PDA

Ver Versão Completa : Qual o Melhor Eixo



Marcos MVJ
11/07/2007, 14:39
Preciso de uma ajuda de para decidir oq devo fazer!

Estou com a ideia de trocar meus eixos!
Quero fazer essa troca porque uso pneus 33" que pegavam na carroceria por dentro do Paralamas, para solucionar isso coloquei alargadores de roda... ainda não tive problemas, mas sei q meus eixos estão sofrendo muita pressão, e tenho receio que isto me traga problemas (Exemplo: uma vez q a roda direita dianteira caiu com o carro em movimento, só ficou presa pela "mangueira" do fluido dos freios, mas na época eu ainda não tinha os alargadores).

Em fim....

Estou em duvida de qual o melhor custo benefício para o meu Jipe, as opções que eu conheço são:
1) Eixo da Rural ou F75 (No caso destes posso utilizar meus freios a disco?)
2) Eixos da Bandeirantes
3) Eixos de Troller

Qual vocês acham que é o melhor??

Desde já agradeço as dicas e opiniões dos colegas!!

folgado
11/07/2007, 15:18
Marcos,
no meu jipe eu coloquei os eixos de rural (com os mesmos freios), juntamente com os semi-eixos flutuantes da ENSIMEC. :concordo::concordo:
um abraço.
Antonio.

folgado
11/07/2007, 15:21
Marcos, o eixo de F75 traseiro é maior que o dianteiro. O dianteiro é igual aos da Rural.
Com o Kit Ensimec você não terá problema de "sair a roda".
Um abraço.
Antonio.

Marcos MVJ
11/07/2007, 15:34
Folgado,

Ouvi dizer que os eixos trazeiros da Rural tem a "bola" do diferencial centralizada.
Essa informação procede ou isso só acontecia da versão 4x2 onde o cardan saia direto do cambio pro diferencial sem a T-case!?

Abraço!

GustavoRisso
11/07/2007, 18:23
Centralizada só 4x2.... a 4x4 é deslocada (pouca coisa) para a direita...
[]s

leopoldo
11/07/2007, 20:01
MARCOS,

em termos de peça não existe "eu acho" ou é ou não é !

O melhor eixo é o que possui maior espessura de semi-eixo, coroa e pinhão com material de mesma qualidade dos outros.

O melhor eixo é o que possui a possibilidade de instalar flutuante.

O melhor eixo é o que possui maior parede de tubeira.

O melhor eixo é o que possui isso tudo e os rolamentos são os mais baratos.

E tudo isso, vc pode colher de informação nos manuais de manutenção dos eixos.

Marcos MVJ
12/07/2007, 10:31
Gustavo
Será q por ser pouco deslocado para a direita vai dar encaixe com o cambio!? Pergunto isso porque estou com o CL2215 e meu cardan trazeiro esta muito curto (uns 30cm), imagino que caso seja necessário angula-lo vou ter complicações.


Leopoldo
Não possuo grandes conhecimentos de materiais e especificações técnicas dos Eixos, por isso imagino que seja difícil eu realizar tal analise com precisão.

Porém atualmente o eixo que aparentemente me atenderia melhor seria o da Rural, visto que o mesmo é o mais barato de todos, possui o Kit da Ensimec para adaptação do semi-eixo flutuante(ai provavelmente já se equivale aos outro$$), possui peças de reposição de valor mais baixo e alem disso me da uma maior quantidade de relações de diferencial e Bloqueios.

Mas como não conheco muito, não sei se essa minha linha de raciocínio ta certa ou se eu to pensando merda... E como eu quero evitar disperdicio d $$ e tempo, queria mais certeza antes de sair procurando os eixos!!

Essa faze de aprendizado deixa muitas duvidas!!
Um dia eu ainda vou manjar de td como vcs!!

Abraço

folgado
12/07/2007, 11:02
o eixo que aparentemente me atenderia melhor seria o da Rural, visto que o mesmo é o mais barato de todos, possui o Kit da Ensimec para adaptação do semi-eixo flutuante(ai provavelmente já se equivale aos outro$$), possui peças de reposição de valor mais baixo e alem disso me da uma maior quantidade de relações de diferencial e Bloqueios.


Marcos, eu acho que essa é a melhor opção mesmo.
Acredito que você não vai ter problemas com o cardã traseiro.
Vamos ver as opiniões dos especialistas no assunto...
um abraço.
Antonio.

leovalle
12/07/2007, 11:49
Marcos,

Soluções para "alargar" o eixo:

- espaçadores ( o que vc tem, mas que força os rolamentos)
- Alteração do Off-set para o mais negativo possível (-44)
- Troca por eixos de Rural (melhor opção)



Os semi-eixos traseiros aguentam bem o uso de pneu 33", pra quem não faz off-road muito extremo, mas tem o problema de possibilidade de soltar a roda caso quebre, por não ser flutuante, mas eles aceitam o up-grade para flutuante.

leopoldo
12/07/2007, 12:26
Marcos,

Sua analise está correta.

joão k. chikui
12/07/2007, 12:40
Leopoldo
Vc judia de nós simples mortais. podia ter dado nome aos bois logo..kkk

Marcos , legal seria vc dar toda a especificação da viatura, facilita muito, pois o jeep não pode ser pensado por partes , mas sim como um conjunto.

