PDA

Ver Versão Completa : CJ5 com novo motor 3000 maveco



HuGo
03/05/2004, 10:13
E ai pessoal,

Coloquei neste final de semana um motor 3000 do maveco no meu cj5, gente, pode ser que o meu bf161 já não estavá bom, mas a diferença foi enorme, fomos fazer um teste na lama, com o motor 3000 nao tem aquele negócio de vc passar 2ª na lama e o motor ficar fraco, o 3000 aumenta o giro e vai embora.

Vou fazer mais alguns testes, e depois relato aqui, mas inicialmente concordo com os relatos do Giovani e do Monge, deu uma diferença enorme.

Sds

HuGo

Fábio
03/05/2004, 11:24
Depois dos testes, comenta o consumo...

[]´s

TRARBACH
03/05/2004, 13:31
Olá
Qual a relação de diferencial que vc esta utilizando?
O valor do motor?
Obrigado
Janilson

kge
03/05/2004, 16:17
E ai pessoal,

Coloquei neste final de semana um motor 3000 do maveco no meu cj5, ...
HuGo

Para adaptação desse motor no conjunto original do CJ é necessário alguma modificação na capa-seca ou eixo piloto ou é só encaixar e sair andando ?

Manda a Km/L que tá fazendo e a relação de diferencial que vc usa !

Valeu.

[]´s.

KGE

HuGo
03/05/2004, 16:51
Bom pessoal, quanto a quilometragem por litro, ainda não posso responder, pois não medi ainda, mas acredito que ficará entre os 4 à 4,5 Km/l, quanto as modificações nao é necessário muita coisa, ou praticamente nada, pois é plug and play.
Mas da uma olhada, que aqui no forum o giovani já falou muita coisa sobre isso http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1400&highlight=igni%E7%E3o+eletr%F4nica

Sds

HuGo

HuGo
03/05/2004, 16:54
Aaahhh

Quanto a relação do diferencial, estou usando o 43/8

T+

HuGo

roger_caldas
03/05/2004, 17:00
Salve rapêize!
Alguém tem uma idéia do perfil da curva do torque dessa criança aê?!

[]´s
Rogério

Rogério Barthy
05/05/2004, 11:26
Tenho um CJ-5, aparentemente com um Bloco de BF-161 e cabeçote de 3000 (Admissão em separado do cabeçote). O bicho está fazendo 3,9 em estrada, com 3.000 RPM . Ele está com pneus 670x16 rodo-rural, cx 3 marchas, o carburador é um duplo, igual ao usado polo Opala e Alfa Romeu 2.300 (a giglagem inclusive era desse último): :?:

Qual a rpm ideal para economia ? :(
Qual o carburador que irá me deixar menos pobre ?
Estou pensando colocar GNV para poder ter uma folga.

Santoro
05/05/2004, 11:45
tb tou querendo colocar gnv no meu ..... ta fazendo 4,5 mas acho q da pra dar uma melhorada , vi um topico dum cara aki q com o msm motor q o meu 9 ohc 4cc ) conseguiu fazer 9 km/l se eu consequir essa façanha eu fico feliz !!!!!!!! :shock:
se eu consequir 8 ja dou graças a deus ! uheuee 8)

Rogério Barthy
05/05/2004, 15:29
Estou brigando para conseguir retirar o meu furioso da oficina (entrou para retirar ou podrezinho do paralama e.......) que entrou em 24/05/2003.
Daí veja meu desespero....
Eu era sócio do Nova Iguaçú Jeep Clube que infelizmente suspendeu as atividades por diferenças entre os associados, mas deixa pra lá...
o jeep está quase pronto, faltando recolocar uma das rodas livre, retocar a pintura que ficou um espelho e rever a parte elétrica e o freio e por último, recolocar a capota Pissoletro (nova com 5 cortinas),que consegui para ele.
Estou estudando uma maneira de substituir o carburador beberrão por um outro com menos apetite. O motor é muito bruto e a caixa anterior de 4 mxs abriu o bico de vez e então.. tome de três marchas para tentar segurar o bicho.

monge
07/05/2004, 19:13
Fala Gente... :D

Bem vindo ao feliz mundo dos que tem este motor no jeep. :D

Realmente é o bicho, só largo do meu pra partir pra um V8ão mesmo :shock: :D

[]'s de 3.000


Eugênio

Rogério Barthy
08/05/2004, 21:03
Santoro,
Eu estou só esperando o Priguiça ficar pronto para tacar um GNV e tentar diminuir os $$$$ deixado no posto.
Vc mora em que bairro ?
Faz parte de algum grupo Jipeiros para trilha, Passeios e etc...
Seu bruto tem motor 3.000 tbm?
Já está tudo tratado, medido e o convertedor ainda dá uma colher de chá na instalação e pagamento, além de ser muito profissionais.
Quanto ao meu motor, estou tentando adequar o carburador para ser menos beberrão.
Estive em uma dessas boutiques Vitorianas na Via Dutra e descobrí um Cachorro Louco c/ motor 3.000 completo, recebido do 23 B.LOG. e então pude ver o carburador e o filtro original, além do bloco e etc...
Em outra, achei um cabeçote p/ 3.000 aparentemente em bom estado.

Rogério Barthy
08/05/2004, 21:07
Monge,
Então vc tbm tem um 3.000 .
Felizardo, dono de posto de gasolina né ?
Como é o carburador de seu amigo ? A cx de mx é de 3 igual a do meu?
Participa de algum Jeep clube ?
Mande notícias.

