PDA

Ver Versão Completa : Escolha de Ventoinhas Elétricas



walter.andreis
28/04/2003, 01:57
PessoALL,

Qual seria o melhor modelo de ventoinha elétrica para se utilizar no CJ3A (estreitinho)!?
Vectra ? Tempra ? Omega?
Estava pensando em utilizar 2 ventoinhas elétricas do tempra, uma do lado da outra... Ou então uma 1 soh, mas do vectra ou do A/C do Omega.
Será que cabem duas ventoinhas do tempra?
Será que a do Vectra ou Omega da conta sozinha?
Obs.: O CJ3 tah com motor 4.1MPFI, por isso tem um espaço não muito grande para o radiador (entre a grande dianteira / motor)...

[]´s coooooolllleeeddd....

fugger
29/04/2003, 01:11
:D Walter

:D Tem uma ventoinha muito boa, com forte ventilação, alta rotação e bem fina, mas não e'muito barata. É a do ar-condicionado do Tipo. :wink:

walter.andreis
29/04/2003, 01:20
Ae Fugger,
Muito obrigado pela dica!!! Sobre o preço... eu moro aki do lado do Paraguay, e arrumei umas fontes boas esses dias atras ae! uahhehhehehehehehe....
A duvida eh a seguinte... por ser do A/C, será que ela num acaba aguentando menos? ou to viajando na maionáutica.... :D :D

[]´s refrigerados....

walter.andreis
29/04/2003, 01:21
Ahh.. esqueci...
Aguentando menos, em termo de resistencia.... e não de capacidade de refrigeraçao.. Okz!?
[]´s

fugger
29/04/2003, 02:02
:D Walter

:D Pelo contrário. Por ser se A/C ela terá meior durabilidade do que uma de radiador. Isso por que ao ligar o AC a ventoinha fica ligada praticamante "direto" enquanto a do radiador liga só de vez em quando. :wink:

Giovani
29/04/2003, 03:28
PessoALL,
Qual seria o melhor modelo de ventoinha elétrica para se utilizar no CJ3A (estreitinho)!?
Vectra ? Tempra ? Omega?
Estava pensando em utilizar 2 ventoinhas elétricas do tempra, uma do lado da outra... Ou então uma 1 soh, mas do vectra ou do A/C do Omega.
Será que cabem duas ventoinhas do tempra?
Será que a do Vectra ou Omega da conta sozinha?
Obs.: O CJ3 tah com motor 4.1MPFI, por isso tem um espaço não muito grande para o radiador (entre a grande dianteira / motor)...
[]´s coooooolllleeeddd....

:D Olá Walter!

:D Instalei a do Vectra (só uma) no jeep do meu brother, que tem o 4.1MPFi da Silverado. É estreita e dá conta... No meu tenho da S-10... Acho até que são iguais. Dá uma olha lá em cima no Álbum, vá no meu álbum pessoal. Tem uma foto dela montada no radiador. :wink:

walter.andreis
29/04/2003, 10:28
Fala Xirá....
Eu vi a foto lá.... mas me diga uma coisa....
do lado da frente do radiador, naum cabe mais uma naum!? Daquelas q empurram ar... :D
[]´s

Walter Andreis

Giovani
29/04/2003, 12:44
:D Olá Walter!

:D Não cabe, não. O radiador está encostado na grade. Só se quiser pôr uma do lado de fora! :?
:? Mas pra que tanta ventoinha??? Se quiser refrigerar mais, instale um frigobar!! :lol: :lol: :lol:
:D Não precisa... Aquela dá conta... :wink:

walter.andreis
29/04/2003, 12:51
Hehehehehehe.... Graaande Giovani,
Jah que você deu a idéia...
Será que num dah pra instalar um frigobarzinho elétrico na parte de tras do CJ, pra quando for viajar pela estrada e talz.. pra ir tomando um suquinho de cevada!? :wink: :wink: :wink:
*Ps.: Vc passa o dia todo respondendo mensagem??? (Ó quem fala!) :D :D :D :D :D :D

Saudações TRACIONADAS! :D - Num vai achá ruim pcausa da assinatura neh?!?

Giovani
29/04/2003, 13:06
Hehehehehehe.... Graaande Giovani,
*Ps.: Vc passa o dia todo respondendo mensagem??? (Ó quem fala!) :D :D :D :D :D :D
Saudações TRACIONADAS! :D - Num vai achá ruim pcausa da assinatura neh?!?

:D Sempre tem que ter um COPIÃO... :?

:D O dia toda não... Um pouco de meio-dia, um pouco depois das 18:00h e das 23:00h até.... :wink:

Cotrim
16/07/2004, 18:29
Renascendo das cinzas,

Na adaptação de uma por fora pode ser a do ar condicionado do ômega ou do Vectra?

Explico pois queria arrancar a hélice do meu CJ mas não fico confiante de colocar a ventoinha no espaço que sobra, sei lá, acho que não vai caber. Como já ouvi dizer isso, resolvi perguntar o que vcs acham?

