Conectar

Ver Versão Completa : Óleo do diferencial

crcunha
10/07/2007, 15:44
Amigos,

Estou fazendo uma revisão no meu carro e o mecânico me cobrou os seguintes valores para trocar o óleo do diferencial :

4 Litros de óleo - valor : 520,00
Aditivo - valor : 60,00
Vedante - valor : 35,00

Estes valores estão compativeis ? Não sei qual é a marca de óleo que ele está propondo mas com certeza é apropriado pois esta oficina só trabalha com veículos chrysler e jeep. Existe algum óleo mais barato que seja apropriado para o meu carro (ZJ Limited 97).

crcunha.

Leo - Beethoven
10/07/2007, 17:12
Fala Sério !!! Quer comprar 4 litros de Óleo ? Te faço metade do preço.....hehe

Pode usar qualquer Óleo que seja 85W140, que aliás é o recomendado pela Chrysler.....Tem ELF, Motorcraft (Ford), AC Delco (GM) e vários outros....todos vão muito bem....
No meu uso ELF e paguei R$16,00 o litro...
O Aditivo é o redutor de atrito...pode usar o da Molikote - Redutor de Atrito para Engrenagens a base de molibidênio....custa R$6,00 a bisnaga (uma pra cada diferencial) e é tão bom quando o Mopar....
Quando ao vedante....nada mais é que Silicone vermelho....se ele estiver usando o 3M, o preço está bom.

Abs.

Jéster
10/07/2007, 17:21
Esses preços são um absurdo.

Quando comprei, eu troquei o óleo da minha e usei o Texaco Multigear LS SAE 85W140 e devo ter pago por volta de R$ 16,00/litro tb. Nem o mopar é tão caro assim. Esse óleo que eu usei já vem com o aditivo do diferencial e até onde eu sei ele não necessita de aditivo. Se eu estiver falando bobagem, me corrijam.

Cuidado com a vedação depois, porque foi uma m**** tirar o vazamento da minha.

Um abraço

lmazzucatto
10/07/2007, 17:44
Pessoal,

voces podem me dar informações sobre qual óleo usar para:

Motor:
Cambio automático:
Diferencial dianteiro:
Diferencial traseiro:

???

Abraços

Luis

Leo - Beethoven
10/07/2007, 18:17
Luis, os dos diferenciais a receita já está dada.

Se for câmbio automático, tem que ser o Dexrom-III ou Castrol, Elf, etc...mas tem que ser D-III, e não pode ser outro. Na caixa de transferência usa esse mesmo óleo e direção hidráulica também.

Quanto ao motor, o recomendado é o 10W40 mas a quem use o 20W50 mineral por aqui e adora. Eu uso o 10W40 Castrol....R$22.00 pilas o litro....mas na próxima troca tô pensando em usar um 20W50 mineral de boa qualidade pra ver como se sai....

Abs.

caique1177
10/07/2007, 18:58
Eu usei o Shell Spirax, mas nao tenho aqui o tipo(http://www.shell.com/home/content/br-pt/shell_for_motorists/oils_lubricants/motores_diesel/shellspirax_1228_1157.html#7) comprei na concessionaria Ford como oleo da Ranger com blocante, que por sinal usa diferencial Dana, o mmo da XJ. Paguei 32 se nao me engano e ja vem com o aditivo!!!
No motor uso Mobil Super HP 20-50 anti borra, $9 o litro no distribuidor (que é meu amigo) na cx e CT qquer Dexron III de marca conhecida, prefiro as q fazem bastante propaganda porq se tem $ pra midia tem q ter pra pesquisa tbem. Usar no Brasil oleo de viscosidade baixa como um 5-30 por ex, é burrice pois nao temos temperatura para tanto, favor explicarem os entendidos no assunto. Nao esqueça dos oito pontos de graxa e fluido de freio...
O vedante deve custar uns 15 em qquer auto peças (so pra ferrar com o meca)

carllo
10/07/2007, 20:56
Pra complementar um pouco o assunto:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=412636&postcount=36
Quanto ao óleo do motor estou usando o VW Elaion 15-40 mineral, mas fiquei interessado em usar o "No motor uso Mobil Super HP 20-50 anti borra" citado pelo Caiaque1177.
[]'s

Leo - Beethoven
10/07/2007, 21:21
Essa será a minha próxima troca, Mobil Super HP 20-50 anti borra.

