PDA

Ver Versão Completa : Motor apagando



jdutra
02/05/2004, 21:35
Pessoal,

Primeiramente queria dizer que hoje me cadastrei no fórum e sou novo por aqui.

Bom, tenho uma Rural 63 4X4, original, apenas os pneus que eu vou trocar.

Meu problema é o seguinte:

Ontem fui acampar com alguns amigos e fui na Rural 63. A ida beleza...andamos uns 100km com ela carregada parte em estrada de chão tudo certo. Dai estacionei para montar o acampamento. Deixei uns 45min desligada. Após religuei para buscar minha namorada na cidade. Durante a volte para buscar ela, a Rural apagou do nada em uma reta. Parei religuei e fui embora. Chegando ao asfalto o motor pipocou...meio engasgando...tipo desligando do nada mesmo andando...mas consegui chegar ao pedágio. La vi que a temperatura estava meio alta e pensei ser isso o causador de tudo. Enchi de água o radiador e me toquei embora. Chegando na cidade, ela começou a desligar do nada. E não ligava em seguida. Eu dava um tempo. Religava andava poucos metros...do nada apagava...mesmo andando muito estranho...Desisti, reboquei ela até em casa. Hoje fui ligar pra ver o que poderia ser....funcionou tudo beleza....xxxo se nada tivesse acontecido. O que pode ter ocorrido? Um amigo meu me falou em bomba de gasolina e tal...mas se hoje funcionou seria meio estranho. Outra coisa estranha....ontem mesmo com o radiador cheio de água ela se mantinha constantemente quente o motor. Hoje liguei andei um pouco, acelerei bastante mesmo parada e tudo normal. Bom, qualquer dica é válida.


Valeu!!!

dickvigarista
02/05/2004, 21:45
8) 8) Bem vindo ao forum Dutra.Pode ser a :arrow: bomba da agua que não esteja funcionando bem ou até mesmo a :arrow: bobina se entregando, apesar disto não ter relação com o aquecimento do motor. Não sei se ajudei ou te confudi mais. :twisted: :twisted:

jdutra
02/05/2004, 22:11
No mesmo dia do ocorrido, pela manhã, fiz ponte para ligar a Rural e meu amigo que estava segurando os cabos encostou uma parte desemcapada de um deles na lata da Rural o que gerou um baita susto em nós, com faíscas e tal e um cabo preto como resultado....mas acho que isso não afetou nada da elétrica pois o problema surgiu no final da tarde e hoje nada como mencionei antes.

Outra coisa: é normal a bobina esquentar quando se anda muito com a Rural?

outra: se o problema for aquecimento da bobina porque o motor estava superaquecendo mesmo com radiador cheio dágua?? ps: estranho que hoje liguei ela....dei umas rés e andei pra frente um pouco no terreno aqui de casa....acelerei bastante e tal....e nada de aquecer....talvez pensie na hipótese tambem da agua do radiador estar meia suja e de ter entupido algo prejudicando o arrefecimento do motor....

Valeu!!

Pedro Bachir
02/05/2004, 22:40
opas!!! :D

axo que além do que os colegas já falaram, pode ser bobina que quando esquenta para de funcionar normalmente e bomba de gasolina que quando esquenta o diafragma(axo que é isso) dilata e diminui a passagem de gasolina... :wink: hj pegou normalmente pq esfriou ai alguma dessas coisas voltou a funcionar corretamente, mas se eskentar provávelmente voltará a dar problemas. :D

flw :)

dickvigarista
03/05/2004, 08:02
8) Dutra, como são várias as dúvidas e hipóteses, vai por eliminação, :arrow: por ex., troca a bobina (pega uma emprestada), se não resolver vai indo para trocas mais caras e obvias. :evil: Ou leva num mecânico q. saiba mexer nesses motores mais antigos :!:

jdutra
10/05/2004, 18:38
Pois é vou levar no meu mecânico para ver o que há com ela.
Hoje liguei ela beleza...sempre liga normal...dei umas voltas na quadra até que apagou denovo. Dai tive que religar três vezes, por três vezes apagou até chegar em casa. Chegando em casa deixei ela ligada parada um pouco e demorou a apagar....parece que apaga quando você acelera pra andar....muito estranho...
Mas vamos deixar o mecânico descobrir o mistério.

