PDA

Ver Versão Completa : AMORTECEDOR



Rodrigo Lopes
03/05/2004, 14:42
Pessoal


Estou precisando trocar os amortecedore da minha viatura.
Minha suspensão esta levantada, isso muda os tipos que devo usar?
Vi por aí que na dianteira pode ser usado o do opala, e na traseira o da kombi, alguem já usou? ficou joinha?


Abs

Ed
03/05/2004, 15:31
na frente estou usando os de opala 4cc ele tem um pouco mais de curso que o original e me custaram apenas LT$18 cada novos!!

Rodrigo Lopes
07/05/2004, 21:25
Os da frente coloquei os do Opala
Na traseira (do Niva), sos do Toyota Band.

Foi tirar um e colocar outro.


Abs

Eduardo Teixeira
22/07/2004, 16:02
Amigos Niveiros,

Tenho um Samurai e estou precisando da ajuda de vcs estou querendo trocar meu amortecedor traseiro e descobri que o do niva (traseiro) tem um bom curso de suspensão e por sinal maior que o do samurai.

Logo pergunto vcs podem me passar as dimensões desse amortecedor fechado e aberto.

Agradecimentos antecipados.

Niveiro X
22/07/2004, 22:27
na frente estou usando os de opala 4cc ele tem um pouco mais de curso que o original e me custaram apenas LT$18 cada novos!!


comprei os do opala dianteiros, mas não consegui colocar. Simplesmente não cabem... Vai ver meu niva é paraguaio :?

Ed
23/07/2004, 08:55
comprei os do opala dianteiros, mas não consegui colocar. Simplesmente não cabem... Vai ver meu niva é paraguaio :?

vc tem que tirar aquela paradinha de ferro que vem dentro do olhal, daí é tirar um e colocar o outro!!! :wink:

tform
23/07/2004, 15:13
Só precisei trocar o amortecedor trazeiro do meu, onde coloquei da Komb, ficou bom! estou atras dos amortecedores rancho para o meu niva

Niveiro X
23/07/2004, 18:39
comprei os do opala dianteiros, mas não consegui colocar. Simplesmente não cabem... Vai ver meu niva é paraguaio :?

vc tem que tirar aquela paradinha de ferro que vem dentro do olhal, daí é tirar um e colocar o outro!!! :wink:


puts, isso que dá deixar o mecanico trocar amortecedor... :?
Obrigado pela dica!

Wallace
26/07/2004, 01:30
Oi Tform,

Vendo os Ranchos.
Quais você quer?
O 5000 (sem regulagem externa) ou o 9000 X (com 9 regulagens)?

marzano
02/08/2004, 18:14
Minha suspensão é levantada em 3 cm.
Na frente estou com os originais e atras os da besta antiga.

[]s

Porcão
29/10/2004, 17:12
ALL que amortecedor posso colcoar na frente pra tirar a mania que o
bicho tem de ficar fucinhando no chão?
Toda vez que pulo uma lombada ou valeta ele fica um tempo quicando.

Valeu!

Ed
29/10/2004, 17:17
Opala 4cc, dos antigos, e tira aquele suporte q vai dentro do olhal!

Porcão
29/10/2004, 17:23
Acho que já sei o esquema do amortecedor.
Valeu pela dica!

Niveiro X
02/11/2004, 17:34
ALL que amortecedor posso colcoar na frente pra tirar a mania que o
bicho tem de ficar fucinhando no chão?
Toda vez que pulo uma lombada ou valeta ele fica um tempo quicando.

Valeu!


sei como eh :cry:

jovicassia
20/04/2005, 21:38
na frente estou usando os de opala 4cc ele tem um pouco mais de curso que o original e me custaram apenas LT$18 cada novos!!


Ed, onde vc. comprou amortecedores por LT$ 18 ????? não consigo achar e quando encontro me pedem o 3 olhos !!!

Num autorizada NIVA me pediram LT$ 120 CADA e na DPaschoal LT$ 300 !!!


Jorge

Ramiro - Bin Lôco
20/04/2005, 22:41
Aí PessoALL!!!

Só confirmando o que a maioria falou:

Meu Niva esta levantado, na traseira coloquei amortecedores da Kombi Cliper e na frente coloquei os do Opala 6cil. Cofap Turbogas, precisei trocar as buchas pelas do amortecedor do fusca.
Ficou 10!!! curso ótimo e não quica a frente.

[]'s

jovicassia
21/04/2005, 12:00
Ola niveiros

Na minha busca pelos amortecedores do Niva compilei estas informações:

Amortecedores orignais para NIVA

Amortecedores MONROE
dianteiros - Cod. RS5605
traseiros - Cod. RS5601

Amortecedores COFAP
dianteiros - Cod. B.47193
traseiros - Cod. B.47195

Amortecedores NAKATA
dianteiros - Cod. HG 30548
traseiros - Cod. HG 30549


ADAPTAÇÕES

Lada Lada Niva 1-1991 -> 12-1995 Amortecedor DIANTEIRO
Dimensional Aberto 333.00
Dimensional Fechado 222.00


CODIGO: 37822 Amortecedor Opala - 4 Cil. 1-1969 -> 12-1988 // Opala - 6 Cil. 1-1969 -> 12-1988
OS DA NAKATA TODOS SÃO IGUAIS, TANTO FAZ SE É 4 OU 6, COM AR OU SEM, ETC...
Dimensional Aberto 332,00mm (apenas 1 mm mais curto)
Dimensional Fechado 216,00mm (apenas 6 mm mais curto)

(acredito que com suspensão levantada não seja uma boa opção, precisaria encontrar uns maiores...)


Lada Lada Niva 1-1991 -> 12-1995 Amortecedor TRASEIRO
Dimensional Aberto 499.00
Dimensional Fechado 314.00


Com suspesão original
CODIGO: 54451 Amortecedor Traseiro Kombi Cliper 1-1978 -> 12-1996
Dimensional Aberto 498,00mm
Dimensional Fechado 308,00mm (6 mm menor)

Para suspensão original,este tem um pouco mais de curso
CODIGO: 38112 Asia Amortecedor Traseiro Topic Traseiro 38112 - Todos
Dimensional Aberto 520,00mm (20 mm maior)
Dimensional Fechado 315,00mm (1 mm maior)

ATENÇÃO - Este NÃO serve, ele é MENOR
CODIGO: 37763 Amortecedor Traseiro Kombi Cliper 1-1975 -> 12-1977
Dimensional Aberto 425,00mm
Dimensional Fechado 285,00mm

Apenas para suspensão levantada, ele é bem maior
CODIGO: 38111 Kia Amortecedor Traseiro Besta 1-1994 -> 12-1997
Dimensional Aberto 550,00mm (50 mm maior)
Dimensional Fechado 330,00mm (15 mm maior)


Bomba de Combustivel

Marca Urba Código - UC0901
Marca Brosol Código - 281300
Marca Carter Código - 60339

TABELA DE APLICAÇÕES
FIAT 147
FIAT 147 Pick-Up
FIAT Elba
FIAT Fiorino
FIAT Panorama
FIAT Pick-Up
FIAT Prêmio
FIAT Spázio
FIAT Uno
LADA Laika
LADA Niva
LADA Samara


Exclusivas para NIVA

Bomba de agua Marca Urba Código - UB0105

Disco de freio Marca Nakata Código - NKF 6081 (S)

Pastilhas para Freios Marca Fras-Le Código - PD/32

Lonas para Freios Marca Fras-Le Código - LD/123-S/F

Revestimentos de Embreagem Marca Fras-Le Código - RA/763


================================================== ======

Estou procurando quem tenha amortecedores por um preço justo, R$ 240
por 2 amortecedores é meio "salgado"....

