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Ver Versão Completa : Freio traseiro – Rodas travando com facilidade



Walter L. L. Casitta
12/07/2007, 09:50
Depois que troquei as lonas traseiras da minha Ranger e que não são as originais, as rodas passaram a travar com muita facilidade. A Ranger esta parando normalmente grassas ao ABS, mas as vezes com uma das rodas traseira arrastando e gritando alto. Isso ta ficando muito chato porque assusta os pedestres e os motoristas a minha frente ficam com aqueles olhos enormes me olhando pelo retrovisor. Quando estou levando carga isso não acontece.
Estou pensando em trocar a válvula equalizadora pra reduzir a pressão no freio traseiro, então antes gostaria de saber se alguém já passou por isso ou tem alguma experiência com esse tipo de problema?

murilloaquino
12/07/2007, 10:08
Será que apenas com uam regulagem nessa valvula, vc não consegue reduzir essa pressão walter?
Que eu saiba, ela tem uma regulagem de altura, onde se equaliza a pressão de frenagem....

Walter L. L. Casitta
12/07/2007, 10:17
Será que apenas com uam regulagem nessa valvula, vc não consegue reduzir essa pressão walter?
Que eu saiba, ela tem uma regulagem de altura, onde se equaliza a pressão de frenagem....

Isso tem na S10, na Hilux e eu até já ajustei isso num Fiat Elba, mas na minha Ranger não tem. Não sei se tem na Ranger 3.0. A sua tem?

Kim
12/07/2007, 10:17
Caro amigo!

o que vem ocorrendo é que a lona ficou com a regulagem muito justa, portanto demasiadamente próxima a campana.

Leve à oficina que executou o serviço e peça para o mecânico soltar um pouco a regulagem.

Em caso que vivenciei, o mecânico apertou a regulagem até travar a roda, depois soltou, esse procedimento, serviu para deixar os dois lados iguais, pois assim soube o "quanto" soltar em âmbos os lados.

Abraços.

Kim.

Walter L. L. Casitta
12/07/2007, 10:23
Caro amigo!

o que vem ocorrendo é que a lona ficou com a regulagem muito justa, portanto demasiadamente próxima a campana.

Leve à oficina que executou o serviço e peça para o mecânico soltar um pouco a regulagem.

Em caso que vivenciei, o mecânico apertou a regulagem até travar a roda, depois soltou, esse procedimento, serviu para deixar os dois lados iguais, pois assim soube o "quanto" soltar em âmbos os lados.


Eu mesmo instalei, e a regulagem é feita de forma automática. Também já experimentei tirando o mecanismo do ajuste automático e fiz o ajuste manualmente e a única coisa que consegui foi piorar o freio de estacionamente e aumentar a folga no pedal do freio.

MarBO
12/07/2007, 13:15
Walter

Kim tem razão tive uma ranger 2002 naqual pedi para um amigo mecanico regular a lona e ele foi por tras do tambor da roda com uma espatola e funciona como uma catraca que ele foi no meu caso enconstando, ja no seu deve ser o contrario.
Acabo de olha na minha 3,0 e ela tem tambem essa regulagem fica bem debaixo do eixo que é soldo no tambor e é tampado por uma borrachina oval.
Postei uma foto de um vazamento de oleo que voce ate comentou da uma olhada la que acho que da pra ver

ojaneri
12/07/2007, 13:17
Eu mesmo instalei, e a regulagem é feita de forma automática. Também já experimentei tirando o mecanismo do ajuste automático e fiz o ajuste manualmente e a única coisa que consegui foi piorar o freio de estacionamente e aumentar a folga no pedal do freio.

Walter,

Não existe como regular a haste da equalizadora de forma que fique mais pressionada, como se a caçamba estivesse com algum peso?

Isso acontece comigo quando eu lavo o carro, mas acredito que seja por outro motivo.

IGORFROTA
12/07/2007, 13:42
Exatamente Oswaldo, quando leva o carro com lubrificação, o freio fica estranho por algum tempo. Da uma sensação que a cada freiada um pouco mais brusca o freio fica soqueando. Acredito que seja devido o ABS ser enganado peo resto de lubrificande nas pastilhas.

Independente disso, o que achei mais estranho foi no dia do acidente que colidi com uma moto. Qundo vi a moto, taquei o pé no freio sem dó e o carro deixou uma marca de uns 30 metros no asfalto. Bem, como meu carro possui ABS, pensei que isso não deveria acontecer. Ou estou errado ?

O que pode ter acontecido ?
Como posso verificar se está tudo OK com o ABS

Vlw

ojaneri
12/07/2007, 20:06
Você tem ABS na traseira. A dianteira trava mesmo se você fincar o pé. E se o ABS não estivesse OK, ele acenderia a luz no painel.

Igor, é assim mesmo. Picape pesada. Se aumentar a largura do pneu melhora, os meus mesmo em paradas bem bruscas dificilmente trava, mas dificilmente mesmo.

É questão de se adaptar ao carro e dirigir mais longe dos outros veiculos e parar de atropelar motociclistas indefesos na pista :-)

Walter L. L. Casitta
12/07/2007, 21:34
Walter

Kim tem razão tive uma ranger 2002 naqual pedi para um amigo mecanico regular a lona e ele foi por tras do tambor da roda com uma espatola e funciona como uma catraca que ele foi no meu caso enconstando, ja no seu deve ser o contrario.
Acabo de olha na minha 3,0 e ela tem tambem essa regulagem fica bem debaixo do eixo que é soldo no tambor e é tampado por uma borrachina oval.
Postei uma foto de um vazamento de oleo que voce ate comentou da uma olhada la que acho que da pra ver

Pois é, esse ajuste só serve pra compensar o desgaste da lonas caso o mecanimo de ajuste automáco falhe e como disse já fis de tudo la.

Walter L. L. Casitta
12/07/2007, 21:38
Walter,

Não existe como regular a haste da equalizadora de forma que fique mais pressionada, como se a caçamba estivesse com algum peso?


Isso não existe na minha Ranger. Exite na sua? Pensei que só a 3.0 tinha.



Isso acontece comigo quando eu lavo o carro, mas acredito que seja por outro motivo.

Isso sempre acontceu na minha só que agora ta direto...

Walter L. L. Casitta
12/07/2007, 21:41
Exatamente Oswaldo, quando leva o carro com lubrificação, o freio fica estranho por algum tempo. Da uma sensação que a cada freiada um pouco mais brusca o freio fica soqueando. Acredito que seja devido o ABS ser enganado peo resto de lubrificande nas pastilhas.

Independente disso, o que achei mais estranho foi no dia do acidente que colidi com uma moto. Qundo vi a moto, taquei o pé no freio sem dó e o carro deixou uma marca de uns 30 metros no asfalto. Bem, como meu carro possui ABS, pensei que isso não deveria acontecer. Ou estou errado ?

O que pode ter acontecido ?
Como posso verificar se está tudo OK com o ABS


Ele fica "soqueando" como você disse por causa do ABS. Então deve estar OK...

Walter L. L. Casitta
12/07/2007, 21:42
Você tem ABS na traseira. A dianteira trava mesmo se você fincar o pé. E se o ABS não estivesse OK, ele acenderia a luz no painel.

Igor, é assim mesmo. Picape pesada. Se aumentar a largura do pneu melhora, os meus mesmo em paradas bem bruscas dificilmente trava, mas dificilmente mesmo.

É questão de se adaptar ao carro e dirigir mais longe dos outros veiculos e parar de atropelar motociclistas indefesos na pista :-)

É isso aí! X2

murilloaquino
12/07/2007, 22:20
Walter, nas rangers com motor 3.0, nos modelos SEM abs, ela vem com uma valvula reguladora de frenagem, leia-se modelos XL e XLS.Extiguiram o ABS traseiro desses modelos.Nos limited e XLT, ela vem com o 4WABS, que é um abs com sensor de aceleração longitudinal, que alem de ter os sensores nas rodas, pra captar a rotação de cada uma, ele vem com um sensor de desaceleração.MEde se a força de frenagem está adequada com o tempo de frenagem e isso faz com que o abs atue ou não.
É bem util no fora de estrada, ond ele praticamente desativa o ABS.
Com relação a frenagem traseira, acredito q ela fique em força maxima e ele apenas controla para que não trave automaticamente.
Já percebi o abs funcionando somente quando a dianteira estava iminente pra freiar.COm relação aos traseiros, mesmo freiando forte em curva, nenhuam tendencia de travar os freios traseiros.
Gostei muito do sistema de freios da minha ranger.

IGORFROTA
13/07/2007, 10:58
Você tem ABS na traseira. A dianteira trava mesmo se você fincar o pé. E se o ABS não estivesse OK, ele acenderia a luz no painel.

Igor, é assim mesmo. Picape pesada. Se aumentar a largura do pneu melhora, os meus mesmo em paradas bem bruscas dificilmente trava, mas dificilmente mesmo.

É questão de se adaptar ao carro e dirigir mais longe dos outros veiculos e parar de atropelar motociclistas indefesos na pista :-)

Eu sempre ando com pelo menos 3 metros de distancia a velocidades de ate 60 km/h. Acima disso vou aumentando a distancia.

O osso é que esses motociclistas indefesos atravessam a washington soares a 5 metros de distancia de vc. Aí não tem nada que segure a camionete !!!!

Miranda
13/07/2007, 12:17
ta acontecendo na f250.. mas eh de vez em quando. A roda traseira direita da uma travada e canta..eh um saco, pq todo mundo realmente olha com cara assustada.

fsoares
13/07/2007, 12:38
eu já tive duas rangers, comigo aconteceu nas duas. Mas geralmente quando chove e o carro está frio. Depois de algumas freadas para de acontecer.
Acho que não deve ser o carro frio, mas o pneu frio o problema...

Edintruder
13/07/2007, 15:05
A minha está sem o sistema de ajuste automático, porém esse ajuste apenas altera a posição do pedal, ficando mais alto ou mais fundo. Quando troquei as lonas da minha Ranger ela fez isso por uns 10 dias e depois parou. Só voltou a travar quando fiz o rodízio dos pneus da frente cruzando para trás e os de trás para frente no mesmo lado.
Acredito que deva normalizar em alguns dias.

Walter L. L. Casitta
13/07/2007, 19:39
A minha está sem o sistema de ajuste automático, porém esse ajuste apenas altera a posição do pedal, ficando mais alto ou mais fundo. Quando troquei as lonas da minha Ranger ela fez isso por uns 10 dias e depois parou. Só voltou a travar quando fiz o rodízio dos pneus da frente cruzando para trás e os de trás para frente no mesmo lado.
Acredito que deva normalizar em alguns dias.

