PDA

Ver Versão Completa : Cabeçote do motor da ranger

LucianoJra
14/07/2007, 00:04
Olá, companheiros
Alguem saberia me dizer quantas vezes um cabeçote desess motores hsd pode ser plainado?
Pois meu motor, já foi plainado cabeçote umas tres vezes.
ele não tem rendimento bom, solta muita fumaça e, principalmete faz muito barulho...
para disfarsar um pouco a barulheira, ando sempre com o pont um pouco atrazado.

Elmer_Jeep
14/07/2007, 12:42
Independente da quantidade de vezes que foi aplainado o importante é saber o quanto de material foi removido à cada refaceamento, isso também vai depender do grau de empeno da superfície do cabeçote.

No manual de manutenção desse motor não informa a altura mínima recomendada, apenas diz que "O refaceamento só poderá ser executado se a projeção máxima do bico injetor no cabeçote não ultrapassar a dimensão especificada" E pra completar, essa projeção(altura do bico em relação à face) também não é informada...

Para esse motor existem 3 modelos de junta do cabeçote com espessuras diferentes, sendo:
1,37mm
1,48mm
1,59mm

Conforme vai sendo aplainado utiliza-se a junta de maior espessura.

Um problema frequente nesse motor é o empeno da face do bloco, quando chega um cabeçote aqui (do mesmo motor) pra ser refaceado pela segunda vez eu já mando passar a régua no bloco pra conferir o alinhamento. SEMPRE está empenado.

Resultado, tem q desmontar o motor completo pra poder fixar o bloco na máquina e fazer o aplainamento, após isso será necessário rebaixar a face dos pistões pra manter a projeção correta deles em relação ao bloco.

Espero ter ajudado.

LucianoJra
14/07/2007, 14:26
Primeriramete, muito obrigado pela resposta.
Caro Amigo,
quando mandei fazer o motor, foi plainado o cabeçote mais uma vez senda a terceira portanto, isso foi em uma retifica bem conceituada. Mas o motor ficou vibrando muito. então em outra retifica tb bem conceituada, foi removido o cabeçote e colocado um ajunta mais grossa "8 pic" segundo o mecanico me falou a pronuncia, aí parou de vibrar e o funcionamento melhorou.
porem hoje o motor não esta nada bom, pois se dixar no ponto certo, ele castanha muito, se atrazar fica mais macio, mas falha na alta.
O mecanico esta querendo abrir o motor pois acha que os pistão estão fora de medida, pois foi colocado aqueles pistão paralelo que vem com anel.

Na sua opinião, neste caso o que devo fazer:
abrir o motor e analizar? ou
trocar os bicos injetores? ou
trocar o cabeçote?...

Pequeno jr
14/07/2007, 17:04
Luciano,

Ja vi desses cabeçotes com 3 retíficas e até hj rodando sem problema algum. O que define isso, é se o serviço foi bem executado e a quantidade do q foi retirado do cabeçote.

dalmo cruz torres
14/07/2007, 18:47
Como o Elmer disse: o limite para o refaceameto do cabeçote é aquele que não deixa mais que 4mm do bico injetor exposto( manual de oficina do motor).
Quando precisamos aplainar o bloco do motor, precisamos trbalhar os pistões para que mantenham-se dentro do limite de distancia da face do bloco. O problema é que quando diminuímos o tamanho do pistão alteramos aquela pré camara de combustão que tem na cabeça do pistão. No manual de oficina do motor, exite a orientação para não se mexer nos pistões, mas para trocar o bloco do motor... como ele custa uns 4 paus, é preferível partir para trabalhar os pistões.
É isso mesmo Elmer?

Edintruder
14/07/2007, 19:01
O ponto atrasado reduz a fumaça mas o motor fica mais barulhento também. Podes reduzir o débito da bomba injetora e deixar no ponto certo.
Em relação ao cabeçote, tenta descobrir o quanto foi retirado, mas por via das dúvidas procura a junta mais espessa. Na falta dessa, podes passar tinta para alta temperatura na junta. Umas 3 demãos de tinta ajuda a engrossá-la e a tinta resiste bem ao calor tal como faz uma boa vedação.