[]'s

Giovani
18/07/2004, 21:12
Renascendo das cinzas,

Na adaptação de uma por fora pode ser a do ar condicionado do ômega ou do Vectra?

Explico pois queria arrancar a hélice do meu CJ mas não fico confiante de colocar a ventoinha no espaço que sobra, sei lá, acho que não vai caber. Como já ouvi dizer isso, resolvi perguntar o que vcs acham?

:D Grande Escória!!!

:D Pode ser qualquer uma, uso da S-10. Basta caber no espaço disponível, entre o motor e radiador, ou na frente do radiador... :wink:
[]'s

Cotrim
19/07/2004, 10:41
Mestre Giovani,

Para colocar na frente ela tem que assoprar, não é? Se colocar entre o radiador e o motor, fico sem a opção de, numa emergência, recolocar a hélice do motor.

O que vc acha?

[]'s pouco ventilados

Alexandre Vaz Ferreira
19/07/2004, 12:05
Mestre Giovani,

Para colocar na frente ela tem que assoprar, não é? Se colocar entre o radiador e o motor, fico sem a opção de, numa emergência, recolocar a hélice do motor.

O que vc acha?

[]'s pouco ventilados

Amigo Fábio :D

Para colocar na frente do radiador acho que não precisa ser uma que "assopre", pode ser uma que "chupe" (opps) :roll: , mas tem que ir na mesma posição como se estivesse dentro do cofre, assim ela empurra o ar contra o radiador.
Também estou planejando esta adaptação, ganhei de um amigo uma ventoinha elétrica da camionete palio, é bem compacta, mas achei muito apertado para por entre o radiador e o motor, para colocar ali não da para usar os suporte com aquela proteçao que direciona o vento e a hélice fica a uns 1,5 cm da bomba dágua, achei muito perto.

Um abração

Sergio Rocha
19/07/2004, 21:11
Se for na frente do radiador ela tem q assoprar.
Inverte a ligação que ela assopra ou chupa ao seu gosto.

Cotrim
20/07/2004, 00:54
Se for na frente do radiador ela tem q assoprar.
Inverte a ligação que ela assopra ou chupa ao seu gosto.

Não tem erro? Ela não tem nada aterrado?

[]'s

Sergio Rocha
20/07/2004, 16:51
Não é só inverter.

Alexandre Vaz Ferreira
20/07/2004, 18:26
Não é só inverter.

Sérgio

é assim mesmo ou seria :

Não. É só inverter.

Será que o dezenho das pás não influi no vento :?:

[]s complicativos :lol: :lol:

andretomasi
20/07/2004, 19:14
Será que o dezenho das pás não influi no vento :?:


Dependendo da ventoinha dá pra parafusar a hélice ao contrário :D

PS: Ligou aqui no domingo né? Eu tava na granja.. deixei o escapamento pelo caminho, numa curva de nível :shock: :lol: :D :oops: Já providenciei um mais alto 8)

[ ]´s

Sergio Rocha
20/07/2004, 20:55
Não é só inverter.

Sérgio

é assim mesmo ou seria :

Não. É só inverter.

Será que o dezenho das pás não influi no vento :?:

[]s complicativos :lol: :lol:

Sim, porque justamente se elas rodarem prum lado puxam o vento se rodarem pro outro empurram. Então inverte a ligação q elas rodam pro lado inverso, e aí passam a empurrar o vento.
Se colocar na frente do radiador elas tem q assoprar.No meu tenho ventoinha eletrica na frente do radiador q assopra muito bem.Mantive a original por dentro e coloquei outra por fora controlada por um cebolão(acho q é esse o nome) q está fixado na parte de baixo do radiador se esquentar demais ele aciona a ventoinha.

Asterix
20/07/2004, 22:19
PessoAll

Eu tenho uma ventoinha de santana na frente do radiador. Parece um turbo quando liga só que estou querendo retirar esta da frente e retirar a hélice do motor e colocar uma com aquela capa para aumentar a ventilação. Acho que vou dar uma de copião e colocar a do AC do Vectra. Alguém sabe mais ou menos o preço de um papa-vento deste?

Thiago Serpa
21/07/2004, 13:07
O preço depende muito do ferro velho.. em recuperadora já achei por R4250,00 no ferro velho entre R$200,00 e R$150,00. Se falar que é pra adaptar no jeep (fiz a critério de teste) sobe para uns R$350,00 :shock: :? Isso aqui na minha cidade.. (Campo Grande - MS)

Alexandre Vaz Ferreira
21/07/2004, 13:17
Asterix

a do Ac do Vectra me pediram 600,00 em ferro
velho:shock: :shock: :shock:

me pergunta se comprei :lol: :lol: .

