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Ver Versão Completa : Duvida na medida da caixa seca!!!



Edson JN
18/07/2007, 00:08
Salve galera tudo blz???

Estou com um pequeno problema na adaptação do motor opala 4cc com o cambio 4m do Ford willys!!!

O que esta acontecendo é que o eixo piloto não ta chegando no encaixe do vira, estou com a caixa seca do opala 4cc e mais uma flange pra adaptar o cambio na caixa seca, a medida da caixa seca é de 170 mm ou 6,69" e da flange é de 65 mm ou 2 37/64",

E eu já ouvi falar que nesse tipo de adaptação a turma anda usando a caixa seca do motor 6cc do opala, falarão que ela é mais curta.... essa informação procede???

E que a medida da flange tem que ser no máximo 2" ou 2 1/2" (não lembro bem ao certo)...isso também procede???

o eixo piloto já é o mais comprido com 16 dentes!!!

Agradeço desde já se alguém poder me ajudar!!!

Edson JN

Edson CJ-5
18/07/2007, 13:37
Salve Xará!!!

Tenho a mesma configuração que a sua e estou com a mesma dúvida, só que no meu caso eu já montei tudo e não sei como ficou lá dentro.:parede:

Posso te adiantar que a minha flange tem a espessura menor, entre 3/4" e 1" (aprox. 20 a 25mm), vou confirmar. Até agora está funfando normal, mas faz somente um mês que montei.:pensativo: Como também não quero ficar com esta pulga atras da orelha, e correr o risco de danificar algum rolamento do câmbio no futuro, creio que terei abrir tudo novamente e conferir...

Estou contigo nesta empreitada, vou programar para desmontagem do meu e te passo as medidas que eu encontar inclusive da capa seca para verificar se bate com as suas.

Até breve!

Edson CJ-5

tiagoandres
18/07/2007, 16:10
porque vc não alonga o eixo piloto?
se fizer uma solda bem feita pode ficar tranquilo
eu uso cambio c-20 e motor ohc e emendei o eixo piloto para poder alongar e nunca tive problemas

fontana
18/07/2007, 19:00
Salve galera tudo blz???

Estou com um pequeno problema na adaptação do motor opala 4cc com o cambio 4m do Ford willys!!!

O que esta acontecendo é que o eixo piloto não ta chegando no encaixe do vira, estou com a caixa seca do opala 4cc e mais uma flange pra adaptar o cambio na caixa seca, a medida da caixa seca é de 170 mm ou 6,69" e da flange é de 65 mm ou 2 37/64",

E eu já ouvi falar que nesse tipo de adaptação a turma anda usando a caixa seca do motor 6cc do opala, falarão que ela é mais curta.... essa informação procede???

E que a medida da flange tem que ser no máximo 2" ou 2 1/2" (não lembro bem ao certo)...isso também procede???

o eixo piloto já é o mais comprido com 16 dentes!!!

Agradeço desde já se alguém poder me ajudar!!!

Edson JN

e com o volante montado disco e plato, o eixo piloto encaixa no disco????
se sim, o eixo piloto deve ficar a ponta dele na altura do volante do motor, faz uma nova bucha presa no volante pra centrar o eixo piloto.....

Edson JN
19/07/2007, 13:46
E ae Tiago!

Eu gostaria de mexer o mínimo possível no piloto (não soldar) mas valeu a idéia....

Fala Fontana...

Então o eixo piloto fica muito na beirada do entalhado do disco mas em partes eu vou fazer o que você citou mesmo já levei no torneiro pra fazer outra bucha, mas eu também vou encurtar a flange da adaptação vou tirar 1"....

Valeu pelas dicas!!!

(mas eu ainda tenho a duvida do tamanho da caixa seca do 6cc e do 4cc elas tem diferencia???)

Obrigado.

Edson JN

fontana
19/07/2007, 14:05
E ae Tiago!

Eu gostaria de mexer o mínimo possível no piloto (não soldar) mas valeu a idéia....

Fala Fontana...

Então o eixo piloto fica muito na beirada do entalhado do disco mas em partes eu vou fazer o que você citou mesmo já levei no torneiro pra fazer outra bucha, mas eu também vou encurtar a flange da adaptação vou tirar 1"....

Valeu pelas dicas!!!

(mas eu ainda tenho a duvida do tamanho da caixa seca do 6cc e do 4cc elas tem diferencia???)

Obrigado.

Edson JN


tem......
o 6cil tem a capa seca mais curta, o eixo piloto tmb.......
o 4cil tem a capa seca e o piloto mais longo......

16 dentes estria grossa é o piloto do 6cil.....
14 dentes estria fina é o piloto do 4cil.....
vale tanto pra linha willys quanto pro Maverick......

