Ver Versão Completa : Motor e Câmbio - Pensando besteira
andretomasi
03/05/2004, 15:36
Fala pessoal,
Pensando algumas besteiras aqui, esses câmbios automáticos como do Marea e do Vectra, tem como adaptar na transferência do CJ?
[ ]´s
Fala pessoal,
Pensando algumas besteiras aqui, esses câmbios automáticos como do Marea e do Vectra, tem como adaptar na transferência do CJ?
[ ]´s
Xiiiiiiii, viajou para K7 esta vez..........
O Vectra tem tração dianteira!!!!!!!!!!
Mauricio Mei
03/05/2004, 16:35
O único cambio automático que vi adaptado em CJ até hoje foi o de uma Explorer....
[]'s
Mei
roger_caldas
03/05/2004, 16:57
Saaaaalve Keko e Billy! :D :D :D
A princípio parece ser uma adaptação meio bronca, mas com certeza muuuuito menos difícil do que foi pra Colombo provar que a Terra era redonda.... :D
Prepare-se pra juntar muita criatividade, superbond e durepóxi! :D
Boa sorte!
Rogério
dptucunduva
03/05/2004, 16:58
Câmbio ôtomático em CJ e facinho de achar é, IMHO, o do OPALA.
Mas tem que ser CJ6 ou então fazer um trabalho bem legal de corte e retrabalho de engrenagem no câmbio, pque senão a saída do câmbio (sem contar a reduzida), fica mais pra trás do que a bolota do diferencial.
Eu medi no 51 e ri pra num chorar... :lol:
O Leopoldo usa tbém, mas num V8. Aí passo a bola.
andretomasi
03/05/2004, 18:06
Fala pessoal,
Bill, todos tem direito a viajar na maionese... :D principalmente quem tá começando como eu.. não sabia se o Vectra tinha tração dianteira ou não..
Rogério, Maurício e Daniel,
Sei do Opala, mas queria encontrar uma opção de menor tamanho, pra caber no cj5.. Mas valeu a tentativa :lol:
[ ]´s
leopoldo
03/05/2004, 18:23
Vou dar uma dica:
Escolha o automático que você quer por e depois escolha o motor que naturalmente vá adaptado a este câmbio.
Não faça o contrário; Não é pelo motor que você escolhe o câmbio.
É pelo câmbio que você escolhe o motor.
Sergio Rocha
03/05/2004, 18:58
Vou dar uma dica:
Escolha o automático que você quer por e depois escolha o motor que naturalmente vá adaptado a este câmbio.
Não faça o contrário; Não é pelo motor que você escolhe o câmbio.
É pelo câmbio que você escolhe o motor.
E agora KEKO vai botar motor de Marea no CJ :?: :?: :?:
roger_caldas
03/05/2004, 19:51
Salve Keko! Salve Galera! :D
A bênção, 4x4 Brasil! 8)
Se for pra metê o do Marea, que seja logo o Turbo, né não!?
[]´s instigantes,
Rogério
Sergio Rocha
03/05/2004, 20:16
AH tb troca os freios e instala paraquedas na trazeira e não esquece de trancar as portas pro anjo da guarda não se mandar. :lol:
roger_caldas
03/05/2004, 20:20
Hahahahaha :lol: :lol: :lol:
Não esquece de acender aquela vela pra Santo Antonio, o santo protetor dos Jipeiros.... de preferência vela Bosch Platinum de 4 eletrodos... :lol:
[]´s com fé de mais :D ...
Rogério
andretomasi
04/05/2004, 10:00
Fala pessoal,
Sérgio e Rogério, olha só:
Motor Marea Turbo 2.0 :arrow: 5 cilindros, 20 válvulas, turbo, 182 cv, 27,0 kgm a 2.750 rpm...
Por isso queria saber se era possível :lol:
Leopoldo, valeu a dica.. continuo procurando algum câmbio automático que caiba debaixo do cj5 :D
[ ]´s
Beto Lacerda
04/05/2004, 11:14
Fala Keko blz. , viajar todos viajamos , mas essa sua desculpinha num cola nem com super-bonder :twisted: :twisted:
[]'s
andretomasi
04/05/2004, 12:34
Fala Beto,
Não adianta ficar brabo porque tá todo mundo querendo comer o teu cuscuz e sair descontando nos outros tópicos.. :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :lol: :D :lol: :D :twisted:
[ ]´s
Beto Lacerda
04/05/2004, 12:40
relaxa Keko não quis descontar , só quis brincar com vc , mas se vc levou pelo lado errado :twisted: me desculpe .