Abs, (sem comissão da Mobil)

nzardo
10/07/2007, 23:54
Amigos,

Estou fazendo uma revisão no meu carro e o mecânico me cobrou os seguintes valores para trocar o óleo do diferencial :

Estes valores estão compativeis ? Não sei qual é a marca de óleo que ele está propondo mas com certeza é apropriado pois esta oficina só trabalha com veículos chrysler e jeep. Existe algum óleo mais barato que seja apropriado para o meu carro (ZJ Limited 97).

crcunha.

MEU DEUS ! ! ! ! q absuuuuuuuuuuuuuurrrrrrrrrrrdooooooooo ! ! ! !

puta meca ladrão............chama a policia..........:twisted::twisted::twisted:

NUNCA mais coloco óleo do motor diferente de 20w50.....qdo esquenta não da a pressão adequada....:concordo:.............uma bost.......:parede::parede:

Arbass
11/07/2007, 06:10
Nzardo,

Como assim? Não dá pressão adequada? Explica melhor.

Crcunha,

Divulga quem é o mecânico prá galera do Rio nem passar perto.

Abs,

Jéster
11/07/2007, 08:49
Pessoal,

voces podem me dar informações sobre qual óleo usar para:

Motor:
Cambio automático:
Diferencial dianteiro:
Diferencial traseiro:

???

Abraços

Luis

Bom dia Luis,

Vamos lá:

Diferencial Traseiro : Texaco Multigear LS SAE 85W140
Diferencial Dianteiro : Não lembro, mas não utilizo o mesmo do traseiro porque é para diferencial autoblocante.
Câmbio automático: ELF Elfmatic Dexron III/Mercon
Óleo Motor: BR Lubrax Tecno 15W-40
Fluido Direção Hidráulica: Está com o ATF, mas vou tirar e colocar o original MOPAR (continuo achando que é gato por lebre).
Fluido Radiador: Qualquer marca com monoetilenoglicol.

Acho que é isso.

Qual a vantagem de utilizar o óleo do motor 20-50?

um abraço

Leo - Beethoven
11/07/2007, 09:56
Qual a vantagem de utilizar o óleo do motor 20-50?

Lá vamos nóis pra polêmica dos óleos....:mrgreen:.....A recomendação de fábrica da Chrysler é pra usar o 10W40 ou 10W30 (para lugares mais frios), porém a idéia de usar o 10W40 já é pra lugares onde a temperatura média não passa dos 20°C....como aqui no Brasil em qualquer lugar (salvo Caxias-RS, S. Joaquim-SC, Campos do Jordão-SP, etc) a temperatura média sempre vai estar acima de 20°C, um óleo com viscosidade maior vai bem, pois a pressão na linha do óleo se torna mais constante.
Apesar de usar o 10W40 (como o recomendado), mesmo dizendo o manual de serviço que está OK, acho que a pressão do óleo em marcha lenta fica a desejar (próximo de 1,5 bar)....por isso creio que na próxima troca vou experimentar o 20W50.....se der resultado, melhor ainda, por que o $$$ é bem menor que o 10W40....

Abs.

garrett
11/07/2007, 11:21
Amigos,

...
crcunha.

