Conectar

Ver Versão Completa : Suspensão a ar!

themoteo
22/07/2007, 21:13
Pessoal,

o que vocês acham de colocar uma suspensão a ar num Troller. Tô pensando nisso porque vou colocar um sistema de ar para poder esvaziar/encher os pneus de forma semi-automática e poderia aproveitar o mesmo sistema para inflar as bolsas de ar na suspensão.
Alguém já viu um sistema assim? O dono da oficina que vou fazer disse que já fez isso em Troller e outros carros...

Henanh
22/07/2007, 21:37
Estranho... qual seria a finalidade? Rebaixar?

themoteo
22/07/2007, 21:52
Estranho... qual seria a finalidade? Rebaixar?

Não, pelo contrario...
normalmente ele ficaria com a suspensão normal, mas em caso de necessitar de maior altura, para sair de um lamaçal que encostou o chassis, por exemplo, poderia ser acionado a suspensão a ar.

EGil
23/07/2007, 14:34
Olá, tive este sistema por 4 anos em uma blazer, e não aconselho, pois em qualquer desnivel ou erosão que vc passar vai vazar ou dar algum problema, testei varois tipos de sistemas e funcionam muito bem no plano, no meu caso acho que é só para bonito...

JORGE DELMANTO
23/07/2007, 18:19
THEMOTEO,

Por acaso vc esta falando do "air lift"? Aquelas bolsas de ar que ficam dentro das molas e são acionadas por controle interno, inflando ou esvaziando?

Se for isso, esquece...elas nao "levantam" o carro como vc pensou!!!

Apenas deixam o molejo mais macio ou mais duro... para melhor "estabilidade"
servem...só isso!!!!!

Jack Jipeiro
23/07/2007, 20:44
Pessoal,

o que vocês acham de colocar uma suspensão a ar num Troller. Tô pensando nisso porque vou colocar um sistema de ar para poder esvaziar/encher os pneus de forma semi-automática e poderia aproveitar o mesmo sistema para inflar as bolsas de ar na suspensão.
Alguém já viu um sistema assim? O dono da oficina que vou fazer disse que já fez isso em Troller e outros carros...

Apenas por duvida, como seria esse sistema de encher e esvaziar pneus, é como os rodo-ar de caminhão??? Por onde passara a tubulação de ar??

Abraços...

themoteo
23/07/2007, 22:44
THEMOTEO,

Por acaso vc esta falando do "air lift"? Aquelas bolsas de ar que ficam dentro das molas e são acionadas por controle interno, inflando ou esvaziando?

Se for isso, esquece...elas nao "levantam" o carro como vc pensou!!!

Apenas deixam o molejo mais macio ou mais duro... para melhor "estabilidade"
servem...só isso!!!!!

É sim...
Eu ví instalado e um carro e eles realente levanta o carro. Não era um jipe, mas o dono da oficina(que é muito conhecida e recomendada por aqui) garante que levanta qualquer carro.

themoteo
23/07/2007, 22:46
Apenas por duvida, como seria esse sistema de encher e esvaziar pneus, é como os rodo-ar de caminhão??? Por onde passara a tubulação de ar??

Abraços...

Não...por isso eu falei que era semi-automática, você tem que colocar a mangueira emcada pneu, dizer qual a pressão que quer e ele enche ou esvazia. Igual aos que tem em posto de gasolina, só que embarcado.

themoteo
23/07/2007, 22:48
Olá, tive este sistema por 4 anos em uma blazer, e não aconselho, pois em qualquer desnivel ou erosão que vc passar vai vazar ou dar algum problema, testei varois tipos de sistemas e funcionam muito bem no plano, no meu caso acho que é só para bonito...

Eu disse para o dono da oficina que o carro é pra trilha e ele me garante que não dá problema. Disse que já colocou em Troller e outros veículos, e que o Troller participava do CEARAPIOR...

