Ver Versão Completa : Desligar RL da Ranger
Galera.
Quero ligar o 4x4 low (Reduzida) mas continuar em 4x2 .
Sei que o acoplamento por vácuo tem um módulo. Alguém sabe qual é o fio que se pode interromper para que esse esquema funcione?
Walter L. L. Casitta
18/07/2007, 10:01
Galera.
Sei que o acoplamento por vácuo tem um módulo. Alguém sabe qual é o fio que se pode interromper para que esse esquema funcione?
Essa Ranger não tem RL. Não gosto de falar isso, mas tem jeito...
???? como num tem RL???? o Cardã dianteiro gira sempre???
Mudou algo das antigas pra essa(3.0)?
Bom, se tem jeito, qual é?
Walter L. L. Casitta
18/07/2007, 10:22
???? como num tem RL???? o Cardã dianteiro gira sempre???
Mudou algo das antigas pra essa(3.0)?
Bom, se tem jeito, qual é?
As Ranger a partir de 2000 não te RL...
Dennis Figueiredo
18/07/2007, 14:16
essa informação também me interessa.
essa informação também me interessa.
Já que é segredo de estado...vou estudar o caso e colocar a solução aqui...
afinal, um fórum é lugar de se discutir e partilhar ìdéias e soluções..
Dennis, depois te falo... mas em MP..pois é segredo :mrgreen:
Dennis Figueiredo
18/07/2007, 16:04
OK, e depois de ler eu apago a MP, deleto o Windows, formato o HD e toco fogo no computador, segurança acima de tudo, já pensou se a informação vaza? :mrgreen:
ariel kleinubing
18/07/2007, 16:19
Não dá pra desligar a Roda Livre porque a partir de 2000 não tem RL. O acoplamento por vácuo é das anteriores a 2000.
Jack Jipeiro
18/07/2007, 16:49
Bom, não sou proprietário de Ranger, mas por favor, me explique o pq ligar o Low sem tração.
Uma dica simples, talvez nem de certo senão alguém já teria dito, mas no jipe dá. Tira o cardan dianteiro. Não dá certo?
Abraços.
Bom, não sou proprietário de Ranger, mas por favor, me explique o pq ligar o Low sem tração.
Uma dica simples, talvez nem de certo senão alguém já teria dito, mas no jipe dá. Tira o cardan dianteiro. Não dá certo?
Abraços.
Jack... sem cardã fica fácil :mrgreen:
Meu caso específico (e acho que do Dennis também) é que costumo puxar carreta com um jipe o que dá fácil uns 2.500 kg e pra manobrar a carreta, ou mesmo em congestionamentos fica pesado e desgastante (pra embreagem) daí a idéia de desligar a tração dianteiras, mas ter o low.
Walter L. L. Casitta
18/07/2007, 17:07
Desculpa aí pessoal. Eu quis dizer que não tem jeito. Faltou o não na mensagem.
Eu já pesquisei todas as possibilidades e até cheguei a comprar um par de RLs da AVM pra tentar adaptar, mas acabou ficando inviável...
Jack Jipeiro
18/07/2007, 17:09
Jack... sem cardã fica fácil :mrgreen:
Meu caso específico (e acho que do Dennis também) é que costumo puxar carreta com um jipe o que dá fácil uns 2.500 kg e pra manobrar a carreta, ou mesmo em congestionamentos fica pesado e desgastante (pra embreagem) daí a idéia de desligar a tração dianteiras, mas ter o low.
E por que não dá certo a retirada do cardan?? Desculpe a ignorancia...
Naqueles jipes que os caras transformam em trenzinho eles fazem a mesma coisa, tiram o cardan dianteiro, aumentam o tamanho da alavanca da reduzida (não sei se na ranger é alavanca ou elétrico) para ficar mais facil o engate/desengate da mesma. E ai toda vez que precisam sair eles colocam reduzida e depois tiram, do jeito que vcs querem fazer.
Abraços...
E por que não dá certo a retirada do cardan?? Desculpe a ignorancia...
Alguém disse que retirar o cardã não dá certo? Se disseram eu não vi... :roll:
O fato é que, veja o caso do Stephan, é inviável, fora de cogitação, retirar o cardã só para manobrar a camioneta qdo está rebocando... este é o caso em questão... :concordo:
Desculpa aí pessoal. Eu quis dizer que não tem jeito. Faltou o não na mensagem.
Eu já pesquisei todas as possibilidades e até cheguei a comprar um par de RLs da AVM pra tentar adaptar, mas acabou ficando inviável...
Tudo blz então... comunicação é isso....um pequeno detalhe faz toda a diferença...:mrgreen:
mas vou estudar , em todo caso...
Dennis Figueiredo
19/07/2007, 09:01
ADI, além disso a garagem do prédio onde trabalho é bem apertada e tenho que manobrar o carro duas vezes em duas rampas íngremes, faço isso pelo menos 4 vezes por dia e toda vez sou obrigado a dar uma queimadinha na embreagem.
Walter L. L. Casitta
19/07/2007, 09:31
ADI, além disso a garagem do prédio onde trabalho é bem apertada e tenho que manobrar o carro duas vezes em duas rampas íngremes, faço isso pelo menos 4 vezes por dia e toda vez sou obrigado a dar uma queimadinha na embreagem.
Pois é. Se faz falta o 4x2 low pra vocês, imaginem pra na minha Ranger que tem 33"...