Caro cunha, cara tb passei por isto .. só q cada litro me combraram 115/120 n lembro ao certo + aditivo e vedante. n fiz o serviço pois achei um absurdo. vou comprar td separado e tentar trocar depois.

cara n é possível ... é só falar em cherokee q estes caras se aproveitam, pensa q vc esta com grana e metem a po$%rra da mão.

estou para tirar o catalisador, mas n conheço ninguem de confiança para fazer este serviço, ja sei q vai ser uma facada ..

ps.: aos camaradas do rio, se precisarem de serviços de freios e suspensão, tenho um conhecido de confiança q cobra o justo pelo serviço.
já mexi com adventure, niva e agora com a xj ...
sem jaba heim !!!

abraços

Jack Jipeiro
11/07/2007, 11:55
MEU DEUS ! ! ! ! q absuuuuuuuuuuuuuurrrrrrrrrrrdooooooooo ! ! ! !

puta meca ladrão............chama a policia..........:twisted::twisted::twisted:

NUNCA mais coloco óleo do motor diferente de 20w50.....qdo esquenta não da a pressão adequada....:concordo:.............uma bost.......:parede::parede:

Desculpa não entendi, vc quer dizer que só usa os 20w50?
Os outros que não chegam a pressão desejado, ou é ao contrario, o 20w50 que é ruim, e devemos mesmo usar os indicados pelo fabricante, 10w30?

Abs.

Leo - Beethoven
11/07/2007, 12:27
cara n é possível ... é só falar em cherokee q estes caras se aproveitam, pensa q vc esta com grana e metem a po$%rra da mão.

estou para tirar o catalisador, mas n conheço ninguem de confiança para fazer este serviço, ja sei q vai ser uma facada ..

Ah meu, se vc não conhece o lugar aonde vai levar a viatura, ou sem uma indicação, tá ferrado. Encostou de Cherokee os olhos dos caras até brilham.....Já mandei carinha e se fu...er mesmo (Literalmente !!).....não dou boi pra estes pilantras assim.

Os outros que não chegam a pressão desejado, ou é ao contrario, o 20w50 que é ruim, e devemos mesmo usar os indicados pelo fabricante, 10w30?

O 20W50 é menos viscoso (mais grosso), logo a pressão vai ser maior.
É que vc tá em Franco da Rocha, mas com certeza tem alguma "casa de óleo" decente pra fazer as trocas pra vc por aí, e em qualquer lugar.....
O Guto manda em uma muito boa na Barra Funda e eu levo em uma no Largo do Socorro....não tem erro.
Cuidado !!! Os cabeças-gordas dos trocadores do óleo são doidos pra quebrar o sensor de pressão do óleo que fica bem acima do filtro do óleo....já vi vários por aqui chorando por conta disso....

Abs.

nzardo
11/07/2007, 12:30

Abs.

Seguinte, estive comentando com o Léo no Ibira a respeito das impressões do óleo 10w40 q coloquei na minha, coincidentemente ele tambem ta com esse óleo.......e as opiniões de certa forma bateram..........na minha sempre teve o 20w50, na ultima troca q fiz, depois de tanto ler a respeito de óleos, fui contra a minha opinião e coloquei o 10w40 (ou 15w40..num lembro), a principio nada de novo.....tudo normal.............porem qdo a temperatura da viatura vai a zilhão......o marcador da pressão de óleo vai la pra baixo......não gostei........pq o meu indicador sempre foi um reloginho..............portanto conclui q como a viscosidade do óleo é menor em alta temperatura ele afina demais pro meu gosto.........portanto na proxima troca voltarei pro 20w50, e ver se a pressão de óleo volta a marcar como antes........:dance:.......assim espero pois caso contrário é meu sensor q ta indo pro saco.....:shock::shock:

Jester,

No diferencial dianteiro vc pode usar o mesmo óleo do diferencial traseiro sem problemas, o q não pode é o traseiro sem o aditivo, e fica mais economico em vez de comprar 4l vc só compra 3l....:concordo:

E antes de partir pro Mopar pra cx de direção, da uma sapeada em uma boa loja de óleos e veja as opções para direção hidraulica, se achar sem ser ATF.......eu mandaria bala........:mrgreen:

Leo - Beethoven
11/07/2007, 13:35
Seguinte, estive comentando com o Léo no Ibira a respeito das impressões do óleo 10w40 q coloquei na minha, coincidentemente ele tambem ta com esse óleo.......e as opiniões de certa forma bateram..........na minha sempre teve o 20w50, na ultima troca q fiz, depois de tanto ler a respeito de óleos, fui contra a minha opinião e coloquei o 10w40 (ou 15w40..num lembro), a principio nada de novo.....tudo normal.............porem qdo a temperatura da viatura vai a zilhão......o marcador da pressão de óleo vai la pra baixo......não gostei........pq o meu indicador sempre foi um reloginho..............portanto conclui q como a viscosidade do óleo é menor em alta temperatura ele afina demais pro meu gosto.........portanto na proxima troca voltarei pro 20w50, e ver se a pressão de óleo volta a marcar como antes........:dance:.......assim espero pois caso contrário é meu sensor q ta indo pro saco.....:shock::shock:

X2 !!! :concordo: Mas no meu caso, foi o contrário, tava crente que o 10W40 seria o melhor pra esse motor....hoje já tenho certeza de que não é a melhor opção pra XJ...pelo menos não aqui com o nosso clima.
Sou muito crica nas minhas convicções, mas sei admitir uma leve burrada (as grandes eu ponho a culpa nos outros...:twisted::mrgreen:)

No diferencial dianteiro vc pode usar o mesmo óleo do diferencial traseiro sem problemas, o q não pode é o traseiro sem o aditivo, e fica mais economico em vez de comprar 4l vc só compra 3l....:concordo:

Certeza !!:concordo:

E antes de partir pro Mopar pra cx de direção, da uma sapeada em uma boa loja de óleos e veja as opções para direção hidraulica, se achar sem ser ATF.......eu mandaria bala........:mrgreen:

Completei a minha com o D-III que sobrou da AW4.....vai que é uma beleza, e aguenta a temperatura....melhor que os convencionais....

Abs.

Jéster
11/07/2007, 13:43
X2 !!! :concordo: Mas no meu caso, foi o contrário, tava crente que o 10W40 seria o melhor pra esse motor....hoje já tenho certeza de que não é a melhor opção pra XJ...pelo menos não aqui com o nosso clima.
Sou muito crica nas minhas convicções, mas sei admitir uma leve burrada (as grandes eu ponho a culpa nos outros...:twisted::mrgreen:)

Certeza !!:concordo:

Completei a minha com o D-III que sobrou da AW4.....vai que é uma beleza, e aguenta a temperatura....melhor que os convencionais....

Abs.

Esse fluido da direção é o assunto que gera um bocado de discussão, na comunidade do orkut já falamos um bocado sobre isso.
Segundo os vendedores de Mopar, eles falam que tem que ser o original Mopar.

Várias pessoas me falaram que não existe nenhum similar e que eu não deveria utilizar o Dexrom III em hipótese alguma.

eu havia comprado o fluido original para trocar quando arrumei a caixa (comprei em uma oficina especializa Chrysler e Jeep e o cara me entregou em uma garrafa Pet de 2 litros porque era a granel e eu achei muito semelhante ao DexromIII, claro que sem nenhum embasamento cientifico). Como minha caixa teve problema de novo, perdi o fluido todo e o cara da oficina de direção colocou o ATF. Ele me jurou de pé junto que não tem problema (ele trabalha só com isso).