Marcos MVJ
12/07/2007, 13:28
Ai vai a ficha técnica do meu Jipe Willys 1957 CJ-5

- Motor 4cc do Opala;
- Cambio CL2205 de uma F1000 com o Kit Deep Tec pra T-case Original;
- Freio a disco nas 4 rodas com Hidrovacuo e pedaleira suspensa;
- Pneus BF 33" All Terran;
- Direção Hidraulica de F1000 (Test drive Amanhã);
- Alargadores de Paralamas de 10 cm feitos durante a funilaria;
- E os indesejaveis alargadores de roda de 5cm;

Atualmente os pneus estão exatamente dentro dos paralamas, pelo q eu me lembro de ter lido os eixos da Rural são 23cm maiores do q o do Jipe certo?!?
Se for isso vai sobrar só 1,5 cm de Pneu pra cada lado, oq eu imagino não me causar problemas com a fiscalização.

To 90% decidido por trocar os eixos pelo da Rural, tem algum ano de fabricação da Rural expecífico q devo procurar?? Ou o unico ponto a se observar é se os eixos são de canela fina ou grossa??

fugger
12/07/2007, 14:24
Em fim....
Estou em duvida de qual o melhor custo benefício para o meu Jipe, as opções que eu conheço são:
1) Eixo da Rural ou F75 (No caso destes posso utilizar meus freios a disco?)
2) Eixos da Bandeirantes
3) Eixos de Troller

Qual vocês acham que é o melhor??

Eu optaria pelo do trolha moderno.
Já vem com freios a disco, pontas de eixos refoçadas e flutuante... só falta mesmo um blocante...
E o melhor, tudo peça de prateleira, sem ficar na dependência de kits que não se encontram em qualquer lugar...

O problema é que o investimento é no ato, não dá pra fazer up grades consecutivos... :(

[]´s palpitantes e querendo um par destes pra mim...

lostensos
12/07/2007, 14:57
tava querendo mudar o eixo do jipinho p/ eixo de
Rural (mais largo), sendo assim, qual o valor
médio de um par de eixos desse usado?
1000 Reais? só tirar um e colocar outro? o que tem que mudar/soldar?


e o de Troller? qual o valor e trabalho de adaptação?
(com certeza é mais caro...)

Grato

leopoldo
12/07/2007, 18:09
Eu optaria pelo do trolha moderno

SE vc tem um par de eixos do trolha 2007 .... na mão .... é melhor que o da rural.

SE vc não tem .... $$$$$....

Só que por um detalhe .....o diferencial dianteiro do trolha não é para o outro lado ?

Já imagina o gasto de comprar os eixos de trolha para colocar no CJ e descobrir que o diferencial é do outro lado ?

SE for assim .... compra logo um trolha completo.

fugger
12/07/2007, 18:43
Ok, Mestre Leopoldo

Mas se por na ponta do lápis, "inverter o lado da bola" do eixo tro trolha não sai tão caro assim...

A menos que vc considere como comparação eixos de rural sem freios a disco, sem kits flutuante e de bichacinéticas e sem uma boooooa revisão de todos os rolamentos... aí realmente fica caríssimo.

Como já escrevi, na minha opinião e pela contas que eu fiz, o unico problema dos eixos trolha é que o investimento é no ato, sem opção de upgrades graduais... no mais só vejo vantagens...

[]´s

Sergio Rocha
12/07/2007, 19:29
Eu optaria, dependendo da configuração do jeep, por eixos do jeep com kit Ensimec e espaçadores de 5cm.Eu só optaria por eixos de Rural se o Jeep fosse spoa.23 cm a mais na largura é muita coisa prefiro só 10 cm dos espaçadores.
Já com spoa muda tudo.uei
Eu uso eixos originais, canela fina, espaçadores de 10 cm, pneus 31 cross, opala 4 cil cambio 4m e Bloqueio full lock IV. Antes usava pneus 33 sem os espaçadores.
Essa configuração tem uns 8 meses.Até hj só empenei um semi tras. porque forcei muito a barra. E acho que teria empenado com ou sem espaçadores.
No futuro, vão entrar um bl dianteiro e kit Ensimec.
[]'

leopoldo
12/07/2007, 19:34
"inverter o lado da bola" do eixo tro trolha não sai tão caro assim...

hahaha

Se vc's não acham nem quem faça serviço de ajuste de coroa/pinhão com ferramental adequado e procedimento correto, quem dirá sobre troca de bola ou tubeira .... num eixo novinho e caro ? nooooossssssaaaaa ..... que moleza .....depois, quando um eixo destes desmancha na rua ......

joão k. chikui
12/07/2007, 20:28
Fugger
Sem falar que vcs estão apenas preocupados com o dianteiro que é invertido, mas, e o traseiro que é central?tb não serve para o Marcos .

fugger
13/07/2007, 09:00
hahaha

Se vc's não acham nem quem faça serviço de ajuste de coroa/pinhão com ferramental adequado e procedimento correto, quem dirá sobre troca de bola ou tubeira .... num eixo novinho e caro ? nooooossssssaaaaa ..... que moleza .....depois, quando um eixo destes desmancha na rua ......

Concordo plenamente... esse casas que estão mexendo nesse eixo não sabem nem fazer o ajuste de coroa/pinhão sem usar a marreta... vai ficar uma m#%¨$@... :)

Menos Mestre Leopoldo, menos... Tem muita gente capacitada por aí, e nem tudo é tããão difícil de ser feito da maneira certa... Temos vários exemplos espalhados pelo fórum (lembra dos eixos híbridos daquele jipeiro de roraima???).

