PDA

Ver Versão Completa : Snorkel bem instalado! Fotos.

abreu
24/07/2007, 02:05
Como não confio no sistema original de vedação do snorkel, resolvi instalar o meu a meu modo.
Passei por dentro dele uma mangueira flexivel de alta resistencia de 3" conectada diretamente ao filtro de ar, sem emendas.

Ou seja, mesmo que por algum motivo a vedação original do snorkel não seja eficiente, meu carro não bebe água. Garantia dupla!

Vale a pena a instalação!

Fotos:

http://img526.imageshack.us/img526/3796/20072007121bm1.jpg

http://img382.imageshack.us/img382/5485/20072007122tg1.jpg

http://img526.imageshack.us/img526/8932/20072007123za4.jpg

http://img526.imageshack.us/img526/5518/20072007123gm6.jpg

http://img382.imageshack.us/img382/9458/20072007124pp7.jpg

http://img526.imageshack.us/img526/7601/20072007129rx9.jpg

http://img382.imageshack.us/img382/2908/20072007130ol7.jpg

Abraços!

mausl
24/07/2007, 16:15
Boa, tb tenho medo desse sistema original, menos mal que o meu tem a flange entre a carrocecia e o corpo do filtro

wagnerf
24/07/2007, 16:46
Fico bom, boa ideia, vou ver como fazer no meu.

Joao Leao
24/07/2007, 17:59
Abreu que ideia genial rapaz:palmas::palmas:
Ficou otimo este Snorkel, na verdade com certeza esse eu confio cegamente:concordo:
Um abraço

Daniel Castanho
24/07/2007, 23:31
Ficou show de bola!

Tem alguma foto interna do acoplamento da mangueira com o filtro de ar? Fiquei curioso sobre o espaço para fazer isso.

Aproveitando, quanto vc pagou e onde comprou o Snorkel!?

Abraços,
Daniel

Michael Bruno
25/07/2007, 09:52
Cara, veio na hora certa esse tópico...

eu estava pra comprar uma flage q une o filtro de ar na carroceria, mas com essa receita, ja era...

mausl
25/07/2007, 10:27
Abreu, faz uma foto da caixa do filtro de ar presa à mangueira!

abreu
25/07/2007, 15:06
Não dá para ver muita coisa pois tem muito silicone por cima.
Mas tem que cortar um pouco a fibra por dentro e conectar a mangueira diretamente na boca do filtro.

Outra forma de fazer, que foi a que eu fiz, é usar uma curva de cano 90º (que é diferente o T de 90º) conecta-la na boca do filtro (ela entra perfeitamente dentro do bocal original do filtro, só precisa um pouco de silicone para fazer a vedação) e fazer a conexão da curva com a mangueira dentro do snorkel, usando uma braçadeira de inox e um pouco de silicone.

Eu fiz assim pois quando se faz curvas de 90º com essas mangueiras, elas tendem a fechar, impedindo a passagem do ar. Então preferi fazer a curva com um cano, que é duro e não tem esse problema, e conectar a mangueira após a curva da saida do filtro. Fica 100%.

O teste da vedação é simples:
Retire o mangote que sai do filtro de ar para o motor e tampe-o com a mão.
Molhe todas as conexões que vc fez com água e sabão.
Retire a "cabeça" do snorkel e peça a uma pessoa que suba lah e sopre a mangueira com força, fazendo pressão.
Não pode vazar ar em nenhuma conexão.

Mais tarde eu posto fotos, mas não dá para ver muita coisa.

Abraços.

Ric Mac
27/07/2007, 10:40
Abreu,

Quando instalei o snorkel (OGZ) na minha Frontier o encaixe no bocal do filtro de ar era exatamente como você fez, um tudo rigido vedado com silicone. Eu optei por mudar este encaixe por um mangote 90o de silicone com abraçadeira de parafuso vedando. Por que? Porque sempre que você for trocar o filtro de ar e retirar a caixa, como vai garantir a perfeita vedação entre a caixa e o tubo? Você vai ter que sempre retirar o silicone que ficou, limpar tudo, reconectar e toma silicone outra vez, esperar secar para poder andar. Por isto coloquei o mangote, é só apertar e pronto...
abraço