Sukys
24/07/2007, 03:42
Themoteo,

O Jorge tem razão. Air lift atua como reforço à suspensão, tanto que nos EUA é vendido como "air adjustable helper springs for load support".
Exagerando na pressão do ar pode até ser que levante um pouco a carroceria, mas a ação da suspensão ficará seriamente comprometida, sem falar que a bolsa de ar ficará estirada muito além da sua capacidade.
Uma coisa é demonstrar que levanta, outra bem diferente é fazer o uso correto.

Sds,
Sukys

Alexandre Zocrato
24/07/2007, 04:05
Não...por isso eu falei que era semi-automática, você tem que colocar a mangueira emcada pneu, dizer qual a pressão que quer e ele enche ou esvazia. Igual aos que tem em posto de gasolina, só que embarcado.

Estou querendo colocar um sistema desses no meu carro (só para encher pneus).
Onde você achou? Qual a marca? Quantas latinhas?

abreu
24/07/2007, 10:24
Sistema para enxer pneus eficiente para trilha não existe.
Existe o rodoar, que é usado em caminhões, mas ele vai por fora do pneu, qualquer galho mais grosso arranca ele fora rapidinho.

Teria que ser um sistema por dentro do cubo da roda, que pouquissimos carros tem (salvo engano a Ranger Rover tem).

Eu já pesquiser a internet toda de cabo a rabo, pois meu sonho e não precisar descer do carro para baixar e enxer os pneus! (pqp, um saco...)
Mas nunca encontrei nada. Quando encontro alguma coisa, só serve para alguns modelos especificos.

Para quem não conheçe o rodoar, é esse sistema ai da foto:
(um dos Troller`s que correu os Sertões usou esse sistema)

http://www.balancatraca.com.br/produtos/rodoar_topo.jpg

JORGE DELMANTO
24/07/2007, 10:29
Themoteo,

Pelo que vc postou aqui, esse sistema não serve para seu desejo.

O "air lift" serve para duas coisas: (1) deixar a suspensão mais macia ou mais dura, inflando ou desinflando os sacos de ar q ficam dentro das molas. Muitos donos de Cherokee ou ate mesmo de Discovery compram para deixar a suspensão menos boba, e evitar aquela sensação de mal estar em curvas. (2) No case de reboque ou carga excessiva , nao deixar o carro desproporcional, com a frente levantada em razão do peso traseiro.

Fora isso, não serve para levantar o carro qdo vc for passar em atoleiro, aumentar a distancia do carro (leia-se diferencial) do solo...o que seria maravilhoso.

Muitas vezes, ao colocar pressão maxima nas bolsas de ar, elas pressionam as molas, e dá a sensação q o carro subiu. Na verdade, as molas esticaram mas é minimo o que a carroceria sobe, em nada melhorando no off road. Ademais, com essa pressão, sua suspensão ficará muito dura, refletindo no carro em geral!!!

Se for usar essa bolsas na estrada , TUDO BEM, poderá, assim como ocorre com o amortecedor rancho, regular a estabilidade do carro......fora isso....esquece!!!

themoteo
24/07/2007, 16:12
Themoteo,

O Jorge tem razão. Air lift atua como reforço à suspensão, tanto que nos EUA é vendido como "air adjustable helper springs for load support".
Exagerando na pressão do ar pode até ser que levante um pouco a carroceria, mas a ação da suspensão ficará seriamente comprometida, sem falar que a bolsa de ar ficará estirada muito além da sua capacidade.
Uma coisa é demonstrar que levanta, outra bem diferente é fazer o uso correto.

Sds,
Sukys

Tô entendendo...
E acho que foi exatamente isso que o dono da oficina falou, tanto que ele deu como exemplo que usava em uma Hilux dele para compensar quando colocava muito peso.
No meu caso não quero aumentar a suspenção permanentemente, seria só para passar alguns obstáculos que já ví troller e outros carros ficarem por terem encostado o chassis no chão...

