PDA

Ver Versão Completa : Ranger esquentou!

ojaneri
13/07/2007, 14:02
Eu já vi alguns relatos de Rangers que esquentaram e não marcaram no mostrador, e agora aconteceu comigo. O pior é que levou os bicos juntos!

Ela esquentou, mas não mostrou no ponteiro de temperatura, mas começou a falhar. Paramos o carro e levei no mecanico, o bico do 2o cilindro tinha travado. Na analise, mostrou que os 4 bicos não estavam 100%, sem o jato devido, devido a destempera do material (esquente). Por isso a queima irregular. Agora to tendo que trocar os 4 bicos. Não sei se os bicos Bosch aguentariam esse esquente, pois os meus são genéricos (R$ 400,00 bico Bosch versus R$ 70,00 do bico genérico com garantia e tudo). Eu acho que qualquer bico abriria o bico...fica ai o alerta para quem tiver o carro esquentando, verificar os bicos que podem estar com rendimento comprometido e precisam de troca.

Felizmente, não aconteceu nada com a junta no cabeçote, aparentemente, pois não apresenta nenhum sinal de água no óleo ou água borbulhando (fugindo compressão para dentro do sistema dágua).

Mas agora tenho que ver o motivo de ela ter esquentado e pq o diabo do marcador não marcou. No dia anterior, eu inclusive tinha lavado o sistema de arrefecimento todo, e acredito que não deixei ar no sistema não (tirei aquele parafuso que fica no mangote de cima do radiador e fui enchendo o vaso de expansão deixando a água sair por lá até ela ficar cristalina, uns 10l depois e com o carro ligado). O marcador funciona direitinho até o meio, vai esquentando normal, mas não passou do normal (um pouco menos da metade do marcador). Em marcha lenta não esquenta de jeito nenhum.

To desconfiado da válvula termostatica que pode ter travado com a sujeira do radiador. Será?

Edintruder
13/07/2007, 14:59
Aproveita e compra os bicos do Rasch. custavam R$ 250,00cada.
Esses genéricos de R$70,00 comprasses aonde?

ojaneri
13/07/2007, 15:18
Aproveita e compra os bicos do Rasch. custavam R$ 250,00cada.
Esses genéricos de R$70,00 comprasses aonde?

Comprei na Auto Peças Padre Cicero aqui de Fortaleza (Uma das maiores autopecas varejistas do Norte/Nordeste) com garantia de 3 meses. Como comprei os 4, ficaria muito caro para mim os da Rasch (milão versus 280). E aqui ainda parcelei em 6x.

emerson_dickel
13/07/2007, 15:35
Nossa muito barato mesmo, mas será que não foram esses bicos que ocasionaram o problema ????

ojaneri
13/07/2007, 15:42
emerson, os bicos estão visivelmente danificados por calor. Estão meio azulados nas pontas. Já vi bico travar, mas o motor não esquenta por isso, ele fica funcionando irregular e soltando bastante fumaça.

Creio que não é possivel, pois os 4 estarem danificados ao mesmo tempo? E eu vou lhe dizer, eita material duro esse aço dos bicos, fui tentar furar um velho para fazer um chaveiro para mim, quase não consigo. Tive que destemperar a peça, e furar com ela quente para conseguir.

emerson_dickel
13/07/2007, 17:02
Isso eh verdade o material que eh feito os bicos eh mais duro que o meu, ... bom deixa pra lá :) eheheh, tenho um amigo mecanico que usa uma ponteira de bico injetor como ponteira de talhadeira :)

E que marca eh esses bicos mais baratos ???

Um grande abraço

Walter L. L. Casitta
13/07/2007, 19:26
Esse motor tem um parafuso na lateral que deve ser retirado pra a saída do ar.

Foi o que um bombista me falou: Se o motor não superaquecer, os bicos duram a vida do motor...

TylerNTL
13/07/2007, 19:53
Os meus foram embora com 100.000
Tudo bem que sempre abasteço com diesel convencional e em uma viagem, caí na besteira(já que só abasteço com o normal) de abastecer com aditivado.

Voltando desta viagem depois de uns 500km rodados ela começou a queimar sé três cilindros...
O pior foi R$ 1.400,00 nos bicos que acredito(pelo preço e pq a oficina é autorizada bosch) que foram bosch

ojaneri
13/07/2007, 20:32
Thelmo,

O pior que é capaz de se não serem Bosch! Pois a Bosch tem uma tabela pro Brasil inteiro e as revendas não podem fugir desse preço. Se não me engano cada bico é 405,00 e eles cobram cerca de 15 reais para calibrar cada bico.

Walter, onde é esse parafuso? Existe um bem na saída do mangote superior do radiador que eu uso para tirar o ar. Mas não sabia desse outro. Inclusive esse, original na minha Ranger, era de plástico e em uma lavagem ele quebrou. Agora é de ferro.