abreu
27/07/2007, 20:35
Abreu,

Quando instalei o snorkel (OGZ) na minha Frontier o encaixe no bocal do filtro de ar era exatamente como você fez, um tudo rigido vedado com silicone. Eu optei por mudar este encaixe por um mangote 90o de silicone com abraçadeira de parafuso vedando. Por que? Porque sempre que você for trocar o filtro de ar e retirar a caixa, como vai garantir a perfeita vedação entre a caixa e o tubo? Você vai ter que sempre retirar o silicone que ficou, limpar tudo, reconectar e toma silicone outra vez, esperar secar para poder andar. Por isto coloquei o mangote, é só apertar e pronto...
abraço

Pow, era só essa ideia que tava faltando para ficar perfeito!
Vou fazer isso sim! Um mangote de 3" reto, do cano para a boca do filtro com abraçadeiras para segurar!
Quando for trocar o filtro, é só folgar a braçadeira!

Muito boa ideia Ric! Muito boa mesmo!

Vou ver se faço amanha e posto fotos!

Abraços.

Joao Leao
01/10/2007, 13:57
Pow, era só essa ideia que tava faltando para ficar perfeito!
Vou fazer isso sim! Um mangote de 3" reto, do cano para a boca do filtro com abraçadeiras para segurar!
Quando for trocar o filtro, é só folgar a braçadeira!

Muito boa ideia Ric! Muito boa mesmo!

Vou ver se faço amanha e posto fotos!

Abraços.

Abreu meu amigao manda as fotos do resto da instalação.
Esse findi quase que tomava um preju daqueles...
O carro tava com uma sede danada e a porcaria de snorkel ORIGINAL não funciona para nada, e olhaque tinha testado antes...
Fiquei atolado poe cerca de 2 min com agua sobre o capô do Troller e minha sorte foi que o motor eletronico parou assim que o mistura ficou pobre, tinha quase 1 litro de agua no filtro e mais 1 litro no intercooler...
Imagina se eu tento ligar de novo...
Um abraço

abreu
02/10/2007, 02:08
Isso aconteceu com 2 amigos meus João!
O Snorkel não vedou 100% e a água entrou no filtro.
Um desligou normal... Não tentou ligar e ficou beleza.
O outro tentou ligar, inclusive no tranco... Resumindo!? Bielas empenadas.

Infelizmente não tenho muitas fotos João, mas ai vão mais algumas:
Adianto que é facil de fazer. Uma tarde, paciencia, pelo menos 2 pessoas para ajudar e pronto! Não tem receita muito certa, mesmo porque tem vários modelos de snorkel para Troller. Tem uns mais finos que não dá para passar uma mangueira de 3", então nesses não dá para fazer.
Eu usei uma curva de 90º (não é joelho/cotovelo) de 3" da Tigre, cano para esgoto (aqueles brancos) para fazer a saida do filtro para a mangueira. É que se você conectar a mangueira diretamente no filtro, ela não aguenta uma curva de 90º, ela fecha com o tempo, tampando a entrada de ar.
No meu eu cortei um pedaço desse cano que vc vê saindo da lateral e enfiei ele entro do buraco do filtro original. Vedei com silicone. Mas a ideia do Ric de fazer essa conexão com um mangote de silicone é perfeita. Infelizmente não tive tempo (nem saco) ainda para fazer, mas farei com certeza. Ah, ia esquecendo das fotos!

http://img488.imageshack.us/img488/2803/snorkel1ad9.jpg

http://img451.imageshack.us/img451/4981/snorkel2xz5.jpg

Abraços.

bergamo
09/10/2007, 11:40
Isso aconteceu com 2 amigos meus João!
O Snorkel não vedou 100% e a água entrou no filtro.
Um desligou normal... Não tentou ligar e ficou beleza.
O outro tentou ligar, inclusive no tranco... Resumindo!? Bielas empenadas.

