PDA

Ver Versão Completa : Motor Kombi AP 1.6 na Rural 4x4 1976

ruralsempre
16/07/2007, 21:51
Estimados,

Adquiri uma Ford Rural ano 1976 aqui no Pará.

Tenho duas perguntas: uma relaciona-se com a adaptacao de motor a diesel e a outra acerca da docuamentacao sobre como modificar a rural em termos legais:

1. ADAPTACAO DA RURAL A MOTOR A DIESEL

Sou leigo em questoes mecanicas mas gostaria de modificar o motor de gasolina da min ha rural para um a diesel. Ja li muita materias na internet de proprietarios que modificaram as suas rurais. Ha muitos motores e muita controversia ao que parece quanto a adaptacao deste ou daquele motor a diesel.

Eu adquiri uma rural pois aqui na Amazonia a grande maioria das ruas da cidade nao sao asfaltadas e porque muitas vezes tenho que entrar na mata em trilhas para trabalhar. Esse foi o fato pelo qual a comprei. Mas ando com ela mais na cidade.

Notei no entanto que CONSOME MUITA GASOLINA EM POUCO TEMPO e e muito custoso manter este veiculo a gasolina.

Ja me aconselharam a trocar de radiador para um do fusca que fica mais economico mas o que realmente quero e trocar o motor e colocar uma diesel.

Porque comprei a rural ah pouco tempo minhas economias nao sao muitas para comprar um bom motor a diesel como os da Hilux ou mesmo MWN ou perkins. Por isso e porque uma pessoa possui um motor da Kombi ap 1.6 diesel eu realmente gostaria de saber de todos os proprietarios se e um bom motor a todos os niveis. Ja li que se tornara lenta, que nao arranca a toda a velocidade, etc..

Gostava que me dessem uma perspectiva do que poderei esperar se adaptar o motor da Kombi na minha rural. Da para andar na cidade e no mato relativamente bem sem problemas? E dificil de adaptar na rural? Quais as possiveis complicações??

2. DOCUMENTACAO PARA MUDAR DE MOTOR

Quando fui fazer a vistoria no Detran para a transferencia do proprietario me disseram que poderia fazer a conversao da Rural do seu motor original que ainda tem a gasolina para motor diesel pois o chassi tinha as letras "2LB" ocorrespondentes a uma rural 4x4.

Ele me disse que deveria comprar o motor , o levar a um mecanico que faria a adaptacao e depois levar o carro ao detran, e depois ao IML (corrspondente do INmetro aqui). e tudo estaria bem.

Hoje, no entanto, voltei a falar com o mesmo senhor do Detran e ele me disse que e necessario que a Rural seja classificada como Jeep e nao como a minha esta classificada como Camionete... Fiquei admirado.. A coisa e que existem outros proprietarios aqui que tem rurais nas quais adaptaram motores a diesel. (Possivelmente amigos do Detran..).

Me digam pela vossa experiencia o que fazer para mudar o motor para que seja a diesel.

Agradecia uma resposta.

Miguel

DJunior
16/07/2007, 23:07
Estimados,

Adquiri uma Ford Rural ano 1976 aqui no Pará.

Tenho duas perguntas: uma relaciona-se com a adaptacao de motor a diesel e a outra acerca da docuamentacao sobre como modificar a rural em termos legais:

1. ADAPTACAO DA RURAL A MOTOR A DIESEL

Sou leigo em questoes mecanicas mas gostaria de modificar o motor de gasolina da min ha rural para um a diesel. Ja li muita materias na internet de proprietarios que modificaram as suas rurais. Ha muitos motores e muita controversia ao que parece quanto a adaptacao deste ou daquele motor a diesel.

Eu adquiri uma rural pois aqui na Amazonia a grande maioria das ruas da cidade nao sao asfaltadas e porque muitas vezes tenho que entrar na mata em trilhas para trabalhar. Esse foi o fato pelo qual a comprei. Mas ando com ela mais na cidade.