Gostaria de saber tb. qual o cilindro mestre e o da roda que servem
no Niva, NÃO ADIANTA dizer "o do 147" ou "da fiorino", preciso da
receita completa "marca, modelo, ano, código do fabricante" ou algo
que REALMENTE sirva de referencia.

Sei que todos tem boas intenções, mas os balconistas das lojas não
querem nem saber de boas intenções, eles querem saber qual a peça que
vc. quer com certeza, ou vc. ainda acaba comprando gato por lebre.

Se alguem tiver uma dica, me avise.

[]na captura de bons preços

Jorge Vila
SP - Capital - Z.Sul
Niva Vermelho
[/u]

lhneves
26/04/2005, 15:36
85 cada um na Casa do Lada, (011) 6239-62987

marzano
28/04/2005, 14:50
Ed, onde vc. comprou amortecedores por LT$ 18 ????? não consigo achar e quando encontro me pedem o 3 olhos !!!

Num autorizada NIVA me pediram LT$ 120 CADA e na DPaschoal LT$ 300 !!!


Jorge

Jorge,
Se ainda não comprou eu tenho 2 amort traseiros originais que usei apenas
um mês pq tive que trocar pelos da besta por ter levantado a suspensão.
Faço os 2 por R$ 80,00

[]s

Ramiro - Bin Lôco
28/04/2005, 15:08
Se alguem tiver uma dica, me avise.

[]na captura de bons preços

Jorge Vila
SP - Capital - Z.Sul
Niva Vermelho
[/u]


Jorge, tenta cotar peças de Niva na Diório fone: 6557-7991 c/ Floriano ou Wilton

[]'s

quimico2
28/04/2005, 15:54
Paguei R$ 250,00 pelos 04 originais do Niva Cofap, na Cambará Diesel .

emtsuhako
31/03/2007, 17:34
Pessoal, acho que meu amortecedor traseiro direito foi pro saco... estava fuçando embaixo e notei que a parte inferior do amortecedor está banhada em óleo... acho que está vazando... segue foto...

Alguém sabe qto tá o jogo (dianteiro e traseiro)? Se alguém souber onde posso encontrar amortecedores NOVOS em conta, me avisem, por favor.

Parece que a Nakata não fabrica mais amortecedores para o Niva... a Monroe parece que tb não... então, amortecedores originais, só da Cofap...

Rones Jr
31/03/2007, 18:59
Edson,

acabei de comprar os traseiros originais Cofap no site AutoZ. Custaram 70,00 cada mais frete. Eu usava os da Kombi...e senti diferença no comportamento...sei lá, parece que até a frente tende a quicar menos nos ressaltos. Montei nesta quinta passada...e sim...o seu foi pro saco...

emtsuhako
31/03/2007, 19:44
Rones, como faço para comprar na AutoZ??? Álias, como eu acho esses amortecedores lá??? Na Sarancar e Albino o jogo de 4 amortecedores custa R$360,00... ou R$90,00 cada amortecedor!!! Arfff!!!

Rones Jr
31/03/2007, 21:01
www.autoz.com.br

vá em "peças" e selecione Lada e digite amortecedor. Pra ver tudo que tem de lada vc digita um ponto "."
Depois é só se cadastrar e comprar...comprei em 6x no cartão...sem juros!

P/S - na frente use o do Opala 6 a gás....é muito melhor mesmo.

emtsuhako
01/04/2007, 09:12
Rones, seguindo seu conselho, vou colocar os amortecedores traseiros originais e na frente os dianteiros do Opala 6cc turbogás... tem um tópico em que vc explica como instalar os dianteiros do Opala 6cc turbogás:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=24561&highlight=opala

Estou com duas dúvidas em relação a essa adaptação:

1. os amortecedores do Opala 6cc a que vc se refere é o de código GB-47604???

2. as buchas do amortecedor do Fusca é qq uma que serve? É a bucha do amortecedor traseiro ou dianteiro? Acha-se essa bucha, para vender, separada do amortecedor? De que ano é o Fusca?

Outra, na lista dos Camaradas do Niva o Gil recomenda um reforço na solda dos suportes dos amortecedores (os da carroceria) por causa da maior pressão dos amortecedores do Opala 6cc... vc fez isso? Esse reforço é somente apenas uma solda a mais no suporte?

Bobear, vou aproveitar o próximo fim de semana para trocar os amortecedores.

Rones Jr
01/04/2007, 22:16
Edson,

1 - sim, estou usando estes...conferi na NF.

2 - As buchas? É o seguinte, para retirar o grampo que vem originalmente no amortecedor do Opala, alguns arracam com bucha e tudo...ai vc substitui a bucha pelas dos amortecedores dianteiros do Fusca. No meu caso, tiramos o grampo (é muito fácil, uma serra, uma morsa, etc..) e mantivemos a bucha do Opala. Depois apenas passamos um tubo metálico para passar o parafuso do Niva. Mole!
3 - Sempre ouvi estas paradas da solda no suporte...dizem que pelo fato do amortecedor do Opala agir nos dois sentidos os suportes não aguentam e racham na solda...eu andei uns 8 meses...fiz trilha, raid´s e nada...tudo ok. Mas quando troquei pelos novos, tb de Opala, aproveitei que estavam soldando a porta da loja e fizemos os reforços, que na verdade são mais pontos de solda (os suportes são apenas ponteados)...vai ver que Nivas verdes têm os suportes mais resistentes mesmo!! Falando nisso ...nunca mais li nada do Gil...kd ele?

emtsuhako
01/04/2007, 23:25
Valeu Rones! Já encomendei os amortecedores na AutoZ. Tb paguei em N parcelas... arfff!!! Se receber até quinta-feira, vou aproveitar o feriado para trocá-los.

emtsuhako
07/04/2007, 17:07
Pessoal, alguém poderia, por favor, confirmar se montei corretamente a ponta inferior do amortecedor traseiro??? Na hora de desmontar, esqueci de memorizar a ordem correta das peças... tem uma arruela maciça (vide seta vermelha na foto anexa) que não sei se coloquei certo... conforme foto, ela está na posição correta ou ela fica entre a bucha e a arruela menor (mais pra fora do parafuso)??? Agradeço desde já a quem puder me ajudar!!!

Gustavo Niva
07/04/2007, 17:42
Edson, olhei no manual e parece que a arruela maciça vai por fora...

http://img58.imageshack.us/img58/7613/imagem2kq5.th.png (http://img58.imageshack.us/my.php?image=imagem2kq5.png)

Aí, de curiosidade fui olhar no meu e tá igual você colocou... apesar pra mim parecer que assim força o parafuso...

emtsuhako
08/04/2007, 20:36
Gustavo, valeu!!! Então, eu tb tive essa mesma impressão que vc, mas parece que se não ficar nessa ordem, o amortecedor pode raspar no eixo... essa arruela parece que é para dar o espaçamento necessário para isso... mas será que a dos outros colegas tb tá assim???