Interessante notar, que as vezes o motor esquenta, aparentemente não tem dano, mas os bicos acabam pegando esse aquecimento e vão perdendo rendimento, que no momento não parece perceptivel, mas depois acontece de algum travar ou a picape ficar consumindo demais/rendendo de menos. Por isso, devemos redobrar o cuidado com o arrefecimento.

Mas ainda to com a pulga na orelha com esse mostrador, pq o fdp não marcou a temperatura subindo!

ojaneri
13/07/2007, 20:35
O meu prejuízo:

R$ 280,00 bico
R$ 55,00 para calibrar os bicos
R$ 40,00 para colocar
(=) 375,00

20% do que seriam 4 bicos originais Bosch (R$ 1.800,00). Ou seja, se durar mais de 1/5 do que durariam os Bosch, já valeu. O pessoal que colocou o bico me disseram que a diferença na durabilidade desse bico pro Bosch é praticamente a mesma, varia muito mais conforme o diesel usado/esquente/bomba injetora do que a marca do bico realmente.

Walter L. L. Casitta
14/07/2007, 00:00
Walter, onde é esse parafuso? Existe um bem na saída do mangote superior do radiador que eu uso para tirar o ar. Mas não sabia desse outro. Inclusive esse, original na minha Ranger, era de plástico e em uma lavagem ele quebrou. Agora é de ferro.

Esse parafuso fica no meio do bloco do motor e se não estou enganado no lado direito. Eu estou em viagem e não tenho como ver no manual de manutenção, mas já postei essa informação num outro tópico.

Edintruder
14/07/2007, 18:57
Eu tiro o ar com muita paciência a jeito. Deixo ela ligada e vou apertando as mangueiras (a pequena de cima do radiador) até parar de sair bolhas de ar no reservatório, depois faço o mesmo com as mangueiras do ar quente. Após isso eu acompanho o nível do reservatório pois senpre vai saindo o resto de ar do sistema ao andar.

ojaneri
15/07/2007, 08:06
Vejam se vocês conseguem me ajudar.

Eu limpei todo o sistema com um aditivo para limpeza, drenei a agua toda pela mangueira inferior do radiador, e recoloquei com aditivo normalmente. Na lenta posso deixar o dia todo que não esquenta. Mas se eu rodo 15 mins, ele já quer esquentar. Já troquei a válvula termostatica por uma nova e a tampa do vaso de expansão por uma nova também. O que mais preciso olhar? To quase perdendo a paciencia com esse problema que ta me deixando sem a picape!

Obrigado a todos!
Osvaldo

Walter L. L. Casitta
15/07/2007, 08:50
Vejam se vocês conseguem me ajudar.

Eu limpei todo o sistema com um aditivo para limpeza, drenei a agua toda pela mangueira inferior do radiador, e recoloquei com aditivo normalmente. Na lenta posso deixar o dia todo que não esquenta. Mas se eu rodo 15 mins, ele já quer esquentar. Já troquei a válvula termostatica por uma nova e a tampa do vaso de expansão por uma nova também. O que mais preciso olhar? To quase perdendo a paciencia com esse problema que ta me deixando sem a picape!

Xiiiiiii.... Isso ta com jeito junta queimda...

ojaneri
15/07/2007, 18:59
Walter,

Teoricamente, se a junta queimou, não era para misturar água no óleo?

rac
15/07/2007, 19:47
na as vezes o cilindro passa pressao pra o sistema de arrefecimento, e quando voce anda ele assopra a agua pra fora.

Walter L. L. Casitta
15/07/2007, 22:26
Walter,

Teoricamente, se a junta queimou, não era para misturar água no óleo?

Normalmente a junta se queima abrindo uma passagem do cilindro para a agua ou pro óleo. Da agua pro óleo eu acho que não...

Edintruder
15/07/2007, 23:12
A troca da Junta da cerca de 9 horas de trabalho e R$ 77,00 da Junta.

ojaneri
16/07/2007, 06:31
O caro não é a junta, é a remoção do cabeçote todo para tirar essa junta. Por aqui, fica em torno de R$ 150,00 a m.o. :-(

Edintruder
16/07/2007, 10:13
Osvaldo,
Pelo trabalho que dá pra tirar esse cabeçote, eu avalio que R$150,00 de M.O. é até barato... O valor é esse mesmo por aqui também.

IGORFROTA
16/07/2007, 10:17
Oswaldo, depois do acontecimento nas dunas, percebi na volta que o carro esquentava e não marcava no ponteiro. Ficava sempre na metade, mas mesmo assim eu parava p/ verificar e uma das vezes o motor tava muito quente, chegando a fumaçar qundo eu abria a tampa do óleo. Fiquei rezando p/ não dar em nada, e aparentemente não deu mesmo. o mecanico fez os testes superficiais de descompressao e de junta queimada (borbulhas na agua) e aprentemente não deu em nada.