Além disso estes eixos acabam não saindo tão caro, se vc fizer a comparação correta, tem até um tópico aqui sobre isso...

De qualquer forma, expressei apenas a minha opinião, se alguém quiser segui-la fique a vontade, se não, fique a vontade também... :concodo:

[]´s usando o fórum para aprender e expressar opiniões, sem stress.

Marcos MVJ
13/07/2007, 09:01
Sergio Rocha
Atualmente vou usar o Jipe para trilhas leves e médias e na maioria do tempo na cidade. É meu unico carro e não quero colocar pra bater em trilhas pesadas ainda. Um pq sou muito cabaço... tenho muito a aprender sobre dirição off-road... Dois pq não tenho um equipamento adequado para tal(Começando pelos Pneus All-terran).
Mas de qualquer forma quero montar um Jipe seguro e confiavel, para quando ele for meu segundo carro fazer as trilhas pesadas sem medo de estar em um veículo subdimencionado. Não sei se só colocar o Kit da Ensimec resolveria o problema!

Leopoldo
Cara... sigo muito sua opinião! Vc sempre tem fundamentos e argumentos q provam q esta certo! Realmente acredito q a mão de obra para tal serviço é complicada de se encontrar, e alem disso caso encontre fico imaginando o custo dela... mão de obra rara e cara, somada ao custo dos eixos(Imagino q pelo menos uns 2,5k 3k) quebra qq um!!

João
Fato Cara... se eu já estou me questionando sobre a posição do diferencial traseiro da Ruaral 4x4 imagina só um diferencial centralizado... esse ia me fod....

Galera... alguem sabe oq diz a legislação sobre Pneus para fora da carroceria?? Colocando os Eixos da Rural o meu Pneu iria ficar 6.5 cm pra fora da carroceria (5cm alargador x2 - 23cm eixo da rural= 13cm), digo isso pq o meu paralama esta cobrindo exatamente o pneu!

Já ouvi fala em 10cm, mas achei meio estranho e fiquei na duvida!

Quem sabe!??

Obrigado a todos!!

leovalle
13/07/2007, 11:15
Sergio Rocha
Atualmente vou usar o Jipe para trilhas leves e médias e na maioria do tempo na cidade. É meu unico carro e não quero colocar pra bater em trilhas pesadas ainda. Um pq sou muito cabaço... tenho muito a aprender sobre dirição off-road... Dois pq não tenho um equipamento adequado para tal(Começando pelos Pneus All-terran).
Mas de qualquer forma quero montar um Jipe seguro e confiavel, para quando ele for meu segundo carro fazer as trilhas pesadas sem medo de estar em um veículo subdimencionado. Não sei se só colocar o Kit da Ensimec resolveria o problema!

Leopoldo
Cara... sigo muito sua opinião! Vc sempre tem fundamentos e argumentos q provam q esta certo! Realmente acredito q a mão de obra para tal serviço é complicada de se encontrar, e alem disso caso encontre fico imaginando o custo dela... mão de obra rara e cara, somada ao custo dos eixos(Imagino q pelo menos uns 2,5k 3k) quebra qq um!!

João
Fato Cara... se eu já estou me questionando sobre a posição do diferencial traseiro da Ruaral 4x4 imagina só um diferencial centralizado... esse ia me fod....

Galera... alguem sabe oq diz a legislação sobre Pneus para fora da carroceria?? Colocando os Eixos da Rural o meu Pneu iria ficar 6.5 cm pra fora da carroceria (5cm alargador x2 - 23cm eixo da rural= 13cm), digo isso pq o meu paralama esta cobrindo exatamente o pneu!

Já ouvi fala em 10cm, mas achei meio estranho e fiquei na duvida!

Quem sabe!??

Obrigado a todos!!

Pela nova legislação, todo o pneu deve estar coberto.

Marcos MVJ
13/07/2007, 12:22
Sério!??!
Putz... cobrir 6,5cm a mais de cada lado!!

Agora é hora de pensar em uma solução...

1) Manter os alargadores e reforçar o eixo com o kit da Ensimec.

2) Trocar os eixos e alterar o "off set"(é assim q se fala??) das rodas deixando elas mais "positivas"(Quanto sera q ganho com isso?).

3) Tacar um foda-se e torcer para a fiscalização não aparecer (Difícil! hahaha).

4).............................

Sera que esse Kit da Ensimec da conta?? Alguem conhece o Kit?? Quanto custa??

Abraço

folgado
13/07/2007, 12:43
Cara,
põe os eixos de Rural, o Kit Ensimec, e usa uma roda com off-set "não tão negativo". Se você utilizar alargadores de 5 cm, não vai aparecer muito.
Dê uma olhada no tópico do meu jipe:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21487&page=13
Um abraço.
Antonio.

leopoldo
13/07/2007, 12:47
(lembra dos eixos híbridos daquele jipeiro de roraima???).

Além disso estes eixos acabam não saindo tão caro, se vc fizer a comparação correta, tem até um tópico aqui sobre isso...

Se for o ELMER, é moleza para ele afinal, tem uma oficina completa de torneamento/frezamento em baixo da cama. Ele monta como quiser e absorve todos os custos .... e assume todas as responsabilidades pelos sucessos e fracassos.