Infelizmente não tenho muitas fotos João, mas ai vão mais algumas:
Adianto que é facil de fazer. Uma tarde, paciencia, pelo menos 2 pessoas para ajudar e pronto! Não tem receita muito certa, mesmo porque tem vários modelos de snorkel para Troller. Tem uns mais finos que não dá para passar uma mangueira de 3", então nesses não dá para fazer.
Eu usei uma curva de 90º (não é joelho/cotovelo) de 3" da Tigre, cano para esgoto (aqueles brancos) para fazer a saida do filtro para a mangueira. É que se você conectar a mangueira diretamente no filtro, ela não aguenta uma curva de 90º, ela fecha com o tempo, tampando a entrada de ar.
No meu eu cortei um pedaço desse cano que vc vê saindo da lateral e enfiei ele entro do buraco do filtro original. Vedei com silicone. Mas a ideia do Ric de fazer essa conexão com um mangote de silicone é perfeita. Infelizmente não tive tempo (nem saco) ainda para fazer, mas farei com certeza. Ah, ia esquecendo das fotos!

http://img488.imageshack.us/img488/2803/snorkel1ad9.jpg

http://img451.imageshack.us/img451/4981/snorkel2xz5.jpg

Abraços.
Abreu ficou show essa instalação , com certeza oque o Ric falou fica bom mesmo:concordo: o unico problema que vc vai ter é a trepidação, não dá para ver se vc colocou o anel de cilicone .

Marlus
20/11/2007, 14:18
infelizmente lí tarde esse tópico e o meu já bebeu água! é muita! kkkkk:mrgreen: felizmente não empenou as bielas, foi só trocar todos os óleos e limpar o motor de partida! já o velocímetro tá pifado até hj rssssss

MR.TESCH
16/05/2009, 20:08
Boa noite,
Eu fiz este mesmo sistema no meu troller, mais eu tenho notado que o motor perdeu potencia. Aconteceu isso com você também?

LeoZon
17/05/2009, 08:56
Só um detalhe: O cano de PVC de esgoto da Tigre (ou de qualuer outra marca) não é feito para suportar calor. Por isso pode se deformar com o calor do "cofre" do motor e estrangular a passagem de ar ou até mesmo prejudicar as vedações feitas. O ideal é utilizar tubo rígido eletroduto (preto) que inclusive é anti-chama. Aí vc pode ficar tranquilo.

Ivan Natal
17/05/2009, 19:31
Boa noite,
Eu fiz este mesmo sistema no meu troller, mais eu tenho notado que o motor perdeu potencia. Aconteceu isso com você também?

Pelo que sei este sistema não funciona no 3.0 pois requer maior vazão de ar. Com a palavra Abreu que agora tem 3.0.
Abs Ivan

MR.TESCH
17/05/2009, 19:58
o meu tem o motor 2.8 mwm sprint

axel
18/05/2009, 10:25
Pelo que sei este sistema não funciona no 3.0 pois requer maior vazão de ar. Com a palavra Abreu que agora tem 3.0.
Abs Ivan

ola todos,

também quero fazer no meu, é um 3.0 08/2008 será que perde rendimento?

obrigado

michel

abreu
18/05/2009, 12:00
Abs Ivan

Exatamente Ivan...

Infelizmente no 3.0 havera muita perda de vazao...
No snorkel cabe uma mangueira de 3" no maximo, que eh o tamanho da boca do filtro de ar do Troller 2.8...

A entrada de ar do Troller 3.0 eh de 4", ou seja, se fizer este esquema vai estrangular a entrada de ar do carro.

Nao sei ate que ponto isso interfere no desempenho dele, mas alguma coisa deve piorar.

Eu nao fiz no 3.0 por conta disso, mas tenho muitas saudades de entrar com agua ate onde fosse possivel e nao ter que me preocupar com o snorkel!

Abracos.

Jobito
28/05/2009, 17:42
Pessoal, acabei de comprar o meu zero Km e gostaria de instalar o snorkel. Não se esqueçam das fotos!!!
Obrigado,

Alexandre Banana
26/02/2010, 19:10
Só uma pergunta básica ... onde que ficou o dreno do snorkel !?!?!? e se no lava jato entrar água pela ponta do snorkel !? Pra onde essa água vai !?

RENATO-SELVA
04/03/2010, 08:00
Gostei muito da idéia. Dá até pra substituir o snorkel original por um tubular, como usado nos outros jipes!

