PDA

Ver Versão Completa : suporte quebrou novamente. o que fazer ?



jeep4x4podre
24/07/2007, 09:24
Olá amigos do fórum, estou com um probleminha chato... Não faz muito tempo tive que realizar um conserto no suporte dos jumelos traseiros, que ficam soldados no chassi. Não sei se por obra da torção, o chassi simplesmente abriu embaixo. Foram belas latinhas ($$$) para arrumar em um posto de molas. Foi acrescentado também um feixe de molas, para suportar melhor o peso dos cilindros de GNV (em torno de uns 84 kg). Tenho quase certeza que os jumelos altos contribuíram, mas não penso em trocá-los. Pois é, depois de um tempo, o negócio do lado do motorista quebrou novamente. Bem onde foi realizada a solda. Observei, tempos atrás, alguns jipes, para ver se encontrava uma solução e fui buscar alguma coisa até em chassi de caminhão e a única alternativa (não sei se possível) que encontrei foi colocar um L reforçado em chapa grossa na parte traseira para evitar a quebra naquele ponto do chassi. Não sei se vou conseguir fotos e não sei se é possivel fazer isso de uma maneira decente, mas gostaria de saber a opinião daqueles que passaram pelo mesmo problema ou aqueles que sabem como resolver o problema. Se alguém tiver uma foto, melhor ainda. A medida que for descobrindo algo, vou colocando aqui.
Um grande abraço e obrigado a todos !

cadu
24/07/2007, 12:07
Tenta postar uma foto!!!! Assim fica mais fácil.

valdir rainer
24/07/2007, 21:15
Olá amigos do fórum, estou com um probleminha chato... Não faz muito tempo tive que realizar um conserto no suporte dos jumelos traseiros, que ficam soldados no chassi. Não sei se por obra da torção, o chassi simplesmente abriu embaixo. Foram belas latinhas ($$$) para arrumar em um posto de molas. Foi acrescentado também um feixe de molas, para suportar melhor o peso dos cilindros de GNV (em torno de uns 84 kg). Tenho quase certeza que os jumelos altos contribuíram, mas não penso em trocá-los. Pois é, depois de um tempo, o negócio do lado do motorista quebrou novamente. Bem onde foi realizada a solda. Observei, tempos atrás, alguns jipes, para ver se encontrava uma solução e fui buscar alguma coisa até em chassi de caminhão e a única alternativa (não sei se possível) que encontrei foi colocar um L reforçado em chapa grossa na parte traseira para evitar a quebra naquele ponto do chassi. Não sei se vou conseguir fotos e não sei se é possivel fazer isso de uma maneira decente, mas gostaria de saber a opinião daqueles que passaram pelo mesmo problema ou aqueles que sabem como resolver o problema. Se alguém tiver uma foto, melhor ainda. A medida que for descobrindo algo, vou colocando aqui.
Um grande abraço e obrigado a todos !


Olá jeep:pensativo:,é meio estranho falar olá jeep.

Se for aonde eu estou pensando,solda uma chapa atraz,fechando aquele U do chassis.

O meu tb quebrou ali ,e soldei ésta chapa e ficou bom.

Um abraço.

jeep4x4podre
24/07/2007, 22:37
pessoal, seguem as fotos. tem três diferentes aí. uma do jipe, onde fica fácil localizar o problema (bem acima da solda), outra de uma picape ranger, com uma solução interessante, que se vê muito em caminhões (o suporte é preso na lateral do chassi) e outra de uma S-10. para resolver de vez essa porcachola, a uma alternativa seria soldar/fixar uma chapa grossa por cima do chassi e fazer um novo reforço por dentro ? é possível fazer isso deixando um bom acabamento ? alguém tem fotos para postar ou conhece alguém que faça um serviço decente em sp ? obrigado !
olá Valdir, quando quebrou da primeira vez, além da nova solda, foi colocado um reforço por dentro do chassi, mas como é possível ver na foto, não adiantou muito. valeu !

jeep4x4podre
24/07/2007, 22:42
ops... S10 não, a terceira foto é de uma blazer. vou dizer uma coisa: é lamentável ver o chassi desse jeito, será que é tão complicado fazer um serviço de prima ?

Sidnei Diogo
24/07/2007, 22:59
ops... S10 não, a terceira foto é de uma blazer. vou dizer uma coisa: é lamentável ver o chassi desse jeito, será que é tão complicado fazer um serviço de prima ?