Agora, para um simples mortal "mandar fazer" .... aí começa a complicar. Veja o tópico em que perguntam como diferenciar uma oficina assim ou assado.

Agora, sobre estas fotos que eu não sei de quem é .... da medo só de ver .... a rebimboca de parafuseta. Eu só usaria em trilha.

Sobre o streesssssss .... é isso mesmo. Se opinamos, sejamos sempre coerentes sem ser descontroladamente emocionais.

fugger
13/07/2007, 13:05
Mestre Leopoldo

Tentei lhe mandar uma MP, mas não consegui...

Vc teria mais umas fotos (além das que tém no seu álbum) do suporte dos radiadores do seu jeep???

[]´s agradecidos

leovalle
13/07/2007, 15:04
Marcos,

vou te apresentar umas idéias.

Levando em consideração a colocação do Leopoldo, somente especialistas devem mexer em tubeira de eixos e são poucos que fazem isso.

Se optar por eixos de Troller, opte pelos de 6 furos, que sairam a partir de 2002. Os de 5 furos dão manutenção cara e o traseiro não é flutuante. Pra fazer a inversão das bolas você pode mandar pra ENSIMEC, que além disso fará a revisão geral dos eixos. O ramiro Eli aqui tem uma revisão bem legal pra se ver no tópico do Devasso.
essa solução não é lá muito barata.

Se optar por eixos de Rural, procure os de canelas grossas, pois são menos sucetíveis a empenos. Se estiverem empenados é fácil de resolver.
Mas procure só as canelas (sem o miolo). Aqui em BH a traseira R$ 100,00 e a dianteira R$ 200,00. O resto você pode usar os kits da ENSIMEC que agora vão completos inclusive com os cubos em aço. Só vai precisar da caixa satélite e/ou os bloqueios. Os freios você pode instalar os a disco que estão a venda no mercado. A vantagem aqui é não alterar a originalidade das canelas. outra vantagem é que um kit completo desses você pode pagar em até 10 vezes.

Abs.

Flávio Tigre
13/07/2007, 16:18
Obrigado , Leo , você fez uma sugestão que está atiçando meus duendes ...Qual seja , a 2ª opção .
[]'s
PpN da OFF

leovalle
13/07/2007, 17:12
PpN,


faltou um detalhe aí. Os semi-eixos são 60% mais fortes que os originais Troller e com garantia para pneus até 35".

p.peleje
13/07/2007, 17:35
você pode usar os kits da ENSIMEC que agora vão completos inclusive com os cubos em aço................. é que um kit completo desses você pode pagar em até 10 vezes.

Abs.

Qto sai o kit completo para CJ5 19 estrias?

[]s

Peleje

Flávio Tigre
13/07/2007, 17:39
Leo ,
Agora só falta você mandar os adesivos da Ensimec . Lembra o bloqueio que comprei ?
[]'s

Marcos MVJ
16/07/2007, 11:01
"Se optar por eixos de Rural, procure os de canelas grossas, pois são menos sucetíveis a empenos. Se estiverem empenados é fácil de resolver.
Mas procure só as canelas (sem o miolo). Aqui em BH a traseira R$ 100,00 e a dianteira R$ 200,00. O resto você pode usar os kits da ENSIMEC que agora vão completos inclusive com os cubos em aço. Só vai precisar da caixa satélite e/ou os bloqueios. Os freios você pode instalar os a disco que estão a venda no mercado. A vantagem aqui é não alterar a originalidade das canelas. outra vantagem é que um kit completo desses você pode pagar em até 10 vezes."


Leo Valle,

Cara... desculpa mas não entendi muito bem... as canelas que vc diz são os 2 "cilindros" que saem da bola do diferencial e ligam o mesmo nas rodas? -o-
Se for isso queria saber se elas são acopladas em qualquer eixo dana 44 ou só aos eixos dos Jeeps que usam o mesmo modelo(Canela Grossa).
Meu Jipe é um Cj5 1957, mas não sei se o eixo dele é canela grossa ou fina.

Ou o que você disse é que devo comprar os eixos de Rural completos porém sem o "recheio".. só a carcaça!?

Quanto aos freios já possuo freio a disco nas 4 rodas, e pelo que me falaram posso utilizar os mesmos freios no eixo da Rural. É isso mesmo??

E por ultimo, mas não menos importante.... você sabe me dizer +/- quanto eu gastaria de mão de obra + o kit da Ensimec??

Valeu!!

Melecao
26/07/2007, 16:26
"Se optar por eixos de Rural, procure os de canelas grossas, pois são menos sucetíveis a empenos. Se estiverem empenados é fácil de resolver.
Mas procure só as canelas (sem o miolo). Aqui em BH a traseira R$ 100,00 e a dianteira R$ 200,00. O resto você pode usar os kits da ENSIMEC que agora vão completos inclusive com os cubos em aço. Só vai precisar da caixa satélite e/ou os bloqueios. Os freios você pode instalar os a disco que estão a venda no mercado. A vantagem aqui é não alterar a originalidade das canelas. outra vantagem é que um kit completo desses você pode pagar em até 10 vezes."