Notei no entanto que CONSOME MUITA GASOLINA EM POUCO TEMPO e e muito custoso manter este veiculo a gasolina.

Ja me aconselharam a trocar de radiador para um do fusca que fica mais economico mas o que realmente quero e trocar o motor e colocar uma diesel.

Porque comprei a rural ah pouco tempo minhas economias nao sao muitas para comprar um bom motor a diesel como os da Hilux ou mesmo MWN ou perkins. Por isso e porque uma pessoa possui um motor da Kombi ap 1.6 diesel eu realmente gostaria de saber de todos os proprietarios se e um bom motor a todos os niveis. Ja li que se tornara lenta, que nao arranca a toda a velocidade, etc..

Gostava que me dessem uma perspectiva do que poderei esperar se adaptar o motor da Kombi na minha rural. Da para andar na cidade e no mato relativamente bem sem problemas? E dificil de adaptar na rural? Quais as possiveis complicações??

2. DOCUMENTACAO PARA MUDAR DE MOTOR

Quando fui fazer a vistoria no Detran para a transferencia do proprietario me disseram que poderia fazer a conversao da Rural do seu motor original que ainda tem a gasolina para motor diesel pois o chassi tinha as letras "2LB" ocorrespondentes a uma rural 4x4.

Ele me disse que deveria comprar o motor , o levar a um mecanico que faria a adaptacao e depois levar o carro ao detran, e depois ao IML (corrspondente do INmetro aqui). e tudo estaria bem.

Hoje, no entanto, voltei a falar com o mesmo senhor do Detran e ele me disse que e necessario que a Rural seja classificada como Jeep e nao como a minha esta classificada como Camionete... Fiquei admirado.. A coisa e que existem outros proprietarios aqui que tem rurais nas quais adaptaram motores a diesel. (Possivelmente amigos do Detran..).

Me digam pela vossa experiencia o que fazer para mudar o motor para que seja a diesel.

Agradecia uma resposta.

Miguel

Miguel,

O motor diesel 1.6 da Kombi é muito fraco. Se você colocar ele na rural, vai ser a mesma coisa de um carro mil movido a gás GLP. Só vai estar jogando dinheiro fora.

Com relação a documentação, se o motor tiver baixa no detran e você possuir nota fiscal de compra, ou seja, tudo dentro da lei, é só montar o motor do carro, ir ao despachante e solicitar a modificação do combustível na documentação, levar o carro para a vistoria, se estiver tudo OK, o delegado vai te dar a autorização necessária, e o despachante pode terminar o processo de documentação. Pelo menos é mais ou menos assim que funciona aqui em São Paulo.

Abraços,

Dirceu

Denilsom
17/07/2007, 14:12
Caro colega eu tbem tenho uma Rural 76 4x4 coloquei um motor Diesel maxiom HS 2.5 de uma S10 99,e cx 4M da F1000 ficou bom, mas a arrancada e lerda com difenrencial 47/11, reduzida fica forte, o da kombi e muito fraco fica bom no Jeep, nao te aconselho, a questao do documento existe a lei que permite que mude, mas aqui em Minas gerais parece que e outro pais ai eu to Rodando a mais de dois anos sem mexer.mas vou tentar emplacar em outro estado, to precisando de um contato com algum despachante.

Elmer_Jeep
17/07/2007, 22:25
Amigo nortista,

o motor da kombi diesel é um lixo, por favor não faça essa adaptação pois vc vai se arrepender. Pra ser sincero não serve nem pra jeep quanto menos pra rural que é muito mais pesada e tem o entre-eixos maior. Já tive um quando comecei a andar de jeep e todo dia tenho q dizer aqui q esse motor não presta.

E aquela sugestão de instalar carburador de fusca no seu motor também não é viavel e pode até consumir mais combustível pois vc estará restringindo a entrada da mistura ar+combustível fazendo com que se exiga mais do motor pra alcançar o mesmo desempenho do original, então abandona essa idéia pois isso não passa de uma lenda.