Ta acontecendo o contrário. Parece que a medida que as lonas vão se acomodando vai piorando. Estou quase trocando as lonas de novo...

dalmolin
14/07/2007, 10:39
a minha camionete fez isso ae quando coloquei um jogo de cobreq na dianteria , inclusive era verao e gerou superaquecimento dos traseiros...

se a ranger estiver com pastilhas gastas ou discos finos , diminui a eficiencia na dianteira a sobrecarrega os traseiros....

Edintruder
15/07/2007, 23:32
a minha camionete fez isso ae quando coloquei um jogo de cobreq na dianteria , inclusive era verao e gerou superaquecimento dos traseiros...

se a ranger estiver com pastilhas gastas ou discos finos , diminui a eficiencia na dianteira a sobrecarrega os traseiros....

Não necessariamente pois o sistema dianteiroestá sempre ajustado. Porém a ineficiencia das pastilhas como no caso da Cobreq faz sentido, porém discos finos ou pastilhas gastas não altera assim dessa maneira.

dalmolin
16/07/2007, 07:02
Não necessariamente pois o sistema dianteiroestá sempre ajustado. Porém a ineficiencia das pastilhas como no caso da Cobreq faz sentido, porém discos finos ou pastilhas gastas não altera assim dessa maneira.

exato se as pastilhas nao segurarem as pinças vao dar a pressao na frente e nao parando eu pisava mais fundo e travava os traseiros realmente nao deve ser o q ha com a ranger....

na minha nao dah, mas pra fazer borrachao em camionete sem abs na dianteira eh soh pisar fundo no freio e soltar um pouco q ela "solta" os traseiros e ae o trem fumaceia...

a ranger tbm vem com lonas novas soh quando todo sistem de freio eh novo,, 150 mil km deve ser a primeira troca.... daqui a pouco gasta e para....

LLeeoo
16/07/2007, 09:08
Walter,

Existe algum tipo de regulagem, sim. Eu já tive um problema semelhante.

Aconteceu na revisão dos freios, o pedal estava excessivamente duro e os freios dianteiros estavam ineficientes. Voltei na concessionária da Ford, eles quebraram a cabeça um pouco e resolveram. O freio não vai ceder com o tempo, tem que descobrir onde está o "gato" mesmo.

Muito cuidado que, uma coisa que me aconteceu com essa estória foi que o esforço sobre o tambor ficou muito grande e pouco tempo depois uma das molas do tambor quebrou e o freio estava travando assimetricamente. Por muito pouco isso não me custa a vida, pois aconteceu justamente na descida de uma serra.

ABUENO
16/07/2007, 15:50
Na minha Ramger, ocorreu este tipo de problemas tambem, a roda traseira esquerda só travava, era um tormento frear, toda vez.
Solução, o mecânico me disse que os tambores estavam muitos sujos, areia, residuos de lona de freio, etc....
Então, pode ser sujeira dento do tambor de freio.

Walter L. L. Casitta
16/07/2007, 16:50
Na minha Ramger, ocorreu este tipo de problemas tambem, a roda traseira esquerda só travava, era um tormento frear, toda vez.
Solução, o mecânico me disse que os tambores estavam muitos sujos, areia, residuos de lona de freio, etc....
Então, pode ser sujeira dento do tambor de freio.

Eu troquei os tambores...

Walter L. L. Casitta
16/07/2007, 16:52
Walter,

Existe algum tipo de regulagem, sim. Eu já tive um problema semelhante.

Aconteceu na revisão dos freios, o pedal estava excessivamente duro e os freios dianteiros estavam ineficientes. Voltei na concessionária da Ford, eles quebraram a cabeça um pouco e resolveram. O freio não vai ceder com o tempo, tem que descobrir onde está o "gato" mesmo.

Muito cuidado que, uma coisa que me aconteceu com essa estória foi que o esforço sobre o tambor ficou muito grande e pouco tempo depois uma das molas do tambor quebrou e o freio estava travando assimetricamente. Por muito pouco isso não me custa a vida, pois aconteceu justamente na descida de uma serra.

Uma dssas molas já quebrou na minha Ranger também e na época troquei todas as molas e agregados das duas rodas...

João Pedro
17/07/2007, 03:35
Walter.

Ñ sei se tem a ver, mas qdo por motivos outros as rodas dianteiras de minha S10 foram várias vezes retiradas, gerando inclusive rompimento do fio do sensor do ABS (na minha é nas 4 rodas) e, posteriormente, a perda do parafuso de fixação do mangote (terminal) do freio da roda esquerda... Bem, enfim, depois de consertado tudo, alimentado o sistema de freio com novo fluido, feita a sangria etc o ABS passou a funcionar a "meia bomba". Ele até acionava, mas sem a eficiência de antes e com um certo travamento das rodas traseiras.

Experimentei várias vezes e determinei que o ABS ñ funcionava 100%. Aí, fui a uma oficina onde havia o "leitor" de ABS (uma espécie de palm-top), onde o o ABS é checado. Pedi para resetarem o sistema (pois nessas condições a luz de anomalia não acende no painel) e implementar a correção do soft. Pronto, tdo voltou ao normal.

Ocorre, segundo o mecânico, que em certas situações a luz de advertência não acende porque para o sistema está tdo normal. Ou seja, se os fios estão ligados, e o sensor está recebendo os sinais, então está tdo bem. Feita a releitura o sistema "reaprende" a "ler" pequenas assimetrias do sistema de freios.
Gastei 20 pratas e pronto.

Bianor
17/07/2007, 19:14
Prezado a minha Blazer tem ABS "nas 4 rodas", fiz uma revisão em Salvador e as rodas traseiras vieram travando facilmente, até que no ES uma revenda GM me atendeu gratuitamente, regulando o ajuste "automático" do desgate da lona. Nem precisa desmontar nada, basta uma chave de fenda, que acessa a janela de serviço no proprio tambor pelo lado interno, basta uns ajustes na catraca e pronto, nunca mais travou.
Coloquei uma imagem do manual onde tem o procedimento para ajuste.
http://img77.imageshack.us/img77/7551/freio1ht0.jpg (http://imageshack.us)

Walter L. L. Casitta
17/07/2007, 20:43
Bianor e João Pedro,

A S10 assim como a Ranger nova tem a válvula proporcionadora e a minha Ranger não tem. Esse é o meu problema. Essa válvula ajusta a pressão do freio traseiro, proporcionalmente a carga que a picape leva na caçamba e precisa estar bem ajustada. Quando não, pode acontecer o que aconteceu com as S10 de vocês. A minha Ranger não tem. Tem apenas a válvula equalizadora que é fixa, não tem como ajustar.

O procedimento que o Bianor postou é apenas o do ajuste que compensa do desgaste das lonas de freio e é semelhante ao da Ranger. Isso eu já fiz na minha Ranger e não resolve o problema.
Acho que vou trocar as lonas por outras de outra marca já que o problema só apareceu depois que coloquei essas novas.

Bianor
19/07/2007, 20:40
Qual a marca desta que voçe colocou ?

Walter L. L. Casitta
19/07/2007, 21:52
Qual a marca desta que voçe colocou ?

Marca Momag...

cbridi
28/07/2007, 17:05
E aí Walter?
Como ficou esta história? Continuas com as rodas travando?

[]'s gelados do sul do país... faz muito frio aqui...

Walter L. L. Casitta
28/07/2007, 17:58
E aí Walter?
Como ficou esta história? Continuas com as rodas travando?


Continua a mesma coisa. O problema agora é que a Ranger é a única viatura disponível e não da pra parar. Nesse mês chega um viatura nova na empresa e então vou poder parar a Ranger pra resolver isso e mais um monte de outras pequenas coisinha que vem me incomodando...

Bianor
28/07/2007, 18:42
Walter acredito que o seu sistema seja novo, mas na Blazer que já vai para 76000km, hoje mesmo desmontei os tambores, lavei tudo com sabão, passei um silicone spray nas articulações e molas e limpei as lonas com um pano umidecido de leve com um solvente e montei tudo, As vezes já passei uma lixa no tambor e nas lonas.
Sempre depois dessa limpeza os freio fica melhor, mas depois com o tempo volta ao normal.
Mas para quem nunca limpou vai a dica, não custa nada e fica bem melhor.
Só não façam passar diesel nas lonas fica uma caca danada, limpe sempre com sabão.
Quanto as lonas acredito que só vale as de marca Fraslee, Cobrec etc
Sds

Walter L. L. Casitta
28/07/2007, 19:06
Eu não tinha tido problemas com as peças do paralelo, mas dessa vês tá danado. Em janeiro troquei todas as articulações que já vieram com folga de fábrica. Essas mesmas articulações da Techsus duraram mais de 50.000Km da ultima vez. Com mais esse problema no freio traseiro, vou trocar tudo de novo por TRW e Frasle...

Walter L. L. Casitta
29/07/2007, 00:33
Estava consultando o catálogo da Momag e o código das sapatas da Ranger é o mesmo da Dakota. Depois no catálogo da Fras-Le vi que as sapatas de freio da Ranger tem o mesmo código das da S10.

Preço das sapatas da Momag (Ranger e Dakota): R$150,00.
Preço das sapatas na concessionária Ford: R$717,00 (Fras-Le).
Preço das sapatas na concessionária GM: R$313,00.

Bianor
30/07/2007, 12:50
Walter a caixa trac lok quanado nova oferece resistencia de 38 kgf ao arrasto da outra roda. Caso uma trave por falta de aderencia e a outra tenha aderencia ira "arrastar" fazer girar a que está sem aderencia com 38 kgf.
Ou seja ira equalizar as forças de frenagem nas duas rodas melhorando a perfomance da frenagem traseira.
Raciocinei certo ?
Confere.
Sds

rogeriomasih
30/07/2007, 13:51
Pelo que observei, muito têm esse problema de travamento após lavar e pulverizar o carro.

Isso é certo?

Walter L. L. Casitta
30/07/2007, 14:19
Walter a caixa trac lok quanado nova oferece resistencia de 38 kgf ao arrasto da outra roda. Caso uma trave por falta de aderencia e a outra tenha aderencia ira "arrastar" fazer girar a que está sem aderencia com 38 kgf.
Ou seja ira equalizar as forças de frenagem nas duas rodas melhorando a perfomance da frenagem traseira.
Raciocinei certo ?
Confere.
Sds

Não sei não, mas ainda acho preferível trocar as lonas pelas originais. Nesse fim de semana troquei de lados os tambores e o freio traseiro ficou normal novo, pelo menos até que as lonas se assentem novamente...

Walter L. L. Casitta
02/09/2007, 13:10
Finalmente nesse sábado consegui parar a Ranger pra tentar resolver o problema do freio traseiro definitivamente.