AKPG
24/07/2007, 16:42
Tô entendendo...
E acho que foi exatamente isso que o dono da oficina falou, tanto que ele deu como exemplo que usava em uma Hilux dele para compensar quando colocava muito peso.
No meu caso não quero aumentar a suspenção permanentemente, seria só para passar alguns obstáculos que já ví troller e outros carros ficarem por terem encostado o chassis no chão...
Themoteo,
Os carros que vc viu encostaram o chassi ou a bola do diferencial? Pelo que você está descrevendo, acho que normalmente o que está encostando no chão é o diferencial. Se vc encostar um chassis do Troller no chão, pode chamar um Caterpillar para tirar pois ai o bicho foi pro saco.....:mrgreen::twisted:

JORGE DELMANTO
24/07/2007, 17:08
Tô entendendo...

Themoteo,

Para o seu caso, esse sistema não serve!!!!!!!

Nao gaste grana com isso que em nada vai te ajudar nas trilhas!!!

themoteo
24/07/2007, 20:05
Themoteo,
Os carros que vc viu encostaram o chassi ou a bola do diferencial? Pelo que você está descrevendo, acho que normalmente o que está encostando no chão é o diferencial. Se vc encostar um chassis do Troller no chão, pode chamar um Caterpillar para tirar pois ai o bicho foi pro saco.....:mrgreen::twisted:

É...quando falei chassis fui muito generico, normalmente é o diferencial, que é mais baixo, que encosta primeiro.

De qualquer forma agradeço as dicas e vou ver bem antes se instalo ou não...Valeu

themoteo
24/07/2007, 20:19
Estou querendo colocar um sistema desses no meu caro (só para encher pneus).
Onde você achou? Qual a marca? Quantas latinhas?

Alexandre,

tô colocando aqui mesmo em Fortaleza, em uma loja de preparação de carros chamada mix car. O mais caro é o compressor que custa R$ 1.800,00 e somando todo o resto, cilindro, pressostato e etc via ficar R$ 3.000,00.

Só que tô aproveitando para mandar fazer uma bolsa para funcionar como macaco e também tô pensando em colocar as bolsas nas suspenções(motivo deste tópico) mas depois do que os colegas disseram estou reavaliando(reavaliando apenas as bolsas na suspensão, o resto vou fazer)

murilloaquino
24/07/2007, 22:36
Pra aumentar a altura livre do solo, so se vc colocar pneus maiores....

Daniel Castanho
24/07/2007, 23:23
Pra aumentar a altura livre do solo, so se vc colocar pneus maiores....

Realmente, se o problema é colar o diferencial no barro, só pneus maiores vão resolver! ... pode subir a suspenção até o talo que não vai adiantar nada.

Além disso, outro ponto que acho bastante relevante é que em alguns tipos de terreno, como erosões, ou lugares que será exigido maior curso da suspenção, o enrigecimento da suspensão prejudica bastante a eficiencia offroad do jipe. Andei uma época com amortecedores Rancho e na maioria das vezes eu andava na calibragem mais macia, ou seja quase sem ação, para obter melhor tração em situações difíceis, inclusive em atoreiros. Agora, quando se usa em velocidade, asfalto, curvas, etc, aí a suspensão enrigecida é show de bola.

Abraços,

Daniel

themoteo
25/07/2007, 04:32
Vamos ver se estou mesmo entendendo...

O sistema de air lift tem utilidade para fazer o carro retornar à sua posição original quando, por exemplo, foi colocado peso sobre ele. Ou seja, se uma força faz as molas comprimirem, o sistema ajudaria a voltar ao estado normal. E uma outra aplicação seria, em seu estado normal, ao tensionar as molas daria uma maior estabilidade ao carro , principalmente no asfalto.
É isso?

Alexandre Zocrato
25/07/2007, 12:04
Alexandre,

tô colocando aqui mesmo em Fortaleza, em uma loja de preparação de carros chamada mix car. O mais carro é o compressor que custa R$ 1.800,00 e somando todo o resto, cilindro, pressostato e etc via ficar R$ 3.000,00.

Só que tô aproveitando para mandar fazer uma bolsa para funcionar como macaco e também tô pensando em colocar as bolsas nas suspenções(motivo deste tópico) mas depois do que os colegas disseram estou reavaliando(reavaliando apenas as bolsas na suspensão, o resto vou fazer)

Qual é o nome e marca do equipamento? Quero ver se acho isso aqui em Belo Horizonte.