Isso dá o que falar, por via das dúvidas acho que vou trocar de novo e colocar o mopar, mesmo achando que o cara está me vendendo o Dexrom III da mopar no lugar do fluido da direção hidráulica.:parede::parede::evil:

Leo - Beethoven
11/07/2007, 14:20
Isso dá o que falar, por via das dúvidas acho que vou trocar de novo e colocar o mopar, mesmo achando que o cara está me vendendo o Dexrom III da mopar no lugar do fluido da direção hidráulica.:parede::parede::evil:

Os caras tão te vendendo Dex com certeza....ou então algum ATF....não daria pra ser Mopar vendido a Granel, isso não existe, é jogada.
O Dex III não tem como não saber....só comparando mesmo. Se cheira como Dex, tem cor e viscosidade de Dex...Logo, é Dex....hehehe....Não dá pra confundi-lo com ATF....
Veja, a aplicação do óleo no sistema de direção é muito menos crítica do que no Câmbio ou T-Case.....pode usar qualquer fluído de transmissão hidráulica/direção de marcas conhecidas e de procedência, não vai dar problema nunca, não por conta do óleo....alías, é a filosofia dos caras que estão vendendo "Mopar" pra vc a granel.
Só não vai usar uns que eu já vi que custam R$3,00 o litro do Zé Mané Lubrificantes ME, que aí tá pedindo pra levar na cabeça.....Blz ?

Abs

Jack Jipeiro
12/07/2007, 00:34
Essa será a minha próxima troca, Mobil Super HP 20-50 anti borra.

Abs, (sem comissão da Mobil)

Pessoal,

Fui no Ibira hj e na volta resolvi passar no mercadocar, ali na Marques de São Vicente, na Agua Branca, para ver os preços do óleos pois esta na hora de trocar os meus.

Comprei o Mobil Super HP 20W50, anti-borra. Paguei R$9,90 no litro.
Tem o da Castrol 20w50 tb, que tá custando R$8,99, mas como muitos dizem tão bem desse tal Mobil Super que acabei optando por ele.
Fica aqui minha dica então.

Abraços

gutoxj98
12/07/2007, 11:00
Minha experiência com o 20w50 nao foi boa nao !!!!! depois que coloquei esta especificacao no meu motor começou a fazer barulho de tucho......pode nao ter sido isto, ou uma coincidência mardita !!!!!

Hoje estou usando o 5w30 sintético......Quanto a pressão marcada no painel, de manha com o carro frio, ela chega a 4,5 e em ponto morto com o motor ja bem quente fica no 1,5 a 2,0 bar...........

O litro do 10w40 custa em media 20,00 a 22,00

O litro do 15w40 custa em media 12,00 a 13,00

na proxima vou de 15w40 mesmo.......pois paguei 23,00 neste 5w30 e nao quero pagar isso de novo, apenas usei este mais fino, para ver se os tuchos tomavam coragem e funcionavam direito !!!!!

um abraço a todos

Sombra
12/07/2007, 18:48
Bom, não sei se tem melhores - o fato é que estou bem satisfeito com os resultados - com segue:
- Motor: Lubrax SL 20W50 (R$ 12,00/litro) e sempre troco o filtro, também;
- Diferenciais: Lubrax TRM-5 ou qualquer óleo 90 (isso mesmo - QUALQUER um, de acordo com o mecânico da Jeep) + aditivo no Dif. Traseiro, que também pode ser adicionado no dianteiro - o que "abunda" não atrapalha...:mrgreen:

Abraços,

Sombra
12/07/2007, 18:51
Esqueci,

- Câmbio: ELF Dexron III

Abraços,

nelsonnrc
12/07/2007, 19:31
Pessoal, saindo um pouco do tópico, to precisando achar um distribuidor honesto de oleo e lubrificantes em São Paulo.
Estou atrás ATF da Castrol TQ MSPIII, o maldito fluido da transmissão do Pajero e o preço em alguns lugares sai quase o mesmo do que na concessionária! R$65
Valeus!

Leo - Beethoven
12/07/2007, 20:45
Nelson, tenta no www.imperiodooleo.com.br

Só uma pergunta, vc já olhou no frasco desse castrol as normas que ele atende ? Sou capaz de jurar que o Dex-III atende as mesmas normas....e tem Dex-III Catrol...