Qual o diâmetro do tubo que usou? Ele encaixa bem na saída do filtro?

RENATO-SELVA
04/03/2010, 08:03
Tem fotos dele acabado, com a ligação ao filtro?

Curumim
08/03/2010, 09:22
O tubo é de 3".

Mas fica a dúvida: essa ligação do tubo subindo direto até a chaminé não possibilita a entrada de água no motor com chuva ou lava-rápido? :putz:

Os snorkels da OGZ têm um dreno para evitar essa situação.

Nos Willys, Lands e outros que utilizam snorkel tubular, a cabeça é de copinho, muito mais eficiente para evitar a entrada de água... :pipoca:

[]´s duvidosos

JapaTroller
08/03/2010, 12:15
Existe um dreno no filtro de ar, na parte de baixo!!! Sóq ue na minha opiniao ele naum funciona muito bem naum, a borracha que é colocada resseca e axo que ele perde a funçao, o meu é com o tubo, na verdade o tubo vai até a metade do snorkel, que é onde ele é mais fino. Com relaçao a agua de chuva, ela naum entra pelo snorkel naum, com relaçao a lava jato, é só colocar uma sacola plastica na hr que for lavar!! Tenho no meu a muito tempo e nunca tive problemas!!!

JapaTroller
08/03/2010, 12:18
Gostei muito da idéia. Dá até pra substituir o snorkel original por um tubular, como usado nos outros jipes!

Qual o diâmetro do tubo que usou? Ele encaixa bem na saída do filtro?

Renato com relaçao a ligaçao do filtro na mangueira, vc pega um pedaço de cano de pvc na medida correta e coloca por dentro dos dois, como se fosse um engate. Pra naum soltar, vc parafusa os dois lados e depois enche de silicone pra ficar bem vedado!!

renatomalago
08/03/2010, 12:33
Muito boa a sugestão, vou fazer no meu na próxima troca do filtro!

Spike
17/10/2012, 21:19
Aviso ao pessoal, vale a pena conferir se está tudo ok com o snorkel!!
Essa semana ao trocar o filtro reparei que tinha entrado água suja dentro do filtro de ar, ao analisar todo o sistema, constatei que entre o snorkel e a lateral da fibra tinha um vão livre, a borracha não estava vedando e nesse local passava de tudo...ainda bem que nem entro muito em água..rs
Uma maneira de testar é verificar (como motor ligado), se está "puxando" ar naquela região.
Para resolver o problema, comprei uma borracha de 6mm de espessura por 19mm de largura, desmontei o snorkel (tem 3 parafuso externo, 1 interno atrás do alto falante e mais 1 interno com acesso no bocal que é montado o filtro de ar), montei a espuma pelo contorno do snorkel e em seguida passei silicone com gosto...rs
Dá trabalho, mas fica bom, eo melhor não gasta $$$ nas concessionária

Jorgao
17/10/2012, 22:47
Aviso ao pessoal, vale a pena conferir se está tudo ok com o snorkel!!
Essa semana ao trocar o filtro reparei que tinha entrado água suja dentro do filtro de ar, ao analisar todo o sistema, constatei que entre o snorkel e a lateral da fibra tinha um vão livre, a borracha não estava vedando e nesse local passava de tudo...ainda bem que nem entro muito em água..rs
Uma maneira de testar é verificar (como motor ligado), se está "puxando" ar naquela região.
Para resolver o problema, comprei uma borracha de 6mm de espessura por 19mm de largura, desmontei o snorkel (tem 3 parafuso externo, 1 interno atrás do alto falante e mais 1 interno com acesso no bocal que é montado o filtro de ar), montei a espuma pelo contorno do snorkel e em seguida passei silicone com gosto...rs
Dá trabalho, mas fica bom, eo melhor não gasta $$$ nas concessionária

Spike, essa borracha é ridícula. Ela com o tempo resseca, racha, fura. Já vi troller com calço hidráulico por causa de entrada de água igual essa que você relatou!

A maneira certa de instalar o snorkel é usando KPO! Ele fica completamente colado na fibra igual concreto. Não se usa borracha de maneira alguma, do contrário é dor de cabeça, mais cedo ou mais tarde.

