Ver Versão Completa : Diferenças vitara 93 e 97
andre veiga
24/07/2007, 11:10
Pessoall
Troquei um vitara 93 por um 97, ambos 2 portas MT e Metal.
Gostaria de saber se há alguma diferença entre eles em especial no motor.
A dúvida vem pelo motivo de que enquanto frio - na 1a vez que liga - faz um barulho como se estivesse batendo embaixo (casquilhos?), me disseram ser normal mas não estou convencido disso, depois de quente e no uso normal não percebo mais nada, mas pela manhã assusta.
Por sinal a troca foi estritamente por negócio, (não podia perder) gostaria de troca-lo em um canvas, vitara ou samurai, mas TEM que ser canvas e manual, se alguém interessar, mando fotos.
Agradeço a qualquer ajuda.
André
Joao Baeta
24/07/2007, 12:05
Pessoall
A dúvida vem pelo motivo de que enquanto frio - na 1a vez que liga - faz um barulho como se estivesse batendo embaixo (casquilhos?), me disseram ser normal mas não estou convencido disso, depois de quente e no uso normal não percebo mais nada, mas pela manhã assusta.
Por sinal a troca foi estritamente por negócio, (não podia perder) gostaria de troca-lo em um canvas, vitara ou samurai, mas TEM que ser canvas e manual, se alguém interessar, mando fotos.
André
:arrow:André,
Quase não tem diferença entre o 93/97... Só melhorias...
Motor é o msm...
Mas o 93 é feito no Canadá acho... :pensativo:
Abs
na mecanica na tem diferenca nenhuma..
e se o motor tá batendo assim como vc fala nao é normal nao..
e os vitaras 97 nao sao fabricados no canada nao.. a suzuki buscou no japao mesmo...
vitarinha 3D canadense sao todos com motor 16v exceto os 4x2 e os carburados que sairam com motor 8v
T+
T+
andre veiga
24/07/2007, 12:40
Pessoal, obrigado pelas dicas,
O que vi em relação ao meu meu entigo é que tem umas coisinhas a menos, como por exemplo a coluna de direção que não mexe.
Ele bate pouco e depois de uns 30seg (+ -) de ligado o barulho some, como sou meio sismado vou dar uma passada no Edmur...
Fabiano tem outra dica de oficina?
p/ ouvir se o motor tá batendo qualquer mecanico bom sabe ver... mas em todo caso dá uma chegada no edmur já que ele é especializado em suzuki...
André,
Tem um tópico aqui que fala sobre essas diferênças dos Vitaras de anos diferêntes, o endereço do tópico é:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=11050
Dá uma lida lá....
Ah!, quando você descobrir o que é essas "batidas" posta aqui pra nois ficarmos sabendo o q q é! ;)
[]'s curiosos hehe
Marcelo R. A. da Cunha
24/07/2007, 15:37
Pessoall
André
André
Vem da parte de baixo mesmo? Tem certeza que não é batida de tucho?
Tenta trocar o oleo e filtro primeiro pra ver se não para antes de fazer qualquer coisa, e de preferencia a oleos da Castrol que são os que limpam + os resíduos.
[]'s
Marcelo
andre veiga
24/07/2007, 19:07
Marcelo,
A impressão é que o barulho vem de baixo mesmo, mas não tenho certeza, é certo que se acelero parado com o motor frio o barulho aumenta, mas não da impressão de ser nada com valvulas por exemplo.
A partir de 2a feira vou estar com mais tempo e pretendo levar no Edmur, mecanico em Ouro Preto... eu heim? Uns falam que o motor já era, outros que não tem nada que os vitaras deste ano fazem isso mesmo (!!!???)
Prefiro levar em quem SABE!
Quanto aos óleos... Foi a 1a coisa que fiz, cxs, dif. e motor.
Christian,
Obrigado pela dica do tópico, até já tinha passado ele, mas não ia lembrar sem vc falar.
Quando decobrir posto o diagnóstico aqui.
Obrigado a todos pelas dicas, e continuo "ouvindo"...