Edson JN
19/07/2007, 16:03
Puts muito obrigado pela resposta Fontana....

Agora você sabe me dizer qual o tamanho da 6cc e a da 4cc???

Abraços

Edson JN

Edson CJ-5
19/07/2007, 18:52
Olá a todos,

Edson JN,

Flange: Verifiquei a espessura da minha flange é 25,4mm (chapa de 1" cortada em oxicorte e usinada).

Edson CJ-5
19/07/2007, 19:08
Olá Edson JN

Foi mal... cortou minha mensagem.


Bom... minha flange tem 1" então meu eixo piloto deve estar mais próximo do encaixe do vira, pena que ja está montado com o platô e não da pra ver onde ficou a ponta do piloto e se tem a tal bucha lá

Edson CJ-5
19/07/2007, 19:15
Edson JN

A capa seca que está montada no meu motor (Opala) também tem 170mm.

Pra falar a verdade, não sabia que tinha diferenças nas capas secas dos Opalas, pelo menos na medida da profundidade, (se eu estiver falando besteira Fontana me desculpe):oops:

Olá Fontana,
Você se referiu as capas secas do Opala 4 e 6 cil ou dos Jipes/Maverick (BF/OHC)?


Grato,
Edson CJ-5

fontana
19/07/2007, 19:41
Edson JN

A capa seca que está montada no meu motor (Opala) também tem 170mm.

Pra falar a verdade, não sabia que tinha diferenças nas capas secas dos Opalas, pelo menos na medida da profundidade, (se eu estiver falando besteira Fontana me desculpe):oops:

Olá Fontana,
Você se referiu as capas secas do Opala 4 e 6 cil ou dos Jipes/Maverick (BF/OHC)?


Grato,
Edson CJ-5

sim falei das capa secas do OHC e do BF.....a do OHC é mais comprida....
ja a do BF é mais ou menos padrão com as outras todas.....nunca medi bem certo.....

Edson JN
20/07/2007, 22:43
Valeu ae Edson CJ-5

Edson JN

Alexandre Targino
23/07/2007, 13:42
Estou usando a mesma configuração (Motor de Opala 4cc e Caixa Original 4 marchas - ré para frente), e no meu caso alonguei o eixo-piloto....

Já a capa seca, peguei o flange da garra 4x4 que comprei p/ a adaptação e levei nos ferros velhos até encontrar a capa seca que batia com a furação do flange......

A adapatçaõ ficou muito boa, só que depois de uns testes fortes na lama o engates das marchas ficou muito ruim e a embreagem apresaentou ruído quando do acioanamento do pedal, por isto coloquei a viatura de novo na oficina para verificar se tem folga no garfo, regular a embreagem que esta baixa, ver se o rolamento e discos estão bons, etc......

Edson CJ-5
23/07/2007, 19:41
Olá Edson Jn e todos!!!

Desmontei tudo neste fds, saquei disco+platô+garfo e rolamento, encostei tudo de volta e vi o seguinte:

(Com a Flange de 1")

Edson CJ-5
23/07/2007, 19:52
foto 1- eixo piloto encosta até a bucha do vira, aparentemente esta correto.
foto 2- bucha do vira, tá meia boca mas vou confirmar se dá pro gasto.
foto 3 câmbio do opalão, tirei a medida por cima com a trena, pra você ter uma idéia da distancia original do piloto do Opala, se precisar confiro de novo.
Medindo novamente a capa seca, parece que tem 180mm (não 170mm) a sua está com 170mm?
q.q coisa é só falar.
Edson CJ-5

Edson JN
26/07/2007, 22:50
Olá a todos eu já achei uma "solução" vou tirar algumas fotos e colocar aqui!!!
Edson CJ-5 então a medida que tenho é de 170 mm sim mas é da caixa seca e não do eixo piloto e o cambio que estou usando é o do maverick 4 marchas no motor do opala....

Eu reparei também que a caixa seca do opala tem diferencia de 10 mm da caixa antiga (lisa) para nova que é a caixa com reforço....

obrigado a todos

Edson JN

Edson CJ-5
27/07/2007, 12:29
Olá Edson JN,

Legal, também estou usando um câmbio que era do Maverick e foi colocado a tampa do Jeep.

Você tem razão minha capa seca é da lisa então deve ser esta a diferença (-10mm na minha)

Segue foto por fora da capa seca e da flange pra você ter uma ideia.

Estou com outra duvida em outro tópico (motor do Opala + cambio original Jeep 4 marchas) e o amigo Valdir está me ajudando também. Você vai montar o garfo+rolamento do Opala no câmbio(moringa) do Jeep?

Obrigado novamente!
Edson CJ-5