Loras
25/07/2007, 12:36
Qual é o nome e marca do equipamento? Quero ver se acho isso aqui em Belo Horizonte.

Zocrato,

Existem opções mais baratas...:arrow:

Como por exemplo compressor ARB RDCKA, que serve também para acionar o bloqueio!!!:idea:

Outra marca conhecida é a Vinair.

Um bom compressor fica na faixa dos 300 dólares lá fora. Além desse, você deve providenciar a instalação elétrica e as mangueiras para inflar os pneus (se não vier no kit).

Liga com uma chave no 12V do carro e pronto. Atente para os ciclos de funcionamento do mesmo, pois se optar por não usar um reservatório grande (que aumenta o custo) esse dado é importante!!!:!:

Alguns modelos de compressor já vem com um reservatório mínimo embutido...

Abraço,

themoteo
25/07/2007, 22:01

Alexandre a marca é air lift. a oficina instala tudo, compressor, cilindro(no meu caso dois) pressostado e entrega uma mangueira com um calibrador manual na ponta. Eu desenvolvi um equipamento igual ao disponível em posto de gasolina, aí vou pegar a saída de ar que ele vai me fornecer e usar com meu equipamento. AH, eu dei a idéia e ele tá bolando uma forma de usar as bolsas como macaco, dando mais uma utilidade ao sistema.

themoteo
25/07/2007, 22:16
Zocrato,

Existem opções mais baratas...:arrow:

Como por exemplo compressor ARB RDCKA, que serve também para acionar o bloqueio!!!:idea:

Outra marca conhecida é a Vinair.

Um bom compressor fica na faixa dos 300 dólares lá fora. Além desse, você deve providenciar a instalação elétrica e as mangueiras para inflar os pneus (se não vier no kit).

Liga com uma chave no 12V do carro e pronto. Atente para os ciclos de funcionamento do mesmo, pois se optar por não usar um reservatório grande (que aumenta o custo) esse dado é importante!!!:!:

Alguns modelos de compressor já vem com um reservatório mínimo embutido...

Abraço,

Mas é bom ter cuidado, o compressor deve ser dimensionado para um ciclo de trabalho muito maior que o normalmente exigido para acionamento do bloqueio e até mesmo das bolsas em uma suspenção, uma vez que o volume de ar demandado por penus 31", 33" e etc é muito maior que o demandado pelas bolsas e acredito que pelo bloqueio também. Outro fator importante é a vazão do compressor, principalmente se não for usar cilindro. O uso do cilindro torna a operação de enchimento muito mais rápida.

themoteo
25/07/2007, 22:20
Pessoal,

hoje fui à oficina que vai instalar o sistema de ar e pude comprovar que vocês estão certos. As bolsas não levantam a suspenção, apenas tentam compensar quando é colocado mais peso.

Luciano SHAKALL
25/07/2007, 22:33
Themoteo, o CAmaRAda Leopoldo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=574), aqui do fórum, tem "Air Bags" (muito bem) instalados na suspensão do Jeep dele. :palmas:

Mesmo que "os Air Bags do Leopoldo" :mrgreen: não sejam do mesmo modelo que vc pretende (ou pretendia) colocar, dá (ops!) uma olhada no tópico
Entendendo o Jeep do Leopoldo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1754&highlight=entendendo+jeep+leopoldo), ou tenta uma "MP" com ele, para maiores detalhes sobre o funcionamento, aplicação, vantagens, desvantagens, etc. :concordo:

[]'s

CAVESO
25/07/2007, 23:27
Shakal,

Você tirou as palavras do meu teclado! rs

O mestre Leopoldo tem um CJ7 com este sistema e sabe tudo sobre o tema.

themoteo
26/07/2007, 07:02
Valeu Shakall, vou dar uma olhada sim.

JORGE DELMANTO
26/07/2007, 14:30
Themoteo,

Se mesmo com todos os toques do pessoal daqui, vc ainda nao se convenceu de que o "air lift" no Jeep, não vai servir para nada, posso conseguir o tel e endereço dos representantes da marca aqui em SP.