Mauro B.
08/05/2004, 21:23
Tenho um CJ-5, aparentemente com um Bloco de BF-161 e cabeçote de 3000 (Admissão em separado do cabeçote). O bicho está fazendo 3,9 em estrada, com 3.000 RPM .

Oi Rogério !!! :D

Cara, é o seguinte: usar esse cabeçote com o bloco do BF-161 diminui a taxa de compressão para 7,125 : 1, o que é muito baixa ! Pode ser essa a causa de seu consumo escessivo.... :?

Uma alternativa simples para vc aumentar a taxa de compressão é o rebaixamento do cabeçote! :wink:

[]'s

Rogério Barthy
08/05/2004, 21:30
Mauro,
Pode ser isso mesmo, o Lambãomecânico que montou meu Jeep, disse que era melhor... coisa e tal.... e então, me enfiou esse cabeçote no tampo do motor, e ainda por cima, fiucou com o outro que era do 161.
Mesmo assim, o bixo é danado e tem uma força descomunal, sendo o mais forte da turma (15 Jeeps CJ-2, 3 e 5 além de Rurais).
Como posso saber se o bloco realmente é do 161 ?

Mauro B.
08/05/2004, 21:52
Mesmo assim, o bixo é danado e tem uma força descomunal, sendo o mais forte da turma (15 Jeeps CJ-2, 3 e 5 além de Rurais).
Como posso saber se o bloco realmente é do 161 ?

Apesar de a taxa de compressão ser menor, esse coletor especial com carburador corpo duplo proporciona uma maior eficiencia volumétrica, em outras palavras "enche" melhor o cilindro com a mistura ar-combustível, o que pode acabar compensando a taxa menor.

Sobre como saber se seu bloco é do BF-161, vá até o site http://caminho4x4.no-ip.org/oficina/motor/index.htm . Rogério, se mesmo assim tiveres em dúvida quanto ao seu motor, eu tenho várias fotos em meu PC desses motores, portanto, se vc quiser, é só pedir que eu te mando por e-mail, ok! :D

[]'s

Marcos ET
09/05/2004, 00:36
Rogério e ALL, sds!

Aproveitando que o seu motor tá com o cabeçote do 3.000, rebaixa ele d qqr forma, eleva a compressão dele lá pras nuvens (tipo 9,5:1) e veja no que dá...

Contrariando muita gente (e esperando pedradas), qualquer motor 6cilindros (carburado) tem um problema crônico: pra funcionar bem, os cilindros 1 e 6 trabalham com mistura pobre, enquanto os 3 e 4 trabalham meio "afogados", isso pcausa da tubagem, para que os nºs 2 e 5 trabalhem bem... nao tem como ser diferente pois a enooorme distância da tubagem entre o 1 e 6 em contrapartida com a curta distância que a mistura anda até chegar aos 3 e 4 faz isso... como arrumar? vc pode colocar duas admissões com dois carburadores, uma para os cilindros 1, 2 e 3 e outra para 4, 5 e 6, ou até mesmo três admissões (sendo um carburador para cada dois cilindros)... pode parecer suicídio, mas bem equalizados (nao se pode ganhar todas... é um SACO equalizar carburador) estes motores ficam com um rendimento excelente! (e até mais econômicos!! SE bem equalizados), aih vc pode colocar carburadores menores (já vi até com três carburadores corpo simples do VW fusca 1.6... e pior que ficou show d bola)... se vc tiver "saco" pra manter os bixim bem regulados, nao vai se arrepender!

Rogério Barthy
09/05/2004, 19:19
Olá Mauro, o cabeçote do motor de meu bruto, está 100% e foi refeitas as sedes das válvulas, as guias e etc... ficou para ver se o mesmo foi faceado ou se ainda está std, e se retíficado, foi compensado o volume por dentro do cabeçote.
Estou ainda com dificuldades em identificar pontos para saber qual o bloco que possuo. O tubo da vareta de óleo, é um pouco envergada para que possa retirar a vareta de verificação de nível de óleo, e para completar, se faz através da tampa do cabeçote. (Não é como o 3.000 que é completado através do próprio tubo da vareta.
Qual é a diferença visível para que se possa identificar ?
Agradecendo antecipadamente,

Mauro B.
11/05/2004, 13:40
Qual é a diferença visível para que se possa identificar ?
Oi Rogério ! :D

:arrow: Veja o filtro de óleo: se é separado do bloco é BF-161!

:arrow: Veja na tampa dos tuchos laterais(abaixo do coletor de escape): se tem um tubo é BF-161 !

:arrow: Se ainda não deu, escreve que eu te mando fotos!

[]'s

Rogério Barthy
12/05/2004, 09:16
Mauro, matou a charada !!! É realmente um BF-161, já que o filtro de óleo é separado do bloco (Copo aparafusado no suporte junto à tampa do cabeçote).
Agora, como fazer ?
Tenho um 2600 + 3000 = 5600 / 2 = 2.800 Um motorzãosinho né !!!!
O que devo preparar ou mudar para melhorar ou adequar no motor agora ? Está bebendo muito ! Será que se transformasse para álccol seria uma bôa ??? Deveria rebaixar o cabeçote para dar mais compressão ???
No GNV , que aquí no RJ se têm em qualquer posto de gasolina poderia ser uma opção viavel, concorda ? O "X" dos meus problemas, é que o bruto se encontra em montagem na oficina vai fazer 12 meses no próximo dia 24/05 e ainda terei que totalizar o pagamento dos serviços executados e então a dificuldade em efetuar novas bravuras e investimentos no presente momento.