PDA

Ver Versão Completa : Que rádio é esse?



Níracas
17/07/2007, 13:56
Olá pessoal tudo bom?

Estou com uma dúvida aqui em um rádio, eu não sei se é PX ou PY, creio que seja PY.
Bom, o modelo é YAESU FM Transceiver FT-1500M.

1 - Caso seja um PY, qual procedimento tenho que fazer, digo, tenho que licencia-lo imediatamente e fazer uns exames, creio que não é só ligar e sair falando como o PX, certo?
2 - Seria possível explicar como funciona esses exames, por exemplo, sei que possui 4 categorias, D, C, B e A, a minha dúvida é, para que servem essas categórias?
3 - Se não fazer essse exame e não ter o licenciamento não posso usar o aparelho?
4 - Instalação, qual o procedimento, posso levar em uma pessoa que faz parte elétrica que saberá instalar?

Como viram, sei muito pouco a respeito de comunicação via rádio, qualquer ajuda seria util.

Grande abraço

marc7767
17/07/2007, 15:13
Olá, amigo: O 1500 M é um modelo descontinuado da Yaesu que opera na faixa de VHF (144-148. Porisso é um PY, e deve ser operado por radioamadores, definidos estes como os que prestaram exames junto à Anatel e obtiveram licença para operação dos aparelhos. Hoje em dia há somente três classes de radioamadores (A, B e C), a classe "D" foi extinta (eu já falei nisso em outro tópico). A marca Yaesu é excelente, e alguns vem inclusive com "especificações militares", ou seja, é adotada pelo exército de alguns países (eu não sei se é o caso do rádio em questão). De qualquer forma, se você está pensando em adquirir um rádinho, os cuidados que o dono anterior teve com o aparelho são tão importantes quanto a marca. É fácil estragar esses brinquedinhos. Agora, se você não entende nada de rádios e está pensando em adquirir um PY, o melhor seria começar acessando os sítios na internet da LABRE do seu Estado e entrando em contato com o pessoal da mesma. Ele lhe darão todas as dicas - e é importante você pesquisar, senão você joga dinheiro fora.

Um abraço.

Níracas
17/07/2007, 15:47
Grande Marc,

então, é o seguinte, esse rádio é do meu tio, ele tinha em uma Land e ai vendeu ela e ficou com o rádio, bom, ele usou pouco, ou melhor, quase nada, pois não conseguia usar ele, isto é, não entendia, e ainda, tinha uma antena muito pequena e não pegava quase nada.

Ai, o que acontece é que o rádio esta parado e então resolvi pegar emprestado pois por enquanto ele não vai utilizar, então ele deixou eu instalar na Explorer que tenho.

Não é que quero começar por um PY, eu estava pesquisando para comprar um PX (mais facil e tudo mundo tem), e dai lembrei que meu tio tinha um, e então falei, ah, vou ver o dele e dai qualquer coisa eu compro um para mim, e como este esta parado e meu tio deixou eu usar ele, vou começar por ele e ai compro um PX mais para frente, como o PX é mais barato que o PY, vou aproveitar a usar esse PY por enquanto e ai compro o PX e fico com dois.

Agora vou ver para tirar a lincença para ele, tomara que de tudo certo.

Obrigado pela ajuda.

Grande abraço.

marc7767
17/07/2007, 16:23
Valeu amigo. Para instalar, leve em alguém que conhece, porque tem umas "manhas" na instalação, e depois tem que medir a ROE. Senão você estraga o rádio. Escolha uma boa antena e o resto é só diversão. Os exames da ANATEL pelas LABRE não são difíceis e as últimas oferecem uns cursinhos bem interessantes. De repente, a gente começa a se encantar com a coisa, e para alguns, vira uma cachaça. Eu tenho ambos (PX e PY), e para a estrada, até acho que o PX ainda é mais eficiente. Porém, se você começar com o PY, acho que depois você não vai mais querer PX.

Um abraço.

Níracas
18/07/2007, 07:02
Opa,
pode deixar, vou levar em agluém aqui que instala esses rádios. Eu encontrei um lugar que vende e instala eles, vou dar um olhada la e se ver que é bom mesmo, ai eu levo lá.

Eu estou entrando em contato com uma pessoa de Americana, é perto da cidade que moro, para ver sobre o exame e essas coisas, encontrei ele no site do LABRE-SP. E quem sabe ele conheça alguém que instala e faz um serviço bom.

Eu não tive contato com nenhum ainda, mas creio que para estrada seja melhor o PX, pelo fato de ser simple de você fazer a licença dele e ai a grande maioria prefere ele. Mas é o que você falou, capaz de eu começar pelo PY e depois não querer mais o PX, rsrsrsrs. Mas é sempre bom ter um PX caso não tenho, ai não fica muito restrito com o PY, pois o número de pessoas que possuem é bem menos dos que tem o PX.

Nos mais é isso ai,
Valeu.

Abraços