Se a grana ta curta te aconselho mandar dar uma revisada no carburador e no sistema de ignição da rural. Melhor do que ficar jogando dinheiro fora na adaptação do kombi diesel.

[]'s e boa sorte.

maanunes
17/07/2007, 22:33
Tem muito niva rodando com motor de kombi, quer dizer se arrastando com esse motor. Se num niva já fica uma droga, imagine numa rural que é bem mais pesada. Além de fraco, dá muita manutenção.

GH
18/07/2007, 23:53
Uma solução barata e que deixa a Rural mais economica é o velho motor de Opala 4 cil.

Elias RS
19/07/2007, 17:36
Uma solução barata e que deixa a Rural mais economica é o velho motor de Opala 4 cil.

Olá pessoal!!!!

X2 Tambem acho a solução mais apropriada! Em se tratando de orçamento limitado lógico!

[]sssss
Elias

ruralsempre
20/07/2007, 01:03
Oi,

So hoje para rodar pela cidade gastei mais de 60 reais em Gasolina... e um come gasolina infernal.

um amigo meu me aconselhou comprar um motor diesel da hilux antiga 2.4.

Que achan desse motor na Rural??

Existe alguma opcao economica em termos de motor a diesel sem ser o da kombi.

Me falarm de um motor VW 2.0 a diesel que e adaptado de um motor de gasolina... alguem sabe disso. ate existe um empresa que modifica os motores para 2.0.

Miguel

Denilsom
20/07/2007, 12:27
Oi,

So hoje para rodar pela cidade gastei mais de 60 reais em Gasolina... e um come gasolina infernal.

um amigo meu me aconselhou comprar um motor diesel da hilux antiga 2.4.

Que achan desse motor na Rural??

Existe alguma opcao economica em termos de motor a diesel sem ser o da kombi.

Me falarm de um motor VW 2.0 a diesel que e adaptado de um motor de gasolina... alguem sabe disso. ate existe um empresa que modifica os motores para 2.0.

Miguel
Oi colega um conselho eu te dou nao mexe com esse motor da vw e problema, esse 2.0 é um motor a gasolina ou alcool que eles colocam o cabeçote do diesel 1.6 antigo è gambiarra, tbem existe um do golf exportaçao diesel mais e carissimo, nao compensa, o da toyota tem uma manutençao muito cara,eu uso o maxiom 2.5 da 10km na cidade, mas se fosse pra colocar hoje preferia o perquins 4236 tem mais torque tem 2 colegas aqui tem na rural.

elmestizo
20/07/2007, 22:13
A manutenção do toyota cara?

Pode até ser.. mas a pergunta é.. ele dá manutenção?

Relatos de 300 mil km.. e não baixa oleo... detalhe: tá turbinado 1kg de pressão..

arbass

GH
20/07/2007, 22:28
Concordo com o Elmestizo,

Toyota não dá manutenção!
Os amigos que tem Ranger, Land, etc com Maxion HS, tem sempre relatos de despesas em consertos.
Bem diferente do Toyota 2.8, que vira 500.000 km ao natural, sem abrir.

Acho que para passar a Rural para diesel, realmente a melhor opção em se tratando de custo baixo p/compra e manutenção, seria um Perkins 4236 de D-10.

Depois desse, é Toyota 2.8!!

cRiPpLe_rOoStEr
16/07/2009, 00:34

quando eu morava em florianópolis vi uma caravan com esse motor, mas foram feitas umas gambiarras para rodar com diesel...

isrodrigues
07/03/2011, 16:52
Ola amigos so novato e nao sei se esta minha pergunta esta fora dos padroes do forum pois pelo que me parece este forum é mais destinado a pessoas que fazem rally , tenho uma saveiro CHT que o carburador esta muito ruim esto pensando em colocar um de fusca eu ando devagar nao passo dos 70 km/hs o que vcs acham?
Tenho um gol com motor de kombi a diesel ele é otimo depois vo dar umas dicas.

