PDA

Ver Versão Completa : Coroa e Pinhão



Mauricio Rossetto
18/07/2007, 13:14
Camaradas,
tenho visto que vários colegas, como eu alteraram seus motores para motores mais possantes e creio que encontraram a necessidade de encurtar a relação coroa/pinhão para aproveitar o motor de maior potência. Cheguei a conclusão de que a relação ideal para um motor a partir de 90cv é de 3,44. Como cheguei a essa conclusão? Simples: simulei uma troca de coroa/pinhão tirando a caixa de transferência que têm 20% de redução e com isso obtive um carro mais solto, mais econômico e silencioso - 110Km/h a 3000rpm . É claro que estou vendo o uso do carro para uso urbano, rodovias, trilhas e expedições (como a maioria) e não exclusivamente para trilhas medias e pesadas.
Agora a pergunta do milhão:
Cês estão resolvendo isso de que jeito?
Estou pensando em solução do tipo:
http://www.mevi.com.br/loja/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=10
Que acham?

Rones Jr
18/07/2007, 15:19
Rosseto....ai naum tem jeito...vai ter q partir pra mudar os diferenciais. Pense seriamente na opção do Nivaopala...Mas, como vc pensa em adaptar a coroa e pinhão do Santana?

robertofs
18/07/2007, 17:42
Camaradas,
tenho visto que vários colegas, como eu alteraram seus motores para motores mais possantes e creio que encontraram a necessidade de encurtar a relação coroa/pinhão para aproveitar o motor de maior potência. Cheguei a conclusão de que a relação ideal para um motor a partir de 90cv é de 3,44. Como cheguei a essa conclusão? Simples: simulei uma troca de coroa/pinhão tirando a caixa de transferência que têm 20% de redução e com isso obtive um carro mais solto, mais econômico e silencioso - 110Km/h a 3000rpm . É claro que estou vendo o uso do carro para uso urbano, rodovias, trilhas e expedições (como a maioria) e não exclusivamente para trilhas medias e pesadas.
Agora a pergunta do milhão:
Cês estão resolvendo isso de que jeito?
Estou pensando em solução do tipo:
http://www.mevi.com.br/loja/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=10
Que acham?

Vamos considerar alguns aspectos para, teoricamente, determinar qual seria o diferencial ideal para o Niva com AP 2000Mi. Nossa referência será o Santana 2000Mi, que tem os seguintes dados:


Santana 2000Mi
Relação de 5.a marcha.: 0,80:1
Relação de diferencial: 3,89:1
Rodas e pneus.........: 195/60 R14
Peso..................: 1180 Kg
Velocidade a 3000 RPM.: 107 Km/h


Considerando o Niva com câmbio original, caixa de transferência e pneus originais 175/80 R16, para andar como o Santana 2000Mi, desconsiderando fatores aerodinâmicos, de rolagem etc., seria necessário utilizar um diferencial com relação 3,68:1 para em 3000 RPM desenvolver 107 Km/h.

Sem caixa de transferência o Niva com os parâmetros acima citados andaria, teoricamente, como um Santana 2000Mi a 3000 RPM com um diferencial 4,42:1.

Eu me basearia em dados do veículo que teve originalmente o motor utilizado no Niva, para então, considerando peso e pneus, determinar qual seria a transmissão adequada para ter desempenho semelhante no Niva.

A título de informação, o Laika usava o mesmo motor, câmbio e diferencial (4,10:1) do Niva, mas (obviamente) não tinha caixa de transferência e usava pneus 175/70 R13. A 3000 RPM o Laika andava a 97 km/h. O Niva, com caixa de transferência e pneus 175/80 R16 andava a 96 km/h. Portanto, creio que se basear nos dados do véiculo que doou o motor seja válido para estabelecer a melhor ajuste para a transmissão do Niva, a exemplo do que foi feito no Nivopala :concordo:

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Mauricio Rossetto
18/07/2007, 18:16
Roberto, obrigado por calcular com mais precisão essas relações (eu deveria ter usado a planilha para o exemplo). O Rones Jr vêm lembrar o feito com o Nivopala e acho ótimo, mas trocar os diferenciais inteiramente vai custar uma grana, creio eu. Pensei em mexer somente na coroa/pinhão fazendo alterações a nível de tornearia. O diferencial traseiro não doi mas o dianteiro deve ficar caro.....
Coroa/pinhão (do Santana por exemplo) encontro no desmanche mais caro a 200,00 o par.
No site vendendo a coroa/pinhão diz ser 41X12 ou seja 3,416. Não deve ser o mesmo Santana do modelo da 4 rodas....
No calculo de 107Km a 3000RPM é o que faz também a pick-up 1.6 Corsa da minha mulher, é como eu gostaria que ficasse o Niva.
Roberto, você que viu e comparou os diferenciais do Opala e do Niva, não dá mexer na coroa/pinhão do opala para colocar na caixa de satélites e carcaça do diferencial do Niva?