LuizCarlos
24/07/2007, 19:59
Tenho um 93 2p MT canadense, Algum itens:
1.6 8v JLXi
Freios Tipo ABS traseiros
Piloto Automatico
Volante com centro redondo
Putaqueupario no passagerio!! ksksks
Abraço!
andre veiga
25/07/2007, 13:21
Conheço um geo tracKer de um amigo, não sei que ano é mas o interior dele é bem diferente dos vitara que conheço, inclusive o banco traseiro era inteiriço. Ele conseguiu adaptar o sistema de injeção de gasolina do gol, e parece que ficou muito bom. Mas o melhor mesmo é que o IPVA dele é muito mais barato.
Quanto ao meu...
Troquei, ontem a noite, o oleo do motor novamente e...
O barulho desapareceu quase completamente, hoje pela manhã quando fui ligar. Dá para enteder o porque?
Óleo antigo muito sujo, e quando troquei o novo "lavou" o antigo e a sujeira que havia ficado... Pode ser?
Marcelo R. A. da Cunha
25/07/2007, 14:15
Conheço um geo tracKer de um amigo, não sei que ano é mas o interior dele é bem diferente dos vitara que conheço, inclusive o banco traseiro era inteiriço. Ele conseguiu adaptar o sistema de injeção de gasolina do gol, e parece que ficou muito bom. Mas o melhor mesmo é que o IPVA dele é muito mais barato.
Quanto ao meu...
Troquei, ontem a noite, o oleo do motor novamente e...
O barulho desapareceu quase completamente, hoje pela manhã quando fui ligar. Dá para enteder o porque?
Óleo antigo muito sujo, e quando troquei o novo "lavou" o antigo e a sujeira que havia ficado... Pode ser?
Sim pode ser e justamente pelo motivo que te falei para colocar o oleo da Castrol, excesso de sujeira no motor que causa a falta de lubrificação correta e que ocasiona o barulho que vc estava reclamando com o motor frio, basicamente é como se fosse um coração com as artérias entupidas, o óleo vai limpando o motor aos poucos, uma outra alternativa (não muito recomendada dependendo do estado geral do motor) seria utilizar algum produto para fazer um flush no motor, se resolver optar por essa solução utilize esse produto do link abaixo;
Tunap 327
http://www.lumobras.com.br/
Ou o da Bardahl
http://www.bardahl.com.br/imprensa.php/2004/Produtos/22/news
Vale verificar o estado geral da bomba de óleo também.
[]’s
Marcelo
Marcelo, quando você fala Óleo Castrol, você fala especificamente qual? aquele Castrol GTX ?
André, qual Óleo você usou?
abs
andre veiga
26/07/2007, 21:14
Marcelo,
Dicas anotadas para semana que vem quando for na oficina do Edmur.
Muitíssimo obrigado.
Christian,
Na 1a troca usei um SL da Petrobras.
Desta vez usei um de alta kilometragem da Catrol, não mais exatamente que é mas a embalagem de de um tom de verde escuro parace metalico.
A diferença é tanta desde que comecei a usar o carro para agora que certamente vou fazer uma nova troca com mais uns km rodados.
Estou plenamente convencido que o Marcelo está com TODA razão em suas colocaçoes.
Por via das dúvidas numa oficina séria pedirei que verifiquem completamete o motor e a bomba de óleo, e talvez até troque novamente apesar de que na dia que leva-lo deverá ter menos de 500km rodados com a óleo da 2a troca.
Agora, me corrigindo láá em cima, ainda existe sim um barulhinho, bem pouco, quase inaudível, mas existe...
Hummm
acho que vou usar castrol na próxima troca.... mas aqui, sobre esse alta kilometragem da Castrol, já procurei, mas só acho dele 25W50...é isso mesmo?
sobre o barulhinho em cima, já tentou ver algo sobre regulagem de válvulas?
o meu fazia um barulho tipo uma kombi heheh mandei regular as valvulas e ficou blz.
abs
andre veiga
27/07/2007, 11:46
Christian
Acho que o oleo não é esse, meio grosso não? Vou ver no posto de gasolina onde troquei e te falo + tarde, se for este mesmo tenho que trocar MESMO novamente correto?
Quanto às valvulas, não descarto mas não acredito que sejam, mais uma questão para o Edmur... hehe