Depois de não encontrar nada de errado nas peças do freio comecei a procurar problemas nas outras peças que apesar de não fazer parte do freio estão relacionadas como o eixo e acabei encontrando um problema relativamente sério que se não era o causador dos travamentos do freio, então é mais um problema pra resolver na Ranger.
Percebi ao girar a roda que aparecia um pequeno empenhamento e não deu outra, é o semi-eixo direto e felizmente e esquerdo está ok.

Lá fomos então retirar o eixo pra ver o que aconteceu. Abri diferencial e diga-se de passagem o óleo estava com ótima aparência, sem contaminações, retirei o eixo e la estava o problema. A pista do rolamento é usinado no eixo e se acabou. Acredito que superaqueceu e deformou o eixo causando o empenamento.

A principio fique meio decepcionado com a resistência dessa peça já que pra resolver o problema tenho que trocar o eixo inteiro além do rolamento. Só falta o eixo esquerdo estar com o mesmo problema e fui correndo retirar o outro, mas felizmente aquele esta em perfeito estado. Então, por enquanto vou acreditando que foi um azar ter que substituir um eixo caro desses.

Abaixo a foto com o detalhe do eixo direito com pista do rolamento detonada e mais em baixo o eixo esquerdo...

http://img130.imageshack.us/img130/8229/semieixodjm4.jpg

http://img59.imageshack.us/img59/3327/semieixoecd4.jpg

Miguels
02/09/2007, 13:25
Na minha Ranger acontece, nos dias de chuva e com asfalto molhado, que se apertar o pedal do freio rapidamente trava tudo de repente e o carro chega até arrastar. Cadê a função do ABS? Estranho...

murilloaquino
02/09/2007, 13:33
ABS é so traseiro.....

Miguels
02/09/2007, 13:38
Sim, eu sei. Mas não era para travar e me dar um baita susto na chuva.
ABS é so traseiro.....

Walter L. L. Casitta
02/09/2007, 13:55
Sim, eu sei. Mas não era para travar e me dar um baita susto na chuva.

Esse comportamento é normal na Ranger e o ABS só entra caso travem as duas rodas já que o censor fica no diferencial.

Walter L. L. Casitta
09/09/2007, 21:43
Nessa quinta recebi as peças para remontar o eixo da Ranger, semi-eixo, rolamento e retentor. Na hora de montar tudo lembrei que não sei onde estava com a cabeça que comprei só rolamento do lado direito, então fui obrigado a abortar a missão. A manhã cedo volto à loja e compro mais um rolamento, assim deixo esse eixo zerado.
Como a origem de tudo isso era o problema do freio, aproveitei pra fazer um update com a inclusão de uma válvula reguladora de pressão sensível a carga, a mesma da Ranger 2006. Foto abaixo da válvula e do eixo com as tripas de fora...8)

http://img92.imageshack.us/img92/2970/vscde3.jpg
http://img92.imageshack.us/img92/3371/difzy9.jpg
http://img92.imageshack.us/img92/2053/pontatk7.jpg

Walter L. L. Casitta
19/09/2007, 22:43
Hoje me emputeci com a Ranger a mais de duas semanas parada e ainda tendo de ficar andando de Renault Scenic. Como só tinha tempo aos fins de semana pra mexer acabei dando um perdido na empresa e terminei de montar a bichona. O freio ficou perfeito. Vamos ver se depois que as lonas se assentarem tudo continua OK.

Gastos com brincadeira:
-1 semi-eixo direito Ford: R$856,80
-2 rolamentos traseiros INA (paralelo): 2x R$48,00
-2 retentores de óleo Ford: 2x R$28,00
-1 pino da caixa de satélites Ford: 8,00
-válvula sensível a carga (update da Ford Ranger 2007): R$265,00
-3L óleo Texaco Multigear 85w140 e óleo de freio R$48,00
-2 tubos de freio flangeados: R$18,00
-2 usinagem dos tambores de freio: R$50,00

OBS.: Consegui um bom contato na concessionária. Agora compro peças com 30% de desconto. Algumas peças saem por menos do que são vendidas no mercado paralelo. Exemplo: O eixo custava na tabela R$1124,00

Abaixo a foto da válvula sencivel a carga:
http://img525.imageshack.us/img525/7716/vsc1vd7.jpg

Marcello Ladeira
20/09/2007, 07:57
Walter teve maiores pistas do que pode ter causado o desgaste excessivo do Semi-eixo? Se você continuasse rodando com ele daria pra perceber alguma anormalidade antes que ocorresse alguma coisa mais séria?

abs,

Walter L. L. Casitta
20/09/2007, 08:52
Walter teve maiores pistas do que pode ter causado o desgaste excessivo do Semi-eixo? Se você continuasse rodando com ele daria pra perceber alguma anormalidade antes que ocorresse alguma coisa mais séria?


A pista interna do rolamento é usinada no eixo e a parte cementada se foi. Eu não se isso aconteceu porque o eixo estava empenado ou se empenou por culpa disso.

Esse eixo também pode ter levado alguma pancada forte durante as minhas andanças, já que eu não sou de reduzir a velocidade pra passar por buracos na estrada, mas não me lembro de nenhum acontecimento que poderia causar isso. Também poderia ser alguma falha durante a fabricação daquele eixo. Não fosse o problema no freio eu não desconfiaria desse outro problema já que o empenhamento era muito pequeno e não dava pra perceber a olho nú.

Também não percebi nenhum ruido estranho, mas que certamente aumentaria a medida que as peças fossem se desgastando. Mesmo assim o rolamento que é composto apenas pista externa dos roletes estavam perfeitos, mas na dúvida e por não ser tão caro troquei tudo.

Luizinho
20/09/2007, 09:22
Walter,

Você poderia passar maiores detalhes da instalação da válvula da 2007 como: peças necessárias, adaptações, ajustes, etc.

Depois, por gentileza, uma avaliação sobre o resultado do up-grade.

Abraço.

cbridi
20/09/2007, 14:15
OBS.: Consegui um bom contato na concessionária. Agora compro peças com 30% de desconto. Algumas peças saem por menos do que são vendidas no mercado paralelo.


Isso serve para vermos como a margem das concessionárias é bem elástica...
Por aqui, as vezes, consigo até 35% de desconto, basta encontrar um vendedor com vontade de vender e um CNPJ, preferencialmente de oficina mecânica.

Walter L. L. Casitta
20/09/2007, 14:29
Walter,

Você poderia passar maiores detalhes da instalação da válvula da 2007 como: peças necessárias, adaptações, ajustes, etc.

Depois, por gentileza, uma avaliação sobre o resultado do up-grade.

Abraço.

Luizinho,
A vávula é a da Ranger 07/08 e vem com o suporte e a mola para ser fixada no eixo. Ela vai fixada chassi onde tem que ser feito um furo na mesma posição que na Ranger 08
No lado do eixo como pode ser visto na foto fiz um suporte que vai fixado aproveitando 2 parafusos da tampa do diferencial também exatamente como na Ranger 08.
Também tive que fazer 2 tubos pro óleo pra adaptar a entrada e saída da válvula para tubulação existente.
A principio não tem ajustes e por enqaunto funciona bem mas preciso de mais tempo pra avaliar melhor...

Walter L. L. Casitta
20/09/2007, 14:30
Isso serve para vermos como a margem das concessionárias é bem elástica...
Por aqui, as vezes, consigo até 35% de desconto, basta encontrar um vendedor com vontade de vender e um CNPJ, preferencialmente de oficina mecânica.

Consegui 30% com a nota no meu nome mesmo...

Luizinho
20/09/2007, 17:49
Obrigado Walter,

Vou esperar você usar mais para poder avaliar o resultado prático da válvula.

Abraço.

Walter L. L. Casitta
17/10/2007, 18:37
Obrigado Walter,

Vou esperar você usar mais para poder avaliar o resultado prático da válvula.

Abraço.

Luizinho,

Rodei mais de 1000Km e a válvula vem funcionando perfeitamente. Nunca mais as rodas traseiras travaram. Mesmo nas decidas mais íngremes onde algumas vezes chegava a arrastar uma das rodas traseira por quase 10 metros agora só se em freadas mais bruscas e mesmo assim só consigo perceber por uns poucos soquinhos no pedal do freio pelo ABS.
Agora com carga a Ranger para com praticamente a mesma força no pedal necessária pra parar sem carga.

O que não está muito bom é um forte chiado durante a frenagem que eu acreditava que estava vindo das pastilhas dianteira e que descobri que na verdade vem do eixo traseiro. Isso eu acho que devido a baixa qualidade as lonas da Momag que usei. De qualquer forma já tinha comprado outras lonas de outra marca que não me lembro agora. Vou trocar e ver se o chiado acaba e o freio continua tão bom como esta.

Já ia esquecendo. Vamos ver como isso tudo vai se comportar com a chegada das chuvas. Por aqui elas ainda não chegaram...

Luizinho
18/10/2007, 08:43
Obrigado, Walter, pelo relatório.

Abraço.

Renato Froes
30/10/2007, 21:52
Walter, estou com o mesmo problema.

Tenho uma Ranger 98 2.5 gasolina, e mesmo pisando bem de leve no freio, de repente ela trava só a roda traseira direita assustando todo mundo.

Jà troquei as sapatas de freio, tambores, troquei todo o fluído, fiz várias sangrias no sistema de freio e nada...

Já levei a ranger em 5 oficinas diferentes e niguém resolveu o problema.

Meu mecânico agora quer trocar o cilindro mestre, quer regular de novo as lonas traseiras, etc...

Já não sei mais o que fazer, não sei se peço pro meu mecânico desmontar o tal semi-eixo ou se deixo ele ir tentando trocar peça por peça.

Amanhã vou levar a ranger para passar o tal detector do ABS, vai ser a 6ª oficina mecânica que vai ter a chance de tentar corrigir o problema, mas se você puder me dar mais alguma dica...

Obrigado.

Renato, Brasília-DF

Renato Froes
30/10/2007, 21:55
Detalhe:

Já faz 7 meses que eu estou tentando resolver esse problema, já gastei um bom dinheiro e a cada dia isso piora um pouco, hoje ficou impraticável dirigir a ranger no meio do transito, nas freadas (mesmo de leve) ela trava a roda traseira, chega a jogar a traseira um pouco de lado, mesmo andando a 30 km/h.

Renato Froes
30/10/2007, 22:15
Walter,

sou leigo no assunto, por gentileza, será que vc poderia me explicar como o desgaste do semi-eixo pode interferir no freio travando uma das rodas traseiras com facilidade?

Obrigado.