Pedro Bachir
10/05/2004, 18:48
Ospra!!! :D

Isso ta com cara de bomba de combustível mesmo, pq quando tu ta andando ela precisa de mais combustível e como o diafragma ta dilatado não passa combustível direito pela bomba, quando ta em ponto morto ela precisa de menos combustível, ai a bomba quase da conta do recado... :wink:

flw :)

jdutra
10/05/2004, 19:14
Comprando uma nova bomba, não deve ser caro será que é muito dificil troca?? tenho o manual do mecanico willys...deve dizer algo...dai eu vuo tentar trocar sozinho...

jdutra
22/05/2004, 18:02
Pois é galera, tirei um tempo hoje e troquei a bomba de gasolina. Infelizmente o problema continua. Mesma coisa de sempre. Estou desconfiado de gasolina batizada com sujeira, ja que a Rural nao tem filtro de gasolina ou carburador sujo o que é mais dificil, ja que o mecanico abriu ele faz um mês.
Pelo menos tenho uma bomba de gasolina reserva agora.

jdutra
04/06/2004, 00:09
Pois bem segue o desfecho da história:

Chamei o meu mecânico de confiança (trabalhou em uma autorizada da Willys antigamente) para vir aqui em casa, já que a camionete não andava duas quadras e apagava e eu não ia chamar guincho para isso. Bom ele chegou aqui em casa. Desligou a mangueira que vem do tanque e que liga na bomba de gasolina e fez um tanque com um galão. Abriu o carburador e viu que tinha pouca gasolina no reservatório do mesmo. Colocou gasolina direto no carburador e com o tanque improvisado ligamos a bichana. Levou até a mecânica sem nenhum problema. Lá verificou de tudo como ele mesmo disse, até instalou um filtro de gasolina pra mim. Andou bastante com ele, forçou o motor e tudo. A única coisa que ele falou que a bobina esquentou um pouquinho durante os testes mas nada que a fizesse apagar. O platinado ele falou que estava levemente chamuscado e acho que trocou. Bom hoje busquei ela lá e está tudo normal. Me cobrou R$ 50,00 pelo serviço todo, inclusive pegar ônibus pra vir até aqui em casa. Achei barato. Só achei estranho o que pode ter acontecido?? Desconfio que como ele falou que tinha pouca gasolina no reservatório do carburador, esse problema seria falta de gasolina, talvez devido à bomba de gasolina antiga estar falhando antes de eu a trocar pela nova. Engraçado que mesmo após trocar a bomba de gasolina o problema continuava. Talvez a bomba não consiga encher o reservatório sozinha sei lá. O que vocês mexânicos de plantão acham? Muito estranho o caso, mas menos mal que não era nada!!??!!

Até mais,

du
04/06/2004, 09:51
JDutra,

Este reservatório, funciona como uma caixa dágua de casa.

A bóia poderia estar furada, assim encheria de gasolina e não seria capaz de manter o nível correto na cuba do carburador.

A bóia poderia estar mal regulada, ou seja, estaria funcionando bem mas mantendo nível errado.

Esta bóia abre e fecha uma válvula, esta válvula poderia estar defeituosa, ou emperrada. Quando emperra esta válvula pode trazer 2 problemas. Se emperrar aberta, o nível fica alto demais e tras outros problemas, se emperrar meio fechada, não consegue manter o nível correto no carburador.

Abraços Du.

André-4WD
29/11/2005, 01:04
Dutra: Estou com um problema parecido ao teu:



Meu problema é o seguinte:

a Rural apagou do nada em uma reta...
Parei religuei e fui embora...
Chegando ao asfalto o motor pipocou...meio engasgando...tipo desligando do nada mesmo andando...mas consegui chegar ao pedágio. Chegando na cidade, ela começou a desligar do nada. E não ligava em seguida. Eu dava um tempo. Religava andava poucos metros...do nada apagava...mesmo andando muito estranho...