Abs.

caique1177
12/07/2007, 21:44
ou o cara ta desviando oleo da concessionaria ou tem gato por lebre. Na duvida jamais colocaria um oleo "aberto" no meu carro. Qto ao aditivo pra diferencial blocante, ele é especifico anti atrito pros discos, na dianteira nao tem isso portanto nao adianta nada colocar, é como tomar aspirina qdo nao tem dor de cabeça.

guilhermerj
13/07/2007, 09:52
Sou novo por aqui, e prentendo comprar uma ZJ 98 em breve. Mas algo me pertubou, em conversa com um consultor técnico da Jeep, fui informado que em caso de pegar uma ZJ com problema de diferencial, teria que desembolsar a pequena bagatela de R$20k, para adquirir um novo diferencial. É quase o preço do carro :(:(:(.

Alguém confirma isso, e existe a opção de reparar o diferencial de maneira eficiente e barata sem precisar comprar um novo?

Grato!

Leo - Beethoven
13/07/2007, 11:55
Sou novo por aqui, e prentendo comprar uma ZJ 98 em breve. Mas algo me pertubou, em conversa com um consultor técnico da Jeep, fui informado que em caso de pegar uma ZJ com problema de diferencial, teria que desembolsar a pequena bagatela de R$20k, para adquirir um novo diferencial. É quase o preço do carro :(:(:(.

Alguém confirma isso, e existe a opção de reparar o diferencial de maneira eficiente e barata sem precisar comprar um novo?

Bom isso é preço de um eixo inteiro em uma concessionária Jeep, certo ? Os caras cobram o preço de uma peça que é compatível com o preço do modelo Zero Km....

Destruir um eixo desses, um D44, é tarefa dura e só um bração profissional pra conseguir.....O que dá problema é desgaste no semi-eixo em função do tipo de acentamento dos rolamentos...aí ou troca o semi-eixo, ou manda encher e retíficar....Se for radical, já vi caras trocando o eixo traseiro pelos da Ranger que é o mesmo Dana 44 e vai achar em desmanches fácil....
Isso é a vida de qualquer SUV...não há como escapar...

Abs.

nelsonnrc
13/07/2007, 13:06
Nelson, tenta no www.imperiodooleo.com.br (http://www.imperiodooleo.com.br)

Só uma pergunta, vc já olhou no frasco desse castrol as normas que ele atende ? Sou capaz de jurar que o Dex-III atende as mesmas normas....e tem Dex-III Catrol...

Abs.

Fala Leo, tudo certo?
Valeu pela dica, vou dar uma passada lá

Eu tambem pensei que fosse a mesma coisa, mas o "coeficiente de fricção" e viscosidade são diferentes, cogitei a possibilidade de comprar o Dexron III e colocar o aditivo da Lubegard HFM, mas em diversos foruns eles desaconselham essa prática somente nesse ATF, apesar que no Brasil quase todas as oficinas ditas especializadas em cambio automatico usam o Dexron III em tudo que é carro e sem qualquer aditivo...

Consegui muita informação boa sobre o aditivo para esse oleo em especifico no http://www.bobistheoilguy.com/ , esse ATF realmente é diferente, só é usado nos Japs. Existe no US o Castrol Import Universal ATF que custa US$3 o litro e atende a especificação, mas não tem como importar, aqui no Brasil só é vendido em balde e as revendadoras te entregam em garrafas pet...

Continuo na busca.
Abraço!

crcunha
13/07/2007, 19:52
Amigos,

Este preço do óleo do diferencial me foi dado pelo Gustavo da L&S Auto Técnica (São Cristovão) que segundo o Garrett tem 12 anos de experiência com a marca Jeep. Após postar este tópico e receber as dicas de vocês, voltei à oficina e argumentei com ele sobre estes outros óleos citados aqui. Ele falou que já usou vários mas não recomenda nenhum deles e desaconselhou severamente o uso do aditivo molikote. Ele falou que para andar na cidade não há muito problema, porém na estrada a coisa muda de figura. Podem ocorrer vários problemas no diferencial em virtude do óleo não proteger adequadamente as peças envolvidas.
Não fiz a troca pois acho que o valor cobrado está muito alto. Vou realizá-la posteriormente usando algumas das sugestões citadas aqui. Fiz uma revisão na parte mecânica do carro. Troquei algumas peças que estavam desgastadas.