Santana---Niva
3000-------3000 Rotação
0,80--------0,82 5 marcha
1------------1,2 Caixa redução
3,89--------3,68 Relação Coroa/Pinhão
14----------16 Dados Pneus Aro
195--------175 Dados Pneus Largura
60----------80 Dados Pneus Perfil
107,14---107,19 Velocidade Calculada

robertofs
18/07/2007, 19:19
Roberto, obrigado por calcular com mais precisão essas relações (eu deveria ter usado a planilha para o exemplo). O Rones Jr vêm lembrar o feito com o Nivopala e acho ótimo, mas trocar os diferenciais inteiramente vai custar uma grana, creio eu. Pensei em mexer somente na coroa/pinhão fazendo alterações a nível de tornearia. O diferencial traseiro não doi mas o dianteiro deve ficar caro.....
Coroa/pinhão (do Santana por exemplo) encontro no desmanche mais caro a 200,00 o par.
No site vendendo a coroa/pinhão diz ser 41X12 ou seja 3,416. Não deve ser o mesmo Santana do modelo da 4 rodas....
No calculo de 107Km a 3000RPM é o que faz também a pick-up 1.6 Corsa da minha mulher, é como eu gostaria que ficasse o Niva.
Roberto, você que viu e comparou os diferenciais do Opala e do Niva, não dá mexer na coroa/pinhão do opala para colocar na caixa de satélites e carcaça do diferencial do Niva?


Eu acho que essa coroa e pinhão 41/12 para o Santana é fabricação deles mesmo, porque não achei qualquer referência oficial a essa relação para o Santana. Provavelmente, deve ser uma versão que foi feita para usar em AP2000Mi turbo, que em função do aumento do torque e potência demanda uma relação mais longa. Aproveitando, você tinha dito "encurtar" a relação, mas na verdade o que você quer é "alongar" a relação :concordo:

Infelizmente, não vai ser possível você utilizar coroa e pinhão do Santana no diferencial do Niva, bem como coroa e pinhão do Opala. No site que você passou há citação sobre a possibilidade de fresagem de qualquer engrenagem mediante modelo ou desenho. Pelo que sei, a relação mais longa para o diferencial do Niva é 3,90:1. Parece que um niveiro de Brasília teria conseguido um exemplar desses, mas é raro. Porém, 3,90:1 ainda estaria longe do desejado por você, logo, não haveria um modelo para fresagem. Então, teria-se que desenvolver uma nova peça a partir do zero. Já pensou o custo dessa brincadeira?

Eu recomendo você repensar, e considerar já substituir os dois diferenciais por similares nacionais, como os Braseixos usados no Chevette, que tem relações de 3,54:1 a 4,88:1, Braseixos do Opala, que tem relações 2,73:1 a 3,54:1, ou então Dana 44, que apesar de ser um pouco desproporcional para o Niva (e um pouco mais caro que os outros citados), possui várias opções de relação, além de ter alguns modelos que possuem até bloqueio automático. Assim, se ocorrer alguma quebra você não precisará fresar nova peça, mas apenas comprar uma outra no ferro velho ou em uma auto-peças :concordo:

E falando em substituir os diferenciais, de quebra você já substituir as homocinéticas também por similares nacionais, a exemplo do Nivopala.

Então, melhor se organizar e ir comprando o necessário aos poucos, fazendo uma poupancinha para a mão-de-obra e o frete. Daí, é só por seu Niva em cima de uma cegonha e mandar pra nós, que fazemos o trabalho pra você ;-)

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Emerson4x4
17/08/2007, 22:08
Não sabia que dava prá mexer assim no niva
É possível colocar uma relação 41x11(da s10) no niva ou tem que substituir a bola também?
Valeu

Cesar Rocha
17/08/2007, 23:01
Emerson,
As modificações feitas no Nivopala (citado pelo Roberto) são bem profundas, as unicas relações para o Niva são 43x10 e 41x10. No caso do Nivopala foram substituidos os eixos diferenciais pelos de opala, nesse caso seria possivel adaptar qqr outro, hipoteticamente.
Com certeza é um upgrade que gostaria de fazer se tivesse dinheiro suficiente para colocar no Niva.
Me corrijam se estiver falando besteira!

Emerson4x4
17/08/2007, 23:24
é tava olhando
E vc tá certo. Mas eles cortam um eixo grande e colocam homocinéticas????

Cesar Rocha
17/08/2007, 23:29
Isso!
pegam o traseiro e fazem um dianteiro com a mesma concepção do original do Niva, só não sei se há necessidade de virar o diferencial para adaptar na dianteira.
Alguem saberia???

robertofs
23/08/2007, 11:28
Isso!
pegam o traseiro e fazem um dianteiro com a mesma concepção do original do Niva, só não sei se há necessidade de virar o diferencial para adaptar na dianteira.
Alguem saberia???

Depois de trabalhado o diferencial traseiro do Opala ou do Chevette para usá-lo na tração dianteira do Niva, nos mesmos padrões do diferencial dianteiro do Niva, a única coisa que fazemos é montá-lo na posição normal. Não é necessário virar de ponta-cabeça como a maioria acredita. Isso porque tanto o eixo cardan dianteiro quanto o traseiro giram no mesmo sentido. Dessa forma, considerando um eixo qualquer, se ele girar em um dado sentido, e em uma das extremidades for conectado o diferencial, as rodas girarão em um sentido, correto? Porém, se desconectarmos o diferencial de uma das extremidades do eixo e conectá-lo à outra extremidade, mantendo o mesmo sentido de rotação desse eixo, o pinhão e coroa do diferencial girarão em sentidos opostos, porém, as rodas girarão no mesmo sentido de antes, como se tivesse sido engatada uma marcha à ré :concordo:

Segue links com mais detalhes:

Fotos: http://www.flickr.com/photos/robertofs/sets/72157601033805303
Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=C1yjInKm31Q