Bom, segue algumas fotos para quem quiser fazer a adaptação com o amortecedor dianteiro do Opala... A primeira foto é o tal "grampo" do amortecedor do Opala que deve ser cortado... prendi uma das pontas na morsa e serrei a outra... ainda com a ponta presa, fui girando o amortecedor até sair a bucha, pois só o grampo não saia... A segunda foto são os amortecedores do Opala, notem que aproveitei as buchas... A terceira é o cilindro que arranquei do amortecedor dianteiro original do Niva... A quarta é o serviço feito, isto é, o amortecedor do Opala com a bucha dele mesmo e com o cilindro do amortecedor dianteiro original... A última foto é o amortecedor instalado.

A parte mais trabalhosa é arrancar o grampo fora... mesmo depois de cortada uma das pontas do grampo e por mais que vc passe desengripante, a bucha sai junta e, pior, o grampo continua preso na bucha. Usei um parafuso do mesmo diâmetro do grampo e, com uma marreta, fui batendo em cima do grampo até ele sair... com o cuidado de não danificar o amortecedor... O próximo passo foi arrancar o cilindro do amortecedor dianteiro original... corta-se o elo, como mostrado na foto e arranca-se o dito cujo... com a bucha original do Opala, agora sem o grampo e o cilindro descrito acima, procede-se a montagem... Primeiro coloca-se a bucha de volta... para isso usei a morsa, mas antes passei bastante desengripante, pois não tinha vaselina... ui!!! Em seguida procede-se o mesmo com o cilindro, não esquecendo de meter... opsss... desengripante. Pelas fotos, podem notar que o serviço ficou perfeito!!! Não lasquei nem um tiquinho da tinta do amortecedor!!!

Logo que instalei fui testar meu Niva na cidade, na rodovia e, por fim, na terra... realmente fica muito melhor do que usar os originais do Niva!!! Parece que meu Niva ficou bem mais estável nas curvas e está pulando bem menos!!! Se apertei direito todos os parafusos... rsrsrs... agora é só diversão!!!

Uma dúvida, a ponta superior do amortecedor dianteiro do Opala fica sem qq proteção??? Não tem alguma capa para proteger a ponta superior??? Ou é assim mesmo???

Rones Jr
08/04/2007, 22:31
Fica assim mesmo! Perfeito...no meu caso, conseguimos tirar o grampo sem tirar as buchas...e os traseioros, trocou?

Gustavo Niva
08/04/2007, 22:33
Valeu pelo "tutorial" :)

O lugar onde prende os pivôs superiores tá diferente (pq??) ou eu que não lembro direito como são (memória quase inexistente) ?!

emtsuhako
08/04/2007, 23:29
Rones, veja na página anterior... tem foto do amortecedor traseiro trocado... se puder, confirma a ordem das peças para mim... blz?

Gustavo, meu Niva é 91... não sei se os outros modelos são diferentes... eu utilizei os embuchamentos que vieram com os amortecedores do Opala 6cc que são bem diferentes dos embuchamentos do amortecedor original do Niva...

Nivoide
18/05/2007, 21:59
Gente, e o traseiro com calço na suspensão, qual usar?

Carlão Pinheiro
24/05/2007, 17:33
Eu uso o da Besta antiga

ferchina
23/10/2007, 17:15
Camaradas, comprei os amortecedores traseiros (usado na komb), mas eu tirei os antigos e o cilindro (caninho metalico) da bucha ficou no parafuso de cima e não sai nem a marretada, alguem tem dica :D
vlw

Peter
23/10/2007, 17:45
Tenta colocar WD e com um alicate bico de papagaio,tenta virar (indo e vindo).Faça umas duas ou tres vezes.Faz com muita calma,sem porrada.
Espero que resolva.

Gustavo Niva
23/10/2007, 17:55
Camarada Peter, larga de ser tacanho!!!!! heheheheh...

Tive o mesmo problema que o Ferchina e pelo que percebi esses tubinhos de metal são presos ali... só descobri isso depois de "riscar" eles pra kct tentando arrancar... resolvi fazendo o contrário... tirei os tubinhos que vem nas buchas dos amortecedores novos e com um pouco de graxa e paciência entrou (eita!!!!)...

[]s
Gustavo.

ferchina
23/10/2007, 17:57
Blz Peter, coloquei WD e com o alicate de pressão tento movintar o cilindro e nada, ele já esta todo arranhado e nem mexeu 1 mm, até pensei q esse cilindro e preso junto ao parafuso:pensativo:
vlw

ferchina
23/10/2007, 17:59
[quote=Gustavo Niva;479345]Camarada Peter, larga de ser tacanho!!!!! heheheheh...

Tive o mesmo problema que o Ferchina e pelo que percebi esses tubinhos de metal são presos ali... só descobri isso depois de "riscar" eles pra kct tentando arrancar... resolvi fazendo o contrário... tirei os tubinhos que vem nas buchas dos amortecedores novos e com um pouco de graxa e paciência entrou (eita!!!!)...

Gustavo, acho q vou fazer isso, não aguento mais ficar embaixo do Niva.
vlw

MAURICIO PASSERO
23/10/2007, 18:19
Blz Peter, coloquei WD e com o alicate de pressão tento movintar o cilindro e nada, ele já esta todo arranhado e nem mexeu 1 mm, até pensei q esse cilindro e preso junto ao parafuso:pensativo:
vlw

Amigos, calma!!
Esse cilindro que vcs estão tentando tirar, já é o próprio suporte do amortecedor traseiro, ou seja, é um cilindro maciço c/ rosca na ponta para se prender a porca, ele não sairá do lugar, ao menos que se quebre a solda que os prende na longarina.
Na bucha do amortecedor traseiro tem apenas o furo, não tem o tubo como nos diateiros, basta encaixá-los no suporte (pino) e recolocar as porcas....
Agora, tenho que confessar....quando tirei os amortecedores pela 1ª vez, tb fiquei queimando a cabeça e os neurônios tentando tirar os tubinhos...rsrsrsr

ferchina
23/10/2007, 18:37
Mauricio, o amortecedor da komb tem o caninho nas duas extremidades, agora não consigo tirar o cainho :parede:
vlw

Peter
23/10/2007, 19:28
Gustavoniva

Foi informado que tinha um tubinho no parafuso e não saia,dei uma sugestão para tirar o tubinho.



Camarada Peter, larga de ser tacanho!!!!! heheheheh...

[]s
Gustavo.

Espero que o significado que voce conhece da palavra seja diferente do que o que consta no dicionario,pois tive que consulta-lo,pois se for o mesmo, lamento muito,pois voce não me conhece.

MAURICIO PASSERO
23/10/2007, 19:43
Mauricio, o amortecedor da komb tem o caninho nas duas extremidades, agora não consigo tirar o cainho :parede:
vlw

Tenta tirar os tubinhos na morsa, usando alguma coisa mais larga que o tudo para prensá-lo...um parafuso mais grosso, por exemplo...
Outra sugestão, tente tirar as buchas inteiras dos amortecedores novos e troque-as pelas antigas. Caso estejam estragadas, basta ir c/ uma velha em qualquer loja de auto peças e comprar duas novas que não tenham o tubo de metal, não deve pagar mais do que R$2,00 em cada uma...