Com relação a encher pneus, não é mais facil e barato aqueles compressores normais que toda loja tem, a um custo de R$50/60 royais???

Invistam sua grana em algo que seja, DE FATO, funcional!!!!!!!

Boa sorte,

themoteo
26/07/2007, 15:38
Themoteo,

Se mesmo com todos os toques do pessoal daqui, vc ainda nao se convenceu de que o "air lift" no Jeep, não vai servir para nada, posso conseguir o tel e endereço dos representantes da marca aqui em SP.

Com relação a encher pneus, não é mais facil e barato aqueles compressores normais que toda loja tem, a um custo de R$50/60 royais???

Invistam sua grana em algo que seja, DE FATO, funcional!!!!!!!

Boa sorte,

Esse carro amarelo é o seu?
Se for, porque você não troca num fusca 68? Ele é muito funcional...

JORGE DELMANTO
26/07/2007, 15:48
THEMOTEO,

O Jipe é meu sim, e vou pensar na sua ideia de troca.

Vai que exista um forum de fusca, e quem sabe lá, as pessoas não sejam masi educadas do que alguns daqui. So tentei te dar dicas, pois já tive o sistema air lift em uma engesa e não servia para nada, a nao ser a preocupação de ver se as bolsas nao estavam vazias, correndo o risco de rasgar... por isso tentei ajudar te aconselhando!

Mas enfim....boa sorte na sua compra!

caioc
26/07/2007, 21:25
themoteo,

talvez o que funcionasse da forma que imagina, seria aqueles sistemas de suspensão "lowrider". isso sim rebaixaria, levantaria e até faria o seu troller "saltar" por cima dos atoleiros! rsrs

Já vi instalado em pick-ups, em troller nunca!

Não sei qual uso do seu, mas concordo com o Jorge eu investiria a grana em algo mais funcional como pneus maiores, e air locker isso sim levantaria seu jipe e faria diferença na trilha e você poderia murchar e enchê-los a vontade!

abraço

Caio Carlucci

CAVESO
26/07/2007, 23:36
Esse carro amarelo é o seu?
Se for, porque você não troca num fusca 68? Ele é muito funcional...

Mais respeito com o bom, antigo (nunca velho) e FUNCIONAL SIM (Por que não?) FUSCA 68, né?

Pode encher a sua piscina mas não esvazie a minha bacia...

themoteo
26/07/2007, 23:57
THEMOTEO,

O Jipe é meu sim, e vou pensar na sua ideia de troca.

Vai que exista um forum de fusca, e quem sabe lá, as pessoas não sejam masi educadas do que alguns daqui. So tentei te dar dicas, pois já tive o sistema air lift em uma engesa e não servia para nada, a nao ser a preocupação de ver se as bolsas nao estavam vazias, correndo o risco de rasgar... por isso tentei ajudar te aconselhando!

Mas enfim....boa sorte na sua compra!

Caro Jorge,
se você leu todos os tópicos vai achar um meu dizendo que concordo com tudo que me foi dito e que me convenci de que o air lift não vai resolver para suspender o carro do jeito que eu pensei.

E se você olhar o propósito deste tópico vai ver que a instalação do compressor para encher os pneus não estava em questão.

Você não acha que MANDAR eu envisitir meu dinheiro em algo que seja funcional, quando eu não pedi sua opnião sobre isso, é tão mal educado como a forma com que respondi?

Para mim esse tópico foi muito útil e me ajudou na decisão de não instalar as bolsas nas molas e renovo meus votos de agradecimento a todos.

themoteo
27/07/2007, 00:03
themoteo,

talvez o que funcionasse da forma que imagina, seria aqueles sistemas de suspensão "lowrider". isso sim rebaixaria, levantaria e até faria o seu troller "saltar" por cima dos atoleiros! rsrs

Já vi instalado em pick-ups, em troller nunca!