Segundo o mecanico, o sistema pode não marcar direito se tiver pouca agua no carro.

De qualquer forma vou ficar mais atento com a refrigeração !!!

Espero que você consiga resolver o quanto antes esse problema.

Abraco

Edintruder
16/07/2007, 10:37
Realmente, antes de abrir o cabeçote vale a pena medir a compressão do motor. Eu fiz uma ferramenta de polietileno e um bico de ar de caminhão. Eu tiro os bicoe e coloco ar direto por um calibrador de pneus. encho cada cilindro e dá para ver por onde sai o ar, se é anéis ou ver se vai borbulhar no reservatório de ar. Normalmente a pressão fica dentro do cilindro por cerca de 30 segundos até sair tudo pelos anéis.

ABUENO
16/07/2007, 16:04
A minha ja esquentou tambem, o problema era a tampa do reservatorio de agua, ela estava estragada.
Comprei outra tampa orioginal 9 reais. Não aconteceu nada com o motor. uuffaa!!!

ojaneri
16/07/2007, 20:37
A tampa do reservatório já troquei. A valvula termostatica também. Mas fui dar uma volta na Ranger, e em menos de 10 mins ela esquentou - e sem mostrar no marcador. Não é possivel, deve estar vindo ar para o marcador para ele ficar travado no meio.

Vou ver se consigo alguém para medir a compressão, para saber se ela tá fugindo ou não. Se estiver, vou ter que tirar o cabeçote dela para trocar a junta.

Vou aproveitar e mandar varetar o radiador, mas eu acho que ele não ta sujo não, fiz a limpeza com aditivo e a água ta bem limpa agora.

Mistério...

Amanha vou chamar um guincho para levar ela até o Centro e deixar em algum mecanico para checar isso. Pior que amanha a noite estou indo para SP e não confio muito em deixar o carro sem minha supervisão em mecanico..pelo menos para acompanhar e saber o que foi feito.

Walter L. L. Casitta
16/07/2007, 20:55
A tampa do reservatório já troquei. A valvula termostatica também. Mas fui dar uma volta na Ranger, e em menos de 10 mins ela esquentou - e sem mostrar no marcador. Não é possivel, deve estar vindo ar para o marcador para ele ficar travado no meio.

Vou ver se consigo alguém para medir a compressão, para saber se ela tá fugindo ou não. Se estiver, vou ter que tirar o cabeçote dela para trocar a junta.

Vou aproveitar e mandar varetar o radiador, mas eu acho que ele não ta sujo não, fiz a limpeza com aditivo e a água ta bem limpa agora.

Mistério...

Amanha vou chamar um guincho para levar ela até o Centro e deixar em algum mecanico para checar isso. Pior que amanha a noite estou indo para SP e não confio muito em deixar o carro sem minha supervisão em mecanico..pelo menos para acompanhar e saber o que foi feito.

Se o medidor não fica no meio, porque acha que esta superaquecendo? Se for porque a agua esta transbordando no reservatório, então é a junta mesmo.

Engels Kbça
16/07/2007, 21:15
Comprei na Auto Peças Padre Cicero aqui de Fortaleza (Uma das maiores autopecas varejistas do Norte/Nordeste) com garantia de 3 meses. Como comprei os 4, ficaria muito caro para mim os da Rasch (milão versus 280). E aqui ainda parcelei em 6x.

:idea:É bom não esquecer que, muitas vezes, o barato sai caro.

Engels Kbça
16/07/2007, 21:20
Realmente, antes de abrir o cabeçote vale a pena medir a compressão do motor. Eu fiz uma ferramenta de polietileno e um bico de ar de caminhão. Eu tiro os bicoe e coloco ar direto por um calibrador de pneus. encho cada cilindro e dá para ver por onde sai o ar, se é anéis ou ver se vai borbulhar no reservatório de ar. Normalmente a pressão fica dentro do cilindro por cerca de 30 segundos até sair tudo pelos anéis.

:parede: Edintruder
:idea:Fiquei suspreso com esse metodo. Sempre metí compressão, retirando os bicos e instalando um compressimetro, isso com o motor já aquecido.

Edintruder
17/07/2007, 00:35
:parede: Edintruder
:idea:Fiquei suspreso com esse metodo. Sempre metí compressão, retirando os bicos e instalando um compressimetro, isso com o motor já aquecido.

O problema é que eu não sei a compressão final com essa ferramenta que eu fiz. Na verdade eu fiz ela quando deu problema nas válvulas e eu queria testar a estanqueidade por elas, mas mesmo assim resolvi desmontar o cabeçote pra ver.
Porém se eu instalar um manômetro nessa válvula e ligar o motor, vai me dar a compressão real do motor.

ojaneri
17/07/2007, 09:03
Se o medidor não fica no meio, porque acha que esta superaquecendo? Se for porque a agua esta transbordando no reservatório, então é a junta mesmo.