Gustavo Niva
23/10/2007, 20:04
Peter, o significado que eu usei não tá no aurélio... significa o tipo de cara, tipo eu, o maurício, o ferchina, etc que tenta arrancar um tubinho que é preso à força heheheh

Mais uma dica ferchina, depois de tirar (na morsa foi o único jeito que consegui) o tubinho que vai nos amortecedores tu vai penar pra colocar eles no lugar... no meu caso, como tava precisando o carro no dia seguinte, cortei a bucha na metade e coloquei uma parte de cada lado... ok, pode ser tacanhisse, mas tá lá funcionando :)

alexandre roveri
24/10/2007, 09:33
Gustavoniva

Foi informado que tinha um tubinho no parafuso e não saia,dei uma sugestão para tirar o tubinho.




Espero que o significado que voce conhece da palavra seja diferente do que o que consta no dicionario,pois tive que consulta-lo,pois se for o mesmo, lamento muito,pois voce não me conhece.

Fio Stressa não !!!! Tem um outro significado pra Tacanho que não consta no Aurélio. entenda Tacanho como: - Singelo pseudonimo para proprietários de Niva que se metem a mecanicos devido a sofrer muito com os falsos mecanicos do mercado
"giria utilizada em algumas listas de Niveiros"
:concordo:

Marcio Rossetto
24/10/2007, 10:19
Camarada, quando eu troquei os amortecedores do meu Niva , foi a mesma coisa .

Inclusive essa buchinha do assento de borracha do amortecedor da Kombi , não sai nem a pau .

Voce tem que tirar na morça a bucha/assento de borracha .

Vai numa casa de peça , como ja falou um amigo e compra uma bucha nova , na época usei a do opala , do amortecedor traseiro que é bipartida

ferchina
24/10/2007, 13:43
Camaradas, obrigado pelas dicas...como sugerido, o caninho realmente não sai, retirei a borracha inteira (q trabalho), comprei uma nova (R$2,00) e recoloquei no amortecedor, dai começou a segunda fase, coloca-la no caninho preso a carroceria, tive q alargar a borracha utilizando uma faca e um pouco de vazilina, dai "bimba", após 3 manhãs e mta dor d cabeça está pronto!:dance:
:concordo::concordo::concordo:
vlw

MANFREDI
25/10/2007, 11:22
Galera, troquei também recentemente os amortecedores traseiros do Niva pelos da Kombi Clipper(acho que são todos Kombi) e antes da troca, medi e assinalei no amortecedor em que posição ele ficava com o carro no plano. Pois bem, que surpresa ao notar que o amortecedor estava faltando só 3cm para fim de curso aberto ( tenho calço na mola traseira). Achei que então o da L200 seria o ideal pois tem o curso maior. Na loja, comparei os dois e realmente o L200 é um exagero de abertura, o da kombi é mais curto um pouco.
Comparando com o amortecedor velho aberto até a marca que tinha feito com o carro no plano, achei que o da L200 ficaria muito fechado e poderia dar fim de curso quando a roda entrasse dentro da caixa de rodas. Comprei então o da Kombi e no processo de montagem SOLDEI um olhal do amortecedor velho em cada ponta do amortecedor novo e medimos o curso e ficou quase que na metade. Na verdade ficou abrindo mais e fechando menos oque é bom pois a roda desce um pouco mais.

Vou tentar colocar as fotos aqui, se não conseguir mando pra quem pedir.

Então, acho que vale a pena esta da Kombi até pelo preço ( 120,00 o par) O da L200 190,00 o par. Este acho viavem pra quem tem as molas da Pampa sem cortar os elos.

[]s

MANFREDI
26/10/2007, 11:34
Não consegui colocar as fotos, quem quiser manda o e-mail.

Gustavo Niva
26/10/2007, 16:31
E TurboGás na traseira, alguém já colocou?? Achei tão melhor na dianteira que na proxima troca vou ver se coloco uns na traseira também...

Luciano SHAKALL
08/11/2007, 03:18
"... Achei que então o da L200 seria o ideal pois tem o curso maior ... é um exagero de abertura ... acho viavem pra quem tem as molas da Pampa ..."Manfredi, te mandei uma MP. :wink:

[]'s

Otávio Luiz
08/11/2007, 15:31
Pessoal, meu Niva carregado (4 pessoas) está dando fim de curso quando passo em lombadas. Lembro que tenho GNV e dois cilindros de 9,5m³ no porta-mala.
Estou querendo trocar as molas (colocar uma mais parruda pra aguentar o peso maior) e amortecedores.
Alguém tem uma receita pronta, boa e testada?
Será que vou precisar levantar um pouco a traseira (ops!)?

MANFREDI
08/11/2007, 16:51
shakall, esqueci de mencionar que com amortecedores de L200 e m olas originais deve-se fixar a mola pois ela escapa quando a roda está pendurada. Achoque com molas da pampa não tem essa necessidade.

[]s

Turina
11/04/2008, 14:46
Olá camaradas, estou a algum tempo só corujando o forum, mas como já consegui encontrar minha viatura e estou precisando de ajuda, ahcei que era o momento de me manifestar. Com muitas dicas daqui comprei minha viatura que já ganhou apelido de SMURF e ainda com as dicas que tenho visto por aqui, já parti para a troca de alguns componentes que percebi que morreram e esqueceram de enterrar... hehehe. Entre eles estão principalmente as molas e amortecedores. Comprei para a frente, amortecedores turbogas COFAP de Opala e tb as molas do Opala 6cc com ar, uma vez que o meu Niva não tem ar, mas tem quebra-mato, bagageiro e estribo. Ai pintou uma dúvida, as molas originais tem 8 elos, e as do Opala 6cc tem 10 elos. A dúvida é: comprei as molas erradas, vou ter que cortar ou deixo com os 10 elos pra ficar mais alto ? Alguém já trocou as molas alem dos amortecedores ? E para a traseira, comprei amortecedores Kombi cliper e as molas ainda não comprei, mas estou pensando em colocar as da Pampa 1.8, as mais recomendadas por aqui. E volta a pergunta: deixo com todos os elos ou vou precisar cortar ? Bom, pra quem escreve a primeira vez até que escrevi bastante... hehehe ABS.

TENGAMA
14/04/2008, 16:20
Entra no site www.camaradasdoniva.com.br (http://www.camaradasdoniva.com.br) que tem todas as especificações para troca de amortecedores, tanto para suspensão original como a elevada com várias opções de marcas e adaptações!
Valeu!!

Turina
18/04/2008, 12:35
olá Tengama, dei uma olhada lá e as peças indicadas(molas e amortecedores) são os que eu comprei, mas vi uns comentarios aqui no 4x4brasil sobre a necessidade de cortar as molas, queria saber se alguem já trocou e não cortou e se dá pra fazer isso sem colocar espaçador ou calços nos pivôs dianteiros ! ABS.

HMoura
02/10/2008, 09:59
O Gustavo me mandou uma msg sobre o Rancho, então resolvi responder aqui pois achei que seria mais util. Quero colocar amortecedores com regulagem no Yellowsauro.