Walter L. L. Casitta
30/10/2007, 22:37
Walter,

sou leigo no assunto, será que vc poderia me explicar como o desgaste do semi-eixo pode interferir no freio travando uma das rodas traseiras com facilidade?

No meu caso o eixo estava empenado. Esse empeno era bem pequeno quase impossível de ser percebido, mas impedia que o mecanismo automático de compensação do desgaste das lonas funcionasse direito. Quando retirei o eixo para desempenar que vi o problema no rolamento, mas não sei isso estava relacionado com o empeno ou se foi coincidência.
Cheguei ao problema do eixo porque as rodas travam eu não encontrava nada de errado no freio.

No seu caso me parece mais fácil de resolver já que só um lado trava. É só trocar as peças do freio de um lado pro outro. Pede o meca pra trocar apenas o cilindro de um lado com o outro (Se isso for possível). Não deixa de verificar o eixo também.

Renato Froes
16/11/2007, 18:41
Pessoal, resolvi o problema da minha Ranger, o relato está no link abaixo:

http://www.comunidaderanger.com.br/phpBB2/viewtopic.php?t=336&sid=82bd486ee7010f6a3450429e0fae3a69

Edintruder
16/11/2007, 21:06
Andei pensando, a furação das rodas da Kombi são semelhantes às da Ranger? 5x4,5"?
Estou pensando em colocar freio à disco na traseira da Ranger usando os discos e pinças da kombi. É só fazer o suporte para as pinças prendendo no local aonde prende a bandeja do freio traseiro. O problema fica com o freio de estacionamento aonde pode ser resolvido com uma trava Carneiro, porém o freio estaria sempre justo, com uma melhora na frenagem quando estiver carregada e com a manutençaõ dos freios traseiros barateada e simplificada. Se ficar travando basta colocar a válvula de carga como o Walter fez.

Walter L. L. Casitta
17/11/2007, 10:31
Andei pensando, a furação das rodas da Kombi são semelhantes às da Ranger? 5x4,5"?
Estou pensando em colocar freio à disco na traseira da Ranger usando os discos e pinças da kombi. É só fazer o suporte para as pinças prendendo no local aonde prende a bandeja do freio traseiro. O problema fica com o freio de estacionamento aonde pode ser resolvido com uma trava Carneiro, porém o freio estaria sempre justo, com uma melhora na frenagem quando estiver carregada e com a manutençaõ dos freios traseiros barateada e simplificada. Se ficar travando basta colocar a válvula de carga como o Walter fez.

Você poderia colocar o frerio de estacionamento no cardam, bem na saída da caixa de transferência e talvez poderia usar um freio a tambor do Gol pra fazer isso.

Edintruder
17/11/2007, 22:30
Estou pesquisando e tem os freios do Alfa Romeu antigos aonde tinham o freio traseiro à disco. Esse já tem o sistema de freio de estacionamento por dentro dos discos como padrão. Agora o sistema de freio no cardam junto a CT não é má idéia, mas para prender as lonas necessitará um sistema preso direto à CT e o tambor rodando preso ao cardam.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-60849378-freio-a-disco-traseiro-para-maverick-opala-dodge-hot-4x4-_JM

shimomoto
18/11/2007, 02:08
Estou pesquisando e tem os freios do Alfa Romeu antigos aonde tinham o freio traseiro à disco. Esse já tem o sistema de freio de estacionamento por dentro dos discos como padrão. Agora o sistema de freio no cardam junto a CT não é má idéia, mas para prender as lonas necessitará um sistema preso direto à CT e o tambor rodando preso ao cardam.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-60849378-freio-a-disco-traseiro-para-maverick-opala-dodge-hot-4x4-_JM

Edi;

Antigamente, os caminhões Ford (F-600/F-11000 de freio a vácuo) utilizavam uma sapata "abraçava" o cardã e o prendia, quando se acionava o freio de estacionamento.

Já vi muitos deles assim e cheguei até a dirigir um 11000 que funcionava assim, mas, para ser franco, nunca vi como era o funcionamento do sistema propriamente dito, como era ancorado no chassis, nem o material utilizado.

Mas fica a idéia!

Abraços e boa empreitada!

Walter L. L. Casitta
18/11/2007, 11:02
Edi;

Antigamente, os caminhões Ford (F-600/F-11000 de freio a vácuo) utilizavam uma sapata "abraçava" o cardã e o prendia, quando se acionava o freio de estacionamento.

Já vi muitos deles assim e cheguei até a dirigir um 11000 que funcionava assim, mas, para ser franco, nunca vi como era o funcionamento do sistema propriamente dito, como era ancorado no chassis, nem o material utilizado.


A F4000 usa esse sistema até hoje ou até pouquíssimo tem atrás...

Edintruder
18/11/2007, 12:18
O problema é que precisará uma capa para o cardam uma vez que é de alumínio. Bastaria esquecer o freio acionado para desmanchar o cardam...
Ainda é mais fácil usar um sistema original de outro veículo pela facilidade de acertos e confiabilidade. Vou num desmanche olhar o tamanho do disco do Alfa, se for pequeno não servirá. Preciso algo que garanta segurança pelo peso da caminhonete aliado ao tamanho dos pneus que uso. O da Kombi sei que fica bom pois adaptamos numa empilhadeira Clark para 7 tons com duas pinças por disco. Ficou um balasso de freio e parou de dar problemas rotineiros que o sistema original dava. Se considerar que a empilhadeira por si só pesava cerca de 9tons e mais uma média de 5 tons de carga e o freio dava conta, no eixo traseiro da Ranger será serviço leve. O único problema é que eu preciso conferir as medidas externas do flange para ver se encaixa no disco. O disco da Kombi tenho dúvidas, mas nada impede de usar uma disco de outro veículo e as pinças da Kombi.

leobnaval
18/11/2007, 13:32
por que não utilizar os discos da própria ranger que é utilizado na diant. com pinças de tempra, monza, kadett, vectra, etc.
o problema será o freio de estacionamento que alguma pinças forçam o embolo da própria pinça (neste caso o problema e que quando o sistema esfria o disco como todo material sofre uma pequena redução ou seja não tem a mesma dilatação termica que quando quente, podendo a presão que o cabo exerse sobre o embolo seja insuficiente e o veículo fique sem freio de estacionamento) e alguns utilizam um sistema de tambor no próprio disco ( mais complicado para adaptar mais não impossivel neste caso é o contrario quanto mais o sistema esfria mais freia o sistema de estacionamento)

Edintruder
18/11/2007, 23:13
A idéia é boa, porém eu pouco uso o freio de estacionamento pois a cidade aqui é plana. Não temos subidas ou descidas. Dessa forma se eu instalat mesmo vou ficar sem freio de estacionamento até resolver como faço.

Walter L. L. Casitta
19/11/2007, 08:50
A idéia é boa, porém eu pouco uso o freio de estacionamento pois a cidade aqui é plana. Não temos subidas ou descidas. Dessa forma se eu instalat mesmo vou ficar sem freio de estacionamento até resolver como faço.

Só lembrando que aqui no Brasil o freio é chamado de freio de estacionamento ou freio de mão, mas no USA é chamado de freio de emergência...

Marcello Ladeira
19/11/2007, 10:07
Só lembrando que aqui no Brasil o freio é chamado de freio de estacionamento ou freio de mão, mas no USA é chamado de freio de emergência...
Outro dia pude identificar uma função de emergência para o freio de mão.

Estava bem devagar (menos de 20km/h) e peguei um óleo numa descida... pisei no freio, o carro travou e nada de baixar a velocidade, via que o encontro com a traseira de um golzin era inevitável... tive tempo de puxar o freio de mão, tirar o pé do freio e simular um ABS que minha L200 não tem nem na traseira... consegui com isso tirar o carro da traseira do golzin... o resultado foi um peão de uns 75 graus mas o carro parou... fora o susto nada ocorreu.

Abs,

Gugu7
01/05/2008, 17:27
A idéia é boa, porém eu pouco uso o freio de estacionamento pois a cidade aqui é plana. Não temos subidas ou descidas. Dessa forma se eu instalat mesmo vou ficar sem freio de estacionamento até resolver como faço.

Na minha ex Ranger uma vez deu problemas no freio. Ela de uma hora para outra faltava freio e apenas uma roda freiava, dando um arrasto horrível. Troquei o reparo do cilindro mestre e ficou normal. Eu não sei se é pq nao corro muito mas gostava dos freios originais da Ranger.

Aí pergunto:
Mas pra que mexer no freio traseiro? Ele tá dando problemas ou é pq vcs acham que é insuficiente?
:pensativo:

Edintruder
01/05/2008, 17:41
Na verdade os discos que eu andei vendo não entram nos flanges dos semi-eixos, então desisti da troca.
A tentativa dessa troca é pq eu uso pneus 33", o que aumenta em cerca de 13% o torque também sobre o freio, reduzindo a sua força de frenagem em determinados momentos.

Walter L. L. Casitta
01/05/2008, 17:47
Na verdade os discos que eu andei vendo não entram nos flanges dos semi-eixos, então desisti da troca.
A tentativa dessa troca é pq eu uso pneus 33", o que aumenta em cerca de 13% o torque também sobre o freio, reduzindo a sua força de frenagem em determinados momentos.

Outro dia vi um eixo de Explorer com freios a disco. Acho que essa é a única forma de colocar freios a disco na Ranger...

Edintruder
01/05/2008, 21:11
O caso então é procurar em desmanches. Nos EUA isso completo custa cerca de U$20,00 em qualquer desmanche!!!

Allan Nielsen
19/05/2008, 15:24
Alguem já usou discos da Fremax?

abs

alexpioli
20/05/2008, 10:18
Depois que troquei as lonas traseiras da minha Ranger e que não são as originais, as rodas passaram a travar com muita facilidade. A Ranger esta parando normalmente grassas ao ABS, mas as vezes com uma das rodas traseira arrastando e gritando alto. Isso ta ficando muito chato porque assusta os pedestres e os motoristas a minha frente ficam com aqueles olhos enormes me olhando pelo retrovisor. Quando estou levando carga isso não acontece.
Estou pensando em trocar a válvula equalizadora pra reduzir a pressão no freio traseiro, então antes gostaria de saber se alguém já passou por isso ou tem alguma experiência com esse tipo de problema?
Passei por isso recentemente. Não troquei as lonas, apenas dei uma geral por baixo com aplicação de anti-ferrugem. A pick-up ficou desse jeito q vc disse, e no dia seguinte parou.

cbridi
20/05/2008, 13:36
Alguem já usou discos da Fremax?

abs

A Fremax era, ou ainda é, fornecedora oficial da Stock Car. Acho que isso pode ser um indicativo... :-)
Tenho esses discos em um Clio, nenhum problema, tudo 100%.