Leo Valle,

Cara... desculpa mas não entendi muito bem... as canelas que vc diz são os 2 "cilindros" que saem da bola do diferencial e ligam o mesmo nas rodas? -o-
Se for isso queria saber se elas são acopladas em qualquer eixo dana 44 ou só aos eixos dos Jeeps que usam o mesmo modelo(Canela Grossa).
Meu Jipe é um Cj5 1957, mas não sei se o eixo dele é canela grossa ou fina.

Ou o que você disse é que devo comprar os eixos de Rural completos porém sem o "recheio".. só a carcaça!?

Quanto aos freios já possuo freio a disco nas 4 rodas, e pelo que me falaram posso utilizar os mesmos freios no eixo da Rural. É isso mesmo??

E por ultimo, mas não menos importante.... você sabe me dizer +/- quanto eu gastaria de mão de obra + o kit da Ensimec??

Valeu!!

E ai não sei se alguem me conhece!
vamos ao que interessa!
o que o Leo Fala são apenas as carcaçãs dos eixos ...completamente ocas, ou seja vc iria migrar todo seu diferencial pra lá menso os semi eixos!
porem vamos tentar resolver um problema de cada vez.
1- se vc tem um power train tao pequeno, porque só 30cm de cardã!
alguem fez algo errado ai!
2- use os eixos da rural e não da F75 pois os da F75 o traseiro e maior e vc teria mais problemas ainda! porque a traseira e maior do que a dianteira (que é o mesmo da RURAL.
3- a opção mais economica seria manter os eixos sem duvida, se o espaçador lhe encomoda compre um kit da Superbreak dianteiro duplo ventilado, pois o mesmo vem com um cubo com offset 2polegadas a mais. e vc usaria o incomodo espaçador apenas atras!
4- porque eixos mais largos?
5- se quer estabilidade procure mudar a posiçao dos amortecedores pois principalmente na traseira ele ficao muito mal posicionado causando um sway
muito forte! melhora muito colocando eles em V invertido por dentro do chassis.
6- porque reforçar seu eixo com um motor de 90HP e BFs 33?
7- se preocupe apenas com um flutuante traseiro, nao havendo risco de quebra!

desculpa melar uma venda do Leo...rs adoro ele..ELE sabe disso!
mas se vc nao quer gastar atoa.. atue localmente e pense globalmente!
ou seja trace um projeto..e siga-o.
abraço

Sergio Rocha
26/07/2007, 18:34
5- se quer estabilidade procure mudar a posiçao dos amortecedores pois principalmente na traseira ele ficao muito mal posicionado causando um sway
muito forte! melhora muito colocando eles em V invertido por dentro do chassis.


Pode traduzir ?

O pto de baixo sai da placa do feixe e vai pro eixo, e o de cima vai pra travessa do chassi ?

Ou o pto de baixo fica aonde está e o de cima passa prab dentro do chassi ?
O V invertido seriam os ptos de cima mais próximos entre si do que os de baixo ? / \
Isso daria tb mais curso ?

Ou ??????

[]':pensativo:

Melecao
26/07/2007, 19:16
Spoa 4 dacotas tras.
normal s10 Trasiro (as vezes fica grande)


na frente tem que refazer todo suporte
atras e fabricar dois suportes ridiculos!

na traseira / \
o jeep da foto estava com D44 spoa 4 amortecedores 11polegas
com suportes montados por mim, e eixos de jeep mesmo!
e tinha um RTI fantastico!

Melecao
26/07/2007, 19:20
Para quem nao acreditar pergunte ao sandro tannuri ele fazia trilha comigo e com marcio, e tambem o carro era um kart apesar da altura..fazia muita curva!
marcio se arrepende ate hoje de ter desmanchado pra fazer um setup melhor...
pois ate ai chegamos com um preço muito modico!

Marcos MVJ
27/07/2007, 11:08
1- se vc tem um power train tao pequeno, porque só 30cm de cardã!
alguem fez algo errado ai!
4- porque eixos mais largos?
5- se quer estabilidade procure mudar a posiçao dos amortecedores pois principalmente na traseira ele ficao muito mal posicionado causando um sway
muito forte! melhora muito colocando eles em V invertido por dentro do chassis.
6- porque reforçar seu eixo com um motor de 90HP e BFs 33?
7- se preocupe apenas com um flutuante traseiro, nao havendo risco de quebra!


Fala Melecao!

Então cara, estou pensando neste Up-grade porque depois de fazer algumas merdas e jogar $$ fora resolvi que só irei fazer melhorias que sejam, ou pelo menos possam ser, definitivas!

Atualmente o Jipe esta com essa configuração mecanica fraca, mas pretendo trocar por um motor mais moderno e potente, no mínimo o 2.2 mpfi da S10, mas to querendo algo maior! Pensei em um 4.1 mpfi ou 4.3 GM, sera q o cambio aguentaria!? Alias vou te explica a merda que fizeram na adaptação:
Quando coloquei o motor de Opala só troquei os suportes do 4cc original e fiz um novo pro opala(sem falar em eixo piloto do cambio e etc...), ai comprei o 2205 da F1000 e dessa vez os caras que fizeram a adaptação só trocaram o suporte do cambio e colocaram mais pra traz... deixando o motor exatamente onde estava, ou seja, tem espaço de sobra no capo e pouco cardan! Mas como pretendo trocar esse motorzinho por algo mais potente e provavelmente maior nem me preocupei...