Atualmente, segundo minhas pesquisas, só a cofap tem amortecedores originais para o Niva.

COFAP
Dianteiros - Cód. B.47193 - 216 /332 mm
Traseiros - Cód. B.47195 - 314 / 499 mm

A Monroe representa a Rancho no Brasil. Ela usa o código da própria Rancho.

Monroe / Rancho
Dianteiros - Cód. RS5605 - 224 / 350 mm
Traseiros - Cód. RS5601 - 313 / 502 mm

No catalogo da Nakata não constam amortecedores para niva.

Para aqueles que, como eu, desejam utilizar Rancho com regulagem no Niva, existem alguns obstáculos a serem superados.:parede:

A linha 5000 não tem regulagem. Então fica a certeza que serão da linha 9000. mas qual?

Além do tamanho compatível com a suspenção (seja original ou levantada. Cada caso é um caso.), existe a questão do tipo de fixação superior/inferior do amortecedor que, em principio deve ser compatível com o carro.

No caso dos originais Rancho temos: (Medidas em polegadas (1” = 25,4 mm))
Cód. - Sup. - Inf. - Fechado - Aberto
RS5605 - S42 - LS23 - 8.875 - 13.750
RS5601 - L1 - L1 - 12.250 - 19.750

Então tentei achar amortecedores 9000 com esses códigos de fixação para instalar no Niva sem adaptações. Para a dianteira pretendo usar o RS99214 (S42/LS23) que tem 10.375 fechado e 14.500 aberto Para a traseira pretendo usar o RS99008 (L1/L1) que tem 13.875 fechado e 21.500 aberto.. Essas são as medidas que equivalem as originais somadas a um pouco mais de 1” (o kit da Sarancar que comprei levanta 3 cm, então tá compatível).:mrgreen:

Existem muitas outras opções de tamanho e curso, mas que requererão adaptações. Pessoalmente vou usar esses acima, assim que pó$$ível...:oops:

wltreis
05/10/2008, 20:09
Amigos Niveiros,

Tenho um Samurai e estou precisando da ajuda de vcs estou querendo trocar meu amortecedor traseiro e descobri que o do niva (traseiro) tem um bom curso de suspensão e por sinal maior que o do samurai.

Logo pergunto vcs podem me passar as dimensões desse amortecedor fechado e aberto.

Agradecimentos antecipados.
Amigo Eduardo, da uma olhada no site nivasgerais, tem uma relação de peças adaptáveis, lá tem as medidas dos amortecedores da kombi cliper, 310mm fechado, 500mm aberto:concordo:

pedron78
10/02/2010, 21:00
Olás,

Comprei o par de amortecedor Cofap traseiro e tô a fim de trocar eu mesmo, pra economizar uns trocos com a mão de obra. As dúvidas: Soltando os parafusos e tirando o amortecedor não corre o risco da mola empurrar tudo para baixo? Tem que calçar a mola de alguma forma para isso não acontecer ou é só tirar o amortecedor e colocar o outro e fim de papo!

Alguem tem a receita aí ou é mais fácil do que eu imagino e tô procurando chifre em cabeça de cavalo, pelo em ovo, etc...

Abraços.

Em tempo, o meu Niva tá com a suspensão original, sem calços.

Gustavo Niva
10/02/2010, 22:36
Pedro,
se tu não levantar o carro não tem risco nenhum... deixa ele no chão, vai em baixo e troca tranquilão... :concordo:

[]s,
Gustavo.

Jonatars
10/02/2010, 23:52
Pedro,
se tu não levantar o carro não tem risco nenhum... deixa ele no chão, vai em baixo e troca tranquilão... :concordo:

[]s,
Gustavo.

Pedro, como o camarada ai falou, se tiver com o carro no chão é de boa, já troquei o meu duas vezes.

Abraço

pedron78
11/02/2010, 08:43
Opa, brigadão mesmo.

Vou trocar hoje mesmo, depois eu conto se deu tudo certo

SERGIO MOLLO
11/02/2010, 19:27
Olás,

Comprei o par de amortecedor Cofap traseiro e tô a fim de trocar eu mesmo, pra economizar uns trocos com a mão de obra. As dúvidas: Soltando os parafusos e tirando o amortecedor não corre o risco da mola empurrar tudo para baixo? Tem que calçar a mola de alguma forma para isso não acontecer ou é só tirar o amortecedor e colocar o outro e fim de papo!

Alguem tem a receita aí ou é mais fácil do que eu imagino e tô procurando chifre em cabeça de cavalo, pelo em ovo, etc...

Abraços.

Em tempo, o meu Niva tá com a suspensão original, sem calços.

Caro Pedro; Aonde voce comprou, e quanto pagou?
Estou precisando trocar os meus , pois um esta' vazando.
Abracos

pedron78
12/02/2010, 09:11
Caro Pedro; Aonde voce comprou, e quanto pagou?
Estou precisando trocar os meus , pois um esta' vazando.
Abracos

Sergio, comprei na AutoZ (www.autoz.com.br/Shopping/Pecas (http://www.autoz.com.br/Shopping/Pecas)) nesta página coloca a montadora, o carro e no campo busca pode colocar amortecedor, ou se quiser ver tudo o que tem pro Niva no campo de busca coloque só um ponto "." (aprendi isso aqui em algum lugar no forum, obrigado pra quem colocou essa informação, acho que foi o Edson).

P.S: Ainda não troquei por falta de tempo e ferramenta, acho que hoje vai.

P.S2: Paguei 83,77 cada mais a entrega 8,00 por motoboy.

Fccard
12/02/2010, 11:15
Bom dia..

Meu niva faz um barulho na traseira quando pego uns buracos, será q são os amortecedores??
E tb tripida um pouco quando estico 1ª e 2ª oq pode ser? e oq faço para melhorar??
se algem puder me ajudar agradeço

abç - Fabio

SERGIO MOLLO
12/02/2010, 12:21
Sergio, comprei na AutoZ (www.autoz.com.br/Shopping/Pecas (http://www.autoz.com.br/Shopping/Pecas)) nesta página coloca a montadora, o carro e no campo busca pode colocar amortecedor, ou se quiser ver tudo o que tem pro Niva no campo de busca coloque só um ponto "." (aprendi isso aqui em algum lugar no forum, obrigado pra quem colocou essa informação, acho que foi o Edson).

P.S: Ainda não troquei por falta de tempo e ferramenta, acho que hoje vai.

P.S2: Paguei 83,77 cada mais a entrega 8,00 por motoboy.

Caro Pedro;
Valeu pela informacao :concordo:
Abracos
Sergio

SERGIO MOLLO
12/02/2010, 13:16
Sergio, comprei na AutoZ (www.autoz.com.br/Shopping/Pecas (http://www.autoz.com.br/Shopping/Pecas)) nesta página coloca a montadora, o carro e no campo busca pode colocar amortecedor, ou se quiser ver tudo o que tem pro Niva no campo de busca coloque só um ponto "." (aprendi isso aqui em algum lugar no forum, obrigado pra quem colocou essa informação, acho que foi o Edson).

P.S: Ainda não troquei por falta de tempo e ferramenta, acho que hoje vai.

P.S2: Paguei 83,77 cada mais a entrega 8,00 por motoboy.