[]'s

Allan Nielsen
21/05/2008, 08:26
A Fremax era, ou ainda é, fornecedora oficial da Stock Car. Acho que isso pode ser um indicativo... :-)
Tenho esses discos em um Clio, nenhum problema, tudo 100%.

[]'s

Grato cbridi :concordo:

Anthoniusnikos
26/05/2008, 17:19
Casitta, Edin, Allan, etc. Qual a chave para desatarraxar a porca do eixo da foto ?

Kim
26/05/2008, 20:46
Vamos em partes!!!

Pegue uma espátula de borracheiro (aquela de desmontar pneu) ou chave de fenda grande, e também uma marretinha.

Bata na campana do freio, entre os parafusos de roda, até sentir que a capana do freio soltou do centro. (bata com força moderada, não meta o pau que a campana pode quebrar)

De posse da espátula, coloque entre o espelho e a campana, fazendo uma alavanca que jogará a campana para fora, um pouco da cada lado (na sua direita e esquerda).

Dependendo de como o freio esteja regulado, soltara coisa de no máximo 1cm de cada lado. Lembrando que O FREIO DEVE ESTAR COMPLETAMENTE SOLTO, isso inclui o freio de estacionamento.

Bem, retirou a campana, verá quatro parafusos , então solte-o. Como?, será sua pergunta!

Na flange onde se encontra os parafusos de roda, há um buraco, por alí é que se passa a chave "L" ou o pito com a extenção para se efetuar tal serviço.

Soltou!

Puxe o semi-eixo para fora, virá com o retentor e centro do rolamento cônico.

Fácil não?

Abraços.

Kim.
ps.: a chave para soltar, não lembro se é uma 14mm ou 9/16"

Walter L. L. Casitta
26/05/2008, 20:57
Casitta, Edin, Allan, etc. Qual a chave para desatarraxar a porca do eixo da foto ?

Que porca?

Walter L. L. Casitta
26/05/2008, 21:03
Vamos em partes!!!

Pegue uma espátula de borracheiro (aquela de desmontar pneu) ou chave de fenda grande, e também uma marretinha.

Bata na campana do freio, entre os parafusos de roda, até sentir que a capana do freio soltou do centro. (bata com força moderada, não meta o pau que a campana pode quebrar)

De posse da espátula, coloque entre o espelho e a campana, fazendo uma alavanca que jogará a campana para fora, um pouco da cada lado (na sua direita e esquerda).

Dependendo de como o freio esteja regulado, soltara coisa de no máximo 1cm de cada lado. Lembrando que O FREIO DEVE ESTAR COMPLETAMENTE SOLTO, isso inclui o freio de estacionamento.

Bem, retirou a campana, verá quatro parafusos , então solte-o. Como?, será sua pergunta!

Na flange onde se encontra os parafusos de roda, há um buraco, por alí é que se passa a chave "L" ou o pito com a extenção para se efetuar tal serviço.

Soltou!

Puxe o semi-eixo para fora, virá com o retentor e centro do rolamento cônico.

Fácil não?

Abraços.

Kim.
ps.: a chave para soltar, não lembro se é uma 14mm ou 9/16"

Kim,

Que veículo é esse? Ranger não é...

Kim
26/05/2008, 21:57
É algum com 5 parafusos, parece opala/S10, mais o procedimento é o mesmo,m mudando somente se for braseixo, que daí deve-se retirar o pino da caixa satélite para retirar as travas 1/2 lua da ponta do semi-eixo.

Abraços.

Kim.

Anthoniusnikos
26/05/2008, 22:23
Casitta, o que pensei ser uma porca é a campana que o Kim explicou. O meu objetivo é tirar a "panela" para verificar o estado das lonas.

Brigadão Kim, mas a campana é mesmo a "porca" central ou a "panela" ? O sentido de giro dela é horário ? Ou não tem rosca ?

Também: A "panela" fica presa entre os quatro parafusos e o aro da roda ? Então as porradinhas seriam na panela ?

Abs

Walter L. L. Casitta
26/05/2008, 22:49
Casitta, o que pensei ser uma porca é a campana que o Kim explicou. O meu objetivo é tirar a "panela" para verificar o estado das lonas.

Brigadão Kim, mas a campana é mesmo a "porca" central ou a "panela" ? O sentido de giro dela é horário ? Ou não tem rosca ?

Também: A "panela" fica presa entre os quatro parafusos e o aro da roda ? Então as porradinhas seriam na panela ?

Abs

É só puxar o tambor de freio que ele sai. Não tem nada que o prenda a não ser o próprio freio...

Kim
26/05/2008, 23:00
Isso mesmo Walter!

as pancadas que mencionei, são para "descolar" a panela da flange do semi-eixo.

Depois de "descolado" se o freio estiver com regulagem baixa é só puxar, se estiver levemente preso ou com rebarba na campana, só com uma alavanca como mencionei.

Abraços.

Kim.

Anthoniusnikos
26/05/2008, 23:10
Mais fácil do que pensei. Amanhã vou tirar e ver o estado.
Por enquanto obrigadão.

Edintruder
27/05/2008, 14:04
Não bata na panela que quebra!!!
Force com uma alavanca que é mais garantido ou bata usando um taco de madeira!

Anthoniusnikos
30/05/2008, 14:54
Olá Kim, Olá Edin, Olá Casitta, Olá Allan, outros. Vou postar umas fotos de como tirar a campana "panela" para facilitar o trabalho dos iniciantes.
A campana da roda tras. lado passageiro saiu fácil, mas a do lado do motorista deu trabalho, pois estava um pouco presa pelas lonas. Antes de recolocar a campana desta roda dei umas duas voltas na "espora" e aí ela entrou facilmente.

1 - Mas minha dúvida é porque a trava da "espora" reguladora de uma das rodas (foto 4) não está no lugar como na outra roda ?
2 - As lonas estão com 4 mm de espessura. Já está na hora de trocar ?

Abs à todos.

Kim
30/05/2008, 15:23
Caro Anthoniusnikos!

Na foto 4, o regulador está montado inverso do que deveria ser, como na foto 5.

Retire-o e recoloque-o de forma inversa à tirada, para que a catraca funcione.

Sobre a espessura da lona, observe se não há trincas, pois quando a mesma está no final, aparecem trincas na sua extensão.

Sobre estar presa a campana às lonas, isso ocorre por que onde a lona trabalha, "afunda", ficando as bordas "mais altas" e assim travando-as.

Do mais, ficou legal o passo a passo.

Abraços.

Kim.

Anthoniusnikos
30/05/2008, 15:46
Olá Kim. Logo desconfiei que tinha porcânico na jogada. É a primeira vez que tiro a campana.
O que você acha dos 4 mm ? Não estando trincada, dá para usar mais algum tempo ainda ?

Kim
30/05/2008, 16:05
Caro Anthoniusnikos!

Pode ficar tranqüilo quanto às lonas se não há trincas.

Por ser sua primeira vez desmontando as campanas, está muito bem, pois notou algo de errado!:concordo:

Por ser uma pick-up, existe um sistema de alívio de pressão de fluido de freio, o que reduz em muito o desgaste das lonas, então como dito anteriormente, pode ficar tranqüilo.

O sistema que notou estar errado, funciona basicamente em conjunto com o freio de estacionamento, quando o aciona, as lonas abrem forçadamente (mais do que quando pisa no pedal), articulando a espora, que roda a catraca, aproximando a lona da campana.

Deve-se observar que os reguladores são diferentes entre sí, pois um lado tem a rosca direita e outro tem rosca esquerda. (não sei qual aplica em qual)

Volto a te parabenizar pela sua "primeira vez"

Abraços.

Kim.

Anthoniusnikos
30/05/2008, 16:18
Obrigado pela catraca e campana. Veio na cabeça "panela" e "espora". Já que você está agora por aí, e eu tenho que descer para terminar o serviço, me confirme o seguinte: Devo apertar a catraca o suficiente para que a campana entre com a menor folga ?
Abração

Edu filho do kim
30/05/2008, 17:21
Opa é o Kim.

Sobre regular para montar, não precisa, estando tudo certo, montado corretamente, é só acionar o freio de estacionamento, de preferencia andando de marcha ré, que regula sozinho.

Como?

Só faça o veículo se deslocar de ré, e acione o freio de estacionamento, pode ser na rampa da garagem, descendo o meio fio, não há nem necessidade de se engatar a marcha.

Dessa forma, supra mencionada, a regulagem é mais rápida do que deixar regular sozinho, com o uso.

Esse procedimento só eve ser feito quando se sente que o pedal está muito baixo.

Abraços.

Kim.

Anthoniusnikos
30/05/2008, 17:50
Se é o filho do Kim, então é o Kimkinho. Pode ser ? Aprendi mais uma com a dica da ré. Vou fazer amanhã.
Mas Kim, existe uma lona para o lado direito e outra para o esquerdo? Daí explicaria a trava não alcançar a espora da catraca. Montei assim mesmo.
Do jeito que está, o que você acha que está errado?
Nota: Se o Kimkinho souber me responde.
Abração
Anthoniusnikos

Kim
30/05/2008, 21:42
Caro Anthoniusnikos!

Não deveria ter montado dessa forma, se verificou o problema, deveria resolve-lo.

O fato da haver duas lonas, são para as mesmas abrirem e eqüalizar a força entre os dois lados da campana.

No seu caso, seria somente retirar o regulador, desencachando-o com uma chave de fenda, abrindo as sapatas das lonas. (elas não caem)

Não precisa mexer em mais nada, só no regulador.

Aí a espora ficará certa na catraca da rosca. Essa catraca sobe e desce, quando aperta o freio de estacionamento, ela sobe, quando solta desce e leva a rosca do regulador.

Não faça a regulagem pelo freio de estacionamento, estando da forma da foto, pois pode ocorrer de um lado ficar bem regulado e o outro não, ai será um problema.

Abraços.

Kim.

Anthoniusnikos
30/05/2008, 22:14
Então está tudo certo e é só uma questão de posição? Vou desmontar tudo amanhã e tentar colocar no lugar.
Obrigadão Kim

Kim
30/05/2008, 22:31
Isso mesmo, é só uma questão de posição!

Bom trabalho!

Abraços.

Kim.

Anthoniusnikos
30/05/2008, 23:06
Abraço no Kimzinho, aí.
Anthoniusnikos

Walter L. L. Casitta
31/05/2008, 13:45
Olá Kim, Olá Edin, Olá Casitta, Olá Allan, outros. Vou postar umas fotos de como tirar a campana "panela" para facilitar o trabalho dos iniciantes.
A campana da roda tras. lado passageiro saiu fácil, mas a do lado do motorista deu trabalho, pois estava um pouco presa pelas lonas. Antes de recolocar a campana desta roda dei umas duas voltas na "espora" e aí ela entrou facilmente.