Mais voltando ao assunto!
Visualmente falando pra mim esta ótimo na largura atual, mas tenho receio dos alargadores de roda visto que a roda dianteira já caiu uma vez com o jipe em movimento e nem alargadores eu tinha! Sorte que estava devagar pq caso contrario não estaria aqui pra conta história!

Minha duvida é a seguinte... como quero ter um conjunto confiavel q não seja subdimencionado para evitar quebras toscas como essa. Quero investir em algo que me desse certeza de segurança e que quando colocar algum motor mais forte não me leve a novos upgrades!

Na sua opinião eu colocando os kits da Ensimec neste eixo original com alargadores já me deixaria despreocupado, podendo colocar um 4.1 pra trabalhar com bloqueios de diferencial 100%!? (Digo despreocupado no sentido de dimencionamento de projeto, visto que sempre estamos sujeitos a quebras)

Abraço

NKaneda
19/11/2007, 13:09
Olá pessoal, sou um novo membro e acabo de entrar no mundo Off-Road rsrsrsrs,
Acabei de adquirir dois CJ3 para restaurar, vou começar pelo chassis e comprei eixos da Rural canela grossa, a configuração dos CJs será SPOA com pneus 35" e o outro original, levará um certo tempo, mas não tenho pressa, pesquisei muito aqui no forum e aprendi muito.
Bom primeiro vou jatear o chassis e verificar como esta ( aparentemente estão OK), depois molas de toyota e os eixos da rural minhas duvidas são:
_ Utilizando as molas da Toyota dianteira precisarei alongar o chassi na traseira? ( Sei que este topico não esta tratando desse assunto, mas é somente um comentario)
_ Para utilizar os eixos da Rural traseiro com sistema flutuante é possivel utilizar peças do mercado ao inves de comprar Kit´s especificos?
_ No caso de SPOA preciso girar a bolota do eixo? quantos graus? eh necessario algum sistema de medida especifico?

Fico muito grato desde jah, sei que tem topicos especificos para minhas duvidas mas com algumas informações nesse sentido ficará mas simples as procuras.

Abraços.

Elmer_Jeep
19/11/2007, 13:39
NK, bem vindo ao 4x4Brasil

1 - Não precisa alongar, e aqui nesse tópico tem todas as dicas reunidas http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=277

2 - Aqui tem todas as dicas e recomendações, http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1915 mas acho muito mais facil e prático utilizar o kit fabricado pela ensimec

3 - Sobre Spoa e girar os munhões estamos falando sobre isso hoje mesmo http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=494055#post494055

Ainda existem vários tópicos com os assuntos abordados por vc, mas sempre que possível utilize o recurso PROCURA AVANÇADA ou pesquise os assuntos do Fórum também através do google.

[]'s

NKaneda
19/11/2007, 14:50
Obrigado Elmer,
Mas voltando aos eixos, vc acha que é melhor usar os eixos da Toyota ao inves da Rural, li em um topico seu que vc utilizou, como estou começando do zero, tenho ainda essa opção jah que paguei barato nos eixos da rural da ainda para trocar, no caso do eixo da toyota eh melhor?? tem a mesma largura do eixo da Rural?? dah pra usar com a caixa de transferencia willys?
Apesar de ser limitado as relaçoes de diferencial o valor do blocante é maior? qual cambio fica bom para as relações toyota?
Fiquei meio assustado com o problema da roda livre na traseira!!

Quantas perguntas, mas eu vou fazer tudo sozinho aqui, eh assim que se aprende!

Abraços.

Djahori
19/11/2007, 17:26
Eu só optaria por eixos de Rural se o Jeep fosse spoa.23 cm a mais na largura é muita coisa prefiro só 10 cm dos espaçadores.
[]'


Uma dúvida: SPOA não fica bom com eixos originais do Jeep? Deve-se necessariamente trocar os eixos?

Li muitas coisas sobre SPOA aqui no fórum e esta foi a primeira vez que vi esta informação.

leopoldo
19/11/2007, 19:33
Ficar bom fica mas, não fica ótimo.

O problema é a estabilidade em curvas que vc só volta a ter +/- a mesma coisa se aumentar a bitola e, isso se consegue facilmente com eixos de rural.

Henrique Neto
20/11/2007, 13:12
estou colocando no meu cj eixos de toyota (dianteiro com freio a disco, e traseiro flutuante) tambem com a cambio de toyota 4m e o motor mwm 2.8.
será que ficará uma boa relação ?
abraços

Elmer_Jeep
21/11/2007, 17:47
Alguma coisa sobre eixos de toyota no CJ5
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18029

[]'s

FernandoRisso
22/11/2007, 19:26
GO ROCKWELL OR GO HOME !!!! hehehe

AUTOCARIOCA
22/11/2007, 20:47
Marcos,

Soluções para "alargar" o eixo:

- espaçadores ( o que vc tem, mas que força os rolamentos)
- Alteração do Off-set para o mais negativo possível (-44)
- Troca por eixos de Rural (melhor opção)



Os semi-eixos traseiros aguentam bem o uso de pneu 33", pra quem não faz off-road muito extremo, mas tem o problema de possibilidade de soltar a roda caso quebre, por não ser flutuante, mas eles aceitam o up-grade para flutuante.


quanto sairia um serviço destes
pode me mandar uma cotação

tenho um CJ5 original com eixos com rolamentos em dia
terei que trocar entao a carcaça por de rural é isto ?

envie pra mim para ruimarques1@gmail.com

sds
Rui

billj
22/11/2007, 21:14
Agora, sobre estas fotos que eu não sei de quem é .... da medo só de ver .... a rebimboca de parafuseta. Eu só usaria em trilha.