Caro Pedro;
Mais uma vez obrigado pela dica, acabei de fazer a compra, e tambem aproveitei e comprei um servo-freio e cilindro mestre do uno, que vou colocar no niva, que segundo o Geniva(que me vendeu a flange de adaptacao) fica com o freio muito melhor.
Abracos

pedron78
12/02/2010, 13:19
Caro Pedro;
Mais uma vez obrigado pela dica, acabei de fazer a compra, e tambem aproveitei e comprei um servo-freio e cilindro mestre do uno, que vou colocar no niva, que segundo o Geniva(que me vendeu a flange de adaptacao) fica com o freio muito melhor.
Abracos

Interessante essa história do freio aí hein, depois vc conta como foi a instalaçao e se ficou bom. Abraço.

pedron78
12/02/2010, 13:22
Bom dia..

Meu niva faz um barulho na traseira quando pego uns buracos, será q são os amortecedores??
E tb tripida um pouco quando estico 1ª e 2ª oq pode ser? e oq faço para melhorar??
se algem puder me ajudar agradeço

abç - Fabio

Fabio, tb sou meio cabaço com o Niva, mas dá uma olhada nos amortecedores se não tem óleo escorrendo, se for ele foi pro saco.

SERGIO MOLLO
12/02/2010, 13:25
Interessante essa história do freio aí hein, depois vc conta como foi a instalaçao e se ficou bom. Abraço.

Pedro; Assim que colocar o servo, digo pra voce se realmente melhorou, pois do jeito que o freio esta, nao da pra ficar (o freio ruim que tem o Niva)
Abracos

Fccard
13/02/2010, 01:04
Interessante essa história do freio aí hein, depois vc conta como foi a instalaçao e se ficou bom. Abraço.

Pedro

Fiz o freio de um niva que eu tive uns anos atras, e tb usei o cilindro mestre de uno, se me recordo bem as pastilhas são de uno tb,

sei que as lonas traseiras eu coloquei as da kombi... ficou show.

Vou dar uma olhada nos amortecedores, pode ser isso mesmo o barulho..vlw


abç - Fabio

Crasher
16/02/2010, 18:19
até agora ninguem falou um amortecedor para usar na frente do niva levantado
todos falam do opala, mais o curso é menor, alguem sabe um que sirva e tenha o curso um pouco maior? obrigado

SERGIO MOLLO
17/02/2010, 17:56
até agora ninguem falou um amortecedor para usar na frente do niva levantado
todos falam do opala, mais o curso é menor, alguem sabe um que sirva e tenha o curso um pouco maior? obrigado


Amigo;
Quando tinha erguido a frente, tinha soldado mais um olhal no amortecedor, depois como nao dava cambagem desfiz quase tudo.
Agora ele esta co amortecedor original, flange com pivos da c 20 e os calcos embaixo da bandeija.
Abracos

Crasher
17/02/2010, 18:09
Amigo;
Quando tinha erguido a frente, tinha soldado mais um olhal no amortecedor, depois como nao dava cambagem desfiz quase tudo.
Agora ele esta co amortecedor original, flange com pivos da c 20 e os calcos embaixo da bandeija.
Abracos

como voce tinha levantado antes? com calços de mola?
estou tentando comprar as flanges para pivo GM mais esta dificil
[]"

SERGIO MOLLO
17/02/2010, 18:18
como voce tinha levantado antes? com calços de mola?
estou tentando comprar as flanges para pivo GM mais esta dificil
[]"


Crasher,
Calco nas molas so' trazeiras, a frente era com dois tarugos de 30mm de espessura acima dos pivos superiores, e os calcos na bandeja, agora tirei o tarugo e coloquei a flange com o pivo da c20.
Tenta mandar uma MP pro Alexandre Roveri, e' ele quem faz as flanges.
Abs

Crasher
17/02/2010, 18:25
Crasher,
Calco nas molas so' trazeiras, a frente era com dois tarugos de 30mm de espessura acima dos pivos superiores, e os calcos na bandeja, agora tirei o tarugo e coloquei a flange com o pivo da c20.
Tenta mandar uma MP pro Alexandre Roveri, e' ele quem faz as flanges.
Abs
ja mandei tem um tempo , ele nao esta tendo como fazer mais as flanges
ai que esta o problema as que vende na sarancar sao de nylon(ou algo parecido) e somente para os pivos do niva mesmo.
como queria alguem que tivesse pelo menos uma peça pra eu copiar masss!!!:parede:
[]"

BACALHAU
17/02/2010, 18:43
Por acaso eu tenho um par, feitas pelos Alexandre Roveri. Novinhas, que eu vou usar no "Pangaré". :concordo:
Posso escaneá-las e colocar as medidas. Qualquer torneiro pode copiá-las
Mas, depois da minha mudança, ainda está tudo uma zona e não sei onde foram parar. :pensativo:
Minha mulher me ameça todos os dias com o divórcio se eu não arrumar logo esse monte de caixas. :putz:
Eu até que poderia procurá-las, mas, a Sra. BACALHOA pode pensar que eu fiquei com medo de suas ameaças e resolvi arrumar tudo. :rolleyes:
Ainda não perdi as esperanças dela cumprir a ameça... :dance:

Vou ver o que posso fazer...
Me dê uns dias, se eu esquecer, me cobre pelo meu e-mail.

Crasher
17/02/2010, 19:11
Por acaso eu tenho um par, feitas pelos Alexandre Roveri. Novinhas, que eu vou usar no "Pangaré". :concordo:
Posso escaneá-las e colocar as medidas. Qualquer torneiro pode copiá-las
Mas, depois da minha mudança, ainda está tudo uma zona e não sei onde foram parar. :pensativo:
Minha mulher me ameça todos os dias com o divórcio se eu não arrumar logo esse monte de caixas. :putz:
Eu até que poderia procurá-las, mas, a Sra. BACALHOA pode pensar que eu fiquei com medo de suas ameaças e resolvi arrumar tudo. :rolleyes:
Ainda não perdi as esperanças dela cumprir a ameça... :dance:

Vou ver o que posso fazer...
Me dê uns dias, se eu esquecer, me cobre pelo meu e-mail.


Grande "Bacalhau", bem que poderia morar mais perto, rs se caso você tiver um torneiro por ai que possa fazer este serviço e tiver tempo, eu mando o "QSJ" para você!! rsrs:dance::dance:

BACALHAU
17/02/2010, 20:53
Grande "Bacalhau", bem que poderia morar mais perto, rs se caso você tiver um torneiro por ai que possa fazer este serviço e tiver tempo, eu mando o "QSJ" para você!! rsrs:dance::dance:

Eu bem que estou querendo morar mais perto. :concordo:
Se tudo der certo, espero ainda este ano me mudar para alguma cidade tranquila de SP. :dance:

Voltando para o flange de adaptação do pivô da D20, não creio que seja viável fazer por aqui não.:discordo: Se achar quem faça, creio que fique mais caro do que fazer por aí. Além do valor de postagem. :putz:
Vou procurar as peças, fotografá-las e medi-las. Não são complicadas, não.
Se nos próximos dias eu não postar por aqui, ou no tópico "Peças NIVA", me lembre.

Flugêncio
17/02/2010, 21:35
Pra dar uma forcinha, algumas fotos que tenho.