Marco-Maga
08/03/2011, 01:35
Ola amigos so novato e nao sei se esta minha pergunta esta fora dos padroes do forum pois pelo que me parece este forum é mais destinado a pessoas que fazem rally , tenho uma saveiro CHT que o carburador esta muito ruim esto pensando em colocar um de fusca eu ando devagar nao passo dos 70 km/hs o que vcs acham?
Tenho um gol com motor de kombi a diesel ele é otimo depois vo dar umas dicas.

isrodrigues,

Vc acertou, este forum é destinado a carros 4x4, mas ão só de rally tb de trilha..

Acho que aqui vc não encontrará resposta para essa sua pergunta..:concordo:

Boa sorte!!!

ADRIO DIAS
08/03/2011, 13:12
Pessoal falando de Perkins 4236(D10) e Q20B, estou procurando um para comprar mas falei com um cara que tem ferro velho de carros aqui em Porto Alegre e outro em Bage e ele me falou que ta cansado de desmontar D10 e D20 com o chassis quebrado em função da trepidação desse motores.Segundo ele o chassis desses caros é bem mais forte do q o da Rural e mesmo assim trincam com a trepidação desse dois perkins.Alguem sabe me diser se isso procede?

isrodrigues
09/03/2011, 19:06
Pessoal realmente mecher com motor ap a Diesel é bem complicado mais vo dar algumas dicas para quem nao se convence que este motor nao presta como é meu caso . Fiz alguma adaptacoes para ele funcionar melhor como: colocar duas juntas no cabecote e botar o motor de partida AP 2.0 isto resolve o problema de partida .Outra muito importante é colocar o motor no ponto, primeiramente tem que travar o comando de valvula. bem no final do comando de valvulas tem um chanfro entao colocamos uma chave no chanfro travando o comando as orelhas tem que esta para cima, depois que o comando estiver travado temos que centralizar a bomba injetora ela tem um corte em um dos dentes este tem que coinsidir com o ponto que esta na lata aondeo a bomba esta presa e depois so colocar o volante no 0T e pronto .

Wilson Oliveira Santos
09/03/2011, 19:35
Adriano, eu tenho o motor Q20B na minha rural a 6 anos, removemos a carroceria para reformar o assoalho e não tem trincas no chassi. Eu já tive um motor da Nissan 6 cilindros que também rodei 6 anos antes do Q20b, A vibração não é tanta assim. Tem que ver o emprego do carro também. Eu tenho só usado na cidade, às vezes, uma estradinha de terra. Na minha, coloquei o cambio 240V para posteriormente colocar a caixa de tração da Toyota. O carro ficou muito preso(muito torque e pouca velocidade) troquei o diferencial trazeiro para 40/13. ficou melhor.

Wilson;

fguerreiro
10/03/2011, 07:35
Adrio, tivemos duas D10 perkins e uma D20 perkins, todas tiveram pequenas trincas na parte dianteira do chassis, os problemas foram facilmente resolvidos em empresas que trabalham com chassis de caminhões.

Estes motores são muito pesados e vibram, mas no meu ponto de vista o tipo de estrada que se anda tem influencia maior ainda, todas as picapes tiveram problemas acima de 150.000km e eram usadas em estradas de terra com muitos buracos.

Abraço.

Fábio

Obs.:
1- Os Perkins são motores muito bons e duráveis, desde que são os use em altos giros, muito torque e pouca potência, logo o veículo terá muita força, porém ficará lento, eu não usaria turbo nestes motores pois reduzem muito a durabilidade. Também acho muito pesado (acima de 350kg) para F75 e Rural, para esta aplicação talvez fique melhor o Toyota 2.8 da Hilux antiga que o colega disse anteriormente ou mesmo o Toyota 14B da Bandeirante, que pesa em torno de 250kg.
2- Estes motores de Kombi diesel não prestavam nem quando eram novos, por isso mesmo pararam de ser vendidos pela fábrica em pouco tempo, e olha que a Kombi é bem mais leve que a F75 ou que a Rural.