PDA

Ver Versão Completa : Calço do motor e direção vai e não volta !

Erlon
13/07/2007, 13:54
Olá amigos, preciso de ajuda !
1 - Qual o calço do motor que posso usar no meu Samurai 97 ?

2 - Alguém sabe me dizer pq o a direção vai e não volta? Está dura e pior que não é falta de óleo.

Me ajudem !!!!
Abs
Erlon

Supercharger
13/07/2007, 17:02
http://samuraitatu.googlepages.com/dicas09.html

Fabil
13/07/2007, 17:04
direcao vai e nao volta???? como assim?
tipo vc andando faz uma curva da esquina e o volante nao volta sozinho? vc tem que desvirar ?

T+

Morcego
13/07/2007, 22:40
Direção não voltando depois da curva, como se as rodas tendem a voltar e ficarem retas ? Só vejo isto acontecendo com pneu furado ou setor de direção quebrado, mas ai..... ! :pensativo:

enio chagas
16/07/2007, 12:05
Acho que sei o que o Erlon quis dizer, meu Samurai também é meio assim. Não é que não volta, é que na estrada não tem aquela resistência que a gente sente no volante ao manter a curva, parece que o volante tá leve demais. Parece que tem direção hidráulica não progressiva, algo assim.

Já li em algum lugar que rodas com offset negativo causam isso. É o meu caso.
O problema é que nunca dirigi um Samurai originalzinho, então não tenho referência. Acabei acostumando.

Abraços.

Erlon
16/07/2007, 12:40
http://samuraitatu.googlepages.com/dicas09.html

E aí Supercharger, obrigado pela dica, melhor impossível !
Abs
Erlon

Erlon
16/07/2007, 12:43
direcao vai e nao volta???? como assim?
tipo vc andando faz uma curva da esquina e o volante nao volta sozinho? vc tem que desvirar ?

T+

É isso aí Fabil, tenho que desvirar, a direção não volta, qq será isso ?
Erlon

Fabil
16/07/2007, 13:09
sua suspensao tá original ou tem calco nos eixos? e qual o ano de seu samurai?

Supercharger
16/07/2007, 13:40
Tá com cara que você levantou a suspensão e não corrigiu o cáster, aí fica leve mesmo a direção.

Saudações,
Gustavo.

Erlon
16/07/2007, 14:43
sua suspensao tá original ou tem calco nos eixos? e qual o ano de seu samurai?

A suspensão foi levantada em 1,5" e o ano é 97.

Erlon
16/07/2007, 14:50
Tá com cara que você levantou a suspensão e não corrigiu o cáster, aí fica leve mesmo a direção.

Saudações,
Gustavo.

Quando a suspensão foi levantada foram feitas as correções e é ao contrário, ao invés de leve a direção está pesada.
Abs
Erlon

Daniel Engelbrecht
16/07/2007, 16:48
Calço de motor serve o retangular da F1000, só precisa alargar o furo do parafuso. Fica perfeito e custa R$ 20, ou 10 vezes menos que um original. Além de parecer ser mais robusto.

Fabil
16/07/2007, 16:58
Erlon..

tem algo errado ae... só levantar a suspensao em 1,5pol nao daria esse sintoma nao, pelo contrario, sem corrigir o caster a direcao ficaria mais leve e boba a altas velocidades...
se vc tá dizendo que a sua tá mais pesada que o normal, tem algo errado,, vc já foi numa casa de alinhamento p/ conferir a convergencia das rodas ?
verifique tb se os pinos/rolamentos do minhao nao estao detonados...

manda uma foto da suspensao e conjunto amortecedor/mola dianteiro p/ gente ver como esta a coisa ae...

Erlon
16/07/2007, 18:41
Erlon..

tem algo errado ae... só levantar a suspensao em 1,5pol nao daria esse sintoma nao, pelo contrario, sem corrigir o caster a direcao ficaria mais leve e boba a altas velocidades...
se vc tá dizendo que a sua tá mais pesada que o normal, tem algo errado,, vc já foi numa casa de alinhamento p/ conferir a convergencia das rodas ?
verifique tb se os pinos/rolamentos do minhao nao estao detonados...

manda uma foto da suspensao e conjunto amortecedor/mola dianteiro p/ gente ver como esta a coisa ae...

Ok, Fabil, vou postar umas fotos amanhã, mas na última ida à oficina foi trocado os 4 rolamentos e os retentores do munhão, outra coisa que queria perguntar, qual a medida mais acertada para as rodas do samurai, hoja está com as originais mais pretendo trocar e estou em dúvida para 15x8 ou 15x7 e qual o offset ideal ?
Abs
Erlon

Erlon
16/07/2007, 18:42
Calço de motor serve o retangular da F1000, só precisa alargar o furo do parafuso. Fica perfeito e custa R$ 20, ou 10 vezes menos que um original. Além de parecer ser mais robusto.

Valeu Daniel, vou ver este tbm!
Abs
Erlon

nanito
26/07/2007, 10:29
pois é pessoal, meu vitara voltou de uma geometria, cambagem e rodizio com a direção assim também: gira e não volta. Além do mais, ela está mais dura, até comentei com o mecânico sobre isso e o que ele me disse foi o seguinte: as ponteiras da direção estavam com muita folga, por isso a direção ficou mais pesada. Mas será que eles não apertaram demais?! Não existe uma certa "regulagem" ao invés de simplesmente apertar?! Essa é a minha dúvida.
Semana que vem levarei a viatura pra mecânica de novo pra corrigir este problema.

Quando tiver o resultado, posto aqui.

[]´s