Um abração

Thiago Serpa
21/07/2004, 13:20
Uma vez tinha um jogo de rodas mangels direcional numa F100 do ferro velho e eu perguntei o preço... R$1000,00 o jogo :shock: :shock: com pneus (os quatro carecas) :?
Deve tá lá até hoje... :lol: :lol: :lol:

Giovani
22/07/2004, 20:51
Mestre Giovani,

Para colocar na frente ela tem que assoprar, não é? Se colocar entre o radiador e o motor, fico sem a opção de, numa emergência, recolocar a hélice do motor.

O que vc acha?

[]'s pouco ventilados

:D Grande Escoria!!!!

:D Faz como eu... Tenho a ventoinha elétrica na frente do radiador e a original (só a hélice) parafusada no pára-lama, dentro do cofre do motor. Nessa hélice, aumentei 2 dos 4 furos, de forma que passe a cabeça do parafuso. Assim, numa emergência (já aconteceu muitas vezes) onde a elétrica entope de barro ou dá uma pane elétrica, vc só precisa soltar 2 parafusos da polia para recolocar a original. Dá tranqüilo pra andar dessa forma. :wink:
:roll: Ah sim, aumente os furos em lados opostos, não um ao lado do outro... Dããããããã... :lol: Sabe como é, não por vc, mas sempre tem um mané que vai ler e fazer errado... :P
[]'s

Alexandre Vaz Ferreira
27/07/2004, 12:00
Fala aí pessoal

Como é o jeito certo de fixar a ventoinha na frente do radiador, fixa no radiador ou na grade :?:

alguém teria uma fotinho pra ajudar :roll:

Um abração

leovalle
27/07/2004, 13:38
Receita infalível:

Instalação de ventoninha no difusor original de CJ (Grade):

Separe 2 ovos e uma xícara de farinha de trigo, ops :shock:

Compre um difusor de opala 6 cilindros - ele cabe certinho dentro da grade do CJ e é só cortar as pernas que saem do quadro do difusor.

No difusor tem 3 pontos para fixação do motor da ventoinha. Compre uma de AC que encaixe nas fixações (pode ser de del rey, vectra, s-10, omega)que vá soprar o radiador, pois invertida as pás não trabalham idealmente (leia-se sopram).

Fixe o difusor de opala dentro do difusor do CJ o mais pra cima possível, aproveitando o máximo o fluxo de ar. Recomendo 3 pontos de fixação.

Instale no radiador um bulbo (cebolinha) do passat com graduação de 77 a 86ºc.

Parte elétrica:

Normalmente a ventoinha tem 2 fios. Um vai pra lata e outra pro bulbo. O de saída do bulbo vai pra caixa de fusíveis. Se quiser instale uma manual pra ligar quando for usar guincho ou em caso de falha no bulbo. O fio sai da entrada do bulbo para o painel passando pela chave e indo pra caixa de fusíveis;

Cotrim
27/07/2004, 14:28
caixa de fusíveis

O que é isso?

leovalle
28/07/2004, 15:30
caixa de fusíveis

O que é isso?

masc.fem. plu. de fusível

fusível
do Lat. *fusibili < fusu, fundido
adj. e s. m.,
que pode fundir-se;
s. m.,
instrumento destinado a interromper a passagem de corrente, quando a sua intensidade ultrapassa um certo valor.

Pq? Não existe isso na sua terra não :?:
Ah já sei acha que se escreve com Z. IHON IHON RELINNNNCHO :twisted:

Cotrim
28/07/2004, 16:09
Pq? Não existe isso na sua terra não :?:
Ah já sei acha que se escreve com Z. IHON IHON RELINNNNCHO :twisted:

Não, caro Lord Mané Valle. É que em veículos arcaicos como os Willys, muitas vezes, isso não existia.

Caso dos CJ's anteriores a 1970.

[]'s achando que você é "O CARA"

leovalle
28/07/2004, 16:23
Não, caro Lord Mané Valle. É que em veículos arcaicos como os Willys, muitas vezes, isso não existia.

Caso dos CJ's anteriores a 1970.

[]'s achando que você é "O CARA"

"Lord Mané Valle" <= isso é um elogio??

O meu é 1971 mais a caixa de fusíveis com certeza não é original. :shock:

Que papo é esse de "O CARA"?

Cotrim
28/07/2004, 16:47
"Lord Mané Valle" <= isso é um elogio??

É! Afinal, você sabe a definição correta de um fusível, mas não entende uma ironia.



O meu é 1971 mais a caixa de fusíveis com certeza não é original. :shock:

Que sorte, o meu tem apenas o fusível do pisca-alerta.


Que papo é esse de "O CARA"?


Pergunte a quem passa todo dia na Marginal do Tietê aqui em São Paulo, na altura do entroncamento do Rio Tamanduateí.

[]'s achando que o Mané é "O CARA" :D :D :D

leovalle
28/07/2004, 17:00
Pergunte a quem passa todo dia na Marginal do Tietê aqui em São Paulo, na altura do entroncamento do Rio Tamanduateí.

[]'s achando que o Mané é "O CARA" :D :D :D

Resposta no MODERADOS II http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=4784&start=30