Amigão, é o seguinte: É possível sim fazer um serviço decente, mas dá trabalho. Pelas fotos, naum dá (ui) pra fazer uma avaliação melhor, então, vamos por partes:
1- Verificar as condições gerais da longarina (se estiver corroída, teria de ser uma solução mais arrojada L$+L$)
2- Remover totalmente a pintura da área e lixar muito bem;
3- Providenciar os reforços necessários (particularmente prefiro não usar, mas se for preciso, preferiria interno)
4- Procurar um CALDEIREIRO (nada de moleiro ou serralheiro) e mandar soldar com eletrodo macio (inox ou similar). O maior problema das soldas é a dureza excessiva resultante o que aumenta a fragilidade à sua volta, por isso o eletrodo macio. Uma boa dica é furar o reforço e o chassi e parafusar antes de soldar.
5- Pintar (fundo primer) e tinta p/ chassi.

[ ]'s :concordo:

jeep4x4podre
25/07/2007, 00:53
Sidnei obrigado pelas dicas. segue mais fotos para melhor identificar o tamanho do estrago. a longarina, pelo menos na parte de baixo está bem judiada. se alguém tiver fotos de adaptações e mais sugestões, não deixem de postar. valeu !

leopoldo
25/07/2007, 23:28
Algumas ideias:

Caro colega rachado !

Este problema é comum no jeep. Veja os tópicos relacionados com reforço de chassis.

Um fator que pode setar causando isso é o jumelo reto. Ao rodar, a suspensão tranmite um tranco pelo jumelo e de abalo em abalo o chassis trinca. Da mesma forma, ao fazer curva, o jumelo torce a orelha onde vai preso o suporte do chassis. A combinação de ambos os esforços é a fratura.

Como consertar?

Solte as porcas dos jumelos.

Suspensa o chassis.

Nivele e calce o chassis com 4 cavaletes.

Remova os jumelos da parte presa ao chassis e os reforços perpendiculares.

Meça a abertura entre as longarinas.

Remova a travessa traseira

Remova as partes rompidas junto com os suportes de jumelo ... e para isso, acabe de fraturar a placa onde o suporte está preso.

Limpe TUDO, com escova de aço as partes remanecentes do chassis e passe ferrox.

Proteja contra humidade enquanto trabalha nas placas removidas.

Numa furadeira de bancada, remova os rebites e depois, corte com um disco de 2mm os cordões de solda que prendem os suportes nas placas.

Separe os membros placas-suporte.

Lixe, remova a corrosão, a tinta, sobras de solda.

Posicione as placas que estavam soltas e solde no chassis, recompondo o material perdido.

Use a esmerilhadeira e recomponha o chassis como se fosse novo.

Não coloque o suporte do jumelo ... ainda.

Agora, as possibilidades:


QUE RAIVA .... tudo qu eu escreví sumiu >>>>>> PQP :???::???::???::???:

leopoldo
25/07/2007, 23:44
Proposta de reparo nº 1 ...



Mande dobrar um ferro em U com 5" de abertura, com abas de 1" e espessura (1/4"). Este ferro será parte do seu chassis e terá a largura das travessas + dX para vc poder soldar de topo. Solde por baixo das longarinas e depois instale os suportes dos jumelos em baixo deste reforço. Substitua os parafusos usados durante a soldagem por allen M10 e porcas parlock .. PPPPPQQQQQQPPPPPP>>>> sumiu tudo de novo. AAAAAAAAARRRRRRRRGGGGGGHHHHHHHH ! MALDITO BILL GATES

Marcos ET
27/07/2007, 17:13
Caramba Leopoldo... pena que teu computador nao é Willys... senao já tava resolvido o "pobrema" rsrsrs

Aproveitando a oportunidade, antes que sumam mais informações, Leopoldo, será que daria para instalar um suporte de jumelo fixado apenas por parafusos bem dimensionados e, entre este suporte e o chassis, adicionar um material mais "macio", como uma borracha ou algo assim (algo com comportamento elástico, porém com certa estabilidade) ? sei que a idéia parece meio suicida, mas pensei que isso melhoraria a capacidade de absorver impactos e vibrações (em conjunto com as buchas usadas normalmente), além de oferecer a possibilidade do suporte inclinar-se um pouco, de acordo com a solicitação das molas durante a curva... note que estou falando só da ponta com jumelo, a outra ficaria como está..... para isso, tou encaminhando um desenho dq estava falando.... ok?

ah! se nao for pedir muito, dá uma lida na ultima "folha" do outro tópico, sobre reforço de chassis... eu li tudo que voce (Leopoldo) falou, mas ainda restaram uns "dois dedos" de dúvidas... rs

[]'s antes que suma tudo! rs