Não sei qual uso do seu, mas concordo com o Jorge eu investiria a grana em algo mais funcional como pneus maiores, e air locker isso sim levantaria seu jipe e faria diferença na trilha e você poderia murchar e enchê-los a vontade!

abraço

Caio Carlucci

Claro caio, inclusive fiz isso hoje, calcei a criança com BF MUD 33" .

themoteo
27/07/2007, 00:06
Claro caio, inclusive fiz isso hoje, calcei a criança com BF MUD 33" .

themoteo
27/07/2007, 00:13
Claro caio, inclusive fiz isso hoje, calcei a criança com BF MUD 33".Mas se você ler a mensagem verá que o comentário não foi em relação às bolsas, mas em relação ao compressor. Inclusive com a infeliz idéia do compressor de R$ 60,00 que me fez responder daquele jeito.

themoteo
27/07/2007, 00:18
Mais respeito com o bom, antigo (nunca velho) e FUNCIONAL SIM (Por que não?) FUSCA 68, né?

Pode encher a sua piscina mas não esvazie a minha bacia...

Desculpe CAVESO, não quis faltar com o respeito, até porque o fusca foi o primeiro carro que dirigi. Foi a primeira comparação que veio à cabeça, mas poderia ter usado a Ecosport ou o Cross fox, só que ainda acho o fusca mais funcional do que estes.

CAVESO
27/07/2007, 00:26
Sem problemas meu amigão!

Foi só um puxãozinho de orelha....de leve, rs.

caioc
27/07/2007, 19:31
ok!

a título de curiosidade segue o link abaixo

http://www.youtube.com/watch?v=VVO3-hC_cfQ&mode=related&search=

JORGE DELMANTO
29/07/2007, 00:21
Caro Themoteo,

Acho que vc nao leu - ou interpretou tudo errado - o que escrevi.

Não MANDEI VC FAZER NADA!!!

Apenas, sugeri, que vc invista sua grana em algo que seja, DE FATO, funcional!!!!!!! Foi uma SUGESTÃO....

Tenho 17 anos de off road, e já vi muita gente gastar grana com coisas que não serviram para nada, pois não tinham conhecimento ou orientação.

Felizmente, sites como este fazem com que possamos trocar experiencias, ouvir opinioes alheias e chegar a conclusões que podem ser distintas daquelas iniciais. A TROCA DE EXPERIENCIA É SALUTAR....

Por isso partricipo aqui, mesmo tendo de ler coisas como a sua resposta!!!

Desculpas , se tentei te ajudar e vc se ofendeu, a final, vc tem toda razão...a grana é sua, invista onde quiser!!!!

themoteo
29/07/2007, 06:39
Caro Themoteo,

Acho que vc nao leu - ou interpretou tudo errado - o que escrevi.

Não MANDEI VC FAZER NADA!!!

Apenas, sugeri, que vc invista sua grana em algo que seja, DE FATO, funcional!!!!!!! Foi uma SUGESTÃO....

Tenho 17 anos de off road, e já vi muita gente gastar grana com coisas que não serviram para nada, pois não tinham conhecimento ou orientação.

Felizmente, sites como este fazem com que possamos trocar experiencias, ouvir opinioes alheias e chegar a conclusões que podem ser distintas daquelas iniciais. A TROCA DE EXPERIENCIA É SALUTAR....

Por isso partricipo aqui, mesmo tendo de ler coisas como a sua resposta!!!

Desculpas , se tentei te ajudar e vc se ofendeu, a final, vc tem toda razão...a grana é sua, invista onde quiser!!!!

Grande Jorge,

o forum tem sido um local de grande aprendizado para mim que sou iniciante em veículos 4x4. Um grande problema é que só escrevendo muitas vezes é difícil uma boa expressão e podemos interpretar de forma diferente e muitas vezes errada o que estão querendo nos dizer.
Nesse caso em particular, a sua ajuda foi muito significativa, mas se quando você postou aquele comentário, eu já tinha me rendido aos argumentos de que a suspenção não afetaria de forma significativa o problema dos atoleiros.E como já falei a colocação do compressor não estava em discurssão, estava querendo dar mais usos pra ele.Só que você postou em relação ao compressor e sugeriu o uso daqueles de brinquedo que passam cerca de 8 min para encher um pneu 265/70 R17 de 15 para 29 psi . Até aí ate que tudo bem, eu poderia ter respondido dessa forma, mas você depois usou o "INVISTA" , que é a segunda pessoa do IMPERATIVO do verbo investir, modo usado para denotar AUTORIDADE. Se você tivesse dito:
"Não seria melhor você investir em outros acessórios?"
Com certeza eu teria comentado da mesma forma, talvez até explicando o porque de eu querer instalar o compressor no carro.