e viajar todos viajamos um dia , meu exemplo foi postar a porra da receita mas agora tenho que guentar , afinal quem brinca tem que saber aguentar brincadeiras , principalmente qdo. são de amigos :wink:
andretomasi
04/05/2004, 12:47
Fala Beto,
Nem esquenta, se não percebeu, eu levei na brincadeira, tava só zuando também :twisted: :lol: :D
... Agora, segura teu cuscuz aí que o pessoal vai cair em cima :lol: :twisted: :D :lol: :twisted:
[ ]´s
Beto Lacerda
04/05/2004, 13:02
fica tranquilo que cuz-cuz que a mamãe botou talquinho é sem-chance :lol:
Beto Lacerda
04/05/2004, 13:07
Keko tava lembrando , depois que te sacaniei no topico de troca de fotos / agencia de matrimonio eu tava dando sopa pros caras me zuarem tb
Sergio Rocha
04/05/2004, 22:30
Fala Keko
Eu pedi a receita de cuz cuz e o Beto foi muito gentil em colocar a receita do cuz cuz dele pra todo mundo. Eu fiz e gostei do cuz cuz :D :D :D
andretomasi
04/05/2004, 22:36
:lol:
andretomasi
04/05/2004, 22:41
Voltando ao assunto do câmbio, alguém conhece algum câmbio automático que talvez pudesse ser adaptado em um cj-5?? Audi? Dodge?
Audi não sei pelo preço e não sei se não tem muita coisa eletrônica.. e Dodge não sei pelo tamanho, se cabe.. De Audi já vi instalado em um Gol 4x4 :lol:
Se alguém sabe de algum outro câmbio, pode dar o palpite aí, estou aberto a todo tipo de críticas, sugestões, viagens e baboseiras :lol: :D :lol:
[ ]´s
Thiago Serpa
04/05/2004, 22:48
Viajando radicalmente, tem o do monza automatico.. da quantum... Mas eles tem traçao dianteira
andretomasi
04/05/2004, 23:03
É Thiago, também não dá..
Câmbio do ômega automático também é grande que nem o do opala? Deve ser né, o motor é o mesmo, provavelmente o câmbio é parecido..
[ ]´s
Beto Lacerda
05/05/2004, 00:29
Keko vc ja considerou o do Maverick??Tinha um cara querendo tirar do Wrangler lembra??
andretomasi
05/05/2004, 00:33
Fala Beto,
Segundo a discussão, acho que o do Wrangler ia complicar com a parte elétrica...
Não tinha pensado no do Maverick.. na verdade nem sabia se tinha automático ou não.. vou pesquisar sobre o tamanho do trambolho :lol:
[ ]´s
Beto Lacerda
05/05/2004, 00:51
Essa é facil , Lopoldo vc sabe nos dizer as dimensões do cambio automatico do maverick :lol: ??
andretomasi
05/05/2004, 15:39
Fala pessoal,
Pesquisando com um amigo dono de um FV, descobri alguns câmbios automáticos "menores" :lol: e com tração traseira.. ele se referiu aos modelos mais antigos de bmw e mercedes, que segundo ele encontra bastante em FV pois ninguém compra :lol: e os antigos não tinham muita complicação eletrônica.
- Todos BMW automáticos, o câmbio é pequeno e tem tração traseira
- Todos Mercedes automáticos, idem
- Mazda 929, esse ele disse que é o menor câmbio, tração traseira também
PERGUNTA: Qualquer câmbio automático de veículo com tração traseira "teoricamente" pode ser adaptado na transferência do CJ ou tem alguma outra característica que devo levar em conta?
[ ]´s
PERGUNTA: Qualquer câmbio automático de veículo com tração traseira "teoricamente" pode ser adaptado na transferência do CJ ou tem alguma outra característica que devo levar em conta?
[ ]´s
Toericamente sim, qualquer câmbio automático de carro com tração traseira serve. Porém, tem que levar em conta que a reduzida do Jeep parafusa diretamente no seu câmbio, enquanto esses outros câmbios têm o esigão para o cardan fundido diretamente na carcaça. Portanto, deveria prever bastante usinagem sofisticada para fazer a adaptação.
Sem falar do comprimento desses câmbios, normalmente muito maior que o câmbio manual do Jeep..........
andretomasi
05/05/2004, 17:06
Fala Bill,
Pois é, por isso estou pesquisando pra descobrir algum câmbio automático "pequeno" :lol: .. quanto à usinagem, já tinha pensado nisso.. mas, se o câmbio não for assim tão grande, não seria mais viável fazer como o Cícero fez na Rural dele, um "mini-cardan" ligando o câmbio à transferência?
Vou começar a fuçar nos FV pra ver o tamanho desses câmbios..