Crasher
17/02/2010, 22:35
Pra dar uma forcinha, algumas fotos que tenho.

te mandei um MP
[]"

BACALHAU
17/02/2010, 23:03
Flu, qual a espessura (altura) das peças?

Achei no meu computador esta imagem dos flanges "by Alexandre Roveri".

Afajoses
18/02/2010, 16:14
Alguem sabe o codigo de referencia do amortecedor da besta que da para usar na traseira do Niva ? e ele é Plug and Play ou tem que fazer alguma modificação

:concordo::concordo::concordo::concordo::concordo: :concordo:

Flugêncio
18/02/2010, 16:36
Flu, qual a espessura (altura) das peças?

Achei no meu computador esta imagem dos flanges "by Alexandre Roveri".


Bacalhau,

A espessura é de 27mm. Tem tb os calços inferiores que vão embaixo da bandeja, um de 27mm e outro de 15mm, estando o maior mais perto da roda.

BACALHAU
18/02/2010, 16:43
Valeu, "cumpade". :concordo:

Afajoses
18/02/2010, 17:01
Apenas para suspensão levantada, ele é bem maior
CODIGO: 38111 Kia Amortecedor Traseiro Besta 1-1994 -> 12-1997
Dimensional Aberto 550,00mm (50 mm maior)
Dimensional Fechado 330,00mm (15 mm maior)

[/u]

Falta de atenção minha ja tinha o codigo :putz:

e quanto a se P&P alguem sabe algo ?

fsoaresi
27/02/2010, 00:01
Caros, queria saber as impressões de quem já teve o original e colocou os amortecedores que pretendo.
Estou dando uma geral no meu Russo, pensei aproveitar o momento e substituir os amortecedores originais pelos a gás do Diplomata 91/92 na frente e atrás os do Pampa (?? ou outro?), pensando em reduzir os pulos, e ter um veículo mais macio.
O mecanico já me alertou para checarmos a condição das homocinéticas, pois, com o aumento de altura elas provavelmente serão mais exigidas.
Hoje uso o pneu g32 (de van), que funciona bem na cidade, pretendo depois de aumentar a altura colocar um misto para brincar mais no mato.
Abs

BACALHAU
27/02/2010, 00:55
http://www.alterosa.com.br/html/noticia_interna,id_sessao=72&id_noticia=25196/noticia_interna.shtml

http://amortecedor.net/

http://procompmotorsports.com.br/amortecedor_offroad.htm

thgteixeira
27/02/2010, 05:47
Caros, queria saber as impressões de quem já teve o original e colocou os amortecedores que pretendo.
Estou dando uma geral no meu Russo, pensei aproveitar o momento e substituir os amortecedores originais pelos a gás do Diplomata 91/92 na frente e atrás os do Pampa (?? ou outro?), pensando em reduzir os pulos, e ter um veículo mais macio.
O mecanico já me alertou para checarmos a condição das homocinéticas, pois, com o aumento de altura elas provavelmente serão mais exigidas.
Hoje uso o pneu g32 (de van), que funciona bem na cidade, pretendo depois de aumentar a altura colocar um misto para brincar mais no mato.
Abs



Os Pulos excessivos podem estar associados ao tipo de pneu que você está usando, os pneus de Van são extremamente duros e próprios para um veículo com mais de 3 toneladas contra as 1.3 Ton. do Niva.

Também uso pneus de Van porque vieram com o veículo, são bons na cidade e silenciosos, mas muito duros e "saltadores". Os Amortecedores originais do Niva casados com um jogo de pneus mais apropriado vão te trazer resultados melhores com certeza!

thgteixeira
27/02/2010, 05:49
Alguem sabe o codigo de referencia do amortecedor da besta que da para usar na traseira do Niva ? e ele é Plug and Play ou tem que fazer alguma modificação

:concordo::concordo::concordo::concordo::concordo: :concordo:

André, se me permite o meu "5 centavos", não use amortecedores de Besta no Niva. Seu Niva vai virar uma Besta (indomada), os amortecedores são muito duros pro peso do Niva.

Afajoses
27/02/2010, 11:39
André, se me permite o meu "5 centavos", não use amortecedores de Besta no Niva. Seu Niva vai virar uma Besta (indomada), os amortecedores são muito duros pro peso do Niva.

È Claro que permito e agradeço qualquer ajuda ! :-D

Estava pensando em colocar os da besta pois devo levantar o carro uns 10 cm atras e 6 na frente então o que me indicaram foi os da besta atras, então para aumetar o curso o que vc indicaria ? :pensativo:

Valeu !

:concordo::concordo::concordo:

Crasher
27/02/2010, 13:29
Po entao eu vou colocar os da besta mesmo, pois meu carro tem bagageiro estep grande em cima e o hilift na parte de traz do bagageiro fora que quando for pra trilha vai mais tranqueira ainda, cabo de aço, patesca, galao com agua e com combustivel no bagageiro, fora geladeira com bebidas e mais algumas peças de emergencia, entao acredito que o peso compense
[]"

BACALHAU
27/02/2010, 14:23
È Claro que permito e agradeço qualquer ajuda ! :-D

Estava pensando em colocar os da besta pois devo levantar o carro uns 10 cm atras e 6 na frente então o que me indicaram foi os da besta atras, então para aumetar o curso o que vc indicaria ? :pensativo:

Valeu !

:concordo::concordo::concordo:

Meu caro, "adescurpe a minha ingnorança", mas porquê você vai aumentar 10 cm a altura da traseira do seu NIVA? :pensativo:
Além disso, com uma suspensão dura (pneus e amortecedores de Van) nas trilhas vai aumentar as chances de aparecimentos de rachaduras e quebras no monobloco do NIVA em pouco tempo. Ou não?

BACALHAU
27/02/2010, 14:26
Po entao eu vou colocar os da besta mesmo, pois meu carro tem bagageiro estep grande em cima e o hilift na parte de traz do bagageiro fora que quando for pra trilha vai mais tranqueira ainda, cabo de aço, patesca, galao com agua e com combustivel no bagageiro, fora geladeira com bebidas e mais algumas peças de emergencia, entao acredito que o peso compense
[]"

E quanto às molas?
O que suporta o peso do carro são as molas e não os amortecedores.

Crasher
27/02/2010, 14:36
Entao Bacalhau, as molas por enquanto vai ficar aquelas do meu carro mesmo, pois ja percebi que nao sao originais e tbm sao maiores vamos ver se vao aguentar, depois vou a um posto de molas e mando colocar uma que encaixe de preferencia de um carro compativel com o peso do Gamba com as glandulas carregadas!!

jaque ta bom por enquanto que fique!!!

Afajoses
27/02/2010, 14:45
Meu caro, "adescurpe a minha ingnorança", mas porquê você vai aumentar 10 cm a altura da traseira do seu NIVA? :pensativo:
Além disso, com uma suspensão dura (pneus e amortecedores de Van) nas trilhas vai aumentar as chances de aparecimentos de rachaduras e quebras no monobloco do NIVA em pouco tempo. Ou não?