1 - Mas minha dúvida é porque a trava da "espora" reguladora de uma das rodas (foto 4) não está no lugar como na outra roda ?
2 - As lonas estão com 4 mm de espessura. Já está na hora de trocar ?


Que meleca é aquela lá em? Você jogou algum óleo lá? Antes de montar tem que lavar e deixar sequinho...

Edintruder
31/05/2008, 22:48
Eu já até coloquei fogo em lona para secar fluído derramado pelo cilindro de freio, pois se deixar sujo além de fumaça perde muito freio na roda.

Anthoniusnikos
01/06/2008, 19:54
Limpei com diesel, mas sequei bem com panos, também não deixei cair nas lonas. Com o flash da máquina ficou tudo brilhante. Achooooooooooooo! que não vai pra lona não. De qualquer forma, obrigado pela observação. Vou ver se arrumo querosene.
Me digam onde fica a válvula do ABS, ainda não sei. Até pensei que fosse embaixo da campana.
Abs

Walter L. L. Casitta
01/06/2008, 20:01
Limpei com diesel, mas sequei bem com panos, também não deixei cair nas lonas. Com o flash da máquina ficou tudo brilhante. Achooooooooooooo! que não vai pra lona não. De qualquer forma, obrigado pela observação. Vou ver se arrumo querosene.
Me digam onde fica a válvula do ABS, ainda não sei. Até pensei que fosse embaixo da campana.
Abs

Fica ao lado do cilindro mestre

Anthoniusnikos
01/06/2008, 21:02
Paciência aí "velho". Onde fica o cilindro mestre ?
Abs

Allan Nielsen
04/06/2008, 12:04
Paciência aí "velho". Onde fica o cilindro mestre ?
Abs

No cofre do motor, ao lado do ABS :mrgreen:.

O ABS fica entre a bateria e a caixa de fuziveis.

abs

Edintruder
04/06/2008, 15:18
O sensor traseiro do ABS é junto do velocímetro, em cima da bola do diferencial traseiro.

Anthoniusnikos
04/06/2008, 15:28
Muito obrigado. Eu ia aproveitar este tópico para perguntar com que chave devo tirar os parafusos da tampa do diferencial, pois a 13 mm vai arregaçar, mas o computador aquí estava travando, deu pau, e quando deu (Uiiiii !) abri um tópico novo rapidinho.
Abração - Estamos progridindo ! Aguardo ajuda.
Anthoniusnikos

Edintruder
04/06/2008, 16:12
Acredito que seja entre 10 e 13mm. Não lembro.

Walter L. L. Casitta
04/06/2008, 16:16
Acredito que seja entre 10 e 13mm. Não lembro.
Edi o seu dif é Dana e o parafusos são de padrão métrico e o Visteon é padrão Imperial e tem os parafusos são cotados em frações de polegadas...

Anthoniusnikos
04/06/2008, 16:53
Procurei por "quase todo" eixo e só ví números. Então é VISTEON !
E a chave "macho" do parafuso (bujão) para entrada do óleo no diferencial ? É quadrada, e de quantas polegadas ? (fica logo abaixo dos sensores do ABS e VELOCÍMETRO).
Abs

Walter L. L. Casitta
04/06/2008, 17:14
Procurei por "quase todo" eixo e só ví números. Então é VISTEON !
E a chave "macho" do parafuso (bujão) para entrada do óleo no diferencial ? É quadrada, e de quantas polegadas ? (fica logo abaixo dos sensores do ABS e VELOCÍMETRO).
Abs

Acho que é 1/2". Uso a chave de soquetes sem o soquete...

dudas_308w
04/06/2008, 17:24
Postado originalmente por Anthoniusnikos http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/viewpost.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=619956#post619956)
Paciência aí "velho". Onde fica o cilindro mestre ?
Abs


No cofre do motor, ao lado do ABS :mrgreen:.

O ABS fica entre a bateria e a caixa de fuziveis.

abs

e o cofre do motor é aquele compartimento debaixo do capo, na parte da frente do carro :-D

Anthoniusnikos
04/06/2008, 17:32
É isso mesmo. Vou comprar um torquímetro de 1/2" (Verdadeira!), só tenho 3/8" em milímetros (mm) !!!???.

Ô Dudas, não escreví 1/2 por extenso para não tê confundir. Daí você pode comprar um par de números diferentes, ou aquelas de Nylon ... E daí vai dar vontade de sair espanando a rosca por aí.

Casitta. Obrigadão

Abs

Kim
04/06/2008, 20:06
Procurei por "quase todo" eixo e só ví números. Então é VISTEON !
E a chave "macho" do parafuso (bujão) para entrada do óleo no diferencial ? É quadrada, e de quantas polegadas ? (fica logo abaixo dos sensores do ABS e VELOCÍMETRO).
Abs

Lembrando!!:pensativo:

Sensor ABS é preso à bola do diferencial traseiro.

Sensor VELOCÍMETRO fica acoplado ao câmbio!

Duas peças distintas!!:concordo:

Walter L. L. Casitta
04/06/2008, 21:11
Lembrando!!:pensativo:

Sensor ABS é preso à bola do diferencial traseiro.

Sensor VELOCÍMETRO fica acoplado ao câmbio!

Duas peças distintas!!:concordo:

A partir de 98 só no diferencial. O mesmo sensor serve ao Velocímetro e ao ABS

Allan Nielsen
04/06/2008, 21:22
Procurei por "quase todo" eixo e só ví números. Então é VISTEON !
E a chave "macho" do parafuso (bujão) para entrada do óleo no diferencial ? É quadrada, e de quantas polegadas ? (fica logo abaixo dos sensores do ABS e VELOCÍMETRO).
Abs

É 3/8, tambem uso a catraca de um jogo de soquete. Neste caso 10mm tambem funciona.

Kim
04/06/2008, 21:46
Opa Walter L. L. Casitta!

É que no cambio da minha Ranger 4x2 2.3 16V 02/03, a "ALCOOLATRA" tem um sensor, que achei ser do velocímetro.

Estava até pensando em cortar uns fios alí para seber se libera os "depois dos 160", pois chega ali e não passa, independente de giro.

Abraços confusos.

Kim.

Anthoniusnikos
05/06/2008, 08:06
Olá Kim. O mestres também podem se enganar de vez em quando.
Soltei a mola, logo acima da catraca, tirei a catraca e virei ao contrário. Deu certo com a espora! Da próxima vez desmonto tudo e troco as lonas. Obrigadão, e abraços pro Edú (Kimzinho).

Freio da roda de trás: - Da minha caixa de câmbio também sai um cabo (do lado do motorista) que parece ser o respiro ou um cabo que mede alguma rotação. Ainda não sei.
Abs

Walter L. L. Casitta
05/06/2008, 09:32
Isso não é um sensor, é o interruptor da luz de ré...

Anthoniusnikos
24/06/2008, 23:37
Caraca Caistta, você matou a charada..., por isso que as lanternas da ré as vezes não acendiam, o encaixe do cabo na entrada da caixa estava frouxo, e as vezes não tinha contato.
Abs

soneca_zzz
25/06/2008, 14:49
Opa Walter L. L. Casitta!

É que no cambio da minha Ranger 4x2 2.3 16V 02/03, a "ALCOOLATRA" tem um sensor, que achei ser do velocímetro.

Estava até pensando em cortar uns fios alí para seber se libera os "depois dos 160", pois chega ali e não passa, independente de giro.

Abraços confusos.

Kim.

Kim, não sei qual o seu veículo (imagino que seja a Ranger pelo "depois dos 160"), nem se estou falando besteira, mas normalmente esse limitador de velocidade é eliminado com uma reprogramação do chip da Injeção Eletrônica... muito comum na S10/Blazer V6 que limita a 180km/h...

murilloaquino
25/06/2008, 22:56
Será que mesmo sem o chip, as blazer e S-10 passam dos 180?

soneca_zzz
26/06/2008, 00:38
Murillo, creio que sem o limitador, passam, sim. Eu utilizava uma S-10 V6 CD automática e na volta de uma viagem, no Rodoanel aqui em SP, cheguei nos 160km/h fácil, tive que tirar o pé pq o túnel estava chegando ao fim e tinha um radar um pouco depois, mas percebi que o motor tinha força suficiente para chegar e passar dos 180km/h se tivesse mais estrada.
Outra coisa, tem gente que aproveita que vai mexer no chip para tirar o limitador e já reprograma ele de forma a ganhar alguns "pocotós" a mais, prática muito comum. Um Gol 1.0 16v Turbo (original) tem 112cv, com uma reprogramação no chip ele chega perto dos 150cv, mesmo detonando a vida útil do motor...

Anthoniusnikos
26/06/2008, 10:51
Soneca, acho que desta vez você vai perder a carteira (ou quem tiver a viatura no nome). No Rodoanel-SP tem um radar a cada 300 m, são fixos que mudam de lugar periódicamente. vários (100 Km/h), 1(um) de 40 Km/h e 1(um) de 60 Km/h.

Tomara que não !

Mas, afinal: Murillo, Soneca e Kim... Esse cabo ca caixa de câmbio, a que estamos nos referindo (da Ranger!), é um MEDIDOR DE VELOCIDADE ou SENSOR DA LÂMPADA DE RÉ, como disse o Walter L.L.Casitta ???
Abs

Edintruder
26/06/2008, 12:02
Na Ranger diesel fica tudo no sensor do diferencial traseiro. Na caixa só vai o interruptor da ré. As a gasolina acredito que seja igual. Basta conferir, se tiver apenas um ponto de ligação é ré, se tiver 2 pontos, é velocímetro e ré.

soneca_zzz
26/06/2008, 12:16
Então, passo 2x por semana no Rodoanel e qdo cheguei nessa velocidade foi dentro do túnel grandão (sentido SP/Regis Bittencourt) e lá ainda não tem radar, mesmo pq tem túnel que tem... Faz mais de um mês que passei nessa velocidade lá dentro e nunca chegou multa, também verifico no site do DETRAN de vez em quando.

Os outros radares fixos são fáceis de ver e só passo nos trechos que possuem limite de 100km/h, onde reduzo. ATÉ AGORA não levei nenhuma multa... hehehe

Caraca, que desvirtuada no tópico, ao invés de falar de roda presa estou falando de roda girando e muito! Foi mal aí, gente!

Voltando ao assunto "roda presa", vcs desmontam e montam essas coisas como se fossem Lego! Normalmente quando eu desmonto algo no meu carro, sempre sobra algum parafuso...