Eu sei de quem é e gostaria de saber o motivo desse medo seu.............:?:


Será é porque a obra foi feito sem cálculos da NASA ou da Embraer, conforme for o caso??? Posso lhe assegurar que este procedimento é muitíssimo confiável, fiz a mesma coisa no eixo dianteiro do Spider. Será que o uso dele não prova a resistência disso??

Tome cuidado antes de meter pau no trabalho dos outros, que abro um tópico sobre o seu "exercício teórico de engenharia ambulante"...........




:roll:


Abraços,

Bill

billj
22/11/2007, 21:17
Em tempo, a melhor opção de eixo para eixo off-road são do Troller moderno, os de 06 furos. De loooooonge...........



Abraços,

Bill

leovalle
23/11/2007, 12:30
quanto sairia um serviço destes
pode me mandar uma cotação

tenho um CJ5 original com eixos com rolamentos em dia
terei que trocar entao a carcaça por de rural é isto ?

envie pra mim para ruimarques1@gmail.com

sds
Rui

Rui,

- espaçadores ( o que vc tem, mas que força os rolamentos)
compre na www.garra4x4.com.br

- Alteração do Off-set para o mais negativo possível (-44)
Empresa que faz manutenção de rodas (procure o Sergio Rocha daqui do fórum que ele deve conhecer)

- Troca por eixos de Rural (melhor opção)
melhor opção se não for usar pneus grandes. Se for usar pneus maiores que 33" em off-road mais extremo, eixos de Troller >2002, que estão sumidos do mercado, senão, up-grades ENSIMEC.

abs.

leovalle
23/11/2007, 12:34
Em tempo, a melhor opção de eixo para eixo off-road são do Troller moderno, os de 06 furos. De loooooonge...........
Abraços,

Bill

Sem dúvida, mas é bom lembrar que se tiver que trocar o lado da bola do diferencial, deve-se procurar empresa especialista nisso.

O problema está em se achar esses eixos e quando se acha são caros e o serviço de troca de posição da bola é pesado.

abs.

elcio
23/11/2007, 12:56
Sem dúvida, mas é bom lembrar que se tiver que trocar o lado da bola do diferencial, deve-se procurar empresa especialista nisso.

O problema está em se achar esses eixos e quando se acha são caros e o serviço de troca de posição da bola é pesado.

abs.

caraio, puta trampo.

leovalle
23/11/2007, 13:02
caraio, puta trampo.

Com certeza, mas ainda bem que temos empresas como Spider 4x4 por exemplo pra fazerem esse tipo de serviço com resultados excelentes.

Abs.

elcio
23/11/2007, 13:04
Com certeza, mas ainda bem que temos empresas como Spider 4x4 por exemplo pra fazerem esse tipo de serviço com resultados excelentes.

Abs.

é
ja o prazo de entrega...
hauhauahau
desculpa ai biu, nao resisti.

Elmer_Jeep
23/11/2007, 13:27
Com certeza, mas ainda bem que temos empresas como Spider 4x4 por exemplo pra fazerem esse tipo de serviço com resultados excelentes.

Abs.


esqueceu de puxar o saco da ensimec tambem...

[]'s

leovalle
23/11/2007, 13:35
esqueceu de puxar o saco da ensimec tambem...

[]'s

E o seu tb.

A gente tem que puxar o saco de quem merece :concordo:

abs.

billj
23/11/2007, 14:18
Tudo depende da situação do cara. Tendo condições próprias ou externas em efetuar as alterações necessárias nos pontos de fixação e em trocar a bola de lado, o eixo Troller é a melhor opção para colocar num Jeep. Se não tiver, a solução é de utilizar os componentes da Ensimec, quase PnP.........

Simples assim...........

Abraços,

Bill

Flávio Tigre
23/11/2007, 18:33
Isso aí , o Bill e o Seba são gênios , tô usando os eixos orix D44 CJ5 , SPOA e amortecedores de 15" de curso , que só o Bill conseguiu dar um jeito de caber .
[]'s
PpN

AUTOCARIOCA
23/11/2007, 20:49
tenho um CJ5 mas em vistas de tantas mudanças tou optando por comprar um outro e ja tou com um em vistas e deixar estes para uns passeios leves

me passe uma cotacao destas por email por favor ( UG grade Ensimec)

NKaneda
15/12/2007, 20:08
Por favor, a quem possa me ajudar, vou jatear os eixos de rural, mas verifiquei que o meu eixo traseiro esta com ferrugem dentro do diferencial, posso jatear dentro tambem???? caso possa jatear, posso dar fundo fosfotizante??
AHH! alguem pode me dar uma dica de como fabricar o suporte de pinça dianteiro, como vou usar flutuante acredito que serve para as 4 rodas!!

Muito obrigado,

leopoldo
15/12/2007, 20:56
Isso é possível, porém:

- vc necessita manufaturar bolachões de borracha para proteger os assentos das capas dos rolamentos ... se estiverem removidos, ou

- manter as capas dos rolamentos velhos instalados, que serão destruídos no processo de jateamento. Inclusive, mantenha as capas dos laterais de coroa instalados.