[ ]´s
Sergio Rocha
05/05/2004, 20:40
Fala Keko
Vc já pensou em peças de reposição prum cambio destes :?:
Marcos ET
05/05/2004, 23:08
PessoALL, agora só nao vou levar porrada pq tow a 2.000 km de qualquer outro integrante da lista! :twisted: :twisted:
Estive observando o câmbio do Gol e percebi uma coisa interessante, o eixo que vai até o diferencial (que fica entre a embreagem e o câmbio) sai uma ponta para trás da carcaça, que é "tapada" com o anteparo do trambulador (acho que é este o nome donde fica aquele bagulhin que troca as marchas)... pois será que retirando este anteparo, ou abrindo um "rombo" pra alongar este eixo, nao dá pra meter ele na t-case do jeep? se der certo, o câmbio do monza pode ir pro mesmo esquema nao eh? (este câmbio é minúsculo! praticamente do tamanho do cambio do jeep) seria só alongar a outra ponta do eixo que vai pro diferencial... tirar o diferencial fora e pronto! (será :?: :?: :?: )um câmbio curtíssimo, de 5 marchas, que vai no jeep...
SE esta adaptação servir.... será que nao dá pra repetir a receita (que NAO é a do cuz cuz... :oops: ) de alongar este eixo para fora do anteparo do câmbio... construindo uma flange pra juntar tudo :?: :?: :?:
nao sei se vcs entenderam... a princípio pensei q a idéia seria absurda, depois tive certo disso, mas depois de muito viajar... já tow começando a ter medo destes "pensamentos obscuros" quanto a estes câmbios...
na pior das hipóteses, pega esta mecânica do marea e vira d lado (como no Quatrax) e arruma um diferencial beeeeeeeeeeeeeeem longo pra colocar nos eixos do CJ e no conjunto do marea... aih vc terá um jeep 4x4 full time, automático, com 1ª marcha reduzida....
[]'s esperando porrada, tiro, facada merd@!# e muita gozação com esta minha idéia....
Beto Lacerda
06/05/2004, 00:20
E o dos subaru ?? os subaro imprenza (é assim ??) são automaticos e 4x4 , e tem uns mais velhos que não valem muito e ja tem em desmanche.
Fala Bill,
Pois é, por isso estou pesquisando pra descobrir algum câmbio automático "pequeno" :lol: .. quanto à usinagem, já tinha pensado nisso.. mas, se o câmbio não for assim tão grande, não seria mais viável fazer como o Cícero fez na Rural dele, um "mini-cardan" ligando o câmbio à transferência?
Vou começar a fuçar nos FV pra ver o tamanho desses câmbios..
[ ]´s
Sim, um mini cardan seria o mais simples. Porém, num Jeep não é tão fácil assim por causa de ter um entre-eixo curto. Daí, o cardan traseiro fica muito curto.
A não ser que vai extender o entre eixo, jogando o eixo traseiro para trás. Mas isso já é outra história....... :wink:
Abraços,
andretomasi
06/05/2004, 13:36
Pessoal,
Valeu as dicas..
Bill, não pretendo transformar em CJ6 nem em CJ5 maiorzinho :lol: , com o tempo vou ver se existe a possibilidade de adaptar algum câmbio automático ali embaixo..
Sérgio, reposição é um problema mesmo, por isso estava pensando em alguma marca nacional primeiro..
Acho que com imagens podemos tirar conclusões mais precisas.. vou ver o que descubro de fotos e medidas de câmbios automáticos por aí..
[ ]´s
roger_caldas
06/05/2004, 14:22
Saaaaalve Kekowski! :D
Dá uma olhada nos 4m dos ômega.... se der mole, mete motor e câmbio, arruma uma flange pra T-case e seja feliz.... :)
[]´s dando idéias,
Rogério
andretomasi
06/05/2004, 17:41
Fala Rogério,
O do ômega não é igual ao do Opala? Ou seja, "meio" grande pra caber debaixo do cj5?
[ ]´s
roger_caldas
06/05/2004, 17:57
hummmm...errrr.....ééééé...
Pode ser....não sei... :lol: :lol: :lol:
Só dei a sugestão!? heheheh
[]´s sugestivos,
Rogério
Marcos ET
06/05/2004, 21:35
Pow, sem querer parecer o "homem invizíver" dnovo... (será que a idéia foi tão estúpida assim? hehehe) e o cambio do Vitara ??? (ou Gran Vitara, sei lá qual usa o automático....)
[]'s
Beto Lacerda
07/05/2004, 01:12
vitara auto eu sei que tem , e ja vi na trilha , vai igual ou melhor que o vitara manual ,
andretomasi
10/05/2004, 05:30
Hummm, Suzuki era uma boa... teria ainda possibilidade de conseguir peças pra reposição mais facilmente...