Nao sei se esqueci de dizer, mas a agua nao transborda do reservatorio, so depois que esquenta e eu abro a tampa (ai comeca a querer ferver). Com o carro ligado, no reservatorio tambem não há bolhas. Hoje estarei retirando o radiador e dando uma geral.

Pequeno jr
17/07/2007, 20:39
Nao sei se esqueci de dizer, mas a agua nao transborda do reservatorio, so depois que esquenta e eu abro a tampa (ai comeca a querer ferver). Com o carro ligado, no reservatorio tambem não há bolhas. Hoje estarei retirando o radiador e dando uma geral.

Ojaneri,
Sou da mesma opinião do walter ... acho q a sua junta foi.

Marcello Ladeira
17/07/2007, 20:45
Ojaneri,
Sou da mesma opinião do walter ... acho q a sua junta foi.
x3... verifique a junta, é superbarato arrumar isso perto do problema que pode vir a lhe dar daqui a 6 meses.

[]'s,

JairoM
17/07/2007, 21:03
Contribuido....

Numa Blaser, gas/gnv, tive um superaquecimento na estrada. Parei num posto, chamei o reboque e voltei de taxi.

Na manha seguinte levei pra oficina (fui dirigindo) e não esquentou. Fiquei curioso...

O Meca desmontou... tirou o cabeçote e me mostrou: A junta estava rachada entre os cilindros... nao vazava nada pra fora, nada pro oleo, e nada pra agua. Era sim um vazamento entre os cilindros.

Tirou a junta, lixou tudo, meteu junta nova (junta original GM, porque as do mercado paralelo são muito vagabundas), e ficou tudo bem. Não superaqueceu mais (pelo menos até um ano depois, quando eu vendi a Blaser).

Meu palpite tambem é junta. E mais... vazamento entre os cilindros.

ojaneri
18/07/2007, 14:44
Obrigado a todos pela ajuda. Voces acertaram, a junta realmente queimou, e foi entre dois cilindros, pois não existia bolhas na água e nem água no óleo.

Agora mandei tirar o cabeçote, e aproveitar e levar para retificar para ver se esta ok. Posto aqui depois!

[]s e obrigado novamente.

Edintruder
19/07/2007, 11:59
Então não faz momo eu fiz...
Agora de manhã cedo notei muita água no chão e ainda pingava do motor, segui o rastro e notei um selo do cabeçote furado. Colei com Durepóxi e estou esperando secar. Quando fou à Pelotas eu compro um selo novo e troco, mas até lá vai ficar com a durepóxi mesmo...
O que causa esses furos é justamente a troca do aditivo e limpeza do sistema de arrefecimento, daí começa a aparecer vazamento nos lugares de pior acesso possível. Conforme for, já pede pra avaliar e trocar esses selos com o cabeçote desmontado que fica muito fácil. Com tudo montado, mal consigo tocar com o dedo nesse selo...

abreu
19/07/2007, 12:05
Ops... Comentei tarde...
Estava dizendo que era estranho a temperatura ser suficiente para estragar os bicos e não estragar a junta do cabeçote...

Abraços!

Edintruder
22/07/2007, 18:27
E daí Osvaldo! Como fico o serviço?

ojaneri
23/07/2007, 21:38
Hello all,

Como estava em SP a semana passada quase toda, só peguei na Ranger hoje. Foi feito o serviço, troca de junta, geral no cabeçote (troca de retentores, limpeza, etc, etc. mas nada de vazamento de água, ainda bem) e agora acho que ficou 10 novamente.

Agradeço a todos pela ajuda e pela torcida! Agora é so marcar as outras trilhas...:-)

Valeu!

rogeriomasih
24/07/2007, 11:42
E era realmente a junta?
Por quanto saiu o serviço?

ojaneri
24/07/2007, 13:21
Junta sabó: R$ 125,00 (A sabó parece muito melhor que a original International, mesmo a std)
Retifica: R$ 60,00 (troca de retentores, limpeza, etc)
Recalibragem bicos: R$ 40,00
M.O.: R$ 250,00

Saiu meio caro, pois fiz tudo que 'precisasse' no meio termo, inclusive checagem de todo o cabeçote, selos dágua, limpeza radiador, etc, etc, já que pretendo ficar com o carro um bom tempo (ja tenho quase 3 anos com ele tb).

IGORFROTA
24/07/2007, 14:03
Essa da Chesf me interessa !!!

Como é o percurso ?
Qual a predominação do tipo de terreno ?
Algum rio muito alto para atravessar ?
Quanto tempo de trilha +/- ?

Vlw