
Alex,
Na parte traseira da bola q comentei vc vai encontrar o '''modelo''' do dif, se for o Dana 30, vc vai encontrar um ''30'' mais ''F'' e sei la mais o que....:concordo:, por exemplo o Dana 35 tem seu modelo gravado na frente da bola bem do lado,onde vai a tampa do dif.....cada um é cada um.....;)
A identificação do conjunto do diferencial esta gravada no eixo (tubo) como uma numeração de chassis com data de fabricação e tambem não lembro mais o q....:concordo:
Agora pra mim é novidade essa estória do transito....não sei o q ta pegando...q eu saiba é só numero de motor.....:pensativo:
Leo - Beethoven
25/07/2007, 00:27
Mesmo as tampas sendo um pouco diferente, podem ser que sejam o mesmo tipo de diferencial....se fossem diferentes, as tampas não iriam bater a furação. Se for isso, o meca pode estar fazendo a coisa certa e possível.
No d+ o Zardo completou bem.
Abs
alexroch
25/07/2007, 08:23
Bom dia Leo! A diferença que notei não é na tampa, mas sim na bola! Vou checar a numeração para ver se é igual. Queria saber como faço para saber se a troca ficou legal e não vai detonar o meu pião e coroa? E quanto à numeração o eixo o que devo fazer?
Sem fotos ninguém vai poder lhe ajudar com 100% de certeza. Mas posso já falar que se existir diferenças notáveis no formato da bola, tem coisa estranha aí. De toda forma, caso for diferente mesmo do seu eixo original, nem vai dar montagem, então não vai ter como estragar suas engrenagens.
Abraços,
Bill
Leo - Beethoven
25/07/2007, 19:05
Alex, o Bill colocou muito bem a situação...se a bola for diferente tem coisa muito estranha por aí.....com fotos seria tudo mais fácil.
Abs
alexroch
25/07/2007, 19:51
Galera obrigado pela força verifiquei hoje a numeração no meu diferencial e realmente é o 30 f como o nzardo tinha falado. O outro não era, por isso não estava dando as minhas engrenagens. Realmente o mecânico estava tentando fazer algum gato! Será que o diferencial pega solda? O meu não quebrou só estava vazando óleo pela lateral da bola onde encaixa o eixo. Obrigado mais uma vez pela atenção de todos, se não fosse a galera aqui do site seria mais um que tinha quebrado a cara com papo de mecânico barato.
Explica melhor este vazamento COM FOTOS!!! A bola não vaza do nada, alguma coisa está quebrada...
Abraços,
Bill
Leo - Beethoven
25/07/2007, 23:12
Se é o que estou pensando o problema é sério mesmo....deve ter trica no fundido, ou no tubo....mas fotos ajudam....
Abs
Enrique Javier Romay
26/07/2007, 10:39
Bom dia pessoal, falando de diferencial......:cry:
Ontem tive a triste noticia que meu diferencial traseiro (D 44) ta com problemas no pinião, comenzando a fazer o tipico barulho, foi retirada a tampa traseira e verificado o desgaste dos dentes do pinião.
Agora bem, as perguntas do milhão... adianta procurar por peças seminovas ???, algum diferencial utilizado em carros nacionais sera que utiliza as mesmas peças???, a relação da ZJ Ltd. 97 e 11 dentes no pinião e 41 na coroa.
Sera que adianta procurar preços fora ???, talvez algum colega conheça alguem que tenha para vender.....
Não sei, como sempre aguardo suas valiosas sugestões.:concordo:
Obrigado.-
Enrique.-
Leo - Beethoven
26/07/2007, 13:01
Enrique, quanto a coroa, acredito que encontre fácil por aqui, por tem vários veículos que utilizam o D44, a Ranger é uma delas e a relação do traseiro é 3.55, só não sei se a ponteira é a mesma. E a coroa, como está ?
Abs.
Enrique Javier Romay
26/07/2007, 14:28
Enrique, quanto a coroa, acredito que encontre fácil por aqui, por tem vários veículos que utilizam o D44, a Ranger é uma delas e a relação do traseiro é 3.55, só não sei se a ponteira é a mesma. E a coroa, como está ?