Pois é... eu direto troquei a bomba da GASOLINA. o problema continuo. Consegui voltar ao trabalho e deixei no estac para amanha ver o que aconteceu.

No pouco q andei com ela ( uns 5 a 10 min de motor ligado) a bobina ficou quente - nao pelando, consigo segurar na mao.

Acredito q possa ser a bobina pois o contagiro fica maluco. O CG tem um fio que pega na bobina... no positivo!

PEsquisando vi q pode ser rotor do distribuidor, tampa etc..

POREM:
FAz 40 dias que foi para regulagem do carburador, troca de filtros etc..

Faz 2 dias q troquei o tanque de gasol e meti uma conexao T no respiro do tanque para servir de retorno do desborbulhador e respiro do tanque. Sera q pode ser isso?

obrigado pelas opinioes..
Andre

Edintruder
29/11/2005, 18:56
Troca o condensador e platinado antes de trocar a bobina. Se continuar aquecendo, daí troca a bobina, embora eu trocaria os cabos de vela, as velas, rotor e tampa do distribuidor também. A ignição nova te poupa inúmeras dores de cabeça e o motor fica muito melhor.

Kako
30/11/2005, 00:35
Parece que isso é coisa de Rural, com a minha acontecia exatamente a mesma coisa, como o Edintruder falou, troquei tudo, velas, cabos, condensador, platinado, tampa, bobina, bomba de combistível, bomba d`agua, e por fim o motor :mrgreen:

Conselho de amigo, de uma geral no carro antes de sair p/ qualquer passeio, se não, todo passeio vai ser a mesma coisa, todos os carros indo e vc ficando, e logo vai desanimar do carro.

falow!

lucas felipe
30/11/2005, 12:33
Jdutra,

Acho que você deveria trocar essa bobina...

Se não a ruralzona vai te deixar na mão dinovo...

Carro antigo é assim mesmo... A maioria das peças tem 30 anos de uso ou mais... :mrgreen:

Por isso quebra...

[]'s

André-4WD
30/11/2005, 15:26
Descobri a causa do meu tormento e vcs não vão acreditar. O tanque novo estava com sujeira dentro que entrou na tubulação. Havia uma parte da tubulação de gasolina do tanque ao filtro pré-bomba de gasolina que ainda era cano de cobre (mais estreito que a mangueira). Fiz uma nova instalação agora com mangueira lonada de 5,5mm e " os problemas se acabaram"!!!

Botei um filtro decantador e ainda veio muita porcaria, mas que ficou retida no filtro.

Agora tá beleza :concordo: :concordo: :concordo:

Sds,
Andre

Walther PPK
01/12/2005, 16:22
Pessoal,

Ja tive um problema parecido com minha Rural.
Tudo se resumiu em um regulador de voltagem queimado que impedia o alternador de carregar a bateria. Quando a carga da mesma acabava o motor apagava. Apos um descanso, e durante o dia (sem usar farol) conseguia dar partida e ligar o motor.
Como podem ver este tipo de falha pode ser provocado por uma serie de fatores.

Em tempo, minha Rural usa um motor 4CC Opala (151) com ignicao eletronica.


Abracos e saudacoes rualinas.

Walther PPK

antonio umino
16/04/2010, 22:14
boa noite jdutra, o caso do enguiço, é parecido com a nossa rural, pois logo depois da reforma com tanque novo, deu de ficar na rua, mais um pouco de tempo dava partida e lá vamos nós e mais um pouco apagava, dava um tempo dava partida e pronto, até que descobrimos que o tanque tinha um ninho e dai a pena ficava no cotovelo do tanque, bem mais tarde agora depois de muito andar bem, deu de a qualquer paradinha de rua, afogava, partida funcionava, outra rua de novo, até que descobri que o bocal do tanque e a tampa foi trocada, e dai o tanque ficou sem respiro, solução fazer um respiro no bocal do tanque com cano de cobre e mangueira de 1/4 acabou a apagação. tá aí uma das causas. ok.