O meu, foi a primeira coisa que fiz no jipe quando comprei! Tirei tudo, e reinstalei com KPO e ainda dei uma mão de tinta no snorkel.

homerohermida
17/10/2012, 23:03
O meu também foi montado com KPO... Recomendo também!

Spike
18/10/2012, 08:10
Spike, essa borracha é ridícula. Ela com o tempo resseca, racha, fura. Já vi troller com calço hidráulico por causa de entrada de água igual essa que você relatou!

A maneira certa de instalar o snorkel é usando KPO! Ele fica completamente colado na fibra igual concreto. Não se usa borracha de maneira alguma, do contrário é dor de cabeça, mais cedo ou mais tarde.

O meu, foi a primeira coisa que fiz no jipe quando comprei! Tirei tudo, e reinstalei com KPO e ainda dei uma mão de tinta no snorkel.

Jorgao
Pesquisei antes e infelizmente não tinha visto algum relato em que foi utilizado esse KPO. Só tinha visto comentários sobre a utilização de borracha mesmo.
Concerteza irei atrás do KPO e trocarei mais para frente.
Mas como foi a aplicação do KPO? Vc aplicou em volta do snorkel inteiro ou somente na região que faz a junção da passagem de ar?

Spike
18/10/2012, 08:18
O meu também foi montado com KPO... Recomendo também!
homerohermida
Poderia comentar como foi a aplicação do KPO?
Eu nunca tinha ouvido falar antes
Obrigado

Frederico Mendes
18/10/2012, 09:47
homerohermida
Poderia comentar como foi a aplicação do KPO?
Eu nunca tinha ouvido falar antes
Obrigado

Desculpe a pergunta, mas... o que é KPO??
Não achei explicação no google, é um tipo de silicone?

Spike
18/10/2012, 10:06
Desculpe a pergunta, mas... o que é KPO??
Não achei explicação no google, é um tipo de silicone?

FM
Achei isso, acredito que seja um tipo de silicone mesmo
Brascoved KPO | Brascola (http://www.brascola.com.br/produtos/brascoved-kpo/)

L0nd4r
18/10/2012, 15:54
Parabéns, CERTEZA que será copiado hahaha

homerohermida
18/10/2012, 20:25
Foi colocado KPO em toda superfície de contato entre as peças, isto é, em volta da passagem de ar no paralama e na coluna do parabrisas. O excesso que aflora após a junção, deve ser retirado rapidamente com um pano pois, após a cura, nem Deus retira! Mais um detalhe: nunca mais o snorkel sairá da posição: só quebrando na marreta. Com relação a parecer um tipo de silicone, isto não se confirma pois ele se apresenta em dois componentes, resina de poliuretano e um catalizador que após ser exaustivamente misturados assemelha-se com massa de calafetar. E após a cura fica muito duro, diferentemente do silicone que preserva uma certa flexibilidade. Aliás como o Jorgão já havia comentado

Spike
18/10/2012, 21:25
Foi colocado KPO em toda superfície de contato entre as peças, isto é, em volta da passagem de ar no paralama e na coluna do parabrisas. O excesso que aflora após a junção, deve ser retirado rapidamente com um pano pois, após a cura, nem Deus retira! Mais um detalhe: nunca mais o snorkel sairá da posição: só quebrando na marreta. Com relação a parecer um tipo de silicone, isto não se confirma pois ele se apresenta em dois componentes, resina de poliuretano e um catalizador que após ser exaustivamente misturados assemelha-se com massa de calafetar. E após a cura fica muito duro, diferentemente do silicone que preserva uma certa flexibilidade. Aliás como o Jorgão já havia comentado

Homero, muito obrigado pela explicação

LeonardoDCardoso
07/04/2016, 16:23
Homero, muito obrigado pela explicação
Galera as fotos da adaptação não estão mais disponíveis...

Alguém tem as fotos aí?

Obrigado.

LeonardoDCardoso
07/04/2016, 16:28
Boa tarde Abreu,

estou ressuscitando o tópico...

Você poderia postar as fotos novamente caso tenha?

Elas não estão disponíveis...

Desde já agradeço.

rogmendes
09/10/2018, 08:43
Tem como postar as fotos novamente?