Abs,

Crcunha
-----------
ZJ LTD 97

paris
09/08/2007, 02:05
Afinal, qual o óleo do diferencial dianteiro? Segue perguntas e respostas enviadas ao SAC da Nissan:

Juliana,

Obrigado pela atenção dispensada! Entretanto, tenho mais um questionamento: O que eu faço agora? Terei que efetuar a troca do lubrificante fora da concessionária? A concessionária de Florianópolis utiliza somente óleo 75W90 para os diferenciais dianteiros!

Att.
Gladson Hoffmann
Proprietário Nissan Xterra SE 04/04

----- Original Message -----

From: Atendimento ao Cliente Nissan - Juliana Silva (sac@nissan.com.br)
To: 'Gladson Hoffmann' (gladson@floripa.com.br)
Sent: Wednesday, August 08, 2007 3:43 PM
Subject: RES: Lubrificante do diferencial dianteiro

Sr. Gladson, boa tarde.

Agradecemos a oportunidade de contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente Nissan.

Informamos que a especificação do óleo dos diferenciais de seu veículo é o API GL5, SAE 85W140. (Recomendamos de marca Shell)

Quando se usa o tipo de óleo correto e se seguem os intervalos de manutenção, não é necessário o uso de aditivos para óleo.

Utilize somente lubrificantes com a especificação informada no manual de seu veículo

O Serviço de Atendimento ao Cliente Nissan continua à sua inteira disposição para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários pelo telefone: 0 8000 11 10 90 (opção 3) ou pelo e-mail: sac@nissan.com.br (sac@nissan.com.br)

Atenciosamente,

Juliana Silva
Serviço de Atendimento ao Cliente Nissan
0 800 011 10 90
sac@nissan.com.br

De: Gladson Hoffmann [mailto:gladson@floripa.com.br]
Enviada em: sábado, 4 de agosto de 2007 19:17
Para: sac@nissan.com.br
Assunto: Lubrificante do diferencial dianteiro

Prezados,

Há dias já venho tentando desvendar um mistério: qual óleo utilizar no diferencial dianteiro da Nissan Xterra. Já entrei em contato 2 vezes pelo 0800 indicado no site da Nissan e também entrei em contato duas vezes com a concessionária Nissan de Florianópolis.

Em resumo:

Primeiro contato com a concessionária: informaram que o óleo utilizado do diferencial dianteiro era o 75W90. Informei - e mostrei - que no manual do meu veículo a indicação era do 85W140, tanto para o diferencial dianteiro como para o diferencial traseiro. A única diferença era a adiação do modificador de atrito ao diferencial traseiro. Informaram na concessionária que o manual estava incorreto, que o óleo utilizado é o 75W90.

Segundo contato - 0800 da Nissan: Informaram que no manual realmente consta a utilização do óleo 75W90, mas ele não soube informar o motivo de constar 85W140 no meu manual. Após uma pequena conversa, o atendente da Nissan chegou à conclusão que a impressão do meu manual era antiga, do ano de 2002, e talvez por isso estava incorreto. Ele deduziu isso pois havia várias diferenças. De qualquer maneira, ele pediu que eu confirmasse na concessionária.

Terceiro contato - 0800 da Nissan: Entrei novamente em contato e, para minha surpresa, a resposta foi diferente! Desta vez informaram-me que consta no manual - segundo o atendente, do ano de 2004 - a indicação de óleo 85W140 API GL5! E ainda informaram que este é o óleo indicado pela Nissan, que a concessionária deveria usar o óleo 85W140!