Finalizando, peço desculpas pela forma com que me expressei, mas o conteúdo é aquele mesmo: Por que compramos nossos jipes e não uma, com o perdão da palavra, Ecosport:putz:? O Ecosport passa em todo lugar que um jipe passa,rebocado pelo jipe:-P, mas passa, ou seja ele funciona.

Agora você não vai me dizer que vai comprar essa maravilha de jipe só para esperar que alguém abra um forum para discutir as fabulosas vantagens desse SUV(SEM UTILIDADE VERDADEIRA)...:) Brincadeirinha, foi só para quebrar o gelo e novamente me desculpar.

haundrich
19/08/2007, 20:17
Ando de vez em quando pesquisando sobre suspensão ar (esquece os tal air lift).
Um dos meus projetos preferidos é o do Leopoldo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1754
o outro é o do Scorpion norte=americano:
http://scorpioncars.com/action/_photos.htm
Fora uns lokos do TTChalenge, que também usam bolsas.

Para mim, bolsa de ar não foi feita para subir e descer o veículo, no máximo endurecer (asfalto) ou amolecer a suspensão, de acordo com a necessidade.

O Leopoldo também falou que se na época houvessem os ranchos, ele não teria usado bolsas pneumáticas.

A bolsa em si é muito frágil assim para não poder usar em trilha?

Jalisson
07/02/2012, 18:51
Preciso baixar minha viatura para entrar no prédio... uns 6cm.

Só uso o carro no asfalto.

Alguém sabe se presta botar suspensão ar?

O meu está com snorkel e pneus 32"

Giovani
08/02/2012, 00:52
Preciso baixar minha viatura para entrar no prédio... uns 6cm.

Só uso o carro no asfalto.

Alguém sabe se presta botar suspensão ar?

O meu está com snorkel e pneus 32"
Tira o rack e o defletor. Corta um pedaço da base do chapéu do Snorkel. Deve ser suficiente.
Ou tira o snorkel. Não precisa dele no asfalto.

Bem mais em conta que fuçar em suspensão.

[]'s

Jalisson
08/02/2012, 01:28
Blz brother,

Vi teu site. Me manda os preços dos produtos para Troller.

E-mail: jalisson@me.com

Flw!

Tira o rack e o defletor. Corta um pedaço da base do chapéu do Snorkel. Deve ser suficiente.
Ou tira o snorkel. Não precisa dele no asfalto.

Bem mais em conta que fuçar em suspensão.

[]'s

PCoelho
08/02/2012, 19:01
Tb quero o preço dos produtos Troller cdcpro@hotmail.com

vlw!

Martinez
06/06/2016, 22:54
Ando de vez em quando pesquisando sobre suspensão ar (esquece os tal air lift).
Um dos meus projetos preferidos é o do Leopoldo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/1754-entendendo-o-jeep-do-leopoldo.html
o outro é o do Scorpion norte=americano:
Scorpion 4x4 Off-Road Vehicle (http://scorpioncars.com/action/_photos.htm)
Fora uns lokos do TTChalenge, que também usam bolsas.

Para mim, bolsa de ar não foi feita para subir e descer o veículo, no máximo endurecer (asfalto) ou amolecer a suspensão, de acordo com a necessidade.

O Leopoldo também falou que se na época houvessem os ranchos, ele não teria usado bolsas pneumáticas.

A bolsa em si é muito frágil assim para não poder usar em trilha?

Boa noite amigos, tenho um troller 2012 e pretendo viajar o mundo com ele puxando um trailer pequeno.
Pensei na suspensão a ar para deixar o jipão macio para longas distâncias, mas tenho receio que fique frágil para um off road (médio, somente o necessário para chegar em determinadas localidades)
O que vcs acham?