Os Suzukeiros de plantão querem dar seu palpite? :lol:
[ ]´s
Alexandre.S
11/05/2004, 03:53
Realmente este forum e uma grande diversao. Gosto de jeep e confesso que nao tenho paciencia pra ficar postando coisas em foruns, mas este 4x4Brasil realmente é o maximo. To eu aki lendo seriamente a ideia do nobre colega de colocar um motorzinho turbo num CJ e do nada aparece uma tal receita de cuzcuz que esta sendo oferecido. rsrsrs ...
:)
Um coisa:
Tem graça cambio automatico num CJ?
Na cidade blz, mas na trilha nao fica a dever?
[]´s
Alexandre - por hora sem jeep, mas tenho em mente como será o brinquedo. Falta só grana pra fazer. Quem quiser ver o projeto ta no topico CAPOTA DE FIBRA - JEEP CONCEITO. Aceito doaçoes em dinheiro. rsrs....
andretomasi
11/05/2004, 14:29
Um coisa:
Tem graça cambio automatico num CJ?
Na cidade blz, mas na trilha nao fica a dever?
Alexandre, tem graça sim, se for um motor muito forte o conversor de torque "preserva" a transferência, quando se usa a original em motores mais potentes... e como disse nosso mestre Leopoldo, além de ter mais conforto, fica uma mão livre pra passear por áreas "específicas" da passageira :lol: :D :lol: :twisted:
Não deve nada ao manual não, desde que saiba usar.. nos EUA o automático é usado em trilhas tanto quanto o manual, ou mais.. aqui, o problema é latinha$$ :lol:
[ ]´s
Marcos ET
11/05/2004, 14:56
Câmbio automático é tudo d bom... tbem já tive estas idéias mas realmente nao sei como usar um câmbio destes em uma ribanceira... fico só imaginando o jeep despencando e o cambio metendo marcha pra cima.................... (ainda que colocado em 1ª)
falowz!
Sandro Tannuri
12/05/2004, 19:22
fico só imaginando o jeep despencando e o cambio metendo marcha pra cima.................... (ainda que colocado em 1ª)
Como pode?
Abraços,
Marcos ET
12/05/2004, 21:05
Como pode?
Abraços,
Sandro, nao sei do cambio do Vitara, mas já tive um Santana automático e oq acontecia em uma decida é que, se o carro estivesse de 2ª, o cambio subia para 3ª marcha... nao tinha aquela de "freio motor", se vc pega uma subida ele reduz, mas se é uma ladeira daquelas... aih ele jogava marcha mais alta...
Pra evitar isso, era só tirar da posição "D" (drive) e colocar em "1" (preso só em 1ª marcha) ou "2" (só a 1ª e 2ª marchas), mas até lembrar disso... ia ser engraçado descer uma ribanceira e na hora "H" o bixo meter uma 3ª.... uma vez em Búzios, pra descer uma "ladeirinha" (tinha errado o caminho) eu joguei marcha-a-ré pra descer d frente, usando o conversor de torque como freio... era só o carro ameaçar a despencar q eu acelerava um pouco (bemmmm pouco) e ele segurava... mas nao sei se isso denifica o conjunto, preferi nao repetir a dose... :twisted: (acho que ia ficar complicado dosar o pé numa situação destas, com uma reduzida engatada...)
mesmo assim, vai aíh uma idéia...
grande abraço!
Sandro Tannuri
12/05/2004, 21:25
fico só imaginando o jeep despencando e o cambio metendo marcha pra cima.................... (ainda que colocado em 1ª)
Pra evitar isso, era só tirar da posição "D" (drive) e colocar em "1" (preso só em 1ª marcha)...
Não estou entendendo nada, tem como decidir se voce acha que despenca ou não em primeira marcha?
Caso esteja em duvida fique com a segunda opção pois quando selecionada a primeira marcha nenhuma outra e usada.
Abraços,
Marcos ET
12/05/2004, 21:36
Não estou entendendo nada, tem como decidir se voce acha que despenca ou não em primeira marcha?
Caso esteja em duvida fique com a segunda opção pois quando selecionada a primeira marcha nenhuma outra e usada.
Abraços,
Pow Sandro, é que me enrolei na primeira citação... tava pensando que, até lembrar de colocar o cambio em 1ª... o bixo despenca....
colocando em 1ª ele fica blz, nao dá sustos... mas se lembrar no meio de um barranco.............. chega rapidin lá no fundo.... :twisted: :twisted:
sacou? rs
[]'s