Abs.
Oi Leo, o meca me falou que o pinião esta "escariado", como que sufreu mais que a coroa, tambem escutei falar que, no caso de troca, tem que trocar as duas peças porque trabalham "acasaladas" (não sei se é certo).
Vale sua experiencia !!!
Os dados que passei de quantidade dos dentes da issa relação ???
Obrigado pela resposta !!!:concordo:
Enrique.-
Leo - Beethoven
26/07/2007, 15:13
Oi Leo, o meca me falou que o pinião esta "escariado", como que sufreu mais que a coroa, tambem escutei falar que, no caso de troca, tem que trocar as duas peças porque trabalham "acasaladas" (não sei se é certo).
Vale sua experiencia !!!
Os dados que passei de quantidade dos dentes da issa relação ???
Obrigado pela resposta !!!:concordo:
Enrique.-
Enrique, pela sua contagem de dentes a sua relação é de 3.73 (41/11)....não sei se vai encontrar por aqui nesses números, a não ser usado ou concessionária.....não necessariamente vc precisa trocar os dois, uma vez que na montagem tem que ser ajustados....mas é estranho desgastar um e não estar em bom estado....normalmente aparece desgaste nem que for parcial.....se não encontrar no Brasil, vale a pena importar, o material é leve e mesmo pagando os impostos ainda valeria a pena....
confira no www.rockauto.com
Abs.
Enrique Javier Romay
26/07/2007, 17:20
Leo,
Estive pesquisando e aqui no Brasil, temos duas viaturas que utilizam o diferencial Dana 44, com essa relação de pinião e coroa (3,73), e são a Ranger 01/02 4cil 2,3 gasolina, e a Blazer 4,3 180CV, vou continuar a pesquisa para confirmar a compatibildade das peças e depois informo.
Achei tambem informação de manutenção do diferencial Dana 44, vou tentar deijar o link no forum.
Espero que seja util.....:concordo:
Obrigado!!!
Leo - Beethoven
26/07/2007, 17:29
Leo,
Estive pesquisando e aqui no Brasil, temos duas viaturas que utilizam o diferencial Dana 44, com essa relação de pinião e coroa (3,73), e são a Ranger 01/02 4cil 2,3 gasolina, e a Blazer 4,3 180CV, vou continuar a pesquisa para confirmar a compatibildade das peças e depois informo.
Vale a pena mesmo olhar (pegar na mão e comparar) com as peças desses carros....a coroa com certeza dá. O pinhão, talvés não...mas eu iria atrás sim.
Abs.
Tem melda braba sendo espalhada aqui...............
Tem que trocar conjunto coroa / pinhão SEMPRE como conjunto!!! As peças são fabricadas em casal, nem na morte que se separe.......
Outra: Se o eixo é Dana 44 pinhão convencional, então serve todo e qualquer conjunto de engrenagens do Dama 44, desde o Jeep CJ5 1960 até o Alfa Romeu 1972 até a Blazer 2008.
Abraços,
Bill
Leo - Beethoven
26/07/2007, 22:47
Tem melda braba sendo espalhada aqui...............
Tem que trocar conjunto coroa / pinhão SEMPRE como conjunto!!! As peças são fabricadas em casal, nem na morte que se separe.......
Outra: Se o eixo é Dana 44 pinhão convencional, então serve todo e qualquer conjunto de engrenagens do Dama 44, desde o Jeep CJ5 1960 até o Alfa Romeu 1972 até a Blazer 2008.
Abraços,
Bill
Bill, concordo com vc em parte. Se o cara tem como medir corretamente o conjunto coroa/pinhão, as vezes pode-se trocar um item apenas...mas como 99% de quem lida com diferencial não tem condições disso, é melhor que faça mesmo a troca do casal....no doubt.
Vc lembrou bem sobre o pinhão convencional, a coroa dos D44 são todas iguais mesmo, só o pinhão muda....mas não sei mesmo quem é quem em todos os veículos que usam o D44 por aqui...