Jack Jipeiro
19/07/2007, 22:49
Alguém disse que retirar o cardã não dá certo? Se disseram eu não vi... :roll:
O fato é que, veja o caso do Stephan, é inviável, fora de cogitação, retirar o cardã só para manobrar a camioneta qdo está rebocando... este é o caso em questão... :concordo:
OK, entendi. Eu achei que queriam desligar a tração definitivamente, como possuem jipes e não utilizam a caminhonete na trilha.
Desculpe se minha pergunta ofendeu alguém.
Abraços...
Pois é. Se faz falta o 4x2 low pra vocês, imaginem pra na minha Ranger que tem 33"...
Eu não conheço a Ranger.
O que voces estão dizendo é que ela tem o 4x4 SEMPRE ??? que é impossivel andar em 4x2 ????
É isso mesmo, ou eu não estou entendendo nada ?
Desculpe a minha ignorância...
Walter L. L. Casitta
25/07/2007, 16:27
Eu não conheço a Ranger.
O que voces estão dizendo é que ela tem o 4x4 SEMPRE ??? que é impossivel andar em 4x2 ????
É isso mesmo, ou eu não estou entendendo nada ?
Desculpe a minha ignorância...
Não tem 4x2 low. 4x2 high tem sim. 4x2 low só é possível quando a Ranger tem RL no eixo dianteiro o que não é o caso das que foram fabricadas a partir do ano 2000.
Obrigado Walter....
Só mesmo com a informação dos mais experientes é que se cura a minha ignorância.
Na minha Ranger posso andar em 4x2 reduzida sem problemas...é pq eu tenho rodas livres :-)
Bastou eu adapter o sistema Pituto na Ranger e pronto. Agora só serve para Rangers até 2001, creio, pois após estas o sistema de roda livre veio ligado direto.
IGORFROTA
26/07/2007, 10:48
Não daria para adaptar a roda de uma ranger 99 e fazer o pituto ?
Edintruder
26/07/2007, 15:57
Seria dar pra trás, mas se conseguires as peças todas em um desmanche em bom estado até dá, porém o Walter tinha pesquisado e ficava muito caro fazer isso. Mas se for por muita necessidade...
Se precisar usar a reduzida no asfalto pra manobrar, dá pra fazer, mas não faz isso com peso na caçamba pois vai garar muito atrito nos pneus traseiros e esses não irão deslizar sobre o piso para dar a diferença de giro entre os eixos, forçando o sistema e até podendo causar a quebra de algum componente na transmissão.
Já precisei usar a 4x4 para subir em garagens com rampas em curvas pois o pneus traseiro de dentro da curva patinava, porém ele mesmo acabava dando a diferença pois tinha muito menos atrito naturalmente pela curva, porém no plano nunca precisei fazer isso.
IGORFROTA
27/07/2007, 11:50
Sempre engato a reduzida em qualquer que seja o terreno, mas sempre em linha reta, baixissima velocidade e curto espaço.
Sempre que tem alguma subida muito íngreme, ou algum obstáculo como pedras que possam cortar os pneus, eu ligo para o carro ficar mais travado e nao deslizar as rodas.
Mas concordo que seia muito bom poder ter uma reduzida sem dianteira !!
murilloaquino
27/07/2007, 22:32
Na 2.5 ainda não faz muita falta...Quer ver é na 3.0 com pneus maiores....
Alguém aí já viu o que rolou nesse tópico? :mrgreen:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=657906#post657906
É de chorar, tem bastante a ver com o que foi discutido aqui
[]'s
Edin
Já precisei usar a 4x4 para subir em garagens com rampas em curvas pois o pneus traseiro de dentro da curva patinava, porém ele mesmo acabava dando a diferença pois tinha muito menos atrito naturalmente pela curva, porém no plano nunca precisei fazer isso.
Para compensar a diferença de rotação entre as rodas do mesmo eixo o diferencial (traseiro no caso) nao faz esse trabalho?
Não é pra isso que serve a tal da planetária no diferencial?
Até onde eu sei o diferencial da ranger não tem bloqueio
Edintruder
19/08/2008, 16:28
Observe que estávamos falando sobre andar com 4x4 acionado na curva. Leia tudo de novo que entenderás melhor.
A diferença é entre a rotação do eixo dianteiro em relação ao traseiro...
Em curvas apertadas, o eixo dianteiro tende a freiar e o traseiro a acelerar devido à diferença de distâncias percorridas pelos pneus dianteiros em relação aos pneus traseiros.
Ivan Natal
19/08/2008, 17:25
Galera.
Tenho Um granvitara e tenho vontade de fazer isto, não para puchar careeta é que acho ele reduzido fica muito mais arisco e em 4x2 fica bem solto em pisos molhado e lamas otimo para derrapar e fazer besteiras.
Ele uma vez deu um defeito ficou deste jeito, ligava a redução porem não transmitia para dento do diferencial que tem um compressor que faz o vacuo para travar as rodas. No granvitara em trilhas ele solta a mangueira que faz esta função e fica sem 4x4. Partindo deste principio se bloquear o ar que faz o vacuo ele não aciona o 4X4 porem aciona a redução que acredito ser mecanico pois trata de conjunto de engrenagens. Ou atravez da parte eleitrica colocar uma chave que elimite a corrente somente na parte do diferencial ou rodas livre. Tenho quase certeza que funciona porem ainda não tive tempo de ir a um eletricista pouco burro que faça isto pra mim, ou voultar ao que consertou e pedir que o mesmo coloque uma chave que simule o defeito. No trolle adora brincar com o carro reduzido e com os cubos desligados, dizem que quebra, eu não acredito nem nunca quebrou comigo apesar de varias forçadas nseta situação
Abs Ivan Natal