Anthoniusnikos
26/06/2008, 18:17
Soneca, não é bem assim, é preciso pegar os macetes. Ainda outro dia, quase tiro a ponta de eixo para soltar a capana. Quando desconfiei, pedi socorro e o prof. KimCasittaEdin&CiaLtda me deram o pulo do gato. Para não sobrar peças é melhor ir fotografando tudo, para na dúvida ter como conferir.
Entrei a 80 Km/h e tomei uma multa de excesso de veloc. no pardal de 60 Km/h, lá no final do Rodo Anel-SP já chegando na Raimundo PM. Tinham mudado o local do pardal. Pior que era recaida e foi para quinhentos e não sei quantas pilas.

Edin, agora ficou claro. Quando tirei a caixa e tive que soltar esse (sensor) também achei que fosse de velocidade.

Abs

soneca_zzz
27/06/2008, 10:09
O pior é que eu tirava foto mesmo, fazia um passo-a-passo de como desmontar, consertar e montar novamente, não só para não sobrar peça, mas pq participo de outro fórum de carro e já ajudava a galera que tinha o mesmo problema.

Tô vendo que quando estiver com a minha Ranger, fuçarei em tudo! hehehe

É, o negócio é manerar no Rodoanel, mesmo...

Kim
01/07/2008, 11:37
Caros amigos!

Acho que esse espaço é providencial para meu relato!

Bem, a alguns dias minha Ranger começou a ficar com freio maluco, era só encostar o pé no pedal que o ABS-T já dava sinal de vida, independente de terreno.

A patroa chegou a levar alguns sustos!

Como foi dito aqui, e para minha surpresa, o velocímetro e sensor do freio são ligados no diferencial, resolví trocar o óleo do mesmo. (100.000km)

Era original ainda!!!:shock:

Retirei o óleo, limpei tudo!

Montei a tampa, coloquei o óleo!:concordo:

Fui medir o óleo que saiu, que surpresa, aproximadamente 1,5 lts.

Coloquei os 2,6 lts que deveria de 75W140 (recomendação da Ford).

E o freio está funcionando normalmente agora!

Sem sustos do ABS-T!

É a experiencia que viví!

Abraços.

Kim.

Kim
01/07/2008, 12:11
Duplicidade!!!!!!!!

Anthoniusnikos
01/07/2008, 14:47
Kim, o que achou do óleo velho do eixo: viscosidade, cor, impurezas, etc. ?
Parece que o freio e direção hidráluica, ficam ruins (um pouco duros) quando o fluído e óleo estão velhos.

Comentários à parte: Já que estamos falando de coisas velhas... Fui fazer o exame de prostata ontem, pela primeira vez nos meus 56 anos (1 anús !), e as pregas estão ardendo um pouco ainda, mas valeu. Fui aprovado. Já fez o seu ?

Abração
Antoniusnikos

Kim
01/07/2008, 21:46
Caro Anthoniusnikos!

O óleo que saiu não estava muito bom!

Está numa cor grafite, aparentemente com a viscosidade baixa.

Examinando as engrenagens, tanto da coroa e pinhão, como das planetárias, estão na mais perfeita ordem!

O que me deixou mais preocupado, foi ter saido pouco óleo.

Não tem vazamentos, mais como relatei, são 100.000 sem manutenão!:shock::cry:

Bem, sobre a segunda revisão que fez, ainda não fiz, pois estou com 37 anos, mais o que mais me preocupa, é se o médico pedir uma segunda opinião... ai fud...

Edintruder
01/07/2008, 23:27
Anthônius, meus pêsames...

Espero que esse exame não tenha te deixado desconfiado ou tenha te deixado com incertezas sobre a sua vida....

Eu ainda tenho muitos anos até me confrontar com isso! Eheheheh!

Algumas preocupações que tem que ter:
- Pedir para remarcar a consulta para a semana que vem;
- Pedir uma segunda opinião;
- Se o médico perguntar o que está sentindo responder "sinto que te amo!";
- Sentir uma coceirinha por dentro no outro dia.

Se não tivesses esses efeitos colaterais, estás aprovado! Eu sei disso pois como sou gaúcho, conheço muitos coroas gaúchos cujos tiveram que passar pelo dedo, e a sacanagem toma conta, é claro! ahahahah!!!
...quando chegar a minha vez pretendo virar Catarina antes para justificar... Ahahahah!!!

Anthoniusnikos
01/07/2008, 23:42
Gaucho de Pelotas... Heim... !
Com um pouco de vaselina vai (mais ou menos). Mas agora só daquí a dois anos. Após os 60 é que tem que ser de ano em ano.
Tudo pelos 90.

Valeu Kim, mas ainda não comprei a chave soquete de torque de 1/2" , pra usar sem o soquete (como o Casitta diz). Para poder colocar o óleo no diferencial. O meu deve estar igual ao seu (94.000 Km)
Abs

LLeeoo
02/07/2008, 10:24
Gaucho de Pelotas... Heim... !
Com um pouco de vaselina vai (mais ou menos). Mas agora só daquí a dois anos. Após os 60 é que tem que ser de ano em ano.
Tudo pelos 90.

Valeu Kim, mas ainda não comprei a chave soquete de torque de 1/2" , pra usar sem o soquete (como o Casitta diz). Para poder colocar o óleo no diferencial. O meu deve estar igual ao seu (94.000 Km)
Abs

Essa história de misturar exame de próstata com usar óleo no diferencial sem o soquete e estado do dito cujo deu uma leitura no mínimo inusitada...

soneca_zzz
02/07/2008, 10:31
Comentários à parte: Já que estamos falando de coisas velhas... Fui fazer o exame de prostata ontem, pela primeira vez nos meus 56 anos (1 anús !), e as pregas estão ardendo um pouco ainda, mas valeu. Fui aprovado. Já fez o seu ?

Abração
Antoniusnikos

Esse é um comentário que eu não faria nem para os meus pais!!! :mrgreen:

Brincadeiras à parte, vi em algumas mensagens o pessoal dizendo que é bom trocar praticamente todos os fluídos da Ranger (ou outra pickup), quando perguntam o que fazer ao comprar uma viatura usada (eu). Falei de quase todos, pois normalmente o fluído de freio não é trocado, só quando faz alguma manutenção mais "grave". Qual seria a quilometragem ideal para a troca desses fluídos, uns 100k km?

O fluído de freio original é DOT3? O freio dela é forte? Alguém já usou o DOT4 ou DOT5 (aqueles de competição)? Não tenho certeza, mas tenho visto alguns carros novos saindo com o DOT4 (antes o padrão era tudo DOT3)...

Anthoniusnikos
02/07/2008, 11:27
Ô Lleeoo, esqueceu de tocar no eixo cadã. Por quê ???

Soneca, acorda !!! Dê uma olhada no tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30416

Entendeu?

Abs

soneca_zzz
02/07/2008, 12:28
Entendi, essa do ponto de ebulição eu sabia, só não sabia sobre a densidade. O freio do meu carro é uma lástima, ele tem um freio ABS especial que chamo de freio "A Base de Susto" e isso é mal do modelo pq conheço muita gente que tem esse problema. O freio é subdimensionado para o peso do veículo! :( A recomendação é trocar o sistema de freio ou, ao menos, utilizar o DOT 5.1 para diminuir a fadiga nas frenagens emergenciais.

Fiz umas pesquisas aqui e não encontrei nada sobre diferença de densidade/viscosidade entre eles. A única ressalva é, no caso dos upgrades comuns de DOT 3 para o DOT 4 ou DOT 5.1, nunca utilizar o DOT 5, apenas o DOT 5.1! O DOT 5 possui silício e danifica as borrachas, devendo pular direto para o DOT 5.1.

Sobre os pontos de ebulição seco:
DOT 3: 205°C
DOT 4: 230°C
DOT 5.1: 260°C

Em alguns lugares li que não há sérios problemas em misturar fluídos, como DOT 3 e DOT 4, o que ocorre é que você não aproveitará 100% das características melhoradas do fluído superior, sendo mais interessante a sangria do sistema e limpeza com o novo fluído.

Resumindo, se for trocar o fluído de freio, faria o upgrade para o DOT 5.1, como da ELF ou Mobil. A TRW/Varga também tem e é mais comum de encontrar, embalagem cinza/prateada e está escrito DOT 5, mas na verdade é DOT 5.1!

Valeu pelo link, Anthoniusnikos! ;)

Anthoniusnikos
02/07/2008, 12:46
É isso aí Soneca.

Eu não sabia das características do DOT 5.1 como segue:
Dados da ELF - É recomendado para os sistemas ABS.
- Assegura a suavidade na passagem de velocidades ainda que em condições climatéricas frias.
- Viscosidade adaptada a altas e médias temperaturas de utilização.
- Bom poder lubrificante garantindo um bom deslizamento sem desgaste dos pistões no sistema de travões.
- Elevada estabilidade térmica a quente, muito boa resistência à oxidação e baixa hidroscopia, garantem o alto nível de segurança no momento de travagem.
- Não corrosivo face aos metais existentes no circuito: ligas de estanho-aço, aço, alumínio, ferro fundido, latão e cobre.
- Excelente compatibilidade com as peças do circuito em borracha: mangueiras, ferro fundido, latão e cobre.
- Quimicamente estável.
Parece ser mais usado para os sistemas de travões de disco, como nas motos de competição, é miscível com todos os outros fluídos sintéticos de natureza química do tipo DOT 3, DOT 4, com excepção dos fluídos DOT 8 ou DOT 5 a base de silicone e os fluídos especiais do tipo LHM.
Características:

Fluído 100% sintético, a base de poliglicóis.
Cor amarela.
Ponto de ebulição 270 °C / 518 °F
Ponto de ebulição 185 °C / 365 °F
Viscosidade a -40°C (-40°F) 820 mm2/s
Viscositdade a 100°C (212°F) 2.1 mm2/s


Gostaria de saber se alguém está usando esse fluído.

Abração

soneca_zzz
02/07/2008, 12:53
Foi exatamente um dos textos que localizei na web! hehehe
Como ainda não tenho uma Ranger, não sei como é o freio, logo é de caráter informativo. Enquanto isso continuo passando susto com meu carro mesmo.

Anthoniusnikos
02/07/2008, 21:09
E aí pessoal ! :pensativo: Alguém está usando o fluído para freio DOT 5.1 ?