Depois, remova as capas, faça um longo e cuidadoso processo lavagem com jato de água com pelo menos 1600 psi para remover qualquer vestígio de areia.

Logo depois, secar cuidadosamente tudo com jato de ar para não empoçar e começar a corrosão

Depois, pode pintar a carcaça limpa com wash primer (fosfatizante) ou a tinta original da carcaça.

O suporte, dependa da pinça, da roda, do cubo de roda, do disco ...enfim ... é personalizado.

NKaneda
20/12/2007, 10:33
Muito obrigado Leopoldo, vou fazer isso!!!
Outra pergunta, em vários topicos verifiquei que vc sempre questiona sobre eixos torto, que na verdade, pode ser o motivo de varios problemas e passar despercebido, conhece alguma tecnica que possa utilizar para identificar corretamente isso???
Acredito que é melhor verificar antes de jatear pintar e montar!

Abraços

leopoldo
20/12/2007, 13:14
Infelizmente a ocorrência de eixo torto (tubeira empenada) é muito mais comum doque se imagina.

Uma maneira de verificar isso é colocar a carcaça em um torno e virar a mesma.

Outra forma é apoiar as 2 extremidades do eixo e virar num suporte apropriado e medir o movimento da tubeira perto do 1/2.

Outra maneira é fabricar um dispositivo que prenda numa flange do espelho de roda e use um laser para medir o epenamento na outra extermidade.

A forma mais simples de detectar o empenamento é observar se, numa montagem de flutuante, a ponta do semi-eixo tende a ficar descentralizada.

NORMALMENTE, é esperado a tubeira no eixo traseiro entortar para cima e para frente, e no dianteiro, para cima e/ou para trás.

NKaneda
20/12/2007, 13:31
Obrigado Leopoldo,

Imaginei algo assim, mas vou fabridar um suporte nas duas estremidades e tentar girar o meio e medir de alguma forma, pq, se não estiver ok, tenho a possibilidade de trocar.

Abraço,

NKaneda
20/12/2007, 13:36
Só mais uma pergunta, vou definir e fabricar o suporte de pinça, devo fixar esse suporte antes da manga ou sobre ela????
Suporte da pinça pode ser soldada ou deve ser inteira??

obrigado,

leopoldo
20/12/2007, 19:54
Depende do projeto mas, lembre-se que se for antes, vc terá que modificar o comprimento do semi-eixo, além de ter de garantir a guia piloto do suporte e para a manga.

É por isso que é infinitamente melhor fabricar um suporte que vá SOBRE a manga de eixo.

Sobre soldá-lo, não recomendo.

Isso tudo já foi recentemente discutido em outros tópicos aqui do CJ.

Elmer_Jeep
20/12/2007, 20:15
Complementando o Mestre Leo http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32726 (topico sobre o assunto de suportes das pinças)

[]'s

NKaneda
21/12/2007, 09:13
Muito Obrigado Leo e Elmer,

Elmer sei que este não é o topico mais indicado, mas me parece que vi em algum topico seu a fixação da pinça atras do munhão, mais especificamente no local das chapas que prendem aquele retentor de feltro, procurei no Prateado e no Crocodilo e não achei, é possivel isso???
Por favor se lembrar só me indique em qual topico posso encontrar! e prometo não disvirtuar mais o topico, rsrsrsrs

Obrigado

Elmer_Jeep
21/12/2007, 13:24
Muito Obrigado Leo e Elmer,

Elmer sei que este não é o topico mais indicado, mas me parece que vi em algum topico seu a fixação da pinça atras do munhão, mais especificamente no local das chapas que prendem aquele retentor de feltro, procurei no Prateado e no Crocodilo e não achei, é possivel isso???
Por favor se lembrar só me indique em qual topico posso encontrar! e prometo não disvirtuar mais o topico, rsrsrsrs

Obrigado

Nunca fiz esse tipo de gambiarra (faço gambis piores :mrgreen: :lol: )

Veja mais alguns tópicos onde falaram em fazer os suportes das pinças:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=7142
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31816


Pela descrição do sistema que vc se refere está me parecendo com os High-Steer que a galera tem feito pra usar nos munhões originais do D44 willys. Não tem nada haver com as pinças de freio, veja: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=216920#post216920

Falando em High-Steer, os da ENSIMEC também são fixados dessa forma:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/High_Steer_ENSIMEC_002rzz.jpg

[]'s

NKaneda
21/12/2007, 13:34
Obrigado Elmer,
Acho que eh por isso que naum achei!!! rsrsrsrsrsrsrs
Muito obrigado mesmo

Abraços

NKaneda
20/02/2008, 16:18
Encontrei no Ferro Velho em uma cidade vizinha um eixo traseiro de F75 canela fina com eixo flutuante, alguem já viu isso??? o rapaz me disse ser mesmo de uma F75, notei tambem que o diferencial é um pouco deslocado, portanto deve ser 4x4.

mrigon
06/10/2015, 12:18
uma duvida, se eu pega o diferencial traseiro da laredo, que é dana 35 e modifica-lo (tamanho e suportes) e colocar pra frente na minha limited funciona?

H.Junior
13/10/2015, 09:25
Queria aproveitar o tópico para consultar a opinião de vocês. Tenho um jeep 56 cj5 com canela fina traseiro. Qual melhor opção, trocar o eixo por um canela grossa completo original ou trocar os meus semi eixos por um kit flutuante?