Abs
caique1177
27/07/2007, 22:17
Leo
sempre uso o refrão: "nao entendo de cx automatica, ajuste de diferencial e bomba diesel", mas, sei que o conjunto coroa/pinhao é usinado um proutro, jamais se daria o ajuste com peças de diferentes lotes. Nao sei exatamente porque, mas a tolerancia nessas peças é muito pequena
Bill, concordo com vc em parte. Se o cara tem como medir corretamente o conjunto coroa/pinhão, as vezes pode-se trocar um item apenas...mas como 99% de quem lida com diferencial não tem condições disso, é melhor que faça mesmo a troca do casal....no doubt.
Vc lembrou bem sobre o pinhão convencional, a coroa dos D44 são todas iguais mesmo, só o pinhão muda....mas não sei mesmo quem é quem em todos os veículos que usam o D44 por aqui...
Abs
Onde é que pegou estas informações?? Na boa, não tem nada a ver.............:discordo:
No processo de fabricação, a coroa e o pinhão passam por um processo de retífica mútua, um lixando o outro atravez de um pó abrasivo. Resultado: um é FEITO para o outro. Náo dá para intercambiar com outras peças, tanto é que os dois componentes do conjunto vêem marcado com um único número que serve para identificá-los como par.
Outro engano seu essa da coroa ser igual para um D44 convencional e um D44 "high-pinion". Não são não...........:discordo:
Abraços,
Bill
Leo - Beethoven
28/07/2007, 00:39
No processo de fabricação, a coroa e o pinhão passam por um processo de retífica mútua, um lixando o outro atravez de um pó abrasivo. Resultado: um é FEITO para o outro. Náo dá para intercambiar com outras peças, tanto é que os dois componentes do conjunto vêem marcado com um único número que serve para identificá-los como par.
Bill, já vi muito disso em manutenção de pesados...pode até ser que os caras que eu vi faziam gambiarra, mas estavam e estão sempre abarrotados de serviço....
Mas pensando bem, vc tem razão, pois lembro de uma visita que fiz na Dana (hoje GKN) no RS na linha de produção de coroa e pinhão....(isso a uns 5-7 anos atrás)....depois de usinadas e témicamente tratadas, os conjuntos são montados em uma espécie de "diferencial aberto" com líquido abrasivo e a pressão no conjunto em movimento era aumentada de tempo-em-tempo até que a folga fosse reduzida a especificação definida...eram retirados da máquinas e pinados com o número....
Só depois que falou....caiu a ficha...
Abs.
alexroch
29/07/2007, 10:02
Galera ai estão as fotos do meu diferencial depois da solda. Quero saber se tem problema ou não em ralação ele esta soldado?
Galera ai estão as fotos do meu diferencial depois da solda. Quero saber se tem problema ou não em ralação ele esta soldado?
Alex,
De uma coisa vc pode ter certeza, ninguem por aqui vai poder te afirmar se esta tudo bem ou tudo mal.......depende da solda q foi feita.....depende do estado do material das partes q foram soldadas......etc....:pensativo:
A unica coisa q posso te dizer é q o correto e colocar um eixo novo ou usado em boas condições e SEM soldas.....portanto....tenha essa solda como algo temporário e sai na caça de um outro eixo......:mrgreen:
vc sempre estara com a pulga atras da orelha...pensando se o eixo vai aguentar ou não.....e o melhor mesmo é andar sossegado.....e não dar sorte pro azar......:concordo:
Enrique Javier Romay
30/07/2007, 10:59
Onde é que pegou estas informações?? Na boa, não tem nada a ver.............:discordo:
Outro engano seu essa da coroa ser igual para um D44 convencional e um D44 "high-pinion". Não são não...........:discordo:
Abraços,
Bill
Oi Bill,
Eu pesquisei e achei o kit de pinhão e coroa da Blazer 4,3 180 HP numero de parte da Spicer:BA 401233, para diferencial Dana 44 com TrackLock.
por R$ 535,00, e o kit importado (original) por R$ 1.800,00.