Alexandre Magno
04/07/2008, 00:05
Amigos, hoje minha Ranger 2.8 2002 travou os freios, ficando imobilizada: Após cerca de 10Km, o carro foi ficando pesado, pedindo marcha, até que começou a feder a queimado. Entrei numa marginal e segui devagar, porém cada vez mais os freios travavam o carro. Parei, testei mais uma vez tentando sair e o esforço era grande. Então chamei reboque e levei para uma oficina. Quando chegamos na oficina, o carro já desceu sozinho a rampa, mostrando que estava bem menos travado, como se ao esfriar o travamento era reduzido/eliminado. Após algumas horas na oficina, o mecânico me ligou me dizendo queproblema seria um flexível dobrado, e que estava funcionando normalmente. Recebi o carro e novamente, cerca de 10 Km depois, ocorreu a mesma coisa. Como já era noite, forcei mais uns 300m até chegar em lugar mais seguro, no final já precisei usar a primeira refuzida para fazer o carro andar. O reboque levou o carro para o pátio, e amanhã (04/07) devo ligar para indicar a oficina.
Alguém sabe o que está acontecendo? O carro tem algum sensor ou coisa parecida que faz o freio acionar sozinho, aumentando a pressão conforme vai aquecendo?? Em tempo: o pedal vai ficando duro, até ficar totalmente bloqueado, no alto. Com cerca de 01h parado, está totalmente livre (foi quando o reboque chegou, na segunda vez).

Anthoniusnikos
04/07/2008, 01:35
Alex, parece que é a bomba de vácuo. Pergunto: A direção hidráulica também fica dura ?
Senão será preciso verificar todo o sistema de freio: fluído, lonas, ABS, etc.
Mas, esperemos outras opiniões, ou de quem já passou por esse aperto.
Boa sorte com o próximo mecânico.
Abs

cjmf
17/11/2009, 21:51
Alexandre, estou passando pelo mesmo problema que o seu, só que com minha Pajero Full 99, 3.5 ¨V6. Já fiz de tudo.. troquei reparos da pinça traseira, fluido novo, limpesa do sistema etc....

Qual foi a solução do seu problema?

cjmf
17/11/2009, 21:53
Amigos, hoje minha Ranger 2.8 2002 travou os freios, ficando imobilizada: Após cerca de 10Km, o carro foi ficando pesado, pedindo marcha, até que começou a feder a queimado. Entrei numa marginal e segui devagar, porém cada vez mais os freios travavam o carro. Parei, testei mais uma vez tentando sair e o esforço era grande. Então chamei reboque e levei para uma oficina. Quando chegamos na oficina, o carro já desceu sozinho a rampa, mostrando que estava bem menos travado, como se ao esfriar o travamento era reduzido/eliminado. Após algumas horas na oficina, o mecânico me ligou me dizendo queproblema seria um flexível dobrado, e que estava funcionando normalmente. Recebi o carro e novamente, cerca de 10 Km depois, ocorreu a mesma coisa. Como já era noite, forcei mais uns 300m até chegar em lugar mais seguro, no final já precisei usar a primeira refuzida para fazer o carro andar. O reboque levou o carro para o pátio, e amanhã (04/07) devo ligar para indicar a oficina.
Alguém sabe o que está acontecendo? O carro tem algum sensor ou coisa parecida que faz o freio acionar sozinho, aumentando a pressão conforme vai aquecendo?? Em tempo: o pedal vai ficando duro, até ficar totalmente bloqueado, no alto. Com cerca de 01h parado, está totalmente livre (foi quando o reboque chegou, na segunda vez).


alguém pode me dar uma LUZ?

Pequeno jr
17/11/2009, 22:29
CJ a Full tem bomba de vácuo???

rafaelfernandez
18/11/2009, 00:12
CJ a Full tem bomba de vácuo???

:pensativo: Fiquei intrigado...

Bomba de vacuo quando da problema nao é exatamente o contrario que acontece!? Os freios ficam ineficientes e mais pesado porque nao tem o auxilio do hidrovacuo. :pipoca:

[]´s
Rafael

Eduardo Valaretto
19/11/2009, 02:11
Vai aí minha experiência.

Já tive esse problema após uma manutenção de freio na camper (no meio de uma viagem de 2000 km e no meio do nada). Esperei esfriar por quase duas horas e fui até o próximo posto onde constatei que a temperatura do sistema (e até das rodas dianteiras) estava muito alta. Procurei por uma solução e constatei que o pedal estava pressionando o pistão do cilindro mestre em sua posição de repouso impossibilitando o retorno do fluido para o reservatório.
A conclusão foi que quando se freia a temperatura do fluido aumenta, ele expande, preciona as pinças, a temperatura aumenta e o ciclo está completo até o travamento das rodas dianteiras.
Bastou regular (folgar) a haste do pedal do freio e o problema nunca mais apareceu.
Nas rangers eu não sei, mas nas S-10 não existe essa regulagem da haste.
Talvez minha experiência sirva para outros veículos que possuam essa regulagem.

Abraços e sucesso na solução do problema.

Walter L. L. Casitta
19/11/2009, 06:59
Todo motorista de caminhão sabe que se as lonas de freio forem regulados ficando muito próxima do tambor, quando aquecem travam levando ao super aquecimento e algumas pegam fogo literalmente.

Então o problema todo não passa desconhecimento de quem ajustou o freio. Ranger por exemplo não precisa de ajuste, mas o sistema de ajuste precisa ser limpo e lubrificado para que funcione bem...

ALEXANDREO
19/11/2009, 15:53
eu uso o dot 5.1 em meus carros e minhas motos a muito tempo, desde que comecei a entender um pouco mais de mecanica e nunca tive problemas, em algum destes carros que passaram pela minha mao era recomendado dot 3, provavelmente pelo ano de fabricação, e ja usava o 5, sem problemas, nunca tive fadiga por aquecimento.
troco o oleo,(de freio), que fiquem bem claro, uma vez por ano, pode ser exagero mas um lata de 500ml da para fazer ate duas trocas, esvaziando o reservatorio primeiro e colocando o fluido novo, sangrando apenas o que estiver na linha, se tiver saco da pra fazer por gravidade, poupa o cilindro mestre.

tambem uso na embreagem, e procedo da mesma forma.

abração


http://blig.ig.com.br/fordranger170cv

Alestrobel
07/04/2016, 06:14
Prezados mestres , boa tarde . Estou com um problema na minha Blazer 4.3 v6 automática . Quando tentei sair da garagem com a Ré as rodas travaram . As outras marchas não apresentam problemas . Apenas trava na ré . Até colocando no neutro não consigo empurrar para a ré.Peço ajuda a vocês .
O problema ocorreu por acaso . Apenas estava observando um certo barulho quando freiava antes de acontecer o problema, um barulho como se fosse uma tremida na frenagem ....não sei se tem algo a ver...
Citar mensagem em conjunto com outras.

Alestrobel disse:
Ontem 16:26
Agora a pouco consegui empurrar no neutro ,mas quando liguie na re não foi. Coloquei o D e fui para a frente normalmente é depois não consegui mais empurrar no N...
Citar mensagem em conjunto com outras.

Alestrobel disse:
Ontem 16:29
Consegui outra vez empurrar com a marcha em N neutro . Mas trava quando ligo o carro , não anda na ré, rodas travadas...
Citar mensagem em conjunto com outras.
Responder

Acompanhar este Tópico…

avenger
04/05/2016, 00:23
Oi Alestrobel!

Desculpa, a minha resposta não vai ser muito útil (diretamente) mas como o tópico tá já um pouco velho (9 anos, diga-se de passagem) e muito, muito extenso, talvez seja uma boa idéia você criar um novo tópico com seu problema específico, e também no fórum da GM (http://www.4x4brasil.com.br/forum/chevrolet-gm/), já que esse aqui é da Ranger.

De fato, eu estou com o mesmo problema (mas na Ranger) e vim debulhar esse tópico. Até as primeiras 4 ou 5 páginas ele ainda tem assunto sobre o problema, mas depois muda tanto de tópico que eu até me pergunto se ainda estamos falando sobre travamento de roda da Ranger! rsrs.

Desculpe novamente se a resposta não ajudou muito, mas acho que você vai ter mais gente que pode te ajudar se abrir um tópico lá no fórum que indiquei! :]

A propósito eu ressuscitei um tópico antigo (com menos páginas) mas também sobre a ranger: Rodas Traseiras da Ranger Travando!!!! (http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/6082-rodas-traseiras-da-ranger-travando.html) mas não acho que vai ter informações tão úteis pra você lá! :(

avenger
18/05/2016, 23:32
Bom, ninguém pareceu interessado nesse tópico nos últimos dias, mas vou compartilhar a minha solução pro freio travando!

Note que meu problema é diferente. A roda só travava quando eu acionava o freio, e não começava a frear sozinho e freava mais à medida que esquentava.

No meu caso, levei pra a concessionária e foi orçado em mais de 7000 reais o reparo. Voltei com o carro pra casa sem arrumar mesmo né!..

Chegando aqui, com ajuda da moçada do grupo whatsapp da ranger (http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/153589-whatsapp-ranger-explorer.html), resolvi criar coragem e levantar o carro no macaco, tirar o rodão (eita trem pesado da peste!), arrancar o tambor, e fuçar a lona.

Eu já sabia que era a roda traseira do lado do passageiro que estava travando. Então fui direto nela.

O que usei como referência foi o freio de estacionamento. Eu tinha notado que ele estava muito mais "alto" quando voltou da revisão onde trocaram as lonas de freio.

O tambor tava difícil de sair (provavelmente? lona "ralando" nas paredes!). Tirei e fiz uma aplicação leve no freio de estacionamento (parei o carro em superficie plana, 4x4 low 1.a pra não sair do lugar!) até um ponto um pouco abaixo do "normal". Se apertasse demais, provavelmente o burrinho de freio me daria trabalho para voltar à posição anterior!

Daí em diante eu "desregulei" (afrouxei) o freio bastante, encaixei o tambor, e testei o freio de estacionamento. Vi que baixou um pouco mais além do que era antes da oficina trocar as lonas.

528898
acima: onde a regulagem é feita. como podem ver, a lona de freio tá novinha que até brilha!

Apertei a regulagem de volta pra ficar alto, e fui repetindo:
- tira tambor
- afrouxa freio na regulagem
- coloca o tambor
- aplica freio de estacionamento (e verifica se a altura a determinada pressão está satisfatória).

Depois de repetir isso umas 3 vezes, eu novamente senti a altura do freio de estacionamento como antes, e decidi que era hora de baixar a graúda.

Montei tudo novamente, fui dar uma volta de teste (na garagem mesmo que tem um espaço razoável de taxiamento) e voila! O freio não mais beliscava, em freada forte senti as rodas da frente "participando" da frenagem, e nada de rodinha sozinha travar.

Minha conclusão é que foram trocadas as lonas de freio e a regulagem do lado do passageiro não foi compensada pela nova "altura" das lonas! :)

mekclaud
29/12/2016, 23:35
ja vi isso acontecer, o problema estava no cilindro mestre