Edintruder
14/07/2007, 19:03
Em relação aos pistões, eu mexeria neles pra não trocar o bloco com certeza. Os pistões no HSD ficam exatamente no nível do bloco, dessa forma eles não podem passar desse nível.

Elmer_Jeep
14/07/2007, 22:36
Primeriramete, muito obrigado pela resposta.
Caro Amigo,
quando mandei fazer o motor, foi plainado o cabeçote mais uma vez senda a terceira portanto, isso foi em uma retifica bem conceituada. Mas o motor ficou vibrando muito. então em outra retifica tb bem conceituada, foi removido o cabeçote e colocado um ajunta mais grossa "8 pic" segundo o mecanico me falou a pronuncia, aí parou de vibrar e o funcionamento melhorou.
porem hoje o motor não esta nada bom, pois se dixar no ponto certo, ele castanha muito, se atrazar fica mais macio, mas falha na alta.
O mecanico esta querendo abrir o motor pois acha que os pistão estão fora de medida, pois foi colocado aqueles pistão paralelo que vem com anel.

Na sua opinião, neste caso o que devo fazer:
abrir o motor e analizar? ou
trocar os bicos injetores? ou
trocar o cabeçote?...

As juntas de acordo com a espessura que passei na primeira mensagem são conhecidas como 1pico, 2picos e 3picos, porque cada uma tem um pequeno corte (pico) que serve pra identificar o modelo.

Pistão fora de medida não faz o motor vibrar, apenas o barulho interno iria aumentar devido ao desgaste ou ovalização (a não ser que o cilindro seja 0,50 e o pistão STD aí chacoalha tudo) e também poderia haver fuga de gases (resultantes da compressão) para o carter.
Qual marca "paralela" foi utilizada??

Antes de abrir o motor o correto seria vc descobrir a medida da altura minima recomendada para o cabeçote(não tenho essa informação), caso esteja fora da tolerancia especificada ainda tem jeito, pode ser rebaixado as sedes e encurtadas as válvulas pra compensar a diferença, ainda tem o lance da projeção dos bicos que no manual diz que não pode ser compensada com arruela-calço aí não sei o q fazer mas o lance seria recorrer à arruelas de bronze com maior espessura mesmo.

Caso não seja necessário rebaixar as sedes e encurtar as válvulas (a Retífica vai saber) mande apenas fazer a usinagem das faces(pistas) de contato entre sedes e válvulas, verificar a folga das guias de válvula e substituí-las caso necessário pra garantir o correto funcionamento dos componentes do cabeçote. Mande também verificar e corrigir a calibragem dos bicos injetores e caso algum esteja fora da especificação faça a substituição.

Isso tudo vai depender da análise da retífica ou do mecanico pois caso os componentes estejam muito desgastados no final das contas vai ter que substituir o cabeçote completo. Mas eu não descarto a hipótese do bloco estar empenado, daí ocorre a vibração pois a junta nova não está vedando corretamente.

Mas não se assuste, pesquise primeiro, converse legal com o pessoal da retífica ou peça a opinião de um bombista pra tentar solucionar de uma forma menos onerosa. :concordo:

[]'s

Elmer_Jeep
14/07/2007, 22:43
Como o Elmer disse: o limite para o refaceameto do cabeçote é aquele que não deixa mais que 4mm do bico injetor exposto( manual de oficina do motor).

No meu manual de oficina não diz a medida da altura do bico em relação à face do cabeçote.

Quando precisamos aplainar o bloco do motor, precisamos trbalhar os pistões para que mantenham-se dentro do limite de distancia da face do bloco. O problema é que quando diminuímos o tamanho do pistão alteramos aquela pré camara de combustão que tem na cabeça do pistão. No manual de oficina do motor, exite a orientação para não se mexer nos pistões, mas para trocar o bloco do motor... como ele custa uns 4 paus, é preferível partir para trabalhar os pistões.
É isso mesmo Elmer?