Sera que são compativeis ???, o teríamos esse negocio de "high-pinion" nos atrapalhando ???
Acredito que se achasemos uma solução nacional sería muito bom para todos nos....
Teríamos algum jeito para verificar ??, ou somente comprando??
Desde já muito obrigado.
Enrique.-
O diferencial Dana 44 existe em duas configurações e APENAS duas configurações.
- convencional, com o eixo do pinhão EM BAIXO da linha de centro do eixo.
- high pinion, com o eixo do pinhão EM CIMA da linha de centro do eixo
Para determinar qual você tem, é uma simples questão de olhar...........
Sabendo disso, resta apenas verificar a relação. Se for da mesma configuração e da mesma relação dessa da Blazwer, pode usar sem medo.
Abraços,
Bill
Enrique Javier Romay
30/07/2007, 14:30
O diferencial Dana 44 existe em duas configurações e APENAS duas configurações.
- convencional, com o eixo do pinhão EM BAIXO da linha de centro do eixo.
- high pinion, com o eixo do pinhão EM CIMA da linha de centro do eixo
Para determinar qual você tem, é uma simples questão de olhar...........
Sabendo disso, resta apenas verificar a relação. Se for da mesma configuração e da mesma relação dessa da Blazwer, pode usar sem medo.
Abraços,
Bill
Muito obrigado pela resposta, vou verificar e depois passo mais informação.
Abs.-
Enrique.-
Enrique Javier Romay
01/08/2007, 11:24
Leo, Bill e demais colegas que ajudaron,
Muito obrigado pela colaboração de sempre, Estou confirmando que o Kit de pinhão e coroa da Blazer 4.3 com diferencial Dana 44 com TrackLock e relação 3,73 (41-11) e compativel totalmente com o da Grand Cherokee Ltd.
Talvez algum colega precisse em algum momento (tomara que não) e a diferença de preço e asustadora....
No mercado nacional se pode conseguir o kit até pr R$ 500 (novinho em folha).
Acredito que na proxima semana vou fazer a troca.
Sds.
Enrique.-:concordo:
Leo, Bill e demais colegas que ajudaron,
Muito obrigado pela colaboração de sempre, Estou confirmando que o Kit de pinhão e coroa da Blazer 4.3 com diferencial Dana 44 com TrackLock e relação 3,73 (41-11) e compativel totalmente com o da Grand Cherokee Ltd.
Talvez algum colega precisse em algum momento (tomara que não) e a diferença de preço e asustadora....
No mercado nacional se pode conseguir o kit até pr R$ 500 (novinho em folha).
Acredito que na proxima semana vou fazer a troca.
Sds.
Enrique.-:concordo:
Enrique,
não sei em q nivel foi a sua constatação de que serve o conjunto da blazer...:pensativo:............o certo é q a Dona Dana faz os mesmos diferenciais codificados como 44 para diversas montadoras...e pode ocorrer diferença sim.......segundo um antigo fornecedor de diferenciais daqui do pedaço q passei a ter contato.....:concordo:
Segundo ele, o q pode resolver para encontrar a peça ou compativel, inclusive de outro fabricante q serve nos Dana,é ter o código q esta gravado na coroa e no pinhão.....normalmente é um código composto de duas letras e seis numeros ou somente cinco numeros............se vc tiver esses dados posso ver com ele o q seria compativel e se é ''vero'' esse papo da blazer....;-)
alexroch
01/08/2007, 20:43
Galera achei um carcaça do diferencial dianteiro da cherokee sport ano 97 para comprar, mas com um problema; A coroa e o pião que esta nesse diferencial tem mais dentes do que o meu. Poço aproveitar a minha coroa e pião? Será que o meu pião e coroa vão pegar regulagem nessa carcaça? Verifiquei o numero na parte traseira dos dois diferenciais e são iguais 30 -7AF.
Leo - Beethoven
01/08/2007, 23:07
Se a sua coroa, pinhão, satélite, planeárias estiverem OK e a caraça que vc conseguiu em bom estado, não tem por que não dar certo.
Abs