Acontece que o meu carro ta com kit GVN e nada foi feito em relação a altura dele, ou seja o "normal" dele jé é um pouco mais baixo que normal original, depois eu coloquei Pneus 7.50/16 que esta raspando um pouco, então na realidade eu pretendo levantar 10 cm em relação ao que esta hoje, acredito que em relação ao original deve ficar em torno de 5 ou 6cm

Quanto ao amortecedor da Besta estou a procura de alternativas(quem tiver alguma avisa :p) mas pelo que vejo é o que me daria maior curso de suspenção, e em relação a quebras e trincas vou ver se da pra fazer algum reforço, mas não sei se é possivel ou viavel :? e tambem não pretendo fazer trilhas pesadas todo final de semana...:mrgreen:

Minha ideia era comprar uns amortecedores rancho que possuem regulagens, tme ate um amigo que tem 4 mas teria que recondiciona-los porem não sei se da pra fazer isso nesses amortecedores.

ok :concordo::concordo:

BACALHAU
27/02/2010, 16:14
Bom André, eu usei carros com com GNV por muitos anos e o que eu fazia quando colocava o kit era trocar as molas traseiras por molas reforçadas para aquele carro. Por exemplo, coloquei em um Santana Quantum um cilindro de 23 m3, muito pesado. Troquei as molas traseiras por molas reforçadas e o carro não desceu nada. Além disso, podia carregar o carro até à capacidade do bagageiro e do porta malas que não tinha problemas.
Maaaaaaas, os amortecedores permanecem os mesmos, desde que estejam bons, é claro.
Ou seja, aumentou o peso do carro, molas reforçadas.
São as molas que suportam o peso e amortecem os impactos causados pela deformação do piso e os costumeiros buracos. Os amortecedores só fazem limitar a ação das molas,controlando as oscilações da suspensão, mantendo as rodas do veículo sempre grudadas ao solo, ao mesmo tempo em que proporciona à carroceria e aos seus passageiros uma sensação de estabilidade enquanto trafega por buracos, lombadas, depressões e curvas.
O que eu faria: verificaria as especificações a mola original do NINA (altura, diâmetro, espiras, ...) e verificaria qual a mais parecida de carros com peso semelhante ao NIVA com o GNV (uns 1.300 kg).
Quanto aos amortecedores, se você vai fazer trilha, escolha os off road que tenham curso compatível.
Mas, de forma alguma recondicione ou use amortecedores recondicionados ou remanufaturados. :discordo: É o que se chama de economia porca. :parede:

Ah, eu não levantaria tanto o carro assim (6 cm acima do original). Seu Niva vai ficar muito instável com essa altura toda, principalmente com o peso do cilindro do GNV.
Se os pneus raspam um pouco atualmente, com outras molas e na altura original, talvez não raspem nada.

Afajoses
27/02/2010, 16:44
O que eu faria: verificaria as especificações a mola original do NINA (altura, diâmetro, espiras, ...) e verificaria qual a mais parecida de carros com peso semelhante ao NIVA com o GNV (uns 1.300 kg).

O problema é que como pretendo levantar o carro (isso é algo que não quero abrir mão :mrgreen:) preciso tambem colocar amortecedores com o curso maior, no inicio do topico tem as medidas de varios amortecedores e para carros levantados essa me pareceu a melhor (baseado na minha graaaande experiencia = a 0 :putz:) por isso venho acompanhando aqui para ver se aprendo mais... :-D



Quanto aos amortecedores, se você vai fazer trilha, escolha os off road que tenham curso compatível.
Mas, de forma alguma recondicione ou use amortecedores recondicionados ou remanufaturados. :discordo: É o que se chama de economia porca. :parede:


Estive lendo sobre recondicionamento de amortecedores e me parece que amadureceu a forma como isso é feito, hoje alem da troca de oleo é feito tambem a troca de componetes internos Etc... inclusive existem amortecedores que são frabricados para quando tem problemas serem recondicionados inclusive pela frabrica dos mesmo, mas veja isso é sobre o que eu tenho lido e de forma nenhuma tenho opinião certa e formada sobre isso :discordo:, só estou lhe repassando o que li por ai, que como sabemos tem muita coisa boa e muita besteira, por isso to procurando quem já fez esse tipo de trabalho "in loco" :shock: para ter uma opinião melhor

Crasher
27/02/2010, 16:59
Olha eu sempre tive carros turbo de arrancada, e mandava fazer os amortecedores em empresas de responsabilidade para fazer os amortecedores menores e as vezes com 100% mais duro que original e metado do tamanho de aste, só que no meu carro de uso constante e em meus outros Off road que tive nao tive e nao tenho coragem de colocar pois o esforço é bruto para quem faz trilhas. melhor um do mesmo tamanho novo soldado um olhal a mais do que comprar um "Remexido" sei la de que forma!!
o meu esta assim original novo com um olhal soldado(nao é certo?, Eu sei!!)
mas por enquanto estou com outraz prioridades.
[]"

thgteixeira
28/02/2010, 04:03
Bom André, eu usei carros com com GNV por muitos anos e o que eu fazia quando colocava o kit era trocar as molas traseiras por molas reforçadas para aquele carro. Por exemplo, coloquei em um Santana Quantum um cilindro de 23 m3, muito pesado. Troquei as molas traseiras por molas reforçadas e o carro não desceu nada. Além disso, podia carregar o carro até à capacidade do bagageiro e do porta malas que não tinha problemas.
Maaaaaaas, os amortecedores permanecem os mesmos, desde que estejam bons, é claro.
Ou seja, aumentou o peso do carro, molas reforçadas.
São as molas que suportam o peso e amortecem os impactos causados pela deformação do piso e os costumeiros buracos. Os amortecedores só fazem limitar a ação das molas,controlando as oscilações da suspensão, mantendo as rodas do veículo sempre grudadas ao solo, ao mesmo tempo em que proporciona à carroceria e aos seus passageiros uma sensação de estabilidade enquanto trafega por buracos, lombadas, depressões e curvas.
O que eu faria: verificaria as especificações a mola original do NINA (altura, diâmetro, espiras, ...) e verificaria qual a mais parecida de carros com peso semelhante ao NIVA com o GNV (uns 1.300 kg).
Quanto aos amortecedores, se você vai fazer trilha, escolha os off road que tenham curso compatível.
Mas, de forma alguma recondicione ou use amortecedores recondicionados ou remanufaturados. :discordo: É o que se chama de economia porca. :parede:

Ah, eu não levantaria tanto o carro assim (6 cm acima do original). Seu Niva vai ficar muito instável com essa altura toda, principalmente com o peso do cilindro do GNV.
Se os pneus raspam um pouco atualmente, com outras molas e na altura original, talvez não raspem nada.


Faço minhas as palavras do patrício!

CesarCowboy
01/06/2010, 14:49
Galera. Estou, tambem, com problemas de amortecedor.

Meu carro está com molas (gigantes) que eu nao sei de que carro são, e são muito moles, o que faz o pneu pegar facilmente na lata (Pneus 225x75x15 Papabarro by Geninho).

Provavelmente vou colocar as molas originais com os calços e a dúvida está no amortecedor que deverá ser utilizado.

Kombi Clipper, com mais um olhal soldado ou Kia Besta?

Um ponto forte para os da Kombi é o preço. Aqui consegui por R$ 145 (o par), enquanto que os da "Besta" eu não encontrei por menos de R$ 220 (o par).

Alguém tem mais alguma sugestão? Ou ainda melhores preços?