é isso aí :concordo:

Elmer_Jeep
14/07/2007, 22:45
Em relação aos pistões, eu mexeria neles pra não trocar o bloco com certeza. Os pistões no HSD ficam exatamente no nível do bloco, dessa forma eles não podem passar desse nível.

Não estou com o manual agora, mas se não me engano os pistões passam da face do bloco. Segunda feira eu vejo la no escritorio e escrevo aqui.

[]'s

Walter L. L. Casitta
15/07/2007, 09:25
Elmer,

Esse cabeçote é plano e não tem as câmaras de combustão e sendo assim todas as vezes que de é usinado tem que usinar a sede das válvulas assim como também não deve ser certo o esquema de juntas mais grossas como é feito nos cabeçotes que tem a câmara de combustão.

Edintruder
15/07/2007, 23:23
Eu postei as fotos do cabeçote da minha Ranger outro dia. Só não posto aqui de novo pois as fotos estão no notebook guardado na minha bolsa dentro do carro...
... então vai o link que é mais prático. É a última mensagem da página.
Tenho foto do cabeçote em cada cilindro individual que não postei, mas acho que dá pra notar que é bem liso como o Walter apontou. A correção da profundidade do bico injetor de 4mm como no manual de oficina, pode ser corrigido com arruelas.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29859&page=2

Elmer_Jeep
16/07/2007, 16:04
Elmer,

Esse cabeçote é plano e não tem as câmaras de combustão e sendo assim todas as vezes que de é usinado tem que usinar a sede das válvulas assim como também não deve ser certo o esquema de juntas mais grossas como é feito nos cabeçotes que tem a câmara de combustão.

Sim, eu sei q ele é plano, e qual à diesel tem camara :?: :roll:

Não entendi o q vc quis dizer à respeito das juntas sob-medida...

[]'s

Walter L. L. Casitta
16/07/2007, 16:46
Não entendi o q vc quis dizer à respeito das juntas sob-medida...

Quando um cabeçote com câmara de combustão é plainado, a taxa de compressão aumentaria porque a câmara de combustão fica menor, mais rasa e pra compensar é usada uma junta mais grossa. Num cabeçote plano plainado e que não tem a câmara de combustão o uso de um junta mais grossa perde o sentido...

Walter L. L. Casitta
16/07/2007, 16:48
A correção da profundidade do bico injetor de 4mm como no manual de oficina, pode ser corrigido com arruelas.

O manual desaconselha o uso dessas arruelas...

Elmer_Jeep
16/07/2007, 17:45
Quando um cabeçote com câmara de combustão é plainado, a taxa de compressão aumentaria porque a câmara de combustão fica menor, mais rasa e pra compensar é usada uma junta mais grossa. Num cabeçote plano plainado e que não tem a câmara de combustão o uso de um junta mais grossa perde o sentido...

Sua explicação faz sentido apesar de eu nunca ter visto um motor diesel com camara...

No caso desse motor as juntas sob medida são utilizadas pra manter a distancia correta entre pistão e válvulas pois como falei na pagina anterior os pistões passam do bloco, a projeção dos pistões em relação à face do bloco é de +0,50 a 0,80.

Outro motor que usa o mesmo recurso (juntas sob medida) são os Toyota 14B pois seus pistões também ultrapassam a face do bloco.

(o arquivo em anexo serve apenas como exemplo pois as especificações são do motor Toyota.)

Walter L. L. Casitta
16/07/2007, 19:15
Sua explicação faz sentido apesar de eu nunca ter visto um motor diesel com camara...

Câmara no cabeçote eu também não, elas ficam na cabeça dos pistões...

Edintruder
17/07/2007, 00:37
A junta possui 3 modelos, de 1, 2 ou 3 furos. Porém não vi diferença de desenho entre elas, e não me chamou a atenção em relação à espessura.

Elmer_Jeep
17/07/2007, 09:30
As medidas de espessura já informei na página anterior.

[]'s