Quarto contato - concessionária: Questionei novamente sobre o óleo, informaram que deveria realmente ser utilizado o 75W90. Devido ao conflito de informações, perguntei o tipo de óleo usado para pesquisar se era adequado ou não, informaram-me que era o Elf 75W90 API GL5. O problema é que a Elf sequer produz óleo 75W90!

Causa-me total insegurança em realizar um serviço de troca de óleo sabendo que não existe consenso entre fabricante e concessionária. Afinal, quem está correto? Que tipo de óleo a concessionária deve usar? Gostaria que fosse informado detalhadamente.

Att.
Gladson Hoffmann
Proprietário Nissan Xterra SE 04/04

paris
09/08/2007, 02:07
ops, resposta no tópico errado. Mas como o assunto é relacionado...

Jack Jipeiro
09/08/2007, 02:13
Realmente, as concessionarias não sabem, ou muitas vezes não querem saber o que deve ser feito, mas acredito que ao mandar o carro lá eles façam a coisa certa, pois quem atende o 0800 é apenas os operadores de telemarketing, mas na oficina os mecanicos sabem o que fazem. Eu particularmente acredito nisso.

Sobre os óleos acho que deveria usar mesmo os 85W140 nos dois eixos, apenas acrescentando o aditivo no trazeiro...

Abraços...

paris
09/08/2007, 22:40
Realmente, as concessionarias não sabem, ou muitas vezes não querem saber o que deve ser feito, mas acredito que ao mandar o carro lá eles façam a coisa certa, pois quem atende o 0800 é apenas os operadores de telemarketing, mas na oficina os mecanicos sabem o que fazem. Eu particularmente acredito nisso.

Sobre os óleos acho que deveria usar mesmo os 85W140 nos dois eixos, apenas acrescentando o aditivo no trazeiro...

Abraços...

Valeu pela resposta! Estou quase decidindo pelo 85W140. Mas na concessionária, falei direto com a pessoa da oficina, que garantiu que usam o 75W90...

Leo - Beethoven
10/08/2007, 15:29
O 75W90 não é uma má pedida se o veículo não encara situações de off-road com muita freqüência....Eu uso o 85W140 mais aditivo nos dois diferenciais pq eu sou chato pra KCT.
Óleo é uma preferência pessoal, mas recomendo sempre que escolha de uma marca conhecida.

Abs.

paris
10/08/2007, 15:52
E pode ser utilizado aditivo Sturaco em diferencial que não é LSD? Você usa no diferencial dianteiro? Eu compro 200 ml de Sturaco 7098, uso 120ml e jogo os 80 ml restantes fora....

Óleo eu uso o Texaco 85W140 API GL5

nzardo
10/08/2007, 17:46
E pode ser utilizado aditivo Sturaco em diferencial que não é LSD? Você usa no diferencial dianteiro? Eu compro 200 ml de Sturaco 7098, uso 120ml e jogo os 80 ml restantes fora....

Óleo eu uso o Texaco 85W140 API GL5

O meu fio,

então compra o Texaco Multigear LS SAE 85W140....ja vem com o aditivis....:concordo:

Leo - Beethoven
10/08/2007, 18:11
Zardo, eu ia colocar esse na última troca, mas não tinha lá...

Mas tem um aditivo a base de sulfeto de molibdênio da Molikote que é excelente e custa barato, aliás tem a formulação bem parecida do que os orginais Mopar....
Paris, eu uso aditivo no dianteiro sim, apesar de não ter blocante, mal não há de fazer....afinal, vc joga fora mesmo....

Abs.

ppeeddrroo hsw4
17/01/2009, 22:18
tenho uma sw4 e fui ajeitar a traçao do carro e o meca deixou o óleo cair e nao acho nenhum que coloque essa porra desse óleo

ajudem!!!!!!!!!!!!!